Вы находитесь на странице: 1из 47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

HOME CONTATO PARCEIROS SEJA ASSINANTE FACEBOOK CURSOS ONLINE TABELAS IMPOSTO DE RENDA

DIREITO DO TRABALHO ABONO SALARIAL DO PIS ATESTADO MDICO AVISO PRVIO AVISO PRVIO PROPORCIONAL DEMISSO COM JUSTA CAUSA DESPEDIDA INDIRETA E DIREITOS DO EMPREGADO DIREITOS DE QUEM DEMITIDO DIREITOS DE QUEM PEDE DEMISSO DIREITOS DO APRENDIZ NA RESCISO DO CONTRATO DIREITOS NO CONTRATO DE EXPERINCIA FALTAS JUSTIFICADAS FRIAS FUNDO DE GARANTIA (FGTS) PRAZOS PARA PAGAMENTO DA RESCISO SEGURO DESEMPREGO DIREITO PREVIDENCIRIO SALRIO MATERNIDADE EMPREGO ABONO SALARIAL PIS 2012-2013 ADMINISTRAO DO TEMPO AUMENTO DE SALRIO CARTA DE APRESENTAO CONCURSO PBLICO CONTRATO DE EXPERINCIA CURRICULUM CURSOS ONLINE GRTIS DOCUMENTOS PARA ADMISSO EMPREGABILIDADE ENTREVISTA DE EMPREGO IMAGEM E MARKETING PESSOAL PEDIDO DE DEMISSO PRIMEIRO EMPREGO SEGURO DESEMPREGO 2011 SEGURO DESEMPREGO 2012 SEGURO DESEMPREGO 2013 FORMAO BOLSA-FORMAO CURSOS ONLINE INTERNET CRIAR UM BLOG DIVULGAR UM BLOG GRTIS PESQUISA REMUNERADA MODELOS CARTA DE APRESENTAO CARTA DE DEMISSO COM JUSTA CAUSA CARTA DE PEDIDO DE DEMISSO CARTA DE RECOMENDAO CARTA RESCISO CONTRATO EXPERINCIA CARTA TRMINO CONTRATO EXPERINCIA CONTRATO DE TRABALHO CURRCULO POR E-MAIL CURRICULUM PLATAFORMA LATTES
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 1/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

CURRICULUM PRONTO CURRICULUM VITAE (DOWNLOAD) CURRICULUM VITAE ATUAL NEGCIO ADMINISTRAO DE NEGCIO EMPREENDEDORISMO NEGCIO NA INTERNET NEGCIOS EM CASA VAGAS DE EMPREGO
Anncios Google

Demisso

Modelo

Carta

De emprego

Modelos de carta de pedido de demisso


Anncios Google

Modelo carta resciso Modelo curriculo Carta de patro local


Terminal RotularFemaso
www.fe m aso.com .br/v2 R tula, Te rm R otular, Te rm Esf rico Distribuidor DUR BAL (11) 4365-3850

Reino Escondido
Um novo mundo dos criadores de A Era do Gelo e Rio. por Reino Escondido no YouTube

Formao em Coaching
www.SBC oaching.com .br Socie dade Brasile ira de C oaching. nica C re de nciada pe lo IC C (EUA)!

Cursos de formao profissional e pessoal - Faa cursos online em diversas reas a partir de R$ 20,00. Veja como fazer o pedido de demisso e escolha modelos de carta de pedido de demisso entre modelos simplificados e modelos mais detalhados.
19

O pedido de demisso

Normalmente, antes de entregar a carta de pedido de demisso, o empregado faz a comunicao verbal da sua sada para seu chefe. Nesse momento que ele fala sobre os motivos pelos quais est deixando a empresa, acerta a maneira pela qual vai passar o seu trabalho para outra pessoa, combina a quantidade de dias que ainda vai trabalhar e a dispensa dos demais dias do aviso. Por lei, o empregado ainda tem que trabalhar mais 30 dias, a partir da data do aviso de sua demisso, a ttulo de aviso prvio, sob pena de ter que pagar um ms de salrio. Por isso, se o empregado j tem outro emprego acertado, importante essa conversa com o chefe. Tambm importante avisar na nova empresa que, antes de comear a trabalhar, vai precisar de alguns dias para se desligar da empresa anterior. Aps esses acertos, o empregado deve encaminhar sua carta de demisso ao departamento pessoal. Se no for cumprir todo o aviso prvio, deve pedir a dispensa na carta de demisso.

Carta de pedido de demisso escrita de prprio punho


Normalmente a empresa solicita para que a carta de pedido de demisso seja escrita de prprio punho. Isso feito para a empresa se precaver quanto a futuras questes trabalhistas, onde o empregado possa alegar que foi coagido a assinar uma carta de pedido de demisso. Em tese, mais difcil coagir um funcionrio a escrever uma carta de pedido de demisso do que simplesmente faz-lo assinar uma. Isso feito, principalmente, se o empregado tem menos de um ano de servio, onde no obrigatria a homologao do pedido de demisso no sindicato da classe. Quando o empregado tem mais de um ano de servio na empresa, o pedido de demisso deve ser homologado no sindicato da classe, onde o empregado
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 2/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

perguntado se realmente est pedindo demisso.

Modelos de carta de pedido de demisso


O pedido de demisso deve ser feito de forma simples e direta. Existem casos em que o empregado, por ter algum cargo de confiana e ter permanecido muito tempo na empresa, queira explicar os motivos pelos quais est saindo. Tambm existem casos em que o empregado tenha contribudo diretamente em projetos com retorno para a empresa e queira descrev-los, ainda mais, se existe possibilidade de voltar a trabalhar na empresa. importante lembrar que a carta de demisso ficar nos arquivos da empresa. Ela deve ser feita em 2 vias, ainda podendo ser necessria uma terceira via para o sindicato. Na entrega da carta no departamento pessoal, o recebedor deve assinar e datar, pelo menos a via que fica com o empregado.

Modelo 1 (COM PEDIDO DE DISPENSA DO AVISO PRVIO)


(NOME DA EMPRESA) Prezado(s) Senhor(es) Por motivos pessoais, venho por meio desta apresentar meu pedido de demisso do cargo que ocupo nesta empresa. Tendo interesse em desligar-me imediatamente, solicito a dispensa do cumprimento do aviso prvio. Sem mais _____________, ___ de ___________ de ______. (CIDADE), (DIA) (MS) (ANO) (ASSINATURA DO EMPREGADO) _______________________________ (NOME DO EMPREGADO POR EXTENSO)

Modelo 2 (INFORMANDO O CUMPRIMENTO DO AVISO PRVIO)


(NOME DA EMPRESA) Prezado(s) Senhor(es) Por motivos pessoais, venho por meio desta apresentar meu pedido de demisso do cargo que ocupo nesta empresa. Informo ainda que cumprirei o aviso prvio a que estou sujeito por lei. Sem mais _____________, ___ de ___________ de ______. (CIDADE), (DIA) (MS) (ANO)

(ASSINATURA DO EMPREGADO)
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 3/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

_______________________________ (NOME DO EMPREGADO POR EXTENSO)

Modelo 3 (COM INFORMAES MAIS DETALHADAS SOBRE O PEDIDO DE DEMISSO)


(NOME DA EMPRESA) Prezado(s) Senhor(es) Venho por meio desta apresentar meu pedido de demisso do cargo que ocupo nesta empresa desde __/__/_____. (DATA DE ADMISSO) Tambm solicito a dispensa do cumprimento do aviso prvio. Agradeo a considerao com que fui tratado pela direo e pelos funcionrios dessa empresa e pelas oportunidades que me foram proporcionadas. No posso deixar de citar o projeto (CITAR A IDENTIFICAO DO PROJETO) onde pude contribuir com (CITAR AS SUAS ATRIBUIES NO PROJETO) o que trouxe retorno de (CITAR OS RETORNOS DO PROJETO PARA A EMPRESA) e o projeto (DEMAIS PROJETOS). Quero esclarecer que os motivos que me levaram a pedir demisso so estritamente pessoais, (PODE SER MAIS ESPECFICO NO MOTIVO) e espero que as portas fiquem abertas para futuras parcerias. Atenciosamente, _____________, ___ de ___________ de ______. (CIDADE), (DIA) (MS) (ANO)

(ASSINATURA DO EMPREGADO) _______________________________ (NOME DO EMPREGADO POR EXTENSO) Nesse artigo voc viu como fazer o pedido de demisso e conheceu alguns modelos de carta de pedido de demisso.

Ganhe Dinheiro Respondendo Pesquisas Online


Saiba como ganhar dinheiro pela internet respondendo pesquisas remuneradas, lendo o artigo Pesquisas Remuneradas. Ganhe dinheiro com pesquisas online .

Modelos de Currculo

Modelos de Currculos com instrues de preenchimento, para pessoas com ou sem experincia profissional. ESCOLHA O SEU MODELO

Direito ao Abono Salarial do PIS


Veja se voc tem direito ao Abono Salarial do PIS e conhea a tabela com as datas de pagamento, lendo o artigo PIS 2012-2013. Tabela com datas de pagamento do Abono Salarial.

Direitos de Quem Pede Demisso


Para conhecer os direitos de quem pede demisso, acesse Direitos no pedido de demisso. Para conhecer os direitos de quem pede demisso no contrato de experincia, acesse Contrato de experincia Direitos na resciso e no trmino.

Seguro Desemprego
Para saber sobre valores e parcelas do seguro desemprego, acesse Seguro desemprego 2013 Tabela com valores e parcelas .

Vagas de Emprego
Para obter vagas de emprego CLT e PJ da sua cidade, acesse Vagas de emprego CLT e PJ. Se voc gostou dessas informaes, cadastre seu e-mail e receba as novas publicaes do Emprego & Negcio. Preencha seu e-mail:
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 4/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio


Cadastre

Para concluir seu cadastramento, faa a confirmao no e-mail que ser enviado a voc. Conhea a poltica de privacidade do assinante Divulgue para seus amigos:

Clique aqui e selecione cursos online para seu desenvolvimento pessoal e profissional

19

Clique Abaixo e Conhea os Cursos Online mais Procurados


Curso de Departamento Pessoal Curso de Marketing Pessoal Curso de Escrita e Redao Curso de Word e Excel Curso de Chefia e Liderana Curso de Administrao Contbil e Financeira Curso Aprenda a Falar em Pblico Curso de Propaganda e Marketing Curso de Webmaster Curso de Telemarketing Artigos relacionados:

Currculo. Modelo de Currculo pronto para preencher

Como anda sua imagem pessoal na internet?

Dicas para elaborar uma carta de apresentao

Mantenha seu currculo atualizado por meio de cursos online

Modelo de currculo. Dicas para enviar o currculo por e-mail Categoria: CARTA DE PEDIDO DE DEMISSO, EMPREGO, MODELOS, PEDIDO DE DEMISSO

276 comentrios para Modelos de carta de pedido de demisso


1. Leonardo Leal 27/05/2013 s 15:18 Ol! Eu estou h cinco meses numa empresa, s que at agora eles no assinaram a minha carteira. Tive que pedir demisso, pois vou comear a estudar, e estou com medo de que eles no assinem a minha carteira por causa disso. Quais so os meus direitos e como devo agir? Grato Responder Emprego & Negcio 28/05/2013 s 0:44 Leonardo, Se eles no assinarem, voc deve procurar um advogado. Um abrao. Responder 2. Wesley 27/05/2013 s 9:09
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 5/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Aqui na empresa, a responsvel de outra rea precisa pedir demisso para uma de suas assistentes. Como o modelo de carta para essa solicitao? Responder Emprego & Negcio 28/05/2013 s 1:01 Wesley, Ainda no postamos um modelo de carta de demisso pelo empregador. Um abrao. Responder 3. Nilva 26/05/2013 s 0:22 Estou fazendo um acordo na empresa que eu trabalho , e tenho que mandar uma carta de proprio punho . Como fao esta carta ? Responder Emprego & Negcio 26/05/2013 s 11:28 Nilva, Legalmente, no existe acordo. O nico acordo legal em relao dispensa do aviso prvio. Ou o empregado pede demisso, conforme os exemplos do artigo, ou o empregado demitido. Um abrao. Responder 4. lindemberg ulisses 23/05/2013 s 4:22 bom dia! bem eu estou na empresa a 2 anos e meio contando com o tempo da carteira e 3 meses clandestino, quero sair da empresa mais a exatamente 10 meses eu fui promovido a um certo cargo e esse tempo todo no colocaram na minha carteira a nova funo e nem me pagaram o salrio exato da promoo o que devo fazer esse 10 meses eu vou perder na carteira o tempo da experincia? o que devo fazer? e meu primeiro emprego no sei como agir o que eu tenho direito pedido a demisso ? eu tenho algum ? Responder Emprego & Negcio 24/05/2013 s 1:21 Lindenberg, Para requerer a promoo, somente entrando na justia. Fale com um advogado. Para saber sobre seus direitos, acesse http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 5. Fabiana 11/05/2013 s 18:31 Trabalho h mais de 1 ano em uma empresa e estou em frias, porm insatisfeita com o cargo que ocupo penso em pedir demisso. Minha dvida : devo aguardar o retorno ao trabalho p/ entregar meu pedido sem cumprimento do AP ou posso entreg-lo, mesmo estando em frias, o pedido junto ao RH ? Grata ! Responder Emprego & Negcio 12/05/2013 s 23:25 Fabiana, Pea demisso na volta, mas, se no cumprir o aviso prvio, ter que pagar um salrio de multa. Um abrao. Responder 6. Erika 08/05/2013 s 14:26 Voltei de licena a maternidade e como no posso pedir demisso resolvi pedir que me demiticem, quero saber quais so os meus direitos? Responder Emprego & Negcio
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 6/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

