Вы находитесь на странице: 1из 91

Boletim Tcnico

SPED FISCAL
Produto Pas(es) : : Microsiga Protheus Livros Fiscais Verso 10 Brasil

Data da publicao : Banco(s) de Dados :

06/08/12 Todos

Chamado

TDKQBO, TDOLVL, SDCE45, TDP795, TDPMIW, TDOA92, TDJBJH, SDATT6, TDORGE, TEA704, TDVTVT, TDQMCW, SDBNFT, TDMNIU, TDYU98, SDBNFT, TDGDK2, TDTNSQ, TDLIU7, TEDAZR, TEBFYS, TEDI25, TEFUIQ, TEEB41, TECFDN, TEPQO6 ,TDWFFW, TERYMO, TEVIPS, TEEZZS, TEWLJO, TFBQDN, TFDTGE.

Esta melhoria depende de execuo do update de base Implementao.

UPDFIS, conforme Procedimentos para

O projeto SPED (Sistema Pblico de Escriturao Digital) faz parte do Programa de Acelerao do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avano na informatizao da relao entre o fisco e os contribuintes. Por ser uma soluo tecnolgica que oficializa os arquivos digitais das escrituraes fiscais e contbeis dos Sistemas das empresas, reduz sensivelmente os custos com armazenamento de documentos e possibilita maior segurana, haja vista que existem padres especficos para a apresentao de cada obrigao fiscal. Por meio dele, a antes trabalhosa prestao de contas para o fisco torna-se mais simples, pois ele concentra todos os meios pelos quais o contribuinte declarar suas operaes, o que antes era feito ora por vrios meios eletrnicos distintos, ora por meios fsicos, o que onerava uma complexa estrutura para receber, processar e controlar tantas informaes. O SPED FISCAL consiste na modernizao da sistemtica atual do cumprimento das obrigaes acessrias, transmitidas pelos contribuintes s administraes tributrias e aos rgos fiscalizadores, utilizando-se da certificao digital para fins de assinatura dos documentos eletrnicos, garantindo assim a validade jurdica dos mesmos apenas na sua forma digital Com o SPED FISCAL implantado, a empresa estar dispensada de apresentar grande parte das informaes fornecidas na DIPJ (Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica) e outras obrigaes acessrias relativas a outros tributos (IPI, PIS/COFINS, etc.) no mbito federal.

CONSIDERAES
Este Boletim contm todas as informaes relacionadas ao SPED Fiscal, sendo estas dispostas em sees, que detalharo cada etapa da implementao e configurao, a fim de proporcionar a perfeita utilizao desta funcionalidade.

SEO 1 Procedimentos para Implementao .................................................................................................. 2 Atualizaes do compatibilizador ......................................................................................................................... 4 Configuraes do Menu ........................................................................................................................................ 7
SIGAFIS SPED FISCAL 1

Boletim Tcnico

SEO 2 Complementos dos Documentos Fiscais ............................................................................................. 26 SEO 3 Lanamentos da Apurao de ICMS e IPI ............................................................................................ 45 SEO 4 Procedimentos para Utilizao ........................................................................................................... 57 SEO 5 Tipos de Registros gerados .................................................................................................................. 60 Informaes Adicionais......................................................................................................................................... 90 Informaes Tcnicas ........................................................................................................................................... 91

SEO 1 PROCEDIMENTOS PARA IMPLEMENTAO


Antes de iniciar o processamento da funcionalidade SPED Fiscal, necessrio aplicar alguns compatibilizadores. importante que seja seguida a ordem apresentada neste boletim.

Antes de iniciar o processamento dos UPDATES, necessrio aplicar o pacote de Lib no qual o fonte APLIB200.PRW tenha data superior ou igual 14/07/2009. Essa atualizao encontra-se disponvel no portal do cliente.

Processando o UPDFIS:
Para que os campos e parmetros necessrios ao processamento sejam criados automaticamente, foi disponibilizado o compatibilizador UPDFIS. a) Realizar o backup da base de dados do produto que ser executado o compatibilizador (diretrio \PROTHEUS_DATA\DATA) e dos dicionrios de dados SXs (diretrio \PROTHEUS_DATA\SYSTEM). b) Os diretrios acima mencionados correspondem instalao padro do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa. c) d) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usurio deve estar utilizando o sistema. Se os dicionrios de dados possurem ndices personalizados (criados pelo usurio), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que esto identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar ndices, ir adicion-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poder sobrescrever ndices personalizados, caso no estejam identificados pelo nickname. e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

A ativao indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utiliz-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opo Integridade/Verificao (APCFG60A). ii. Se no h Integridade Referencial ativa, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estar selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, no necessrio qualquer outro procedimento de ativao ou desativao de integridade, basta finalizar a verificao e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instrues. iii. Se h Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, exibida uma mensagem na janela Verificao de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificao seja concluda, ou; iv. Se h Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que no na sua totalidade, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade est(aro) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotao para posterior consulta na reativao (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informaes quanto a um arquivo que contm essa informao). v. Nestes casos descritos nos itens iii ou iv, E SOMENTE NESTES CASOS, necessrio desativar tal integridade, selecionando a opo Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instrues. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, atravs da opo Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mos as informaes da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possua(m) ativao da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativao.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DVIDAS!

1. 2. 3.

Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDSIGAFIS no campo Programa Inicial. Clique em OK para continuar. Aps a confirmao exibida uma tela para a seleo da empresa em que o dicionrio de dados ser modificado e apresenta a janela para seleo do compatibilizador. Selecione o programa U_UPDSIGAFIS. Ao confirmar exibida uma mensagem de advertncia sobre o backup e a necessidade de sua execuo em modo exclusivo. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execuo a preparao dos arquivos. apresentada uma mensagem explicativa na tela. Em seguida, exibida a janela Atualizao concluda com o histrico (log) de todas as atualizaes processadas. Nesse log de atualizao so apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda no existem no dicionrio de dados. Clique em Gravar para salvar o histrico (log) apresentado. Clique em OK para encerrar o processamento.

4.

5.

6.

7. 8.

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Uma das etapas do IMPSPED a importao dos cdigos de lanamento publicados pela SEFAZ de cada Estado. solicitado o diretrio que contm os arquivos de lanamentos (no formato txt.) para que o Sistema possa import-los automaticamente. Portanto, o usurio deve previamente baixar estes arquivos do site do SPED e copi-los para uma pasta no servidor. importante observar que alguns estados ainda no fizeram a publicao das tabelas, sendo que para estes necessrio aguardar a liberao e processar novamente o IMPSPED, para que seja efetuada a importao. Para verificar a lista completa dos lanamentos e os estados que j publicaram os cdigos, acesse a seo de Tabelas de Cdigos no site do SPED: http://www1.receita.fazenda.gov.br/sped-fiscal/tabelas-de-codigos.htm Enquanto no for feita a liberao, os ajustes devem ser cadastrados manualmente segundo a regra publicada no item 5.1 (AJUSTES DOS SALDOS DA APURAO DO ICMS) do Ato Cotepe 09/2008. As tabelas contempladas no processo de importao so: CDO Publicada no site do SPED como Ajustes dos Saldos da Apurao do ICMS; CC6 Publicada no site do SPED como Ajustes e Informaes de Valores Provenientes de Documento Fiscal; CCK Publicada no site do SPED como Ajustes da Apurao de IPI; CDY Publicada no site do SPED como Valores Declaratrios; CE7 Tipos de Utilizao de Crdito.

Processando o UPDLOJ28:
A leitura da srie da impressora fiscal feita pelo campo N.Srie PDV (FI_SERPDV) da Tabela SFI, e do Log de Cancelamento pela tabela SLX, sendo necessria a verificao da existncia destes itens. Este compatibilizador tambm necessrio para a criao dos ndices nos arquivos Reduo Z (SFI) e Itens do Livro Fiscal (SFT) que melhoram o desempenho de gerao do arquivo Caso no existam, execute o compatibilizador U_UPDLOJ28 para cri-los. 1. 2. No Microsiga Protheus TOTVS SmartClient, campo Programa Inicial, digite U_UPDLOJ28. Clique em Ok para continuar. apresentada uma mensagem, alertando sobre a atualizao que ser efetuada na base e no dicionrio de dados. Observe: Confirme a execuo da atualizao, clique em Sim. Para finalizar o processo, clique em Ok.

3. 4.

ATUALIZAES DO COMPATIBILIZADOR
Arquivo Ordem Chave SFI 3 FI_FILIAL+FI_PDV+DTOS(FI_DTMOVTO)

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Arquivo Ordem Chave

SFT 7 FT_FILIAL + FT_TIPOMOV + FT_PDV + FT_ESPECIE + DTOS(FT_ENTRADA)

Processando o UPDLOJ40 e UPDLOJ59:


Implementada melhoria na rotina SPED Fiscal (SPEDFISCAL) com a criao do campo Situao Tributria (D2_SITTRIB), para gerao do arquivo SPEDFISCAL quando este possuir registros de Impressora Fiscal ECF gerados pelo mdulo Controle de Lojas (SIGALOJA). A alterao dividida em duas etapas: 1. Primeiramente realizada a adequao do processo: com a criao do campo Situao Tributria (D2_SITTRIB), o sistema passa a gravar a informao da situao tributria do produto que foi enviada para a impressora fiscal, a partir da data estipulada. Exemplo: F Substituio; I Isento; N No Tributado; Txxxx Tributado ICMS (xxxx o valor da alquota. No caso de 18%, gravado T1800); Sxxxx Servio ISS (xxxx o valor da alquota. No caso de 5%, gravado S0500).

Essa informao necessria para a gerao dos registros referentes Cupom Fiscal no arquivo SPEDFISCAL.

2.

Posteriormente pode ser realizada a adequao para o perodo retroativo: caso seja necessrio gerar o arquivo do SPEDFISCAL para um perodo anterior adequao, utilize o update UPDLOJ59 (vide explicao abaixo), que responsvel por alimentar esse novo campo nesse perodo, de acordo com a configurao atual da TES da venda e considerando tambm a alquota reduzida, se houver.

Portanto a partir da aplicao desse pacote, o sistema passa a gravar o campo Situao Tributria (D2_SITTRIB) do arquivo Itens da nota fiscal (SD2), e esse campo torna-se a obrigatrio para a gerao do SPEDFISCAL. Porm, para as vendas efetuadas antes da aplicao do pacote, necessrio utilizar o update UPDLOJ59 para atualizar o valor desse novo campo no perodo previamente selecionado.

Caso haja alguma alterao tributria do produto no meio do perodo fiscal, o update UPDLOJ59 no deve ser utilizado para a gravao do campo D2_SITTRIB, pois esse update tem como base a configurao da tributao (TES, Alquota reduzida) atual do produto. Por exemplo, um produto foi vendido como Tributado 18% ICMS (legenda T1800 para o ECF) e, posteriormente, o mesmo produto foi alterado para Tributado 12% ICMS (legenda T1200 para o ECF). Mesmo que esse produto tenha sido vendido na poca em que a tributao era de 18%, no momento da execuo da rotina, considerada a tributao de 12%. Confira a simulao abaixo: 5

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

10/01/10 PRODUTO A vendido como Tributado 18% 30/01/10 Alterada a TES desse produto que passa a ser vendido como Tributado 12% Ao executar o UPDLOJ59 para preenchimento do campo Situao Tributria retroativo, o registro do PRODUTO A (do dia 10/01) preenchido como Tributado 12%, pois sua configurao foi alterada, mas na verdade o produto foi vendido no ECF como Tributado 18%. Para conferncia dos registros gerados retroativamente pelo update, deve-se verificar se o contedo do campo D2_SITTRIB est gravado conforme a legenda do item impressa no cupom fiscal.

Aplicao do compatibilizador U_UPDLOJ40 para criao dos campos


1. 2. Em Microsiga Protheus TOTVS SmartClient, campo Programa Inicial, digite U_UPDLOJ40. Clique em Ok para continuar. apresentada uma mensagem, alertando sobre a atualizao que ser efetuada na base e no dicionrio de dados. Para confirmar a execuo da atualizao, clique em Sim. Para finalizar o processo, clique em Ok.

3. 4.

Aplicao do compatibilizador U_UPDLOJ59 para atualizao do novo campo no Perodo Retroativo


Esse procedimento deve ser executado apenas no perodo em que for necessrio processar o SPEDFISCAL anterior atualizao deste pacote, isto , para todos os itens de nota fiscal (SD2) que estiverem com o campo novo Situao Tributria (D2_SITTRIB) em branco. 1. 2. Em Microsiga Protheus TOTVS SmartClient, campo Programa Inicial, digite U_UPDLOJ59. Clique em Ok para continuar. apresentada uma mensagem, alertando sobre a atualizao que ser efetuada na base e no dicionrio de dados. Para confirmar a execuo da atualizao, clique em Sim. Para finalizar o processo, clique em Ok. Arquivo Campo Chave Arquivo Campo Chave SL2 (Itens do Oramento) L2_SITTRIB L2_NUM+L2_ITEM+L2_DESCRI SLR (Itens do Oramento) LR_SITTRIB LR_NUM+LR_ITEM+LR_PRODUTO

3. 4.

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Arquivo Campo Chave

SD2 (Itens da Nota Fiscal) D2_SITTRIB D2_NUM+D2_ITEM+D2_DESCRI

CONFIGURAES DO MENU
1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente/ Cadastros/ Menus e inclua, no menu do mdulo Livros Fiscais (SIGAFIS), a opo para execuo do Sped Fiscal, conforme especificao a seguir: Nome do Menu Submenu Nome da Rotina Programa Tabelas SFT, SF3, SD1, SD2, SE2, SE4, SA1, SA2, SB5, SG1, SFU, DA3, DB2, DB3, DT6, DT8, DTQ, DTR, DUD, DUY CDN CCK CDO CC6 CC8 CC9 CCA CCB CCC CCD CC4 CC5 CCE CCF CCH CDV SE1, SB1, DB1, DTC,

Miscelnea

Arq. Magnticos

SPED FISCAL

SPEDFISCAL

Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes Atualizaes

Cadastros SPED SPED SPED SPED SPED SPED SPED SPED SPED SPED SPED SPED SPED SPED SPED

Relac. Cd. ISS Aj. Manuais Apur. IPI Aj. Manuais Apur. ICMS Lanc. Apurao ICMS Ajustes Apur. ICMS Reflexo Ap. ICMS Tipo Apur. ICMS Responsab. ICMS Influncia Rec. ICMS Origem Trib. ICMS Classificao Item Classes de Consumo Informaes Compl. Processos Refer. Pases Bco. Central Inf. Adic. Da Apur

MATA963 MATA946 MATA964 MATA985 MATA986 MATA987 MATA988 MATA989 MATA973 MATA974 MATA979 MATA971 MATA966 MATA967 MATA956 MATA017

2.

Acesse o Configurador (SIGACFG), opo Ambiente/ Cadastros/ Parmetros e verifique os parmetros a seguir: Nome da Varivel Tipo MV_ESTADO Caracter SIGAFIS SPED FISCAL 7

Boletim Tcnico

Descrio Valor Padro

SP Sigla do estado da empresa usuria do Sistema, para efeito de clculo de ICMS (7%, 12% ou 18%).

Nome da Varivel Tipo Descrio Valor Padro Exemplo de contedo: T

MV_USASPED Lgico T Indica uso do SPED Fiscal.

Este parmetro deve ser preenchido com T para indicar que a Apurao de ICMS dever utilizar como base no s a tabela de Livros Fiscais (SF3), mas sim, a tabela de Lanamentos de apurao por Documento Fiscal (CDA) emitidos pelo Sistema. Vale ressaltar que este parmetro somente tem efeito na Apurao de ICMS, pois os lanamentos sero efetuados dependendo das configuraes das quais trata este boletim tcnico (tpico a seguir, 3).

Nome da Varivel Tipo Descrio Valor Padro

MV_P9SPED Lgico T Indica se os arquivos P9AUTOTEXT devem ser processados quando o parmetro MV_USASPED estiver configurado como T (True).

Nome da Varivel Tipo Descrio Valor Padro

MV_PRFSPED Caracter A ou B Define o perfil de apresentao no SPED Fiscal. Se o contedo for vazio, apresentada a pergunta de perfil no Wizard da rotina.

Este parmetro foi criado para limitar o usurio de definir o perfil. Caso o parmetro exista e esteja preenchido, o wizard do SPED Fiscal no permite ao usurio selecionar o perfil. Se o parmetro no for configurado, ou criado, a pergunta no wizard apresentada normalmente.

Nome da Varivel Tipo Descrio

MV_CONV115 Lgico F

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Valor Padro

Identifica se o contribuinte est enquadrado no Convnio de ICMS 115/03.

Este parmetro se destina apenas os prestadores de servios de comunicao e fornecedores de energia eltrica e fornecedores de gs canalizado.

Nome da Varivel Tipo Descrio Valor Padro

MV_SUBTRIB Caracter <definido pelo cliente> Este parmetro deve conter a inscrio estadual do contribuinte no estado em que houver substituio tributria.

Exemplo de contedo: SC123456789/RJ99999999/ (as inscries estaduais devem estar separadas por barras /)

Para os registros de histrico de alteraes cadastrais (0175 e 0205)


Nome da Varivel Tipo Descrio Valor Padro MV_HISTTAB Lgico <definido pelo cliente> Habilita (.T.) ou desabilita (.F.) o histrico das alteraes do cadastro de clientes/fornecedores/transportadoras e produtos.

Para o registro 0200 Identificao do Item


Nome da Varivel Tipo Descrio Valor Padro MV_DTINCB1 Caracter <definido pelo cliente> Determina a rotina qual o campo da tabela SB1 que contm a data de cadastro (incluso) do produto no sistema.

O contedo default deste parmetro o campo B1_DATREF.

Este parmetro tem tratamento interno na rotina atravs de uma macro-execuo, onde assume que o contedo pode ser o prprio campo da tabela Cadastro de Produto (SB1) ou a chamada de um rdmake com a regra especfica. Para uma chamada de rdmake, basta inserir em seu contedo a chamada da funo, por exemplo, CalcData().

Para o registro E210


Nome da Varivel MV_CFE210

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Tipo Descrio Exemplo

Caracter CFOPs vlidos na devoluo de notas fiscais 1410,1411,1414,1415,1660,1661,1662,2410,2411,2414,2415,2660, 2661,2662

Caso o parmetro MV_CFE210 no exista na base de dados, os CFOPs considerados sero os descritos no Guia Prtico do SPED FISCAL 1410,1411,1414,1415,1660,1661,1662,2410,2411,2414,2415,2660,2661,2662.

Nome da Varivel Tipo Descrio Exemplo

MV_CFERES Caracter CFOPs a serem considerados para o preenchimento dos valores referente Ressarcimento de ICMS-ST (Campo 05 do registro E210) 1603,2603

Caso o parmetro MV_CFERES no exista na base de dados, os CFOPs considerados sero os descritos no Guia Prtico do SPED FISCAL 1603,2603.

Nome da Varivel Tipo Descrio Contedo Exemplo

MV_CFC195 Caracter CFOP's que sero desconsiderados na gerao dos registros C195/0460 quando a TES estiver configurada com o campo F4_CODOBSE. <definido pelo cliente> 1556

Indique os CFOPs que no devem gerar os registro C195/D195 e 0460, quando a TES utilizada na operao possuir o campo Cod Observ (F4_CODOBSE) preenchido, pois o mesmo permite que a Informao Complementar seja gerada automaticamente no processamento do SPED. Caso o parmetro MV_CFC195 no exista na base de dados, no existir filtro de CFOPs para o processamento.

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_STNIEUF Caracter <definido pelo cliente> Unidades Federativas onde no necessrio ter Inscrio Estadual para recolhimento do ICMS ST. Preencher com as UF concatenadas, conforme exemplo abaixo.

10

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Exemplo

MGPR/SPRJ (de Minas Gerais para Paran, de So Paulo para Rio de Janeiro).

Este parmetro utilizado na apurao do ICMS e no SPED Fiscal. Pois o mesmo tem o objetivo de permitir que o sistema trate quando existir movimentao de ICMS-ST entre dois estados onde no existe IE. Essa necessidade surgiu a partir do acordo entre os estados de Minas Gerais e Paran, assim, para que as devolues/movimentos de ICM-ST sejam consideradas no SPED Fiscal, foi criado o parmetro acima. Aps preench-lo, gerar os documentos sem gerar a guia de recolhimento, pois ela ser gerada na apurao. Com o parmetro preenchido corretamente, e com as UF no parmetro MV_STUF, ao realizar a apurao do ICMS, o sistema gerar as guias de recolhimento e levara as informaes para o SPED Fiscal, mesmo o estado no tendo inscrio estadual (MV_SUBTRIB sem as informaes).

Para o registro 0300, 0305, 0500 e 0600


Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio MV_F9CDATF Lgico T ou F Parmetro para indicar ao processamento do bloco G do SPED Fiscal, se o cdigo do bem deve vir da tabela SF9 (PADRAO) ou da SN1 caso exista.

Parmetro utilizado como opo para utilizar o cdigo do ativo do prprio cadastro de Ativo Fixo (SN1) quando houver integrao com o mdulo de Compras (SIGACOM), caso contrrio, o cdigo da Manuteno CIAP (SF9) ser mantido.

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_SF9PDES Caracter F9_DESCRI Campo da tabela SF9 para informar a descrio do produto para gerao do registro 0300 do Sped Fiscal.

Parmetro criado para informar de qual campo da tabela Manuteno CIAP (SF9) deve-se buscar a descrio detalhada do Ativo Fixo (SN1), para gerao no campo 04 do registro 0300. Exemplo de campo a ser relacionado no parmetro MV_SF9PDES Tabela SF9 - Campo Campo Tipo Tamanho Formato Ttulo <campo a critrio do cliente> Caracter 30 @! Desc.Bem

SIGAFIS SPED FISCAL

11

Boletim Tcnico

Descrio

Descrio do bem

Sugesto para o contedo: F9_DESCRI

O parmetro MV_SPEDPLC foi removido e substitudo por um tratamento criado. O Sistema recebe as informaes das tabelas de acordo com o procedimento realizado na manuteno CIAP.

Para localizar informaes do Centro de Custo e da Conta Contbil o Sistema segue as seguintes regras: Pesquisa nas tabelas Ativo Imobilizado (SN1) e Saldos e Valores (SN3), referente integrao com Ativo; Pesquisa na tabela Itens da NF de Entrada (SD1), referente integrao com o mdulo de Compras (SIGACOM) (D1_CONTA, D1_CC); Dependendo do contedo do parmetro MV_F9CTBCC, o sistema pode pesquisar na tabela Manuteno CIAP (SF9) ou localizar na tabela Cadastro de Produto (SB1), referente Cadastro do Produto.

Caso as informaes sejam obtidas por meio da tabela SF9 de extrema importncia preencher os parmetros MV_F9CC e MV_F9PL com os campos criados manualmente. Toda a regra descrita acima ser desconsiderada caso o parmetro MV_F9SKPNF esteja preenchido com .T. (Verdadeiro), nesse caso todas as informaes inclusive Centro de Custo e Conta Contbil sero lidas da tabela SF9 a) Caso nenhuma informao seja encontrada nessas tabelas, ainda possvel configurar um Centro de Custo padro para os lanamentos, e da mesma forma com a Conta Contbil, preenchendo os parmetros MV_F9GENCC e MV_F9GENCT.

