Вы находитесь на странице: 1из 28

Guia de Contratao de END

OBJETIVO
Este guia tem o objetivo de definir diretrizes para orientar a especificao, pelos contratantes, dos requisitos bsicos a serem atendidos pelas empresas prestadoras de servio para realizao de ensaios no destrutivos, mantidos as particularidades de cada segmento industrial.

DOCUMENTOS DE REFERNCIA
ISO 17020

REQUISITOS
Os requisitos para contratao de empresas de ensaios no destrutivos so de duas naturezas: uma quanto sua organizao e forma de trabalho, genrica para todos os servios prestados pela empresa, e outra quanto capacidade tcnica para realizao dos ensaios especficos.

1.1.1 EMPRESA 1.1.1.1 GERAL


A direo da empresa dever estar comprometida com a qualidade, a integridade e a independncia de atuao dos seus inspetores. No devem ser aceitos como prestadores de servios de ensaios no destrutivos empresas pertencentes, ou parte do mesmo grupo, do construtor, projetista, contratante ou de quaisquer outras partes envolvidas diretamente no objeto sob anlise. Exceo feita a equipamentos que estejam em inspeo pela prpria empresa. A empresa no pode executar um servio para o qual tenha conhecimento de antemo que inadequado, inexato, impreciso ou inapropriado tecnicamente para o fim a que se destina.

1.1.2 ASPECTOS ADMINISTRATIVOS


A empresa prestadora de servios dever atender aos seguintes requisitos: A empresa dever estar legalmente estabelecida e apresentar Regularidade fiscal e Trabalhista. Dever ter em seu quadro permanente profissional de engenharia ou curso superior da rea tcnica equivalente, tecnicamente responsvel pelas atividades da empresa perante a entidade profissional adequada (CREA), com as atribuies de responsvel tcnico.

1.1.3 SISTEMA DA QUALIDADE


A empresa dever ter um Sistema de Gesto que garanta a qualidade dos servios executados.

1.1.4 PESSOAL TCNICO


A direo da empresa dever assegurar que o pessoal e equipes tcnicas sejam suficientemente independente de presses comerciais, financeiras ou de qualquer outra natureza que possam afetar seu julgamento. proibida qualquer forma de remunerao baseada na realizao dos ensaios. A empresa dever ter os profissionais adequados para os trabalhos que executa, e dever comprovar treinamento, experincia, escolaridade e qualificaes dos profissionais tcnicos e administrativos envolvidos na prestao dos servios. Cada profissional dever executar os servios dentro de sua habilidade ou qualificao.

Guia de Contratao de END

1.1.5 SUB-CONTRATAES
No caso de empresas ou profissionais sub-contratados, estes ficam sujeitos aos mesmos requisitos impostos empresa prestadora de servios e seus funcionrios. Em nenhum caso aceitvel liberar para execuo dos ensaios profissionais sub-contratados sem a prvia anuncia do cliente. No caso de sub-contratao de empresas, a prestadora de servios dever ser capaz de comprovar, atravs de evidncias objetivas, que esta tem capacidade tcnica e solidez econmica para realizar os servios.

1.1.6 EQUIPAMENTOS e CONSUMVEIS A) Equipamentos


Todos os equipamentos de medio devero estar devidamente calibrados contra padres rastreveis a padres nacionais (Rede Brasileira de Calibraes - RBC) ou internacionais reconhecidos. A identificao dos equipamentos utilizados no ensaio, assim como da rastreabilidade da calibrao dos mesmos dever estar presente no relatrio de ensaio. A prestadora de servios dever ter procedimento escrito para calibrao de equipamentos, assim como plano de calibrao, onde conste o nmero de identificao de cada equipamento, a data prevista para prxima calibrao dentro do perodo, e a data da ltima calibrao. Fica facultado prestadora de servios a execuo da calibrao de seus equipamentos por entidades externas especializadas desde que sejam cumpridos os requisitos acima definidos para a calibrao de seus equipamentos

B) Consumveis
Os consumveis utilizados nos END, devero estar dentro de seus prazos de validade.

Guia de Contratao de END

ndice
N
! 01 ! 02 ! 03 ! 04 ! 05 ! 06 ! 07 ! 08 ! 10 ! 11 ! 12 ! 14 ! 15 ! 16 ! 18 ! 19 ! 20 ! 21

Mtodo
EXAME VISUAL ENDOSCOPIA LQUIDO PENETRANTE PARTCULAS MAGNTICAS ULTRA-SOM - CONVENCIONAL ULTRA-SOM - MEDIO DE ESPESSURA ULTRA-SOM - AUTOMTICO COM REGISTRO CONTNUO - TOFD / PE ULTRA-SOM - AUTOMTICO COM REGISTRO CONTNUO - PHASED ARRAY ULTRA-SOM - BSCAN IRIS - INTERNAL ROTARY INSPECTION SYSTEM ACFM ALTERNATING CURRENT FIELD MEASUREMENT CORRENTES PARASITAS RADIOGRAFIA CONVENCIONAL RADIOGRAFIA COMPUTADORIZADA DIGITAL CAMPO REMOTO HOLIDAY DETECTOR TERMOGRAFIA EMISSO ACSTICA

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio Aplicao Vantagens

EXAME VISUAL
Ensaio no destrutivo, indicado para determinao de descontinuidades Visveis. Aplicvel a todos materiais e equipamentos. Possibilidade de identificao de descontinuidades visveis; Pode ser realizada em superfcies planas ou curvas e mesmo aquela de difcil acesso; Possvel de ser realizado em peas de geometria complexa. Necessidade de limpeza prvia da superfcie, deixando-a isenta de imperfeies que podem mascar o ensaio; Necessidade de operador treinado para interpretao correta das descontinuidades; Necessidade de plataformas e/ou andaimes conforme o tipo de equipamento.

Desvantagens Requisitos de execuo

So necessrios os seguintes recursos: Croqui do equipamento; Iluminao adequada e segura no local de ensaio; Lanternas ou faroletes; O Procedimento do ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada, e deve estar qualificado por um profissional Nvel 3 do SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END)

Procedimento

Equipamentos No aplicvel Registros dos resultados Qualificao de pessoal Como Contratar Ao trmino dos servios deve ser fornecidos um relatrio com as descontinuidades e/ou defeitos detectados e sua localizao, em papel ou meio magntico. Este servio deve ser realizado por um profissional qualificado pelo SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END). So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: Tipo do equipamento (se possvel desenho).

! !