08/05/2013 s 20:02 Erika, o contrrio. A empresa que no pode demiti-la at completar 5 meses aps o parto. Voc pode pedir demisso. Um abrao. Responder 7. Luiz Celso 05/05/2013 s 10:36 pra mim nao perder meus direitos posso entrar com ressisao indireta? Responder Emprego & Negcio 05/05/2013 s 14:38 Luiz, Tem que ter motivos para isso. Veja em http://empregoenegocio.com.br/despedida-indireta-e-os-direitos-do-empregado/ Um abrao. Responder 8. Luiz Celso 05/05/2013 s 10:35 bom dia tenho 5 meses em uma empresa e estou querendo sair eu tenho que cumprir o aviso previo? Responder Emprego & Negcio 05/05/2013 s 14:36 Luiz Celso, Sim, ter que cumprir aviso prvio. Um abrao. Responder Luiz Celso 06/05/2013 s 18:16 mas eu posso ser dispensado do aviso? Responder Emprego & Negcio 06/05/2013 s 20:18 Luiz, Se a empresa dispens-lo, no precisa cumprir. Um abrao. Responder 9. carla alves 04/05/2013 s 16:42 Boa Tarde Fui solicitar desligamento de minha empresa e fui coagido a ficar, caso contrario eles me mandariam embora por justa causa alegando quebra de confidencialidade pois me acusaram de ter solicitado a um outro funcionrio que passasse informaes internas a outro terceiro por e-mail, mas o detalhe que no conheo o funcionrio que enviou o e-mail que eles disseram e eles dizem ter testemunhas como devo agir? Responder Emprego & Negcio 04/05/2013 s 17:46 Carla, Consulte um advogado. Em todo o caso, se o fato j aconteceu faz algum tempo e eles no lhe mandaram embora to logo souberam do ocorrido, porque eles aceitaram e no podem mais demiti-la por justa causa. Um abrao.
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 7/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Responder 10. Solange 29/04/2013 s 13:56 Boa Tarde! Tenho vrias dvidas, minha irm comeou trabalhar em uma empresa em Janeiro/13, e s foi registrada agora no ms de maro/13, ela recebeu uma proposta de emprego e ento pediu demisso na tera-feira passada dia 23/04, e informou ao chefe dela que ela havia arrumado um outro emprego e que o ultimo dia dela seria na sexta-feira, porque na segunda feira hoje dia 29/04 j ia iniciar na nova empresa. 1 Ela tem que cumprir aviso-prvio? E quais os direitos trabalhista que ela tem? pois ela iniciou em Janeiro e tambm ela trabalhava no horrio noturno, por favor nos auxilie? Responder Emprego & Negcio 29/04/2013 s 18:19 Solange, Se ela estava em contrato de experincia, no precisa cumprir aviso prvio, mas a empresa pode querer cobrar uma multa, a ttulo de indenizao, de 50% do que ela receberia at o final do contrato. Se no estava em contrato de experincia, tem que cumprir aviso prvio, ou ter o desconto de um salrio nas verbas rescisrias. Provavelmente, vo considerar a data da admisso em maro. Se quiser os direitos trabalhistas desde janeiro, ter que entrar com uma ao trabalhista. Veja com um advogado. Um abrao. Responder 11. Hiago Sena 23/04/2013 s 12:28 Boa Tarde Fui contrato no dia 29/10/11 , agora passei no vestibular e eles no querem fazer acordo , mais tenho 400 horas/extras sem eles pagar , eu aviso na hora da homologao ou antes ? Responder Emprego & Negcio 23/04/2013 s 21:06 Hiago, Avise, primeiro, para a empresa. Se eles no pagarem, pode dizer, no momento da homologao, que falta o pagamento das horas extras. Caso a empresa se negue a pagar, voc pode entrar com uma ao trabalhista. Um abrao. Responder 12. Walter 15/04/2013 s 19:30 oi tudo bom? tenho uma consulta, trabalho em uma empresa h 4 meses, ate agora no tenho o CTPS assinada ms tenho comprovantes de pagamentos o que posso fazer para que eles assinem? j mandei solicitudes para que eles faam o respectivo preenchimento e at agora no tenho respostas. Responder Emprego & Negcio 15/04/2013 s 21:37 Walter, V pessoalmente ao departamento pessoal e fale sobre essa situao. Um abrao. Responder Cleide 18/04/2013 s 11:44 Bom dia! Tenho um funcionrio que foi admitido em 01/05/2011 e no dia 01/03/2013, o mesmo se afastou para cumprimento de servio militar. Agora em 01/03/2013, o mesmo compareceu na empresa com uma carta informando engajamento. Preciso formalizar a resciso de contrato dele e sei que nesse periodo de afastamento, o contrato suspenso. Nesse caso, como devo proceder? Peo que ele faa o pedido de demisso ou a empresa obrigada a dispens-lo? Responder Emprego & Negcio
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 8/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

18/04/2013 s 16:32 Cleide, Aps a convocao para o servio militar, o contrato de trabalho no pode ser rescindido. A empresa no pode demitir, nem pedir para o empregado pedir demisso. Durante o perodo de servio militar o contrato fica suspenso. Enquanto isso, a empresa deve depositar o FGTS. Aps a baixa do servio militar, o empregado ter prazo de 30 dias para retornar ao emprego. Um abrao. Responder 13. Liliane Lopes 09/04/2013 s 15:12 Boa Tarde! Gostaria de uma orientao. Comuniquei a minha empresa a 20 dias que dentro em breve me desligaria da empresa, pois passei em um concurso pblico. Nesse caso pedi para que me mandassem embora para que pudesse receber os 40%. Eles pediram para que no fizesse isso, para as portas no se fecharem, pois se tratam de uma grande empresa. No quis acordo, pedi apenas para me mandarem embora. Minha chefe imediata depois de 20 dias, veio me comunicar que havia esquecido de fazer o pedido. O caso que se ela houvesse feito isso antes, j poderia estar com a carta em mos. Poderia entrar com uma ao judicial contra empresa ou contra minha chefe? Quais documentos preciso ter mos? Tenho testemunhas de todo o ocorrido! Me ajude!! Responder Emprego & Negcio 09/04/2013 s 15:58 Liliane, Se a empresa disse que a mandaria embora e no o fez, voc no pode entrar na justia, alegando que havia uma combinao, mas a empresa no a demitiu. ilegal esse tipo de acordo, inclusive a empresa pode se complicar com isso. Se foi voc que pediu demisso, deveria ter feito uma carta para ficar documentado. Em todo o caso, vale o pedido de demisso feito verbalmente, principalmente, se h testemunhas. No caso de voc ter pedido demisso e a empresa no considerar a data de 20 dias atrs e querer cobrar multa pelo fato de voc querer sair logo, a sim pode entrar na justia. Um abrao. Responder 14. silva 30/03/2013 s 18:44 estou trabalhando em uma empresa somente um ms e recebi uma proposta de emprego em outra empresa. j imformei ao minha chefe que sairei da empresa. quero saber qual o meu direito. Responder Emprego & Negcio 30/03/2013 s 20:26 Silva, Se est em contrato de experincia, veja seus direitos acessando http://empregoenegocio.com.br/direitos-de-quem-pede-demissao-ou-e-demitido-nocontrato-de-experiencia/ Um abrao. Responder 15. Catarina 28/03/2013 s 6:30 Bom dia caros; Trabalho numa empresa 3anos o chefe da empresa tem maus comportamento, no paga o ordenado de fevereiro e no d satisfao, pretendo pedir a minha demisso que modelo posso utilizar e gostaria de saber quais so os meus direitos Desde j agradeo Responder Emprego & Negcio 28/03/2013 s 21:28
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 9/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Catarina, Verifique com um advogado a possibilidade da despedida indireta. Mais informaes em:http://empregoenegocio.com.br/despedida-indireta-e-os-direitos-do-empregado/ Um abrao. Responder 16. Fabiano Dias 27/03/2013 s 14:25 Vou pedir demisso da empresa atual porque vou iniciar nova atividade em outra empresa. Ou seja, vou fazer pedido de demisso sem aviso prvio. Posso pedir uma carta/declarao da nova empresa informando que estarei sendo admitido imediatamente para que eu no seja descontado um ms de salrio (aviso prvio). Responder Emprego & Negcio 27/03/2013 s 17:13 Fabiano, No pedido de demisso, voc pode solicitar a dispensa do aviso. A empresa dispensa ou no, independentemente de voc levar uma carta da nova empresa. Lembre-se que foi voc que pediu demisso. Para saber mais, acesse http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-pede-demissao/ Um abrao. Responder 17. Daniele Monique 18/03/2013 s 23:00 Boa noite, pedi demisso tendo 3 meses de carteira, porm na empresa tenho 7 meses. Posso exigir os meus direitos sobre esse tempo trabalhado sem carteira? E qual o prazo mximo para recebimento do pagamento? Responder Emprego & Negcio 19/03/2013 s 11:43 Daniele, Voc tem que entrar com uma ao trabalhista, comprovando que trabalhou esses meses antes de assinar a carteira. Um abrao. Responder 18. sara 18/03/2013 s 15:22 Boa tarde ! Pedi demisso no dia 16 de janeiro , tenho nove messes de empresa . No recebi ainda o valor da rescisso e a homologao estava marcado para o dia 14 de Fevereiro , porem o telegrama vei apois a data. To tentando remarcar e est dificil de conseguir um contato com o Rh . Meu sindicado no ajudou muito a respeito ,disse para eu aguardar o contato da empresa. O que eu fao em relao isso ? Devo procurar quem ,j que no to tento resposta da minha empresa e nem do sindicado ? Desde j agradeo ! Responder Emprego & Negcio 18/03/2013 s 21:02 Sara, Como voc tem menos de um ano de tempo de servio, no necessria a homologao da resciso junto ao sindicato. A empresa tinha 10 dias corridos para fazer o pagamento, aps 16 de janeiro, se no houve cumprimento do aviso prvio. Melhor procurar um advogado. Um abrao. Responder 19. Raimundo Frana de Carvalho 12/03/2013 s 20:58 sou func.de uma empresa a 7 anos, estou de liena a 8 meses, so que o patrao questionou minha honestidade, tenho que voltar a trabalhar mas nao pretendo mais pois nao vou trabalhar a onde nao se confia no funcionario, quero apresentar minha carta de DEMISSAO, passei dificuldades na minha liena pois o que ganho nao e o esta na carteira de trabalho, preciso saber se depois de pedir demissao posso mover uma aao trabalhista?
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 10/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Responder Emprego & Negcio 13/03/2013 s 10:37 Raimundo, Fale com um advogado para saber a viabilidade de mover a ao. Um abrao. Responder 20. vanessa souza 12/03/2013 s 16:52 Tenho 4meses e 14 dias de empresa e quero pedir demissao quais sao meus direitos? Responder Emprego & Negcio 12/03/2013 s 17:26 Ol Vanessa, Seus direitos podem ser vistos, acessando http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 21. marcela 27/02/2013 s 14:18 vou fazer dois meses de carteira assinada,vou tedi demisso vou ter que cumpri aviso previo? Responder Emprego & Negcio 27/02/2013 s 21:44 Marcela, Se est em contrato de experincia, no tem que cumprir aviso prvio, mas poder ter que pagar uma multa. Veja mais em http://empregoenegocio.com.br/direitos-de-quem-pede-demissao-ou-e-demitido-no-contrato-de-experiencia/ Um abrao. Responder 22. onofre 20/02/2013 s 10:06 Quero despedir-me , eu como profissional no consigo trabalhar com mentirosos complusivos , s projudica a minha carreira qual o melhor modelo para apresentar a carta ? Responder Emprego & Negcio 20/02/2013 s 10:16 Ol Onofre, Voc pode escolher entre os modelos apresentados. No necessrio dizer essas verdades na carta. Apenas diga que por motivos pessoais. Um abrao. Responder 23. camila raquel leal oliveira 18/02/2013 s 13:51 trabalhei 6 meses e 15 dias de carteira assinada fiz hora extra e nao recebie meu patrao disse que nao tenho direito de receber oque tenho direito de receber e ele tambem nao quis me demitir porque disse que era contra a lei nao entendie o porque o que tenho direito de receber eu tenho ke fazer uma carta pedindo demisoa? Responder Emprego & Negcio 18/02/2013 s 21:51 Camila, Ele no a demite porque no quer. Voc pode pedir demisso e pedir seus direitos na justia.
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 11/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Antes, fale com um advogado. Um abrao. Responder 24. Flavia Vieira 18/02/2013 s 11:42 Bom dia. Vou me desligar da empresa, porem no vou cumprir 30 dias de aviso e sim duas semanas, uso o modelo 2? Desde ja, agradeo. Responder Emprego & Negcio 18/02/2013 s 21:37 Ol Flavia, melhor usar o modelo 2, pois fica clara a inteno de cumprir o aviso prvio. Parece que o cumprimento dos 15 dias foi uma combinao com a empresa. Um abrao. Responder 25. MARIANNA VILANOVA 15/02/2013 s 19:44 OII,gostaria de esclarecer algumas duvidas comecei a trabalhar em uma loja no dia 17 DE DEZEMBRO ARRUMEI UM NOVO EMPREGO COMUNIQUEI QUE IRIA SAIR ELES ME DERAM UM PAPEL COM A FORMA QUE EU TINHA QUE FAZER A CARTA DE DEMISSAO,NA CARTA ESTA ESCRITO(INFORMO QUE NAO CUMPRIREI O AVISO PREVIO PORTANTO SERA DESCONTADO DA MINHA RECISSAO)GOSTARIA DE SABER SE ISSO E CERTO! OBRIGADO Responder Emprego & Negcio 15/02/2013 s 21:18 Marianna, Se voc est em contrato de experincia, no h aviso prvio. Leia http://empregoenegocio.com.br/direitos-de-quem-pede-demissao-ou-e-demitidono-contrato-de-experiencia/ Se no est em contrato de experincia, tem que cumprir os 30 dias. Caso contrrio, a empresa pode descontar um ms de salrio da resciso. Um abrao. Responder 26. antonio 07/02/2013 s 17:22 boa tarde gostaria que me desse uma explicaao. trabalho numa empresa desde 1995 e quero pedir a demissao pois vou imigrar.dando o tempo ha empresa o que irei recebrer por direito? Responder Emprego & Negcio 08/02/2013 s 23:15 Antonio, Seus direitos podem ser vistos na seguinte postagem: http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 27. Sandra 07/02/2013 s 11:56 Bom dia, Fui contratada por uma universidade particular em regime de contrato por tempo determinado desde o dia 01/08/2012. O contrato tinha data at o dia 15/12/2012. Mas como atriburam aulas para mim neste primeiro semestre de 2013, automaticamente renovaram meu contrato at o final deste semestre, ou seja, at 29/06/2013. Vale lembrar que eu nem sabia que a renovao era automtica. Acreditava que assinaria outro contrato. Enfim, ocorre que consegui uma oportunidade muito melhor de emprego e preciso me desligar da instituio. Eles me informaram que eu preciso escrever um pedido de demisso. Isso procede? Neste regime de trabalho CLT com este tipo de contrato temporrio, para o caso de eu pedir demisso, quais meus direitos? O que eu perco? Pelo que entendi, neste modelo de contrato j no teria direito a seguro desemprego e nem a indenizao sobre o FGTS. assim mesmo? OU seja, eu no perderia nada dos direitos, pois no os teria mesmo, j que meu contrato por tempo determinado, certo? Muito grata. Abraos. Responder
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 12/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Emprego & Negcio 08/02/2013 s 23:00 Ol Sandra, Provavelmente, a empresa vai querer cobrar uma multa por resciso antecipada de contrato por prazo determinado. Para saber mais, acesse http://empregoenegocio.com.br/direitos-de-quem-pede-demissao-ou-e-demitido-no-contrato-de-experiencia/ Um abrao. Responder 28. Silvia 07/02/2013 s 9:08 BOM DIA MEUS CAROS. trabalho numa empresa, onde a minha chefe fala de qualquer maneira com os funcionarios, eu ja estou cansada dessa situaao e quero pedir demissao, como posso fazer, tenho 1 ano e 7 meses. Cptos Responder Emprego & Negcio 08/02/2013 s 19:45 Silvia, Fale com um advogado para ver a questo da resciso indireta. Para saber mais, acesse http://empregoenegocio.com.br/despedida-indireta-e-os-direitos-do-empregado/ Um abrao. Responder 29. Carlos 15/01/2013 s 13:24 TRabalhava em uma industria e fui demitido e dou aulas em duas faculdades, quero fazer doutorado em outro estado , e vou pedir demisso das facultades , perco direto ao seguro desemprego da empresa que me demitiu antes, Responder Emprego & Negcio 16/01/2013 s 0:43 Carlos, Sim, se pedir demisso, perde o direito. Um abrao. Responder 30. felipe 12/01/2013 s 19:30 Boa noite gostaria de saber se o aviso prvio comprido em 30 dias ou menos . Me informaram que se a empresa demite o empregado com aviso previo, o empregado pode escolher faze-lo em 30 dias e sair duas horas antes da sua carga horaria ou folgar sete dias durante o aviso previo , equivalente h essas horas. Agora se eu pedir demisso com o aviso prvio posso escolher essas opes ou no? Desde j agradeo. Fico no aguardo dessa informao ! Responder Emprego & Negcio 13/01/2013 s 18:11 Felipe, Quando o empregado pede demisso, no h reduo da jornada de trabalho. Um abrao. Responder 31. sara 12/01/2013 s 19:22 Boa noite ! Gostaria de saber se h prazo para receber uma sano disciplinar? Faltei no dia 6 e foi advertida no dia 10.Sou leiga sobre o aasunto e preferi no assinar . Meu gerete assisnou e no teve testemunha do relato! valido a advertentencia j assinaram testemunhas? Desde j obrigada ! Responder Emprego & Negcio
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 13/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