Nome da Varivel Tipo Contedo

MV_F9SKPNF Lgico .F. Tratamento para o bloco G do SPED Fiscal que indica se o sistema ir considerar as informaes da tabela SF9. Campo F9_VALICMS e campos informados nos parmetros: MV_F9CC, MV_F9PL, MV_F9FRT, MV_F9ICMST e MV_F9DIF.

Descrio

Indica se o sistema desconsidera as informaes das notas fiscais e da integrao com mdulo Ativo Fixo (SIGAATF) e busca da tabela Manuteno CIAP (SF9) todas as informaes para gerar os registros do Bloco G. Caso seja preenchido como .T. (Verdadeiro), busca da tabela Manuteno CIAP (SF9). Caso contrrio, segue o fluxo normal, podendo utilizar as tabelas Ativo Imobilizado (SN1), Saldos e Valores (SN3) ou Itens da NF de Entrada (SD1). 12 SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio Sugesto para o contedo: F9_CC

MV_F9CC Caracter <definido pelo cliente> Indicar o centro de custo.

Parmetro para armazenar o nome do campo criado pelo cliente na tabela Manuteno CIAP (SF9), responsvel por armazenar o Centro de Custo do Bem cadastrado. Exemplo de campo a ser relacionado no parmetro MV_F9CC Tabela SF9 - Campo Campo Tipo Tamanho Formato Ttulo Descrio Help Sugesto para o contedo: F9_CC <campo a critrio do cliente> Caracter 9 @! C.Custo Centro de Custo Indicar o Centro de Custo

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio Sugesto para o contedo: F9_PL

MV_F9PL Caracter <definido pelo cliente> Indicar o plano de contas.

Parmetro para armazenar o nome do campo criado pelo Cliente na tabela Manuteno CIAP (SF9), responsvel por armazenar o Plano de Contas do Bem cadastrado. Exemplo de campo a ser relacionado no parmetro MV_F9PL Tabela SF9 - Campo Campo Tipo <campo a critrio do cliente> Caracter

SIGAFIS SPED FISCAL

13

Boletim Tcnico

Tamanho Formato Ttulo Descrio Help Sugesto para o contedo: F9_PL

20 @! P.Contas Plano de Contas Indicar o Plano de Contas

Nome da Varivel Tipo Contedo

MV_F9CTBCC Caracter 1 ou 2 Parmetro utilizado para indicar ao processamento do SPED FISCAL qual o origem da Conta Contbil e o Centro de custo caso no exista a Integrao com o Mdulo de Ativo Fixo (Tabelas SN1 e SN3) ou a Nota Fiscal. Sendo possveis as opes: 1=Produto (SB1); 2=Manuteno CIAP (SF9)

Descrio

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_F9GENCC Caracter <branco> Informar o nmero do centro de custo genrico para quando o fluxo padro do sistema no encontrar no cadastro

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_F9GENCT Caracter <branco> Informar cdigo da conta contbil genrica para quando o fluxo padro do sistema no encontrar no cadastro.

Para o registro C100


Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio MV_OPSEMF Caracter <definido pelo cliente> Identifica quais os CFOPs, de entrada e sada, indicam as operaes sem frete, ou seja, que no campo 17 (Indicador do tipo de frete) preenchido com 9, conforme descrito na legislao / manual SPED.

Exemplo de contedo: 5101/6101/1101 (os CFOPs devem estar separados por barras / ).

14

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Caso o parmetro MV_OPSEMF no seja suficiente para informar todos os CFOPs necessrios, podem ser criadas seqncias que so lidas em conjunto. Exemplo: MV_OPSEMF1, MV_OPSEMF2, MV_OPSEMF3 e assim sucessivamente. Foi criado o Ponto de Entrada SPDFIS05 para o registro C100, que possibilita efetuar alterao no indicador de pagamento e indicador de frete. Para maiores detalhes sobre este ponto de entrada, consulte o TDN. Foi criado o Ponto de Entrada SPDFIS08 no registro C100, para gravar informaes no campo DT_E_S (Data da entrada ou da sada). Para maiores detalhes sobre este ponto de entrada, consulte o TDN.

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_C140TIT Caracter NF /CF / Indica os tipos de ttulos que sero desconsiderados na gerao do registro C140. (Se estiver em branco todos os ttulos sero considerados).

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_UFRESPD Caracter GO Define as UF (MV_ESTADO) que devem considerar como regime especial os movimentos de Clientes/Fornecedores optantes pelo Simples Nacional no SPED FISCAL

Para o registro Tipo D130

Somente empresas que prestam servios de transporte devem informar este registro. Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio MV_COMPFRT Caracter { , , , } Array com os cdigos de componentes que sero relacionados com registros do DT8, no seguinte formato: {FretePV,SEC/CAT,Despacho,Pedgio}.

O contedo deste parmetro deve ser um array, no formato indicado anteriormente, e em cada posio deve estar o cdigo que se refere a cada um dos valores citados. Estes cdigos so cadastrados na tabela DT8 (Componentes do Frete), que desmembra o frete separando os valores de cada componente. possvel informar mais de um cdigo que se relaciona a um mesmo componente de frete, neste caso informar os cdigos separados por barra. Exemplo: {PV, SC, DS/DP, PD} SIGAFIS SPED FISCAL 15

Boletim Tcnico

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_INTTMS Lgico F Identifica se o mdulo TMS Gesto de Transportes est integrado aos outros mdulos.

O contedo deste parmetro deve ser preenchido com: T = Se o mdulo TMS Gesto de Transportes utilizado; F = Se o mdulo TMS Gesto de Transportes no utilizado.

Para o registro Tipo D162

Somente empresas que prestam servios de transporte devem informar este registro. Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio MV_NGD162 Caracter 5359/6359 Identifica os CFOPs, que no gera registro D162.

Para o registro Tipo H010


Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio MV_AGLH010 Lgico F Indica se o SPEDFISCAL deve aglutinar a quantidade e saldo dos produtos em estoque de terceiros no reg H010.

O contedo deste parmetro deve ser preenchido com: T = Aglutina; F = No Aglutina.

Para o registro Tipo E113


Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio MV_ESTE113 Caracter Vazio Informar estados que precisam realizar a gerao do Registro E113: Informaes adicionais dos Ajustes de apurao de ICMS Identificao de Documentos Fiscais.

16

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Com este parmetro habilitado no ser realizada a gerao do Registro C197/D197.

Para o registro Tipo E240


Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio MV_ESTE240 Caracter Vazio Informar estados que precisam realizar a gerao do Registro E240: Informaes adicionais dos Ajustes de apurao de ICMS ST Identificao de Documentos Fiscais.

Com este parmetro habilitado no ser realizada a gerao do Registro C197/D197.

Para o registro Tipo G125


Nome da Varivel Tipo Contedo MV_F9ITEM Caracter <definido pelo cliente> Indica qual campo da tabela SF9 considerado para indicar o item da nota de entrada. Por padro este campo criado com contedo F9_ITEMNFE. Caso tenha necessidade, o usurio pode criar um campo na tabela SF9 atravs do configurador para informar o nmero do item de entrada e informar o novo campo neste parmetro.

Descrio

Exemplo de contedo: F9_ITEMNFE

Este parmetro atende aos casos onde o bem j havia sido gravado sem o nmero do item da Nota Fiscal de Entrada, e como a rotina no permite informar o nmero do item na alterao do bem, o Sistema causa inconsistncia no bloco G. O usurio deve criar manualmente um campo na tabela Manuteno CIAP (SF9), para indicar o item da nota de Entrada, e informar o campo F9_ITEMNFE neste parmetro. Na gerao do bloco G, para esses casos, a rotina considera o nmero do item do campo da tabela Manuteno CIAP (SF9) informado neste parmetro. Para o bem que tem o nmero do item informado corretamente no campo F9_ITEMNFE, a rotina efetua o processamento com o campo F9_ITEMNFE normalmente. O parmetro usado somente para o caso citado acima, dos bens j gravados sem o item de entrada.

Para o registro 0300 e 0305


Nome da Varivel Tipo MV_F9PROD Caracter SIGAFIS SPED FISCAL 17

Boletim Tcnico

Contedo Descrio Sugesto para o contedo: F9_PROD

<definido pelo cliente> Indicar o cdigo do produto.

Exemplo de campo a ser relacionado no parmetro MV_F9PROD Tabela SF9 Campo Campo Tipo Tamanho Formato Ttulo Descrio Help Sugesto para o contedo: F9_PROD <campo a critrio do cliente> Caracter 30 @! C.Produto Cdigo do Produto Indicar o Cdigo do Produto

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio Sugesto para o contedo: F9_ESPNF

MV_F9ESP Caracter <definido pelo cliente> Indicar a Espcie da Nota Fiscal

Exemplo de campo a ser relacionado no parmetro MV_F9ESP Tabela SF9 Campo Campo Tipo Tamanho Formato Ttulo Descrio Help Sugesto para o contedo: F9_ESP <campo a critrio do cliente> Caracter 5 @! Espcie Espcie da Nota Fiscal Indicar a Espcie da Nota Fiscal

Nome da Varivel Tipo

MV_F9FRT Caracter

18

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Contedo Descrio

<definido pelo cliente> Indica o campo da tabela SF9 (Manuteno CIAP) que dever gravar o valor do ICMS sobre Frete ou Conhecimento de Transporte na entrada do bem.

Sugesto para o contedo: F9_FRT

Tabela SF9 Campo Campo Tipo Tamanho Formato Ttulo Descrio Help <campo a critrio do cliente> Numrico 18,2 @E 999,999,999.99 Vlr. Frete Valor do ICMS sobre Frete Informar valor do ICMS sobre Frete

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_F9ICMST Caracter <definido pelo cliente> Indica o campo da tabela SF9 (Manuteno CIAP) que dever gravar o valor do ICMS da operao por Substituio Tributaria na entrada do bem.

Sugesto para o contedo: F9_ICMSST

Tabela SF9 Campo Campo Tipo Tamanho Formato Ttulo Descrio Help <campo a critrio do cliente> Numrico 18,2 @E 999,999,999.99 ICMS ST Valor do ICMS ST Informar valor do ICMS ST

Nome da Varivel Tipo Contedo

MV_F9DIF Caracter <definido pelo cliente>

SIGAFIS SPED FISCAL

19

Boletim Tcnico

Descrio Sugesto para o contedo: F9_DIFALIQ

Indica o campo da tabela SF9 (Manuteno CIAP) que dever gravar o valor do ICMS - Diferencial de Alquota na entrada do bem.

Tabela SF9 Campo Campo Tipo Tamanho Formato Ttulo Descrio Help <campo a critrio do cliente> Numrico 18,2 @E 999,999,999.99 DIF ALIQUOTA DIFERECIAL DE ALIQUOTA DIFERECIAL DE ALIQUOTA

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_CIAPDAC Caracter S ou N Indica se o frete compe a base de clculo do ICMS. O contedo desse parmetro ser utilizado quando no existir o documento atrelado ao SF9(S/N).

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_SPEDQTD Numrico 1 Parmetro utilizado para definir o tratamento da quantidade quando esta for ZERO. O contedo do parmetro ser inserido nos campos de quantidade.

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_SFRBCD2 Lgico T ou F Indica se deve calcular a reduo de base de clculo do ICMS conforme % da tabela CD2. Processamento do SPED Fiscal.

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_F9CHVNF Caracter

Campo da tabela SF9 que identifica a chave de acesso da NF-e.

20

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_CIAPVST Caracter

CFOP que tenham a escriturao usada na coluna outras para o ICMS ST (Recolhimento antecipado). Tratamento do art. 274 do RICMS.

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_F9FUNC Caracter F9_FUNCIT Indica para o SPED FISCAL qual o campo da tabela SF9 que conter a funo do bem na atividade do estabelecimento, PADRAO=F9_FUNCIT.

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_F9VLLEG Caracter <branco> Campo da tabela SF9 que indica o valor CIAP j apropriado no sistema legado. O valor que completa o lanado no F9_VALICMS quando utiliza o QTDPARC.

Este tratamento utilizado quando no for informado o valor apropriado no sistema legado. Este valor utilizado para compor o total de crdito CIAP. Ex: Ao incluir o CIAP, o campo Valor ICMS (F9_VALICMS) R$300,00 o Nm.Parc. (QTDPARC) 30 e o Saldo Parc. (SLDPARC) 30, portanto o crdito CIAP para as 30 parcelas restante +/- R$10,00, porm NO se tem o valor total do CIAP, o que se refere as 18 parcelas j apropriadas no outro sistema. Este campo a ser informado no parmetro MV_F9VLLEG deve representar o restante, que neste caso ter de ser R$180,00 dando um total de credito de R$480,00 em 48 parcelas.

Para os Complementos dos Documentos Fiscais


Para que o Sistema possa identificar quais grupos devem ser considerados para os complementos de Veculos Automotores, Armas de Fogo, Combustveis e Medicamentos, necessrio preencher os seguintes parmetros: Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio Exemplo MV_VEICNV Caracter Grupo/Grupo/Grupo/ Grupos de produtos, separados por '/', que identificam operaes com veculos automotores novos. 0026/0027/0028/ SIGAFIS SPED FISCAL 21

Boletim Tcnico

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio Exemplo

MV_ARMFOG Caracter Grupo/Grupo/Grupo/ Grupos de produtos, separados por '/', que identificam operaes com armas de fogo. 0010/0011/0012/

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio Exemplo

MV_COMBUS Caracter Grupo/Grupo/Grupo/ Grupos de produtos, separados por '/', que identificam operaes com combustveis. 0020/0021/0022/

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio Exemplo

MV_MEDICA Caracter Grupo/Grupo/Grupo/ Grupos de produtos, separados por '/', que identificam operaes com medicamentos. 0023/0024/0025/

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_ATUCOMP Lgico .F. Indica se usar atualizao automtica para os Complementos dos Documentos Fiscais do SPED.

O parmetro MV_ATUCOMP deve ser configurado para que seja possvel utilizar o Ponto de Entrada MATUCOMP.

PARMETRO GERAL
Nome da Varivel Tipo Contedo MV_REGSPED Caracter C110/

22

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Descrio

Indica os registros do SPED Fiscal que no devem ser gerados. (Se estiver em branco todos os ttulos sero considerados).

O parmetro MV_SPEDNAT utilizado para definir o caminho percorrido pelo Sistema para buscar a descrio da natureza de operao.

Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio

MV_SPEDNAT Lgico F Configurar referente descrio da Natureza da operao. T = Descrio da tabela 13 do SX5 ou F = Descrio do campo TXT Padro (F4_TEXTO).

Nome da Varivel Tipo

MV_RESF3FT Lgico .T. = Indica que sero consideradas as informaes da tabela SFT, ou seja, item a item dos Livros Fiscais. .F.= Indica que sero consideradas as informaes da tabela SF3, ou seja, com as informaes aglutinadas. Indica se, na apurao de ICMS-ST, as informaes sero consideradas da tabela SF3 (Livros Fiscais) ou da tabela SFT (Itens Livros Fiscais) para o campo Crd./Db. Substituio tributria (CREDST).

Contedo

Descrio

Este parmetro foi criado para que seja possvel, na mesma Nota Fiscal, haver dois ou mais itens de produtos com ST, com os campos Crd./Db. Substituio tributria diferente. Este campo no faz parte da chave principal, portanto os itens podem ser aglutinados considerando a informao somente do primeiro item referente a este campo.

Para o Registro Tipo D190


Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio MV_STFRETE Lgico .F. Para notas fiscais de servio o primeiro caractere do cdigo do Cd. da Sit. Trib. (CST_ICMS) dever ser igual a 0 (zero).

Efetuada a criao do parmetro MV_STFRETE para definir se o campo Cd. Situao Tributria das notas de conhecimento de frete considerado do Cadastro de Produtos, campo Origem (B1_ORIGEM), ou se iniciar em 0 mesmo sendo uma importao.

SIGAFIS SPED FISCAL

23

Boletim Tcnico

Informaes Complementares para Cupom Fiscal


Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio Exemplo MV_LJSPED Caracter Cdigo da Tabela CCE Cupom Fiscal Referenciado contm o cdigo do cadastramento do registro de informaes complementares para os cupons referenciados. 000001

O parmetro MV_LJSPED gera as informaes complementares para as notas sobre cupons e notas de devoluo emitidas pelo mdulo SIGALOJA. Efetue o cadastramento dos cupons referenciados na tabela Informaes complementares (CCE), e adicione o cdigo desse registro no contedo do parmetro MV_LJSPED. Ao informar esses dados o sistema gera o registro C110, com base no Registro informado da Tabela (CCE).

Para o Registro Tipo 1100 / 1105 / 1110


Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio Exemplo MV_EECSPED Lgico .T. ou .F. Define se os registros de exportao do SPEDFISCAL sero gerados com dados da integrao SIGAEEC (.T.) ou da tabela CDL (.F.). T

O parmetro MV_EECSPED permite que o usurio defina se os registros referentes exportao do arquivo SPED FISCAL devem ser gerados atravs da integrao com o SIGAEEC (.T.) ou com informaes de Complemento de Exportao (CDL) da nota fiscal de sada, este parmetro apenas considerado em casos que o cliente utiliza a integrao com o SIGAEEC.

Nome da Varivel Tipo Contedo

MV_SPEDAZ Lgico <definido pelo cliente> Define se na gerao do SPEDFISCAL ser feito o tratamento para alquota zero de PIS e COFINS. O tratamento para alquota zero de PIS e COFINS ser feito atravs do CST, entre os CSTs 04 ao 09, sero considerados como alquota zero.

Descrio

24

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Para Zona Franca de Manaus, caso o campo COFINS Z.F (F4_COFDSZF) e/ou o campo PIS Z.F (F4_PISDSZF) estejam como 1=Sim, no considerado como alquota zero, e sim a reduo de alquota para Zona Franca de Manaus.

Para o Registro Tipo 1900 e Filhos


Nome da Varivel Tipo Contedo Descrio Exemplo MV_APUSEP Caracter <branco> Informar o nmero dos livros que indicam as Apuraes Separadas para gerar os registros 1900 e filhos no SPEDFISCAL. 1/2/3

Para que os registros 1900 e filhos sejam gerados corretamente, deve-se informar o nmero Livro referente SubApurao no parmetro criado, apurar separadamente o ICMS informando o nmero do Livro na rotina de Apurao, e as notas em questo devem possuir o cdigo de lanamento indicando a SubApurao.

Para Escriturao extempornea de documentos


Escriturao extempornea de documentos so os documentos que deveriam ter sido escriturados em perodos anteriores ao informado. Nestes casos, os campos Documento (DT_DOC) e (DT_E_S) no devem pertencer ao perodo da escriturao informado no registro 0000. No Protheus essa situao de extemporaneidade identificada na rotina Nota Fiscal Manual de Entrada (MATA910) em Complementos e Informaes Complementares, no campo Extempornea, onde deve ser identificada a escriturao extempornea.

Consideraes sobre o Cdigo da Situao do Documento O Cdigo da Situao do Documento (COD_SIT) pode assumir os valores da tabela (item 4.1.2- Tabela Situao do Documento do AtoCOTEPE/ICMS n 09, de 2008), conforme os cdigos abaixo para Escriturao extempornea de documentos que ser indicado pelo campo Sit_Extempor (CDT_SITEXT). 01 Escriturao extempornea de documento regular 07 Escriturao extempornea de documento complementar Para o preenchimento do campo (DT_E_S) utilize a data do campo Dta Recebi (CDT_DTAREC) que indicar a Data de Recebimento para Lanamento extemporneo de documento fiscal.

SIGAFIS SPED FISCAL

25

Boletim Tcnico

Campo Tipo Tamanho Ttulo Descrio Help

CDT_DTAREC Data 8 Dta Recebi Data Recebimento Data de Recebimento para Lanamento extemporneo de documento fiscal.

Campo Tipo Tamanho Formato Opes Ttulo Descrio Help

CDT_SITEXT Caracter 1 @! R=Ext regular;P=Ext complementar Sit_Extempor Sit Extempornea Indique R se a Escriturao Extempornea de documento regular ou P se a Escriturao Extempornea de documento complementar.

SEO 2 COMPLEMENTOS DOS DOCUMENTOS FISCAIS


Atendendo disposio referente ao SPED Fiscal (Ato Cotepe 11/2007) disponibilizou-se a rotina de Lanamento de Complementos dos Documentos Fiscais. Por meio desta nova funcionalidade, possvel complementar os Documentos Fiscais de Entrada (MATA910) e de Sada (MATA920), com informaes especficas exigidas pela legislao Sped. So complementadas as operaes de: gua canalizada; Armas de fogo; Combustveis; Comunicao e telecomunicao; Energia eltrica; Gs canalizado; Importao; Exportao; Medicamentos; Veculos; Ressarcimento.

26

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Tambm possvel relacionar as informaes complementares ao documento no que diz respeito a: Processos referenciados; Guias de recolhimento referenciadas; Documentos de entrada/sada referenciados; Cupons fiscais referenciados; Local de entrega da mercadoria; Informaes Complementares.

Novas Rotinas de Cadastro


Para que seja possvel efetuar o lanamento dos complementos do documento fiscal, foram disponibilizados novos cadastros com informaes especficas, que podem ser acessados por meio das opes Atualizaes/Sped.

Classificao Item MATA979


Neste cadastro, so informadas as classificaes dos itens movimentados de energia eltrica e comunicao/telecomunicao, identificando qual a finalidade do item no documento fiscal. O programa de importao ImpSped (detalhado no tpico Procedimentos para Implementao) preenche automaticamente as classificaes hoje existentes. Na incluso ou alterao, as seguintes informaes so necessrias: Grupo Indica o grupo a que pertence a classificao do item, subdividindo-o em tipos de prestao de servio, sendo: 1=Assinatura; 2=Habilitao; 3=Medido; 4=Pr Pago; 5=Outros; 6=Energia; 7=Equipamento; 8=Cobrana; 9=Deduo; 10=No medido; 11= Meios de rede. Cdigo Cdigo que identifica a classificao do item de acordo com o Ato Cotepe 11/07. Caso seja criada alguma classificao manualmente, atente-se ao fato de que apenas devem ser cadastradas classificaes vigentes na legislao do SPED. Descrio Identificao da classificao do item, apresentando quais os tipos de servio prestado.

Classes de Consumo MATA971


Neste cadastro so informadas as classes de consumo dos servios de gua canalizada, gs canalizado, comunicao/telecomunicao e energia eltrica. O programa de importao ImpSped (detalhado no tpico Procedimentos para Implementao) preenche automaticamente as classes hoje existentes. Na incluso ou alterao, as seguintes informaes so necessrias: SIGAFIS SPED FISCAL 27

Boletim Tcnico

Tp. Classe Deve ser detalhado qual o tipo de complemento que utiliza a classe de consumo, podendo ser: 1=gua canalizada; 2=Gs Canalizado; 3=Comunicao/Telecomunicao; 4=Energia eltrica; 5=Outros. Cd.Clas.Con. Cdigo que identifica a classe de consumo de acordo com o Ato Cotepe 11/07. Caso seja criada alguma classe de consumo manualmente, atente-se ao fato de que apenas devem ser cadastradas classes de consumo vigentes na legislao do SPED.

Descrio Identificao da classe de consumo, apresentando quais faixas de consumo so tratadas pelo cdigo.

