Вы находитесь на странице: 1из 5

236

A FORMAO DE PROFISSIONAIS DA SADE: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA LUZ DA PROMOO DA SADE


Anna Maria Chiesa1, Dbora Dupas Gonalves do Nascimento2, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli3, Maria Amlia Campos de Oliveira4, Maria Helena Trench Ciampone5

RESUMO: Discute-se a formao dos profissionais de sade na perspectiva da implementao das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), com enfoque na promoo da sade. Toma-se como eixo da formao o empowerment, que leva ao desenvolvimento de competncias. A integrao ensino-servio e a utilizao de metodologias ativas de ensino so apontadas como estratgias para a formao voltada para o mundo do trabalho e para as necessidades da populao, visando o aprendizado significativo. PALAVRAS-CHAVE: Promoo da sade; Aprendizagem; Educao baseada em competncia; Prtica profissional.

HEALTH PROFESSIONALS EDUCATION: A SIGNIFICANT LEARNING GUIDED BY HEALTH PROMOTION


ABSTRACT: This article discusses health professionals education oriented to the implementation of the National Curricular Guidelines by focusing on health promotion. Empowerment is the axis which enables the development of competences. In-service education and active teaching methods are also pointed out as strategies to develop a professional education related to the work process and to the populations health needs, aiming a meaningful learning experience. KEYWORDS: Health promotion; Learning; Competency-baed education; Professional practice.

LA EDUCACIN DE LOS PROFESIONALES DE SALUD: EL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO DIRIGIDO POR LA PROMOCIN DE LA SALUD
RESUMEN: Se discute la formacin de los profesionales de salud en la perspectiva de la implementacin de las Directrices Curriculares Nacionales (DCM), con enfoque en la promocin de la salud. Se toma como eje de la formacin el empowerment, que lleva al desarrollo de competencias. La integracin de la enseanza y del servicio y la utilizacin de metodologas activas de enseanza son sealadas como estrategias para la formacin hacia el mundo del trabajo y para las necesidades de salud de la poblacin, con la finalidad de llegar a un aprendizaje significativo. PALABRAS CLAVE: Promocin de la salud; Aprendizaje; Educacin basada en competencias; Prctica profesional.

Professora. Livre-docente do Departamento de Enfermagem em Sade Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de So Paulo - USP. 2 Mestranda do Programa do Ps-Graduao em Enfermagem- rea de concentrao Enfermagem em Sade Coletiva da Escola de Enfermagem da USP. Preceptora da Residncia Multiprofissional em Sade da Famlia da Casa de Sade Santa Marcelina/Faculdade Santa Marcelina/ Ministrio da Sade. Docente do Centro Universitrio So Camilo. 3 Doutoranda do Programa do Ps-Graduao em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP. Docente da Faculdade de Medicina de Marlia FAMEMA. 4 Professora Livre-docente do Departamento de Enfermagem em Sade Coletiva da Escola de Enfermagem da USP. 5 Professora Livre-Docente do Departamento de Orientao Profissional da Escola de Enfermagem da USP. Doutora em Psicologia Social.
1

Autor correspondente: Anna Maria Chiesa Av. Dr. Enas de Carvalho Aguiar, 419 05403-000 - So Paulo-SP E-mail: amchiesa@usp.br