Disposio; rea ou comprimeto a ser examinado. Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acesso. Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

01

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio

ENDOSCOPIA
Ensaio no destrutivo, indicado para determinao de descontinuidades em locais que no possvel visualizar a superfcie. introduzida uma sonda, com uma cmera em sua ponta, que reproduz as imagens para anlise do operador em um terminal de vdeo.

Aplicao

Aplicvel a todos materiais e equipamentos. Os equipamentos atuais permitem a inspeo em vasta gama de dimetro a partir de 1 e as imagens so gravadas em fita cassete para posterior inspeo. Possibilidade de identificao de descontinuidade no visvel, pela falta de acesso; Pode ser realizada em superfcies planas ou curvas e mesmo aquela de difcil acesso; Possvel de ser realizado em peas ou equipamentos de geometria complexa. Necessidade de operador treinado para interpretao correta das descontinuidades; Necessidade de plataformas e/ou andaimes conforme o tipo de equipamento. Croqui do equipamento; Iluminao adequada e segura no local de ensaio; Fonte de energia 110/220 V; Os equipamentos, devem estar limpos e sem graxa, para no obstruir o sensor ptico da sonda.

Vantagens

Desvantagens Requisitos de execuo

Procedimento O Procedimento do ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada, e deve estar qualificado por um profissional Nvel 3 do SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END). Equipamentos Diversos equipamentos disponveis no mercado. Registros dos resultados Ao trmino dos servios deve ser fornecidos um relatrio com as descontinuidades e/ou defeitos detectados e sua localizao, em papel, fita cassete ou meio magntico. Qualificao de pessoal Como Contratar Este servio deve ser realizado por um profissional treinado e com experincia em inspeo visual. So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta:

! ! ! ! ! ! ! !

Informar o propsito da inspeo: se visualizao de defeitos, visualizao de trincas, iidentificao de incrustaes, visual de solda, etc... Tipo do equipamento (se possvel desenho); Disposio; rea ou comprimento a ser examinado; Informaes sobre curvas acentuadas ou joelhos, no caminho da sonda; No caso de tubulao, informar o material e o fluido; Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acesso. Consulte o site da ABENDE : www.abende.org.br

02

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio

LQUIDO PENETRANTE
Consiste na aplicao de um lquido chamado penetrante, geralmente de cor vermelha, de tal maneira que forme um filme sobre a superfcie e que por ao de capilaridade penetre na descontinuidade, onde, aps a remoo do excesso, aplica-se o revelador (tipo de talco), o qual age, absorvendo o penetrante das descontinuidades e revelando-as. Indicado para determinao de descontinuidades superficiais, em soldas, fundidos, forjados, laminados, trefilados, estirados, extrudados, como trincas, poros, dobras, etc. Aplicao em todos os materiais slidos que no sejam porosos ou com superfcie muito grosseira, como: alumnio, magnsio, aos inoxidveis, ligas de titnio, ao carbono, cermicas, vidros e plsticos, materiais ferrosos e no ferrosos. Fcil visualizao da descontinuidade; Fcil caracterizao da descontinuidade; Lavvel a gua ou solvente; Pode ser aplicado em ambientes escuros (fluorescente); Possvel de ser aplicado em grandes reas. Superfcie isenta de porosidade; Necessidade de prever escoamento do produto aps aplicao; Necessidade de plataformas e/ou andaimes conforme o tipo de equipamento; No caso do propelente ser butano ou a remoo por solvente, necessrio cuidado quanto a inflamabilidade; Verificar se os componentes da formula no atacam aos especiais; Possvel necessidade de limpeza final, ps-execuo do ensaio; Necessita ventilao adequada.

Aplicao

Vantagens

Desvantagens

Requisitos de execuo So necessrios os seguintes recursos: - Croquis do equipamento, pea ou solda a ser inspecionada; - Preparao superficial e adequao das regies a serem inspecionadas; - Iluminao adequada e segura no local de ensaio. Procedimento O Procedimento do ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada, e deve estar qualificado por um profissional Nvel 3 do SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END). Consumveis A empresa dever ter luxmetro para medio da intensidade de luz branca. O nome do fabricante, nmero de srie do equipamento, data e nmero do certificado de calibrao vlidos devero constar do relatrio ou laudo. Caso utilize penetrante fluorescente, a empresa dever dispor de medidor de luz ultravioleta (radimetro). O nome do fabricante, nmero de srie do equipamento, data e nmero do certificado de calibrao vlido devero constar do relatrio ou laudo. Registros dos resultados Ao trmino dos servios deve ser fornecido um relatrio com as descontinuidades e/ou defeitos detectados e sua localizao, em papel ou meio magntico. Qualificao de pessoal Como Contratar Este servio deve ser realizado por um profissional qualificado pelo SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END). So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: - Quantidade, material, geometria e tipo das peas, equipamentos ou soldas (se possvel com fornecimento de desenho); - Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acesso; - Regies ou comprimentos a serem inspecionados. Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

03

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio Aplicao

PARTCULAS MAGNTICAS
Determinao de descontinuidades pelo comportamento de campo magntico e sua ao sobre via magntica. Materiais ferro-magnticos; Descontinuidades superficiais e sub-superficiais. Fcil visualizao da descontinuidade; Pode ser aplicado em via seca, mida e fluorescente; Possvel de ser realizado em peas de geometria complexa. Necessidade de limpeza prvia da superfcie, deixando-a isenta de imperfeies que podem mascar o ensaio; Necessidade de prever escoamento do produto aps aplicao(via mida); Necessidade de plataformas e/ou andaimes conforme o tipo de equipamento; Necessrio material ferromagntico.

Vantagens

Desvantagens

Requisitos de execuo So necessrios os seguintes recursos: Procedimento Croqui do equipamento; Iluminao adequada e segura; no local de ensaio; O Procedimento do ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada, e deve estar qualificado por um profissional Nvel 3 do SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END).

Equipamentos So utilizados equipamentos do tipo Yoke para soldas e do tipo Eletrodo para superfcies maiores. A voltagem dos Yoke pode variar de 24 V a 220 V. A empresa dever ter luxmetro para medio da intensidade de luz branca. O nome do fabricante, nmero de srie do equipamento, data e nmero do certificado de calibrao vlido devero constar do relatrio ou laudo. Caso utilize partculas fluorescentes a empresa dever dispor de medidor de luz ultravioleta (radimetro). O nome do fabricante, nmero de srie do equipamento, data e nmero do certificado de calibrao vlido devero constar do relatrio ou laudo. A empresa dever ter medidor de campo magntico. O nome do fabricante, nmero de srie do equipamento, data e nmero do certificado de calibrao vlido devero constar do relatrio ou laudo. Caso utilize Yoke, dever apresentar teste de elevao de carga, devidamente registrado, para verificao da intensidade do campo magntico produzido, alm do magnetograma, devidamente registrado.

