Вы находитесь на странице: 1из 37

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 1 of 37

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE TIMOR-LESTE


Back PREMBULO A independncia de Timor-Leste, proclamada pela Frente Revolucionria do Timor-Leste Independente (FRETILIN) em 28 de Novembro de 1975, v-se internacionalmente reconhecida a 20 de Maio de 2002, uma vez concretizada a libertao do povo timorense da colonizao e da ocupao ilegal da Ptria Maubere por potncias estrangeiras. A elaborao e adopo da Constituio da Repblica Democrtica de Timor-Leste culmina a secular resistncia do povo timorense, intensificada com a invaso de 7 de Dezembro de 1975. A luta travada contra o inimigo, inicialmente sob a liderana da FRETILIN, deu lugar a formas mais abrangentes de participao poltica, com a criao sucessiva do Conselho Nacional de Resistncia Maubere (CNRM), em 1987, e do Conselho Nacional de Resistncia Timorense (CNRT), em 1998. A Resistncia desdobrou-se em trs frentes. A frente armada foi protagonizada pelas gloriosas Foras Armadas de Libertao Nacional de Timor-Leste (FALINTIL), cuja gesta histrica cabe exaltar. A aco da frente clandestina, astutamente desencadeada em territrio hostil, envolveu o sacrifcio de milhares de vidas de mulheres e homens, em especial jovens, que lutaram com abnegao em prol da liberdade e independncia. A frente diplomtica, conjugadamente desenvolvida em todo o Mundo, permitiu abrir caminho para a libertao definitiva. Na sua vertente cultural e humana, a Igreja Catlica em Timor-Leste sempre soube assumir com dignidade o sofrimento de todo o Povo, colocando-se ao seu lado na defesa dos seus mais elementares direitos. Esta Constituio representa, finalmente, uma sentida homenagem a todos os mrtires da Ptria. Assim, os Deputados da Assembleia Constituinte, legtimos representantes do Povo eleitos a 30 de Agosto de 2001, Alicerados ainda no acto referendrio de 30 de Agosto de 1999, que, concretizado sob os auspcios da Organizao das Naes Unidas, confirmou a vontade autodeterminada de independncia;

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 2 of 37

Plenamente conscientes da necessidade de se erigir uma cultura democrtica e institucional prpria de um Estado de Direito onde o respeito pela Constituio, pelas leis e pelas instituies democraticamente eleitas sejam a sua base inquestionvel; Interpretando o profundo sentimento, as aspiraes e a f em Deus do povo de Timor-Leste; Reafirmam solenemente a sua determinao em combater todas as formas de tirania, opresso, dominao e segregao social, cultural ou religiosa, defender a independncia nacional, respeitar e garantir os direitos humanos e os direitos fundamentais do cidado, assegurar o princpio da separao de poderes na organizao do Estado e estabelecer as regras essenciais da democracia pluralista, tendo em vista a construo de um pas justo e prspero e o desenvolvimento de uma sociedade solidria e fraterna. A Assembleia Constituinte, reunida na sesso plenria de 22 de Maro de 2002, aprova e decreta a seguinte Constituio da Repblica Democrtica de Timor-Leste:

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 3 of 37

PARTE I PRINCPIOS FUNDAMENTAIS Artigo 1. (A Repblica) 1. A Repblica Democrtica de Timor-Leste um Estado de direito democrtico, soberano, independente e unitrio, baseado na vontade popular e no respeito pela dignidade da pessoa humana. 2. O dia 28 de Novembro de 1975 o dia da Proclamao da Independncia da Repblica Democrtica de Timor-Leste. Artigo 2. (Soberania e constitucionalidade) A soberania reside no povo, que a exerce nos termos da Constituio. O Estado subordina-se Constituio e s leis. As leis e os demais actos do Estado e do poder local s so vlidos se forem conformes com a Constituio. O Estado reconhece e valoriza as normas e os usos costumeiros de Timor-Leste que no contrariem a Constituio e a legislao que trate especialmente do direito costumeiro. Artigo 3. (Cidadania) Na Repblica Democrtica de Timor-Leste existe cidadania originria e cidadania adquirida. So cidados originrios de Timor-Leste, desde que tenham nascido em territrio nacional: a) Os filhos de pai ou me nascidos em Timor-Leste; b) Os filhos de pais incgnitos, aptridas ou de nacionalidade desconhecida; c) Os filhos de pai ou me estrangeiros que, sendo maiores de dezassete anos, declarem, por si, querer ser timorenses. So cidados originrios de Timor-Leste, ainda que nascidos em territrio estrangeiro, os filhos de pai ou me timorenses. A aquisio, perda e reaquisio de cidadania, bem como o seu registo e prova, so regulados por lei.

1. 2. 3. 4.

1. 2.

3.
4.

Artigo 4. (Territrio) 1. O territrio da Repblica Democrtica de Timor-Leste compreende a superfcie terrestre, a zona martima e o espao areo delimitados pelas fronteiras nacionais, que historicamente integram a parte oriental da ilha de Timor, o enclave de Oe-Cusse Ambeno, a ilha de Ataro e o ilhu de Jaco. 2. A lei fixa e define a extenso e o limite das guas territoriais, a zona econmica exclusiva e os direitos de Timor-Leste na zona contgua e plataforma continental. 3. O Estado no aliena qualquer parte do territrio timorense ou dos direitos de soberania que sobre ele exerce, sem prejuzo da rectificao de fronteiras. Artigo 5. (Descentralizao) 1. O Estado respeita, na sua organizao territorial, o princpio da descentralizao da administrao pblica. 2. A lei define e fixa as caractersticas dos diferentes escales territoriais, bem como as competncias administrativas dos respectivos rgos. 3. Oe-Cusse Ambeno e Ataro gozam de tratamento administrativo e econmico especial.

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 4 of 37

Artigo 6. (Objectivos do Estado) O Estado tem como objectivos fundamentais: a) Defender e garantir a soberania do pas; b) Garantir e promover os direitos e liberdades fundamentais dos cidados e o respeito pelos princpios do Estado de direito democrtico; c) Defender e garantir a democracia poltica e a participao popular na resoluo dos problemas nacionais; d) Garantir o desenvolvimento da economia e o progresso da cincia e da tcnica; e) Promover a edificao de uma sociedade com base na justia social, criando o bem-estar material e espiritual dos cidados; f) Proteger o meio ambiente e preservar os recursos naturais; g) Afirmar e valorizar a personalidade e o patrimnio cultural do povo timorense; h) Promover o estabelecimento e o desenvolvimento de relaes de amizade e cooperao entre todos os povos e Estados; i) Promover o desenvolvimento harmonioso e integrado dos sectores e regies e a justa repartio do produto nacional; j) Criar, promover e garantir a efectiva igualdade de oportunidades entre a mulher e o homem. Artigo 7. (Sufrgio universal e multipartidarismo) 1. O povo exerce o poder poltico atravs do sufrgio universal, livre, igual, directo, secreto e peridico e atravs das demais formas previstas na Constituio. 2. O Estado valoriza o contributo dos partidos polticos para a expresso organizada da vontade popular e para a participao democrtica do cidado na governao do pas. Artigo 8. (Relaes internacionais) A Repblica Democrtica de Timor-Leste rege-se nas relaes internacionais pelos princpios da independncia nacional, do direito dos povos autodeterminao e independncia, da soberania permanente dos povos sobre as suas riquezas e recursos naturais, da proteco dos direitos humanos, do respeito mtuo pela soberania, integridade territorial e igualdade entre Estados e da no ingerncia nos assuntos internos dos Estados. A Repblica Democrtica de Timor-Leste estabelece relaes de amizade e cooperao com todos os outros povos, preconizando a soluo pacfica dos conflitos, o desarmamento geral, simultneo e controlado, o estabelecimento de um sistema de segurana colectiva e a criao de uma nova ordem econmica internacional, capaz de assegurar a paz e a justia nas relaes entre os povos. A Repblica Democrtica de Timor-Leste mantm laos privilegiados com os pases de lngua oficial portuguesa. A Repblica Democrtica de Timor-Leste mantm laos especiais de amizade e cooperao com os pases vizinhos e os da regio.

1.

2.

3. 4.

Artigo 9. (Recepo do direito internacional) 1. A ordem jurdica timorense adopta os princpios de direito internacional geral ou comum. 2. As normas constantes de convenes, tratados e acordos internacionais vigoram na ordem jurdica interna mediante aprovao, ratificao ou adeso pelos respectivos rgos competentes e depois de publicadas no jornal oficial. 3. So invlidas todas as normas das leis contrrias s disposies das convenes, tratados e acordos internacionais recebidos na ordem jurdica interna timorense. Artigo 10. (Solidariedade) file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE 1.

Page 5 of 37

A Repblica Democrtica de Timor-Leste solidria com a luta dos povos pela libertao nacional. 2. A Repblica Democrtica de Timor-Leste concede asilo poltico, nos termos da lei, aos estrangeiros perseguidos em funo da sua luta pela libertao nacional e social, defesa dos direitos humanos, democracia e paz. Artigo 11. (Valorizao da resistncia) A Repblica Democrtica de Timor-Leste reconhece e valoriza a resistncia secular do Povo Maubere contra a dominao estrangeira e o contributo de todos os que lutaram pela independncia nacional. O Estado reconhece e valoriza a participao da Igreja Catlica no processo de libertao nacional de Timor-Leste. O Estado assegura proteco especial aos mutilados de guerra, rfos e outros dependentes daqueles que dedicaram as suas vidas luta pela independncia e soberania nacional e protege todos os que participaram na resistncia contra a ocupao estrangeira, nos termos da lei. A lei define os mecanismos para homenagear os heris nacionais.

1. 2. 3. 4.

Artigo 12. (O Estado e as confisses religiosas) 1. O Estado reconhece e respeita as diferentes confisses religiosas, as quais so livres na sua organizao e no exerccio das actividades prprias, com observncia da Constituio e da lei. 2. O Estado promove a cooperao com as diferentes confisses religiosas, que contribuem para o bem-estar do povo de Timor-Leste. Artigo 13. (Lnguas oficiais e lnguas nacionais) 1. O ttum e o portugus so as lnguas oficiais da Repblica Democrtica de Timor-Leste. 2. O ttum e as outras lnguas nacionais so valorizadas e desenvolvidas pelo Estado. Artigo 14. (Smbolos nacionais) 1. Os smbolos nacionais da Repblica Democrtica de Timor-Leste so a bandeira, o emblema e o hino nacional. 2. O emblema e o hino nacional so aprovados por lei. Artigo 15. (Bandeira Nacional) 1. A Bandeira Nacional rectangular e formada por dois tringulos issceles de bases sobrepostas, sendo um tringulo preto com altura igual a um tero do comprimento que se sobrepe ao amarelo, cuja altura igual a metade do comprimento da bandeira. No centro do tringulo de cor preta fica colocada uma estrela branca de cinco pontas, que simboliza a luz que guia. A estrela branca apresenta uma das pontas virada para a extremidade superior esquerda da bandeira. A parte restante da bandeira tem a cor vermelha. 2. As cores representam: Amarelo os rastos do colonialismo; Preto o obscurantismo que preciso vencer; Vermelho a luta pela libertao nacional; Branco a paz. PARTE II DIREITOS, DEVERES, LIBERDADES E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TTULO I PRINCPIOS GERAIS file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 6 of 37

