Вы находитесь на странице: 1из 12

livro de J

A HISTRIA DE J: COMO COMEOU


J,1-1a5: rico, porm correto J,1-6 a 22: primeira serie de provaes J,2-1 a 10: segunda serie de provaes J,2-11 a 14: chegada dos 3 amigos Elifaz de Tem, Baldad de Sus e Sofar de Naamat J,3 : A queixa de J Monlogo inicial de J. Perea o dia em que nasci J,4 : PRIMEIRO DISCUR SO DE ELIFAZ A impacincia de J descabida 7-11 A justia de Deus est fora de dvida 12-21 A viso de Elifaz: com Deus no se discute J 5 1-16 A retribuio dos maus 17-27 Feliz o homem a quem Deus corrige! J,6 RESPOSTA DE J 1-13 J no consegue admitir seu sofrimento 14-30 Queixa acerca dos amigos J,7 1-11 A vida uma escravido 12-21 Acaso sou um monstro? J,8

PRIMEIRO DISCURSO DE BALDAD 1-22 Os filhos foram culpados de sua sorte


J,9

RESPOSTA DE J 1-20 No adianta disputar com Deus 21- 35Deus est acima do direito?
J,10 1-7 Estou cansado de viver 8-22 Sou tua criatura, mas qual fera me espreitas J,11

PRIMEIRO DISCUR SO DE SOFAR 1-12 Os crimes de J e a justia de Deus 13-20 J tem de se converter

RESPOSTA DE J J sabe por experincia


J, 12 1. Ento J respondeu: 2. "Como vocs so importantes! A sabedoria vai morrer junto com vocs! 3. Todavia, eu tambm tenho inteligncia, e no sou inferior a vocs. Quem no sabe tudo isso?

4. Eu me tornei motivo de zombaria para os meus amigos, eu que gritava a Deus para ter uma resposta. Zombam de mim, que sou inocente e ntegro. 5. Os que esto satisfeitos dizem: 'Desprezo para o infeliz, empurro para quem est escorregando'. 6. Enquanto isso, existe paz na tenda dos ladres e aqueles que desafiam a Deus vivem tranqilos, pensando que o tm na palma da mo. 7. Pergunte aos animais, que eles instruiro voc. Pergunte s aves do cu, que elas o informaro. 8. Pergunte aos rpteis do cho, que eles lhe daro lies. Os peixes do mar lhe contaro tudo isso. 9. Entre todos esses seres, quem no sabe que foi a mo de Jav que fez tudo isso? 10. Nas mos dele est a vida de todos os viventes e a respirao de todo ser humano. 11. No o ouvido que distingue as palavras, e o paladar que saboreia os alimentos? 12. Por acaso, os ancios no esto destinados a ter sabedoria, e os velhos a ter prudncia? 13. Em Deus esto a sabedoria e a fora, a ele pertencem a perspiccia e a inteligncia. Deus desfaz a sabedoria humana 14. O que ele destri, ningum reconstri; se ele aprisiona, no h escapatria. 15. Se ele retm a chuva, tudo se resseca; se ele a solta, a terra se inunda. 16. Ele possui a fora e a eficcia, e dele dependem tanto o enganado como o enganador. 17. Ele torna estpidos os intelectuais, e enlouquece os juzes. 18. Despoja os reis de suas insgnias, e os amarra pela cintura com uma corda. 19. Faz os sacerdotes andar descalos, e transtorna os poderosos. 20. Tira a palavra dos oradores, e priva de sensatez os ancios. 21. Espalha desprezo sobre os aristocratas, e afrouxa o cinturo dos militares. 22. Arranca das trevas os segredos, e traz luz as coisas obscuras. 23. Engrandece as naes, e depois as arruna; desenvolve as naes, e as abandona. 24. Torna loucos os chefes de estado, e os extravia numa confuso sem sada. 25. Eles caminham s apalpadelas numa escurido lgubre, cambaleando como bbados.