Registros dos resultados Ao trmino dos servios deve ser fornecido um relatrio com as descontinuidades e/ou defeitos detectados e sua localizao, em papel ou meio magntico. Qualificao de pessoal Como Contratar Este servio deve ser realizado por um profissional qualificado pelo SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END). So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: Tipo do equipamento; Disposio; rea ou comprimento a ser ensaiado; Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acesso. Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

04

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio

ULTRA-SOM - Convencional
Ensaio no destrutivo, indicado para detectar descontinuidades superficiais e internas em materiais metlicos, soldados ou no, alm de aplicaes especficas em materiais no metlicos. Materiais laminados, forjados, fundidos, trefilados, estirados, extrudados e soldas. Possibilidade de identificao de descontinuidades internas; Pode ser realizado em superfcies planas ou curvas; Possvel de ser realizado em peas de geometria complex;. Facilidade de calibrao e incio rpido para realizao do ensaio, comparando com outros mtodos de ultra-som. Necessidade de limpeza prvia da superfcie, deixando-a isenta de imperfeies que podem mascar o ensaio; Necessidade de inspetor treinado para interpretao correta das descontinuidades; Necessidade de blocos de calibrao; Na maioria dos casos, necessita de um acoplante (graxa, vaselina, leo, etc) e, portanto, de limpeza posterior; Necessidade de plataformas e/ou andaimes conforme o tipo de equipamento; Limitao para caracterizao e dimensionamento preciso do resultado.

Aplicao Vantagens

Desvantagens Requisitos de execuo

So necessrios os seguintes recursos: - Croqui do equipamento; - Iluminao adequada e segura; no local de ensaio; - Preparao superficial e adequao das regies a serem inspecionadas.

Procedimento O Procedimento do ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada, e deve estar qualificado por um profissional Nvel 3 indicando todos os pontos pertinentes do SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END). Equipamentos Esto disponveis no mercado hoje, equipamentos analgicos e digitais, com as mesmas caractersticas de deteco de defeitos, porm os equipamentos analgicos no permitem a gravao dos resultados e das imagens obtidas. Registros dos resultados Ao trmino dos servios deve ser fornecido um relatrio com as descontinuidades e/ou defeitos detectados e sua localizao, em papel ou meio magntico. . Qualificao de pessoal Como Contratar Este servio deve ser realizado por um profissional qualificado pelo SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END). So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta:

! Quantidade, material, geometria e tipo das peas, equipamentos ou soldas (se possvel
com fornecimento de desenho);

! Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acesso; ! Regies ou comprimentos a serem inspecionados.
Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

05

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio Aplicao Vantagens

ULTRA-SOM - MEDIO DE ESPESSURA


Ensaio ultra-snico, do tipo pulso eco, indicado para determinao de espessura remanescente em superfcies que permitam o acesso para contato do cabeote. Materiais: metlicos e no-metlicos. Fcil calibrao do aparelho; Medies sobre camada de tinta; Visualizao direta do resultado num display digital; Com cabeotes especiais, possvel a medio de espessura em superfcies aquecidas at 600C. Necessidade de limpeza prvia da superfcie, caso o aparelho no seja de pulso mltiplo; Dimetros menores do que 2 necessitam de cabeotes especiais; Necessita de um acoplante (graxa, vaselina, leo, etc) e, portanto de limpeza posterior.

Desvantagens Requisitos de execuo

So necessrios os seguintes recursos: Croqui do equipamento; Iluminao adequada e segura no local de ensaio; Preparao superficial e adequao das regies a serem inspecionadas;

Procedimento

O Procedimento do ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada, e deve estar qualificado por um profissional Nvel 3 indicando todos os pontos pertinentes do SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END).

Equipamentos Esto disponveis no mercado hoje, equipamentos micro-processados, que permitem a gravao dos resultados obtidos. Vasta gama de equipamentos disponiveis. Registros dos resultados Qualificao de pessoal Como Contratar Ao trmino dos servios deve ser fornecido um relatrio com os valores de espessura obtidos, em papel ou meio magntico. Este servio deve ser realizado por um profissional qualificado pelo SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END). So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: Tipo do equipamento, material, geometria e faixas de espessuras (se possvel com fornecimento de desenho); Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acesso; Regies ou comprimentos a serem inspecionados. Consulte o site da ABENDE : www.abende.org.br

06

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio

ULTRA - SOM AUTOMTICO COM REGISTRO CONTNUO TOFD / PE


Tcnica de inspeo de ultra-som computadorizado e automatizado que utiliza o mtodo de escaneamento linear com mltiplos transdutores cobrindo 100% do volume da solda. A tcnica TOFD trabalha com a difrao do sinal ultra-snico que gerada quando este atinge a descontinuidade existente na solda, ao longo de toda sua extenso.

Aplicao Vantagens

Condutos forados, caixas espirais, esferas, vasos de presso e tubulaes soldadas. Maior agilidade na execuo dos ensaios, com uma velocidade mdia de escaneamento de 50mm/s; Possibilita o dimensionamento mais preciso das descontinuidades, permitindo definir sua localizao com profundidade, altura e comprimento; Facilidade de arquivamento, rastreamento e auditoria dos servios com registro eletrnico automtico de toda a extenso da solda inspecionada, com relatrios impressos e eletrnicos; Maior produtividade do que as tcnicas convencionais (de 30m a 70m por equipe, por turno de trabalho); Permite que a inspeo seja feita em paralelo com as atividades de soldagem e montagem. Necessidade de limpeza prvia da superfcie de escaneamento (lixamento das regies adjacentes solda), deixando-a isenta de imperfeies que podem danificar os transdutores, a exemplo do que feito com o ultra-som manual; Recomendado para espessuras acima de ; Deficiente na deteco de defeitos superficiais, sem o uso de cabeotes Pulso Eco.

Desvantagens

Requisitos de execuo

So necessrios os seguintes recursos: Croqui do equipamento, com destaque para os cordes de solda; Fonte de energia eltrica 110/220V estabilizada, aterrada (5 a 10 ) e gua corrente filtrada no local da realizao das inspees. O Procedimento do ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada, e deve estar qualificado por um profissional Nvel 3 do SNQC (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao) ou equivalente.