Recebido em: 02/03/07 Aprovado em: 23/05/07

Cogitare Enferm. 2007 Abr/Jun; 12(2):236-40

237

O DESAFIO DE FORMAR PROFISSIONAIS GENERALISTAS A promoo da sade, um dos eixos estruturantes do Sistema nico de Sade (SUS), diz respeito ao fortalecimento da capacidade de indivduos e grupos sociais para intervir nos determinantes do seu processo sade-doena. A promoo envolve cinco eixos de atuao: elaborao e implementao de polticas pblicas saudveis, criao de ambientes favorveis sade, reforo da ao comunitria, desenvolvimento de habilidades pessoais, reorientao dos sistemas e dos servios de sade(1,2) . Fundada em uma concepo ampliada do processo sade-doena e seus determinantes, a promoo da sade busca articular saberes tcnicos e populares, mobilizar recursos institucionais e comunitrios, pblicos e privados, de diversos setores, para o enfrentamento e a resoluo dos problemas de sade. Nessa concepo, a populao assume um papel ativo no processo de construo das prticas sanitrias para o enfrentamento de diversos problemas e necessidades de sade. Com o movimento da Reforma Sanitria brasileira, ao longo da dcada de 80, a formulao do SUS na Constituio de 1988 e sua implantao nas duas ltimas dcadas, o sistema de sade no Brasil chegou ao sculo XXI organizado em torno da promoo e da vigilncia sade. Profissionais de sade e populao passam a ser vistos como sujeitos do processo e a doena deixa de ser o foco de observao, que se volta para o modo de vida e as condies de trabalho dos indivduos e grupos sociais, e suas repercusses no processo sade-doena. A operacionalizao dos princpios e diretrizes do SUS em um novo modelo assistencial requer novos perfis profissionais. A formao do profissional generalista requerido pelo SUS atualmente regida pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que prope, dentre outras medidas, a substituio dos currculos mnimos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduao em sade*(3). As DCN reafirmam a necessidade e o dever das Instituies de Ensino Superior (IES) em formar profissionais de sade voltados para o SUS, com a finalidade de adequar a formao em sade s necessidades de sade da populao brasileira.

* Biomedicina, cincias biolgicas, educao fsica, enfermagem, farmcia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinria, nutrio, odontologia, psicologia, servio social e terapia ocupacional.

O crescente desafio das instituies formadoras preparar profissionais para atuar nos diferentes nveis do Sistema de Sade, especialmente na Ateno Bsica, conforme preconizam as DCN, ao postular que a formao do profissional de sade deve estar em consonncia com o sistema de sade vigente no pas, o trabalho em equipe e a ateno integral sade(3). A formao do generalista requer a insero precoce aluno no mundo do trabalho e a sua atuao crtica e reflexiva para o desenvolvimento de uma viso global, integrada e crtica da sade, tendo como eixo central a promoo da sade. Currculos orientados para o desenvolvimento das competncias requeridas para o trabalho em sade no SUS devem prever oportunidades pedaggicas que assegurem aos estudantes aplicar os conhecimentos tericos e desenvolver habilidades no apenas tcnicas, mas tambm polticas e relacionais. Mudanas envolvem pessoas, valores, culturas e, especificamente no campo da sade e da educao, envolvem tambm questes ideolgicas, sociais, econmicas e histricas. Isso significa romper com antigos paradigmas, sem negar, entretanto, a historicidade das profisses, o acmulo de conhecimentos e os modelos de ateno sade existentes no pas. As mudanas na formao exigem ainda novos desenhos curriculares focados em metodologias ativas de ensino e abordagem multidisciplinar fundamentada nas cincias humanas, sociais e biolgicas. A formao inicial dos profissionais de sade, de um modo geral, no os prepara para atuar no campo da promoo sade, devido ao enfoque ainda predomenantemente biologicista, curativo, mdicocentrado e desarticulado das prticas em sade. Estudos tm evidenciado o distanciamento existente entre o ensino proposto pelas escolas e as necessidades de sade da populao. A formao no campo da sade encontra-se em crise, o ensino descontextualizado, com nfase nos contedos, sendo esses operacionalizados de uma forma tradicional. Para aproximar a formao profissional das necessidades de sade da populao necessrio superar o paradigma conteudista predominante. O desafio de formar generalistas passa pela necessidade de desenvolver novas concepes do processo sade-doena, educao, ser humano e sociedade, e novas prticas de sade, mais horizontalizadas e centradas nos processos de trabalho

