Вы находитесь на странице: 1из 5

OPERAES UNITRIAS III

PSICROMETRIA
A psicometria trata da determinao das propriedades de misturas de gs e vapor, sendo o sistema arvapor dgua o mais freqentemente encontrado. A partir do conhecimento do sistema arvapor dgua possvel resolver uma srie de problemas que envolvem a transferncia de calor e massa encontrados em engenharia, tais como secam, umidificao, resfriamento e outros.

DEFINIES IMPORTANTES
1. Umidade Absoluta (U), a massa de vapor de gua associada unidade de massa de ar seco. Assumindo comportamento de gs ideal.

U = Mw p / [Ma(P-ps)]
onde Mw = massa molecular da gua; Ma = massa molecular do ar;

p = presso parcial do vapor de gua (atm.); P = presso total (atm.); ps = presso de vapor da gua (atm.). Quando a presso parcial p do vapor de gua no ar, numa dada temperatura, igual presso de vapor da gua ps, mesma temperatura, o ar est saturado e a umidade absoluta denominada umidade de saturao, Us. 2. Porcentagem de umidade absoluta (porcentagem de saturao) definida como sendo a razo da umidade absoluta pela umidade de saturao e dada por:

%U.A =100 H/Hs = 100 p (P-ps)/[ps(P-p)].

3. Percentagem de umidade relativa (U.R) definida como sendo a razo da presso parcial de vapor de gua no ar pela presso da gua a temperatura do ar.

U.R = 100 p/ps

4. Ponto de orvalho ou temperatura de saturao a temperatura na qual uma dada mistura de vapor de gua e ar torna-se saturada, isto , a temperatura na qual a gua exerce uma presso de vapor igual presso parcial do vapor de gua na mistura. 5. Calor mido (cs) a capacidade calorfica de 1 lb de ar seco com a umidade que contm. Para a maioria dos clculos de engenharia, podemos assumir:

cs = 0,24 + 0,45U

Onde, 0,24 e 0,45 so as capacidades calorficas do ar seco e do vapor da gua, respectivamente, assumindo que ambas so constantes. 6. Volume mido o volume em ps cubico de 1 lb de ar seco mais o vapor da gua que contm. 7. Volume saturado o volume mido de ar saturado. 8. Temperatura de bulbo mido (TBU) a temperatura de equilbrio dinmico que uma superfcie de gua atinge quando a taxa de transferncia de calor para a superfcie, por conveco, se iguala ao consumo de calor por transferncia de massa da superfcie para o ambiente.

kg (ps-p) = hc (t-tw)
Prof. Pedro Melo

5
1

OPERAES UNITRIAS III

Onde

kg = coeficiente de transferncia de massa (lb/h.ft2.atm.);

= Calor latente de vaporizao (Btu/lb);


ps = Presso de vapor da gua a temperatura de bulbo mido (atm.); p = Presso parcial do vapor da gua no ambiente (atm.); hc = Coeficiente de transmisso de calor (Btu/h.ft2.oF); t = temperatura da mistura ar vapor da gua, ou temperatura de termmetro seco (oF); tw = temperatura de termmetro mido (oF); Sob condies ordinrias a presso parcial e a presso de vapor so pequenas em relao a presso total, e a equao de bulbo mido pode ser escrita em termos de diferenas de umidade:

Us U = (hc / k) (t-tw)
Onde

K = (Ma/Mw)kg = 1,6 kg, (lb/h.ft2), unidade de diferena de umidade. 9. Linhas de temperatura de saturao adiabtica ou de entalpia constante. Quando se mistura intimamente a uma corrente de ar, uma certa quantidade de gua temperatura ts num sistema adiabtico, a temperatura do ar cai e sua umidade aumenta. Se ts tal que o ar que deixa o sistema est em equilbrio com a gua, ts a temperatura de saturao adiabtica, e a linha que relaciona a temperatura e a umidade do ar a linha de saturao adiabtica. A equao dessa linha dada por:

Us U = cs/(t-ts)

Relao entre temperatura de bulbo mido e de saturao adiabtica. Mostrou-se experimentalmente que para o sistema ar-gua o valor de hc /kcs, (razo psicromtrica) aproximadamente igual a 1. Nessas condies as temperaturas de bulbo mido e de saturao adiabtica so praticamente iguais e podem ser usadas indiferentemente.

Prof. Pedro Melo

OPERAES UNITRIAS III

CARTA PSICROMTRICA
A carta psicromtrica um grfico de temperatura x umidade absoluta (T x U) que representa as propriedades termodinmicas da mistura ar - vapor de gua, presso constante de 1 atm. uma representao grfica das equaes analticas vistas anteriormente. Em anexo encontram-se as cartas psicromtrias representadas em diferentes sistemas de unidades.