Forjadores de mentiras
J, 13

1. Eu vi tudo isso com os meus prprios olhos, ouvi com os meus prprios ouvidos e compreendi: 2. o que vocs sabem, eu tambm sei. No sou inferior a vocs. 3. Contudo, eu quero acusar o Todo-poderoso, desejo discutir com Deus. 4. Vocs so apenas manipuladores de mentiras, so todos meros charlates. 5. Oxal vocs ficassem calados! Seria o melhor ato de sabedoria! 6. Ouam agora a minha defesa, prestem ateno aos meus argumentos. 7. Ou vocs pretendem defender a Deus, usando mentiras e injustias? 8. Vocs querem tomar o partido de Deus e se tornarem advogados dele? 9. E se ele examinasse vocs? Ser que o enganariam como se engana a um homem? 10. Se vocs forem parciais secretamente, ele os reprovar com severidade. 11. A majestade dele no lhes d medo? O terror dele no cai sobre vocs? 12. As lies que vocs aprenderam so cinzas, e suas defesas so de barro.

J arrisca tudo
13. Calem-se, que agora sou eu que vou falar. Agora eu vou falar, acontea o que acontecer. 14. Vou arriscar tudo, vou jogar com minha prpria vida. 15. Ainda que ele queira me matar, no me importo; diante dele vou defender o meu comportamento. 16. Para mim isso j seria uma vitria, porque nenhum hipcrita pode apresentar-se diante dele. 17. Escutem bem as minhas palavras, prestem ateno ao que vou declarar: 18. Eu preparei a minha defesa, e sei que sou inocente. 19. Algum quer discutir comigo? Calar agora, seria morrer. 20. Assegura-me, Deus, duas coisas apenas, e eu no me esconderei de tua presena: 21. afasta de mim a tua mo e no me amedrontes com o teu terror. 22. Depois, podes me acusar, e eu te responderei. Ou ento falarei primeiro, e tu me responders depois. 23. Quantas so as minhas culpas e os meus pecados? Mostra-me as minhas transgresses e os meus pecados. 24. Por que escondes o teu rosto, e me tratas como teu inimigo? 25. Por que assustas uma folha que o vento carrega, e persegues uma palha seca? 26. Por que rediges contra mim sentenas amargas e me obrigas a assumir os erros da minha juventude? 27. Por que colocas os meus ps no cepo, vigias todos os meus passos e examinas todas as minhas pegadas? 28. Como odre e como veste roda pela traa, se desgasta

A precariedade da vida humana

J, 14 1. o homem nascido de mulher: tem vida curta e cheia de inquietao. 2. Ele se abre como flor, e logo murcha; foge como a sombra, sem parar. 3. E tu cravas teus olhos num ser assim, e o citas para um processo contigo? 4. Mas quem pode tirar o puro do impuro? Ningum. 5. Se os dias do homem j esto contados e tu sabes o nmero de seus meses; se lhe fixaste um limite intransponvel, 6. afasta dele o teu olhar e deixa-o em paz, de modo que ele possa usufruir do seu salrio como um empregado. 7. Uma rvore tem esperana: mesmo que a cortem, ela volta a brotar e seus ramos continuam a crescer. 8. Embora suas razes envelheam na terra e seu tronco esteja amortecido no solo, 9. ao cheiro da gua ela solta brotos e produz folhagem como planta nova. 10. O homem, porm, morre e fica inerte. Para onde vai o homem quando expira? 11. As guas do mar podem acabar, os rios podem baixar e secar, 12. mas o homem que jaz, no se levantar. O cu passar, e o homem no vai despertar, nem acordar do seu sono. 13. Oxal me guardasses escondido no tmulo, at que passasse a tua ira e marcasses um prazo para te lembrares de mim! 14. Quando morre, o homem poder talvez reviver? Eu ficaria esperando durante todos os dias do meu servio, at que chegasse a hora da mudana de turno; 15. com saudade da obra de tuas mos, tu me chamarias e eu responderia. 16. Ento tu no controlarias mais os meus passos e no vigiarias os meus pecados. 17. Fecharias num saco os meus erros e passarias cal sobre as minhas culpas. 18. A montanha se inclina e cai, a rocha se move do seu lugar, 19. a gua corre e desgasta as pedras, a enxurrada arrasta as terras, e tu destris a esperana do homem! 20. Tu o abates para sempre, e ele se vai. Desfiguras o rosto dele e o expulsas. 21. Se seus filhos sero felizes, ele no sabe; se seus filhos vo se arruinar, ele desconhece. 22. Ele s sente o tormento da prpria carne, sente o sofrimento de sua prpria alma".
SEGUNDO DISCURSO DE ELIFAZ

