Вы находитесь на странице: 1из 4

Articulao

O esqueleto formado por um conjunto de ossos articulados. Isso quer dizer que os ossos so unidos uns aos outros, por articulaes. Essas articulaes esto ligadas aos ossos, e fazem parte de sua movimentao, ou no movimentao. Sendo assim, podem ser fixas, mveis ou das duas formas, visto que alguns ossos se movimentam e outros no. Articulao pode ser a juno de dois ossos. Porm, importante lembrar que a articulao a conexo existente entre qualquer parte rgida. Sendo assim, vemos que no necessariamente a juno de partes sseas. A articulao pode ser fixa, mvel ou semimvel. Fixa: no realiza nenhum tipo de movimento; Mveis: Possui liberdade de movimento. Ex: Mandbula, Articulao do ombro; Semimvel: Realiza movimento limitado. Ex: Articulao do cotovelo OBS. Liberdade de movimento, no significa realizar todos os movimentos, mas sim, ter amplitude no movimento que ele realiza. Por exemplo: A articulao do cotovelo tem liberdade de movimento, porm, no em todos os movimentos que ela possui amplitude. Na extenso e flexo, ela possui amplitude. Porm, no se pode fazer movimentos circulares com a articulao do cotovelo, apenas fazemos isso com a articulao do ombro. Assim, observamos que, mesmo em articulaes que possuam liberdade de movimento, no necessariamente significa que elas fazem todos os movimentos.

Classificao
Classificao funcional relacionada movimentao. I. Sinartrose: Fixa e sem liberdade de movimento; Ex: Osso da maxila; Sutura (todas as suturas so articulaes do tipo sinartrose); Anfiartrose: Pouco mvel; Ex: Osso do quadril; Diartrose: Articulao com liberdade de movimento. Constitudo principalmente por articulaes sinoviais, que so articulaes com liberdade de movimento. Ex: punho, ombro;

II. III.

Alm da classificao funcional, podemos classificar as articulaes segundo sua estrutura. Classificao Estrutural relacionada ao componente encontrado na articulao. 1. Fibrosa: O componente estrutural dessa articulao formado por fibra; 2. Cartilagnea: O componente estrutural dessa articulao formado por cartilagem; 3. Sinovial: O componente estrutural dessa articulao possui todos os componentes estruturais (fibra e cartilagem) e lquidos sinovial;

Articulaes Fibrosas formada em grande parte por tecido conjuntivo denso. Esses tecidos formam estruturas que so chamadas de ligamentos. Esses ligamentos, por sua vez, so chamados de ligamentos estruturais ou somente ligamento sutural. Sendo assim, essa uma articulao formada, apenas, por tecido conjuntivo, o que a torna um tipo de articulao fixa, no tendo liberdade de movimento. As estruturas que so formadas somente por esse componente, possuem a caracterstica de ser sinartrose, por uma classificao funcional. As articulaes fibrosas podem ser classificadas como sindesmoses e suturas. Sindesmoses: Essa classificao de articulao, geralmente, dada aos ligamentos encontrados entre Tbia e Fbula e Rdio e Ulna, ossos que possuem movimento limitado (mas tambm nomeiam a ligao do dente com a mandbula). So classificadas em dois tipos (membranas intersseas e gonfoses). Sua funo manter os ossos articulados, ligados, sem mobilidades (pois um tipo de sinartrose). (Tirar dvida com o professor) Alm de promover a articulao, as sindesmoses tambm atuam limitando a movimentao entre as articulaes. Mas importante salientar, que a existncia de ligamento em uma articulao, no necessariamente elimina sua possibilidade de movimentao. Vai depender do tipo de articulao encontrado. Gonfoses: Somente encontrada entre os dentes. Essa articulao totalmente fixa. O dente do indivduo crescido fixo. J a criana, no possui essa articulao, apenas fixado na gengiva. Membranas Intersseas: o tipo de tecido conjuntivo denso, que une ossos longos, como tbia e fbula e rdio e ulna.

Suturas: Mais comumente encontradas no crnio. As suturas tendem a se fundir e perder a caracterstica de sutura com o tempo, pelo processo de calcificao. Algumas suturas somente so encontradas em crianas, desaparecendo no indivduo adulto. A esse tipo de sutura, damos o nome de Sinostose (d lugar ao osso). As suturas so de diversas formas: Plana: Escamosa: Sutura Serrtil: Lembra uma serra. Como exemplos temos a Lambdoide, coronal, sagital, etc. Esquindilese: Tipo de sutura que o encaixe entre uma estrutura ssea e outra. o encontro entre uma face do osso e outra. Um exemplo o Septo Nasal, que o encaixe entre a lmina perpendicular do Etmoide e o Vmer.

Articulaes Cartilagneas Articulaes formadas por cartilagem, possuindo mobilidade reduzida ou sem nenhum movimento, composta por fibrocartilagem e cartilagem Hialina e pode ser classificada em: Sincondroses: formada por cartilagem Hialina e rara, principalmente em indivduos adultos. Isso por que, um dos poucos lugares onde ela se faz presente, so as placas epifisrias, na parte da metfise, que a rea, entre as epfises em um osso longo. Essa estrutura no pode ser observada em indivduos adultos. Snfises: Formada por Fibrocartilagem, encontradas sempre em reas de absoro de impacto, como, entre os discos intervertebrais. Apesar disso, sua funo principal a unio de pontos articulados.

Articulao Sinovial Possui ampla liberdade de movimento, sendo assim uma Diartrose; Possui, tambm, todos os componentes articulares, assim como, Fibrocartilagem, Cartilagem Hialina, Ligamentos. Mas para que seja uma articulao sinovial, tudo isso precisa ser envolvido por uma capsula. Os elementos que compem essa articulao so: Cartilagem Articular: Encontrada em toda extremidade de ossos longos. Ela protege contra atrito Capsula Articular: Formada por membrana conjuntiva que envolve a articulao com a maioria de seus componentes articulares. Ela se encontra entre os ossos. Ex. Existe uma cpsula articular entre as falanges dos dedos. Lquido Sinovial est contido dentro da Capsula e produzido pela Membrana Sinovial. Ele um tipo de lubrificante para a articulao. Isso, pois, as articulaes que apresentam essa cpsula possuem amplitude de movimento, o que gera muito atrito, sendo preciso, portanto, desse lquido Sinovial como lubrificante. Ele produzido atravs de impactos. Isso por que, toda vez que se tem a movimentao da articulao, existe um estmulo renovao da produo do lquido. Ele possibilita a mobilidade articular. Ligamentos: Faz a unio entre as placas sseas, dando resistncia a ele para que no se solte e tambm, para limitar os movimentos. E ainda, como absoro de impacto. Podem ser Lig. Intracapsulares e Lig. Extracapsular. Discos: Encontradas entre as costelas; Meniscos: Mais comum entre Tbia e Fmur;

Cavidade Articular: o espao entre as superfcies articulares e a cpsula.

Todos os tipos de movimentos podem ser feitos com a articulao sinovial. O que no significa que faamos, pois depende do tipo de articulao. Porm, no iro cair tipos de movimentaes na prova.

Вам также может понравиться