Procedimento

Equipamentos Os equipamentos TOFD trabalham com a difrao do sinal ultra-snico que gerada quando este atinge a descontinuidade existente na solda, principalmente nas extremidades superior e inferior da mesma, ao longo de toda sua extenso. So equipamentos computadorizados que fornecem at 100% de registro da inspeo de forma contnua e em arquivo digital. Registros dos resultados Ao trmino dos servios deve ser fornecido um relatrio com as descontinuidades e/ou defeitos detectados e sua localizao, em papel e/ou meio magntico. Qualificao de pessoal Este servio deve ser realizado por um profissional qualificado pelo SNQC (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao) ou similar, com comprovao de treinamento em TOFD/PE e ratificao do laudo por profissional Nvel 3, tambm SNQC ou similar. So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: Tipo de equipamento a ser ensaiado; Tipo de material, dimetro e espessura; Condio da superfcie da pea, bem como sua temperatura; Condio de acesso aos locais de inspeo. Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

Como Contratar

07

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio Aplicao

ULTRA-SOM AUTOMTICO COM REGISTRO CONTNUO - PHASED ARRAY


Tecnologia de inspeo de ultra-som computadorizado e automatizado que utiliza o mtodo de escaneamento linear com transdutores de mltiplos cristais, cobrindo 100% da solda e ZTA. Tecnologia desenvolvida inicialmente para atender mais especificamente a rea de DUTOS (gasodutos, leodutos, etc...). Pode ser utilizada tambm em condutos forados, caixas espirais, esferas, vasos de presso e tubulaes soldadas com espessuras acima de 5 mm e dimetros acima de 2, nas mais diversas situaes: montagens industriais, plataformas offshore, paradas de manuteno de plantas petroqumicas, refinarias, papel e celulose, etc. Aumento da confiabilidade da inspeo, reduzindo a subjetividade da inspeo de ultra-som manual. Maior detectabilidade de defeitos, uma vez que a inspeo no est limitada aos ngulos convencionais (45, 60 e 70 graus). Reduo dos tempos de inspeo. O Phased Array de 3 e 4 vezes mais rpido do que a inspeo com ultra-som manual/convencional, uma vez que a inspeo pode ser feita com todos os ngulos programados simultaneamente e/ou o escaneamento perpendicular a solda feito de modo eletrnico ao invs de manual. Laudos mais precisos, melhorando as informaes adicionais de qualidade das soldas e a qualidade geral da obra, permitindo dimensionar a altura, a profundidade e a extenso das descontinuidades; Maior facilidade de arquivamento, rastreamento e auditoria dos servios com registro eletrnico automtico de toda a extenso da solda inspecionada (100% de registro), com relatrios impressos e eletrnicos (gravados em CD-Rom) customizados conforme necessidades do cliente. Necessidade de limpeza prvia da superfcie, deixando-a isenta de imperfeies que podem mascar o ensaio; Necessidade de operador treinado para interpretao correta das descontinuidades.

Vantagens

Desvantagens Requisitos de execuo

So necessrios os seguintes recursos: Croqui do equipamento, com destaque para os cordes de solda; Fonte de energia eltrica 110/220V estabilizada, aterrada ( 5 a 10 ) e gua potvel no local da realizao das inspees.

Procedimento O Procedimento do ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada, e deve estar qualificado por um profissional Nvel 3 indicando todos os pontos pertinentes do SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao) - Sistema Nacional de Qualificao e Certificao . E deve conter no mnimo as seguintes informaes: Equipamento e acessrios a serem utilizados; Normas e referncias utilizadas na confeco do procedimento; Requisitos de Treinamento de Pessoal; Forma de preparao da superfcie da pea a ser inspecionada; Forma dos registros dos resultados; Forma de calibrao do equipamento.

Equipamentos Existe equipamentos desenvolvidos para atender a necessidade de inspecionar grandes volumes de soldas, como por exemplo, na inspeo de soldas na montagem de dutos 100% inspecionados; Os aparelhos portteis foram desenvolvidos para atender a inspeo de juntas com diferentes configuraes (solda tubo-curva, solda tibo-flange, etc...), com dimetros e espessuras variados, em reas de difcil acesso, como por exemplo, pipe-racks. Registros dos resultados Ao trmino dos servios deve ser fornecidos um relatrio com as descontinuidades e/ou defeitos detectados e sua localizao, em papel ou meio magntico.

08

Guia de Contratao de END

Qualificao de pessoal

O profissional deve ser qualificado, conforme especificado abaixo: Profissional N2, qualificado, com comprovao de treinamento em PHASED ARRAY; Para trabalhos executados sob o Code Case 2235 do ASME I e ASME VIII, ratificao do laudo do N2, por profissional Nvel 3, especialista em PHASED ARRAY e no Code Case 2235 do ASME; So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: Tipo de equipamento a ser ensaiado/inspecionado; Tipo de material, dimetro e espessura do equipamento a ser ensaiado/inspecionado; Condio da superfcie da pea, bem como sua temperatura; Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acesso; Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

Como Contratar

09

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio

ULTRA - SOM

B-SCAN

Ensaio no destrutivo que utiliza a tcnica de ultra-som por varredura, metodologia B-Scan (que um mtodo de apresentao grfica dos resultados de uma srie de medies de espessura que mostra, em escala, o perfil da seo transversal do componente ou pea inspecionada). Possibilita determinao da extenso, profundidade e morfologia de danos do tipo perda de espessura (alveolos e desgaste) causados por fluidos em plantas qumicas, petroqumicas, siderrgicas, celulose, etc. Materiais laminados, forjados, fundidos. Ex: Costado, teto e fundo de tanques de armazenamento, costado de vasos de presso, trocadores de calor, tubulao com dimetro externo superior a 2 polegadas, etc. Possibilidade de identificao de descontinuidades na superficie oposta superfcie de acesso do cabeote do equipamento; Pode ser realizado em superfcies planas ou curvas; Pode ser executado com o equipamento em operao; Registro permanente por impresso da regio ensaiada; Perfil da rea corroda; Repetibilidade dos resultados; Avaliao sobre pintura (a ser avaliado); Produtividade de at 15m2 / hora; Pode ser executado em superfcies com temperatura de at 150C; Acoplante: gua. Superfcie de contato do equipamento deve estar plana, isenta de imperfeies que podem mascarar o ensaio; Necessidade de operador treinado para interpretao correta das descontinuidades; Necessidade de plataformas e/ou andaimes conforme o tipo de equipamento.

Aplicao

Vantagens

Desvantagens Requisitos de execuo

So necessrios os seguintes recursos: - Croqui do equipamento; - Iluminao de baixa tenso no local de ensaio;

Procedimento

No existe at o momento um processo de qualificao especfico para este tipo de ensaio. importante exigir da empresa a ser contratada comprovao de experincia prvia, inclusive de seus operadores e inspetores.