J impuro
J, 15 1. Elifaz de Tem tomou a palavra e disse: 2. "Por acaso um sbio responde com doutrinas falsas, ou se incha com o vento leste, 3. argumentando com razes inconsistentes ou palavras sem sentido? 4. Voc est destruindo a religio e eliminando a orao! 5. Suas culpas inspiram suas palavras, e voc usa a linguagem dos astutos. 6. Quem condena voc sua prpria boca, e no eu; so suas palavras que testemunham contra voc. 7. Por acaso foi voc o primeiro homem a nascer? Ser que voc veio ao mundo antes das colinas? 8. Por acaso voc foi admitido no conselho secreto de Deus e se apropriou da sabedoria? 9. O que sabe voc que ns no sabemos? O que entende voc que ns no entendemos? 10. Entre ns h ancios de cabelos brancos, e alguns de ns so mais velhos que o seu pai. 11. No est voc fazendo pouco caso das nossas consolaes divinas e das palavras equilibradas que dizemos a voc? 12. Como a paixo arrebata voc e como seus olhos saltam para fora, 13. quando voc joga o seu rancor contra Deus, soltando protestos com a boca! 14. Como pode o homem ser puro, como pode ser inocente quem nasceu de mulher? 15. Deus no confia nem mesmo em seus anjos, nem o cu puro aos olhos dele. 16. Quanto menos o homem detestvel e corrompido, que bebe injustia como gua!

Destino do mpio
17. Escute-me, que eu vou instruir voc. Vou contar-lhe aquilo que vi, 18. aquilo que os sbios transmitiram, sem nada ocultar, conforme receberam de seus antepassados, 19. a quem foi dado o pas, sem que nenhum estrangeiro se instalasse no meio deles. 20. O injusto vive em contnuo tormento, e poucos so os anos reservados ao tirano.

21. Gritos de terror ressoam nos ouvidos dele e, quando est em paz, assaltado pelo bandido. 22. No tem esperana de voltar das trevas, porque est destinado ao fio da espada; 23. jogado como pasto dos urubus, e sabe que sua runa iminente. O dia tenebroso 24. o apavora, a angstia e a inquietao o assaltam, como rei pronto para o ataque. 25. Porque ele estendeu a mo contra Deus e desafiou o Todo-poderoso. 26. Investiu contra ele de cabea abaixada, protegido por escudo blindado, 27. com o rosto massageado de gordura e os msculos dos rins bem ungidos. 28. Ele habitar cidades abandonadas, casas desabitadas que ameaam ruir. 29. No poder se enriquecer, e sua fortuna no vai durar, nem poder levar seus bens para o tmulo, 30. nem escapar das sombras. A chama queimar seus brotos, e o vento arrancar suas flores. 31. Que ele no confie na iluso que engana, porque a iluso ser a sua recompensa. 32. Antes do tempo, suas folhas murcharo, e seus ramos nunca mais ficaro verdes. 33. Ser como videira que deixa cair suas uvas verdes, como oliveira que perde sua florada. 34. A descendncia dos injustos estril, e o fogo devorar a tenda do homem enganador. 35. Quem concebe a maldade, d luz a desgraa, e gera no ventre a desiluso".