Cogitare Enferm. 2007 Abr/Jun; 12(2):236-40

238

em sade. Estimular a compreenso dos determinantes do processo sade-doena e trabalhar a formao profissional a partir dos eixos da promoo da sade, valendo-se de metodologias que envolvam ativamente os sujeitos do processo ensino-aprendizagem aplicadas a situaes reais e simuladas, contribui para a atuao contextualizada, crtica e participativa do futuro profissional, voltada para a interveno nesses determinantes, o estmulo participao popular e o controle social. A promoo da sade dever ser incorporada por meio dos conceitos de empowerment , intersetorialidade, eqidade, participao popular e autonomia, entre outros, que subsidiaro a formao profissional. Neste texto, discute-se especificamente a contribuio do empowerment para a formao em sade. CONTRIBUIES DO EMPOWERMENT NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR COMPETNCIA A promoo da sade possibilita que indivduos e coletividades aumentem o controle sobre os determinantes de sade, como emprego, renda, educao, cultura, lazer e hbitos de vida, e as conseqentes repercusses sobre as formas de adoecer e morrer. Dessa forma, instrumentaliza a interveno mais eficaz e efetiva sobre os mesmos. Nessa perspectiva, cabe ao Estado a responsabilidade de reduzir as diferenas, assegurar a igualdade de oportunidades e promover os meios que permitam a todos desenvolver um melhor controle sobre o viver, adoecer e morrer. A categoria empowerment um dos eixos centrais da promoo da sade. Compreende desde uma viso de autonomia e at as relaes de poder entre as pessoas. Vem sendo aplicada em diferentes campos de conhecimento, sofrendo alteraes ao longo do tempo. Na dcada de 70, essa categoria foi influenciada pelos movimentos de auto-ajuda; nos anos 80 recebeu influncias da psicologia comunitria e, nos anos 90, recebeu aportes de movimentos sociais que buscavam afirmar o direito da cidadania em distintas esferas da vida social, entre as quais a prtica mdica, a educao em sade e o meio ambiente(4 ). No modelo tradicional de educao, o empowerment apresenta-se sob a forma de habilidades pessoais, envolvidas na construo do conhecimento

e transmitidas por aqueles que detm o saber. No campo da promoo da sade e no novo paradigma da formao dos profissionais, o empowerment visa contribuir para o fortalecimento dos sujeitos envolvidos, permitindo-lhes visualizar e enfrentar os determinantes do processo sade-doena sob uma nova viso de mundo. Profissionais de sade e populao so sujeitos do mesmo processo, pelo qual se estimula o fortalecimento de cada pessoa, individualmente e em grupos organizados. Nessa concepo, o trabalho em grupo assume especial relevncia. A abordagem grupal ainda pouco utilizada nos servios de sade, e estes ainda se mantm sob forte influncia da assistncia curativa e individualizada, pois o modelo que muitos profissionais aprenderam na escola. Um novo modelo pressupe a horizontalizao do poder, necessria e adequada para trabalhar os conceitos da promoo da sade, principalmente o empowerment, estimulando a autonomia e a construo de vnculos significativos em todas as relaes humanas, e possibilitando a visualizao macro da sociedade a partir da representao no microgrupo. As intervenes grupais possuem um carter potencializador, cooperativo e oportuno quanto possibilidade de produzir e gerir conhecimentos direcionados introduo de mudanas concretas nos micro-espaos de trabalho das instituies de sade. Isso pode se dar a partir do exerccio do pensamento e da ao crtica, aderentes a um projeto tico-poltico que avance na direo de uma sociedade que qualifique ao mximo a vida, permitindo o usofruto de bens pela maioria dos cidados. Para que um grupo seja efetivo em promover mudanas e transformaes, ele precisa ser planejado, ter objetivos determinados e estabelecer um contrato entre os participantes e seu coordenador. Este atua como mediador do grupo, dentro de um ambiente agradvel e emptico, respeitoso e tico, possibilitando a exposio e discusso entre todos, a partir de diferentes percepes e vivncias. A competncia para trabalhar grupos nesta concepo precisa ser estimulada e desenvolvida j na formao dos profissionais, visando o desenvolvimento de solidariedade e a empatia e respeito s diferenas, como alternativas de superao de todas as formas de excluso, com vistas justia e cidadania. Os grupos podem ter uma relao muito forte com a promoo da sade por meio da categoria empowerment, que horizontaliza as relaes de poder e