Informaes Complementares MATA966


Neste cadastro, so informadas todas as informaes complementares referentes ao documento fiscal, ou seja, devem ser codificadas todas as informaes exigidas pela legislao fiscal, apresentadas no quadro Dados Adicionais da nota fiscal. As informaes complementares aqui cadastradas so utilizadas para discriminar: processos, documentos de arrecadao, documentos, cupons fiscais e locais de entrega referenciados ao documento fiscal emitido. Na incluso ou alterao, as seguintes informaes so necessrias: Cdigo Cdigo que identifica a informao complementar a ser utilizado em todo o Sistema. O mesmo deve ser preenchido pelo usurio. Descrio Este campo de preenchimento livre no qual deve ser descrita a informao complementar como, por exemplo, normas legais, poder normativo, nmero, capitulao, data e demais referncias pertinentes com indicaes do tributo a ser complementado.

Processos Referenciados MATA967


Neste cadastro so informados todos os processos que por ventura estejam abertos em nome do contribuinte e que devam constar nos dados adicionais do documento fiscal, adicionando maiores detalhamentos s informaes complementares. Na incluso ou alterao, as seguintes informaes so necessrias: Tp. Processo Origem do processo aberto em nome do contribuinte, podendo ser: 0=Sefaz; 1=Justia Federal; 2=Justia Estadual; 3=Secex/SRF; 9=Outros. Nmero Nmero que identifica o processo em sua origem.

28

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Complementos do Documento Fiscal


Aps terem sido efetuados os cadastros necessrios, possvel informar os complementos do documento fiscal. As informaes apresentadas na rotina de Complementos (MATA926) so utilizadas posteriormente na gerao do arquivo magntico Sped Fiscal. Portanto, caso o contribuinte emita ou receba algum dos tipos de documento que exigem informaes complementares ao padro, atente-se para o processamento dessa rotina. Ao clicar na opo Complementos, na janela de manuteno das rotinas Nota Fiscal Manual de Entrada e Nota Fiscal Manual de Sada, aberta uma janela com os possveis complementos do documento fiscal posicionado no browse. Essa janela dividida em duas partes, sendo que de um lado esto as opes de complementos e do outro os campos nos quais devem ser informados os dados. Para cada um dos complementos, o Sistema habilita ou desabilita automaticamente o item na tela, seguindo uma regra pr-determinada em cada uma das situaes. A seguir, cada um dos itens ser detalhado, apresentando sua regra de preenchimento e informaes necessrias.

gua Canalizada
Este item est habilitado apenas para os documentos que tenham sido lanados com o modelo 29. No Sistema, a espcie que trata automaticamente o modelo 29 a NFFA Nota Fiscal de Fornecimento de gua. Neste complemento, necessrio informar: Classe cons. Classe de consumo em que se enquadra o documento fiscal que est sendo complementado, de acordo com as classes de consumo cadastradas anteriormente. necessrio identificar em qual faixa de consumo o documento se enquadra e classific-lo. Somente as classes cadastradas com tipo gua canalizada - so permitidas neste cadastro. Tp. Class. Tipo da classe de consumo selecionada. Somente as classes cadastradas com tipo gua canalizada - sero permitidas neste cadastro. Val terc. Este campo permite o lanamento de valores cobrados em nome de terceiros no documento fiscal, quando alguma parte do valor total do documento corresponde prestao de servios por outra empresa que no a emissora do documento.

Apenas as empresas que emitam documentos de fornecimento de gua canalizada possuem a obrigatoriedade de apresentar essas informaes.

Armas de Fogo
Este item est habilitado apenas para os itens do documento que movimentem produtos cadastrados como armas de fogo, de acordo com o grupo de produtos. Para configurar este grupo, preencha o parmetro MV_ARMFOG. O Sistema apresenta automaticamente os itens que necessitam ser complementados de acordo com o grupo de produtos configurado. Neste caso, possvel excluir itens e incluir itens, desde que faam parte do documento, no estejam duplicados no complemento e faam parte do grupo de produtos configurado. Neste complemento, necessrio informar: Nm. Item Nmero do item no documento que originou o complemento. Cd. prod. Cdigo do produto que originou o complemento. Tipo arma Tipo de arma de fogo que est sendo movimentada pelo documento fiscal, podendo ser: 0=Uso permitido; SIGAFIS SPED FISCAL 29

Boletim Tcnico

1=Uso restrito. Nm. arma Nmero de srie de fabricao da arma de fogo Descr. comp. Descrio da arma, compreendendo: nmero do cano, calibre, marca, capacidade de cartuchos, tipo de funcionamento, quantidade de canos, comprimento, tipo de alma, quantidade e sentido das raias e demais elementos que permitam sua perfeita identificao.

Apenas as empresas blicas possuem a obrigatoriedade de apresentar essas informaes.

Combustvel
Apenas os itens do documento que movimentem produtos cadastrados como combustveis, de acordo com o grupo de produtos. Para configurar este grupo, preencha o parmetro MV_COMBUS. O Sistema apresenta automaticamente os itens que necessitam ser complementados de acordo com o grupo de produtos configurado. Neste caso, possvel excluir itens e incluir itens, desde que faam parte do documento, no estejam duplicados no complemento e faam parte do grupo de produtos configurado. Neste complemento, necessrio informar: Nm. Item Nmero do item no documento que originou o complemento. Cd. prod. Cdigo do produto que originou o complemento. Transp. Cdigo da transportadora que efetuou o transporte do combustvel. Placa Placa de identificao do veculo que efetuou o transporte. Cd. Sefaz Cdigo de autorizao fornecido pelo Sefaz para a operao com combustveis. Passe Nmero do passe fiscal para operao com combustveis. Hora sada Hora da sada do combustvel do estabelecimento, no momento da venda. Temperatura Temperatura, em graus Celsius, utilizada para determinar o volume do combustvel movimentado. Nm. vol Quantidade de volumes de combustveis transportados no documento fiscal. Peso bruto Peso bruto, sempre em quilos, dos volumes de combustveis transportados no documento fiscal. Peso lquido Peso lquido, sempre em quilos, dos volumes de combustveis transportados no documento fiscal. Nome motor. Nome do motorista que efetuou o transporte do combustvel.

30

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

CPF mot. CPF do motorista que efetuou o transporte do combustvel. Tanque Nmero do tanque em que o combustvel foi armazenado no momento da aquisio. Volume Volume do combustvel que foi armazenado no momento da aquisio.

Este complemento deve ser preenchido apenas por empresas do segmento de combustveis (distribuidoras, refinarias e revendedoras). Caso exista a aquisio para uso ou consumo de combustveis, no obrigatrio o preenchimento destas informaes.

Comunicao/Telecomunicao
Apenas documentos que tenham sido lanados com os modelos 21 e 22. No Sistema, as espcies que tratam automaticamente os modelos 21 e 22 so a NFSC, a NTSC Nota Fiscal de Servios de Comunicao e a NTST Nota Fiscal de Servios de Telecomunicao. O Sistema apresenta automaticamente os itens que necessitam ser complementados de acordo com o documento fiscal selecionado. Neste caso, possvel excluir itens e incluir itens, desde que faam parte do documento e no estejam duplicados no complemento. Neste complemento, necessrio informar: Nm. Item Nmero do item no documento que originou o complemento. Cd. prod. Cdigo do produto que originou o complemento. Classe cons. Classe de consumo em que se enquadra o documento fiscal que est sendo complementado, de acordo com as Classes de Consumo (MATA971) cadastradas anteriormente. necessrio identificar em qual faixa de consumo o documento se enquadra e classific-lo. Somente as classes cadastradas com tipo 3 comunicao/telecomunicao - sero permitidas neste cadastro. Tp. Class. Tipo da classe de consumo selecionada. Somente as classes cadastradas com tipo 3 comunicao/telecomunicao - sero permitidas neste cadastro. Grp. class. Grupo a que pertence classificao do item, de acordo com as classificaes cadastradas anteriormente. Classifica Cdigo que identifica a classificao do item, de acordo com as classificaes cadastradas anteriormente. Val terc. Este campo permite o lanamento de valores cobrados em nome de terceiros no documento fiscal, quando alguma parte do valor total do documento corresponde prestao de servios por outra empresa que no a emissora do documento. Recep. rec. Cdigo do cliente que receber a receita gerada pela prestao do servio, sendo este terceiro da operao efetuada. Loja recep. Loja do cliente que receber a receita gerada pela prestao do servio, sendo este terceiro da operao efetuada. Tipo servio Tipo do servio de comunicao ou telecomunicao executado, podendo ser: 0=Telefonia;

SIGAFIS SPED FISCAL

31

Boletim Tcnico

1=Comunicao dados; 2=TV assinatura; 3=Internet; 4=Multimdia; 9=Outros. Tipo rec. Tipo de receita gerada pelo servio prestado, podendo ser: 0=Receita prpria de servios prestados; 1= Receita prpria de cobrana de dbitos: 2= Receita prpria de venda mercadorias; 3= Receita prpria de venda de servios pr-pagos; 4=Outras receitas prprias; 5=Receitas de terceiros co-faturamento; 9=Outras receitas de terceiros. Data Inicial Data em que se iniciou a prestao do servio mencionado no documento fiscal. Esta informao dever ser obrigatria apenas s empresas prestadoras de servios de comunicao/telecomunicao. Data Final Data em que se encerrou a prestao do servio mencionado no documento fiscal. Esta informao dever ser obrigatria apenas s empresas prestadoras de servios de comunicao/telecomunicao. Per. Fiscal Perodo fiscal em que dever ser apresentada a prestao do servio de comunicao/telecomunicao. Esta informao dever ser obrigatria apenas s empresas prestadoras de servios de comunicao/telecomunicao. rea Terminal Cdigo de rea do terminal faturado na prestao do servio. Exemplo: 11, 19, de acordo com a rea de cobertura. Esta informao dever ser obrigatria apenas s empresas prestadoras de servios de comunicao/telecomunicao. Nm. term. Identificao do terminal faturado na prestao do servio. Esta informao dever ser obrigatria apenas s empresas prestadoras de servios de comunicao/telecomunicao. Vol.Cv.115 Nmero do volume do arquivo mestre de documento fiscal para as empresas obrigadas ao Convnio 115/2003. Este dado dever ser informado apenas por empresas prestadoras de servios de comunicao/telecomunicao. Chave 115 Chave de codificao do arquivo mestre de documento fiscal para as empresas obrigadas ao Convnio 115/2003. Este dado dever ser informado apenas por empresas prestadoras de servios de comunicao/telecomunicao. Tipo Assinante Tipo do assinante. Podendo ser: 1= Comercial/Industrial; 2= Poder Pblico; 3= Residencial/ Pessoa Fsica; 4= Pblico;

32

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

5= Semipblico; 6= Outros.

Energia Eltrica
Apenas documentos que tenham sido lanados com o modelo 06. No Sistema, a espcie que trata automaticamente o modelo 06 a NFCEE nota fiscal/conta de energia eltrica. O Sistema apresenta automaticamente os itens que necessitam ser complementados de acordo com o documento fiscal selecionado. Neste caso, possvel excluir itens e incluir itens, desde que faam parte do documento e no estejam duplicados no complemento. Neste complemento, necessrio informar: Nm. Item Nmero do item no documento que originou o complemento. Cd. prod. Cdigo do produto que originou o complemento. Classe cons. Classe de consumo em que se enquadra o documento fiscal que est sendo complementado, de acordo com as Classes de Consumo (MATA971) cadastradas anteriormente. necessrio identificar em qual faixa de consumo o documento se enquadra e classific-lo. Somente as classes cadastradas com tipo 4 energia eltrica - sero permitidas neste cadastro. Tp. Class. Tipo da classe de consumo selecionada. Somente as classes cadastradas com tipo 4 energia eltrica - sero permitidas neste cadastro. Grp. class. Grupo a que pertence classificao do item, de acordo com as classificaes cadastradas anteriormente. Classifica Cdigo que identifica a classificao do item, de acordo com as classificaes cadastradas anteriormente. Val terc. Este campo permite o lanamento de valores cobrados em nome de terceiros no documento fiscal, quando alguma parte do valor total do documento corresponde prestao de servios por outra empresa que no a emissora do documento. Recep. rec. Cdigo do cliente que receber a receita gerada pela prestao do servio, sendo este terceiro da operao efetuada. Loja recep. Loja do cliente que receber a receita gerada pela prestao do servio, sendo este terceiro da operao efetuada. Tipo rec. Tipo de receita gerada pelo servio prestado, podendo ser: 0=Prpria; 1=Terceiros. Recep. rec. Cdigo do cliente que receber a receita gerada pela prestao do servio, sendo este terceiro da operao efetuada. Loja recep. Loja do cliente que receber a receita gerada pela prestao do servio, sendo este terceiro da operao efetuada. Cons. Total Consumo total em kWh destacado no documento fiscal.

SIGAFIS SPED FISCAL

33

Boletim Tcnico

Vol.Cv.115 Nmero do volume do arquivo mestre de documento fiscal para as empresas obrigadas ao Convnio 115/2003. Este dado dever ser informado apenas por empresas prestadoras de servios de comunicao/telecomunicao. Chave 115 Chave de codificao do arquivo mestre de documento fiscal para as empresas obrigadas ao Convnio 115/2003. Este dado dever ser informado apenas por empresas prestadoras de servios de comunicao/telecomunicao. Tp. Ligao Tipo da ligao. Podendo ser: 0= Monofsico; 1= Bifsico; 2= Trifsico.

Grp. Tenso Grupo de tenso. Podendo ser: 01 - A1 - Alta Tenso (230kV ou mais); 02 - A2 - Alta Tenso (88 a 138kV); 03 - A3 - Alta Tenso (69kV); 04 - A3a - Alta Tenso (30 a 44kV); 05 - A4 - Alta Tenso (2,3 a 25kV); 06 - AS - Alta Tenso Subterrneo 06; 07 - B1 - Residencial 07; 08 - B1 - Residencial Baixa Renda 08; 09 - B2 - Rural 09; 10 - B2 - Cooperativa de Eletrificao Rural; 11 - B2 - Servio Pblico de Irrigao; 12 - B3 - Demais Classes; 13 - B4a - Iluminao Pblica - rede de distribuio; 14 - B4b - Iluminao Pblica - bulbo de lmpada. Valor Fornecido Valor fornecido/consumido destacado na nota fiscal. (Caso no seja informado o sistema ir considerar como valor consumido o valor do item).

Gs Canalizado
Apenas documentos que tenham sido lanados com o modelo 29. No Sistema, a espcie que trata automaticamente o modelo 29 a NFCFG nota fiscal/conta de fornecimento de gs. O Sistema apresenta automaticamente os itens que necessitam ser complementados de acordo com o documento fiscal selecionado. Neste caso, possvel excluir itens e incluir itens, desde que faam parte do documento e no estejam duplicados no complemento. Neste complemento, necessrio informar: Nm. Item Nmero do item no documento que originou o complemento.

34

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Cd. prod. Cdigo do produto que originou o complemento. Classe cons. Classe de consumo em que se enquadra o documento fiscal que est sendo complementado, de acordo com as Classes de Consumo (MATA971) cadastradas anteriormente. Ser necessrio identificar em qual faixa de consumo o documento se enquadra e classificlo. Somente as classes cadastradas com tipo 2 gs canalizado - sero permitidas neste cadastro. Tp. Class. Tipo da classe de consumo selecionada. Somente as classes cadastradas com tipo 2 gs canalizado - sero permitidas neste cadastro. Val terc. Este campo permite o lanamento de valores cobrados em nome de terceiros no documento fiscal, quando alguma parte do valor total do documento corresponde prestao de servios por outra empresa que no a emissora do documento. Tipo rec. Tipo de receita gerada pelo servio prestado, podendo ser: 0=Prpria; 1=Terceiros. Recep. rec. Cdigo do cliente que receber a receita gerada pela prestao do servio, sendo este terceiro da operao efetuada. Loja recep. Loja do cliente que receber a receita gerada pela prestao do servio, sendo este terceiro da operao efetuada. Vol.Cv.115 Nmero do volume do arquivo mestre de documento fiscal para as empresas obrigadas ao Convnio 115/2003. Esta informao dever ser obrigatria apenas s empresas prestadoras de servios de comunicao/telecomunicao. Para empresas fornecedoras de gs canalizado ser opcional pois nem todos os estados regulamentaram a entrega do Convnio ICMS 115/03. Chave 115 Chave de codificao do arquivo mestre de documento fiscal para as empresas obrigadas ao Convnio 115/2003. Esta informao dever ser obrigatria apenas s empresas prestadoras de servios de comunicao/telecomunicao. Para empresas fornecedoras de gs canalizado ser opcional pois nem todos os estados regulamentaram a entrega do Convnio ICMS 115/03.

Importao
Apenas os documentos de entrada que tenham sido lanados com o fornecedor sendo do exterior. O Sistema habilita o lanamento de inmeros documentos de importao. Neste caso, possvel excluir e incluir declaraes, desde que no estejam duplicadas no complemento. O sistema est apto ao tratamento dos Complementos de Importao por item da nota fiscal. Para o preenchimento dos registros necessrio verificar a obrigatoriedade dos campos e os campos que possuem particularidades nas validaes: Base, alquota e valores de imposto para PIS e COFINS devem estar compatveis. O sistema no permite que o usurio preencha os campos DI, Adio e Sequncia da Adio iguais para dois ou mais itens da mesma nota fiscal. considerado duplicidade.

Conforme indicado pelo Manual EFD do SPED Fiscal, no pode haver dois registros de Complemento de Importao com Ato Concesso e Documento de Importao igual para a mesma nota fiscal. Portanto, ao preencher os itens de complemento, caso possua esses dois campos iguais, o sistema ir aglutinar os valores dos Impostos em um nico registro, e ir gerar um novo apenas no caso de possuir informaes diferentes. SIGAFIS SPED FISCAL 35

Boletim Tcnico

Neste complemento, ser necessrio informar: Tp. doc. Imp Tipo de documento que acobertou a operao de importao, podendo ser: 0=Declarao de importao; 1=Declarao simplificada de importao; 2=Recof - Declarao de admisso; 3=Outros Doc. imp. Nmero do documento que acobertou o processo de importao. Base PIS Base do PIS calculado na importao efetuada. Alq. PIS Alquota do PIS calculado na importao efetuada. Val. PIS Valor do PIS calculado na importao efetuada. Base COFINS Base da COFINS calculada na importao efetuada. Alq. COFINS Alquota da COFINS calculada na importao efetuada. Val. COFINS Valor da COFINS calculada na importao efetuada.

Criou-se o Ponto de Entrada MT926CD5 para que se possam utilizar os campos customizados na tabela CD5. Ele ativado quando uma Nota de Entrada de Importao selecionada e clica-se no boto Complementos.

Medicamentos
Apenas os itens do documento que movimentem produtos cadastrados como medicamentos, de acordo com o grupo de produtos. Para configurar este grupo, preencha o parmetro MV_MEDICA. O Sistema apresenta automaticamente os itens que necessitam ser complementados de acordo com o grupo de produtos configurado. Neste caso, possvel excluir itens e incluir itens, desde que faam parte do documento, no estejam duplicados no complemento e faam parte do grupo de produtos configurado. Neste complemento, necessrio informar: Nm. Item Nmero do item no documento que originou o complemento. Cd. prod. Cdigo do produto que originou o complemento. Lote Nmero do lote de fabricao do medicamento movimentado no documento. Qtde. lote Quantidade de itens presentes no lote.

36

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Dt. fabrica. Data de fabricao do medicamento movimentado. Dt. Validade Data de validade do medicamento movimentado Ref. Base Identificador do tipo de referncia na base de clculo do ICMS Substituio Tributria do produto farmacutico podendo ser: 0=Preo tabelado/mximo; 1=Valor agregado; 2=Lista negativa; 3=Lista positiva; 4=Lista neutra.

Tipo medic. Tipo do medicamento, podendo ser: 0=Similar; 1=Genrico; 2=tico ou de marca. Tab./max. Preo mximo ou tabelado para comercializao do medicamento. Este complemento deve ser preenchido apenas por empresas do segmento farmacutico (distribuidoras, indstrias e revendedoras). Caso exista a aquisio para uso ou consumo de medicamentos, no obrigatrio o preenchimento destas informaes.

Para o complemento de medicamentos, caso o produto tenha controle de Rastreabilidade e no momento da emisso do Pedido de Venda ou da emisso do Documento de Entrada seja informado o campo Lote e Data de Validade, os mesmos sero levados para o complemento de medicamento automaticamente, desde que os parmetros MV_RASTRO e MV_ATUCOMP estejam configurados como S e T.

Caso o parmetro MV_MEDICA no seja suficiente para detalhar todos os grupos de produtos, devero ser criados parmetros com nome MV_MEDIC e final numrico seqencial para acrescentar as demais inscries. Exemplo: MV_MEDIC2, MV_MEDIC3, etc.

Para o complemento de medicamentos, caso o produto tenha controle de Rastreabilidade, (parmetros MV_RASTRO = S e MV_ATUCOMP = T), no momento da emisso do Documento de Sada, (Pedido de Venda) ou emisso do Documento de Entrada, os campos Qtde Lote, Dt Fabrica (Documento de Entrada), Ref. Base, Tipo Medic e Tab./ Max. (Documento de Sada, originado de um Pedido de Venda) sero levados para o complemento de medicamento automaticamente. Se no mesmo documento houver produtos que no tenham controle por lote, estes no sero levados para a tela de complementos.

SIGAFIS SPED FISCAL

37

Boletim Tcnico

Veculos Automotores
Apenas os itens do documento que movimentem produtos cadastrados como veculos automotores, de acordo com o grupo de produtos. Para configurar este grupo, preencha o parmetro MV_VEICNV. O Sistema apresenta automaticamente os itens que necessitam ser complementados de acordo com o grupo de produtos configurado. Neste caso, possvel excluir itens e incluir itens, desde que faam parte do documento, no estejam duplicados no complemento e faam parte do grupo de produtos configurado. Neste complemento, necessrio informar: Nm. Item Nmero do item no documento que originou o complemento. Cd. prod. Cdigo do produto que originou o complemento. Tipo oper. Tipo de operao efetuada com o veculo automotor novo, podendo ser: 0=Venda concessionria; 1=Faturamento direto; 2=Venda direta; 3=Venda da concessionria; 9=Outros Chassi Nmero de identificao do chassi do veculo movimentado no documento fiscal. Cdigo Cor Cdigo da cor de cada montadora. Descr. Cor Descrio da cor. Potncia Mot Potncia do motor CM3 Potncia Potncia Peso Lquido Peso lquido. Peso Bruto Peso bruto. Serial Nmero do serial. Tipo Combust Tipo de combustvel. Num. Motor Nmero do motor. CMKG Nmero do CMKG

38

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Distnc Eixo Distncia entre os eixos. RENAVAM Nmero do RENAVAM Ano Modelo Ano referente ao modelo. Ano Fabricao Ano de fabricao. Tipo Pintura Tipo de pintura: 1=Solida; 2=Metlica. Tipo Veculo Tipo de veculo conforme tabela RENAVAM: 06=Automvel; 14=Caminho; 07=Micronibus; 08=nibus; 10=Reboque; 17=C Trator Espcie Vec. Espcie de veculo conforme tabela RENAVAM: 02=Carga; 04=Corrida; 06=Especial; 03=Misto; 01=Passageiro; 05=Trao. Condio VIN Condio do VIN (Vehicle Identification Number). Condio Ve Condio do veculo: 1=Importado; 2=Nacional. Cod Marca/Mo Cdigo marca e modelo conforme tabela RENAVAM. Este complemento deve ser preenchido apenas por empresas do segmento automotivo (montadoras, importadoras e concessionrias). Caso exista a aquisio para uso ou consumo de veculos, no obrigatrio o preenchimento destas informaes.