Artigo 16. (Universalidade e igualdade) 1. Todos os cidados so iguais perante a lei, gozam dos mesmos direitos e esto sujeitos aos mesmos deveres. 2. Ningum pode ser discriminado com base na cor, raa, estado civil, sexo, origem tnica, lngua, posio social ou situao econmica, convices polticas ou ideolgicas, religio, instruo ou condio fsica ou mental. Artigo 17. (Igualdade entre mulheres e homens) A mulher e o homem tm os mesmos direitos e obrigaes em todos os domnios da vida familiar, cultural, social, econmica e poltica. Artigo 18. (Proteco da criana) 1. A criana tem direito a proteco especial por parte da famlia, da comunidade e do Estado, particularmente contra todas as formas de abandono, discriminao, violncia, opresso, abuso sexual e explorao. 2. A criana goza de todos os direitos que lhe so universalmente reconhecidos, bem como de todos aqueles que estejam consagrados em convenes internacionais regularmente ratificadas ou aprovadas pelo Estado. 3. Todas as crianas, nascidas dentro ou fora do matrimnio, gozam dos mesmos direitos e da mesma proteco social. Artigo 19. (Juventude) 1. O Estado promove e encoraja as iniciativas da juventude na consolidao da unidade nacional, na reconstruo, na defesa e no desenvolvimento do pas. 2. O Estado promove, na medida das suas possibilidades, a educao, a sade e a formao profissional dos jovens. Artigo 20. (Terceira idade) 1. Todos os cidados de terceira idade tm direito a proteco especial por parte do Estado. 2. A poltica de terceira idade engloba medidas de carcter econmico, social e cultural tendentes a proporcionar s pessoas idosas oportunidades de realizao pessoal atravs de uma participao digna e activa na vida da comunidade. Artigo 21. (Cidado portador de deficincia) 1. O cidado portador de deficincia goza dos mesmos direitos e est sujeito aos mesmos deveres dos demais cidados, com ressalva do exerccio ou do cumprimento daqueles para os quais se encontre impossibilitado em razo da deficincia. 2. O Estado, dentro das suas possibilidades, promove a proteco aos cidados portadores de deficincia, nos termos da lei. Artigo 22. (Timorenses no estrangeiro) Os cidados timorenses que se encontrem ou residam no estrangeiro gozam da proteco do Estado para o exerccio dos direitos e esto sujeitos aos deveres que no sejam incompatveis com a ausncia do pas. Artigo 23. (Interpretao dos direitos fundamentais) file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 7 of 37

Os direitos fundamentais consagrados na Constituio no excluem quaisquer outros constantes da lei e devem ser interpretados em consonncia com a Declarao Universal dos Direitos Humanos. Artigo 24. (Leis restritivas) 1. A restrio dos direitos, liberdades e garantias s pode fazer-se por lei, para salvaguardar outros direitos ou interesses constitucionalmente protegidos e nos casos expressamente previstos na Constituio. 2. As leis restritivas dos direitos, liberdades e garantias tm, necessariamente, carcter geral e abstracto, no podem diminuir a extenso e o alcance do contedo essencial dos dispositivos constitucionais e no podem ter efeito retroactivo. Artigo 25. (Estado de excepo) A suspenso do exerccio dos direitos, liberdades e garantias fundamentais s pode ter lugar declarado o estado de stio ou o estado de emergncia nos termos previstos na Constituio. O estado de stio ou o estado de emergncia s podem ser declarados em caso de agresso efectiva ou iminente por foras estrangeiras, de grave perturbao ou ameaa de perturbao sria da ordem constitucional democrtica ou de calamidade pblica. A declarao do estado de stio ou do estado de emergncia fundamentada, com especificao dos direitos, liberdades e garantias cujo exerccio fica suspenso. A suspenso no pode prolongar-se por mais de trinta dias, sem impedimento de eventual renovao fundamentada por iguais perodos de tempo, quando absolutamente necessrio. A declarao do estado de stio em caso algum pode afectar os direitos vida, integridade fsica, cidadania e no retroactividade da lei penal, o direito defesa em processo criminal, a liberdade de conscincia e de religio, o direito a no ser sujeito a tortura, escravatura ou servido, o direito a no ser sujeito a tratamento ou punio cruel, desumano ou degradante e a garantia de no discriminao. As autoridades esto obrigadas a restabelecer a normalidade constitucional no mais curto espao de tempo.

1. 2. 3. 4. 5.

6.

Artigo 26. (Acesso aos tribunais) 1. A todos assegurado o acesso aos tribunais para defesa dos seus direitos e interesses legalmente protegidos. 2. A justia no pode ser denegada por insuficincia de meios econmicos. Artigo 27. (Provedor de Direitos Humanos e Justia) O Provedor de Direitos Humanos e Justia um rgo independente que tem por funo apreciar e procurar satisfazer as queixas dos cidados contra os poderes pblicos, podendo verificar a conformidade dos actos com a lei, bem como prevenir e iniciar todo o processo para a reparao das injustias. Os cidados podem apresentar queixas por aces ou omisses dos poderes pblicos ao Provedor de Direitos Humanos e Justia, que as apreciar, sem poder decisrio, dirigindo aos rgos competentes as recomendaes necessrias. O Provedor de Direitos Humanos e Justia eleito pelo Parlamento Nacional, por maioria absoluta dos Deputados, para um mandato de quatro anos. A actividade do Provedor de Direitos Humanos e Justia independente dos meios graciosos e contenciosos previstos na Constituio e nas leis. Os rgos e os agentes da administrao tm o dever de colaborao com o Provedor de Direitos Humanos e Justia. Artigo 28. (Direito de resistncia e de legtima defesa) file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

1.

2. 3. 4. 5.

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 8 of 37

1. Todos os cidados tm o direito de no acatar e de resistir s ordens ilegais ou que ofendam os seus direitos, liberdades e garantias fundamentais. 2. A todos garantido o direito de legtima defesa, nos termos da lei. TTULO II DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS PESSOAIS Artigo 29. (Direito vida) 1. A vida humana inviolvel. 2. O Estado reconhece e garante o direito vida. 3. Na Repblica Democrtica de Timor-Leste no h pena de morte. Artigo 30. (Direito liberdade, segurana e integridade pessoal) Todos tm direito liberdade, segurana e integridade pessoal. Ningum pode ser detido ou preso seno nos termos expressamente previstos na lei vigente, devendo sempre a deteno ou a priso ser submetida apreciao do juiz competente no prazo legal. Todo o indivduo privado de liberdade deve ser imediatamente informado, de forma clara e precisa, das razes da sua deteno ou priso, bem como dos seus direitos, e autorizado a contactar advogado, directamente ou por intermdio de pessoa de sua famlia ou de sua confiana. Ningum pode ser sujeito a tortura e a tratamentos cruis, desumanos ou degradantes. Artigo 31. (Aplicao da lei criminal) Ningum pode ser submetido a julgamento seno nos termos da lei. Ningum pode ser julgado e condenado por um acto que no esteja qualificado na lei como crime no momento da sua prtica, nem sofrer medida de segurana cujos pressupostos no estejam expressamente fixados em lei anterior. No podem aplicar-se penas ou medidas de segurana que no momento da prtica do crime no estejam expressamente previstas na lei. Ningum pode ser julgado e condenado mais do que uma vez pelo mesmo crime. A lei penal no se aplica retroactivamente, a menos que a nova lei beneficie o arguido. Qualquer pessoa injustamente condenada tem direito a justa indemnizao, nos termos da lei. Artigo 32. (Limites das penas e das medidas de segurana) Na Repblica Democrtica de Timor-Leste no h priso perptua, nem penas ou medidas de segurana de durao ilimitada ou indefinida. Em caso de perigosidade por anomalia psquica, as medidas de segurana podero ser sucessivamente prorrogadas por deciso judicial. A responsabilidade penal insusceptvel de transmisso. Os condenados aos quais sejam aplicadas pena ou medida de segurana privativas da liberdade mantm a titularidade dos direitos fundamentais, salvas as limitaes inerentes ao sentido da condenao e s exigncias prprias da respectiva execuo.

1. 2. 3.

4.

1. 2. 3. 4. 5. 6.

1. 2. 3. 4.

Artigo 33. (Habeas corpus) 1. Toda a pessoa ilegalmente privada da liberdade tem direito a recorrer providncia do habeas corpus. 2. O habeas corpus interposto, nos termos da lei, pela prpria ou por qualquer outra pessoa no gozo dos seus direitos civis. 3. O pedido de habeas corpus decidido pelo juiz no prazo de oito dias em audincia file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE contraditria.

Page 9 of 37

1. 2. 3. 4.

Artigo 34. (Garantias de processo criminal) Todo o arguido se presume inocente at condenao judicial definitiva. O arguido tem o direito de escolher defensor e a ser assistido por ele em todos os actos do processo, determinando a lei os casos em que a sua presena obrigatria. assegurado a qualquer indivduo o direito inviolvel de audincia e defesa em processo criminal. So nulas e de nenhum efeito todas as provas obtidas mediante tortura, coaco, ofensa integridade fsica ou moral e intromisso abusiva na vida privada, no domiclio, na correspondncia ou em outras formas de comunicao. Artigo 35. (Extradio e expulso) A extradio s pode ter lugar por deciso judicial. vedada a extradio por motivos polticos. No permitida a extradio por crimes a que corresponda na lei do Estado requisitante pena de morte ou de priso perptua, ou sempre que fundadamente se admita que o extraditando possa vir a ser sujeito a tortura ou tratamento desumano, degradante ou cruel. O cidado timorense no pode ser expulso ou expatriado do territrio nacional.

1. 2. 3. 4.

Artigo 36. (Direito honra e privacidade) Todo o indivduo tem direito honra, ao bom nome e reputao, defesa da sua imagem e reserva da sua vida privada e familiar. Artigo 37. (Inviolabilidade do domiclio e da correspondncia) 1. O domiclio, a correspondncia e quaisquer meios de comunicao privados so inviolveis, salvos os casos previstos na lei em matria de processo criminal. 2. A entrada no domiclio de qualquer pessoa contra sua vontade s pode ter lugar por ordem escrita da autoridade judicial competente, nos casos e segundo as formas prescritas na lei. 3. A entrada no domiclio de qualquer pessoa durante a noite, contra a sua vontade, expressamente proibida, salvo em caso de ameaa grave para a vida ou para a integridade fsica de algum que se encontre no interior desse domiclio. Artigo 38. (Proteco de dados pessoais) 1. Todos os cidados tm o direito de acesso aos dados pessoais informatizados ou constantes de registos mecanogrficos e manuais que lhes digam respeito, podendo exigir a sua rectificao e actualizao, e o direito de conhecer a finalidade a que se destinam. 2. A lei define o conceito de dados pessoais e as condies aplicveis ao seu tratamento. 3. expressamente proibido, sem o consentimento do interessado, o tratamento informatizado de dados pessoais relativos vida privada, s convices polticas e filosficas, f religiosa, filiao partidria ou sindical e origem tnica. Artigo 39. (Famlia, casamento e maternidade) O Estado protege a famlia como clula base da sociedade e condio para o harmonioso desenvolvimento da pessoa. Todos tm direito a constituir e a viver em famlia. O casamento assenta no livre consentimento das partes e na plena igualdade de direitos entre os cnjuges, nos termos da lei. A maternidade dignificada e protegida, assegurando-se a todas as mulheres proteco especial

1. 2. 3. 4.

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 10 of 37

durante a gravidez e aps o parto e s mulheres trabalhadoras direito a dispensa de trabalho por perodo adequado, antes e depois do parto, sem perda de retribuio e de quaisquer outras regalias, nos termos da lei. Artigo 40. (Liberdade de expresso e informao) 1. Todas as pessoas tm direito liberdade de expresso e ao direito de informar e ser informados com iseno. 2. O exerccio da liberdade de expresso e de informao no pode ser limitado por qualquer tipo de censura. 3. O exerccio dos direitos e liberdades referidos neste artigo regulado por lei com base nos imperativos do respeito da Constituio e da dignidade da pessoa humana. Artigo 41. (Liberdade de imprensa e dos meios de comunicao social) garantida a liberdade de imprensa e dos demais meios de comunicao social. A liberdade de imprensa compreende, nomeadamente, a liberdade de expresso e criao dos jornalistas, o acesso s fontes de informao, a liberdade editorial, a proteco da independncia e do sigilo profissional e o direito de criar jornais, publicaes e outros meios de difuso. No permitido o monoplio dos meios de comunicao social. O Estado assegura a liberdade e a independncia dos rgos pblicos de comunicao social perante o poder poltico e o poder econmico. O Estado assegura a existncia de um servio pblico de rdio e de televiso que deve ser isento, tendo em vista, entre outros objectivos, a proteco e divulgao da cultura e das tradies da Repblica Democrtica de Timor-Leste e a garantia da expresso do pluralismo de opinio. As estaes emissoras de radiodifuso e de radioteleviso s podem funcionar mediante licena, nos termos da lei.