13/01/2013 s 18:08 Sara, Voc deveria ter assinado. A advertncia fica valendo. Um abrao. Responder 32. Felipe Garcia da Silva 27/12/2012 s 10:35 Bom dia, Atualmente estava empregado em uma empresa X, peguei frias desta empresa dia 24/12/2012. Porm fiz um concurso ontem (26/12/2012), e fui aprovado para comear minhas atividades na nova empresa (Y), no dia 02/01/2013. A empresa y, PRECISA, assinar minha carteira de trabalho no dia 02/01/2012 (qual quer horrio do dia), mas a empresa onde estou empregado, disse que vo dar baixa na carteira e isso pode demorar de 15 dias 1 ms. Se assim for, perco o emprego que conseguir ser aprovado por concurso. Tenho algumas dvidas, ento vou s escrever abaixo: 1 A baixa na carteira pode ser imediata? 2 Se sim, qual o procedimento que devo tomar para que seja feito? Se no, o que posso fazer para no perder a oportunidade? 3 Este aviso prvio, pode ser descontado mesmo eu estando no perodo de frias? Desde j agradeo e aguardo atenciosamente um retorno. Responder Emprego & Negcio 27/12/2012 s 12:41 Felipe, A empresa tem o direito de descontar um salrio, caso voc no cumpra o aviso, mesmo em frias. A carteira deve ser devolvida o mais rpido possvel. Verifique no local onde ir se apresentar se a entrega da carteira imediata. Em ltimo caso, tire uma nova carteira. Um abrao. Responder 33. Elaine 17/12/2012 s 18:24 Ol Estou com uma dvida trabalho em um cargo que no sou registrada. Depois de muito tempo pedindo a regularizao junto a area que trabalho e ao RH. Comearam a me induzir a pedir demisso (assedio moral ). Poderia me informar se neste caso posso solicitar demisso indireta Responder Emprego & Negcio 17/12/2012 s 22:13 Elaine, pouco provvel, mas consulte um advogado. Um abrao. Responder 34. cintya 11/12/2012 s 9:41 Bom dia,agradecia que me exclarecessem esta duvida que tenho. Trabalho no banco entrei no dia 26-10-2011 at hoje,sou caixa no dia 29-03-2012 tive uma diferenca no caixa de usd 2000 acusei diferenca e fiquei dois meses sem operar no caixa mas vinha todos dias trabalhar.E la se tomou a tal decisao e eu tou a pagar mais de 70/ do meu salario para pagar essa diferenca mas na tomada de decisao so se acordou que eu ia pagar a minha diferenca normalmente e continuava a trabalhar mas nao foi o que fizeram tou a pagar a minha diferenca e me transfiriram de seccao agora tou a trabalhar na recepcao.o Dr dos HR chamou me e disse apartir de amanha vais trabalhar na recepcao e estou a trabalhar aqui sem carta mas eu quando entrei para o banco era para ser caixa escrituraria nao recepcionista e hoje dia 11-12-2012 quero meter a minha carta estou ainda a pesquisar como faze lo porque tenho a questao da diferenca.estou no ultimo ano do curso gestao de empresas e estou muito fustrada por tar aqui na recepcao sem fazer nada e o de mais os meus colegas vivem gozando porque tou aquipreciso de ajuda URGENTEEEEEEEEEEEEEEEE Responder Emprego & Negcio 12/12/2012 s 11:57 Cyntia, Voc pode pedir demisso normalmente. O que ainda falta pagar ser descontado da sua resciso.
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 14/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Um abrao. Responder 35. Saulo Borges Mendes 10/12/2012 s 8:16 Caros senhores, trabalho ha quase trs anos em uma empresa mas agora recebi uma proposta melhor, como tenho 10 dias de frias do ano passado que ainda no tirei, gostaria de saber se posso descontar esses dias no meu aviso prvio, grato! Responder Emprego & Negcio 10/12/2012 s 12:05 Saulo, Tente negociar isso com a empresa. Um abrao. Responder 36. JOSE AILTON 03/12/2012 s 11:53 boa dia, meu nome jose ailton e gostaria de uma orientao, no dia 5 de novembro de 2012 tive a carteira de trabalho assinada por uma empresa, quando foi no dia 26 de novembro eu e outro trabalhador estavamos no horario do cafe da manh na empresa, quando o meu chefe gritou comigo e com outro funcionrio usando as seguintes textuais,* ei tu e tu, voces ja receberam o dinheiro de voces e quero que vo trabalhar agora* ento me levantei e disse a ele no gritar comigo pois nao era filho dele, e fiquei muito mau e foi embora pra casa, eu no quero mais trabalhar nesta empresa pelo que aconteceu, agora lhes pergunto se eu entregar aminha carta de demisso eles vo me pagar os dias que trabalhei nos sabados e no dia 15 de novembro que foi feriado? me orientem por favor estou com muitas duvidas. obrigado. Responder Emprego & Negcio 03/12/2012 s 22:08 Jose Ailton, Se voc pedir para sair, provavelmente, a empresa vai querer cobrar a multa de resciso antecipada de contrato de experincia. Talvez eles no pagem nem os dias trabalhados. Para saber mais, acesse http://empregoenegocio.com.br/direitos-de-quem-pede-demissao-ou-e-demitido-no-contrato-de-experiencia/ Um abrao. Responder 37. Alisson Gomes 02/12/2012 s 16:47 Ol, sou contratado por uma Empresa Terceirizada, quando ela registrou minha carteira vi que no tinha o nmero do PIS. Deveria est na carteira? Tenho 2 anos de servio e pedi demisso para entrar na Empresa que presto servio, at ai tudo bem ms como saber se eles depositaram meu FGTS dos 2 anos de servio? Eles podem depositar tudo agora com o termino do contrado e informar meu PIS? Ou eu mesmo posso ir na CAIXA e descobrir? Obrigado ! Responder Emprego & Negcio 02/12/2012 s 21:36 Alisson, V at a Caixa para pedir informaes. Um abrao. Responder 38. Rassa 30/11/2012 s 14:26 Ol, preciso pedir demisso da empresa onde eu trabalho, mas eles querem que eu fique umas duas semanas antes de sair. Esses dias configuram como aviso prvio? Caso configure, devo fazer o modelo de cumprimento do aviso e faltar os demais dias? Responder Emprego & Negcio 30/11/2012 s 18:25 Rassa, Voc pede demisso, com a data atual, e combina que vai cumprir apenas duas semanas de aviso prvio e ser dispensada das demais. Voc receber apenas as duas semanas e no pagar multa referente as outras semanas. Um abrao.
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 15/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Responder 39. RODRIGO 28/11/2012 s 14:54 boa tarde, minha esposa apresentou sua carta de demisso hoje (28/11/12) para o hospital onde trabalha, s que o administrador saiu, e o DP (departamento pessoal) disse q a carta q ela fez no vale, s vale o q eles batem (hospital) isso correto? ela vai cumprir os 30 dia de aviso a partir de hoje n? ELES so obrigados a aceitar, pois ela ja tem emprego arrumado para 02/01/2013!??? se o administrador pediu para sair quem toma conta o provedor, que assinou o pedido dela correto? Responder Emprego & Negcio 29/11/2012 s 0:49 Rodrigo, Ela pode at ter que fazer a carta novamente, mas a data tem que ser a de 28/11/2012. Um abrao. Responder RODRIGO 30/11/2012 s 10:25 OI, NOVAMENTE te fao uma pergunta, ela tem q trabalhar 33 dias como eles esto falando??? Responder Emprego & Negcio 30/11/2012 s 11:57 Rodrigo, o aviso prvio de 30 dias, no caso de pedido de demisso, a partir da data da comunicao da dispensa. Um abrao. Responder 40. luciana silva vieira 27/11/2012 s 22:06 trabalho a 4 anos em uma empresa, e minha folga dia de semana e ganho um domingo no mes.faltei recentemente e a empresa me descontou como 2 dias, alegando q como eu faltei e folguei na semana sao 2 faltas, quero saber se justo. e cada falta descontado tambem nas feria (ex:faltei 5 dias no ano, nas ferias sao menos 5 dias)e desconta vale transporte do dia faltado e alimentacao do dia, porem pago para almocar R$12,00 o mes inteiro, se falto 2 dia me descontam R$ 24,00 JUSTO: me descupe por muitas perguntas, mas preciso de resposta.desde ja agradeo. Responder Emprego & Negcio 28/11/2012 s 12:53 Luciana, Quando o funcionrio falta, perde a folga. O desconto das frias no 1 para 1. At 5 dias de falta, no afeta as frias. O vale transporte no devido na falta. Quanto ao vale alimentao, tem que ver com o sindicato como funciona a conveno da sua categoria. Um abrao. Responder 41. Rosana Santos 26/11/2012 s 23:37 Boa noite. Sou Funcionria Publica estou na condio de contratada h 9 meses,sou Assistente Administrativo,porem no tenho nenhum vinculo em carteira CTPS com a prefeitura municipal a qual sou funcionaria. Passei em uma seleo recentemente para ser Assessora Cultural pelo BNB-INEC,onde eles pagam todos os diretos do trabalhador desde assinatura em carteira ate as outras vantagens.Passei na seleo dia 07/11 e comeo a trabalhar agora dia 03/12,vou escrever uma carta pedindo desligamento da prefeitura.Gostaria de saber se ha algum problema de acordo com as leis da CLT para com a empresa onde atuo? desde ja agradeo e aguardo resposta. Responder Emprego & Negcio 27/11/2012 s 9:48 Rosana,

empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/

16/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

A princpio, se no h vnculo em carteira, no haveria problemas em sair imediatamente. Tem que verificar o tipo de contrato que voc fez com a prefeitura. Um abrao. Responder 42. Jssica 26/11/2012 s 12:31 Boa tarde, tudo bem com vocs? Bom tenho uma pequena dvida, quero pedir minha demisso do trabalho, quais so meus direitos? E irei cumprir o aviso prvio, como disse a lei. Obrigada! Responder Emprego & Negcio 26/11/2012 s 15:22 Jssica, Leia as duas postagens a seguir para ter mais informaes sobre os direitos no pedido de demisso e como funciona o cumprimento do aviso prvio. http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-pede-demissao/ Um abrao. Responder 43. maria 24/11/2012 s 9:43 Bom dia, gostaria de uma informao, sou funcionria pblica h 10 anos numa prefeitura e estou para pedir demisso. Ento, quais os direitos que tenho? Obrigada. Responder Emprego & Negcio 26/11/2012 s 15:25 Maria, Tem que ver o regime de contratao. Se for CLT, tem o FGTS que o estatutrio no tem. A prpria prefeitura pode ter outras vantagens. Um abrao. Responder 44. Julio Felipe da Silva 24/11/2012 s 0:33 Na empresa que eu trabalho eu sou responsvel por depsitos em dinheiro. Certo dia em um dos envelopes que depositei estavam faltando dinheiro. Eu tenho certeza que depositei a quantia certa pois confiro diversas vezes. A minha patroa falo que ir descontar de mim o valor que falta no envelope. Ela pode isso?? No assinei nenhum vale. Alm disso quero sair da empresa, vou entregar minha carta escrita a prprio punho.Gostaria de saber se ela obrigada a aceitar meu pedido de demisso. Eu trabalho h 1 ano e 10 meses na empresa e no tirei frias, sou obrigado a tirar frias antes de pedir demisso, ou posso receber as frias na resciso. Bem espero que responda, agradecido. Responder Emprego & Negcio 26/11/2012 s 15:05 Julio, Voc pode pedir demisso a qualquer momento e a empresa obrigada a aceitar. Tambm no obrigado a cumprir frias antes da demisso. Tudo ser pago na resciso. Leia essas duas postagens a seguir para ter mais informaes sobre os direitos no pedido de demisso e como funciona o cumprimento do aviso prvio. http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-pede-demissao/ Um abrao. Responder 45. Abigail 18/11/2012 s 16:01
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 17/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

ol! trabalho desde de 2005 em uma empresa, porm minha carteira foi assinada em 2011.quero pedir demisso, pois a empresa atrasa os salrios todos os meses.devo colocar o motivo na carta de demisso? devo entrar na justia querendo os meus direitos? quero sair da empresa porque o pagamento no est acontecendo. obrigada pela ateno. Responder Emprego & Negcio 18/11/2012 s 23:33 Abigail, No necessrio colocar o motivo da demisso na carta, como mostra os modelos da postagem. Fale com um advogado para saber se h possibilidade de uma ao judicial. Um abrao. Responder 46. Alencar 17/11/2012 s 10:45 Tenho uma funcionria que trabalha na minha empresa a 4 meses, mas quero dispens-la por que ela no est tendo um bom desempenho. Nesses 4 meses eu no registrei, mas vou dar o aviso prvio de 30 dias. Quais so as minhas obrigaes como empregador quando eu dispensar?? Obrigado Responder Emprego & Negcio 17/11/2012 s 12:10 Alencar, Como empregada ela teria direito: - Tempo de servio contado para a aposentadoria; - Saldo de Salrios; - Salrio Famlia; - Dcimo terceiro proporcional aos meses trabalhados; - Frias vencidas e proporcionais aos dias trabalhados; - 1/3 sobre frias vencidas e proporcionais; - Aviso prvio; - FGTS, depositado na conta vinculada do FGTS, com direito a saque; - Multa de 40% sobre o FTGS; - Guias do Seguro desemprego; Um abrao. Responder Alencar 17/11/2012 s 20:55 Mesmo se for por justa causa ela tem esses benefcios?? Obrigado Responder Emprego & Negcio 18/11/2012 s 23:31 Alencar, Se for por justa causa, os direitos so outros. Veja em http://empregoenegocio.com.br/direitos-na-rescisao-do-contrato-de-trabalhopelo-empregador/ S que mau desempenho no d justa causa. Um abrao. Responder Alencar 18/11/2012 s 23:49 Sair uma hora e meia antes do termino do expediente sem autorizao ou chegar atrasada algumas vezes atrasada d justa causa? Responder Emprego & Negcio 19/11/2012 s 15:40 Alencar, Somente isso pouco para justa causa. Um abrao.
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 18/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Responder Alencar 19/11/2012 s 21:00 Obrigado pelos esclarecimentos e ateno! Abrao Responder 47. Flor 16/11/2012 s 16:15 Boa tarde, fui uma imobiliria a procura de um apartamento para alugar, isso no dia 7 de novembro, nesse mesmo dia amostraram me um T0 e disseram que se eu quisesse ficar com ele tinha que pagar um valor de reserva ( correspondia a renda do primeiro ms? e cauo. O valor da renda 190 euro, ou seja ao tudo teria que entregar 390 euro. no dia 8 de novembro fui a imobiliria fiz o tal procedimento e paguei a reserva mais o cauo e passaram um recibo, mas no assinei nenhum contrato. Por motivos profissionais e pessoais no dia 9 fui na imobiliria para desistir do apartamento e eles recusaram a entregar o valor da reserva ou da primeira renda pq disseram que o sinal nunca devolvido. como no assinei nenhum contrato e tenho provas que eles receberam aquele dinheiro vivel o que eles esto a fazer? disseram que tinha que apresentar uma carta a desistir do compromisso e s depois iriam tomar um deciso. o que ou no vivel nessas situaes? P.S e eles iriam fazer um contrato em que s comevamos a usufruir do apartamento no dia 15 de novembro, contrato esse que nem cheguei a assinar, pois desisti logo no dia a seguir de ter pago o valor referido. se puderem me ajudar agradecia, cumprimentos Responder Emprego & Negcio 16/11/2012 s 17:07 Ol Flor, Infelizmente, no podemos ajudar, pois no tratamos desse assunto nesse site. Um abrao. Responder 48. felipe 16/11/2012 s 12:23 se eu pedir a conta do meu emprego eu tenho o direito de receber oq? Responder Emprego & Negcio 16/11/2012 s 16:55 Ol Felipe, Voc encontra essas respostas, acessando http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 49. Edmilson 08/11/2012 s 8:21 Por favor tenho uma duvida Minha Noiva trabalha ha 10 anos em uma empresa em Teresina PI e vai pedir demisso s que quando ela tirou a primeira feras j estva vencendo 2 no dia da volta ao trabalho,escuto dizer que ela teria direito a 3 feria por ter vencido 2 at a volta da 1, como proceder para ele ter esse direto na hora da homologao do sindicato antecipo meus agradecimento obribado Responder Emprego & Negcio 08/11/2012 s 10:03 Edmilson, Explique a situao, exatamente como voc est colocando aqui. Caso no adiante, tambm pode procurar um advogado para obter seus direitos na justia. Um abrao. Responder 50. Daniele Carvalho 07/11/2012 s 6:21 Ol, gostaria de saber em que legislao diz que se deve ser descontado inss ou IR, ou qualquer outro desconto do 1/3 das frias, meu chefe disse que tem
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 19/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

descontos eu insisti em dizer q no existe,sendo que j trabalhei em outras escolas e nunca descontaram nada do meu 1/3, ele me pediu ento que disse em que legislao eu estou baseada. Tem como vcs me ajudarem. Obrigada Responder Emprego & Negcio 07/11/2012 s 17:32 Daniele, Sobre o adicional de 1/3 das frias gozadas incidem INSS e IR, embora exista jurisprudncia no sentido de no incidir desconto do INSS sobre o adicional de 1/3 de frias (indenizadas ou trabalhadas), por constituir indenizao e no retribuio pelo trabalho. Fale com um advogado sobre essa matria. Um abrao. Responder 51. maira 31/10/2012 s 22:06 ola eu queria saber o seguinte,minha carteira foi assinada no dia 2 de maio de2011,dai eu pedi demissao no dia 10 de outubro de 2011,hoje mim disseram que eu tinha que sacar o fundo de garantia eu tenho direito preciso dessa informaao pois to em duvidas desde ja agradeco Responder Emprego & Negcio 02/11/2012 s 14:40 Maira, Se voc pediu demisso, no tem direito a sacar o FGTS. Um abrao. Responder 52. GENILTON PAZ DOS SANTOS 31/10/2012 s 20:11 Boa, noite! Tenho 1 ano 5 meses em uma empreesa, tirei frias recentemente, mais estou querendo fazer um acrdo com o meu patro para que o mesmo me pague os meus direitos e eu devolvendo os 40% do FGTS, preciso de um modelo de uma carta fazendo esta solicitao! Por favor me responda! Genilton Paz Responder Emprego & Negcio 02/11/2012 s 14:20 Genilton, Esse tipo de acordo ilegal. Isso funciona na confiana do seu chefe que voc vai devolver os 40%. Um abrao. Responder 53. sara 29/10/2012 s 14:55 Boa tarde tenho sete messes na empresa e quero me desligar . Gostaria de saber se tenho que informar sem carta de demisso ou j com a carta de demisso no dia . tambm gostaria de saber se conta o ms de aviso prvio nos direitos de remuneraes que vou ter . Responder Emprego & Negcio 29/10/2012 s 18:34 Sara, bom avisar para o seu chefe que voc vai sair, antes de entregar a carta de demisso no departamento pessoal. Quanto ao aviso prvio, a empresa pode dispens-la, sem pagamento. Se a empresa quiser que voc cumpra o aviso e voc no cumprir, ela pode descontar 1 salrio a ttulo de indenizao. Para saber mais, acesse http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-pede-demissao/ Um abrao. Responder
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 20/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