SIGAFIS SPED FISCAL

39

Boletim Tcnico

Exportao
Apenas os documentos de sada que tenha sido lanado com o cliente tipo exportao campo Tipo (A1_TIPO = EX) ou os documentos que indiquem remessa com fim especfico para exportao (CFOPS informados no parmetro MV_EXPIND) podero ser complementados. O Sistema habilita o lanamento de inmeros documentos de exportao. Neste caso, possvel excluir e incluir declaraes, desde que no estejam duplicadas no complemento. Neste complemento, necessrio informar: Tipo Doc. Tipo de documento que acobertou a operao de exportao, podendo ser: 0=Declarao de exportao; 1=Declarao simplificada de exportao. Num. Dec. Nmero da declarao de exportao. Dt. Declara. Data da declarao. Nat. Exp. Natureza da exportao, podendo ser: 0=Exportao Direta; 1=Exportao Indireta. Nr. Registro Nmero do registro de exportao. Dt. Registro Data do registro de exportao. Nr. Conhec. Nmero do conhecimento de embarque. Data Conhec. Data do conhecimento do embarque. Data Averb. Data da averbao da declarao de exportao. Tipo Conhec. Tipo do conhecimento do transporte, conforme a tabela de tipo de documento de carga do SISCOMEX. Cod. Pas Cdigo do pas destino da mercadoria, conforme a tabela do SISCOMEX. Nr. Memorando Nmero do memorando de exportao. Cod. Fornec. Cdigo do fornecedor que enviou as mercadorias com fim especfico de exportao ou da aquisio das mercadorias que esto sendo remetidas para exportao, no caso das exportaes indiretas. Loja Cdigo da loja do fornecedor que enviou as mercadorias com fim especfico de exportao ou da aquisio das mercadorias que esto sendo remetidas para exportao, no caso das exportaes indiretas.

40

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Doc.Orig. Nmero do documento fiscal de entrada as mercadorias com fim especfico de exportao ou da aquisio das mercadorias que esto sendo remetidas para exportao, no caso das exportaes indiretas. Esse documento deve estar lanado no Microsiga Protheus antes do lanamento do complemento. Ser.Orig. Srie do documento fiscal de entrada as mercadorias com fim especfico de exportao ou da aquisio das mercadorias que esto sendo remetidas para exportao, no caso das exportaes indiretas. Esse documento deve estar lanado no Microsiga Protheus antes do lanamento do complemento. NF Exp. Nmero do documento fiscal da efetiva exportao das mercadorias que foram remetidas com fim especfico de exportao, para um estabelecimento exportador. Esse nmero corresponde nota fiscal do estabelecimento exportador (como, por exemplo, uma Trading). Srie Exp. Srie do documento fiscal da efetiva exportao das mercadorias que foram remetidas com fim especfico de exportao, para um estabelecimento exportador. Essa srie corresponde srie da nota fiscal do estabelecimento exportador (como, por exemplo, uma Trading). Espcie. Espcie do documento fiscal da efetiva exportao das mercadorias que foram remetidas com fim especfico de exportao, para um estabelecimento exportador. Essa espcie corresponde espcie da nota fiscal do estabelecimento exportador (como, por exemplo, uma Trading). Emisso Exp. Data da emisso do documento fiscal da efetiva exportao das mercadorias que foram remetidas com fim especfico de exportao, para um estabelecimento exportador. Essa emisso corresponde emisso da nota fiscal do estabelecimento exportador (como, por exemplo, uma Trading). Qtde. Exp. Quantidade total das mercadorias contidas no documento fiscal da efetiva exportao. Essa quantidade corresponde s mercadorias que foram remetidas com fim especfico de exportao para um estabelecimento exportador.

Ressarcimento de ICMS
Somente as notas fiscais de entrada, que tm o direito ao ressarcimento de ICMS, devem ser informadas no complemento de sada. Neste complemento, informe: Nm. Item Nmero do item no documento que originou o complemento. Cd. prod. Cdigo do produto que originou o complemento. Nmero NF Nmero da Nota fiscal de entrada. Srie NF Srie da nota fiscal de entrada. Fornec. Fornecedor vinculado nota fiscal de entrada. Cdigo Loja Cdigo da loja do Fornecedor.

SIGAFIS SPED FISCAL

41

Boletim Tcnico

Espcie NF Espcie da nota fiscal de entrada. Dt. Emisso Data de emisso da nota fiscal de entrada. A data de emisso da nota de entrada deve ser igual ou inferior data da nota fiscal de sada.

Qtde de Ite. Quantidade do item da nota fiscal de entrada. Val Unit. Valor unitrio do item da nota fiscal de entrada. Val Base. Valor unitrio da base de ICMS ST do item da nota fiscal de entrada.

O Sistema permite a incluso de um complemento de ressarcimento, apenas para notas de sada.

Informaes Complementares Processos Referenciados


Sempre estar habilitado para o lanamento, visto que qualquer tipo de documento pode possuir um processo referenciado sua emisso. O Sistema permite excluir e incluir processos, desde que no estejam duplicados no complemento e possuam uma informao complementar lanada. Nesta informao complementar, necessrio informar: Tp. Processo Tipo do processo que est sendo relacionado ao documento fiscal, de acordo com os processos cadastrados anteriormente, podendo ser: 0=Sefaz; 1=Justia Federal; 2=Justia Estadual; 3=Secex/SRF; 9=Outros. Num processo Nmero do processo que est sendo relacionado ao documento fiscal, de acordo com os processos cadastrados anteriormente. Inf. compl. Cdigo da informao complementar que identifica o lanamento do processo nos dados adicionais do documento, conforme cadastro efetuado anteriormente na tabela CCE.

Guias de Recolhimento
Sero apresentadas automaticamente as guias de recolhimento que tenham sido lanadas com o cdigo do documento fiscal, srie, cliente/fornecedor e loja. Estes campos devem ser informados no momento do lanamento da guia de recolhimento para que o

42

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Sistema possa buscar automaticamente a informao. Caso no exista uma guia cadastrada com essas informaes, qualquer outra poder ser relacionada ao documento. O Sistema permite excluir e incluir guias, desde que no estejam duplicadas no complemento e possuam uma informao complementar lanada. Nesta informao complementar, necessrio informar: Nmero guia Nmero da Guia de Recolhimento (MATA960) lanada anteriormente. UF guia Unidade de Federao da guia lanada Inf. comp. Cdigo da informao complementar que identifica o lanamento da guia de recolhimento nos dados adicionais do documento, conforme cadastro efetuado anteriormente.

Documentos Fiscais
Sero apresentados apenas os documentos relacionados ao documento que esteja sendo complementado, sendo analisados os itens que contenham o documento original lanado (notas fiscais de devoluo e complemento). O Sistema permite excluir e incluir documentos, desde que no estejam duplicados no complemento, seja relacionado ao documento que est sendo processado e possuam uma informao complementar lanada. Nesta informao complementar, necessrio informar: Docto. ref. Nmero do documento fiscal referenciado ao documento que est sendo complementado. Srie ref. Srie do documento fiscal referenciado ao documento que est sendo complementado. Cli/for ref. Cliente ou fornecedor (dependendo do tipo de movimento) do documento fiscal referenciado ao documento que est sendo complementado. Loja ref. Loja do Cliente ou fornecedor (dependendo do tipo de movimento) do documento fiscal referenciado ao documento que est sendo complementado. Inf. compl. Cdigo da informao complementar que identifica o lanamento do documento referenciado nos dados adicionais, conforme cadastro efetuado anteriormente. Caso no existam documentos referenciados ao documento selecionado, os campos estaro desabilitados.

Cupons Fiscais
apresentado apenas o cupom fiscal relacionado a uma nota fiscal de cupom. Ou seja, esta informao complementar apenas notas fiscais de cupom fiscal. Nesta informao complementar, necessrio informar: Cp. refer. Nmero do cupom fiscal referenciado ao documento que est sendo complementado. Srie ref. Srie do documento fiscal referenciado ao documento que est sendo complementado.

SIGAFIS SPED FISCAL

43

Boletim Tcnico

Cli/for ref. Cliente ou fornecedor (dependendo do tipo de movimento) do documento fiscal referenciado ao documento que est sendo complementado. Loja ref. Loja do Cliente ou fornecedor (dependendo do tipo de movimento) do documento fiscal referenciado ao documento que est sendo complementado. Inf. compl. Cdigo da informao complementar que identifica o lanamento do cupom fiscal nos dados adicionais, conforme cadastro efetuado anteriormente.

Locais de Coleta e Entrega


apresentado apenas o cliente de entrega, quando este for diferente do cliente para o qual foi efetuado o faturamento e para notas modelo 01. Nesta informao complementar, necessrio informar: Tp. transp. Tipo do transporte utilizado para a entrega da mercadoria em outro cliente, que no o do faturamento efetuado, podendo ser: 0=Rodovirio; 1=Ferrovirio; 2=Rodo-ferrovirio; 3=Aquavirio; 4=Dutovirio; 5=Areo; 9=Outros. Entrega Cliente em que foi efetuada a entrega. Loja entr. Loja do cliente em que foi efetuada a entrega. Inf. compl. Cdigo da informao complementar que identifica o lanamento do local da entrega nos dados adicionais, conforme cadastro efetuado anteriormente.

Somente estaro habilitadas se o documento fiscal no for de emisso prpria e modelo 55(SPED), em todas as outras opes estaro habilitadas para o lanamento, pois o documento pode possuir uma informao adicional sem a necessidade de existir um processo referenciado. O Sistema permite excluir e incluir processos, desde que no estejam duplicados no complemento e possuam uma informao complementar lanada. Nesta informao complementar necessrio informar: Inf. compl. Cdigo da informao complementar que identifica o lanamento do processo nos dados adicionais do documento, conforme cadastro efetuado anteriormente na tabela CCE.

44

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Em todos os complementos e informaes complementares, ao excluir um ou todos os itens, apresentada uma mensagem para que seja confirmada ou no a excluso, minimizando possveis enganos. Foi criado o Ponto de Entrada MATUCOMP que possibilita alteraes automticas nos complementos dos documentos fiscais aps a emisso de Notas Fiscais. Para que este ponto de entrada possa ser utilizado, necessrio que o parmetro MV_ATUCOMP esteja habilitado.

SEO 3 LANAMENTOS DA APURAO DE ICMS E IPI

Lanamentos da Apurao de ICMS Provenientes de Documento Fiscal


No mdulo Livros Fiscais (SIGAFIS) pode-se configurar os cadastros de lanamentos, acessando Atualizaes /Sped e selecionando as opes a seguir: Lanct. Apur. ICMS MATA985 Ajustes Apur. ICMS MATA986 Reflexo Ap. ICMS MATA987 Tipo Apur. ICMS MATA988 Responsab. ICMS MATA989 Influncia Rec. ICM MATA973 Origem Trib ICMS MATA974 Lanamento Manual de Apurao - MATA964

Nesta opo de menu encontramos todas as informaes pertinentes a implementao dos Lanamentos fiscais da Apurao de ICMS (SPED Fiscal). Estes lanamentos so utilizados para identificar situaes especificas onde um documento fiscal estar vinculado a um cdigo de ajuste de Apurao de ICMS, ou ICMS ST ou Notas Fiscais. Como crditos presumidos, diferenciais de alquota, ou outras situaes previstas pela legislao do estado onde ocorreu a movimentao. Aps a configurao de um lanamento, este poder ser vinculado a uma TES para que seja calculado automaticamente (neste caso, o lanamento precisa ser homologado pela TOTVS no caso de lanamentos de Notas Fiscais, para os lanamentos de Apurao no h necessidade de Homologao, utilizar o cadastro de Reflexo de Lanamento) ou pode ser lanado no documento fiscal manualmente durante a emisso do documento, ou na rotina de Acertos Fiscais (MATA900).

Composio dos cdigos dos Lanamentos de Notas Fiscais


As tabelas de Reflexo Apur. (CC9), Tipo Apur. (CCA), Responsabilidade (CCB), Influncia (CCC) e Origem (CCD) possuem cdigos fixos e so atualizadas automaticamente na implantao do Sistema, ou por meio da rotina IMPSPED. A tabela de Cdigos de ajustes (CC8) um item varivel por UF e sua atualizao possvel por meio de rotina de importao. A tabela de Lanamentos de Apurao de ICMS (CC6) a composio das tabelas mencionadas anteriormente, formando o cdigo completo do lanamento. Esta tambm atualizada na rotina de importao.

SIGAFIS SPED FISCAL

45

Boletim Tcnico

Refl. Apur.: indicar qual o reflexo deste lanamento na Apurao de ICMS, ou seja, informar qual subitem da Apurao de ICMS este lanamento deve estar. Tp Apurao: indicar qual o tipo de apurao este lanamento deve representar. Responsab.: indicar o tipo de responsabilidade do contribuinte. Influencia: indicar qual a influncia deste lanamento na Apurao de ICMS. Vale ressaltar que somente os lanamentos que tiverem configurado como 000 ser considerado na Apurao de ICMS. Origem Trib.: indicar qual a origem da tributao deste lanamento fiscal. Vale ressaltar que este item apenas informativo, no tem influncia na Apurao de ICMS. Cod. Ajuste: Estes so cdigos so variveis para cada estado, sendo de responsabilidade de cada SEFAZ disponibilizar e efetuar manutenes nestas tabelas.

Os cdigos de lanamento de Apurao de ICMS e IPI so os mesmos importados no momento do processamento da Rotina IMPSPED.

No necessrio que todo documento tenha lanamentos de apurao, ou que toda TES esteja vinculada a um lanamento. Apenas em situaes especificas onde seja identificado que devido a uma imposio legal o documento deva gerar um lanamento/ajuste de apurao.

Importao dos Lanamentos de Apurao


A importao dos lanamentos pode ser acessada por meio de duas rotinas diferentes: UPDFIS Este update faz todo o ajuste do dicionrio, e permite importar a tabela de cdigos de lanamentos no final do processamento. IMPSPED Esta rotina atualiza uma srie de tabelas que possuem cdigos pr-determinados (como cdigos de municpio do IBGE, cdigos de pas do BCB) e tambm permite a importao da tabela de cdigos de lanamentos.

Para ambos os casos necessrio copiar as tabelas publicadas pela receita para uma pasta no servidor. necessrio baixar as tabelas de todos os estados onde o contribuinte recolhe ICMS, e tambm a tabelas de ajuste de apurao de IPI (caso seja contribuinte do IPI). Acesse: http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-fiscal/tabelas-de-codigos.htm As tabelas contempladas no processo de importao so: CDO Publicada no site do SPED como Ajustes dos Saldos da Apurao do ICMS; CC6 Publicada no site do SPED como Ajustes e Informaes de Valores Provenientes de Documento Fiscal; CCK Publicada no site do SPED como Ajustes da Apurao de IPI; CDY Publicada no site do SPED como Valores Declaratrios; CE0 Reflexo do Lanamento.

Para o correto funcionamento da rotina IMPSPED, necessrio que no ocorra alterao de nome nas tabelas baixadas na SEFAZ.

46

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

A tabela de Tipo de Utilizao dos Crditos Fiscais ICMS no contemplada pelo Sistema e, portanto no deve ser copiada para o servidor para que a rotina no importe informaes indevidas.

importante observar que em alguns estados ainda no fizeram a publicao das tabelas, sendo que para estes necessrio aguardar a liberao e processar novamente o IMPSPED, para que seja efetuada a importao. Enquanto no for feita a publicao por parte da SEFAZ, os ajustes devem ser cadastrados manualmente segundo a regra publicada no item 5.1 (AJUSTES DOS SALDOS DA APURAO DO ICMS) do Ato Cotepe 09/2008, transcrito a seguir:

Cdigo XX009999 XX109999 XX019999 XX119999 XX029999 XX129999 XX039999 XX139999 XX049999 XX149999

Descrio Outros dbitos para ajuste de apurao ICMS para a UF XX; Outros dbitos para ajuste de apurao ICMS ST para a UF XX; Estorno de crditos para ajuste de apurao ICMS para a UF XX; Estorno de crditos para ajuste de apurao ICMS ST para a UF XX; Outros crditos para ajuste de apurao ICMS para a UF XX; Outros crditos para ajuste de apurao ICMS ST para a UF XX; Estorno de dbitos para ajuste de apurao ICMS para a UF XX; Estorno de dbitos para ajuste de apurao ICMS ST para a UF XX; Dedues do imposto apurado na apurao ICMS para a UF XX; Dedues do imposto apurado na apurao ICMS ST para a UF XX.

Aps a importao possvel consultar os lanamentos e alterar os campos de descrio para facilitar a identificao em consultas. Os Lanamentos de Apurao de ICMS podem ser usados de duas formas:

Amarrao com a TES - Lanamentos de Notas Fiscais


No Cadastro de TES, podem ser vinculados os lanamentos, para que estes sejam calculados automaticamente na emisso de um documento. Este processamento se d por meio do preenchimento do campo Cod. Lanc., na aba Lanamentos de Apurao de ICMS. Uma TES pode ter um, vrios ou nenhum lanamento de apurao, o que varia de acordo com a operao para a qual se destina. Para que o cdigo de lanamento informado na TES seja calculado e apresente informao na apurao do ICMS e na aba de lanamentos fiscais do documento necessria a sua homologao. Os cdigos tratados automaticamente pelo Sistema podem ser encontrados na Tabela dos Lanamentos de apurao homologados. Alm da considerao deste cdigo na Apurao de ICMS, ele utilizado na gerao do registro C195/D195 e C197/D97 para os documentos fiscais. Esses registros devem representar a observao do lanamentos Fiscais (C195/D195) e os detalhes do lanamentos como Cdigo da SEFAZ, Valor da Base, da alquota e o valor em sim do lanamentos (C197/D197). Para ICMS prprio, somente sero calculados lanamentos da UF do contribuinte, de acordo com o parmetro MV_ESTADO. Para ICMS substituto, todos os lanamentos existentes na TES, independente da UF, sero considerados.

SIGAFIS SPED FISCAL

47

Boletim Tcnico

possvel cadastrar mais de um cdigo de lanamento por TES. Desta forma, permitido utilizar uma TES em todas as filiais, independentemente do estado. Tabela dos Lanamentos de Notas Fiscais homologados (contemplados) pelo Microsiga Protheus: Cdigo do Lanamento/Ajuste Todos os lanamentos terminados com '000' Todos os lanamentos terminados entre '001' ou '005', mais os especficos SC40000002, SC40000003, RJ70000002 e PR40000081. Todos os lanamentos terminados com '002' Descrio Operao Normal de ICMS UF ('s) contemplada(s) MG/MA/MS/PB/SE Regras para Clculo Este lanamento obtido com o valor total do ICMS do documento. Este lanamento obtido com o valor do ICMS Complementar do documento. Para se obter este valor preciso habilitar o campo Calc.Dif.ICM (F4_COMPL) no Cadastro da TES. Este lanamento obtido com o valor de mercadoria do documento, desde que a TES esteja configurada para transferncia de crdito (F4_TRFICM). Este lanamento obtido com o valor do ICMS Complementar do documento, desde que o CFOP seja relativo Aquisio de Bem para o ativo Fixo (291 ou 2551). Para se obter este valor preciso habilitar o campo Calc.Dif.ICM (F4_COMPL) no Cadastro da TES. Este lanamento obtido com o valor do ICMS Complementar do documento, desde que o CFOP seja relativo Aquisio de Bem para o ativo Fixo (291 ou 2551). Para se obter este valor preciso habilitar o campo Calc.Dif.ICM (F4_COMPL) no Cadastro da TES. Este lanamento obtido com o valor do ICMS Complementar do documento, desde que o CFOP seja relativo Aquisio de Bem para o ativo Fixo (291 ou 2551). Para se obter este valor preciso habilitar o campo Calc.Dif.ICM (F4_COMPL) no Cadastro da TES.

Diferencial de alquota

MG/ MS/ PB/ SE/ RJ/PR

Transferncia de Crdito

MG/MS/PB/SE

Todos os lanamentos terminados com '008'

Ativo Permanente

MG/MS/PB/SE

PA40000001

Ativo Permanente

PA

SC40000002

Ativo Permanente

SC

48

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

AL00000004

Ativo Permanente

AL

Este lanamento obtido com o valor do ICMS Complementar do documento, desde que o CFOP seja relativo Aquisio de Bem para o ativo Fixo (291 ou 2551). Para se obter este valor preciso habilitar o campo Calc.Dif.ICM (F4_COMPL) no Cadastro da TES. Este lanamento obtido com o valor do Crdito Presumido calculado no documento. Para se obter este valor preciso informar o Percentual de Crdito (F4_CRDPRES) na TES. Este lanamento obtido com o valor do ICMS ST calculado no documento. Para se obter este lanamento preciso informar o campo Agrega valor (F4_AGREG) na TES.

Todos os lanamentos terminados com '009'

Crdito Presumido

MA/MS/SE

MG10001014/ MG71091014/ MG91001014/ MG91011014/ MG91021014 Crdito Presumido de 3% sobre valor prprio para sada subseqente entrada de mercadoria importada Crdito presumido nas sadas de peixes, crustceos ou moluscos Crdito Presumido na Entrada de Mercadoria adquirida de Fornecedores enquadrados no Simples Nacional Transporte ST MG

SC10000018

SC

Este lanamento obtido para Notas Fiscais de Sada com Crdito de 3% sobre o valor de mercadorias importadas. Para o clculo necessrio que o campo B1_IMPORT esteja preenchido como S-SIM. Este lanamento obtido com o valor do Crdito Presumido calculado no documento. Para se obter este valor preciso informar o Percentual de Crdito (F4_CRDPRES) na TES. Este lanamento obtido para notas fiscais de Entrada, com o clculo do ICMS aplicado no Crdito para Fornecedores que possuem o campo Simples Nacional (A2_SIMPNAC) com valor 1 (Sim). Este lanamento obtido com o valor do Crdito Presumido calculado no documento. Para se obter este valor preciso informar o Percentual de Crdito (F4_CRDPRES) na TES.

SC10000019

SC

SC10000034

SC

PA10000997

Crdito Presumido

PA

SIGAFIS SPED FISCAL

49

Boletim Tcnico

MG10000504 / MG20000504 / PA40000002 / PB90990018 / SC40000003

Material de Uso/Consumo

MG/PA/PB/SC

Este lanamento obtido com o valor do ICMS Complementar do documento desde que o CFOP seja relativo Aquisio de Material para Uso/Consumo (297 ou 2556). Para se obter este valor preciso habilitar o campo Calc.Dif.ICM (F4_COMPL) no Cadastro da TES. Este lanamento obtido com o valor do estorno de crdito calculado no documento. Para se obter este valor preciso informar o Percentual de Estorno (F4_ESTCRED) no Cadastro da TES. Este lanamento obtido com o valor do ICMS Diferido calculado no documento. Para se obter este valor preciso informar o Percentual do ICMS Diferido (F4_PICMDIF) no Cadastro da TES. Este lanamento obtido com o valor do ICMS do documento emitido pelo contribuinte optante do Simples Nacional. Este lanamento obtido com o valor do ICMS do documento emitido pelo contribuinte optante do Simples Nacional. Este lanamento obtido com o valor do ICMS do documento. Este lanamento obtido com o valor do ICMS do documento.