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Artigo 42. (Liberdade de reunio e de manifestao) 1. A todos garantida a liberdade de reunio pacfica e sem armas, sem necessidade de autorizao prvia. 2. A todos reconhecido o direito de manifestao, nos termos da lei. Artigo 43. (Liberdade de associao) 1. A todos garantida a liberdade de associao, desde que no se destine a promover a violncia e seja conforme com a lei. 2. Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao ou a nela permanecer contra sua vontade. 3. So proibidas as associaes armadas, militares ou paramilitares e as organizaes que defendam ideias ou apelem a comportamentos de carcter racista ou xenfobo ou que promovam o terrorismo. Artigo 44. (Liberdade de circulao) 1. Todo o indivduo tem o direito de se movimentar e fixar residncia em qualquer ponto do territrio nacional. 2. A todo o cidado garantido o direito de livremente emigrar, bem como o direito de regressar ao pas. Artigo 45. (Liberdade de conscincia, de religio e de culto) 1. A toda a pessoa assegurada a liberdade de conscincia, de religio e de culto, encontrando-se as confisses religiosas separadas do Estado. file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 11 of 37

2. Ningum pode ser perseguido nem discriminado por causa das suas convices religiosas. 3. garantida a objeco de conscincia, nos termos da lei. 4. garantida a liberdade do ensino de qualquer religio no mbito da respectiva confisso religiosa. Artigo 46. (Direito de participao poltica) 1. Todo o cidado tem o direito de participar, por si ou atravs de representantes democraticamente eleitos, na vida poltica e nos assuntos pblicos do pas. 2. Todo o cidado tem o direito de constituir e de participar em partidos polticos. 3. A constituio e a organizao dos partidos polticos so reguladas por lei. Artigo 47. (Direito de sufrgio) 1. Todo o cidado maior de dezassete anos tem o direito de votar e de ser eleito. 2. O exerccio do direito de sufrgio pessoal e constitui um dever cvico. Artigo 48. (Direito de petio) Todo o cidado tem o direito de apresentar peties, queixas e reclamaes, individual ou colectivamente, perante os rgos de soberania ou quaisquer autoridades, para defesa dos seus direitos, da Constituio, das leis ou do interesse geral. Artigo 49. (Defesa da soberania) 1. Todo o cidado tem o direito e o dever de contribuir para a defesa da independncia, soberania e integridade territorial do pas. 2. O servio militar prestado nos termos da lei. TTULO III DIREITOS E DEVERES ECONMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS Artigo 50. (Direito ao trabalho) Todo o cidado, independentemente do sexo, tem o direito e o dever de trabalhar e de escolher livremente a profisso. O trabalhador tem direito segurana e higiene no trabalho, remunerao, ao descanso e s frias. proibido o despedimento sem justa causa ou por motivos polticos, religiosos e ideolgicos. proibido o trabalho compulsivo, sem prejuzo do disposto na legislao sobre a execuo de penas. O Estado promove a criao de cooperativas de produo e apoia as empresas familiares como fontes de emprego.

1. 2. 3. 4. 5.

Artigo 51. (Direito greve e proibio do lock-out) 1. Os trabalhadores tm direito a recorrer greve, sendo o seu exerccio regulado por lei. 2. A lei define as condies de prestao, durante a greve, de servios necessrios segurana e manuteno de equipamentos e instalaes, bem como de servios mnimos indispensveis para acorrer satisfao de necessidades sociais impreterveis. 3. proibido o lock-out. Artigo 52. (Liberdade sindical) 1. O trabalhador tem direito a organizar-se em sindicatos e associaes profissionais para defesa file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 12 of 37

dos seus direitos e interesses. 2. A liberdade sindical desdobra-se, nomeadamente, na liberdade de constituio, liberdade de inscrio e liberdade de organizao e regulamentao interna. 3. Os sindicatos e as associaes sindicais so independentes do Estado e do patronato. Artigo 53. (Direitos dos consumidores) 1. Os consumidores tm direito qualidade dos bens e servios consumidos, a uma informao verdadeira e proteco da sade, da segurana e dos seus interesses econmicos, bem como reparao de danos. 2. A publicidade disciplinada por lei, sendo proibidas todas as formas de publicidade oculta, indirecta ou enganosa. Artigo 54. (Direito propriedade privada) Todo o indivduo tem direito propriedade privada, podendo transmiti-la em vida e por morte, nos termos da lei. A propriedade privada no deve ser usada em prejuzo da sua funo social. A requisio e a expropriao por utilidade pblica s tm lugar mediante justa indemnizao, nos termos da lei. S os cidados nacionais tm direito propriedade privada da terra.

1. 2. 3. 4.

Artigo 55. (Obrigaes do contribuinte) Todo o cidado com comprovado rendimento tem o dever de contribuir para as receitas pblicas, nos termos da lei. Artigo 56. (Segurana e assistncia social) 1. Todos os cidados tm direito segurana e assistncia social, nos termos da lei. 2. O Estado promove, na medida das disponibilidades nacionais, a organizao de um sistema de segurana social. 3. O Estado apoia e fiscaliza, nos termos da lei, a actividade e o funcionamento das instituies de solidariedade social e de outras de reconhecido interesse pblico sem carcter lucrativo. Artigo 57. (Sade) 1. Todos tm direito sade e assistncia mdica e sanitria e o dever de as defender e promover. 2. O Estado promove a criao de um servio nacional de sade universal, geral e, na medida das suas possibilidades, gratuito, nos termos da lei. 3. O servio nacional de sade deve ser, tanto quanto possvel, de gesto descentralizada e participativa. Artigo 58. (Habitao) Todos tm direito, para si e para a sua famlia, a uma habitao de dimenso adequada, em condies de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar. Artigo 59. (Educao e cultura) 1. O Estado reconhece e garante ao cidado o direito educao e cultura, competindo-lhe criar um sistema pblico de ensino bsico universal, obrigatrio e, na medida das suas possibilidades, gratuito, nos termos da lei. 2. Todos tm direito a igualdade de oportunidades de ensino e formao profissional. 3. O Estado reconhece e fiscaliza o ensino privado e cooperativo. file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 13 of 37

4. O Estado deve garantir a todos os cidados, segundo as suas capacidades, o acesso aos graus mais elevados do ensino, da investigao cientfica e da criao artstica. 5. Todos tm direito fruio e criao culturais, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o patrimnio cultural. Artigo 60. (Propriedade intelectual) O Estado garante e protege a criao, produo e comercializao da obra literria, cientifica e artstica, incluindo a proteco legal dos direitos de autor. Artigo 61. (Meio ambiente) 1. Todos tm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o proteger e melhorar em prol das geraes vindouras. 2. O Estado reconhece a necessidade de preservar e valorizar os recursos naturais. 3. O Estado deve promover aces de defesa do meio ambiente e salvaguardar o desenvolvimento sustentvel da economia. PARTE III ORGANIZAO DO PODER POLTICO TTULO I
PRINCPIOS GERAIS

Artigo 62. (Titularidade e exerccio do poder poltico) O poder poltico radica no povo e exercido nos termos da Constituio. Artigo 63. (Participao poltica dos cidados) A participao directa e activa de mulheres e homens na vida poltica constitui condio e instrumento fundamental do sistema democrtico. A lei promove a igualdade no exerccio dos direitos cvicos e polticos e a no discriminao em funo do sexo no acesso a cargos polticos.

1. 2.

Artigo 64. (Princpio da renovao) Ningum pode exercer a ttulo vitalcio ou por perodos indeterminados qualquer cargo poltico. Artigo 65. (Eleies) Os rgos eleitos de soberania e do poder local so escolhidos atravs de eleies, mediante sufrgio universal, livre, directo, secreto, pessoal e peridico. O recenseamento eleitoral obrigatrio, oficioso, nico e universal, sendo actualizado para cada eleio. As campanhas eleitorais regem-se pelos seguintes princpios: a) Liberdade de propaganda eleitoral; b) Igualdade de oportunidades e de tratamento das diversas candidaturas; c) Imparcialidade das entidades pblicas perante as candidaturas; d) Transparncia e fiscalizao das contas eleitorais. A converso dos votos em mandatos obedece ao sistema de representao proporcional. O processo eleitoral regulado por lei. A superviso do recenseamento e dos actos eleitorais cabe a um rgo independente, cujas competncias, composio, organizao e funcionamento so fixados por lei.

1. 2. 3.

4. 5. 6.

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 14 of 37

1. 2. 3. 4. 5.

Artigo 66. (Referendo) Os cidados recenseados no territrio nacional podem ser chamados a pronunciar-se em referendo sobre questes de relevante interesse nacional. O referendo convocado pelo Presidente da Repblica, por proposta de um tero e deliberao aprovada por uma maioria de dois teros dos Deputados ou por proposta fundamentada do Governo. No podem ser sujeitas a referendo as matrias da competncia exclusiva do Parlamento Nacional, do Governo e dos Tribunais definidas constitucionalmente. O referendo s tem efeito vinculativo quando o nmero de votantes for superior a metade dos eleitores inscritos no recenseamento. O processo de referendo definido por lei.

Artigo 67. (rgos de soberania) So rgos de soberania o Presidente da Repblica, o Parlamento Nacional, o Governo e os Tribunais. Artigo 68. (Incompatibilidades) 1. A titularidade dos cargos de Presidente da Repblica, Presidente do Parlamento Nacional, Presidente do Supremo Tribunal de Justia, Presidente do Tribunal Superior Administrativo, Fiscal e de Contas, Procurador-Geral da Repblica e membro do Governo incompatvel entre si. 2. A lei define outras incompatibilidades. Artigo 69. (Princpio da separao dos poderes) Os rgos de soberania, nas suas relaes recprocas e no exerccio das suas funes, observam o princpio da separao e interdependncia dos poderes estabelecidos na Constituio. Artigo 70. (Partidos polticos e direito de oposio) 1. Os partidos polticos participam nos rgos do poder poltico de acordo com a sua representatividade democrtica, baseada no sufrgio universal e directo. 2. reconhecido aos partidos polticos o direito oposio democrtica, assim como o direito a serem informados, regular e directamente, sobre o andamento dos principais assuntos de interesse nacional. Artigo 71. (Organizao administrativa) O governo central deve estar representado a nvel dos diversos escales administrativos do territrio. Oe-Cusse Ambeno rege-se por uma poltica administrativa e um regime econmico especiais. Ataro goza de um estatuto econmico apropriado. A organizao poltico-administrativa do territrio da Repblica Democrtica de Timor-Leste definida por lei.

1. 2. 3. 4.

Artigo 72. (Poder local) 1. O poder local constitudo por pessoas colectivas de territrio dotadas de rgos representativos, com o objectivo de organizar a participao do cidado na soluo dos problemas prprios da sua comunidade e promover o desenvolvimento local, sem prejuzo da participao do Estado. 2. A organizao, a competncia, o funcionamento e a composio dos rgos de poder local so file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE definidos por lei.