Equipamentos Diversos equipamentos disponveis no mercado. Registros dos resultados Ao trmino dos servios deve ser fornecido um relatrio com um mapeamento das descontinuidades e/ou defeitos detectados e sua localizao, em papel ou meio magntico; Posteriormente enviado um relatrio final, com mapeamentos (croquis) e com os impressos da morfologia dos defeitos detectados. No existe at o momento um processo de qualificao especfico para este tipo de ensaio. importante exigir da empresa a ser contratada comprovao de experincia prvia, inclusive de seus operadores e inspetores. So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: - Tipo do equipamento; - Disposio; - rea a ser ensaiada; - Temperatura de ensaio. Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

Qualificao de pessoal

Como Contratar

10

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio

IRIS - INTERNAL ROTARY INSPECTION SYSTEM


Ensaio ultra-snico, do tipo pulso eco, indicado para determinao de espessura remanescente em tubos de trocadores de calor e caldeira, quando no se tem acesso superfcie externa. O ensaio caracteriza a presena de pitting, alvolos, eroso e abraso, tanto na superfcie interna como externa. Materiais: ferrosos, no ferrosos e plsticos; Dimetros: de 9 a 100 mm (interno); Comprimento: at 30 m; Espessura: de 0,5 a 12,5 mm; Equipamentos verticais, horizontais ou em U. Imagem em tamanho real na tela; Imagem em verso B, C e D Scan; Gravao dos resultados em mdia; Possibilidade de armazenar imagens de 700 tubos com 6 m de comprimento; Software interativo que permite a verificao dos resultados em um computador normal.

Aplicao

Vantagens

Desvantagens No detecta trincas; No detecta furos com dimetro inferior a 1,6 mm; No possvel verificar a espessura em curvas; Necessria limpeza prvia atravs de hidrojateamento de alta presso. Requisitos de execuo

Croqui do espelho do equipamento; Fonte de energia 110/220 V - 60 Hz com terra eficiente; gua limpa, na presso de 3,5 kgf/cm2; Enchimento do equipamento com gua, ou tamponamento dos tubos pelo lado oposto ao que vai ser realizado o ensaio; Iluminao adequada e segura; no local de ensaio; Cobertura contra intempries e para proteo da tela do computador; Banco para os operadores.

Procedimento O Procedimento do ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada. Equipamentos Esto disponveis no mercado hoje, equipamentos analgicos e digitais, com as mesmas caractersticas de deteco de defeitos, porm os equipamentos analgicos no permitem a gravao dos resultados e imagens obtidas. Registros dos resultados Qualificao de pessoal Ao trmino dos servios deve ser fornecidos um relatrio com as espessuras mnimas encontradas e sua localizao, em papel ou meio magntico. No existe at o momento um processo de qualificao especfico para este tipo de ensaio. importante exigir da empresa a ser contratada comprovao de experincia prvia, inclusive de seus operadores e inspetores. So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: Tipo do equipamento: Trocador ou caldeira; Disposio: Horizontal, vertical ou em U; Dimetro nominal; Espessura; Comprimento; Quantidade de tubos a serem ensaiados; Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acesso. Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

Como Contratar

11

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio

ACFM - ALTERNATING CURRENT FIELD MEASUREMENT


Tcnica de ensaio no destrutivo computadorizada, podendo tambm ser automatizada, utilizada para deteco e dimensionamento de trincas de origem superficial, decorrentes de processo de fadiga do material. Trincas de fadiga em soldas. Em vasos de presso, esferas, tubulaes, caldeiras, trilhos e demais equipamentos que trabalham pressurizados e com alta variao de temperatura, sujeitos a sofrerem trincas devidas ao processo de fadiga.

Aplicao

Vantagens

Desvantagens Requisitos de execuo

Dimensionamento qualitativo e quantitativo das trincas, com comprimento e profundidade; Utilizada tanto para materiais Ferromagnticos quanto para materiais Paramagnticos; No h necessidade de utilizao de materiais consumveis (ps magnticos e penetrantes); No h necessidade de remover o revestimento superficial dos equipamentos a serem inspecionados, como tinta e epxi, gerando economia de tempo e de recursos pr e ps inspeo; Os equipamentos podem ser inspecionados em operao, uma vez que os probes so resistentes a altas temperaturas (de 110C a 500C) atravs da utilizao de sondas especiais; O acesso s regies a serem inspecionadas pode ser feito atravs da tcnica de Alpinismo Industrial eliminando a necessidade de instalao de andaimes; Tcnica facilmente assimilvel, diminuindo o prazo de treinamento para os tcnicos. Somente para deteco de trincas superficiais oriundas de processo de fadiga; Custo elevado do equipamento; Dificuldade de determinao de trincas inferiores a 20 mm de comprimento (mais em inspees submarinas); As peas ou equipamentos a serem inspecionados devem estar desmagnetizados. Croqui do equipamento, com destaque para os cordes de solda; Fonte de energia 110/220 V - 60 Hz; Iluminao adequada e segura no local do ensaio; Cobertura contra intempries para proteo do microcomputador.

Procedimento

O Procedimento de ensaio fornecido pela Prestadora de Servios deve ser qualificado por profissional Nvel III PETROBRAS/CSWIP e deve conter no mnimo as seguintes informaes: Equipamento e sondas a serem utilizados; Normas e referncias utilizadas na confeco do procedimento; Requisitos de Treinamento de Pessoal; Forma de preparao da superfcie da pea a ser inspecionada; Forma dos registros dos resultados;

Equipamentos utilizado um equipamento de ACFM ligado a um computador notebook e a um probe especial, o qual gera um campo eletromagntico que sofre interferncias ao passar sobre uma trinca. Os dados armazenados so utilizados para se dimensionar o comprimento desta trinca e tambm sua profundidade. Registros dos resultados Produz registro digital do ensaio, com relatrios customizados de acordo com a solicitao do cliente.

12

Guia de Contratao de END

Qualificao de pessoal Como Contratar

Este servio deve ser realizado por um profissional qualificado pelo SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao). So necessrias as seguintes informaes para apresentao de proposta: Tipo de equipamento a ser ensaiado; Condio da superfcie da pea, bem como sua temperatura; Condio de acesso aos locais de inspeo; Tipo de material da pea a ser ensaiada; Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acesso. Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

13

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio

CORRENTES PARASITAS
Ensaio no destrutivo, indicado para deteco do percentual de reduo de espessura, provocado pela existncia de descontinuidades volumtricas e a existncia de descontinuidades planares em tubos de equipamentos, geralmente de troca trmica. Materiais eletricamente condutores e no magnticos. Indicada na deteco de reduo de espessura de tubos de equipamentos de troca trmica; No apresenta problemas de acoplamento entre a bobina e a pea a ser ensaiada; Os procedimentos de ensaio so adaptveis a situaes passa/ no passa; Os equipamentos na maioria das vezes, so caracterizados, como portteis. Necessidade de limpeza prvia da superfcie, deixando-a isenta de imperfeies que possam mascarar o resultado do ensaio; Necessidade de plataformas e/ou andaimes conforme o tipo de equipamento; Necessidade de ponto de energia; A profundidade de penetrao das correntes parasitas, restringe-se, na maioria das vezes, a menos que 6 mm; O sucesso do ensaio est diretamente relacionado habilidade do sistema operador/equipamento em suprimir variveis indesejveis.