RESPOSTA DE J Consolaes inteis


J, 16 1. Ento J respondeu: 2. "J ouvi mil discursos semelhantes. Vocs so consoladores importunos! 3. Vocs me dizem: 'Ser que no h limite para discursos vazios? O que que leva voc a responder assim?' 4. Tambm eu seria capaz de falar como vocs, se vocs estivessem em meu lugar. Eu os afogaria com palavras, balanando a cabea contra vocs. 5. Ser que eu os confortaria com a minha boca? Ou a compaixo frearia os meus lbios?

J, alvo de inimizade

6. Mas ainda que eu fale, a minha dor no pra; ainda que eu me cale, ela no se afasta de mim. 7. Agora, porm, Deus me esgotou, e destruiu toda a minha famlia. 8. Ele se levanta como testemunha contra mim e o meu caluniador me acusa na cara. 9. A ira de Deus me ataca e me dilacera, range os dentes contra mim e crava em mim os seus olhos hostis. 10. Abrem contra mim a boca e me esbofeteiam com suas afrontas, todos em massa contra mim. 11. Deus me entrega como presa aos perversos, e me entrega na mo dos injustos. 12. Eu vivia tranqilo, e ele me esmagou. Agarrou-me pela nuca e me triturou, fazendo de mim o seu alvo. 13. Com seus arqueiros ele me rodeou, me atravessou os rins sem piedade, e derramou por terra o meu fel. 14. Abriu minha carne com mil brechas, e como guerreiro me assaltou. 15. Costurei um pano de saco, a fim de cobrir a minha pele, e mergulhei o meu rosto no p. 16. A minha face est vermelha de tanto chorar, e a sombra rodeia as minhas plpebras, 17. embora no haja violncia em minhas mos, e minha orao seja sincera.

A misteriosa testemunha
18. Terra, no cubra o meu sangue, nem o meu clamor seja abafado. 19. Desde agora tenho uma testemunha no cu, e o meu defensor est l em cima. 20. Ele interpretar as minhas queixas diante de Deus, enquanto diante de Deus os meus olhos derramam lgrimas. 21. Que ele julgue entre o homem e Deus, como se costuma fazer entre as pessoas, 22. porque o nmero limitado dos meus anos passar, e eu farei a viagem sem retorno. J, 17 1. A minha respirao se perturba, os meus dias se apagam, e o sepulcro me espera. 2. Estou cercado de zombarias e farto de provocaes. 3. Sejas tu o meu fiador diante de ti mesmo, pois nenhum outro se empenharia em ser meu fiador. 4. Tu fechaste a mente deles para o raciocnio e por isso no podero triunfar. 5. So como algum que convida os amigos para um banquete, enquanto seus prprios filhos morrem de fome.