Page 15 of 37

Artigo 73. (Publicidade dos actos) 1. So publicados no jornal oficial os actos normativos produzidos pelos rgos de soberania. 2. A falta de publicidade dos actos previstos no nmero anterior ou de qualquer acto de contedo genrico dos rgos de soberania e do poder local implica a sua ineficcia jurdica. 3. A lei determina as formas de publicidade dos demais actos e as consequncias da sua falta. TTULO II PRESIDENTE DA REPBLICA CAPTULO I ESTATUTO, ELEIO E NOMEAO Artigo 74. (Definio) 1. O Presidente da Repblica o Chefe do Estado, smbolo e garante da independncia nacional, da unidade do Estado e do regular funcionamento das instituies democrticas. 2. O Presidente da Repblica o Comandante Supremo das Foras Armadas. Artigo 75. (Elegibilidade) 1. Podem ser candidatos a Presidente da Repblica os cidados timorenses que cumulativamente: a) Tenham cidadania originria; b) Possuam idade mnima de 35 anos; c) Estejam no pleno uso das suas capacidades; d) Tenham sido propostos por um mnimo de cinco mil cidados eleitores. 2. O Presidente da Repblica tem um mandato com a durao de cinco anos e cessa as suas funes com a posse do novo Presidente eleito. 3. O mandato do Presidente da Repblica pode ser renovado uma nica vez. Artigo 76. (Eleio) O Presidente da Repblica eleito por sufrgio universal, livre, directo, secreto e pessoal. A eleio do Presidente da Repblica faz-se pelo sistema de maioria dos votos validamente expressos, excludos os votos em branco. Se nenhum dos candidatos obtiver mais de metade dos votos, proceder-se- a segunda volta, no trigsimo dia subsequente ao da primeira votao. segunda volta concorrero apenas os dois candidatos mais votados que no tenham retirado a candidatura.

1. 2. 3. 4.

Artigo 77. (Posse e juramento) 1. O Presidente da Repblica investido pelo Presidente do Parlamento Nacional e toma posse, em cerimnia pblica, perante os Deputados e os representantes dos outros rgos de soberania. 2. A posse efectua-se no ltimo dia do mandato do Presidente da Repblica cessante ou, no caso de eleio por vacatura, no oitavo dia subsequente ao dia da publicao dos resultados eleitorais. 3. No acto de investidura o Presidente da Repblica presta o seguinte juramento: Juro, por Deus, pelo Povo e por minha honra, cumprir com lealdade as funes em que sou investido, cumprir e fazer cumprir a Constituio e as leis e dedicar todas as minhas energias e capacidades defesa e consolidao da independncia e da unidade nacionais. Artigo 78. file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 16 of 37

(Incompatibilidades) O Presidente da Repblica no pode exercer qualquer outro cargo poltico ou funo pblica a nvel nacional e, em nenhum caso, assumir funes privadas. Artigo 79. (Responsabilidade criminal e obrigaes constitucionais) O Presidente da Repblica goza de imunidade no exerccio das suas funes. O Presidente da Repblica responde perante o Supremo Tribunal de Justia por crimes praticados no exerccio das suas funes e pela violao clara e grave das suas obrigaes constitucionais. A iniciativa do processo cabe ao Parlamento Nacional, mediante proposta de um quinto e deliberao aprovada por maioria de dois teros de todos os Deputados. O acrdo proferido pelo Plenrio do Supremo Tribunal de Justia no prazo mximo de trinta dias. A condenao implica a destituio do cargo e a impossibilidade de reeleio. Por crimes estranhos ao exerccio das suas funes, o Presidente da Repblica responde igualmente perante o Supremo Tribunal de Justia, verificando-se a destituio do cargo apenas em caso de condenao em pena de priso efectiva. Nos casos previstos no nmero anterior, a imunidade igualmente levantada por iniciativa do Parlamento Nacional em conformidade com o disposto no n. 3 do presente artigo.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Artigo 80. (Ausncia) 1. O Presidente da Repblica no pode ausentar-se do territrio nacional sem prvio consentimento do Parlamento Nacional ou, no estando este reunido, da sua Comisso Permanente. 2. O no cumprimento do disposto no n. 1 do presente artigo determina a perda do cargo, nos termos do disposto no artigo anterior. 3. As viagens privadas com uma durao inferior a quinze dias no carecem de consentimento do Parlamento Nacional, devendo, de todo o modo, o Presidente da Repblica dar prvio conhecimento da sua realizao ao Parlamento Nacional. Artigo 81. (Renncia ao mandato) 1. O Presidente da Repblica pode renunciar ao mandato em mensagem dirigida ao Parlamento Nacional. 2. A renncia torna-se efectiva com o conhecimento da mensagem pelo Parlamento Nacional, sem prejuzo da sua ulterior publicao em jornal oficial. 3. Se o Presidente da Repblica renunciar ao cargo, no poder candidatar-se nas eleies imediatas nem nas que se realizem no quinqunio imediatamente subsequente renncia. Artigo 82. (Morte, renncia ou incapacidade permanente) Em caso de morte, renncia ou incapacidade permanente do Presidente da Repblica, as suas funes so interinamente assumidas pelo Presidente do Parlamento Nacional, que toma posse perante os Deputados e os representantes dos outros rgos de soberania e investido pelo Presidente do Parlamento Nacional em exerccio. A incapacidade permanente declarada pelo Supremo Tribunal de Justia, ao qual cabe igualmente verificar a morte e a perda do cargo do Presidente da Repblica. A eleio do novo Presidente da Repblica por morte, renncia ou incapacidade permanente deve ter lugar nos noventa dias subsequentes sua verificao ou declarao. O Presidente da Repblica eleito para um novo mandato. Em caso de recusa de tomada de posse, morte ou incapacidade permanente do Presidente eleito, aplicam-se as disposies do presente artigo. Artigo 83. file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

1.

2. 3. 4. 5.

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 17 of 37

(Casos excepcionais) Quando a morte, renncia ou incapacidade permanente ocorrerem na pendncia de situaes excepcionais de guerra ou emergncia prolongada ou de insupervel dificuldade de ordem tcnica ou material, a definir por lei, que impossibilitem a realizao da eleio do Presidente da Repblica por sufrgio universal nos termos do artigo 76., este ser eleito pelo Parlamento Nacional de entre os seus membros, nos 90 dias subsequentes. 2. Nos casos referidos no nmero anterior o Presidente da Repblica eleito cumprir o tempo remanescente do mandato interrompido, podendo candidatar-se nas novas eleies. 1. Artigo 84. (Substituio e interinidade) 1. Durante o impedimento temporrio do Presidente da Repblica, assumir funes o Presidente do Parlamento Nacional ou, no impedimento deste, o seu substituto. 2. O mandato de Deputado do Presidente do Parlamento Nacional ou do seu substituto fica automaticamente suspenso durante o tempo em que exerce, por substituio ou interinamente, o cargo de Presidente da Repblica. 3. A funo de Deputado do Presidente da Repblica substituto ou interino ser temporariamente preenchida, em conformidade com o Regimento do Parlamento Nacional. CAPTULO II COMPETNCIA Artigo 85. (Competncia prpria) Compete exclusivamente ao Presidente da Repblica: a) Promulgar os diplomas legislativos e mandar publicar as resolues do Parlamento Nacional que aprovem acordos e ratifiquem tratados e convenes internacionais; b) Exercer as competncias inerentes s funes de comandante Supremo das Foras Armadas; c) Exercer o direito de veto relativamente a qualquer diploma legislativo, no prazo de 30 dias a contar da sua recepo; d) Nomear e empossar o Primeiro-Ministro indigitado pelo partido ou aliana dos partidos com maioria parlamentar, ouvidos os partidos polticos representados no Parlamento Nacional; e) Requerer ao Supremo Tribunal de Justia a apreciao preventiva e a fiscalizao abstracta da constitucionalidade das normas, bem como a verificao da inconstitucionalidade por omisso; f) Submeter a referendo questes de relevante interesse nacional, nos termos do artigo 66.; g) Declarar o estado de stio ou o estado de emergncia, mediante autorizao do Parlamento Nacional, ouvidos o Conselho de Estado, o Governo e o Conselho Superior de Defesa e Segurana; h) Declarar a guerra e fazer a paz, mediante proposta do Governo, ouvidos o Conselho de Estado e o Conselho Superior de Defesa e Segurana, sob autorizao do Parlamento Nacional; i) Indultar e comutar penas, ouvido o Governo; j) Conferir, nos termos da lei, ttulos honorficos, condecoraes e distines. Artigo 86. (Competncia quanto a outros rgos) Compete ao Presidente da Repblica relativamente aos outros rgos: a) Presidir ao Conselho Superior de Defesa e Segurana; b) Presidir ao Conselho de Estado; c) Marcar, nos termos da lei, o dia das eleies para o Presidente da Repblica e para o Parlamento Nacional;

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 18 of 37

d) Requerer a convocao extraordinria do Parlamento Nacional, sempre que imperiosas razes de interesse nacional o justifiquem; e) Dirigir mensagens ao Parlamento Nacional e ao pas; f) Dissolver o Parlamento Nacional, em caso de grave crise institucional que no permita a formao de governo ou a aprovao do Oramento Geral do Estado por um perodo superior a sessenta dias, com audio prvia dos partidos polticos que nele tenham assento e ouvido o Conselho de Estado, sob pena de inexistncia jurdica do acto de dissoluo, tendo em conta o disposto no artigo 100.; g) Demitir o Governo e exonerar o Primeiro-Ministro, quando o seu programa tenha sido rejeitado pela segunda vez consecutiva pelo Parlamento Nacional; h) Nomear, empossar e exonerar os membros do Governo, sob proposta do PrimeiroMinistro, nos termos do n.o 2 do artigo 106.; i) Nomear dois membros para o Conselho Superior de Defesa e Segurana; j) Nomear o Presidente do Supremo Tribunal de Justia e empossar o Presidente do Tribunal Superior Administrativo, Fiscal e de Contas; k) Nomear o Procurador-Geral da Repblica para um mandato de quatro anos; l) Nomear e exonerar os Adjuntos do Procurador-Geral da Repblica nos termos do n. 6 do artigo 133.; m) Nomear e exonerar, sob proposta do Governo, o Chefe do Estado-Maior-General das Foras Armadas, o Vice-Chefe do Estado-Maior-General das Foras Armadas e os Chefes de Estado-Maior das Foras Armadas, ouvido, nos ltimos casos, o Chefe do Estado-Maior-General das Foras Armadas; n) Nomear cinco membros do Conselho de Estado; o) Nomear um membro para o Conselho Superior da Magistratura Judicial e o Conselho Superior do Ministrio Pblico. Artigo 87. (Competncia nas relaes internacionais) Compete ao Presidente da Repblica, no domnio das relaes internacionais: a) Declarar a guerra, em caso de agresso efectiva ou iminente, e fazer a paz, sob proposta do Governo, ouvido o Conselho Superior de Defesa e Segurana e mediante autorizao do Parlamento Nacional ou da sua Comisso Permanente; b) Nomear e exonerar embaixadores, representantes permanentes e enviados extraordinrios, sob proposta do Governo; c) Receber as cartas credenciais e aceitar a acreditao dos representantes diplomticos estrangeiros; d) Conduzir, em concertao com o Governo, todo o processo negocial para a concluso de acordos internacionais na rea da defesa e segurana. Artigo 88. (Promulgao e veto) No prazo de trinta dias contados da recepo de qualquer diploma do Parlamento Nacional para ser promulgado como lei, o Presidente da Repblica promulga-o ou exerce o direito de veto, solicitando nova apreciao do mesmo em mensagem fundamentada. Se o Parlamento Nacional, no prazo de noventa dias, confirmar o voto por maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funes, o Presidente da Repblica dever promulgar o diploma no prazo de oito dias a contar do dia da sua recepo; Ser, porm, exigida a maioria de dois teros dos Deputados presentes, desde que superior maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funes, para a confirmao dos diplomas que versem matrias previstas no artigo 95.. No prazo de quarenta dias contados da recepo de qualquer diploma do Governo para ser promulgado, o Presidente da Repblica promulga-o ou exerce o direito de veto, comunicando por escrito ao Governo o sentido de veto.