Aplicao Vantagens

Desvantagens Requisitos de execuo

O contratante dever fornecer os seguintes recursos: Croqui do equipamento, contendo (material, espessura, dimetro e comprimento da tubulao); Garantia de acesso aos pontos de inspeo com segurana adequada (andaimes, iluminao), conforme previsto nas Normas Reguladoras correspondentes; Fonte de energia estabilizada; Limpeza e preparao adequada da superfcie.

Procedimento O Procedimento do ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada, e deve estar qualificado por um profissional Nvel 3 do SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END) . Equipamentos Ensaio realizado com sondas de inspeo, acopladas a um processador de sinais. Registros dos resultados Ao trmino dos servios deve ser fornecido um relatrio com o registro das descontinuidades e/ou defeitos detectados, em papel ou meio magntico. Qualificao de pessoal Como Contratar Este servio deve ser realizado por um profissional qualificado pelo SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao). So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: Tipo do equipamento; Disposio; Comprimento a ser ensaiado; Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acesso. Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

14

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio Aplicao

RADIOGRAFIA CONVENCIONAL
Ensaio indicado na deteco de descontinuidades volumtricas e planares (no perpendicular ao feixe de radiao), internas ou abertas superfcie (interna ou externa). Inspeo de soldas de topo de equipamentos como vasos de presso, tanques, torres, fornos, caldeiras e tubulaes em geral, bem como peas fundidas ou forjadas; Materiais ferrosos, no ferrosos, plsticos e outros; Dimetros diversos; Espessuras variadas, em funo da fonte de radiao e do material inspecionado; Exemplos de faixas de espessuras mais usuais para ao: - Com RaioX: 0,5 a 10,0 mm (espessuras maiores podem ser inspecionadas, dependendo da voltagem mxima do equipamento de Raio-X. - Com Selnio 75: de Aproximadamente 2,0 a 15,0 mm. - Com Irdio 192: de Aproximadamente 4,0 a 70,0 mm. - Com Cobalto 60: de Aproximadamente 50,0 a 120,0 mm.

Vantagens

Registro permanente da imagem em filme; Maior sensibilidade na deteco de descontinuidades volumtricas; Fcil compreenso dos resultados com imagem radiogrfica; Possibilidade de aplicao em vrios tipos de materiais; Possibilidade de inspecionar sobre revestimento e /ou pintura, desde que no possuam pigmentos metlicos. Necessidade de isolamento da rea; Necessidade de laboratrio para processamento do filme; Limitao para a deteco de descontinuidades planares; Local para a guarda de fonte (quando permanecer na obra).

Desvantagens Requisitos de execuo

O contratante deve fornecer os seguintes recursos: Identificao e localizao das peas/soldas; Informao do Cdigo ou Norma de Projeto/Fabricao; Garantia de acesso ao local de inspeo com segurana adequada (andaimes, iluminao), conforme previsto nas Normas Reguladoras correspondentes; Fonte de energia estabilizada (quando utilizado Raio-X).

Procedimento

O Procedimento do Ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada, e deve estar qualificado por um profissional Nvel 3 do SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END).

Equipamentos So utilizados equipamentos de Raio-Gama (Irdio, Selnio, Cobalto) e de Raio-X, com voltagem entre 160 e 300 Kilovolts (mais usuais). Registros dos resultados Qualificao de pessoal Como Contratar Ao trmino dos servios deve ser fornecido um relatrio com a relao das peas/soldas inspecionadas, as descontinuidades e/ou defeitos detectados e as respectivas radiografias. Este servio deve ser realizado por um profissional qualificado pelo SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END) So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: Tipo do equipamento; Localizao; Cdigo ou Norma de Projeto/Fabricao; Dimetro; Espessura; Quantidade de juntas/comprimento de solda/peas; Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acess.; Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

15

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio

RADIOGRAFIA COMPUTADORIZADA DIGITAL


O ensaio de Radiografia Computadorizada Digital, uma tcnica nova utilizada para a avaliao de mecanismos de deteriorao (monitorao de corroso e medio de espessuras de tubulaes com dimetro < 4), em tubulaes de plantas industriais de processo em operao. Tubulaes de processo em operao ou fora de servio, com ou sem isolamento trmico e em temperaturas externas da superfcie da tubulao acima da temperatura ambiente, com dimetro nominal at < 4 de dimetro, e espessuras at 15 mm. Outros dimetros e espessuras podem ser avaliados atravs de corpos de prova especficos. Os materiais das tubulaes podem ser metlicos ferrosos e no ferrosos e no metlicos.

Aplicao

Vantagens

O ensaio de Radiografia Computadorizada Digital pode ser realizado com as tubulaes em operao e dispensa a remoo dos isolamentos trmicos. Dispensa a preparao mecnica de superfcies das tubulaes. Boa produtividade. A cada 10 minutos so radiografados e scanneados 450 cm2 de rea. Medio de espessura de tubulaes, quantificando e qualificando os mecanismos de deteriorao. Preciso nas medidas de 0,1 mm.Inspeo de reas e no apenas pontos localizados. Dispensa de Cmaras Escuras e Laboratrios para revelao de filmes. No h necessidade de utilizao de produtos qumicos e gua corrente para o processamento de filmes. O sistema de radiografia computadorizada digital, composto de scanner especfico e computador (PC), que podem ser operados em salas com luminosidade mnima (10 lux) porm suficiente para a visualizao de outros trabalhos. Utilizao de fontes de baixa atividade tanto de Ir-192 como de Se-75 com atividades entre 2 e 15 Ci. Isto permite raios de balizamento menores do que os normalmente necessrios, podendo ser executadas rediografias simultaneamente com outras atividades prximas. O sistema apresenta rapidez no processamento das imagens, agilizando a tomada de decises, imediatamente aps o processamento. H aplicativos apropriados para avaliao, que auxiliam e facilitam o laudo radiogrfico (lupas pticas, baixo relevo, inverso de imagem, e ferramenta de medio). Os laudos podem ser compartilhados via internet / intranet facilitando a tomada de decises. Por ser um sistema amigvel, permite o compartilhamento dos laudos com especialistas de diversas reas das plantas industriais.