6. Eu me tornei motivo de piada no meio do povo, algum que recebe cuspidas no rosto. 7. Meus olhos se consomem irritados, e meus membros definham como sombra. 8. Ao ver isso, os justos se espantam, e o inocente fica indignado contra o injusto. 9. Mas o justo persiste no seu caminho, e quem tem mos puras redobra a coragem. 10. Voltem-se todos, e venham, e entre vocs eu no vou encontrar nenhum sbio. 11. Os meus dias passam, e fracassam os meus projetos e os desejos do meu corao. 12. Transformam a noite em dia, e dizem que a luz est perto, quando j esto chegando as trevas. 13. No espero mais nada. O tmulo a minha casa, e nas trevas farei a minha cama. 14. Eu digo ao tmulo: 'Voc o meu pai'. E digo aos vermes: 'Vocs so minha me e minha irm'. 15. Onde est a minha esperana? Algum viu a minha esperana por a? 16. Ela descer comigo ao tmulo, quando juntos nos afundarmos no p". J 12 - Resposta de J a Sofar - Deus.
a) Voc mesmo muito hbil e sbio, mas eu no sou inferior a ti. Os homens riem daquele que ora a Deus, e zombam do justo e inocente. O violento goza de paz e segurana, e seu brao o seu deus. Agora, pergunte aos animais, e eles te daro lies, e te ensinaro que Deus fez tudo isso, e que traz nas mos o sopro de vida dos humanos. b) Deus - O ouvido distingue as palavras, e o paladar o sabor. Os cabelos brancos trazem sabedoria, e a inteligncia d longa vida. Deus tem a sabedoria, o conselho e a prudncia, e mais a inteligncia, o poder e a fora. c) O que Deus destri no ser reconstrudo. Ele conhece o que engana e o enganado. Confunde os juzes. Destrona o rei, e o faz mendigar. Abate o poderoso. Faz o sacerdote se apressar. Tira a palavra dos seguros de si, e a sabedoria dos velhos. Faz o nobre ser desprezado, e afrouxa os fortes. Revela segredos, e pe vida na morte. Torna grande uma nao, depois a destri. Tira a razo das autoridades, e os deixam perdidos sem pistas, e tontos como embriagados. J 13- J continua falando a Sofar, (pois querem que ele se diga culpado): a) Eu sei disso, e voc tambm sabe, mas eu queria mesmo, era discutir com Deus. Porque vocs so impostores, e seriam mais sbios se ficassem calados. Digo mais, vocs mentem para defender Deus, mas ele no precisa de defesa, nem de suas mentiras. Vocs so cheios de defeitos, e querem ser advogados dele. Eu quero falar, depois acontea o que acontecer.

b) Eu sei que tenho razo. Quero saber de Deus, quantos pecados cometi? E que me mostrem eles. Porque ele no vem? Esconde-se para me assustar? Eu no passo de uma folha seca levada pelo vento, e ele quer me perseguir? J 14- J fala com Deus O homem. a) O homem como a flor que nasce e morre. Uma sombra fugitiva. Ele vive pouco tempo, e cheio de misrias. E o Senhor o vigia, e o chama para ser julgado. O homem impuro, e quem o far se tornar puro? Ningum. Poucos so os seus dias, e (Deus) se afasta dele, e o deixe em paz at o dia da sua morte. b) Reencarnao Para uma rvore h esperana, pois quando cortada, ela brota. Mas o homem quando morre se deita para nunca mais levantar. Durante toda a durao dos cus, ele no despertar, e jamais sair do seu sono. Seria bom se um homem depois de morto pudesse reviver! J 15- Segundo discurso de Elifaz O homem. a) O homem sbio no fala ao vento, no usa argumentos fteis e palavras vazias. Ele respeita Deus, e no se deixa levar pelos impulsos do corao. b) O homem no puro nem justo, corrupto. Ele tem sede de injustia, e bebe dela como se fosse gua. O homem detestvel, o mal engana, e gera a infelicidade. J 16 e 17- Resposta de J a Elifaz. Voc fala assim porque no com voc, e suas palavras que so atiradas ao vento. Eu estava em paz. Deus a tirou de mim, e me reduziu a ser uma anedota para o povo. As pessoas boas e retas se espantam, e o inocente se irrita contra o mpio. Mas o justo continua o seu caminho, e redobra sua coragem. J 18- Segundo discurso de Bildad. A luz do homem mau se apaga, e a chama de seu fogo no ilumina, mas escurece. J 19- Resposta de J a Bildad Saiba que Deus que me afligi, e me cerca com sua rede. Meu escravo no me responde, minha mulher tem horror do meu hlito, sou pesado aos meus filhos, e as crianas riem de mim. J 20- Segundo discurso de Sofar O homem mau. Desde que o homem foi posto na terra, o triunfo do mau breve, e a alegria do mpio s dura um instante. O mal doce na boca, mas se transforma nas entranhas, e ele faz vomitar o que engoliu. O homem mau no goza o fruto do trabalho, porque maltratou o pobre, roubou uma casa que no construiu. E em plena abundncia, sente escassez. J 21- Resposta de J a Sofar O sucesso do homem mau.