MA50000000 / MS50000000 / MS40000000 / MS40000999 / MS50000999 / PA50000999 / SC50000999 / SC51000999 AL99999323 / AL99999324 / AL99999325 / AL99999326 / AL99999327

Estorno de Crdito

MA/MS/PA/SC

ICMS Diferido

AL

GO50009001

Estorno de Crdito de ICMS

GO

GO10009029

Crdito de ICMS

GO

GO10990027

Recebido Crdito de ICMS em Transferncia Transferncia de Crdito de ICMS

GO

GO40999023

GO

Todos os lanamentos com o 4 dgito igual a 3,4 ou 5

Indicao de SubApurao do ICMS

ES/PA

Este lanamento obtido com o valor do ICMS do documento.

RN10000002

Outros CrditosFECOP-Operao Direta Consumo Outros CrditosFECOP-Operao Interna ST Outros CrditosFECOP-Operao Interestadual ST

RN

Este lanamento obtido com o valor do FECOP-RN do documento. Este lanamento obtido com o valor do FECOP/ST-RN do documento. Este lanamento obtido com o valor do FECOP/ST-RN do documento.

RN11000001

RN

RN11000002

RN

50

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

RN70000001

Dbito Especial Extra ApuraoFECOP-Operao Direta Consumo Dbito Especial Extra Apurao FECOP-Operao Interna ST Dbito Especial Extra Apurao FECOP-Operao Interestadual ST Estorno de DbitoICMS-ST (Recolhimento Antecipado)

RN

Este lanamento obtido com o valor do FECOP-RN do documento.

RN71000001

RN

Este lanamento obtido com o valor do FECOP/ST-RN do documento.

RN71000002

RN

Este lanamento obtido com o valor do FECOP/ST-RN do documento.

MG21010000/ MG21020000

MG

Este lanamento obtido com o valor do ICMS-ST do documento

Recolhimento Antecipado de ICMS-ST para os contribuintes de MG para outra UF com IE suspensa. Lanamento de Ajuste por documento Quando utilizado os cdigos de lanamento MG21010000/MG21020000 (estorno de dbito), necessrio que o campo do cadastro de TES esteja configurado corretamente: F4_CREDST = 2-Retido, dessa forma ser levado para a apurao do ICMS o dbito por Sadas/Prestaes com dbitos e o Estorno do dbito por Entradas/Aquisies com crdito do imposto.

Os valores de FECOP do Rio Grande do Norte so gerados da seguinte forma: FECOP-RN: Adicional referente ao ICMS prprio, ser gerado nos campos 07-VL_AJ_CREDITOS e 15-DEB_ESP do registro E110 FECOP/ST-RN: Adicional referente ao ICMS-ST, ser gerado nos campos 07-VL_AJ_CREDITOS_ST e 15-DEB_ESP_ST do registro E210

Amarrao com a TES Lanamentos de Apurao do ICMS


No Cadastro de TES, podem ser vinculados os lanamentos, para que estes sejam calculados automaticamente na emisso de um documento fiscal. Este processamento se d por meio do preenchimento do campo Cod. Apura., na aba Lanamentos de Apurao de ICMS. O mesmo tambm pode ser informado de forma manual diretamente na Nota Fiscal em Lanamentos de Apurao de ICMS. Uma TES pode ter um, vrios ou nenhum lanamento de apurao, o que varia de acordo com a operao para a qual se destina. Para que o cdigo de lanamento informado na TES seja calculado e apresente informao na apurao do ICMS e na aba de lanamentos fiscais do documento necessrio o cadastro do Cod. Reflexo(CE0), o mesmo solicita o seguintes campos: Cdigo: Cdigo sequencial do Reflexo cadastrado. Propriedade: Propriedade do Reflexo 0 = Sistema e 1 = Usurio. Descrio: Descrio do Reflexo. Base para Clculo: Base de Clculo para o Lanamento 1=Base ICMS, 2=Valor Contbil, 3=Valor do ICMS e 4=Base Sol. SIGAFIS SPED FISCAL 51

Boletim Tcnico

Alquota: Alquota para o lanamento 1=Aliq. ICMS, 2=Cred. Presumido, 3=Aliq. Solidrio, 4=Estorno de Cred. , 5=Aliq. Complementar e 6=Valor Informado (preencher o campo abaixo). Valor da Alquota: Quando a opo acima for igual a 6=Valor Informado informar a alquota manualmente neste campo, em valor na opo 9=Val.Calc. para o clculo da Base x Alquota Informada. Valor: Valor para o Lanamento 1=Val.ICMS, 2=Val.Complementar, 3=Val.Mercadoria, 4=Val.Ante., 5=Crd.Presumido, 6=Val.Solidrio. , 7=Estorno de Credito. , 8=Val.Dif. e 9=Val.Calculado.

Alm da considerao deste cdigo na Apurao de ICMS, ele utilizado na gerao do registro E111, E113 (ICMS Prprio), E210 e E240 (ICMS ST) para os documentos fiscais. Esses registros devem representar a observao dos lanamentos Fiscais (E111 e E210) e os detalhes dos lanamentos como Cdigo da SEFAZ, Valor da Base, da alquota e o valor em sim dos lanamentos (E113 e E240). Para a gerao do ICMS Prprio e ICMS ST ser validado o terceiro caracter do cdigo de ajuste (0 = ICMS Prprio e 1= ICMS ST).

Ateno a Utilizao de Lanamentos de Notas Fiscal (10 Caracteres) e de Apurao (8 Caracteres) ao mesmo tempo nos documentos fiscais pode ocasionar crtica no validador por impactar nos Registros C195/D195 e C197/D197 (Lanamentos de Notas Fiscais) e E113 e E240 (Lanamentos de Apurao) pois cada campo valida o tamanho dos registros informados, isso pode variar de estado mas no recomendado.

Lanamento Direto no Documento Fiscal


No Cadastro de TES, podem ser vinculados os lanamentos, para que estes sejam calculados automaticamente na emisso de um documento. Este processamento se d por meio do preenchimento do campo Cod. Lanc., em Lanamentos de Apurao de ICMS.

Os lanamentos calculados pelo Sistema sero gerados com o campo Calc. Sistema preenchido com Sim, e no possvel alterar o valor destes. Caso seja necessrio alterar um valor, necessrio acrescentar uma linha (esta vir com o campo Calc. Sistema preenchido com No) e colocar os novos valores. Durante a Apurao do ICMS, ou Escriturao Fiscal, o Sistema verificar os lanamentos de cada documento e, se forem encontrados lanamentos de usurio, ou seja, se o campo Calc. Sistema estiver preenchido com No, todos os lanamentos do Sistema sero ignorados.

Gerenciamento dos Lanamentos Fiscais da Apurao de ICMS


A rotina Acertos Fiscais, acessvel por meio das opes Miscelnea/Acertos, disponibiliza o Ger. Lanc. Fiscais, que permite manipular os lanamentos fiscais gerados no documento fiscal mantendo sempre os gerados pelo Sistema na emisso do documento, ou seja, se houver algum lanamento de usurio, os mesmos sero considerados, caso contrrio, os lanamentos de Sistema sero mantidos e enviados na Apurao do ICMS.

Ao processar essa funcionalidade, apresentada uma tela alertando sobre possveis divergncias nos Livros Fiscais decorrentes das utilizaes das rotinas de Acertos Fiscais. Leia com ateno e selecione a opo desejada.

52

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

A tela de gerenciamento apresentada com um cabealho e mais duas GetDados, sendo que a primeira apresenta os lanamentos gerados pelo Sistema e a segunda os lanamentos criados pelo usurio, na qual permitida a manipulao dos lanamentos.

Apurao do ICMS
A rotina de Apurao do ICMS (MATA953) tambm ganhou novas implementaes para se adequar ao funcionamento do SPED. Alm de apurar as movimentaes do perodo, sero levantados e apresentados os lanamentos relacionados aos documentos fiscais. Tambm podero ser efetuados lanamentos manuais (ajustes), desde que estejam previamente cadastrados na tabela de Ajustes Manuais de Apurao de ICMS (CDO).

Para utilizar o Sistema de apurao adequado ao SPED, deve-se configurar o parmetro MV_USASPED com T. Caso contrrio, a apurao considerar o Sistema anterior, utilizando os arquivos de extenso IC e ST, e no gerar movimento na tabela CDH. A parametrizao da rotina continua no mesmo formato. Aps a definio dos parmetros verificado se j existe apurao para o perodo selecionado. Se for encontrada tal apurao apresentada uma tela com uma mensagem de alerta, cujas opes so: Refazer - selecionando essa opo, a apurao anterior recuperada e apresentada na tela para novos ajustes. Excluir - esta opo s permitida caso no haja ttulos gerados pela apurao anterior. Nela, a apurao gerada sem considerar os dados gerados anteriormente.

Mesmo utilizando a funcionalidade da qual trata este tpico, nos moldes do SPED Fiscal, os arquivos padro gerados anteriormente pela Apurao de ICMS (*.IC0, *.ST0) sero mantidos com o objetivo de manter o legado at a prxima atualizao de verso, na qual somente a nova Apurao de ICMS gerada no novo formato (tabela CDH) mantida. At que uma nova verso seja lanada, os arquivos *.IC? e as informaes da tabela CDH devero estar compatveis, pois uma reflexo da outra. Nas pastas Apurao ICMS e Apurao ST, alm dos campos que j existiam, foi criada a coluna Cdigo de Lanamento. Os lanamentos que forem utilizados em documentos dentro do perodo da apurao sero apresentados conforme a definio do mesmo (Tipo de Apurao, Reflexo, etc.). Alguns lanamentos no sero considerados na apurao do ICMS, devido sua definio, por exemplo, lanamentos cadastrados como Informativo, ou Outras Apuraes. Lanamentos configurados com reflexo em uma linha que no permite expanso (por exemplo, Crdito por Entrada ou Dbito por Sada) tero seu valor considerado, porm o lanamento no apresentado na apurao. Alm dos lanamentos efetuados a partir dos documentos, podero ser efetuados ajustes manuais na apurao, por meio da rotina de Apurao ICMS (MATA953), por meio da ao Inc. Lin.

possvel incluir 2 lanamentos com mesmo cdigo, desde que sejam informado cdigos de Sub-item diferentes. Aps a confirmao da apurao, sero gerados os ttulos e GNREs relacionados apurao e sero gerados os arquivos de apurao (com extenso IC ou ST). Alm dos arquivos de apurao alimentada a tabela CDH (Apuraes de ICMS do perodo), de onde sero buscadas as informaes de apuraes anteriores para reprocessamento ou para simples consulta.

GNRE - Agora tambm possvel selecionar uma guia de recolhimento previamente cadastrada, por meio do boto F3. Lembre-se de que no possvel alterar nenhum valor para guias previamente cadastradas. SIGAFIS SPED FISCAL 53

Boletim Tcnico

Para que os registros de apurao sejam gerados corretamente no SPED Fiscal, deve ser feita apurao mensal com perodo 1 e com gerao de Guia de Recolhimento.

Na rotina de Apurao de ICMS (MATA953), foi criado um folder para lanamento de dbitos especiais, e para correta gerao dos valores necessrio que o usurio informe o valor e o cdigo de lanamento manualmente no folder criado Dbitos Especiais. Ao incluir uma nova linha para o lanamento de dbito especial obrigatrio informar o cdigo chave do subitem 900.01 para ICMS prprio, ou 901.01 para ICMS ST, pois atravs dessa chave que o sistema gera as guias de recolhimento para dbitos especiais. Ao gerar a guia de recolhimento para os dbitos especiais de ICMS ST, necessrio informar se a guia de entrada ou sada. Esta informao validada para gerar o registro E250 no arquivo SPED Fiscal. Quando a guia de recolhimento de dbitos especiais de ICMS ST for gerada, e se o campo E/S ( F6_OPERNF) for igual entrada, o sistema gerar a guia com o cdigo de obrigao de ICMS a recolher igual a 001, e levado para o arquivo do SPED fiscal no registro E250. Caso contrrio, no gerado o registro E250 no arquivo SPED Fiscal. Os valores de dbitos especiais so gerados no registro E111 para ICMS prprio e E220 para ICMS de substituio tributria que compem o campo 15 dos registros E110 e E210.

Aos clientes do Rio de Janeiro que utilizam a rotina P9autotex.rj para a gerao do livro de Apurao de ICMS, o valor do FECP prprio e o valor do FECP ST so considerados dbitos especiais, sendo assim, esses valores so gerados automaticamente no folder de Dbitos Especiais. O usurio apenas dever informar manualmente o cdigo de lanamento em que se enquadra. No gerada a guia de recolhimento dos dbitos especiais do FECP que veio automaticamente da rotina do P9autotext.rj. Quando tiver saldo credor na Apurao de ICMS, no levado o valor de FECP prprio ou FECP ST em deduo e nem em dbitos especiais. Para os clientes que no utilizam a rotina do P9autotex.rj, deve-se lanar o valor do FECP manualmente na linha de Deduo do folder Apurao ICMS ou ST e tambm no folder de dbitos Especiais para ICMS prprio ou ICMS ST

Valores Declaratrios
Os cdigos referentes s informaes adicionais da apurao - valores declaratrios para o Estado de Gois so automaticamente importados para a tabela CDY, quando rodada a rotina IMPSPED. Aps a importao desses cdigos, para a correta gerao do registro faa a declarao dos valores por meio da rotina Inf. Adic. da Apurao (MATA017) que deve ser adicionada ao menu e cadastre os valores a serem levados para o registro E115.

Ajustes Manuais de Apurao de ICMS


Os lanamentos manuais tambm so importados no processamento do IMPSPED, mas estes so gravados na tabela CDO. Aps a importao possvel consultar os lanamentos e alterar os campos de descrio para facilitar a identificao em consultas, por meio de uma rotina de acessvel por meio das opes Atualizaes/Sped/Ajuste Manual de Apur. ICMS (MATA964).

54

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Ao efetuar um ajuste manual na apurao do ICMS obrigatrio informar o cdigo do lanamento. Este validado quanto linha em que foi lanado, o tipo de apurao (Normal ou ST) e a UF do lanamento (caso seja um lanamento de ICMS prprio, somente sero aceitos lanamentos da UF cadastrada no parmetro MV_ESTADO).

Gerao das Guias de Recolhimento ST (Substituio Tributria)


H duas formas de gerar as Guias de Recolhimento: pela nota fiscal de sada (NFS) ou via apurao de ICMS. Nota Fiscal de Sada: esta gerao ocorre quando houver uma nota fiscal de sada com o clculo do ICMS ST, o emissor da Nota Fiscal no possuir a Inscrio Estadual cadastrada no parmetro MV_SUBTRIB (1) e quando a operao for destinada a um Estado diferente do que est informado no parmetro MV_ESTADO. A guia de recolhimento gera automaticamente o registro na tabela CDC - Guia Recolhimento Refernc. (Complemento da Guia). Para cada NF de sada que gerar Guia Nacional de Recolhimento, gerado um complemento da guia contendo as informaes referentes NF e a informao complementar que esta informada no parmetro MV_GNRINFC (2) (Cdigo padro da Informao Complementar). Apurao de ICMS: esta gerao ocorre quando houver uma Nota Fiscal de sada com o clculo do ICMS ST e o emissor da nota fiscal possuir a Inscrio Estadual cadastrada no parmetro MV_SUBTRIB (1). Ao efetuar a Apurao, o Sistema recolhe o imposto e gera a Guia correspondente.

Implementado o parmetro MV_STNIEUF que utilizado na apurao do ICMS e no SPED Fiscal. Pois o mesmo tem o objetivo de permitir que o sistema trate quando existir movimentao de ICMS-ST entre dois estados onde no existe IE. Essa necessidade surgiu a partir do acordo entre os estados de Minas Gerais e Paran, assim, para que as devolues/movimentos de ICM-ST sejam consideradas no SPED Fiscal, foi criado o parmetro acima. Aps preench-lo, gerar os documentos sem gerar a guia de recolhimento, pois ela ser gerada na apurao. Com o parmetro preenchido corretamente, e com as UF no parmetro MV_STUF, ao realizar a apurao do ICMS, o sistema gera as guias de recolhimento e leva as informaes para o SPED Fiscal, mesmo o estado no tendo inscrio estadual ( MV_SUBTRIB sem informaes). Veja como preencher corretamente o parmetro no boletim tcnico do Compatibilizador UPDFIS.

Os detalhes referentes ao cadastro e preenchimento do parmetro MV_SUBTRIB so encontrados na Seo 4 Procedimentos para Utilizao, neste Boletim. Caso o cdigo padro da Informao Complementar, informado no parmetro, no exista na Tabela CCE, o Sistema cria um cdigo automaticamente; caso o parmetro no contenha nenhum cdigo, o Sistema assume um cdigo padro e cria um automaticamente, caso no exista. Os detalhes referentes ao cadastro e preenchimento do parmetro MV_GNRINFC podem ser encontrados no boletim tcnico que acompanha o Compatibilizador UPDFIS.

SIGAFIS SPED FISCAL

55

Boletim Tcnico

Apurao do IPI
A rotina de Apurao do IPI (MATA952) tambm est adequada ao funcionamento do SPED. Alm de apurar as movimentaes do perodo tambm possvel efetuar lanamentos manuais (ajustes), desde que estejam previamente cadastrados na tabela de Ajustes Manuais de Apurao de IPI (CCK).

Para utilizar o Sistema de apurao adequado ao SPED, o parmetro MV_USASPED deve se configurado com contedo T. Caso contrrio, a apurao considera o Sistema anterior, utilizando o arquivo de extenso IP, e no gera movimento na tabela CDP. A parametrizao da rotina continua da mesma forma. Aps a definio dos parmetros verificado se j existe apurao para o perodo selecionado. Caso seja encontrada tal apurao apresentada uma tela com uma mensagem de alerta, cujas opes so: Refazer - ao selecionar essa opo, a apurao anterior recuperada e apresentada na tela, para novos ajustes. Excluir - esta opo s permitida caso no haja ttulos gerados pela apurao anterior. Nela, a apurao gerada sem considerar os dados gerados anteriormente.

Mesmo utilizando a funcionalidade tratada neste tpico, nos moldes do SPED-Fiscal, o arquivo padro gerado anteriormente pela Apurao de IPI (*.IP0) est sendo mantido com o objetivo de preservar o legado at a prxima atualizao de verso do Sistema, na qual somente a nova Apurao de IPI, gerada no novo formato (tabela CDP), mantida. At que uma nova verso seja lanada, o arquivo *.IP? e as informaes da tabela CDP devero estar compatveis, pois uma reflexo da outra. Na Apurao de IPI, alm dos campos que j existiam, foi criada uma coluna de Cdigo de Ajuste.

Ajustes Manuais de Apurao de IPI


Alm dos lanamentos processados a partir dos documentos, podero ser efetuados ajustes manuais na apurao clicando duas vezes nas linhas que permitem a insero de um ajuste. Exemplos: 004 Estorno de Dbitos 005 - Outros Crditos 010 Estorno de Crditos 012 Outros Dbitos Os lanamentos manuais tambm so importados no processamento do IMPSPED, e possvel visualizar ou alterar os campos de descrio.

Ao efetuar um ajuste manual na apurao de IPI, obrigatrio informar o cdigo do ajuste, por meio do campo de mesmo nome.

Os campos Origem do Documento e Nmero do Documento, vinculados ao campo referente ao Cdigo do Ajuste, tambm foram criados para compor o Registro E530. Aps a confirmao da apurao, sero gerados os ttulos relacionados apurao e o arquivo de apurao (com extenso IP). Alm do arquivo de apurao, alimentada a tabela CDP (Apuraes de IPI do perodo), de onde sero retiradas as informaes de apuraes anteriores, para reprocessamento ou para simples consulta.

56

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

SEO 4 PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAO


1. Antes de gerar o arquivo magntico do Sped Fiscal, realize a Apurao do ICMS e Apurao do IPI, disponveis no mdulo Livros Fiscais (SIGAFIS). 2. Acesse a opo Miscelnea/ Apuraes/ Apurao de ICMS (MATA953) e Miscelnea/ Apuraes/ Apurao de IPI (MATA952). 3. Para empresas emitentes de Nota Fiscal Eletrnica (espcie SPED, cdigo 55) necessrio que o programa de impresso de DANFE esteja atualizado. A data deste RDMAKE deve ser igual ou superior a 05/06/2008. 4. Para a impresso do DANFE, o documento de entrada ou sada em questo no pode conter, em nenhuma de suas informaes, os caracteres especiais [ e ], pois estes so de utilizao interna da rotina geradora da impresso do documento. Em caso de uso, a informao delimitada por estes caracteres seria impressa dentro de uma caixa, alterando a conformidade legal exigida ao documento. 5. No mdulo Livros Fiscais (SIGAFIS), opo Miscelnea/ Arq. Magnticos/ Sped Fiscal, configure os parmetros da rotina, conforme orientaes a seguir: Data De Informe a data inicial para gerao das informaes. Data At Informe a data final para gerao das informaes. Livro Informe o livro desejado. Para listar todos os livros, informe * (asterisco). Diretrio do Arquivo Destino Informe o caminho completo do diretrio em que o arquivo gerado. Nome do Arquivo Destino Informe o nome do arquivo magntico a ser gerado. Exemplo: Spedfiscal.TXT. Gera Inventrio Selecione se deseja gerar os registros de inventrio (bloco H).

Para gerao do Bloco H necessrio gerar o relatrio Reg. Invent. Mod. 7 (MATR460), preenchendo as perguntas, conforme descrio a seguir: Gerar Arq. Exportao ? = sim Arquivo Exp. Sped Fiscal ? = informe o nome do arquivo que gerado no system. Gera Registros Complementares de Frete Selecione se deseja gerar os registros com os detalhamentos de frete. Data de fechamento do estoque Informe a data em que foi feito o fechamento do estoque, caso deseje gerar os registros de inventrio. Gera Registros de ECF Selecione se deseja gerar os registros relacionados a Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (C400 e relacionados). Esta opo deve estar marcada como Sim para usurios do SIGALOJA. Inicio Obrigao Escriturao Fiscal CIAP Tratamento implementado para atander a regra do layout do Sped Fiscal no registro G130 que diz: No perodo em que se iniciar a obrigao de escriturao fiscal digital do CIAP ou quando isso ocorrer de forma espontnea, este registro obrigatrio nas seguintes situaes: SIGAFIS SPED FISCAL 57

Boletim Tcnico

a) quando o tipo de movimentao TIPO_MOV do registro G125 for igual a SI e esse SI for originado dos tipos de movimentao IM, IA ou MC; b) quando o tipo de movimentao TIPO_MOV do registro G125 for igual a SI e esse SI for originado do tipo de movimentao CI, devem ser informados os documentos fiscais relativos ao tipo de movimentao IA dos seus componentes que entraram antes desse perodo; c) quando o tipo de movimentao TIPO_MOV do registro G125 for igual a CI, devem ser informados os documentos fiscais relativos ao tipo de movimentao IA dos seus componentes que entraram antes desse perodo. Selecione SIM se deseja que os blocos G130 e G140 sejam gerados conforme especificao do layout citado acima. Arq. Perodo anterior (Apurao do ICMS) Informe o arquivo de apurao do ICMS do perodo anterior (o mesmo que foi informado nos parmetros da rotina de Apurao do ICMS). Imprime Crdito ST (Apurao do ICMS) Selecione a opo para crditos de ICMS-ST nas entradas: Sim o Sistema verifica os valores do campo ICMS SOL. TRI. (FT_SOLTRIB.) No - o valor obtido do campo Vlr ICMS Ret (FT_ICMSRET).