Cogitare Enferm. 2007 Abr/Jun; 12(2):236-40

239

possibilita a construo de competncias e habilidades para a vida em sociedade. As instituies formadoras tm um papel fundamental para o desenvolvimento de tais competncias. O ensino mais igualitrio, descentralizado, no qual o professor assume um papel de mediador do processo ensino-aprendizagem, possibilita que as diferenas pessoais sejam trabalhadas, levando em considerao o contexto de vida dos sujeitos envolvidos, em busca da eqidade de cuidado, acesso e cidadania. Um ambiente escolar estimulante e acolhedor essencial para o desenvolvimento de relaes interpessoais e atividades que proporcionem maior autonomia e viso crtica, de modo a possibilitar um aprendizado significativo, em consonncia com a promoo da sade. Para possibilitar que indivduos e grupos sob seus cuidados enfrentem ativamente suas necessidades e problemas de sade, os profissionais devem desempenhar o papel de educadores, apoiando e estimulando indivduos e grupos sociais, para que se tornem agentes da promoo e da proteo de sua sade. Para tanto, devem desencadear um processo ensino-aprendizagem no qual o ensinar e o aprender possam se efetivar de uma forma mais horizontal e no hierrquica. Nesse sentido, as pessoas precisam ser fortalecidas, empoderadas como sujeitos capazes de intervir mais em suas prprias vidas e capazes de identificar condies que afetam sua sade, aumentando assim suas possibilidades de controle sobre os determinantes de suas condies de vida e sade. Essa realidade possvel se fundada na compreenso da emancipao humana por meio do desenvolvimento do pensamento crtico e de aes que superem antigos paradigmas, bem como estruturas institucionais e ideolgicas de opresso. A categoria empowermen t possibilita o desenvolvendo da conscincia crtica e da capacidade de interveno sobre a realidade, transformando-se, neste contexto, em um ato poltico libertador que se contrape concepo bancria de educao. Adotado como concepo pedaggica, o empowerment eleva os indivduos e grupos mais excludos da sociedade condio de cidados portadores de direitos. Uma aprendizagem significativa deve estar engajada no desenvolvimento de polticas pblicas saudveis e estimular a criao de ambientes favorecedores da sade, da mudana de comportamentos que permitam a proteo do meio ambiente, a conservao de recursos naturais e o

envolvimento cada vez maior da populao em projetos de promoo da sade(5). A compreenso da educao como um processo dialgico, problematizador e inclusivo, que visa construo da conscincia crtica sobre ser e estar no mundo, deu origem a vrias tentativas de mudanas pedaggicas em diversos pases e cidades do Brasil. Essas iniciativas, em geral, esto orientadas para a elaborao de currculos integrados, orientados por competncias, articulados aos diversos setores da sociedade e desenvolvidos em ambientes propcios ao aprendizado. O foco central dessas mudanas curriculares a maior valorizao dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, sejam eles docentes, estudantes ou profissionais de servios de sade onde ocorrem as atividades de ensino prtico e o estgio curricular supervisionado. Cada um pode contribuir de maneira individualizada, muitas vezes explicitando diferenas, mas sempre na busca pedaggica de trabalhar com os estudantes as suas potencialidades no processo ensino-aprendizagem. A escola estimula o aluno a buscar e construir de maneira autnoma seu processo de aprendizagem, voltado para a realidade em que se insere, visando o desenvolvimento das competncias necessrias ao trabalho em sade. A FORMAO POR COMPETNCIAS Competncia a capacidade de utilizar diferentes recursos para solucionar com pertinncia e eficcia uma srie de situaes(6-9), mobilizando recursos cognitivos, afetivos e psicomotores. Nos anos 60 e 70, a concepo de competncia que influenciou a organizao curricular tinha fortes razes na linha comportamental (behaviorismo). Essa influncia ainda marcante na formao dos profissionais, principalmente da rea da sade. A partir dos anos 80, uma concepo mais ampliada passou a ser utilizada, a competncia dialgica, entendida como o desenvolvimento de atributos cognitivos, psicomotores e afetivos que conjuntamente demonstram diferentes modos de realizar com excelncia uma tarefa ou um trabalho profissional. Essa concepo considera a historicidade das sociedades e das pessoas que nela se inserem, em um dado momento histrico, observando o processo de transformao dos saberes, assim como os modos de produo e reproduo social que influenciam as respostas e os atributos esperados para determinada rea profissional.