1. 2. 3. 4.

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 19 of 37

Artigo 89. (Actos do Presidente da Repblica interino) O Presidente da Repblica interino no pode praticar os actos previstos nas alneas f), g), h), i), j), k), l), m), n) e o) do artigo 86. CAPTULO III CONSELHO DE ESTADO Artigo 90. (Conselho de Estado) 1. O Conselho de Estado o rgo de consulta poltica do Presidente da Repblica, que a ele preside. 2. O Conselho de Estado integra: a) Os ex-Presidentes da Repblica que no tenham sido destitudos; b) O Presidente do Parlamento Nacional; c) O Primeiro-Ministro; d) Cinco cidados eleitos pelo Parlamento Nacional de harmonia com o princpio da representao proporcional, pelo perodo correspondente durao da legislatura, que no sejam membros de rgos de soberania; e) Cinco cidados designados pelo Presidente da Repblica, pelo perodo correspondente durao do seu mandato, que no sejam membros de rgos de soberania. Artigo 91. (Competncia, organizao e funcionamento do Conselho de Estado) 1. Compete ao Conselho de Estado: a) Pronunciar-se sobre a dissoluo do Parlamento Nacional; b) Pronunciar-se acerca da demisso do Governo; c) Pronunciar-se sobre a declarao de guerra e a feitura da paz; d) Pronunciar-se nos demais casos previstos na Constituio e, em geral, aconselhar o Presidente da Repblica no exerccio das suas funes, quando este lho solicitar. e) Elaborar o seu Regimento interno. 2. As reunies do Conselho de Estado no so pblicas. 3. A lei define a organizao e o funcionamento do Conselho de Estado. TTULO III PARLAMENTO NACIONAL CAPTULO I ESTATUTO E ELEIO Artigo 92. (Definio) O Parlamento Nacional o rgo de soberania da Repblica Democrtica de Timor-Leste, representativo de todos os cidados timorenses com poderes legislativos, de fiscalizao e de deciso poltica. Artigo 93. (Eleio e composio) O Parlamento Nacional eleito por sufrgio universal, livre, directo, igual, secreto e pessoal. O Parlamento Nacional constitudo por um mnimo de cinquenta e dois e um mximo de sessenta e cinco deputados. A lei estabelece as regras relativas aos crculos eleitorais, s condies de elegibilidade, s candidaturas e aos procedimentos eleitorais. Os Deputados do Parlamento Nacional tm um mandato de cinco anos.

1. 2. 3. 4.

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 20 of 37

Artigo 94. (Imunidades) 1. Os Deputados no respondem civil, criminal ou disciplinarmente pelos votos e opinies que emitirem no exerccio das suas funes. 2. A imunidade parlamentar pode ser levantada de acordo com as disposies do Regimento do Parlamento Nacional. CAPTULO II COMPETNCIA Artigo 95. (Competncia do Parlamento Nacional) Compete ao Parlamento Nacional legislar sobre as questes bsicas da poltica interna e externa do pas. Compete exclusivamente ao Parlamento Nacional legislar sobre: a) As fronteiras da Repblica Democrtica de Timor-Leste, nos termos do artigo 4.; b) Os limites das guas territoriais e da zona econmica exclusiva e os direitos de TimorLeste zona contgua e plataforma continental; c) Smbolos nacionais, nos termos do n. 2 do artigo 14.; d) Cidadania; e) Direitos, liberdades e garantias; f) Estado e capacidade das pessoas e direito da famlia e das sucesses; g) A diviso territorial; h) A lei eleitoral e o regime do referendo; i) Os partidos e associaes polticas; j) Estatuto dos Deputados; k) Estatuto dos titulares dos rgos do Estado; l) As bases do sistema de ensino; m) As bases do sistema de segurana social e de sade; n) A suspenso das garantias constitucionais e a declarao do estado de stio e do estado de emergncia; o) A poltica de defesa e segurana; p) A poltica fiscal; q) Regime oramental. Compete-lhe tambm: a) Ratificar a nomeao do Presidente do Supremo Tribunal de Justia e a eleio do Presidente do Tribunal Superior Administrativo, Fiscal e de Contas; b) Deliberar sobre o relatrio de actividades do Governo; c) Eleger um membro para o Conselho Superior de Magistratura Judicial e o Conselho Superior do Ministrio Pblico; d) Deliberar sobre o Plano e o Oramento do Estado e o respectivo relatrio de execuo; e) Fiscalizar a execuo oramental do Estado; f) Aprovar e denunciar acordos e ratificar tratados e convenes internacionais; g) Conceder amnistias; h) Dar assentimento deslocao do Presidente da Repblica em visita de Estado; i) Aprovar revises Constituio por maioria de dois teros dos Deputados; j) Autorizar e confirmar a declarao do estado de stio e estado de emergncia; k) Propor ao Presidente da Repblica a sujeio a referendo de questes de interesse nacional. Compete ainda ao Parlamento Nacional: a) Eleger o seu Presidente e demais membros da Mesa; b) Eleger cinco membros para o Conselho do Estado; c) Elaborar e aprovar o seu Regimento; d) Constituir a Comisso Permanente e criar as restantes comisses parlamentares.

1. 2.

3.

4.

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 21 of 37

Artigo 96. (Autorizao legislativa) 1. O Parlamento Nacional pode autorizar o Governo a legislar sobre as seguintes matrias: a) Definio de crimes, penas, medidas de segurana e respectivos pressupostos; b) Definio do processo civil e criminal; c) Organizao judiciria e estatuto dos magistrados; d) Regime geral da funo pblica, do estatuto dos funcionrios e da responsabilidade do Estado; e) Bases gerais da organizao da administrao pblica; f) Sistema monetrio; g) Sistema financeiro e bancrio; h) Definio das bases de uma poltica para a defesa do meio ambiente e o desenvolvimento sustentvel; i) Regime geral de radiodifuso, televiso e demais meios de comunicao de massas; j) Servio militar ou cvico; k) Regime geral da requisio e da expropriao por utilidade pblica; l) Meios e formas de interveno, expropriao, nacionalizao e privatizao dos meios de produo e solos por motivo de interesse pblico, bem como critrios de fixao, naqueles casos, de indemnizaes. 2. As leis de autorizao legislativa devem definir o objecto, o sentido, a extenso e a durao da autorizao, que pode ser prorrogada. 3. As leis de autorizao legislativa no podem ser utilizadas mais de uma vez e caducam com a demisso do Governo, com o termo da legislatura ou com a dissoluo do Parlamento Nacional. Artigo 97. (Iniciativa da lei) 1. A iniciativa da lei pertence: a) Aos Deputados; b) s Bancadas Parlamentares; c) Ao Governo. 2. No podem ser apresentados projectos ou propostas de lei ou de alterao que envolvam, no ano econmico em curso, aumento das despesas ou diminuio das receitas do Estado previstas no Oramento ou nos Oramentos Rectificativos. 3. Os projectos e as propostas de lei rejeitados no podem ser renovados na mesma sesso legislativa em que tiverem sido apresentados. 4. Os projectos e propostas de lei que no tiverem sido votados no carecem de ser renovados na sesso legislativa seguinte, salvo termo de legislatura. 5. As propostas de lei caducam com a demisso do Governo. Artigo 98. (Apreciao parlamentar de actos legislativos) Os diplomas legislativos do Governo, salvo os aprovados no exerccio da sua competncia legislativa exclusiva, podem ser submetidos a apreciao do Parlamento Nacional, para efeitos de cessao de vigncia ou de alterao, a requerimento de um quinto dos Deputados, nos trinta dias subsequentes publicao, descontados os perodos de suspenso do funcionamento do Parlamento Nacional. O Parlamento Nacional pode suspender, no todo ou em parte, a vigncia do diploma legislativo at sua apreciao. A suspenso caduca decorridas dez reunies plenrias sem que o Parlamento Nacional tenha apreciado o diploma. Se for aprovada a cessao da sua vigncia, o diploma deixa de vigorar desde o dia em que a resoluo for publicada no jornal oficial e no pode voltar a ser publicado no decurso da mesma sesso legislativa. Se, requerida a apreciao, o Parlamento Nacional no se tiver sobre ela pronunciado ou, havendo deliberado introduzir emendas, no tiver votado a respectiva lei at ao termo da sesso

1.

2. 3. 4. 5.

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 22 of 37

legislativa em curso, desde que decorridas quinze reunies plenrias, considerar-se- caduco o processo. CAPTULO III ORGANIZAO E FUNCIONAMENTO Artigo 99. (Legislatura) A legislatura compreende cinco sesses legislativas e cada sesso legislativa tem a durao de um ano. O perodo normal de funcionamento do Parlamento Nacional definido pelo Regimento. O Parlamento Nacional rene-se ordinariamente por convocao do seu Presidente. O Parlamento Nacional rene extraordinariamente sempre que assim for deliberado pela Comisso Permanente, requerido por um tero dos Deputados ou convocado pelo Presidente da Repblica para tratar de assuntos especficos. No caso de dissoluo, o Parlamento Nacional eleito inicia nova legislatura, cuja durao acrescida do tempo necessrio para se completar o perodo correspondente sesso legislativa em curso data da eleio. Artigo 100. (Dissoluo) O Parlamento Nacional no pode ser dissolvido nos seis meses posteriores sua eleio, no ltimo semestre do mandato do Presidente da Repblica ou durante a vigncia do estado de stio ou do estado de emergncia, sob pena de inexistncia jurdica do acto de dissoluo. A dissoluo do Parlamento Nacional no prejudica a subsistncia do mandato dos Deputados at primeira reunio do Parlamento aps as subsequentes eleies.

1. 2. 3. 4. 5.

1. 2.

Artigo 101. (Participao dos membros do Governo) 1. Os Membros do Governo tm o direito de comparecer s reunies plenrias do Parlamento Nacional e podem usar da palavra, nos termos do Regimento. 2. Haver sesses de perguntas ao Governo formuladas pelos Deputados, nos termos regimentais. 3. O Parlamento Nacional ou as suas comisses podem solicitar a participao de membros do Governo nos seus trabalhos. CAPTULO IV COMISSO PERMANENTE Artigo 102. (Comisso Permanente) 1. A Comisso Permanente funciona durante o perodo em que se encontrar dissolvido o Parlamento Nacional, nos intervalos das sesses e nos restantes casos previstos na Constituio. 2. A Comisso Permanente presidida pelo Presidente do Parlamento Nacional e composta pelos Vice-Presidentes e por Deputados indicados pelos partidos, de acordo com a respectiva representatividade no Parlamento. 3. Compete Comisso Permanente, nomeadamente: a) Acompanhar a actividade do Governo e da Administrao; b) Coordenar as actividades das comisses do Parlamento Nacional; c) Promover a convocao do Parlamento Nacional sempre que tal se mostre necessrio; d) Preparar e organizar as sesses do Parlamento Nacional; e) Dar assentimento deslocao do Presidente da Repblica nos termos do artigo 80.; f) Dirigir as relaes entre o Parlamento Nacional e os parlamentos e instituies anlogas de outros pases; g) Autorizar a declarao do estado de stio e do estado de emergncia.