Os valores de Crdito ICMS-ST nas entradas s so considerados quando a origem desta entrada for mesma que o estado do contribuinte substituto. Perodo de apurao (Apurao do IPI) Informe tipo de perodo para apurao do IPI (o mesmo que foi informado nos parmetros da rotina de apurao do IPI). Seleciona Filiais? Determina se apresenta uma tela posterior ao assistente para que sejam selecionadas algumas filiais para processamento, filiais que componham um grupo que no obedea ordem seqencial e por isso no podem ser indicadas num intervalo de/at. Ex: gerar o arquivo das filiais 01, 05, 10 e 13. Cdigo da Finalidade do Arquivo Selecione a finalidade do arquivo que est sendo gerado. Filial De Informe a filial inicial para o processamento centralizado. Caso o processamento no seja centralizado, deixar esta pergunta em branco. Filial At Informe a filial final para o processamento centralizado. Caso o processamento no seja centralizado, deixar esta pergunta em branco. Perfil de Apresentao Selecione o perfil de apresentao. Tipo de Atividade Selecione o tipo de atividade. E-mail? Informe o e-mail do contribuinte. Nome Informe o nome do contador.

58

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

CNPJ Informe o CNPJ do contador, se este for pessoa jurdica. CPF Informe o CPF do contador, se este for pessoa fsica. CRC Informe o nmero no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) do contador. CEP Informe o CEP do contador. Cod. Municpio Informe o Cdigo do Municpio do contador. Endereo? Informe o endereo do contador. Nmero? Informe o nmero do estabelecimento do contador. Complemento? Informe o complemento do estabelecimento do contador. Bairro? Informe o bairro do estabelecimento do contador. Fone? Informe o telefone do contador. Fax? Informe o fax do contador. E-Mail? Informe o e-mail do contador. Produto De Informe o produto inicial a ser processado no inventrio. Caso queira que todos os produtos sejam considerados, deixe o campo em branco. Produto At Informe se necessrio o produto final a ser processado no inventrio. Caso queira que todos os produtos sejam considerados, preencha com ZZZZZZZZZZZZZZZ. Armazm De Informe o armazm inicial a ser processado no inventrio. Caso queira que os produtos de todos os armazns sejam considerados, deixe o campo em branco. Armazm At Informe o armazm final a ser processado no inventrio. Caso queira que os produtos de todos os armazns sejam considerados, preencha com ZZ. Considera Saldo De/Em Poder de terceiros Selecione a opo Sim para que o registro de inventrio considere o saldo De/Em Terceiros. Selecione a opo No para que o registro de inventrio no considere o saldo De/Em Terceiros. Selecione a opo De Terceiros para que o registro de inventrio considere o saldo De Terceiros. Considera saldo em processo Selecione a opo Sim para que sejam considerados no registro H010 os produtos em processo. SIGAFIS SPED FISCAL 59

Boletim Tcnico

Selecione a opo No para que no sejam considerados no registro H010 os produtos em processo. Lista MOD em processo Selecione a opo Sim para que sejam considerados MOD em processo. Selecione a opo No para que no sejam considerados MOD em processo. Nome arquivo Gerado pelo Reg. Invent. Mod. 7 (SIGAEST) Informe nome do arquivo gerado pelo relatrio Reg. Invent. Mod. 7. Este arquivo conter um espelho com saldo em estoque, saldo em terceiro, saldo de terceiros e saldo em processo. Gera Registro 1100 - Exportao? Indica se sero gerados registros 1100. Gera Registro 1200 Crditos Fiscais? Indica se sero gerados registros 1200. Gera Registro 1300 - Combustveis? Indica se sero gerados registros 1300. Gera Registro 1390 Usina de acar/alcool? Indica se sero gerados registros 1390. Gera Registro 1400 Valores Agregados? Indica se sero gerados registros 1400. Gera Registro 1500 Energia Eltrica? Indica se sero gerados registros 1500. Gera Registro 1600 Carto de Crdito/Dbito? Indica se sero gerados registros 1600. Gera Registro 1700 Documentos Fiscais? Indica se sero gerados registros 1700. Gera Registro 1800 Transporte Areo? Indica se sero gerados registros 1800. 6. Confira os parmetros e confirme.

SEO 5 TIPOS DE REGISTROS GERADOS

O layout est organizado em blocos de informaes, que por sua vez, esto organizados em registros que contm dados. Cada registro contm, no primeiro caractere, a identificao do bloco ao qual pertence. Cada bloco contm um registro de abertura e um de encerramento que so identificados por 001 e 990, respectivamente. Veja, a seguir, a tabela dos blocos que compem o arquivo. Bloco 0 C D E Descrio Abertura, Identificao e Referncias Documentos Fiscais do ICMS e do IPI Mercadorias Documentos Fiscais do ICMS Servios Livros Fiscais de Apurao do ICMS e do IPI

60

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

G H 1 9

Controle do Crdito de ICMS do Ativo Permanente CIAP Inventrio Fsico e Controle de Estoque Outras Informaes Controle e Encerramento do Arquivo Digital

Bloco 0 - Abertura, Identificao e Referncias


Registro tipo 0000 - Abertura do arquivo digital e identificao do contribuinte
As informaes contidas neste registro so obtidas por meio do cadastro da empresa no Sistema.

Registro tipo 0001 - Abertura do bloco 0


Contm a identificao do registro e um campo informando se h movimentos para este bloco.

Registro tipo 0005 - Dados complementares do contribuinte


As informaes contidas neste registro so obtidas por meio do cadastro da empresa no Sistema.

Os campos de telefone e fax devem ser preenchidos com DDD de 2 ou 4 caracteres, seguido do nmero de telefone com 8 posies. Exemplo: Fone: 1144117474 ou 151144117474

Registro tipo 0015 Dados Do Contribuinte Substituto


Neste registro informada a Inscrio Estadual do contribuinte nos Estados onde ele foi substituto tributrio. Essa inscrio deve ser informada no parmetro MV_SUBTRIB.

Caso o parmetro MV_SUBTRIB no seja suficiente para detalhar todas as Inscries Estaduais da empresa, devero ser criados parmetros com nome MV_SUBTRI e final numrico seqencial para acrescentar as demais inscries. Exemplo: MV_SUBTRI2, MV_SUBTRI3, etc.

Registro tipo 0100 - Dados do contabilista


As informaes contidas neste registro so obtidas por meio dos parmetros informados pelo usurio, ou pelas informaes do Cadastro do Contabilista (tabela CVB). Para este processamento obedecida seguinte regra: 1. verificado se os campos do Wizard esto preenchidos (nome + endereo) e, caso estejam, todas as informaes necessrias para a gerao deste registro sero obtidas por meio dela; Caso o nome e endereo no estejam preenchidos, verificado em seguida se os campos de CPF e CNPJ esto preenchidos (tambm no wizard). Se estiverem, a busca feita na tabela de dados do contabilista (cadastro pelo mdulo Contabilidade Gerencial) trazendo as informaes do contabilista encontradas de acordo com os nmeros dos documentos (CPF ou CNPJ) informados; SIGAFIS SPED FISCAL 61

2.

Boletim Tcnico

3.

Se, no wizard, nenhum dos campos for informado, considerado o primeiro contabilista cadastrado na tabela CVB Dados do Contabilista.

Caso as informaes consideradas sejam da tabela CVB, os campos a seguir devem ser preenchidos corretamente: Nome (CVB_NOME) CPF (CVB_CPF) CNPJ (CVB_CGC) CRC (CVB_CRC) Endereo (CVB_END)

A vrgula deve separar o logradouro do nmero do imvel. Quando no houver vrgula, o Sistema automaticamente preencher o campo nmero com a sigla SN. Exemplo: AV. BANDEIRANTES, 1255 Se houver complemento de endereo, este poder ser informado aps o nmero no campo de Endereo (CVB_END). Exemplo: AV. BANDEIRANTES, 1255 BLOCO A Bairro (CVB_BAIRRO) CEP (CVB_CEP) Telefone (CVB_TEL)

O campo deve ter 10 posies, sendo DDD e o nmero do telefone. Exemplo: 1139817000 Fax (CVB_FAX)

O campo deve ter 10 posies, sendo DDD e o nmero do telefone. Exemplo: 1139817000 E-mail (CVB_EMAIL) Cdigo do Municpio de acordo com tabela do IBGE (CVB_CODMUN) Campo obrigatrio somente para contribuintes domiciliados no Brasil. Para contribuintes estrangeiros o mesmo no preenchido.

Registro tipo 0150 - Tabela de cadastro do participante


As informaes contidas neste registro so obtidas por meio dos Cadastros de Clientes (SA1), Fornecedores (SA2) e Transportadoras (SA4).

Registro tipo 0175 Alteraes no cadastro de participantes

62

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Este registro gerado com as alteraes cadastrais na tabela de Clientes (SA1), Fornecedores (SA2) e Transportadoras (SA4). Que ficam armazenadas na tabela de alteraes cadastrais (AIF). A habilitao da gravao dos histricos feita por meio do parmetro MV_HISTTAB.

Registro tipo 0190 - Identificao das Unidades de Medida


As informaes contidas neste registro so obtidas por meio dos Cadastros de Produtos (SB1) e Cadastro de Unidades de Medida (SAH).

Este registro gerado para todas as unidades de medida utilizadas no perodo. Por padro considerada a primeira unidade de medida do documento, para utilizao da segunda, ou outra unidade de medida, deve-se customizar o ponto de entrada SPDFIS02. Para maiores detalhes sobre este ponto de entrada, consultar o portal Athena.

Registro tipo 0200 - Tabela de identificao do item


As informaes contidas neste registro so obtidas por meio do Cadastro de Produtos (SB1).

a) A gerao deste registro pode ser customizada a partir do ponto de entrada SPEDPROD. Neste ponto de entrada possvel alterar todos os campos do registro. Neste ponto so passados trs parmetros; a varivel cAliasSFT que contm o filtro efetuado no SFT, de onde so lidas as informaes do documento fiscal, a cRegspd que contm o nome do registro e a cUnid que contm o campo unidade de medida do produto. Para maiores detalhes sobre este ponto de entrada, consulte o TDN. b) Para este registro existe tambm o ponto de entrada SPDFIS001, que permite ao usurio relacionar novos tipos de produto com a tabela descrita no campo TIPO_ITEM deste registro. Para maiores detalhes sobre este ponto de entrada, consulte o TDN. c) Para o correto preenchimento do campo 11 do registro 0200 - Tabela de identificao do item deve-se verificar se a tabela de cdigos utilizada no campo Cod ISS (B1_CODISS) a tabela publicada no Anexo I Lei Complementar Federal n 116/03. Caso contrrio, deve se relacionar este cdigo de ISS, utilizado no SB1, a um dos cdigos publicados na LC 116/03. Isso deve ser feito por meio da opo Relac. Cd. ISS, disponvel em Atualizaes/Cadastros.

Registro tipo 0205 Alteraes do item


Este registro gerado com base no histrico de alteraes do produto, armazenadas na tabela AIF.

Registro tipo 0206 - Cdigo de produto conforme Tabela ANP (Combustveis)


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo 0220 Fatores de Converso de Unidades


Este registro gerado com base no SB1, para os itens que possuem a segunda unidade de medida cadastrada e tenha movimentaes.

Este Ponto de Entrada SPDFIS02 necessrio quando se deseja alterar a UM e a quantidade padro calculada pelo sistema. mais utilizado quando se utiliza a quantidade na segunda unidade de medida.

SIGAFIS SPED FISCAL

63

Boletim Tcnico

Registro tipo 0300 Cadastro de Bens ou Componentes do Ativo Imobilizado


Este registro identifica os Bens que foram utilizados no registro G125. gerado a partir de janeiro de 2011.

Registro tipo 0305 Informao Sobre a Utilizao do Bem


Este registro presta informaes sobre a utilizao do bem. gerado a partir de janeiro de 2011.

Registro tipo 0400 - Tabela de natureza da operao/prestao


As informaes contidas neste registro so obtidas por meio dos cadastros de TES (SF4) e da tabela de CFOPs no SX5 (tabela 13).

Registro tipo 0450 - Tabela de informao complementar do Documento Fiscal


Neste registro sero lanadas as informaes complementares associadas aos documentos. Essas informaes so cadastradas na tabela Informaes Complementares (CCE).

Registro tipo 0460 - Tabela de observaes do Lanamento Fiscal


Neste registro sero lanadas as observaes do documento fiscal provenientes de lanamentos de apurao assim como informaes lanadas na coluna Observao na escriturao dos Livros Fiscais de Entradas, Sadas.

Para cada documento que tiver informaes lanadas na coluna Observao dos Livros Fiscais de Entradas ou Sadas, incluir um cdigo e uma descrio correspondente a mensagem da escriturao que ser lanada na coluna Observao atravs da rotina de Informaes Compl. (tabela CCE) e informar o cdigo correspondente no campo do TES Cod Observ (F4_CODOBSE).

Registro tipo 0500 Plano de Contas Contbeis


Este registro identifica as contas contbeis utilizadas pelo contribuinte, com referncia no registro 0300. As informaes tm origem do cadastro da tabela de Plano de Contas (CT1). gerado a partir de janeiro de 2011.

Registro tipo 0600 Centro de Custos


Este registro identifica os Centros de Custos, com referncia no registro 0305. As informaes tm origem do cadastro da tabela de Centros de Custos (CTT). gerado a partir de janeiro de 2011.

Registro tipo 0990 - Encerramento do bloco 0


Contm a identificao do registro e um campo informando a quantidade de registros do bloco 0.

Bloco C Documentos Fiscais do ICMS e do IPI Mercadorias


Registro tipo C001 - Abertura do bloco C
Contm a identificao do registro e um campo informando se h movimentos para este bloco.

Registro tipo C100 - Documento - Nota fiscal (cdigo 01), Nota Fiscal Avulsa (cdigo 1B), e Nota fiscal de produtor (cdigo 04) e NFE (cdigo 55)

64

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal Modelo 1 ou 1-A; Nota Fiscal Avulsa, Modelo 1B; Nota Fiscal de Produtor, Modelo 4; Nota Fiscal Eletrnica, Modelo 55.

A codificao do campo 17 (IND_FRT) - indicador do tipo de frete a seguinte: 0-Por conta de terceiros 1-Por conta do emitente 2-Por conta do destinatrio 9-Sem cobrana de frete

A partir de 01/01/2012 as descries dos cdigos sero alteradas para: 0-Por conta do emitente 1-Por conta do destinatrio/remetente 2-Por conta de terceiros 9-Sem cobrana de frete

A codificao do campo 13 (IND_PGTO) - indicador do tipo de pagamento a seguinte: 0 Vista 1 A Prazo 9 - Sem pagamento

A partir de 01/07/2012 as descries dos cdigos sero alteradas para: 0 Vista 1 A Prazo 2 - Outros

Detalhe do campo COD_SIT: Para informar que o documento foi emitido sob norma especfica ou regime especial, alm da tratativa j existente do campo F4_RGESPCI da tabela Tipos de Entrada e Sada (SF4), est disponvel apartir do ms de Maro de 2012 o tratamento para indicar que a Nota Fiscal foi emitida sob norma especfica, pelo campo F4_NORESP, tambm da tabela Tipo de Entrada e Sada (SF4). Alm disso, para as UF (MV_ESTADO) contidas no parmetro MV_UFRESPD, so considerados como regime especial (cd. 08) os clientes/fornecedores optantes pelo simples nacional A1_SIMPNAC/A2_SIMPNAC = SIM

Registro tipo C105 Operao ICMS ST recolhido para UF diversa do destinatrio do Documento Fiscal
Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo C110 - Informao Complementar da Nota Fiscal (cdigo 01, 1B, 04 e 55)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, fazendo o relacionamento do documento com a informao complementar lanada no registro 0450.

SIGAFIS SPED FISCAL

65

Boletim Tcnico

Registro tipo C111 Processo Referenciado


Neste registro, sero relacionados todos os processos referenciados no documento fiscal. A associao de processos ao documento pode ser feita por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926).

Registro tipo C112 - Documento de arrecadao referenciado


Neste registro, sero relacionados todos os documentos de arrecadao referenciados no documento fiscal. As informaes sero retiradas da tabela de Guias de Recolhimentos (SF6). A associao de documentos de arrecadao ao documento fiscal pode ser feita por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926).

Registro tipo C113 - Documento fiscal referenciado


Neste registro, sero apresentados todos os documentos fiscais relacionados. A associao de outros documentos ao documento fiscal original pode ser feita por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926).

Registro tipo C114 - Cupom fiscal referenciado


Neste registro, sero apresentados todos os cupons fiscais relacionados. A associao de cupons ao documento fiscal pode ser feita por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926).

Registro tipo C115 Local de Coleta/Entrega


Neste registro, sero apresentados os locais de coleta e entrega quando for diferente do emitente ou do destinatrio da mercadoria. A informao do local de coleta e entrega pode ser feita por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926).

Registro tipo C120 Operaes de Importao (cdigo 01)


Este registro gerado a partir do livro fiscal, somente para notas de entrada modelo 01. As informaes complementares de importao podem ser lanadas por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926).

Registro tipo C130 ISSQN, IRRF e Previdncia Social


Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal Modelo 1 ou 1-A; Nota Fiscal de Produtor, Modelo 4.

Registro tipo C140 Fatura (cdigo 01)


Este registro gerado a partir do livro fiscal quando h uma fatura para este documento (SE1/SE2), e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal Modelo 1 ou 1-A; Nota Fiscal de Produtor, Modelo 4.

Registro tipo C141 - Vencimento da fatura (cdigo 01)


gerado um registro C141 para cada C140, contendo informaes complementares da fatura (valor, data do vencimento).

66

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Foi criado o Ponto de Entrada SPDFIS09, tem como objetivo gravar informaes nos Registros C140 e C141. Para maiores detalhes sobre este ponto de entrada, consulte o TDN.

Registro tipo C160 Volumes transportados (cdigo 01 e 04) - exceto combustveis.


Este registro identifica a natureza e volume das mercadorias transportadas na operao, sendo gerado apenas para documentos de sada modelo 01 ou 04.

Registro tipo C165 - Complemento de Documento Operaes com combustveis (cdigo 01)
Este registro gerado para documentos com movimentaes de combustveis, essa informao tratada no Complemento de combustveis (CD6).

Registro tipo C170 - Itens do documento (cdigo 01, 1B, 04 e 55).


Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal Modelo 1 ou 1-A; Nota Fiscal Modelo 1B; Nota Fiscal de Produtor, Modelo 4; Nota Fiscal Eletrnica, Modelo 55.

Por padro, a descrio do produto apresentada no registro C170 a do cadastro de produtos. Caso seja necessrio buscar a descrio de outro local, deve-se customizar o ponto de entrada SPDFIS04. Para mais detalhes sobre o ponto de entrada, consulte o TDN.

Registro tipo C171 Armazenamento de Combustveis (cdigo 01, 55)


Este registro contm a especificao do tanque e volume envolvida na operao de entrada com combustveis. As informaes complementares para combustveis podem ser lanadas por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926).

Registro tipo C172 - Operaes com ISSQN (cdigo 01)


Este registro gerado a partir do livro fiscal, em notas de sada, modelo 01, que tenham algum item com valor de ISS (nota conjugada).

Registro tipo C173 - Complemento do item - operaes com medicamentos (cdigo 01, 55)
Este registro gerado para cada registro do tipo C170, em operaes de sada, modelo 01 ou 55. Contm a qualificao do item do documento fiscal, quando este pertence aos produtos cadastrados, como medicamentos. As informaes complementares para medicamentos podem ser lanadas por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926).

SIGAFIS SPED FISCAL

67

Boletim Tcnico

Registro tipo C174 - Operaes com armas de fogo (cdigo 01)


Este registro gerado para cada registro do tipo C170, em operaes de sada, modelo 01. Contm a qualificao do item do documento fiscal, quando este pertence aos produtos cadastrados como armas de fogo. As informaes complementares para armas de fogo podem ser lanadas por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926).

Registro tipo C175 - Operaes com veculos novos (cdigo 01,55)


Este registro gerado para cada registro do tipo C170, em operaes de sada, modelo 01 ou 55. Contm a qualificao do item do documento fiscal, quando este pertence aos produtos cadastrados como veculos novos. As informaes complementares para veculos podem ser lanadas por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926).

Registro tipo C176


Este registro gerado para cada registro do tipo C170, em operaes de sada que possuam complemento de ressarcimento de ICMS.

Registro tipo C177 - Operaes com produtos sujeitos a selo de controle IPI
As informaes contidas neste registro so obtidas por documentos fiscais contendo mercadorias sujeitas a controle de selo que sero obtidas por meio do cadastro das tabelas Guias de Selo (SFN), Saldos Iniciais de Selo (SFO) e Cadastro de Produtos (SB1).

Registro tipo C178 - Operaes com produtos sujeitos a tributao de IPI por unidade ou quantidade de produto
As informaes contidas neste registro so obtidas por documentos fiscais contendo mercadorias tributadas com IPI de Pauta.

Registro tipo C179


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo C190 - Registro analtico do documento (cdigo 01, 1B, 04 E 55)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal Modelo 1 ou 1-A; Nota Fiscal Avulsa , Modelo 1B; Nota Fiscal de Produtor, Modelo 4; Nota Fiscal Eletrnica, Modelo 55.

Registro tipo C195 - Observaes do lanamento fiscal (cdigo 01, 1B E 55)


Este registro gerado a partir do livro fiscal, fazendo o relacionamento do documento com a observao lanada no registro 0460, quando o documento tiver algum lanamento de Apurao ou quando tiver s informaes lanadas na coluna Observao na escriturao dos Livros Fiscais de Entradas e Sadas. Para a correta gerao deste registro, o mdulo Livros Fiscais (SIGAFIS) disponibiliza dois recursos: 1) Ao configurar um lanamento fiscal automtico atravs do TES, informar o cdigo da observao do documento fiscal atravs do campo Obs.Lanc.Fis e gerar o documento; 2) Configurar o cdigo adequado atravs da rotina de Complementos de documentos fiscais, disponibilizado na Nota Fiscal de Entrada, e/ou Sada, opo Informaes Complementares, para cada documento gerado.

68

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

3)

Para cada documento que tiver informaes lanadas na coluna Observao dos Livros Fiscais de Entradas ou Sadas, incluir na rotina de Informaes Compl. (tabela CCE) um cdigo e uma descrio correspondente a mensagem da escriturao que ser lanada na coluna Observao e informar o cdigo correspondente do cadastro no campo do TES Cod Observ (F4_CODOBSE), fazendo uma correspondncia entre o cdigo da observao com o TES da operao.

Registro tipo C197 - Outras obrigaes tributrias, ajustes e informaes de valores provenientes de documento fiscal.
Este registro gerado a partir dos lanamentos do documento fiscal para apurao (CDA).

Registro tipo C300 Resumo dirio das notas fiscais de venda a consumidor (cdigo 02)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal Modelo 2;

Registro tipo C310 Documentos cancelados de notas fiscais de venda a consumidor (cdigo 02)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal Modelo 2;

Registro tipo C320 Registro analtico do resumo dirio das notas fiscais de venda a consumidor (cdigo 02)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal Modelo 2;

Registro tipo C321 Itens do resumo dirio dos documentos (cdigo 02)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal Modelo 2;

Registro tipo C350 Itens do resumo dirio dos documentos (cdigo 02)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal Modelo 2;

Registro tipo C370 Itens do resumo dirio dos documentos (cdigo 02)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal Modelo 2;

Registro tipo C390 Itens do resumo dirio dos documentos (cdigo 02)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal Modelo 2;

Registro tipo C400 Equipamento ECF


Este registro gerado a partir do mdulo SIGALOJA, e composto das estaes cadastradas no Sistema.