Cogitare Enferm. 2007 Abr/Jun; 12(2):236-40

240

A contextualizao e a construo de significados durante o processo de aprendizagem, integrando teoria e prtica, possibilita a reflexo e a teorizao a partir da realidade prtica concreta, com o desenvolvimento de capacidades profissionais, deslocando a ateno dos contedos e das disciplinas at ento presentes em muitos currculos. Em um currculo orientado por competncia, os contedos s tm significado quando emergem da prtica e a partir da passam a ser explorados com consistncia e funcionalidade para o enfrentamento de situaes complexas e reais, construdas socialmente. O que importa no a transmisso do conhecimento acumulado, mas sim a possibilidade de ao, a capacidade de recorrer ao que se sabe para realizar o que se deseja, o que se projeta. Para que a integrao teoria-prtica acontea de maneira efetiva, necessrio que todos os envolvidos na formao (docentes, alunos e profissionais do servio) entendam e vivam a horizontalizao dos saberes, cada um desenvolvendo seu trabalho de modo a articular conhecimentos complementares, desenvolver as habilidades tcnicas e polticas, visando atender as necessidades da populao, sempre refletindo sobre suas prticas e avaliando todo o processo. Na abordagem dialgica, a construo de competncias e sua traduo curricular mostra-se uma opo consistente e estratgica para a formao de profissionais de sade orientada para as necessidades sociais. No entanto, ainda h um longo caminho a ser trilhado e contradies a serem superadas, em que pese a contribuio das atuais polticas pblicas de sade e educao que oportunizam iniciativas de mudana na formao dos profissionais da sade(10). CONSIDERAES FINAIS As atuais polticas nacionais de sade e de educao apontam para a necessidade de mudanas nos processos de formao profissional e tm estimulado e apoiado iniciativas para ampliar a responsabilidade social e a pactuao de propostas para a definio de competncias e para o desenvolvimento das diretrizes curriculares nacionais. Para fazer face aos enfrentamentos colocados pelo mundo do trabalho, essa mudana paradigmtica envolvendo as concepes de sade e educao precisa ser vivenciada durante a formao, ampliando as possibilidades de horizontalizao e democratizao

do conhecimento. Competncias e habilidades tambm precisam ser desenvolvidas pelos profissionais de sade, para que se constituam como sujeitos comprometidos com a busca de equidade do cuidado, do acesso e da cidadania. REFERNCIAS
1 Ministrio da Sade (BR). Secretaria de Polticas de Sade. Projeto Promoo da Sade. Promoo da Sade: Declarao de Alma-Ata, Carta de Otawa, Declarao de Adelaide, Declarao de Sundsvall, Declarao de Santaf e Bogot, Declarao de Jacarta, Rede de Megapases, Declarao do Mxico. Braslia; 2001. Chiesa AM. A promoo da sade como eixo estruturante do Programa de Sade da Famlia. In: Tema do 1 Seminrio Estadual O Enfermeiro no Programa de Sade da Famlia; 2000 nov. 9-15; So Paulo, SP. So Paulo: Secretaria de Estado da Sade; 2000. p. 1-7. Almeida M, Maranho E. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos universitrios da rea da sade. Londrina: Rede UNIDA; 2003. Carvalho SR. Os mltiplos sentidos da categoria empowerment no projeto de promoo sade. Cad Sade Publ. 2004;20(4):1088-95. Davine MC. Currculo integrado. In: Ministrio da Sade (BR). Coordenao Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos para o SUS. Capacitao pedaggica para instrutor/supervisor: rea da sade. Braslia; 1994. p.39-55. Hager P, Gonczi A. What is competence. Med Teach. 1996;18(1):15-8. Hernndez D. Polticas de certificacin de competencias en Amrica Latina. Bol Cinterfor 2002; (152):31-49. Disponvel em: http://www.cinterfor.org.uy/public/ spanish/region/ampro/cinterfor/publ/boletin/152/pdf/ hern.pdf. (5 Fev 2007). Perrenoud P. Construir as competncias desde a escola. Porto Alegre: Artmed; 1999. Ramos MN. A pedagogia das competncias: autonomia ou adaptao? So Paulo: Cortez; 2001.

6 7

8 9

10 Lima VV. Competncia: distintas abordagens e implicaes na formao de profissionais de sade. Interface Comun Sade Educ. 2005;9(17):369-79.

Cogitare Enferm. 2007 Abr/Jun; 12(2):236-40

Вам также может понравиться