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE TTULO IV GOVERNO CAPTULO I DEFINIO E ESTRUTURA

Page 23 of 37

Artigo 103. (Definio) O Governo o rgo de soberania responsvel pela conduo e execuo da poltica geral do pas e o rgo superior da Administrao Pblica. Artigo 104. (Composio) 1. O Governo constitudo pelo Primeiro-Ministro, pelos Ministros e pelos Secretrios de Estado. 2. O Governo pode incluir um ou mais Vice-Primeiro-Ministros e Vice-Ministros. 3. O nmero, as designaes e as atribuies dos ministrios e secretarias de Estado so definidos por diploma legislativo do Governo. Artigo 105. (Conselho de Ministros) 1. O Conselho de Ministros constitudo pelo Primeiro-Ministro, pelos Vice-Primeiro-Ministros, se os houver, e pelos Ministros. 2. O Conselho de Ministros convocado e presidido pelo Primeiro-Ministro. 3. Podem ser convocados para participar nas reunies do Conselho de Ministros, sem direito a voto, os Vice-Ministros, se os houver, e os Secretrios de Estado. CAPTULO II FORMAO E RESPONSABILIDADE Artigo 106. (Nomeao) 1. O Primeiro-Ministro indigitado pelo partido mais votado ou pela aliana de partidos com maioria parlamentar e nomeado pelo Presidente da Repblica, ouvidos os partidos polticos representados no Parlamento Nacional. 2. Os restantes membros do Governo so nomeados pelo Presidente da Repblica, sob proposta do Primeiro-Ministro. Artigo 107. (Responsabilidade do Governo) O Governo responde perante o Presidente da Repblica e o Parlamento Nacional pela conduo e execuo da poltica interna e externa, nos termos da Constituio e da lei. Artigo 108. (Programa do Governo) 1. Nomeado o Governo, este deve elaborar o seu programa, do qual constaro os objectivos e as tarefas que se prope realizar, as medidas a adoptar e as principais orientaes polticas que pretende seguir nos domnios da actividade governamental. 2. O Primeiro-Ministro submete o programa do Governo, aprovado em Conselho de Ministros, apreciao do Parlamento Nacional, no prazo mximo de trinta dias a contar da data do incio de funes do Governo. Artigo 109. (Apreciao do programa do Governo) 1. O programa do Governo submetido apreciao do Parlamento Nacional e, se este no se encontrar em funcionamento, obrigatoriamente convocado para o efeito. file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE 2.

Page 24 of 37

O debate do programa do Governo no pode exceder cinco dias e at ao seu encerramento qualquer grupo parlamentar pode pedir a sua rejeio ou o Governo solicitar um voto de confiana. 3. A rejeio do programa do Governo exige a maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funes.

Artigo 110. (Solicitao de voto de confiana) O Governo pode solicitar ao Parlamento Nacional a aprovao de um voto de confiana sobre uma declarao de poltica geral ou sobre qualquer assunto de relevante interesse nacional. Artigo 111. (Moes de censura) O Parlamento Nacional pode votar moes de censura ao Governo sobre a execuo do seu programa ou assunto de relevante interesse nacional, por iniciativa de um quarto dos Deputados em efectividade de funes. Se a moo de censura no for aprovada, os seus signatrios no podem apresentar outra durante a mesma sesso legislativa.

1. 2.

Artigo 112. (Demisso do Governo) 1. Implicam a demisso do Governo: a) O incio da nova legislatura; b) A aceitao pelo Presidente da Repblica do pedido de demisso apresentado pelo Primeiro-Ministro; c) A morte ou impossibilidade fsica permanente do Primeiro-Ministro; d) A rejeio do programa do Governo pela segunda vez consecutiva; e) A no aprovao de um voto de confiana; f) A aprovao de uma moo de censura por uma maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funes. 2. O Presidente da Repblica s pode demitir o Primeiro-Ministro nos casos previstos no nmero anterior e quando se mostre necessrio para assegurar o normal funcionamento das instituies democrticas, ouvido o Conselho de Estado. Artigo 113. (Responsabilidade criminal dos membros do Governo) 1. O membro do Governo acusado definitivamente por um crime punvel com pena de priso superior a dois anos suspenso das suas funes, para efeitos de prosseguimento dos autos. 2. Em caso de acusao definitiva por crime punvel com pena de priso at dois anos, caber ao Parlamento Nacional decidir se o membro do Governo deve ou no ser suspenso, para os mesmos efeitos. Artigo 114. (Imunidades dos membros do Governo) Nenhum membro do Governo pode ser detido ou preso sem autorizao do Parlamento Nacional, salvo por crime a que corresponda pena de priso cujo limite mximo seja superior a dois anos e em flagrante delito. CAPTULO III COMPETNCIA Artigo 115. (Competncia do Governo) 1. Compete ao Governo: a) Definir e executar a poltica geral do pas, obtida a sua aprovao no Parlamento Nacional; file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 25 of 37

b) Garantir o gozo dos direitos e liberdades fundamentais aos cidados; c) Assegurar a ordem pblica e a disciplina social; d) Preparar o Plano e o Oramento Geral do Estado e execut-los depois de aprovados pelo Parlamento Nacional; e) Regulamentar a actividade econmica e a dos sectores sociais; f) Preparar e negociar tratados e acordos e celebrar, aprovar, aderir e denunciar acordos internacionais que no sejam da competncia do Parlamento Nacional ou do Presidente da Repblica; g) Definir e executar a poltica externa do pas; h) Assegurar a representao da Repblica Democrtica de Timor-Leste nas relaes internacionais; i) Dirigir os sectores sociais e econmicos do Estado; j) Dirigir a poltica laboral e de segurana social; k) Garantir a defesa e consolidao do domnio pblico e do patrimnio do Estado; l) Dirigir e coordenar as actividades dos ministrios e restantes instituies subordinadas ao Conselho de Ministros; m) Promover o desenvolvimento do sector cooperativo e o apoio produo familiar; n) Apoiar o exerccio da iniciativa econmica privada; o) Praticar os actos e tomar as providncias necessrias ao desenvolvimento econmico-social e satisfao das necessidades da comunidade timorense; p) Exercer quaisquer outras competncias que lhe sejam atribudas pela Constituio ou pela lei. 2. Compete ainda ao Governo relativamente a outros rgos: a) Apresentar propostas de lei e de resoluo ao Parlamento Nacional; b) Propor ao Presidente da Repblica a declarao de guerra ou a feitura da paz; c) Propor ao Presidente da Repblica a declarao do estado de stio ou do estado de emergncia; d) Propor ao Presidente da Repblica a sujeio a referendo de questes de relevante interesse nacional; e) Propor ao Presidente da Repblica a nomeao de embaixadores, representantes permanentes e enviados extraordinrios. 3. da exclusiva competncia legislativa do Governo a matria respeitante sua prpria organizao e funcionamento, bem como da administrao directa e indirecta do Estado. Artigo 116. (Competncia do Conselho de Ministros) Compete ao Conselho de Ministros: a) Definir as linhas gerais da poltica governamental, bem como as da sua execuo; b) Deliberar sobre o pedido de voto de confiana ao Parlamento Nacional; c) Aprovar as propostas de lei e de resoluo; d) Aprovar os diplomas legislativos, bem como os acordos internacionais no submetidos ao Parlamento Nacional; e) Aprovar os actos do Governo que envolvam aumento ou diminuio das receitas ou despesas pblicas; f) Aprovar os planos. Artigo 117. (Competncia dos membros do Governo) Compete ao Primeiro-Ministro: a) Chefiar o Governo; b) Presidir ao Conselho de Ministros; c) Dirigir e orientar a poltica geral do Governo e coordenar a aco de todos os Ministros, sem prejuzo da responsabilidade directa de cada um pelos respectivos departamentos governamentais; d) Informar o Presidente da Repblica sobre os assuntos relativos poltica interna e

1.

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 26 of 37

externa do Governo; e) Exercer as demais funes atribudas pela Constituio e pela lei. 2. Compete aos Ministros: a) Executar a poltica definida para os seus ministrios; b) Assegurar as relaes entre o Governo e os demais rgos do Estado, no mbito do respectivo ministrio. 3. Os diplomas legislativos do Governo so assinados pelo Primeiro-Ministro e pelos Ministros competentes em razo da matria. TTULO V TRIBUNAIS CAPTULO I TRIBUNAIS E MAGISTRATURA JUDICIAL Artigo 118. (Funo jurisdicional) 1. Os tribunais so rgos de soberania com competncia para administrar a justia em nome do povo. 2. No exerccio das suas funes, os tribunais tm direito coadjuvao das outras autoridades. 3. As decises dos tribunais so de cumprimento obrigatrio e prevalecem sobre todas as decises de quaisquer autoridades. Artigo 119. (Independncia) Os tribunais so independentes e apenas esto sujeitos Constituio e lei. Artigo 120. (Apreciao de inconstitucionalidade) Os Tribunais no podem aplicar normas contrrias Constituio ou aos princpios nela consagrados. Artigo 121. (Juzes) 1. A funo jurisdicional exclusiva dos juzes, investidos nos termos da lei. 2. No exerccio das suas funes, os juzes so independentes e apenas devem obedincia Constituio, lei e sua conscincia. 3. Os juzes so inamovveis, no podendo ser suspensos, transferidos, aposentados ou demitidos, seno nos termos da lei. 4. Para a garantia da sua independncia os juzes no podem ser responsabilizados pelos seus julgamentos e decises, salvo nos casos previstos na lei. 5. A lei regula a organizao judiciria e o estatuto dos magistrados judiciais. Artigo 122. (Exclusividade) Os juzes em exerccio no podem desempenhar qualquer outra funo pblica ou privada, exceptuada a actividade docente ou de investigao cientfica de natureza jurdica, nos termos da lei. Artigo 123. (Categorias de tribunais) 1. Na Repblica Democrtica de Timor-Leste existem as seguintes categorias de tribunais: a) Supremo Tribunal de Justia e outros tribunais judiciais; b) Tribunal Superior Administrativo, Fiscal e de Contas e tribunais administrativos de primeira instncia; c) Tribunais militares. file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE 2.

Page 27 of 37

So proibidos tribunais de excepo e no haver tribunais especiais para o julgamento de determinadas categorias de crime. 3. Podem existir tribunais martimos e arbitrais. 4. A lei determina a constituio, a organizao e o funcionamento dos tribunais previstos nos nmeros anteriores. 5. A lei pode institucionalizar instrumentos e formas de composio no jurisdicional de conflitos. Artigo 124. (Supremo Tribunal de Justia) 1. O Supremo Tribunal de Justia o mais alto rgo da hierarquia dos tribunais judiciais e o garante da aplicao uniforme da lei, com jurisdio em todo o territrio nacional. 2. Ao Supremo Tribunal de Justia compete tambm administrar justia em matrias de natureza jurdico-constitucional e eleitoral. 3. O Presidente do Supremo Tribunal de Justia nomeado para um mandato de quatro anos pelo Presidente da Repblica, de entre os juzes do Supremo Tribunal de Justia. Artigo 125. (Funcionamento e composio) 1. O Supremo Tribunal de Justia funciona: a) Em seces, como tribunal de primeira instncia, nos casos previstos na lei; b) Em plenrio, como tribunal de segunda e nica instncia, nos casos expressamente previstos por lei. 2. O Supremo Tribunal de Justia composto por juzes de carreira, por magistrados do Ministrio Pblico ou por juristas de reconhecido mrito, em nmero a ser estabelecido por lei, sendo: a) Um eleito pelo Parlamento Nacional; b) E os demais designados pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial. Artigo 126. (Competncia constitucional e eleitoral) 1. Ao Supremo Tribunal de Justia compete, no domnio das questes jurdico-constitucionais: a) Apreciar e declarar a inconstitucionalidade e ilegalidade dos actos legislativos e normativos dos rgos do Estado; b) Verificar previamente a constitucionalidade e a legalidade dos diplomas legislativos e dos referendos; c) Verificar a inconstitucionalidade por omisso; d) Decidir, em sede de recurso, sobre a desaplicao de normas consideradas inconstitucionais pelos tribunais de instncia; e) Verificar a legalidade da constituio de partidos polticos e suas coligaes e ordenar o seu registo ou extino, nos termos da Constituio e da lei; f) Exercer todas as outras competncias que lhe sejam atribudas na Constituio ou na lei. 2. No domnio especfico das eleies, cabe ao Supremo Tribunal de Justia: a) Verificar os requisitos legais exigidos para as candidaturas a Presidente da Repblica; b) Julgar em ltima instncia a regularidade e validade dos actos do processo eleitoral, nos termos da lei respectiva; c) Validar e proclamar os resultados do processo eleitoral. Artigo 127. (Elegibilidade) 1. S podem ser membros do Supremo Tribunal de Justia juzes de carreira, magistrados do Ministrio Pblico ou juristas de reconhecido mrito que sejam cidados nacionais. 2. Alm dos requisitos referidos no numero anterior, a lei pode definir outros. Artigo 128. (Conselho Superior da Magistratura Judicial) 1. O Conselho Superior da Magistratura Judicial o rgo de gesto e disciplina dos magistrados file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 28 of 37