SIGAFIS SPED FISCAL

69

Boletim Tcnico

Registro tipo C405 Reduo Z


Este registro gerado a partir do mdulo SIGALOJA, e composto das redues Z.

Registro tipo C410 PIS e COFINS Totalizados no dia


Este registro gerado a partir do mdulo SIGALOJA, e composto das notas fiscais de sada. Cupom Fiscal Modelo 2D;

Registro tipo C420 Registro dos totalizadores parciais da reduo Z


Este registro gerado a partir do mdulo SIGALOJA, e composto pelas redues Z.

Registro tipo C425 Resumo de Itens do movimento dirio


Este registro gerado a partir do mdulo SIGALOJA, e composto pelas informaes do livro fiscal. Cupom Fiscal Modelo 2D;

Registro tipo C460 Documento fiscal emitido por ECF


Este registro gerado a partir do mdulo SIGALOJA, e composto pelas informaes do livro fiscal. Cupom Fiscal Modelo 2D;

Registro tipo C470 Itens do documento fiscal emitido por ECF


Este registro gerado a partir do mdulo SIGALOJA, e composto pelas informaes do livro fiscal. Cupom Fiscal Modelo 2D;

Registro tipo C490 Registro analtico do movimento dirio


Este registro gerado a partir do mdulo SIGALOJA, e composto (pelas) informaes do livro fiscal.

Registro tipo C495 Resumo mensal de itens do ECF por estabelecimento


Este registro gerado a partir do mdulo SIGALOJA, e composto (pelas) informaes do livro fiscal.

Registro tipo C500 - Documento - nota fiscal/conta de energia eltrica (cdigo 06) e nota fiscal/conta de fornecimento de gs (cdigo 28)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais do seguinte modelo: Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Modelo 6. Nota Fiscal Consumo de Gs, Modelo 28.

Registro tipo C510 - Itens do documento nota fiscal/conta energia eltrica (cdigo 06) e nota fiscal/conta de fornecimento de gs (cdigo 28)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, contendo as especificaes do servio de energia eltrica ou de gs, sendo exigido apenas para sada. composto de notas fiscais do seguinte modelo:

70

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Modelo 6. Nota Fiscal Consumo de Gs, Modelo 28.

Registro tipo C590 - Registro analtico do documento - nota fiscal/conta de energia eltrica (cdigo 06) e nota fiscal consumo fornecimento de gs (cdigo 28)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais do seguinte modelo: Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Modelo 6. Nota Fiscal Consumo de Gs, Modelo 28.

Registro tipo C600 - Documento consolidado - nota fiscal/conta de energia eltrica (cdigo 06), nota fiscal/conta de fornecimento de gua (cdigo 27) e nota fiscal/conta de fornecimento de gs (cdigo 28) (empresas no obrigada ao convenio ICMS 115/03).
Este registro gerado a partir do livro fiscal, contendo as especificaes do servio de energia eltrica ou de gs, sendo exigido apenas para sada. composto de notas fiscais do seguinte modelo: Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Modelo 6. Nota Fiscal Consumo de Gs, Modelo 28. Nota Fiscal de Fornecimento de gua, Modelo 29.

Registro tipo C601 - Documento consolidado cancelados - nota fiscal/conta de energia eltrica (cdigo 06), nota fiscal/conta de fornecimento de gua (cdigo 27) e nota fiscal/conta de fornecimento de gs (cdigo 28)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, contendo as especificaes do servio de energia eltrica ou de gs, sendo exigido apenas para sada. composto de notas fiscais do seguinte modelo: Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Modelo 6. Nota Fiscal Consumo de Gs, Modelo 28. Nota Fiscal de Fornecimento de gua, Modelo 29.

Registro tipo C610 - Itens dos documentos consolidado notas fiscais/contas de energia eltrica (cdigo 06), nota fiscal/conta de fornecimento de gua canalizada (cdigo 29) e nota fiscal/conta de fornecimento de gs (cdigo 28) (empresas no obrigadas ao convnio ICMS 115/03)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, contendo as especificaes do servio de energia eltrica ou de gs, sendo exigido apenas para sada. composto de notas fiscais do seguinte modelo: Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Modelo 6. Nota Fiscal Consumo de Gs, Modelo 28. Nota Fiscal de Fornecimento de gua, Modelo 29.

SIGAFIS SPED FISCAL

71

Boletim Tcnico

Registro tipo C690 - Registro analtico dos documentos (notas fiscais/contas de energia eltrica (cdigo 06), nota fiscal/conta de fornecimento de gua canalizada (cdigo 29) e nota fiscal/conta de fornecimento de gs (cdigo 28)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, contendo as especificaes do servio de energia eltrica ou de gs, sendo exigido apenas para sada. composto de notas fiscais do seguinte modelo: Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Modelo 6. Nota Fiscal Consumo de Gs, Modelo 28. Nota Fiscal de Fornecimento de gua, Modelo 29.

Registro tipo C700 - Consolidao dos documentos NF/conta energia eltrica (cdigo 06), emitidas em via nica (empresas obrigadas ao convenio ICMS 115/03)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais do seguinte modelo: Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Modelo 6.

Registro tipo C790 - Registro analtico dos documentos (cdigo 06)


Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais do seguinte modelo: Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Modelo 6.

Registro tipo C791 Registro de informaes de ST por UF (cdigo 06)


Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais do seguinte modelo: Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Modelo 6.

Registro tipo C990 - Encerramento do bloco C


Contm a identificao do registro e um campo informando a quantidade de registros do bloco C.

Bloco D Documentos Fiscais do ICMS Servios


Registro tipo D001 - Abertura do bloco D
Contm a identificao do registro e um campo informando se h movimentos para este bloco.

As notas fiscais de prestao servio de transporte ou de conhecimento de transporte rodovirio de cargas (modelos 07 e 08) somente sero consideradas na gerao do arquivo magntico caso o mdulo TMS (Gesto de Transportes) seja utilizado, pois so necessrias vrias informaes especficas que so obtidas por meio das tabelas deste mdulo. Nos casos de aquisies, todos os outros modelos de transportes so tratados: Nota Fiscal de Servio de Transporte (07), Conhecimento de Transporte Rodovirio (08), Conhecimento de Transporte Aquavirio (09), Conhecimento de Transporte Areo (10), Conhecimento de Transporte Ferrovirio (11) e Conhecimento Multimodal de Cargas (26).

72

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Registro tipo D100 - Documento - Nota fiscal de servio de transporte (cdigo 07), Conhecimentos de transporte rodovirio de cargas (cdigo 08), Aquavirio de cargas (cdigo 09) e Areo (cdigo 10), Ferrovirio de cargas (cdigo 11) e multimodal de cargas (cdigo 26), nota fiscal de transporte ferrovirio de carga (cdigo 27) e Conhecimento de Transporte Eletrnico CT-e (cdigo 57).

Para o correto funcionamento do campo 17 (IND_FRT) do registro, necessrio possuir a pasta Informaes DANFE habilitada na rotina de Documento de Entrada (MATA103) e o campo F1_TPFRETE ativo (nos casos em que a nota de entrada no possuir vnculo com Pedidos de Compra). Para habilitar a pasta Informaes DANFE na rotina de Documento de Entrada (MATA103) necessrio conter alguns campos especficos na base de dados, estes podem ser includos atravs dos updates U_UPDCOM05, U_UPDCOM07 e U_UPDCOM17. Foi disponibilizado na rotina NF Manual Entrada (MATA910) a pasta Informaes DANFE. Para isso, necessrio conter alguns campos especficos na base de dados. Para gerar o campo 10 (Chave CT-e) atravs do mdulo Livros Fiscais (SIGAFIS), na pasta Informaes DANFE, foi habilitada na rotina de Documento de Entrada (MATA103), Nota de Conhecimento de Frete (MATA116) e NF Manual Entrada (MATA910) o campo para informar a Chave CT-e. A partir de abril/2012 o preenchimento deste campo ser obrigatrio. H a possibilidade de consultar a chave de acesso do CTe na Sefaz, aps digitar a chave no campo Chv. NFe/CTe (F1_CHVNFE), ao incluir documentos de espcie CTE. Esta funcionalidade encontrase na rotina de Documento de Entrada (MATA103) ou Nota de Conhecimento de Frete (MATA116). Para mais detalhes, consulte o boletim tcnico COM_BT_Consulta chave de CTe na Sefaz_BRA. Para gerar o campo 13 (TP_CT-e) atravs do mdulo Livros Fiscais (SIGAFIS), na pasta Informaes DANFE, foi habilitada nas rotinas de Documento de Entrada (MATA103) e NF Manual Entrada (MATA910) o campo Tipo CT-e. Para isso, necessrio conter o campo F1_TPCTE na base de dados que pode ser includo atravs do update U_UPDSIGAFIS. Os possveis valores do campo so: N - CT-e normal C - CT-e complemento de valores A - CT-e anulao de valores S - CT-e substituto Este registro gerado a partir do Livro Fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal de Servio de Transporte, Modelo 7. Conhecimento de Transporte Rodovirio, Modelo 8. Conhecimento de Transporte Aquavirio, Modelo 9. Conhecimento de Transporte Areo, Modelo 10. Conhecimento de Transporte Ferrovirio, Modelo 11. Conhecimento Multimodal de Cargas, Modelo 26. Conhecimento de Transporte Eletrnico CT-e, Modelo 57.

SIGAFIS SPED FISCAL

73

Boletim Tcnico

Os registros a seguir, contendo as especificaes dos itens transportados e outros detalhes do transporte (no caso de conhecimentos ou notas de servio de transportes), ou os detalhes do servio de comunicao e telecomunicao, somente so exigidos para o prestador, ou seja, nas operaes de entrada somente sero exigidos os registros mestres de notas fiscais (D100 e D500) e os registros analticos dos documentos (D190 e D590).

As notas fiscais de conhecimentos de transporte geradas pelo menu (Nt Conhec. de Frete) devem ser geradas no arquivo do SPED no Registro D100 NOTA FISCAL DE SERVIO DE TRANSPORTE. Como este documento refere-se a um conhecimento de transporte normal o mesmo deve ser apresentado no arquivo do SPED com o cdigo da situao igual a 00 .

Registro tipo D110 - Itens do documento - Nota fiscal de servios de transporte (cdigo 07)
Este registro gerado a partir do Livro Fiscal, e composto de notas fiscais de prestao de servio no seguinte modelo: Nota Fiscal de Servio de Transporte, Modelo 7.

Registro tipo D120 - Complemento da nota fiscal de servios de transporte (cdigo 07)
Este registro gerado a partir do Livro Fiscal, e composto de notas fiscais de prestao de servio no seguinte modelo: Nota Fiscal de Servio de Transporte, Modelo 7.

Registro tipo D130 - Complemento do conhecimento rodovirio de cargas (cdigo 08)


Este registro gerado a partir do Livro Fiscal, e composto de notas fiscais de prestao de servio no seguinte modelo: Nota Fiscal Modelo 08.

Registro tipo D140 - Complemento do conhecimento aquavirio de cargas (cdigo 09)


Este registro gerado a partir do Livro Fiscal, e composto de notas fiscais de prestao de servio no seguinte modelo: Nota Fiscal Modelo 09.

Registro tipo D150 - Complemento do conhecimento areo de cargas (cdigo 10)


Este registro gerado a partir do Livro Fiscal, e composto de notas fiscais de prestao de servio no seguinte modelo: Nota Fiscal Modelo 10.

Registro tipo D160 - Carga transportada (cdigo 08, 09, 10, 11, 26 E 27)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais de prestao de servio no seguinte modelo: Nota Fiscal Modelo 08. Nota Fiscal Modelo 09. Nota Fiscal Modelo 10.

74

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Registro tipo D161 - Local da coleta e entrega (cdigo 07, 08, 09, 10, 11, 26 e 27)
Este registro gerado a partir do Livro Fiscal, e composto de notas fiscais de prestao de servio no seguinte modelo: Nota Fiscal Modelo 08. Nota Fiscal Modelo 09. Nota Fiscal Modelo 10

Registro tipo D162 Identificao dos documentos fiscais


Este registro gerado a partir do arquivo de Notas Fiscais do Cliente (DTC): Nota Fiscal Modelo 08. Nota Fiscal Modelo 09. Nota Fiscal Modelo 10.

Registro tipo D170 - Complemento do Conhecimento Multimodal de Cargas (cdigo 26)


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D180 - Modais (Cdigo 26)


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D190 - Registro analtico dos documentos (cdigo 07, 08, 09, 10, 11, 26 e 27)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais de prestao de servio no seguinte modelo: Nota Fiscal de Servio de Transporte, Modelo 7. Conhecimento de Transporte Rodovirio, Modelo 8. Conhecimento de Transporte Aquavirio, Modelo 9. Conhecimento de Transporte Areo, Modelo 10. Conhecimento de Transporte Ferrovirio, Modelo 11. Conhecimento Multimodal de Cargas, Modelo 26.

Registro tipo D195 - Observaes do lanamento fiscal


Este registro gerado a partir do livro fiscal, fazendo o relacionamento do documento com a observao lanada no registro 0460, quando o documento tiver algum lanamento de Apurao ou quando tiver as informaes lanadas na coluna Observao na escriturao dos Livros Fiscais de Entradas e Sadas. Para a correta gerao deste registro, o mdulo Livros Fiscais disponibiliza dois recursos: 1) Ao configurar um lanamento fiscal automtico atravs do TES, informar o cdigo da observao do documento fiscal atravs do campo Obs.Lanc.Fis e gerar o documento;

SIGAFIS SPED FISCAL

75

Boletim Tcnico

2) 3)

Configurar o cdigo adequado atravs da rotina de Complementos de documentos fiscais, disponibilizado na Nota Fiscal de Entrada, e/ou Sada, opo Informaes Complementares, para cada documento gerado. Para cada documento que tiver informaes lanadas na coluna Observao dos Livros Fiscais de Entradas ou Sadas, incluir na rotina de Informaes Compl. (tabela CCE) um cdigo e uma descrio correspondente mensagem da escriturao que ser lanada na coluna Observao. Informar tambm o cdigo correspondente ao cadastro no campo do TES Cod Observ (F4_CODOBSE), fazendo uma correspondncia entre o cdigo da observao com o TES da operao.

Registro tipo D197 - Outras obrigaes tributrias, ajustes e informaes de valores provenientes de documento fiscal.
Este registro gerado a partir dos lanamentos do documento fiscal (CDA) para apurao. O campo Lanamentos de Apurao de ICMS (CDA_TPLANC) passa a ser obrigatrio quando inserido manualmente no documento fiscal

Registro tipo D300 - Registro Analtico dos bilhetes consolidados de Passagem Rodovirio
Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D301 - Documentos cancelados dos Bilhetes de Passagem Rodovirios


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D310 - Complemento dos Bilhetes


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D350 - Equipamento ECF (Cdigos 2E, 13, 14, 15 e 16)
Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D355 Reduo Z


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D360 - PIS E COFINS totalizados no dia


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D365 - Registro dos Totalizadores Parciais da Reduo Z


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D370 - Complemento dos documentos informados


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D390 - Registro analtico do movimento dirio


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D400 - Resumo do Movimento Dirio (cdigo 18)


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

76

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Registro tipo D410 - Documentos Informados (Cdigos 13, 14, 15 e 16)


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D411 - Documentos Cancelados dos Documentos Informados


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D420 - Complemento dos Documentos Informados


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo D500 - Nota fiscal de servio de comunicao (cdigo 21) e nota fiscal de servio de telecomunicao (cdigo 22)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal de Servio de Comunicao, Modelo 21; Nota Fiscal de Servio de Telecomunicao, Modelo 22.

Registro tipo D510 - Itens do documento - nota fiscal de servio de comunicao (cdigo 21) e servio de telecomunicao (cdigo 22)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal de Servio de Comunicao, Modelo 21; Nota Fiscal de Servio de Telecomunicao, Modelo 22.

Registro tipo D530 - Complemento do documento - Terminal faturado


Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal de Servio de Comunicao, Modelo 21; Nota Fiscal de Servio de Telecomunicao, Modelo 22.

Registro tipo D590 - Registro analtico do documento (cdigo 21 e 22)


Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal de Servio de Comunicao, Modelo 21; Nota Fiscal de Servio de Telecomunicao, Modelo 22.

Registro tipo D600 - Consolidao da prestao de servios - Nota fiscal de servio de comunicao (cdigo 21) e nota fiscal de servio de telecomunicao (cdigo 22)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal de Servio de Comunicao, Modelo 21; Nota Fiscal de Servio de Telecomunicao, Modelo 22.

SIGAFIS SPED FISCAL

77

Boletim Tcnico

Registro tipo D610 - Itens dos documentos consolidado (cdigo 21 e 22)


Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal de Servio de Comunicao, Modelo 21; Nota Fiscal de Servio de Telecomunicao, Modelo 22.

Registro tipo D690 - Registro analtico dos documentos (cdigo 21 e 22)


Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal de Servio de Comunicao, Modelo 21; Nota Fiscal de Servio de Telecomunicao, Modelo 22.

Registro tipo D695 - Consolidao da prestao de servios - notas de servio de comunicao (cdigo 21) e de servio de telecomunicao (cdigo 22)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, quando houver emisso de notas em via nica (somente para empresas prestadoras, obrigadas ao Convnio ICMS 115/2003), e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal de Servio de Comunicao, Modelo 21; Nota Fiscal de Servio de Telecomunicao, Modelo 22.

Registro tipo D696 Registro analtico dos documentos (cdigos 21 e 22).


Este registro gerado a partir do livro fiscal, quando houver emisso de notas em via nica (somente para empresas prestadoras, obrigadas ao Convnio ICMS 115/2003), e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal de Servio de Comunicao, Modelo 21; Nota Fiscal de Servio de Telecomunicao, Modelo 22.

Registro tipo D697 - Registro de Informaes de ST por UF (Cdigos 21 e 22)


Este registro gerado a partir do livro fiscal, quando houver emisso de notas em via nica (somente para empresas prestadoras, obrigadas ao Convnio ICMS 115/2003), e composto de notas fiscais dos seguintes modelos: Nota Fiscal de Servio de Comunicao, Modelo 21; Nota Fiscal de Servio de Telecomunicao, Modelo 22.

Registro tipo D990 - Encerramento do bloco D


Contm a identificao do registro e um campo informando a quantidade de registros do bloco D.

Bloco E Livros Fiscais de Apurao do ICMS e do IPI


Registro tipo E001 - Abertura do bloco E
Contm a identificao do registro e um campo informando se h movimentos para este bloco.

78

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Registro tipo E100 - Perodo da apurao do ICMS


Este registro contm o perodo de apurao do ICMS atual.

Registro tipo E110 - Apurao do ICMS - Operaes Prprias


As informaes contidas neste registro so obtidas nos arquivos de apurao de ICMS.

Registro tipo E111 Ajuste/Benefcio/Incentivo da Apurao do ICMS


Estes ajustes so os cdigos de subitens lanados manualmente na Apurao de ICMS, que sero transportados para o meio magntico.

Os ajustes feitos na Apurao de ICMS sero buscados na tabela Arquivo de Apurao de ICMS (CDH). Eles devem ser previamente configurados no Lanamentos de Apurao de ICMS (CC6).

Registro tipo E112 - Informaes Adicionais dos Ajustes da Apurao do ICMS


Este registro gerado para Ajustes de Apurao de ICMS que contm informaes adicionais vinculadas Guia Nacional de Recolhimento (GNRE) tabela SF6.

Quando uma operao de ICMS por apurao exigir um Guia de Recolhimento especfica, inclua manualmente uma linha e informe o campo GNRE, Classe de vencimento e Valor. Confirme a apurao do ICMS para que o Sistema gere uma GNRE com saldo devedor apurado e uma especfica para cada Guia de Recolhimento informada manualmente. Se a classe de vencimento no for informada, o Sistema gerar uma nica GNRE com os valores aglutinados.

Registro tipo E113 - Informaes Adicionais dos Ajustes da Apurao do ICMS Identificao dos documentos fiscais
Este registro Contm informaes adicionais dos ajustes gerados no registro E111.

Registro tipo E115 - Informaes Adicionais da Apurao do ICMS Valores Declaratrios


Este registro gerado para Informaes Adicionais da Apurao do ICMS vinculadas rotina Inf. Adic. da Apurao (MATA017). Na rotina Inf. Adic. da Apurao (MATA017), devem ser informadas manualmente pelo usurio as informaes adicionais da apurao, sendo obrigatrio incluir o perodo ao qual se refere essa informao adicional e o cdigo de ajuste referente. Aps a incluso do cdigo de ajuste, o sistema efetua o gatilho da descrio do ajuste. As informaes devem ser lanadas manualmente pelo usurio para correta gerao do registro E115.

Registro tipo E116 Obrigaes do ICMS a recolher Operaes prprias.


Este registro gerado a partir das Guias de Recolhimento emitidas na apurao do ICMS. Os detalhes so buscados da tabela de Guias de Recolhimento (SF6).

SIGAFIS SPED FISCAL

79

Boletim Tcnico

Registro tipo E200 Perodo da apurao ao ICMS - Substituio Tributria


Este registro contm o perodo de apurao do ICMS - ST atual. Existindo um registro de apurao para cada UF onde o contribuinte foi substituto tributrio.

Registro tipo E210 Apurao do ICMS - Substituio Tributria


As informaes contidas neste registro so obtidas nos arquivos de apurao de ICMS - ST. Existindo um registro de apurao para cada UF onde o contribuinte foi substituto tributrio.

Conforme consta no prprio Guia Prtico do SPED FISCAL, em regra, no h direito ao crdito do ICMS/ST. Caso haja direito apropriao do crdito, o valor do ICMS/ST destacado na nota fiscal deve ser lanado na apurao do ICMS-ST, observando-se o tratamento legal. Existindo legislao estadual que prev que o valor informado como ajuste, identifique o cdigo especfico da Tabela 5.3(ajuste de documento), do Ato COTEPE/ICMS 09/08. Caso no exista o cdigo de ajuste, utilize um cdigo de ajuste de apurao, conforme tabela 5.1.1, do Ato COTEPE/ICMS 09/08. Deve ser configurado o campo F4_CREDST (Crd.ICMS ST) do TES para que seja ou no creditado/debitado o ICMS-ST dos documentos fiscais. O valor do crdito de ICMS-ST do perodo anterior, previsto para o campo 03 do registro E210 (VL_SLD_CRED_ANT_ST) corresponde ao valor da coluna Imposto Creditado Devoluo de Vendas da rotina Apurao de ICMS (MATA953) do saldo credor do perodo anterior. Para que esse valor seja levado para o registro E210, necessrio preencher o campo Arq. perodo anterior no Wizard da rotina.

Para gerao do

valor do campo VL_DEVOLV_ST, so considerados as notas com os CFOPs informados no parmetro

MV_CEF210. Caso o parmetro MV_CFE210 no exista na base de dados, os CFOPs considerados so os descritos no Guia Prtico do SPED FISCAL 1410,1411,1414,1415,1660,1661,1662,2410,2411,2414,2415,2660,2661 e 2662.

O sistema possibilita que a GNRE tambm seja gerada automaticamente ao emitir uma nota fiscal.

