Вы находитесь на странице: 1из 2

Figo-da-ndia - sabor extico em meio aos espinhos

Originrio do Mxico, cacto atrai pela beleza de suas flores e pelo sabor de seus frutos No Brasil, a Opuntia fcus-indica, nome cientfico da figueira-da-ndia (tambm conhecida como figueira-do-inferno ou da barbaria). Produz praticamente durante o ano todo, mas o pico, safra propriamente dita, ocorre de dezembro a maro. Existem vrios tipos, com frutos cuja colorao varia do verde-amarelado ao laranja, e at ao roxo. A planta perene, arbustiva, com at cinco metros de altura. O caule confundido com folhas, tem o formato de uma raquete, quando novo, e na maioria das variedades tem espinho. "As flores so emitidas na borda das "folhas" em nmero varivel e ficam abertas por um curto perodo". As flores so hermafroditas, pois tm os dois sexos na mesma flor. Os frutos com formato oval, que lembra um barril, amadurecem cerca de 100 dias aps o florescimento. As cores externas e internas de frutos maduros podem ser esverdeadas, alaranjadas, vermelhas ou vermelhoescuras. As condies favorveis ao seu bom desenvolvimento so clima ameno a quente e solos bem drenados, pois no tolera solos encharcados, frteis e ricos em matria orgnica, mas tolera solos de baixa fertilidade. A propagao pode ser feita atravs de sementes e vegetativamente pelo enraizamento do caule. A produo inicia-se de dois a trs anos aps o plantio, quando as mudas so preparadas a partir de caule, e cinco anos, quando de sementes. extremamente resistente a doenas. "Exige poda e d um certo trabalho para colher". Colheita Colher figo-da-ndia uma arte que exige delicadeza e habilidade. Os frutos, que nascem nas extremidades das palmas ovaladas dos cactos, so cheios de espinhos. "Mesmo com luvas, e se cuidando, o perigo de encher a mo de espinhos grande". Mas o esforo vale a pena. A polpa amarelo-ouro, meio porosa, cheia de sementinhas pretas. Ao experiment-la, a trabalheira recompensada. Doce, com leve toque cido, a fruta agradvel e refrescante. A polpa pode ser usada na confeco de gelias, sucos e doces.

Talvez por culpa do incmodo causado pelos pequenos espinhos ou por conta do desconhecimento da fruta, o figo-da-ndia ainda no conquistou grande espao no mercado brasileiro. O cultivo est concentrado em Valinhos, So Paulo, por obra dos colonos italianos, que trouxeram da terra natal o gosto pelo figo e as tcnicas de manejo. No RS, est concentrado em municpios da Serra. O figo-da-ndia rico em vitaminas (principalmente C e A), clcio e magnsio. Contm carboidratos e protenas. A polpa dos frutos tem 47% de gua, 37% de substncias glicognicas, 7% de protenas, 6% de sementes, 0,8% de cinzas, 0,02% de lipdeos e outras. Os frutos maduros so consumidos ao natural, cujo sabor levemente adocicado, agradvel e refrescante. A polpa pode ser usada na confeco de gelias, sucos e doces. pouco calrica e sem gorduras, adequada s dietas de emagrecimento. O fruto pode ser assado no forno.Consumido dessa forma, alivia tosses persistentes, inclusive a coqueluche. Quando consumido ao natural, ajuda a combater a diarria e a disenteria. Muito valorizado na medicina natural, recomendado na preveno de asma, tosse, vermes, problemas na prstata e reumticos. Deve ser manuseado com cuidado por causa de seus espinhos na casca. Muito pequenos, penetram na pele e so doloridos.

Cacto nativo dos desertos do Mxico


O figo-da-ndia o fruto de uma espcie de cacto nativo das regies desrticas do Mxico, apesar de ter se espalhado e ser cultivado em todas as regies tropicais e subtropicais secas do mundo h vrios sculos. No incio do sculo 17, a planta foi trazida para o Brasil pelo rei de Portugal, dom Joo VI. H registros de que o fruto desse cacto era item importante na alimentao dos indgenas da Amrica do Norte, tendo sido levado para a Europa pelos primeiros exploradores espanhis. Da Espanha, os mouros carregaram a planta para a frica, onde a palma (capacidade de acumular gua e resistir a longos perodos de seca), como ocorre no Nordeste brasileiro, usada hoje como forrageira nos tempos de seca para alimentar cabras e camelos.
Texto extrado de reportagem publicada no Correio Riograndense.

Вам также может понравиться