sara 29/10/2012 s 19:36 Obrigada pelas explicaes,foi de grande ajuda. Dentro do mesmo contexto tenho folgas referente ao dias trabalhados como mesria e estou com muita dificuldade para ter esse direito,j que a empresa contesta ter um ano para me dar esse direito. Como informa que preciso dessa folgas com urgncia j que em breve estou me desligando da empresa. Tenho direito pedir ou se a empresa no me der os dias , ao me desligar ou no aviso prvio posso utiliza-las ou remunerao pelos dias que no foram me dados? Desde j agradeo! Boa noite! Responder Emprego & Negcio 30/10/2012 s 14:20 Sara, Ao pedir demisso, fale que gostaria de tirar esses dias. Tambm pode abater nos dias do aviso prvio. Um abrao. Responder 54. ney santos 23/10/2012 s 9:04 Trabalho de em uma empresa e todas as vezes que um funcionrio falta o dono da empresa desconta em dobro Ex: se faltou cinco vezes ele desconta 10 faltas, isso legal. Responder Emprego & Negcio 23/10/2012 s 15:25 Ney, Isso ilegal. Um abrao. Responder 55. Daniele 22/10/2012 s 16:34 Ol, tem um funcionario aqui na empresa que no foi registrado, entro dia 18/9 e t saindo dia 26/10, o que ele tem direito de receber???? O salario dele de R$1.100 Responder Emprego & Negcio 22/10/2012 s 17:06 Daniele, A princpio a empresa pode no querer pagar nada, alm dos dias trabalhados. Se tivesse carteira assinada e estivesse no perodo de experincia, teria os direitos que podem ser vistos em http://empregoenegocio.com.br/direitosde-quem-pede-demissao-ou-e-demitido-no-contrato-de-experiencia/ Se no estivesse em contrato de experincia e tivesse pedido demisso, teria os direitos que podem ser vistos em http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Se no estivesse em contrato de experincia e tivesse sido demitido, teria os direitos que podem ser vistos em http://empregoenegocio.com.br/direitosna-rescisao-do-contrato-de-trabalho-pelo-empregador/ Um abrao. Responder Daniele 23/10/2012 s 13:42 T.. A empresa e do rumo de construo civil,e esse pessoal e bem intendido em algumas leis, tivemos um funcionario que trabalhou com a gente durante 02 meses e no terceiro ms ele foi demitido a o chefe pagou os dias trabalhados e ele foi embora, depois de 02 dias ele veio com uma historia que o tio dele e do sindcato e que ele falou que o funcionario tinha bem mais a receber Responder Daniele 23/10/2012 s 13:44 O contador me informou que ele tinha direito de receber desdo aviso previo ate o deposito do FGTS(FERIAS,13 SALARIO,) ISSO MESMO???
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 21/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Responder Daniele 23/10/2012 s 13:54 Lembrando que ele no era fichado, primeiro por que faltava muito, segundo por que pegava vale e depois faltava 02 dias seguindo e quando voltava pedia vale novamente.. A a gente fichou ele com data retroativa e pagamos tudo direitinho p/ ele e tbm descontamod os dias de vt+vr que o meu chefe disse que no iria descontar, mas quando o chefe ficou sabendo que ele queria as coisas bem certinha a ele descontou sim Responder Emprego & Negcio 23/10/2012 s 15:54 Daniele, Se no tem carteira assinada, a empresa paga se quiser. O empregado que tem que entrar na justia e comprovar vnculo. Um abrao. Responder Daniele 23/10/2012 s 16:39 Uniforme comprova isso??? Responder Emprego & Negcio 23/10/2012 s 17:40 Daniele, No, voc tem que ter testemunhas e documentos. Fale com um advogado. Um abrao. Responder Emprego & Negcio 23/10/2012 s 15:52 Daniele, Se o funcionrio conseguir comprovar vnculo empregatcio na justia, ele ter todos os direitos, como se tivesse carteira assinada. ilegal a empresa no assinar carteira. Ela faz isso para no pagar os encargos trabalhistas. Quando o empregado demitido, ela s paga os dias trabalhados. O empregado que tem que correr atrs na justia. Um abrao. Responder 56. Ivone 15/10/2012 s 14:02 Oi Meu Nome Ivone eu trabalho de camareira mas na onde eu trabalho me faz fazer coisa que no do meu cargo Oque eu devo fazer ?[ Brigada Ivone Responder Emprego & Negcio 15/10/2012 s 14:12 Ivone, Voc pode estar com desvio de funo. Fale com um advogado. Um abrao. Responder 57. Darlete 10/10/2012 s 17:26 Gostaria de saber como seria um pedido de demisso de um funcionrio que est dentro do 1 perodo. Por exemplo, o 1 perodo de 45 dias de experiencia encerrasse hoje 10/10/12. Como seria esse pedido de demisso?
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 22/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Responder Emprego & Negcio 11/10/2012 s 15:55 Darlene, Ver na postagem http://empregoenegocio.com.br/modelo-carta-de-termino-do-contrato-de-experiencia-empregado/ Um abrao. Responder 58. flvia 26/09/2012 s 14:57 Ol tudo bom,estou a 1 ano e seis meses na empresa e pedi pra eles me mandarem embora pra eu conseguir meus direitos mais depois eles voltarao atras e pediu o contador pra fazer minhas contas como se eu tivesse pedido demisso. Mais eu nao assinei nada nao fiz carta de demisso nao ele podem fazer alguma coisa me ajude porfavor Responder Emprego & Negcio 26/09/2012 s 15:16 Flvia, Voc pode dizer que no pediu demisso e que s estava vendo a possibilidade da empresa demiti-la. Que no fez carta de demisso, pois a sua inteno no era pedir demisso. Um abrao. Responder 59. luis renato 25/09/2012 s 14:56 oi trabalho a 5 anos e quero meter a carta de demissao mas quero saber os meus direitos.tanho direito a uma deminizaao e direito ao sobsidio de natal. Responder Emprego & Negcio 25/09/2012 s 18:48 Ol Luis, Para saber sobre seus direitos, acesse http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 60. Elaine Lima Santana 04/09/2012 s 6:58 :Trabalhei em uma EMPRESA h 1 ano e meio estava em licena maternidade 4 meses retornaria agora dia primeiro de setembro,mas por motivo pessoal no ter quem cuidar de minha bbe por ela ainda amamentar no retornarei a Empresa que trabalhava gostaria de saber meus direitos que receberei,sendo que meu patro pediu que eu fizesse uma carta de demisso.como deve ser essa carta? eu preciso falar do aviso prvio? tenho que tirar o aviso? pago alguma coisa pra empresa,me ajudem tirando minhas dvidas. Responder Emprego & Negcio 04/09/2012 s 10:21 Elaine, Nessa mesma postagem h exemplos de cartas de demisso. Voc vai solicitar a dispensa do aviso prvio. Se a empresa dispens-la, voc no ter que pagar nenhuma multa, mas tambm no receber nada a ttulo de aviso prvio. Para saber mais sobre o aviso prvio quando o empregado pede demisso, acessar http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-oempregado-pede-demissao/ Para saber os direitos do empregado que pede demisso, acessar http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 61. giusi 29/08/2012 s 12:26 Boa tarde, Estava Trabalhando ate ontem em um consultorio medico como secretaria, pedi demissao tinha 4 meses e meio no emprego. Sai devido o medico ser grosso, estupido, fazer certos tipos de humilhaao como xingar ( as secretarias, sao mas de uma) na frente de pacientes, e muitas vezes ate ameaar jogar objetos. Entrava as 8 da manha e saia as 18 horas de segunda a sexta com almoo de 1
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 23/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

hora e meia (detalhe ele fazia com que fosse ao banco para pagar contas em horario de almoo restando nem 1 hora para meu descando) e aos sabados das 8 a 12. Nao fui registrada em carteira e o salario era de 782,00 porem se chega se a me registrar seria como recepao e nao como secretaria e a salario de 622,00 e pagava o resto por fora. Nunca recebi nenhuma hora extra e tem umas 5 vezes que trabalhei ate 20 horasgostaria de saber o que tenho direito? visto que ele apenas pagara tudo a salario minimo Responder Emprego & Negcio 29/08/2012 s 12:29 Giusi, Se voc no estava registrada, ele pode no pagar nada. O melhor voc consultar um advogado e ver a possibilidade de entrar com uma ao trabalhista, pedindo vnculo empregatcio. Um abrao. Responder 62. MIlene 22/08/2012 s 14:51 Boa tarde! trabalho em uma empresa, que meu chefe e estremamente grosso, se no bastasse um outro diretor na ultima sexta-feira, me ofendeu e me acusou de algo que no fao na empresa. Sou secretaria e atendo ligaes e preciso manter contato com pessoas de dentro da empresa. Enfim esse diretor me viu ao telefone e me pediu para desligar imediatamente, comeoua gritar para todos os funcionarios escutarem que eu s ficava no telefone, me ofendeu muito. Vou sair j tomei minha deciso. Estou aguardando um outro emprego, pois, fiz uma entrevista. O que vocs me aconselham?. Grata MIlene Responder Emprego & Negcio 22/08/2012 s 15:23 Milene, Verifique com um advogado a possibilidade de uma despedida indireta. Para saber mais sobre esse assunto, acesse http://empregoenegocio.com.br/despedida-indireta-e-os-direitos-do-empregado/ Um abrao. Responder 63. maryenne 16/08/2012 s 13:51 conserteza o email de vcs muito importante pois tira muitas duvidas de seuas leitores. Responder 64. wilson luiz 12/08/2012 s 22:00 boa noite gostaria de saber se uma empresa pode selecionar funcionario para a funo de inspetor de aluno e assinar a carteira como auxiliar administrativo aguardo resposta Responder Emprego & Negcio 12/08/2012 s 23:38 Wilson, A empresa pode ter um cargo geral, chamado auxiliar administrativo, e nesse cargo ter vrias funes. Isso possvel. Agora, se a empresa tiver um cargo especfico para a funo de inspetor de aluno, ento seu cargo de auxiliar administrativo tem que ser revisto. Um abrao. Responder 65. Leitor 09/08/2012 s 16:16 No caso que o funcionrio solicite demisso e a empresa solicita que o mesmo fique alguns dias para repassar suas atividades, como proceder na escrita da carta de demisso? Deve constar esse periodo? Alem disso estes dias contam como cumprimento do aviso prvio ou como fica o calculo de resciso? Responder Emprego & Negcio
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 24/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

10/08/2012 s 0:59 Leitor, A carta de demisso deve ser com a data do pedido de demisso e pode conter o pedido de dispensa do aviso prvio por parte do empregado. Somente os dias trabalhados durante o aviso devem ser pagos e devem ser computados para todos os efeitos efeitos legais: frias, 13, fgts, etc. Para entender melhor, inclusive sobre a data da sada na CTPS, acesse http://empregoenegocio.com.br/aviso-previo-quando-o-empregado-pededemissao/ Um abrao. Responder 66. Andr 26/07/2012 s 10:44 Ol, gostaria de agredecer por disponibilizarem um modelo simples e direto. Porm fiquei com uma dvida. Quando dito que necessrio 2 vias do documento. Deve ser utilizado um papel especial para isso? Ou podem ser 2 papeis sulfites ambas escritas a mo? (Ou necessrio papel carbono?) Sei que uma dvida banal, porm como meu primeiro pedido, estou um pouco confuso. Obrigado. Responder Emprego & Negcio 26/07/2012 s 12:26 Ol Andr, Pode ser papel sulfite, escrita duas vezes ou com carbono. Um abrao. Responder 67. Emilene 20/07/2012 s 11:44 Oi tenho dvidas to no contrato de experincia na empresa, aquele de 30 e 60 dias, ja fechou o periodo de 30 dias, mas automaticamente renovou o contrato de 60 dias e trabalhei s 20 dias deste contrato renovado, estou pedindo demisso, conforme Lei sou obrigado a pagar uma multa para o empregador se eu me desligar da empresa antes de fechar os 60 dias do contrato? Obrigado. Responder Emprego & Negcio 20/07/2012 s 15:20 Emilene, Por lei, a empresa tem que comprovar que a sada antecipada causa prejuzos, para poder cobrar a multa. Acontece que a maioria das empresas simplesmente cobra a multa e o empregado, caso no concorde, tem que procurar a justia. A multa corresponde a 50% dos dias que faltam para terminar o contrato. No seu caso, como faltam 40 dias, a multa ser no valor correspondente a 20 dias. Um abrao. Responder 68. paula 10/07/2012 s 12:18 Ola,ESTOU EM UMA EMPRESA AH 10 MESES E ESTOU DETERMINADA A PEDIR DEMISSAO,gostaria de saber se recebirei pis?e quais meus direitos Responder Emprego & Negcio 10/07/2012 s 13:17 Ol Paula, Seus direitos podem ser vistos na postagem Direitos no pedido de demisso. Um abrao. Responder 69. Fernando 10/07/2012 s 10:02 Vou entregar minha carta de demisso hoje e comearei no outro emprego dia 16.No tenho 1 ano completo de trabalho e por isso no passar pelo sindicato, porm preciso entregar minha carteira de trabalho na outra empresa no dia 16.
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 25/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