Caso a empresa no possua Inscrio Estadual no Estado destino da operao, o parmetro MV_SUBTRIB no estar preenchido. Porm, se o campo F4_CREDST estiver configurado como Debita (deve ser preenchido dessa forma quando a empresa assume o pagamento do imposto), os valores devem ser informados no registro do bloco E do SPED Fiscal. Neste caso, o estado destino deve ser informado no parmetro MV_STUFS para que os valores no sejam informados na Apurao de ICMS (pois j foram pagos) mas preencham os registros do bloco E do SPED Fiscal (E200/E210/E250).

Registro tipo E220 Ajuste/Benefcio/Incentivo da Apurao do ICMS Substituio Tributria


Estes ajustes so os cdigos de subitens lanados manualmente na Apurao de ICMS - ST, que sero transportados para o meio magntico.

80

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Os ajustes feitos na Apurao de ICMS-ST sero buscados na tabela Arquivo de Apurao de ICMS (CDH). Eles devem ser previamente configurados no Lanamentos de Apurao de ICMS (CC6).

Registro tipo E230 - Informaes Adicionais dos Ajustes da Apurao do ICMS Substituio Tributria
Este registro Contm informaes adicionais dos ajustes gerados no registro E220. Os dados so retirados das Guias de Recolhimento (SF6) informadas manualmente na Apurao de ICMS.

Registro tipo E240 - Informaes Adicionais dos Ajustes da Apurao do ICMS Substituio Tributria Identificao dos documentos fiscais
Este registro contm informaes adicionais dos ajustes da apurao do ICMS ST, quando realizados por nota fiscal, os ajustes manuais no so considerados neste registro.

Registro tipo E250 Obrigaes do ICMS a recolher Substituio tributria.


Este registro gerado a partir das Guias de Recolhimento emitidas na apurao do ICMS-ST. Os detalhes so buscados da tabela de Guias de Recolhimento (SF6).

Registro tipo E500 - Perodo da apurao do IPI


Este registro contm o perodo de apurao do IPI atual.

Este registro gerado se o indicador de atividade do contribuinte for preenchido com 0 Industrial ou equiparado.

Registro tipo E510 - Consolidao dos valores do IPI por CFOP e cdigo de tributao do IPI
Este registro gerado a partir do livro fiscal. Nele so acumulados os valores de IPI por CFOP.

Registro tipo E520 Apurao do IPI


As informaes contidas neste registro so obtidas nos arquivos de apurao de IPI.

Registro tipo E530 - Ajustes da apurao do IPI


Estes ajustes so os cdigos de subitens lanados manualmente na Apurao de IPI, que sero transportados para o meio magntico.

Os ajustes feitos na Apurao de ICMS-ST so buscados na tabela Arquivo de Apurao de IPI (CDP). Eles devem ser previamente configurados no Ajustes de Apurao de IPI (CCK).

Registro tipo E990 - Encerramento do bloco E


Contm a identificao do registro e um campo informando a quantidade de registros do bloco E.

SIGAFIS SPED FISCAL

81

Boletim Tcnico

Bloco G Controle do Crdito de ICMS do Ativo Permanente CIAP


Este bloco gerado a partir de janeiro de 2011.

Registro tipo G001 - Abertura do bloco G


Contm a identificao do registro e um campo informando se h movimentos para este bloco.

Registro tipo G110 ICMS Ativo Permanente CIAP


Contm informaes sobre o CIAP

Registro tipo G125 Movimentao do Bem ou Componente do Ativo Imobilizado


Contm informaes sobre a movimentao de bens no CIAP e a apropriao de parcelas de crditos de ICMS do Ativo Imobilizado. Este registro gerado a partir da tabela Manuteno CIAP (SF9) e Estorno Mensal CIAP (SFA).

Para efetuar a correta importao no validador, quando for feito pelo mdulo Livros Fiscais (SIGAFIS), necessrio na entrada do bem, informar corretamente as informaes referentes nota de entrada, pois a partir da nota de entrada que a rotina ir buscar o produto e as demais informaes, como Centro de Custo, Plano de contas e Produto. Se as informaes da nota de entrada no estiverem corretas, poder haver inconsistncias na importao do arquivo no validador.

Registro tipo G126 Outros Crditos CIAP

Foi criado o Ponto de Entrada SPEDG126, tem como objetivo gravar informaes no Registro G126. Para maiores detalhes sobre este ponto de entrada, consulte o TDN.

Registro tipo G130 Identificao do Documento Fiscal


Tem objetivo de identificar o documento fiscal que acobertou a entrada ou a sada do bem ou componente do CIAP. Os participantes deste registro estaro declarados no registro 0150.

Registro tipo G140 Identificao do Item do Documento Fiscal


Tem objetivo de identificar o item do documento fiscal informado no registro G130. Os itens neste registro esto declarados no registro 0200.

Registro tipo G990 Encerramento do BLOCO G


Contm a identificao do registro e um campo informando a quantidade de registros do bloco G.

82

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Bloco H Inventrio Fsico e Controle de Estoque


Os registros contidos neste bloco no so de apresentao obrigatria. Por isso foi disponibilizado no Wizard da rotina uma pergunta, deixando a critrio do usurio a gerao ou no dessas informaes. Os registros somente sero gerados se a pergunta Gera Inventrio estiver preenchida como Sim e nome do arquivo de gerado pelo relatrio Reg. Invent. Mod. 7 (MATR460).

Todas as informaes do Bloco H so geradas por meio do arquivo gerado pelo Reg. Invent. Mod. 7 (MATR460) criado na pasta System, este arquivo um espelho do relatrio com saldo em estoque, saldo de terceiros, saldo em terceiros e saldo em processo.

Registro tipo H001 - Abertura do bloco H


Contm a identificao do registro e um campo informando se h movimentos para este bloco.

Registro tipo H005 - Totais do inventrio


Este registro contm os totais do inventrio.

Registro tipo H010 - Inventrio


Este registro apresenta um resumo do inventrio disponvel, por meio da funo FSModeloP7. As informaes so obtidas do arquivo gerado pelo relatrio Reg. Invent. Mod. 7 (MATR460).

Os produtos com quantidade zerada so gerados no SPEDFISCAL, e tambm se forem listados no relatrio de inventrio P7.

Registro tipo H990 - Encerramento do bloco H


Contm a identificao do registro e um campo informando a quantidade de registros do bloco H.

Bloco 1 Outras Informaes


Registro tipo 1001 - Abertura do bloco 1
Contm a identificao do registro e um campo informando se h movimentos para este bloco.

Registro tipo 1010 Obrigatoriedade de Registros do Bloco 1


Indica a obrigatoriedade dos registros do bloco 1 que sero gerados no arquivo magntico. Informado atravs das perguntas na Wizard da Rotina.

Registro tipo 1100 Registro de Informaes sobre Exportaes


Este registro gerado a partir do livro fiscal, somente para notas de sada modelo 01, 04 ou 55. As informaes complementares de exportao podem ser lanadas por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926).

SIGAFIS SPED FISCAL

83

Boletim Tcnico

Registro tipo 1105 Documentos Fiscais de Exportao


Este registro gerado a partir do livro fiscal, somente para notas de sada modelo 01, 04 ou 55. As informaes complementares de exportao podem ser lanadas por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926). Neste registro so informadas as notas fiscais da efetiva exportao. Para os casos de complementos de documentos fiscais de remessa para exportao, o documento da efetiva exportao pode ser lanado por meio da rotina de Complementos dos documentos.

Registro tipo 1110 Observaes de Exportao Indireta de produtos no industrializados pelo estabelecimento emitente.
Este registro gerado a partir do livro fiscal, somente para notas de sada modelo 01 ou 55, sendo exigido apenas quando a mercadoria destinada exportao no for produzida pelo prprio emitente. As informaes complementares de exportao podem ser lanadas por meio da rotina de Complementos dos documentos Fiscais (MATA926). Neste registro so informadas as notas fiscais de entrada com fim especfico de exportao, no caso de exportaes indiretas.

Registro tipo 1200 - Controle de Crditos Fiscais - ICMS


Este registro gerado a partir do Controle de Crdito e Saldo de Crdito. Os cadastros podem ser feitos no Menu do Sped para o Controle de Crdito. Para mais informaes, consulte o boletim tcnico FIS Controle de Crditos Fiscais.

Registro tipo 1210 - Utilizao de Crditos Fiscais ICMS


Este registro gerado a partir do Controle de Crdito e Saldo de Crdito. Os cadastros podem ser feitos no Menu do Sped para o Controle de Crdito ou atravs da Apurao de ICMS. Para mais informaes, consulte o boletim tcnico FIS Controle de Crditos Fiscais.

Registro tipo 1300 - Movimentao diria de combustveis


Foi criado o Ponto de Entrada SPED1300 para gerao dos Registros 1300, 1310, 1320, 1350, 1360 e 1370 referente Movimentao diria de Combustveis. Para maiores detalhes sobre este ponto de entrada, consulte o TDN.

Registro tipo 1310 - Movimentao diria de combustveis por tanque


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo 1320 - Volume de vendas


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo 1350 - Bombas


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo 1360 - Lacres das bombas


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo 1370 - Bicos da bomba


Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo 1390 Controle de Produo de Usina


Foi criado o Ponto de Entrada SPED1390 para gerao dos Registros 1390 e 1391 referente Controle de Produo de Usina. Para mais detalhes sobre este ponto de entrada, consulte o TDN.

84

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Registro tipo 1391 Produo Diria da Usina


Foi criado o Ponto de Entrada SPED1390 para gerao dos Registros 1390 e 1391 referente Controle de Produo de Usina. Para mais detalhes sobre este ponto de entrada, consulte o TDN.

Registro tipo 1400 - Informao sobre Valor Agregado


Este registro gerado a partir dos Livros Fiscais, no cadastro dos tipos de Entrada e Sada, com o preenchimento do campo Agr. Vlr. Mun. (Valores agregados por Municpio - F4_VLAGREG) com os valores S=Soma ou D=Deduz.

Registro tipo 1500 - Nota fiscal/Conta de energia eltrica (cdigo 06) Operaes Interestaduais
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais de operaes interestaduais do seguinte modelo: Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Modelo 6.

Registro tipo 1510 - Itens do documento Nota fiscal/Conta de energia eltrica (cdigo 06)
Este registro gerado a partir do livro fiscal, e composto de notas fiscais de operaes interestaduais do seguinte modelo: Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica, Modelo 6.

Registro tipo 1600 - Total das operaes com carto de crdito e/ou dbito
Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Foi criado o Ponto de Entrada SPDFIS10, tem como objetivo gravar as informaes do Registro 1600. Para maiores detalhes sobre este ponto de entrada, consulte o TDN.

Registro tipo 1700 - Documentos Fiscais Utilizados


Este registro gerado com base nos documentos fiscais emitidos no perodo, composto pelas informaes de AIDF cadastrados na tabela Aidf Eletrnica (SFS).

Registro tipo 1710 - Documentos Fiscais Cancelados/Inutilizados


Este registro composto pelos documentos cancelados/inutilizados constantes no intervalo do registro 1700.

Registro tipo 1800- DCTA Demonstrativo de crdito de ICMS sobre notas de transporte areo
Este registro no gerado, pois a informao no tratada pelo Microsiga Protheus.

Registro tipo 1900- INDICADOR DE SUB-APURAO DO ICMS


Este registro tem por objetivo escriturar o ICMS de operaes especificadas em legislao estadual como obrigadas a apuraes em separado, por enquanto, s dever ser apresentado pelos contribuintes dos estados do Par e do Esprito Santo, sujeitos a outras apuraes. Para isso a Secretaria de cada estado diponibilizou uma tabela de cdigos de lanamentos que devero ser utilizados nas notas fiscais de determinadas operaes. Esta tabela dever ser importada pelo programa IMPSPED, ou ao final da execuo do compatibilizador UPDFIS.

SIGAFIS SPED FISCAL

85

Boletim Tcnico

Sub-Apurao:
Um grupo de operaes especficas necessita ser escriturado separadamente, sendo essas Notas fiscais apresentadas separadamente nos Livros do Regime de Processamento de Dados e Apurao do ICMS onde o Saldo de uma apurao no influencie a outra, gerando assim GNR separadas para cada grupo de operaes. Este tratamento configurvel utilizando o campo Nmero do Livro no TES, deve ser preenchido com o nmero do livro que corresponda as operaes segregadas, de livre escolha entre 1 e 9, por exemplo : Nmero do livro em branco ou 1 = operaes em geral Nmero do livro 2 = caf conilon Nmero do 3 = caf arbica

Desta forma, sero identificadas pelo nmero do livro as operaes nas tabelas de livros fiscais e , consequentemente, nas demais rotinas, como livros fiscais e declaraes, devendo o usurio, ao utilizar a rotina, preencher a pergunta Nr. Livro, com o nmero do livro correspondente as operaes que deseja emitir. A apurao de ICMS do bloco E deve considerar todas as movimentaes, portanto necessrio realizar uma apurao no sistema com todas as operaes (informando * na pergunta Nr. do Livro). Nessa apurao as movimentaes especiais sero consideradas como Dbito/Sada e Crdito/Entrada, porm tero uma linha de estorno com o mesmo valor, conforme o cdigo de lanamento criado pela prpria UF. Alm dessa apurao consolidada, o cliente deve apurar tambm, cada livro especial e gerar uma respectiva GNR. Essas apuraes especiais sero a base para a gerao dos registros do grupo do 1900.

Foi criado o parmetro MV_APUSEP, onde se deve preencher quais os livros sero utilizados para a sub-apurao. Exemplo: 2/3 Neste exemplo as movimentaes onde o nmero do livro for 2 ou 3 so consideradas como uma Sub-Apurao.

Registro tipo 1910 - Perodo da apurao do ICMS


Este registro contm o perodo de apurao do ICMS atual.

Registro tipo 1920 - Apurao do ICMS - Operaes Prprias


As informaes contidas neste registro so obtidas nos arquivos de apurao de ICMS.

Registro tipo 1921 Ajuste/Benefcio/Incentivo da Apurao do ICMS


Estes ajustes so os cdigos de subitens lanados manualmente na Apurao de ICMS, que so transportados para o meio magntico.

Os ajustes feitos na Apurao de ICMS so buscados na tabela Arquivo de Apurao de ICMS (CDH). Eles devem ser previamente configurados no Lanamentos de Apurao de ICMS (CC6).

Registro tipo 1922- Informaes Adicionais dos Ajustes da Apurao do ICMS


Este registro gerado para Ajustes de Apurao de ICMS que contm informaes adicionais vinculadas Guia Nacional de Recolhimento (GNRE) tabela SF6.

86

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Quando uma operao de ICMS por apurao exigir um Guia de Recolhimento especfica, inclua manualmente uma linha e informe o campo GNRE, Classe de vencimento e Valor. Confirme a apurao do ICMS para que o Sistema gere uma GNRE com saldo devedor apurado e uma especfica para cada Guia de Recolhimento informada manualmente. Se a classe de vencimento no for informada, o Sistema gerar uma nica GNRE com os valores aglutinados.

Registro tipo 1923 - Informaes Adicionais dos Ajustes da Apurao do ICMS Identificao dos documentos fiscais
Este registro Contm informaes adicionais dos ajustes gerados no registro 1921.

Registro tipo 1926 Obrigaes do ICMS a recolher Operaes prprias.


Este registro gerado a partir das Guias de Recolhimento emitidas na apurao do ICMS. Os detalhes so buscados da tabela de Guias de Recolhimento (SF6).

Registro tipo 1990 - Encerramento do bloco 1


Contm a identificao do registro e um campo informando a quantidade de registros do bloco 1.

Bloco 9 Controle e Encerramento do Arquivo Digital


Registro tipo 9001 - Abertura do bloco 9
Contm a identificao do registro e um campo informando se h movimentos para este bloco.

Registro tipo 9900 Registros do arquivo


Contm uma referncia a todos os registros impressos no arquivo e o total de ocorrncias de cada registro.

Registro tipo 9990 - Encerramento do bloco 9


Contm a identificao do registro e um campo informando a quantidade de registros do bloco 9.

Registro tipo 9999 - Encerramento do arquivo digital


Contm a identificao do registro e um campo informando a quantidade total de registros no arquivo magntico.

Para todos os registros no qual necessrio informar a classificao fiscal do item, com relao aos impostos ICMS, IPI, PIS e COFINS, existe a possibilidade de alterar a classificao fiscal padro apresentada pelo Sistema (composta pelo produto e pelo TES). Caso exista esta necessidade, deve-se customizar o Ponto de Entrada SPDFIS03. Para mais detalhes sobre este Ponto de Entrada, consulte o portal TDN.

SIGAFIS SPED FISCAL

87

Boletim Tcnico

Informaes teis
1. Os campos a seguir devem ser preenchidos com informaes vlidas para que no ocorram erros durante a importao do arquivo magntico gerado. a) b) c) Cadastro de empresas (SIGAMAT.EMP) Razo Social Endereo de entrega

A vrgula deve separar o logradouro do nmero do imvel, quando no houver vrgula o Sistema automaticamente preencher o campo nmero com a sigla SN. Exemplo: RUA DAS FLORES, 168.

d) e) f)

CNPJ Inscrio Estadual Telefone

O campo deve ter 10 posies, sendo DDD e o nmero do telefone. Exemplo: 1139817000.

g) h) i)

UF de entrega Cdigo do Municpio do IBGE Cadastro de Clientes (SA1) e Fornecedores (SA2) CNPJ (_CGC) Razo Social (_NOME) Endereo (_END)

A vrgula deve separar o logradouro do nmero do imvel, quando no houver vrgula o Sistema automaticamente preencher o campo nmero com a sigla SN. Exemplo: AV. BANDEIRANTES, 1255 Se houver complemento de endereo, este poder ser informado no campo Complemento (_COMPLEM) ou aps o nmero no campo Endereo (_END). Exemplo: AV. BANDEIRANTES, 1255 BLOCO A j) k) Estado (_EST) Cdigo do Municpio de acordo com tabela do IBGE (_COD_MUN)

88

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

Campo obrigatrio somente para contribuintes domiciliados no Brasil. Quando contribuintes forem do Exterior o campo no preenchido. l) m) Cdigo do Pas de acordo com tabela do BCB (_CODPAIS) Cadastro de Produtos (SB1) n) Descrio (B1_DESC) Pos. IPI/NCM (B1_POSIPI) Grupo de Estoque, para produtos que so combustveis, medicamentos, armas de fogo ou veculos automotores (B1_GRUPO). Cdigo da Situao tributria do ICMS (F4_SITTRIB) Cdigo da Situao tributria do IPI (F4_CTIPI) Cdigo da Situao tributria do PIS, caso seja um TES que calcule PIS (F4_CSTPIS) Cdigo da Situao tributria do COFINS, caso seja um TES que calcule COFINS (F4_CSTCOF) Campo Agr. Vlr. Mun. (F4_VLAGREG) que identifica as informaes para o clculo do valor agregado por Municpio.

Cadastro de TES (SF4)

SIGAFIS SPED FISCAL

89

Boletim Tcnico

INFORMAES ADICIONAIS
A quem se destina Aos contribuintes que efetuaram operaes estaduais e/ou interestaduais com mercadorias e servios. O SPED tem como objetivos, entre outros: Promover a integrao dos fiscos, mediante a padronizao e compartilhamento das informaes contbeis e fiscais, respeitadas as restries legais; Racionalizar e uniformizar as obrigaes acessrias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmisso nica de distintas obrigaes acessrias de diferentes rgos fiscalizadores; Tornar mais clere a identificao de ilcitos tributrios, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso s informaes e a fiscalizao mais efetiva das operaes com o cruzamento de dados e auditoria eletrnica. Mensal Nacional PVA EFD

Objetivo

Prazo de Entrega Competncia Aplicativo disponibilizado pelo fisco Verso do aplicativo contemplada pela TOTVS Onde encontrar

2.0.26 http://www1.receita.fazenda.gov.br/Sped Convnio ICMS n 143, de 15 de dezembro de 2006 Decreto n 6.022, de 22 de janeiro de 2007 Ato Cotepe/ICMS N 11 de 28 de Junho de 2007

Legislao contemplada

Ato Cotepe/ICMS N 9 de 18 de Abril de 2008 Ato Cotepe/ICMS N 19 de 23 de Junho de 2008 Ato Cotepe/ICMS N 30 de 18 de Setembro de 2008 Ato Cotepe/ICMS N 45 de 21 de Novembro de 2008 Ato Cotepe/ICMS N 29 de 17 de Julho de 2009

90

SIGAFIS SPED FISCAL

Boletim Tcnico

INFORMAES TCNICAS
CC2 - Tabelas de Municpios do IBGE CC4 - Classifica energia/comunicao CC5 - Classes de consumo CC6 - Lanamentos de Apurao de ICMS CC7 - Amarrao TES X Ajuste ICMS CC8 - Cadastro de Ajustes CC9 - Reflexo na Apurao de ICMS CCA - Tipo de Apurao de ICMS CCB - Responsabilidade do ICMS CCC - Influncia no recolhimento CCD - Origem da tributao CCE - Informaes Complementares CCF - Processos referenciados CCH - Pases do Banco Central CD3 - Complemento de Gs Canalizado CD4 - Complemento de gua Canalizada CD5 - Complemento de Importao CD6 - Complemento de Combustveis CD7 - Complemento de Medicamentos SA1 Cadastro de Clientes SA2 Cadastro de Fornecedores SA4 cadastro de Transportadoras SAH Unidades de Medida SB1 Cadastro de Produtos SB5 Complemento de Produtos SB8 Saldos por Lote SB9 Saldos Iniciais SD1 Itens das NFs de Entrada SD2 Itens das NFs de Sada SE1 Contas a Receber SE2 Contas a Pagar SE4 Condies do Pagamento SF1 Notas Fiscais de Entrada SF2 Notas Fiscais de Sada SF3 Livros Fiscais SF4 Tipo de Entrada e Sada SF6 Guias de Recolhimento SFT Livros Fiscais por Item de NF SFU Informaes complementares de NFCEE SFX Informaes complementares de NFSC/NTSC SG1 Estruturas dos Produtos SB6 Saldo em Poder de Terceiros SFI Resumo Reduo Z SLG Cadastro das Estaes SLX Log de Cancelamento CVB Dados do Contabilista CDN Relacionamento Cd. ISS CDO Ajustes Manuais de Apurao CCK Ajustes de Apurao de IPI CDP - Arquivo de Apurao de IPI SM0 Cadastros de empresas AIF Alteraes cadastrais CDT Informaes Complementares CDV - Inf. Adic. da Apur CDY - Cd. Inf. Adicionais da Apurao SFA Estorno Mensal CIAP SF9 Manuteno CIAP CT1 Plano de Contas CTT Centro de Custo CD0 Complemento de Ressarcimento

Tabelas Utilizadas

CD8 - Complemento de Armas de Fogo CD9 - Complemento de Veiculo Automotor CDA - Lanamentos de apurao por Documento Fiscal CDB - Log dos complementos de NF CDC - Guias de Recolhimento Referenciadas CDD - Documentos Referenciados CDE - Cupom Fiscal Referenciado CDF - Local Referenciados CDG - Processos referenciados no documento CDH - Arquivo de Apurao de ICMS CDL - Complemento de Exportao DA3 Cadastro de Veculos DB1 Aviso de Recebimento de Carga DB2 Cabealho do Documento de Recebimento DB3 Itens do documento de Recebimento DT6 Documentos de Transporte DT8 Cadastro de Tcnicos DTC Notas fiscais do Cliente DTQ Viagem DTR Veculos da Viagem DUY Grupos de Regio

Funes Envolvidas Sistemas Operacionais

SPEDFISCAL Windows/Linux

SIGAFIS SPED FISCAL

91

Вам также может понравиться