Desvantagens Utilizao de radiaes ionizantes. Embora com atividades de fonte mais baixas em relao radiografia convencional, deve-se tomar cuidados de segurana para a execuo do ensaio. Requisitos de execuo Anlise conjunta, pela prestadora de servios e cliente, de desenhos isomtricos e plantas baixas dos sistemas de tubulao a serem inspecionados, contendo dimetros e espessuras nominais de projeto e/ou suas eventuais alteraes. Fornecimento de informaes sobre o tipo de fluido, tipo de isolamento trmico e temperatura de operao das linhas a serem inspecionadas. Planejamento prvio do ensaio com responsveis do cliente pelas reas de inspeo, operao e segurana industrial, avaliando os locais a serem inspecionados, para determinar a logstica necessria e seus impactos na segurana industrial. Sala com energia eltrica 110/220V estabilizada, climatizada, para instalao do computador scanner. Garantia de acesso aos pontos (tubulaes e acessrios) com segurana adequada (andaimes, iluminao), conforme previsto nas NRs correspondentes, providos pelo cliente.

16

Guia de Contratao de END

Procedimento

O Procedimento de ensaio fornecido pela Prestadora de Servios deve ser qualificado por profissional Nvel III e deve conter no mnimo as seguintes informaes: Equipamento e acessrios a serem utilizados; Normas e referncias utilizadas na elaborao do procedimento; Abrangncia do ensaio quanto a dimetros e espessuras, comprovado atravs de evidencias objetivas; Mtodo de calibrao do equipamento; Tolerncia / Preciso do ensaio, em conformidade com corpos de prova executados durante o processo de qualificao do procedimento; Requisitos de Treinamento de Pessoal; Forma de registro dos resultados.

Equipamentos Para gerao das radiografias no campo utilizam-se os mesmos equipamentos normalmente utilizados para o processo convencional, como irradiador com fonte, acessrios e equipamentos de segurana (contador geiger, canetas dosimtricas, bips, dosmetros pessoais, etc.). A formao das imagens difere do processo convencional, pois no lugar dos filmes tradicionais utilizam-se placas de fsforo, sensveis luz somente aps a ionizao com radiao ionizante. Depois de ionizadas as mesmas so lidas em leitor ptico (scanner), acoplado a computador que processa as imagens. A armazenagem dos dados pode ser efetuada em CD-ROM. Registro dos resultados Os relatrios com registro dos resultados so fornecidos da forma tradicional, em formulrio impresso, contendo os dados e caractersticas de execuo do ensaio e laudo das imagens. As imagens radiogrficas so fornecidas em meio magntico (CD-ROM), de maneira que possam ser avaliadas posteriormente. Os relatrios tambm so inseridos nos CD-ROM, para acompanhar as imagens e permitir a rastreabilidade da inspeo. Qualificao de pessoal Como Contratar Operao por profissional nvel 1 qualificado, com comprovao de treinamento em Radiografia Computadorizada Digital. Laudo por profissional N2, qualificado, com comprovao de treinamento em Radiografia Computadorizada Digital.

So necessrias as seguintes informaes para apresentao de proposta: Tipo de tubulao e acessrios a serem ensaiados/inspecionados; Desenhos isomtricos, plantas baixas e/ou fotos dos sistemas de tubulaes a serem inspecionados; Histrico de inspees anteriores; Normas ou procedimentos internos que tratem dos limites para determinao de espessura mnima admissvel para os sistemas de tubulaes a serem inspecionados; Tipo de material, dimetro e espessura das tubulaes e seus acessrios a serem ensaiados/inspecionados; Condio da superfcie das tubulaes e seus acessrios, tipo de isolamento trmico, bem como temperatura, tipo de fludo e densidade. Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

17

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio

CAMPO REMOTO
Ensaio no destrutivo, indicado para deteco do percentual de reduo de espessura, provocado pela existncia de descontinuidades volumtricas e a existncia de descontinuidades planares em tubos de equipamentos, geralmente de troca trmica. Materiais eletricamente condutores e magnticos. Indicada na deteco de reduo de espessura de tubos de equipamentos de troca trmica; No apresenta problemas de acoplamento entre a bobina e a pea a ser ensaiada; Os procedimentos de ensaio so adaptveis a situaes passa/ no passa; Os equipamentos na maioria das vezes, so caracterizados, como portteis. Necessidade de limpeza prvia da superfcie, deixando-a isenta de imperfeies que possam mascarar o resultado do ensaio; Necessidade de plataformas e/ou andaimes conforme o tipo de equipamento; Necessidade de ponto de energia; A profundidade de penetrao das correntes parasitas, restringe-se, na maioria das vezes, a menos que 3 mm; O sucesso do ensaio est diretamente relacionado habilidade do sistema operador/equipamento em suprir variveis indesejveis.

Aplicao Vantagens

Desvantagens Requisitos de execuo

O contratante dever fornecer os seguintes recursos: Croqui do equipamento, contendo (material, espessura, dimetro e comprimento da tubulao); Garantia de acesso aos pontos de inspeo com segurana adequada (andaimes, iluminao), conforme previsto nas Normas Reguladoras correspondentes; Fonte de energia estabilizada; Limpeza e preparao adequada da superfcie;

Procedimento O Procedimento do Ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada, e deve estar qualificado por um profissional Nvel 3 do SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao) Sistema Nacional de Qualificao e Certificao. . Equipamentos Ensaio realizado com sondas de inspeo, acopladas a um processador de sinais. Registros dos resultados Ao trmino dos servios deve ser fornecidos um relatrio com o registro das descontinuidades e/ou defeitos detectados, em papel ou meio magntico. Qualificao de pessoal Como . Contratar Este servio deve ser realizado por um profissional qualificado (em Correntes Parasitas) pelo SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END) So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: Tipo do equipamento; Disposio; Comprimento a ser ensaiado; Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acesso. Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

18

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio Aplicao Vantagens

HOLIDAY DETECTOR
Ensaio no destrutivo, indicado para inspeo da continuidade de revestimentos anticorrosivos, internos ou externos, na construo e montagem de equipamentos industriais. Aplicvel a todas as superfcies metlicas revestidas, tipo Teflon, Resinas Vinlicas, Fiberglass, Coal-Tar Enamel, Coal-Tar Epxi. Possibilidade de identificao de descontinuidade no revestimento, que podem causar deteriorao por corroso; Pode ser realizado em superfcies planas, cilndricas e circulares; Possvel de ser realizado em peas de geometria complexa. Fonte de energia prxima ao local do ensaio; Necessidade de operador treinado para interpretao correta das descontinuidades; Necessidade de plataformas e/ou andaimes conforme o tipo de equipamento; Necessidade de aterramento eficiente do conjunto.