O que melhor,entregar a carteira para a reciso primeiro ou para o proximo empregador??? Obrigado Responder Emprego & Negcio 10/07/2012 s 10:58 Fernando, A empresa tem at 48 horas para devolver a carteira. Eles vo pedi-la para dar baixa to logo pea a demisso, j que voc no vai cumprir o aviso prvio. A ordem normal primeiro entregar a carteira para a demisso no antigo emprego e depois para a admisso no novo emprego. Um abrao. Responder 70. Daiane 02/07/2012 s 14:56 Boa tarde. A carta de aviso prvio com cumprimento de aviso prvio tem que ser a prprio punho ou pode ser impresso? obrigada Responder Emprego & Negcio 02/07/2012 s 15:39 Ol Daiane, Normalmente, as empresas solicitam para que o empregado faa a carta de demisso de prprio punho, independentemente de solicitar ou no a dispensa do aviso prvio. Um abrao. Responder 71. Tiberio Cesar 29/06/2012 s 8:25 Ola bom dia. Estou pedindo demissao da empresa, vou cumprir os 30 dias, so que durante esses 30 dias,vou procisar fazer uma viagem particular, devo ficar 3 uteis fora. Depois de retornar dessa viagem, posso continuar cumprindo o restante do aviso? Outro ponto tenho beneficios alem do salario como o vale alimentacao, no periodo de aviso tenho direito a esses beneficios? Responder Emprego & Negcio 29/06/2012 s 9:18 Ol Tibrio, Avise que ir faltar, como voc faria antes de pedir demisso. Os dias sero descontados. No perodo do aviso prvio, voc tem os mesmos direitos que tinha antes. Um abrao. Responder 72. Mayara Amorim 27/06/2012 s 18:35 Assinei um contrato temporrio de 1 ms em uma empresa mas at hoje no fui chamada para trabalhar. J fiz treinamento e levei todos os meus documentos para o responsvel, incluindo RG, CPF, Ttulo de Eleitor, Pis, dados bancrios (tudo cpia), etc. O prazo no contrato de 08/06/2012 07/07/2012 e minha carteira e o contrato foram assinados com a data do dia 12/06/2012. Como nunca fui chamara para trabalhar e pelo visto, no serei, j que a empresa no me d qualquer satisfao mesmo eu indo atrs de notcias, tenho direito a receber o salrio j que no fui a culpada de no comear a trabalhar?? Alm do mais, estou impedida de conseguir outro emprego por conta desse problema. Quais so os meus direitos? O salrio de 1.400,00 + 200,00 VA + 200,00 VT + 200,00 de bnus caso no haja nenhuma falta. Responder Emprego & Negcio 27/06/2012 s 20:05 Mayara, De fato, voc no est trabalhando. Melhor consultar um advogado, pois existem outros direitos, como frias, 13, FGTS, etc. Um abrao.
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 26/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Responder Mayara Amorim 27/06/2012 s 20:14 Eu recebi uma proposta de emprego agora a tarde que inclusive j pediram toda a minha documentao para admisso. Nesse caso o novo empregador me disse que infelizmente no tem como aguardar at o final desse contrato temporrio e tenho que mandar a documentao at sexta-feira dia 29/06. Como devo proceder? Devo pedir pro anterior dar baixa na minha carteira ou tem alguma forma desse contrato ser anulado? Se no, ele pode somente dar baixa em minha carteira? Eu terei algum direito nesse caso tbm? Se sim, direito a receber o que? Responder Emprego & Negcio 27/06/2012 s 21:25 Mayara, Nada impede que voc comece em outro emprego, mesmo estando com esse contrato temporrio. Vrias pessoas trabalham em dois empregos. Mas, voc pode ver com a empresa a possibilidade de anular o contrato. Dificilmente, eles vo dar baixa antecipada, pois teriam mais obrigaes. Como falamos, consulte um advogado. Um abrao. Responder 73. Valdir 27/06/2012 s 10:41 Bom dia. Dia 25/07/2012 completa 1 ano que estou na empresa. Vou pedir demisso dia 27/07 e gostaria de saber: - Sou obrigado a trabalhar 30 dias aps o aviso? - Quando se diz que tenho que pagar o aviso, isto quer dizer que, vou receber pelos dias trabalhados ou se deixar o emprego antes, deixo de ganhar o ms de aviso? - Estou esperando completar 1 ano para que o acerto possa ser feito no sindicato, porque sei que se sair antes vou ter trabalho para receber meus direitos. Quanto tempo o empregador ter para fazer meu acerto aps minha sada? - E se o empregador no acertar no tempo previsto, quais seriam meus direitos? O que tenho que fazer? Agradeo e aguardo retorno. Responder Emprego & Negcio 27/06/2012 s 19:22 Ol Valdir, Voc pode solicitar a dispensa do aviso prvio na carta de demisso. Se a empresa aceitar, voc sai imediatamente, no recebe o ms do aviso prvio, e nem paga multa nenhuma. um acordo: Voc no trabalha e a empresa no paga. Se a empresa no aceitar, voc tem que trabalhar e a empresa paga o ms do aviso normalmente. Se voc no quiser trabalhar, tem que pagar 1 ms de salrio, como indenizao. No s no receber o aviso. pagar 1 salrio. Para saber sobre os prazos de pagamentos e multas de atrasos, acessar http://empregoenegocio.com.br/prazo-para-pagamento-da-rescisao-docontrato-de-trabalho/ Um abrao. Responder 74. Patricia 20/06/2012 s 9:10 Boa Tarde,Trabalho numa empresa privada h 7 anos,h j alguns meses que o ambiente de trabalho tem vindo a piorar,e como bvio no me sinto bem trabalhar assim e estou a pensar em pedir a carta de demisso:( Gostaria de saber se neste momento meter a carta quanto tempo tenho que dar casa?? Responder Emprego & Negcio 20/06/2012 s 11:21 Patrcia, Pela CLT brasileira, so 30 dias. Um abrao. Responder 75. Josy 18/06/2012 s 14:50 Trabalho em certa empresa desde 26/03/2012, mas no estou satisfeita com meu ambiente de trabalho. Meu ltimo emprego trabalhei 9 meses e meio.
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 27/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Quero pedir demisso. Isso suja minha carteira? Isso vai ser um problema pra encontrar outro emprego? (J que tive pouco tempo de experincia nos dois empregos.) Obrigado pela ateno! Um abrao. Responder Emprego & Negcio 18/06/2012 s 15:40 Ol Josy, Dependendo da profisso, pode afetar um pouco para conseguir outro emprego, se a pessoa fica pouco tempo nos seus empregos. Parece que voc ainda est em contrato de experincia. Minimiza um pouco se voc pedir para sair ao trmino do contrato, que j est para terminar. Mas, o ideal conseguir outro emprego antes, pois alm de permanecer empregada, fica como uma troca de emprego na carteira. Ou seja, voc saiu porque conseguiu algo melhor. Um abrao. Responder 76. Natalia 18/06/2012 s 12:10 Tentei fazer um acordo com a empresa, ela disse que tudo bem, depois voltou atrs disse que eu tinha que pedir demisso eu enviei um foto com o pedido de demisso por e-mail, gostaria de saber se vlido pois no tenho mais interesse em sair da empresa. Responder Emprego & Negcio 18/06/2012 s 12:29 Oi Natlia, Entregar o pedido de demisso em mos ou por e-mail d no mesmo. Se voc no quer mais sair, fale com a empresa para ela reconsiderar. Um abrao. Responder 77. priscila 14/06/2012 s 17:34 Boa Noite, Eu pretendo pedir demisso na empresa que entrei mes passado, ainda nao cumpri o prazo de experiencia (3 meses), porem eu vou pedir demisso porque a empresa no vm dando o dinheiro do Vale Transporte, impossibilitando com isso a ida ao trabalho, eles so pagarm os dez dias de treinamento(que eu havia pago durante o mesmo) e mais cinco dias.Tem como eu pedir demisso e no sujar minha carteira?j que no estou podendo trabalhar por causa da empresa. Responder Emprego & Negcio 14/06/2012 s 18:01 Ol Priscila, Pedir demisso algo natural e no suja a carteira. bom voc dar uma olhada sobre a resciso antecipada do contrato de experincia na postagem http://empregoenegocio.com.br/direitos-de-quempede-demissao-ou-e-demitido-no-contrato-de-experiencia/ Um abrao. Responder 78. Penha Gomes 14/06/2012 s 8:33 Bom dia, irei sair de licena maternidade e gostaria de um modelo de carta avisando a presidencia e aos colegas, gostaria tambm d emencionar o meu interesse em retornar para empresa, vocs poderiam me ajudar? Tem algum modelo de cartinha? Aguardo, Penha Responder Emprego & Negcio 14/06/2012 s 11:30 Ol Penha, No temos um modelo, mas o departamento pessoal da empresa pode orient-la.
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 28/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Um abrao. Responder 79. Guilherme Torres 11/06/2012 s 23:25 Trabalho num escritrio h 5 anos como contato comercial,gostaria de pedir demisso quais so meus direitos a receber financeiramente ? Responder Emprego & Negcio 12/06/2012 s 11:18 Ol Guilherme, Seus direitos podem ser vistos na postagem http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 80. Maria 23/05/2012 s 5:33 trabalho desde 2002 e quero rescindir o contrato por estar a viver muito distante do servio e por ter problemas de saude. e pretendo cumprir com o aviso previo. poderei ter direito a alguma indeminizao pelo tempo de servio? como devo redigir a carta?gostaria de receber a resposta no meu email. obrigada Responder Emprego & Negcio 23/05/2012 s 9:07 Ol Maria, voc pode ver seus direitos em http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 81. Diego Welder 11/05/2012 s 11:47 Outro detalhe importante alem disso que escrevi Bom dia, eu trabalhei 5 meses em uma empresa tercerizada pela infraero( trabalhei por contrato) e uma semana antes de sair eu convercei com meus superiores falando que avia arrumado outro emprego, e que iria sair, uma semana depois recebi meu salaro do mes em q tinha trabalhado e sai, minha duvida , o que ele tem que me pagarpq ele falou que como eu na cumpri o aviso ele iria me descontar o aviso, so que isiste uma carta que a empresa que esta me contratanto manda pra empresa que to saindo falando qu fao parte do quadro de funcionario, isso me liberando do aviso certo? outra coisa, ele marcou comigo de me pagar apos de 1 mes e alguns dias a mais do que sai, e ele pediu pra mim fazer uma carta de propio punho falando que eu pedi demio, isso quer diser que ele vai me descontar o aviso? e bom eu levar a carta pra ele nao me descontar o aviso??? boa tarde, aguardo resposta Ele nao pagava pra gente nenhum auxiliotrabalhavamos anoite, em altura com andaime mechia com energia com ferramenta perigosa omo lixadeira ele nao pagava esses auxilio pra gente.meu cargo la era de encarregado. Responder Emprego & Negcio 11/05/2012 s 15:44 Diego, se voc est rompendo um contrato de trabalho com a empresa que o contratou, tem que cumprir o aviso prvio ou pagar uma indenizao. Se voc apenas est cedido para essa empresa, ento no h demisso. Um abrao. Responder 82. Everton 07/05/2012 s 18:55 boa noite,eu gostaria de saber como eu peo demisso e recebo o fundo de garantia,e se possvel?se no for, como eu fao um acordo pra ele me liberar o fundo de garantia e o seguro desemprego, j que eu tentei pedir isso ele e por ser uma empresa muito pequena ele no sabe como faz, e nem eu. agradeo desde j pela ateno e espero a resposta o mais breve possvel, pois eu j arrumei outro emprego e pedi um ms pra resolver essa situao. obrigado Responder Emprego & Negcio 07/05/2012 s 19:10 Everton,
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 29/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

para receber o FGTS, somente se voc for demitido. Um abrao. Responder Everton 09/05/2012 s 10:03 obrigado Responder 83. Jurema costa 06/05/2012 s 16:50 gostei do sitemas continuo com uma duvida quando eu entregar minha carta de demiso abrindo mo do aviso previo quantos dias eu tenho que permanecer trabalhando na firma e qual garantia que eu terei que eles na vo sumir com a minha carta, pois a firma em que eu trabalho e muito desorganizada estou com outro emprego para comear dia 16 deste mes ja pedi a dispensa entreguei a carta no recebi nenhum documento que comprove meu pedido de demiso. devo fazer voutra carta e pedir que assine a copia para eu me resguarda jurema Responder Emprego & Negcio 07/05/2012 s 10:04 Jurema, se voc j entregou a carta, no precisa entregar outra. Voc pediu a dispensa do aviso prvio? Eles dispensaram? Se voc continua trabalhando porque no foi dispensada. Cuidado para no ter que pagar um salrio por no cumprir o aviso prvio. Saiba mais, lendo o artigo http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 84. renato 04/05/2012 s 17:18 Boa tarde, um colega me disse que existe uma nova lei em que o empregado tem direito aos 40% de multa mesmo pedindo demisso, eu no ouvi falar verdade? Responder Emprego & Negcio 04/05/2012 s 18:42 Ol Renato, No, isso no verdade. Um abrao. Responder 85. Rodrigo Arajo 26/04/2012 s 19:06 Ol, minha esposa trabalha em empresa privada e solicitou a demisso pois foi chamada em um concurso, ela j escolheu a vaga dela e no dia 04/05 ir passar pelo exame fsico e psicolgico para finalmente ser aprovada em tudo, como j praticamente certo a sua aprovao ela pediu a demisso pois parece que iro pedir para comear a trabalhar uma semana aps o exame. Ela assinou a demisso e obrigaram ela a fazer 36 dias de aviso prvio devido nova lei, pergunto, se ela tiver q comear logo no servio pblico o que ela deve fazer para no cumprir todo o aviso prvio? possvel? Perde alguma coisa e tem um modelo de documento a ser feito? Obrigado desde j. Responder Emprego & Negcio 26/04/2012 s 19:19 Rodrigo, para comear, a nova lei s vale para o caso do empregado ser demitido. Ela tem que cumprir somente 30 dias. Veja com o sindicato dela. Ela possivelmente pediu para ser dispensada do aviso na resciso, mas parece que no dispensaram. Ela deve ir cumprindo o aviso at onde der, e depois faltar os dias que no puder cumprir. Eles no podero descontar um salrio, j que ela est cumprindo o aviso. S podero descontar os dias faltantes. Caso fizerem outra coisa e o sindicato no intervir, sugiro falar com um advogado.
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 30/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Um abrao. Responder 86. Marcelo 24/04/2012 s 14:18 Boa tarde. Em relao do desconto de um salrio no aviso prvio, em caso de descumprimento de quem pede demisso, j h uma deciso de um juiz da 1 vara do TRT-MG (salvo engano) que entende que no cabe o desconto de um salrio e sim a no remunerao dos dias no trabalhados. como se o empregador tivesse que pagar o Aviso Prvio e pudesse descontar os dias no trabalhados. Assim, se trabalhar 10 dias, receberia 10, se 20 receberia 20 e se no trabalhasse no receberia nada mas tambm no deveria pagar. Olhei isto na CLT e tenho que concordar que a legislao pode levar a este entendimento. O que acham? Responder Emprego & Negcio 24/04/2012 s 23:59 Marcelo, voc tem razo. H mais que um entendimento para isso. Principalmente no seu exemplo, em que no houve descumprimento do aviso, j que foram trabalhados 10 dias. Assim, seriam descontados os 20 dias do salrio do aviso. Um abrao. Responder 87. Douglas 23/04/2012 s 10:45 Ol,sou o Douglas e tenho uma pergunta. trabalhei de carteira assinada por 11 meses e quero sair agr. S que durante esse tempo todo de 11 meses eu faltei 16 dias uteis e 19 ao total.e quero pedir minhas contas.tenho direito em alg ? Obrigado pela ajuda. Responder Emprego & Negcio 23/04/2012 s 11:37 Ol Douglas, claro que tem. Para saber sobre os direitos de quem pede demisso, acesse o artigo http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao e boa sorte. Responder 88. karol 22/04/2012 s 22:45 boa noite? faz 1 ano e 3 meses q estou nessa firma e quero pedir demisso ,e ainda no tirei ferias,se eu pedir demisso eu perco de receber a minha ferias. Responder Emprego & Negcio 23/04/2012 s 11:34 Karol, voc no perde as frias. Para saber sobre os direitos de quam pede demisso, acesse o artigo http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao e boa sorte. Responder 89. joao 09/04/2012 s 10:59 Gostaria de uma ajuda, pois fao um servio de limpeza num prdio on s fico l por volta de 2 horas, como prestao de servio, isso a muitos anos, estou pedindo demisso, terei direito a alguma coisa ou no, o que terei direito. Responder Emprego & Negcio 09/04/2012 s 13:02 Joo, se voc tem carteira assinada, tem os direitos da CLT. Veja seu direitos em http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 31/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Um abrao. Responder joao 09/04/2012 s 15:31 no, no tenho carteira assinada, eu s ia limpar e assim que terminava eu ia embora, no ficava nem 1 hora. Responder Emprego & Negcio 10/04/2012 s 0:33 Joo, possvel que eles no paguem nada na resciso. Talvez seja interessante procurar um advogado. Um abrao. Responder joao 10/04/2012 s 11:03 eles vo pagar sim, caso eles paguem ser necessrio entrar na justia. esto na intenso de pagar 15.000,00. Responder 90. cassia 25/03/2012 s 9:05 Ola bom dia estou trab em uma casa exercendo a funcao de baba no periodo de 7meses e nao sou registrada quero sair e nao quero cumprir aviso previo quais sao os meus direitos agradeco Responder Emprego & Negcio 26/03/2012 s 16:47 Cssia, se no h carteira assinada, voc pode sair sem avisar antecipadamente. Agora, para conseguir seus direitos, como frias, 13, INSS, etc., voc tem que entrar com uma ao trabalhista. Consulte um advogado. Um abrao e boa sorte. Responder 91. ANgelo 21/03/2012 s 10:11 Um funcionrio que foi contratado em 2009, forjadamente, como scio, enquanto que na verdade era empregado (advogado) e em 2010 teve pelo mesmo escritrio sua carteira assinada, sem contar o perdo retroativo, pode se fazer valer da resciso indireta, pelo no reconhecimento desse perodo (2009 a 2010)? Qual seu entendimento? Muito obrigado por mais essa ajuda!!! Responder Emprego & Negcio 21/03/2012 s 18:30 Angelo, se a pessoa era scio (constava como scio no contrato social da empresa), ento no h nada forjado. A no ser que ele no tenha recebido os lucros, dividendos etc. No h nada de errado, tambm, ele deixar a sociedade e passar a ser funcionrio. Mas, o melhor mesmo procurar um advogado para saber se h alguma reclamao trabalhista que possa ser feita. Um abrao. Responder 92. Vnia 20/03/2012 s 21:07 Boa noite. Com a nova lei do aviso prvio, se o empregado pede demisso ele tem que cumprir at 3 meses de aviso ou a lei s alterou o aviso prvio para demisso sem justa causa (vontade do empregador)?

empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/

32/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Responder Emprego & Negcio 20/03/2012 s 21:44 Vnia, em primeiro lugar, o tempo que voc est empregada que vai definir o tempo do aviso prvio e s vale para o caso do empregador demitir. Existem algumas polmicas conforme o artigo a seguir, mas isso que est prevalecendo. http://empregoenegocio.com.br/a-nova-lei-do-aviso-previo-e-as-duvidas-que-permanecem/ Um abrao. Responder 93. Laurene Aguiar 17/03/2012 s 14:41 Boa tarde,gostaria de saber se tenho algum direito trabalhista.Trabalho em casa de familia ha 25 meses,entrei como cozinheira,e alguns meses(03)apos o inicio passei a lavar,pssar,cozinhar,cuidar de tres cachorros,cuidar do jardim,dirigir,fazer compras e ainda viajo para outro estado sem renumeraao extra.Desde ja agradeo a ajuda. Responder Emprego & Negcio 17/03/2012 s 17:13 Laurene, sugiro que procure um advogado para verificar viabilidade de entrar com uma causa trabalhista. Um abrao. Responder 94. Matheus Almeida 28/02/2012 s 11:27 Ola, Bom dia Gostaria de saber quais os direitos que tenho na hora de enviar minha carta de demisso ao meu patro, trabalho em um curso de informatica e gostaria de me demitir por motivos pessoais. Grato desde j pela ateno. Responder Emprego & Negcio 29/02/2012 s 1:25 Ol Matheus, leia o artigo a seguir, que fala sobre os direitos de quem pede demisso: http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 95. Michelle 16/02/2012 s 14:49 Boa tarde, fui informada que a empresa onde trabalho vai fechar e os funcionarios irao tiram uma semana de ferias(semana do carnaval) e ao voltarmos apartir do dia 27 de fevereiro estaremos cumprindo aviso previo. Tenho uma entrevista de emprego amanha, como devo proceder se passar na entrevista? posso cumprir o aviso e na parte da noite trabalhar na outra empresa? Vou ter que esperar depois do dia 27 pra sair e ser efetivada na outra empresa? Vou perder a multa sobre o fgts? Desde ja agradeo. Responder Emprego & Negcio 16/02/2012 s 21:06 Michelle, Se voc passar na entrevista, explique a situao dizendo que ser dispensada no dia 27. Esses processos seletivos costumam levar algum tempo. Nada impede de voc trabalhar em outra empresa em outro horrio. Voc no vai perder a multa do FGTS, a no ser que pea demisso. No ficou claro se voc ser dispensada de cumprir o aviso prvio, mas s avisar que conseguiu um novo emprego que eles vo dispens-la. Um abrao
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 33/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Responder 96. Rodrigo 14/02/2012 s 7:59 Ol, Bom dia! Estou pedindo demisso da empresa, para que no desconte o aviso, tenho que cumprir os 30 dias certo, e nesse meio tempo ou at mesmo com uma semana cumprindo o aviso e eu arrumar um novo emprego e comprovar, eu sou dispensado do aviso e recebo os dias faltantes ou no descontado nada e tb no recebo nada? abraos Responder Emprego & Negcio 14/02/2012 s 10:05 Rodrigo, isso vai depender da empresa. Voc deve explicar a situao e tentar um acordo quanto aos dias restantes. Ela pode dispensar e sisplesmente descontar os dias que voc vai faltar ou pode querer cobrar o aviso, principalmente se voc arrumar o emprego logo no incio do cumprimento do aviso. Um abrao. Responder 97. arnaldo pereira dos santos 03/02/2012 s 13:22 Boa tarde tudo bem, gostaria de saber como eu fao para receber o salrio familia, visto que eu tenho um filho que hoje ele est c/ 6 anos e nunca recebi o tal beneficio? Aguardo resposta. Responder Emprego & Negcio 03/02/2012 s 23:40 Arnaldo, voc tem que levar a certido de nascimento do seu filho na empresa onde trabalha. Um abrao. Responder 98. Magna 26/01/2012 s 23:25 Solicitei em janeiro deste ano o desligamento da empresa de grande porte no qual ainda tenho vinculo (pelo fato de ainda no terem dado baixa na carteira ), No concordei fazer o aviso previo e no assinei a homologao, posso solitar a empresa a voltar as minhas atividades novamente por este fato? Responder Emprego & Negcio 26/01/2012 s 23:44 Magna, direito de retornar as atividades voc no tem. O que voc pode fazer conversar com a empresa para ver se ela concorda em continuar o contrato de trabalho. Se ela concordar, a carta de demisso fica anulada e o contrato segue normalmente. Um abrao. Responder 99. Jos Carlos Sousa 20/01/2012 s 16:17 Obrigado empregoenegocio.com.br/modelso-de-carta-de-demisso otima informao. simples e objetiva. resolveu o meu problema, usei a carta modelo n02. Continuem com o seu trabalho direto e objetivo. abrao. J.C.S. Responder 100. Wilson 18/01/2012 s 8:22 Muito bom seu site. Bem completo, tirei minhas dvidas todas e ainda consegui o modelo da carta de desligamento. Obrigado!! Responder
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 34/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

101. alana 15/01/2012 s 12:40 Oi estou querendo sair do meu trabalho,mas nao posso cumprir o aviso previo completo,ou seja so apenas 20 dias como fao? Responder Emprego & Negcio 15/01/2012 s 20:32 Alana, voc pode pedir a dispensa do aviso ou negociar com eles para cumprir os 20 dias. Boa sorte. Responder 102. Gabriel Motta 26/12/2011 s 17:34 Ol, boa noite. Estou trabalhando em uma loja como vendedor, trabalho 46,5 horas por semana. Estou querendo sair de imediato, sem aviso prvio. Teria algum problema? Trabalho sem carteira assinada e iniciei minha jornada dia 14/01/11 Obrigado! Responder Emprego & Negcio 27/12/2011 s 0:13 Gabriel, voc trabalha sem contrato? Isso ilegal e voc pode entrar na justia pedindo vnculo empregatcio. Consulte um advogado para orient-lo, inclusive na maneira que voc deve sair. Um abrao. Responder 103. Andr 19/12/2011 s 10:54 Sou registrado em uma empresa, porm trabalho para outra. As duas empresas ficam no mesmo endereo. Se caso eu pedir demisso que problemas estas duas empresas podem ter? Responder Emprego & Negcio 19/12/2011 s 22:26 Andr, o importante que a empresa na qual voc tem registro lhe pague corretamente. Uma abrao. Responder 104. amanda 16/12/2011 s 15:06 Boa tarde,eu estou pedindo demisso com apenas 15 dias de aviso,a empresa onde ainda trabalho poder cobrar os outros 15 dias que faltam? preciso desta resposta com urgncia. Atenciosamente,Amanda Cristina. Responder Emprego & Negcio 16/12/2011 s 15:13 Amanda, se voc est cumprindo o aviso porque j pediu demisso. Voc est querendo dizer que vai deixar de trabalhar no meio do cumprimento do aviso? Um abrao. Responder 105. monica 11/12/2011 s 21:00
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 35/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

num contrato de experiencia nao preciso cumprir aviso prvio certo? Responder Emprego & Negcio 12/12/2011 s 11:58 Mnica, certo, mas se voc pedir para sair antes do final, a empresa pode cobrar uma multa. Veja o seguinte artigo para saber mais: http://empregoenegocio.com.br/direitos-de-quem-pede-demissao-ou-e-demitido-no-contrato-de-experiencia/ Um abrao. Responder 106. Rafael Oliveira 09/12/2011 s 16:52 Boa tarde, estou na empresa desde 04/03/2010, no tirei frias nesse tempo e estou insatisfeito e com vontade de pedir demisso pelo motivo que nunca recebo em dia e nem uma satisfao do diretor quando atrasa, isso h mais de 1 ano, gostaria de saber como fica minha situao se pedir demisso. Att., Rafael Oliveira Responder Emprego & Negcio 12/12/2011 s 11:34 Oi Rafael, leia o artigo a seguir, que fala sobre os direitos de quem pede demisso: http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ Um abrao. Responder 107. Anderson 08/12/2011 s 9:02 Prezados Estou no contrato de experincia de uma empresa, sendo que j cumpri a primeira etapa que de 45 dias, pois foram feitos dois contratos,distintos de 45 dias cada. Inciei meu contrato em 5 de Outubro. Porm me surgiu uma oportunidade melhor sendo assim pedi ento minha saida da empresa. Estou ciente que a quebra do contrato foi feita por mim e isto talvez venha a incedir em alguma multa contratual. Porm o que ocorre que a empresa fica a mil quilomentros de onde eu moro como cumpri um turno de 4 dias e sai de folga por mais 4 dias vim para casa visitar a famlia. Agora a empresa esta querendo que eu faa o trejeto de volta por conta prpria para fazer a reciso. Desta forma indago, se a empresa no poderia fazer isto me enviando via email os documentos que se fazem necessrios para serem ruplicados para posteriormente eu reenviar os originais via correio para empregadora? Ou sou realmete obrigado a vazer a viagem de volta uma vez que esta ir almentar minha viagem em 800km. Responder Emprego & Negcio 08/12/2011 s 12:30 Ol Anderson, pouco provvel que a empresa aceite fazer isso, mas voc pode nomear um procurador especificamente para esse fim. Um abrao. Responder 108. Diane 05/12/2011 s 14:09 Ol Estou querendo sair do meu emprego devido a uma insatisfao. Queria saber como ficaria o aviso previo visto que pretendo cumprir. Seria possivel a reduo de horas para eu possa procurar outro emprego ou nesse caso com sou eu que etsou pedidno demissao a reduo de horas no seria possivel? Diane Costa Porto Alegre RS Responder Emprego & Negcio 06/12/2011 s 11:49 Diane,
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 36/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