Carta Psicromtrica do ar-gua, a 1 atm.


Exemplo Resolvido 1. Uma certa quantidade de ar 40o C tem uma temperatura de termmetro mido (TBU) de 25o C. Empregando a carta psicromtrica, calcular: a) A umidade absoluta (U); b) A umidade relativa (U.R); c) Ponto de orvalho (temperatura de saturao) (ts); d) Umidade de saturao por resfriamento adiabtico (Us) e) Umidade de saturao na temperatura de 40o C.(U) f) Calor especfico (cs); g) Volume especfico; (), para UR = 31%, V = 0,90m3/kg Resoluo: a) Para 40o C e tsa = 25o C U = 0,0135 kg H2O / kg ar seco, (ordenadas); b) Para 40o C e tsa = 25o C U.R = 0,31 ou 31% (U.R entre 30 e 40%); c) Para 40o C e tsa = 25o C ts = 19,3o C. (abcissas sobre a curva de saturao U.R 100%) d) Para 40o C e tsa = 25o C Hs = 0,021 kg H2O/ kg ar seco (segundo a curva tsa nas ordenadas) e) Para 40o C U = 0,0488 kg H2O/ kg ar seco (sobre a curva de saturao, nas ordenadas) f) Para U = 0,0135 cs = 0,248 kcal/kg.oC (grfico auxiliar 2, nas ordenadas); g) Para 40o C Vseco=0,88 m3/kg (U.R = 0%) e Vsaturado = 0,96 m3/kg (U.R = 100%) Interpolando, V = 0,90 m3/kg (para U.R = 13%)

Prof. Pedro Melo

OPERAES UNITRIAS III

TORRES DE RESFRIAMENTO

Tipos de Torres de Resfriamento de gua


TERMINOLOGIA USADAS EM TORRES DE RESFRIAMENTO 1. Faixa de resfriamento (Cooling Range): a diferena de temperatura da gua na entrada e sada da torre (oC ou oF). 2. Approach: a diferena entre temperatura da gua fria, na sada da torre, e a temperatura de bulbo mido (TBU) do ar. Este valor muito importante porque representa teoricamente a menor temperatura que pode ser conseguida na gua resfriada. 3. Carga Calorfica: a quantidade de calor dissipada na torre. calculada multiplicando-se a vazo pela faixa de resfriamento. 4. Vazo de Circulao: a quantidade de gua quente que chega torre de resfriamento (m3/h ou ft3/h). 5. Perdas por Arraste (W): a quantidade de gua perdida na torre devido ao vento lateral ou arraste pelos ventiladores. Normalmente expressa em percentagem da vazo e circulao. 6. Purga (Blow-Down) (B): a drenagem (intermitente ou contnua) de parte da gua em circulao, para manter o teor de slidos dissolvidos na gua. 7. Ciclos de Concentrao: indica quantas vezes a gua de circulao est mais concentrada que a gua de reposio
Ciclos = (ppm de cloretos na gua de circulao) / (ppm de cloretos na gua de reposio)

Prof. Pedro Melo

OPERAES UNITRIAS III

8. Taxa de evaporao (E): a quantidade de gua evaporada para resfriar a gua circulante. O calor removido da gua pela evaporao parcial da vazo de circulao. Seu valor mdio de 0,85 a 1,25% da vazo de circulao, para cada 5,5o C de reduo da temperatura da gua. 9. Vazo de Reposio (Make-up) (R): a quantidade de gua necessria para reposio das perdas. R=E+B+W 10. Capacidade: o volume total de gua existente no sistema (Volume de gua = Torre + Tubulao + Trocadores +...) 11. Densidade de Chuva: a vazo de gua por unidade de rea da torre na unidade de tempo (m3 de gua / h.m2). 12. Tempo de Reteno: o tempo necessrio para a gua descer do topo at a base da torre, espesso em segundos. 13. Recirculao de ar: um fenmeno em que parte do ar mido e quente que sai no topo da torre, retorna a mesma, sendo succionado novamente pelos ventiladores. 14. Fator de Resfriamento: a razo entre a vazo mssica de gua quente que entra na torre em kg/h e a vazo mssica de ar que circula atravs da torre, em kg/h. 15. Poo Frio ou Bacia da torre: o tanque que armazena gua fria, na base da torre. 16. Sistema de distribuio (top deck): so os dispositivos (bicos, calhas, ou cmaras distribuidoras) situados no topo da torre que so responsveis pela distribuio uniforme da gua que desce atravs dos elementos de contato no interior da torre. 17. Enchimento ou Elementos de Contato: so os enchimentos da torre e servem para aumentar a rea de contato entre o ar e a gua.

Prof. Pedro Melo

Вам также может понравиться