Voc diz isto, mas o homem mau prospera, envelhece, e v seus netos prosperarem. Sua casa tranquila, sem alarmes, e a vara de Deus no o atinge. Diz a Deus: Afasta-te de mim, no quero conhecer o seu caminho. Quem o Senhor para que eu o sirva? Que vantagem tenho em fazer oraes? Contudo, longe de mim o modo de pensar dos mpios! J 22- Terceiro discurso de Elifaz Reconciliao. Reconcilia-se com Deus, pea perdo, e ser feliz. No se ache altivo. Aceita suas instrues, e as guarde, porque Deus rebaixa o orgulhoso, e socorre o que baixa os olhos.

RESUMO
RESUMO SOBRE O LIVRO DE J DA BBLIA Por que pessoas boas sofrem coisas ruins? A grande questo desta obra. A tradio judaica honra a Moiss como autor deste drama de vida. Um livro escrito em forma potica, repleto de figuras de linguagem riqussimas de beleza em sua lngua original (hebraico), mas no ficando para trs quando lido em nossa lngua portuguesa. O leitor se deleitar com a leitura e em cada captulo poder meditar e tirar suas prprias concluses sobre solues para o problema do mal. J, um homem ntegro que cultuava a Deus Por devoo, sofre inmeros castigos, os quais alega no merec-los. Era o homem mais rico da regio do Oriente. Possua muitos bens, animais, propriedades e dezenas de servos a seu dispor. Em determinado momento de sua vida, Satans com a ? permisso? de Deus, rouba-lhe toda a sua dignidade humana. Tirou-lhe, seus bens materiais, sua sade e todos os seus filhos e filhas. E ainda foi abandonado pela mulher e criticado pelos amigos. Aps ser aprovado no teste, Deus restitui tudo a J em dobro.Por que pessoas boas sofrem coisas ruins? Por que prdios so atacados por terroristas matando gente inocente? Por que pais de famlias so mortos nas esquinas de casa por ladres sem corao? Por que nascem crianas doentes? Talvez porque somos simplesmente seres humanos e no robs com programas de felicidade instalados. J era do time dos mocinhos, politicamente correto, mas no foi poupado da conseqente condio humana de livre arbtrio. Est na Terra, portanto sujeito a receber o sol, chuva, tempestades e bonanas. Ele foi acusado primeiramente por sua mulher, que o incitou a blasfemar contra e Deus e entregar-se morte; depois foi condenado por seus amigos. Que ao invs de trazerem uma palavra de conforto, tomaram uma posio divina de julgamento. Quando o ser humano sofre algum infortnio, a tendncia de seu semelhante a acus-lo da responsabilidade de seu estado, de ter recebido algum castigo. At mesmo J chegou a questionar Deus, sobre o porqu dele estar passando por tantas desgraas. Afinal, ele era um homem justo! Pobre J, as fatalidades da vida independem de nossa integridade. Devemos parar de perguntar o porqu e voltar-se ao Criador que sabe o que faz e tirar lies disso. H uma esperana no fim do tnel como aconteceu com nosso heri. Em meio a tantas calamidades e sofrimentos, J pde meditar em tudo e encontrou o caminho para se levantar das cinzas. Teve F e Humildade. Este o segredo para atravessar as desolaes da vida. F em crer que haveria um amanhecer de uma nova vida em algum tempo e lugar. Humildade em