judiciais, a quem compete a nomeao, colocao, transferncia e promoo de juzes. 2. O Conselho Superior da Magistratura Judicial presidido pelo Juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justia e composto pelos seguintes vogais: a) Um designado pelo Presidente da Repblica; b) Um eleito pelo Parlamento Nacional; c) Um designado pelo Governo; d) Um eleito pelos magistrados judiciais de entre os seus pares. 3. A lei regula a competncia, a organizao e o funcionamento do Conselho Superior da Magistratura Judicial. Artigo 129. (Tribunal Superior Administrativo, Fiscal e de Contas) O Tribunal Superior Administrativo, Fiscal e de Contas o rgo superior da hierarquia dos tribunais administrativos, fiscais e de contas, sem prejuzo da competncia prpria do Supremo Tribunal de Justia. O Presidente do Tribunal Superior Administrativo, Fiscal e de Contas eleito para um mandato de quatro anos de entre e pelos respectivos juzes. Compete ao Tribunal Superior Administrativo, Fiscal e de Contas, como instncia nica, a fiscalizao da legalidade das despesas pblicas e o julgamento das contas do Estado. Compete ao Tribunal Superior Administrativo, Fiscal e de Contas e aos tribunais administrativos e fiscais de primeira instncia: a) Julgar as aces que tenham por objecto litgios emergentes das relaes jurdicas administrativas e fiscais; b) Julgar os recursos contenciosos interpostos das decises dos rgos do Estado e dos seus agentes; c) Exercer as demais competncias atribudas por lei.

1. 2. 3. 4.

Artigo 130. (Tribunais Militares) 1. Compete aos tribunais militares julgar em primeira instncia os crimes de natureza militar. 2. A competncia, a organizao, a composio e o funcionamento dos tribunais militares so estabelecidos por lei. Artigo 131. (Audincias dos tribunais) As audincias dos tribunais so pblicas, salvo quando o prprio tribunal decidir o contrrio, em despacho fundamentado, para salvaguarda da dignidade das pessoas, da moral pblica e da segurana nacional ou para garantir o seu normal funcionamento. CAPTULO II MINISTRIO PBLICO Artigo 132. (Funes e estatuto) O Ministrio Pblico representa o Estado, exerce a aco penal, assegura a defesa dos menores, ausentes e incapazes, defende a legalidade democrtica e promove o cumprimento da lei. O Ministrio Pblico constitui uma magistratura hierarquicamente organizada, subordinada ao Procurador-Geral da Repblica. No exerccio das suas funes, os magistrados do Ministrio Pblico esto sujeitos a critrios de legalidade, objectividade, iseno e obedincia s directivas e ordens previstas na lei. O Ministrio Pblico goza de estatuto prprio, no podendo os seus agentes ser transferidos, suspensos, aposentados ou demitidos seno nos casos previstos na lei. A nomeao, colocao, transferncia e promoo dos agentes do Ministrio Pblico e o exerccio da aco disciplinar competem Procuradoria-Geral da Repblica.

1. 2. 3. 4. 5.

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 29 of 37

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Artigo 133. (Procuradoria-Geral da Repblica) A Procuradoria-Geral da Repblica o rgo superior do Ministrio Pblico, com a composio e a competncia definidas na lei. A Procuradoria-Geral da Repblica dirigida pelo Procurador-Geral da Repblica, o qual substitudo nas suas ausncias e impedimentos nos termos da lei. O Procurador-Geral da Repblica nomeado para um mandato de quatro anos pelo Presidente da Repblica, nos termos fixados na lei. O Procurador-Geral da Repblica responde perante o Chefe do Estado e presta informao anual ao Parlamento Nacional. O Procurador-Geral da Repblica deve solicitar ao Supremo Tribunal de Justia a declarao de inconstitucionalidade com fora obrigatria geral de norma que haja sido julgada inconstitucional em trs casos concretos. Os Adjuntos do Procurador-Geral da Repblica so nomeados, demitidos e exonerados pelo Presidente da Repblica, ouvido o Conselho Superior do Ministrio Pblico.

Artigo 134. (Conselho Superior do Ministrio Pblico) 1. O Conselho Superior do Ministrio Pblico parte integrante da Procuradoria-Geral da Repblica. 2. O Conselho Superior do Ministrio Pblico presidido pelo Procurador-Geral da Repblica e composto pelos seguintes vogais: a) Um designado pelo Presidente da Repblica; b) Um eleito pelo Parlamento Nacional; c) Um designado pelo Governo; d) Um eleito pelos magistrados do Ministrio Pblico de entre os seus pares. 3. A lei regula a competncia, a organizao e o funcionamento do Conselho Superior do Ministrio Pblico. CAPTULO III ADVOCACIA Artigo 135. (Advogados) 1. O exerccio da assistncia jurdica e judiciria de interesse social, devendo os advogados e defensores nortear-se por este princpio. 2. Os advogados e defensores tm por funo principal contribuir para a boa administrao da justia e a salvaguarda dos direitos e legtimos interesses dos cidados. 3. O exerccio da advocacia regulado por lei. Artigo 136. (Garantias no exerccio da advocacia) 1. O Estado deve garantir, nos termos da lei, a inviolabilidade dos documentos respeitantes ao exerccio da profisso de advogado, no sendo admissveis buscas, apreenses, arrolamentos e outras diligncias judiciais sem a presena do magistrado judicial competente e, sempre que possvel, do advogado em questo. 2. Os advogados tm o direito de comunicar pessoalmente e com garantias de confidencialidade com os seus clientes, especialmente se estes se encontrarem detidos ou presos em estabelecimentos civis ou militares TTULO VI ADMNISTRAO PBLICA Artigo 137. (Princpios gerais da Administrao Pblica) file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 30 of 37

1. A Administrao Pblica visa a prossecuo do interesse pblico, no respeito pelos direitos e interesses legtimos dos cidados e das instituies constitucionais. 2. A Administrao Pblica estruturada de modo a evitar a burocratizao, aproximar os servios das populaes e assegurar a participao dos interessados na sua gesto efectiva. 3. A lei estabelece os direitos e garantias dos administrados, designadamente contra actos que lesem os seus direitos e interesses legtimos. PARTE IV ORGANIZAO ECONMICA E FINANCEIRA TTULO I PRINCPIOS GERAIS Artigo 138. (Organizao econmica) A organizao econmica de Timor-Leste assenta na conjugao das formas comunitrias com a liberdade de iniciativa e gesto empresarial e na coexistncia do sector pblico, do sector privado e do sector cooperativo e social de propriedade dos meios de produo. Artigo 139. (Recursos naturais) 1. Os recursos do solo, do subsolo, das guas territoriais, da plataforma continental e da zona econmica exclusiva, que so vitais para a economia, so propriedade do Estado e devem ser utilizados de uma forma justa e igualitria, de acordo com o interesse nacional. 2. As condies de aproveitamento dos recursos naturais referidas no nmero anterior devem servir para a constituio de reservas financeiras obrigatrias, nos termos da lei. 3. O aproveitamento dos recursos naturais deve manter o equilbrio ecolgico e evitar a destruio de ecossistemas. Artigo 140. (Investimentos) O Estado deve promover os investimentos nacionais e criar condies para atrair investimentos estrangeiros, tendo em conta os interesses nacionais, nos termos da lei. Artigo 141. (Terras) So regulados por lei a propriedade, o uso e a posse til das terras, como um dos factores de produo econmica. TTULO II SISTEMA FINANCEIRO E FISCAL Artigo 142. (Sistema financeiro) O sistema financeiro estruturado por lei de modo a garantir a formao, captao e segurana das poupanas, bem como a aplicao dos meios financeiros necessrios ao desenvolvimento econmico e social. Artigo 143. (Banco central) 1. O Estado deve criar um banco central nacional co-responsvel pela definio e execuo da poltica monetria e financeira. 2. A lei define as funes e a relao entre o banco central, o Parlamento Nacional e o Governo, salvaguardando a autonomia de gesto da instituio financeira. 3. O banco central tem a competncia exclusiva de emisso da moeda nacional. file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 31 of 37

Artigo 144. (Sistema fiscal) 1. O Estado deve criar um sistema fiscal que satisfaa as necessidades financeiras e contribua para a justa repartio da riqueza e dos rendimentos nacionais. 2. Os impostos e as taxas so criados por lei, que fixa a sua incidncia, os benefcios fiscais e as garantias dos contribuintes. Artigo 145. (Oramento Geral do Estado) 1. O Oramento Geral do Estado elaborado pelo Governo e aprovado pelo Parlamento Nacional. 2. A lei do Oramento deve prever, com base na eficincia e na eficcia, a discriminao das receitas e a discriminao das despesas, bem como evitar a existncia de dotaes ou fundos secretos. 3. A execuo do Oramento fiscalizada pelo Tribunal Superior Administrativo, Fiscal e de Contas e pelo Parlamento Nacional. PARTE V DEFESA E SEGURANA NACIONAIS Artigo 146. (Foras Armadas) 1. As foras armadas de Timor-Leste, FALINTIL-FDTL, compostas exclusivamente de cidados nacionais, so responsveis pela defesa militar da Repblica Democrtica de Timor-Leste e a sua organizao nica para todo o territrio nacional. 2. As FALINTIL-FDTL garantem a independncia nacional, a integridade territorial e a liberdade e segurana das populaes contra qualquer agresso ou ameaa externa, no respeito pela ordem constitucional. 3. As FALINTIL-FDTL so apartidrias e devem obedincia, nos termos da Constituio e das leis, aos rgos de soberania competentes, sendo-lhes vedada qualquer interveno poltica. Artigo 147. (Polcia e foras de segurana) 1. A polcia defende a legalidade democrtica e garante a segurana interna dos cidados, sendo rigorosamente apartidria. 2. A preveno criminal deve fazer-se com respeito pelos direitos humanos. 3. A lei fixa o regime da polcia e demais foras de segurana. Artigo 148. (Conselho Superior de Defesa e Segurana) 1. O Conselho Superior de Defesa e Segurana o rgo consultivo do Presidente da Repblica para assuntos relativos defesa e soberania. 2. O Conselho Superior de Defesa e Segurana presidido pelo Presidente da Repblica e deve incluir entidades civis e militares, sendo as civis representadas em maior nmero. 3. A composio, a organizao e o funcionamento do Conselho Superior de Defesa e Segurana so definidos por lei. PARTE VI GARANTIA E REVISO DA CONSTITUIO TTULO I GARANTIA DA CONSTITUIO Artigo 149. file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 32 of 37