Desvantagens Requisitos de execuo

So necessrios os seguintes recursos: Conhecer a espessura do revestimento; Croqui do equipamento; Iluminao adequada e segura, no local de ensaio; Fonte de energia 110/220 V.

Procedimento O Procedimento do Ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada. Equipamentos Os equipamentos atuais permitem a inspeo de revestimento com espessura at 10 mm. Registros dos resultados Ao trmino dos servios deve ser fornecido um relatrio com as descontinuidades e/ou defeitos detectados e sua localizao, em papel ou meio magntico. Qualificao de pessoal Como Contratar Este servio deve ser realizado por um profissional treinado e com experincia em aplicao de revestimento. So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: Quantidade, tipo e espessura do revestimento e servio dos equipamentos (se possvel com fornecimento de desenho); Tempo de disponibilidade do equipamento para inspeo; As regies a serem inspecionadas devem ter facilidade de acesso. Consulte o site da ABENDE: www.abende.org.br

19

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio Aplicao Vantagens

TERMOGRAFIA
Ensaio visual para a definio do perfil de temperatura de equipamentos, atravs da obteno de imagem infravermelho. Todo e qualquer equipamento, com acesso visual, uma vez conhecida a sua capacidade de absoro de calor. Possibilidade de inspeo em equipamentos em pleno funcionamento; Visualizao a longa distncia. O equipamento e seus componentes devem ter acesso visual.

Desvantagens Requisitos de execuo

So necessrios os seguintes recursos: Garantia de acesso ao local de inspeo com segurana adequada (andaimes, iluminao), conforme previsto nas Normas Reguladoras correspondentes; Temperatura ou emissividade do objeto, conhecidas. O Procedimento e/ou Critrio de Aceitao devem ser elaborados em comum acordo com a empresa contratada.

Procedimento

Equipamentos Cmara infravermelho com leitura pontual e instantnea das temperaturas nos locais de interesse. Registros dos resultados Ao trmino dos servios deve ser fornecido um relatrio contendo o perfil de temperaturas e a medio real das temperaturas nos pontos de interesse, com registros em papel e meio magntico. Este servio deve ser realizado por um profissional treinado, conforme aplicao. So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: Tipo do equipamento; Pontos de inspeo e facilidade de acesso, para visualizao; Faixa de temperatura de operao do equipamento; Temperatura ou emissividade do objeto a ser inspecionad;. Tempo disponvel para inspeo e facilidade de acesso. Consulte o site da ABENDE : www.abende.org.br

Qualificao de pessoal Como Contratar

20

Guia de Contratao de END

Mtodo
Descrio Aplicao

EMISSO ACSTICA
Tecnologia de inspeo computadorizada para avaliao de integridade estrutural. Equipamentos metlicos pressurizados como vasos de presso, esferas, reatores, colunas, trocadores de calor, cilindros de alta presso, etc; Equipamentos metlicos de presso atmosfrica como tanques de armazenamento e silos, em todos seus componentes, fundos, costados e tetos; Equipamentos no-metlicos pressurizados ou atmosfricos, fabricados em material plstico reforado com fibra de vidro ou fibra de carbono, como tanques e tubulaes; Componentes estruturais metlicos e no-metlicos de aplicao automotiva, aeronutica e aeroespacial; Estrutura de transporte e levantamento de cargas, como guindastes, pontes rolantes, transportadores de minrios, etc; Deteco de vazamento em vlvulas, equipamento, tubulaes, pressurizados ou atmosfricos; Deteco e localizao de descargas parciais em transformadores; Estruturas de concreto. Avaliao de integridade em servio; Monitoramento da evoluo de dados de forma contnua ou peridica; Monitoramento de forma remota; Avaliao global em um nico ensaio. No dimensiona descontinuidade; Necessidade de pessoal qualificado e certificado para interpretao dos resultados.

Vantagens

Desvantagens Requisitos de execuo

Croqui do equipamento e condies operacionais Fonte de energia eltrica 110/220V no local do ensaio, podendo ser utilizados geradores.

Procedimento

O Procedimento do ensaio deve ser fornecido pela empresa contratada e deve estar certificado por um profissional Nvel 3 do SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END). Ao trmino dos servios deve ser fornecido laudo em campo. Posteriormente, deve ser enviado o relatrio detalhando as etapas do ensaio e resultados obtidos. Este servio deve ser realizado por um profissional qualificado pelo SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao de Pessoal em END). So necessrias as seguintes informaes para apresentao da proposta: Tipo de equipamento e dimenses. Preferencialmente desenho de conjunto.; Material; Condio operacional; Condio de acesso ao equipamento; Deve ainda ser exigido do prestador de servio qualificao de pessoal executante, certificao nvel 3, conforme SNQC/END (Sistema Nacional de Qualificao e Certificao) do analista e certificado de calibrao da instrumentao de emisso acstica e sensores. Consulte o site da ABENDE : www.abende.org.br

Registros dos resultados Qualificao de pessoal Como Contratar

21

Patrocnadores:

Arctest Servios Tec. Insp. e Manut. Incl. Ltda. (19) 3884-3366 diretoria@arctest.com.br

Auxilio Assessoria Servios Tecnico S/C Ltda. (11) 5575-3837 operacional@auxilio.com.br

Brasitest Ltda. (11) 3835-8822 jpvergueiro@brasitest.com.br

END-Check Consultoria e Serv. Espec. Com. Ltda. (13) 3222-3515 endcheck@endcheck.com.br

Engisa Insp. e pesquisa Aplicada Industria Ltda. (41) 668-1919 engisa@engisa.com.br

MKS Engenharia da Qualidade Ltda. (51) 3371-1777 milton@mksservices.com.br

METALTEC
MetalTec No Destrutivel S/C Ltda. (11) 5044-3522 metaltec@uol.com.br NDT do Brasil Ltda. (11) 5666-9210 ndt@ndtdobrasil.com.br

Qualitec Engenharia da Qualidade Ltda. (31) 3288-1511 qualitec@qualitecend.com.br

SGS do Brasil Ltda. (11) 5504-8800 sgs_brasil@sgs.com

Synesis Tecnologia da Qualidade Ltda. (21) 2228-3405 synesis@infolink.com.br

Technotest Consultoria e Assessoria Ltda. (31) 3422-2667 tecnhotest@technotest.com.br

Вам также может понравиться