reconhecer que precisava de Deus (cap.19:25 e 26) e somente Ele poderia reverter sua sina. No seria este a soluo para o sofrimento da humanidade?Dorcas Rosicler ______________________________________________________________________ Autor: O Livro de J no revela especificamente o nome do seu autor. Os candidatos mais provveis so J, Eli, Moiss e Salomo. Quando foi escrito: A data da autoria do Livro de J seria determinado por quem foi o seu autor. Se Moiss foi o autor, a data seria por volta de 1440 AC. Se Salomo foi o autor, a data seria em torno de 950 AC. J que no sabemos de certeza quem foi o autor, no podemos saber exatamente quando foi escrito. Propsito: O Livro de J nos ajuda a entender o seguinte: Satans no pode nos afligir com destruio fsica e financeira sem a permisso de Deus. Deus tem poder sobre o que Satans pode e no pode fazer. Isso vai alm de nossa capacidade humana de entender o porqu por trs de todo o sofrimento no mundo. Os mpios vo receber o pagamento por suas aes. Nem sempre podemos culpar o nosso sofrimento e pecado em nossos estilos de vida. Sofrimento s vezes pode ser permitido em nossas vidas para purificar, testar, ensinar ou fortalecer a alma. Deus continua a ser suficiente e a merecer e desejar o nosso amor e louvor em todas as circunstncias da vida. Versculos-chave: J 1:1: Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era J; homem ntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. J 1:21: e disse: Nu sa do ventre de minha me e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! J 38:1-2: Depois disto, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a J: Quem este que escurece os meus desgnios com palavras sem conhecimento? J 42:5-6: Eu te conhecia s de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no p e na cinza. Resumo: O livro inicia com uma cena no cu onde Satans aparece diante de Deus para acusar J. Ele insiste que J apenas serve a Deus porque o Senhor o protege. Satans pede ento pela permisso de Deus para testar a f e lealdade de J. Deus concede a Sua permisso, mas apenas dentro de certos limites. Por que os justos sofrem? Esta a pergunta feita depois que J perde sua famlia, sua riqueza e sua sade. Os trs amigos de J (Elifaz, Bildade e Zofar) aparecem para confort-lo e discutir a sua enorme srie de tragdias. Eles insistem que seu sofrimento em castigo pelo pecado em sua vida. J, no entanto, continua a ser dedicado a Deus por tudo isso e afirma que sua vida no tem sido uma de pecado. Um quarto homem, Eli, diz a J que ele precisa se humilhar e submeter ao uso de dificuldades por parte de Deus para purificar a sua vida. Finalmente, J questiona o prprio Deus e aprende lies valiosas sobre a Sua soberania e a sua necessidade de confiar totalmente no Senhor. Deus ento restabelece a sade, felicidade e prosperidade para muito alm do seu estado anterior. Prenncios: medida que J pondera a causa de sua misria, trs perguntas vieram sua mente, todas as quais so respondidas apenas em nosso Senhor Jesus Cristo. Essas

questes ocorrem no captulo 14. Primeiro, no versculo 4, J pergunta: Quem da imundcia poder tirar coisa pura? Ningum!? A pergunta de J vem de um corao que reconhece que no pode agradar a Deus ou se justificar diante dEle. Deus santo, ns no. Portanto, existe um grande abismo entre Deus e o homem que foi causado pelo pecado. Mas a resposta pergunta angustiada de J encontrada em Jesus Cristo. Ele pagou pela penalidade dos nossos pecados e trocou-a por Sua justia, tornando-nos assim aceitveis aos olhos de Deus (Hebreus 10:14, Colossenses 1:21-23, 2 Corntios 5:17). A segunda pergunta de J: O homem, porm, morre e fica prostrado; expira o homem e onde est? (Versculo 10) uma outra pergunta sobre a eternidade, vida e morte que respondida apenas em Cristo. Com Cristo, a resposta a expira o homem e onde est? vida eterna no cu. Sem Cristo, a resposta uma eternidade nas trevas onde h choro e ranger de dentes (Mateus 25:30). A terceira pergunta de J, encontrada no versculo 14, : Se um homem morre, viver outra vez? Mais uma vez, a resposta encontrada em Cristo. Ns realmente viveremos de novo se estamos nEle. E, quando este corpo corruptvel se revestir de incorruptibilidade, e o que mortal se revestir de imortalidade, ento, se cumprir a palavra que est escrita: Tragada foi a morte pela vitria. Onde est, morte, a tua vitria? Onde est, morte, o teu aguilho? (1 Corntios 15:54-55).

Вам также может понравиться