(Fiscalizao preventiva da constitucionalidade) O Presidente da Repblica pode requerer ao Supremo Tribunal de Justia a apreciao preventiva da constitucionalidade de qualquer diploma que lhe tenha sido enviado para promulgao. 2. A apreciao preventiva da constitucionalidade pode ser requerida no prazo de vinte dias a contar da data de recepo do diploma, devendo o Supremo Tribunal de Justia pronunciar-se no prazo de vinte e cinco dias, o qual pode ser reduzido pelo Presidente da Repblica por motivo de urgncia. 3. Em caso de pronncia pela inconstitucionalidade, o Presidente da Repblica remete cpia do acrdo ao Governo ou ao Parlamento Nacional, solicitando a reformulao do diploma em conformidade com a deciso do Supremo Tribunal de Justia. 4. O veto por inconstitucionalidade do diploma do Parlamento Nacional enviado para promulgao pode ser ultrapassado nos termos do artigo 88., com as devidas adaptaes. 1. Artigo 150. (Fiscalizao abstracta da constitucionalidade) Podem requerer a declarao de inconstitucionalidade: a) O Presidente da Repblica; b) O Presidente do Parlamento Nacional; c) O Procurador-Geral da Repblica, com base na desaplicao pelos tribunais em trs casos concretos de norma julgada inconstitucional; d) O Primeiro-Ministro; e) Um quinto dos Deputados; f) O Provedor de Direitos Humanos e Justia. Artigo 151. (Inconstitucionalidade por omisso) O Presidente da Repblica, o Procurador-Geral da Repblica e o Provedor de Direitos Humanos e Justia podem requerer junto do Supremo Tribunal de Justia a verificao de inconstitucionalidade por omisso de medidas legislativas necessrias para concretizar as normas constitucionais. Artigo 152. (Fiscalizao concreta da constitucionalidade) 1. Cabe recurso para o Supremo Tribunal de Justia das decises dos tribunais: a) Que recusem a aplicao de qualquer norma com fundamento na sua inconstitucionalidade; b) Que apliquem normas cuja inconstitucionalidade tenha sido suscitada durante o processo. 2. O recurso previsto na alnea b) do nmero anterior s pode ser interposto pela parte que tenha suscitado a questo da inconstitucionalidade. 3. A lei regula o regime de admisso dos recursos. Artigo 153. (Acrdos do Supremo Tribunal de Justia) Os acrdos do Supremo Tribunal de Justia no so passveis de recurso e so publicados no jornal oficial, detendo fora obrigatria geral, nos processos de fiscalizao abstracta e concreta, quando se pronunciem no sentido da inconstitucionalidade. TTULO II REVISO DA CONSTITUIO Artigo 154. (Iniciativa e tempo de reviso) 1. A iniciativa da reviso constitucional cabe aos Deputados e s Bancadas Parlamentares. 2. O Parlamento Nacional pode rever a Constituio decorridos seis anos sobre a data da file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 33 of 37

publicao da ltima lei de reviso. 3. O prazo de seis anos para a primeira reviso constitucional conta-se a partir da data da entrada em vigor da presente Constituio. 4. O Parlamento Nacional, independentemente de qualquer prazo temporal, pode assumir poderes de reviso constitucional por maioria de quatro quintos dos Deputados em efectividade de funes. 5. As propostas de reviso devem ser depositadas no Parlamento Nacional cento e vinte dias antes do incio do debate. 6. Apresentado um projecto de reviso constitucional, nos termos do nmero anterior, quaisquer outros tero de ser apresentados no prazo de trinta dias. Artigo 155. (Aprovao e promulgao) 1. As alteraes da Constituio so aprovadas por maioria de dois teros dos deputados em efectividade de funes. 2. A Constituio, no seu novo texto, publicada conjuntamente com a lei de reviso. 3. O Presidente da Repblica no pode recusar a promulgao da lei de reviso. Artigo 156. (Limites materiais da reviso) 1. As leis de reviso constitucional tm que respeitar: a) A independncia nacional e a unidade do Estado; b) Os direitos, liberdades e garantias dos cidados; c) A forma republicana de governo; d) A separao dos poderes; e) A independncia dos Tribunais; f) O multipartidarismo e o direito de oposio democrtica; g) O sufrgio livre, universal, directo, secreto e peridico dos titulares dos rgos de soberania, bem como o sistema de representao proporcional; h) O princpio da desconcentrao e da descentralizao administrativa; i) A Bandeira Nacional; j) A data da proclamao da independncia nacional. 2. As matrias constantes das alneas c) e i) podem ser revistas atravs de referendo nacional, nos termos da lei. Artigo 157. (Limites circunstanciais da reviso) Durante o estado de stio ou de emergncia no pode ser praticado nenhum acto de reviso constitucional. PARTE VII DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Artigo 158. (Tratados, acordos e alianas) 1. A confirmao, adeso e ratificao das convenes, tratados, acordos ou alianas bilaterais ou multilaterais, anteriores entrada em vigor da Constituio, so decididas, caso a caso, pelos rgos competentes respectivos. 2. A Repblica Democrtica de Timor-Leste no fica vinculada por nenhum tratado, acordo ou aliana, celebrado anteriormente entrada em vigor da Constituio, que no seja confirmado ou ratificado ou a que no haja adeso, nos termos do n. 1. 3. A Repblica Democrtica de Timor-Leste no reconhece quaisquer actos ou contratos relativos aos recursos naturais referidos no n. 1 do artigo 139. celebrados ou praticados antes da entrada em vigor da Constituio que no sejam confirmados, subsequentemente a esta, pelos rgos competentes. file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 34 of 37

Artigo 159. (Lnguas de trabalho) A lngua indonsia e a inglesa so lnguas de trabalho em uso na administrao pblica a par das lnguas oficiais, enquanto tal se mostrar necessrio. Artigo 160. (Crimes graves) Os actos cometidos entre 25 de Abril de 1974 e 31 de Dezembro de 1999 que possam ser considerados crimes contra a humanidade, de genocdio ou de guerra so passveis de procedimento criminal junto dos tribunais nacionais ou internacionais. Artigo 161. (Apropriao ilegal de bens) A apropriao ilegal de bens mveis e imveis, anterior entrada em vigor da Constituio, considerada crime e deve ser resolvida nos termos da Constituio e da lei. Artigo 162. (Reconciliao) 1. Compete Comisso de Acolhimento, Verdade e Reconciliao o desempenho das funes a ela conferidas pelo Regulamento da UNTAET n. 2001/10. 2. As competncias, o mandato e os objectivos da Comisso podem, sempre que necessrio, ser redefinidos pelo Parlamento Nacional.

Artigo 163. (Organizao judicial transitria) 1. A instncia judicial colectiva existente em Timor-Leste, integrada por juzes nacionais e internacionais, com competncia para o julgamento dos crimes graves cometidos entre 1 de Janeiro e 25 de Outubro de 1999 mantm-se em funes pelo tempo estritamente necessrio para que sejam concludos os processos em investigao. 2. A organizao judiciria existente em Timor-Leste no momento da entrada em vigor da Constituio mantm-se em funcionamento at instalao e incio em funes do novo sistema judicirio. Artigo 164. (Competncia transitria do Supremo Tribunal de Justia) 1. Depois da entrada em funes do Supremo Tribunal de Justia e enquanto no forem criados os tribunais referidos no artigo 129., as respectivas competncias so exercidas pelo Supremo Tribunal de Justia e demais tribunais judiciais. 2. At instalao e incio de funes do Supremo Tribunal de Justia todos os poderes atribudos pela Constituio a este tribunal so exercidos pela Instncia Judicial Mxima da organizao judiciria existente em Timor-Leste. Artigo 165. (Direito anterior) So aplicveis, enquanto no forem alterados ou revogados, as leis e os regulamentos vigentes em Timor-Leste em tudo o que no se mostrar contrrio Constituio e aos princpios nela consignados. Artigo 166. (Hino Nacional) Enquanto a lei ordinria no aprovar o hino nacional nos termos do n. 2 do artigo 14., ser executada nas cerimnias nacionais a melodia Ptria, Ptria, Timor-Leste a nossa nao. Artigo 167. file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE

Page 35 of 37

(Transformao da Assembleia Constituinte) 1. A Assembleia Constituinte transforma-se em Parlamento Nacional com a entrada em vigor da Constituio da Repblica. 2. O Parlamento Nacional tem no seu primeiro mandato, excepcionalmente, oitenta e oito Deputados. 3. O Presidente da Assembleia Constituinte mantm-se em funes at que o Parlamento Nacional proceda eleio do seu Presidente, em conformidade com a Constituio. Artigo 168. (II Governo Transitrio) O Governo nomeado ao abrigo do Regulamento da UNTAET n. 2001/28 mantm-se em funes at que o primeiro Governo Constitucional seja nomeado e empossado pelo Presidente da Repblica, em conformidade com a Constituio. Artigo 169. (Eleio presidencial de 2002) O Presidente da Repblica eleito ao abrigo do Regulamento da UNTAET n. 2002/01 assume as competncias e cumpre o mandato previsto na Constituio. Artigo 170. (Entrada em vigor da Constituio) A Constituio da Repblica Democrtica de Timor-Leste entra em vigor no dia 20 de Maio de 2002. Aos 22 de Maro de 2002, a Assembleia Constituinte da Repblica Democrtica de Timor-Leste, eleita em 30 de Agosto de 2001, aprovou a presente Constituio, a qual vai ser assinada pelos seus oitenta e oito Deputados: Presidente da Assembleia Constituinte, Francisco Guterres L-Olo (Fretilin) Vice-Presidente, Francisco Xavier do Amaral (ASDT) Vice-Presidente, Arlindo Maral (PDC) Deputados ASDT Afonso Noronha Feliciano Alves Ftima Jacinto de Andrade Maria da Costa Valadares Pedro Gomes FRETILIN Adalgisa Maria Soares Ximenes Adaljiza Albertina Xavier Reis Magno Adrito de Jesus Soares file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE Alfredo da Silva Ana Maria Pessoa Pereira da Silva Pinto Antnio Cardoso Machado Antnio Cepeda Aro Ne de Jesus da Costa Amaral Armindo da Conceio Freitas Augusto da Conceio Amaral Cipriana da Costa Pereira Constncia de Jesus Elias Freitas Elizario Ferreira Flvio Maria da Silva Francisco Carlos Soares Francisco Kalbuadi Lay Francisco Lelan Francisco M.C.P. Jernimo Francisco Miranda Branco Gervsio Cardoso de Jesus da Silva Gregrio Saldanha Jacinto Maia Jacob Martins dos Reis Fernandes Janurio Soares Jernimo da Silva Joaquim Amaral Joaquim Barros Soares Joaquim dos Santos Jos Andrade da Cruz Josefa A. Pereira Soares Jos Maria Barreto Lobato Gonalves Jos Maria dos Reis Costa Jos Soares Jos Manuel da Silva Fernandes Judit Ximenes Lourdes Maria Mascarenhas Alves Luisa da Costa Madalena da Silva Manuel Sarmento Mar Alkatiri Maria Avalziza Lourdes Maria Genoveva da Costa Martins Maria Jos da Costa Maria Solana da Conceio Soares Fernandes Maria Teresa Lay Correia Maria Teresinha da Silva Viegas e Costa Mario Ferreira Miguel Soares Norberto Jos Maria do Esprito Santo Osrio Florindo Rosria Maria Corte-Real de Oliveira Rui Antnio da Cruz Vicente Soares Faria Independente Antnio da Costa Lelan

Page 36 of 37

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

CONSTITUIO DA REPBLICA DEMOCRTICA DE KOTA Clementino dos Reis Amaral Manuel Tilman PD Aquilino Ribeiro Fraga Guterres Ete Uco Eusbio Guterres, SH Samuel Mendona Ir. Mariano Sabino Lopes Assa Nami Paulo Alves Sarmento Tuloda Dr. Paulo Assis Belo Funu Mata Rui Meneses da Costa, SE Lebra PDC Antnio Ximenes PL Armando da Silva PNT Aires Francisco Cabral Aliana da Conceio Arajo PPT Ananias do Carmo Fuka Jacob Xavier PSD Fernando Dias Gusmo Leandro Isac Lucia Maria Lobato Mario Viegas Carrascalo Milena Pires Vidal de Jesus Riak Leman PST Pedro Martires da Costa UDC/PDC Vicente da Silva Guterres UDT Joo Viegas Carrascalo Quitria da Costa

Page 37 of 37

file://C:\Serra\CONSTITUIO%20DA%20REPBLICA%20DEMOCRTICA%20... 2/12/2003

Вам также может понравиться