a reduo de 2 horas somente para o caso de ser demitido. Um abrao. Responder 109. Mrcia 22/11/2011 s 15:56 Parabns pelo site! Informaes teis para muitas pessoas. Sou funcionria pblica e passei em um concurso para outra empresa. Comentaram comigo que seria possvel fazer o pedido de demisso e solicitar a dispensa do cumprimento e indenizao do Aviso Prvio por se tratar de sada por convocao em concurso. Isso certo ? Se possvel gostaria de um modelo. Obrigado! Responder Emprego & Negcio 22/11/2011 s 18:00 Mrcia, obrigado pelos parabns. Quanto ao seu questionamento, a empresa no obrigada a dispensar o funcionrio do aviso prvio. O melhor a fazer falar com eles, explicar seus motivos e entrar em um acordo. Voc pode trabalhar alguns dias para treinar alguma outra pessoa e ser dispensada do restante do aviso. Utilize o modelo 1 apresentado nesse artigo. Se preferir, apenas altere onde diz Por motivos pessoais, para Por ter passado em concurso pblico. Um abrao e boa sorte. Responder 110. Joyce Faccio Lopes 03/11/2011 s 15:33 Parabns pelo site! Por favor, poderia me ajudar na questo abaixo? Retorno de licena maternidade dia 05/12/11, mas, gostaria de solicitar minhas frias a partir do dia 06/12/11. Liguei na empresa e eles me disseram que preciso fazer uma carta de prprio punho solicitando as frias seguido da licenacomo fao essa carta? Tem que ter o nome da empresa, dia que quero sair (06/12/11 at 04/01/12), dizer tambm que logo depois da licena, cargo. E mais uma dvida: cima coloco Santo Andr 4 de novembro de 2011? Pois moro em Santo Andr, mas, a empresa fica em So Paulo! Obrigada. Responder Emprego & Negcio 03/11/2011 s 17:30 Joyce, a empresa normalmente tem um modelo prprio que pode enviar por e-mail. O requerimento de frias simples e existem diversas maneiras de faz-lo. Outra coisa, voc pensa em trabalhar dia 05 e sair dia 06? Mas vamos ver Comece colocando: Requerimento de Frias Ao depto Pessoal Empresa Fulana de tal Venho por meio dessa solicitar minhas frias, de xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx, referente ao perodo aquisitivo de xxxx/xxxx (coloque os anos do perodo aquisitivo), seguindo-se ao perodo da licena maternidade que termina em xx/xx/xxxx. Sem mais, So Paulo, xx de xxxxxxxx de xxxx. (Assinatura do Empregado) _______________________________ (Nome do Empregado por extenso) CTPS xxxxxx Responder 111. Junior 27/10/2011 s 11:42
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 37/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Oi bom dia, estou em uma empresa fazem dois meses e 26 dias, maeu contrato de experincia de 30 dias renovveis por mais 30 dias , ou seja 60 no total, e iniciei no trabalho no dia 01/08/2011 e j passou os sessenta dias de experincia que venceu no dia 01/10/2011, porm no estou me sentindo a vontade nesta empresa por motivos de afinidades com a gerncia e divergencia de opinies causando at discusses srias, possvel eu sair pedir demisso e no ter que cumprir o aviso ? ou ainda posso dizer que meu contrato de experincia se encerrou normalmente? Obrigado e boa tarde. Responder Emprego & Negcio 27/10/2011 s 16:52 Oi Junior, voc j no est mais em contrato de experincia. Se pedir demisso ter que cumprir o aviso, salvo se a empresa dispens-lo. Um abrao. Responder 112. maria caldas 25/10/2011 s 15:10 bom dia!! trabalho em uma loja fazem 4 mses, no assinaram minha carteira e no me pagam o salrio prometido, no satisfeita procurei outro e j estou sendo contratada, gostaria obter um modelo de carta dizendo discretamente que estou pedindo demisso por justa causa art. 483 da CLT. no gostaria de ter que procurar a justia pois quero sair da atual loja sem brigar, ento e quero deixar claro na carta de demisso o meu motivo para que no possam descontar de mim o aviso prvio, que j me informei que no podem me descontar, pois estou saindo pelos motivos citados cima. muito obrigado!!!maria caldas Responder Emprego & Negcio 25/10/2011 s 18:55 Oi Maria, com relao ao nmero do artigo, est certo, mas no caso, no se chama demisso por justa causa e sim despedida indireta, j que a falta grave cometida pelo empregador. No caso da despedida indireta, o empregado s obtem seus direitos na justia, pois o empregador no vai admitir falta grave. No seu caso, como tudo informal e voc no est disposta a entrar na justia, o melhor a fazer primeiro receber o seu salrio para depois pedir demisso. Isso uma garantia para que eles no retenham o seu salrio. Depois, faa a carta de demisso citando que no vem recebendo o salrio combinado e pedindo a dispensa do aviso-prvio. Se eles forem bem intencionados, o que no d para acreditar, pois no assinaram a sua carteira, eles vo pagar: dcimo terceiro proporcional, frias proporcionais, 1/3 sobre frias proporcionais. O FGTS, provavelmente, eles no vem recolhendo, j que no h carteira assinada. A voc tenta um acordo para a dispensa do aviso-prvio sem desconto. Se eles no forem bem intencionados, eles no vo querer te pagar nada. Vo alegar que no h contrato de trabalho, o que lhe libera tambm do aviso-prvio. Se eles falarem em descontar o aviso-prvio, como voc j recebeu o salrio eles no vo poder descontar desse salrio. Voc pode dizer para eles descontarem das frias, dcimo terceiro etc, os quais eles no iriam pagar mesmo. O certo que voc teria direito ao dcimo terceiro proporcional, frias proporcionais, 1/3 sobre frias proporcionais e depsitos do FGTS. Mas a, voc teria que entrar na justia e provar que voc trabalhava l. Um abrao. Responder 113. elciane do nascimento gaia 21/10/2011 s 23:51 pedi demisso da empresa e tinha um ano e meio o que eu vou perder?,e o que vou ganhar? Responder Emprego & Negcio 22/10/2011 s 12:20 Oi Elciane, Leia o artigo http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ que fala detalhadamente sobre seus direitos e o que voc no ganha. Um abrao. Responder 114. Erlison Lima 16/10/2011 s 20:42 Trabalho a 8 meses com carteira assinada em uma empresa. Pedindo a minha demisso sem pagar aviso prvio o que eu perco? E se fosse pra pagar aviso, teria reduo de horrio?
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 38/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Responder Emprego & Negcio 17/10/2011 s 9:42 Erlison, no tem reduo de horrio durante o aviso prvio para quem pede demisso. Leia o artigo http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ para saber mais sobre os direitos de quem pede demisso. Um abrao. Responder 115. joao 15/10/2011 s 19:31 ola eu trabalho a algum tempo numa empresa, com cargo de confiana, estou indignado com que esto fazendo ,estou a quatro anos nessa empresa, no estao me dando oportunidade de crecimento .Esta entrando pessoas novas e logo so promovidas , no fizeram nada por merecer ,no esto estudando,so mais leigas no assunto, simplesmente deram o cargo para essas pessoas. Sendo que a empresa tem um plano de desenvolvimento de carreira e tudo ,comeando com um programa que abrem vagas internas para os colaboradores disputarem a vagas ,nem isso esto respeitando. estou querendo pedir demisso ,mas colocando em pauta toda minha raiva e como estou me sentindo por isso ,como fao essa carta de demisso colocando esses itens? at pago por uma carta bem elaborada ,para que eu possa ta colocando a firma no pau tbmm ,sendo que nem recebo hors extra e outras coisas mas que estou indgnado. Responder Emprego & Negcio 17/10/2011 s 9:38 Ol Joo, Antes de pedir demisso, seria bom falar com a empresa e colocar seu descontentamento. Pode ser que as coisas melhorem sem a necessidade de voc sair. Se voc pedir demisso, no bom fechar as portas, fazendo uma carta falando mal da empresa. Simplesmente saia. Mesmo que voc no pretenda mais voltar para essa empresa, no vale a pena ter o trabalho de fazer uma carta desse tipo. Se voc acha que seus direitos trabalhistas no esto sendo respeitados, procure um advogado para orientao. Um abrao. Responder 116. rafaela 14/10/2011 s 16:22 Gostaria d uma informacao por favor. Trabalho a 4 meses em uma empresa e nao quero mais ficar. Eu fazendo minha carta d demissao, eu teria q pagar o aviso??? E se a empresa nao quiser q eu cumpra esse aviso?? Eu teria q pagar do mesmo jeito??? Obrigada Responder Emprego & Negcio 14/10/2011 s 20:03 Ol Rafaela, voc tem que cumprir o aviso de 30 dias, salvo se a empresa dispens-la. Voc deve ter visto um dos modelos disponibilizados que pede a dispensa do aviso. Se a empresa dispens-la, voc no tem que cumprir e nem tem que pagar o aviso-prvio. Se a empresa no dispens-la, voc tem que cumprir os 30 dias do aviso ou pagar esses 30 dias. Se voc cumprir os 30 dias, voc recebe esses dias e conta para efeito de frias, dcimo terceiro, FTGS, etc. Veja o artigo http://empregoenegocio.com.br/direitos-no-pedido-de-demissao/ para saber mais sobre Direitos no pedido de demisso. Um abrao. Responder 117. Lia 06/10/2011 s 10:25 Bom dia, tenho uma empregada em contrato de experiencia de 90 dias (iniciou em 01/08/2011) e no dia 05/10/2011 ela ligou pedindo a dispensa do cargo, porm no veio formalmente se desligar da empresa. Gostaria de saber qual o modelo de carta de demisso mais indicado neste caso e se os dias que passarem at a boa vontade de vir se desligar contado como falta. Desde j agradeo a ateno! Responder Emprego & Negcio 06/10/2011 s 16:16 Ol Lia,
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 39/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Alm de poder descontar os dias faltantes, voc pode at cobrar 50% do valor que ela receberia at o final do contrato. Leia o artigo http://empregoenegocio.com.br/direitos-de-quem-pede-demissao-ou-e-demitido-no-contrato-de-experiencia/ para maiores esclarecimentos. Um abrao. Responder 118. Jaci 05/10/2011 s 19:45 Ol, possvel explitar na carta de demisso que o motivo no pessoal e sim falta de afinidade com a mudana de filosofia da empresa, sem parecer chantagem ou imposio pessoal? Obrigada Responder Emprego & Negcio 06/10/2011 s 15:01 Ol Jaci, na verdade, no h necessidade de explicar nada na carta de demisso, mas se voc quiser citar o motivo, no h nada de errado em falar sobre a falta de afinidade. Alis, esse um motivo plenamente aceitvel. Boa sorte. Responder 119. Eliane 04/10/2011 s 14:12 Eu trabalho em uma empresa j faz trs meses que so os meses de experiencia,mas agora presciso sair o que devo fazer, e at hoje no assinei meu contrato nen minha carteira. Responder Emprego & Negcio 04/10/2011 s 16:15 Eliane, o contrato de experincia deve ser registrado em carteira. Sem a carteira assinada, voc no ter direito a: frias; 1/3 frias; 13, etc. Veja os seus direto em http://empregoenegocio.com.br/direitos-de-quem-pede-demissao-ou-e-demitido-no-contrato-de-experiencia/ Um abrao. Responder 120. ANA PAULA MENDES 03/10/2011 s 11:14 Trabalhei apenas 3 meses numa empresa,no estou satisfeita com o horrio,pois so tenho hora para entrar e no tenho hora para sair e quero saber se sou obrigada a fazer o pedido de demisso? Responder Emprego & Negcio 03/10/2011 s 15:24 Ol Ana, se voc est no perodo de contrato de experincia (contrato por prazo determinado), ao trmino do contrato manifeste que no h interesse em continuar. Nesse caso, no h obrigaes para nenhuma das partes. Mas cuidado, pois se passar um dia do trmino, o contrato passa a ser por prazo indeterminado e voc vai ter que pedir demisso, cumprir aviso prvio, etc.) Para se informar mais, leia http://empregoenegocio.com.br/direitos-de-quem-pede-demissao-ou-e-demitido-no-contrato-de-experiencia/ Um abrao. Responder 121. lilian gonalves 02/10/2011 s 23:07 Boa noite, gostaria de saber se eu no sendo registrada existe a obrigatoriedade de cumprir o aviso previo, trabalho nesta empresa a +- uns 2 anos e meio, desde ja agradeo. Responder Emprego & Negcio 03/10/2011 s 15:35
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 40/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Oi Lilian, Se voc no tem nenhum contrato, no h necessidade de cumprir nenhum aviso. Se voc trabalha tanto tempo em uma empresa, de forma pessoal, cumprindo horrio e sendo subordinada a algum, isso pode caracterizar vnculo empregatcio. A voc teria todos os direitos de um empregado. Um abrao. Responder 122. Luiz Henrique 28/09/2011 s 7:25 Estou na empresa desde 06/11/2009 e pedi demisso, o que eu tenho para receber meu salrio mdio fica em torno de R$ 1600,00 pois sou comissionado. Responder Emprego & Negcio 28/09/2011 s 10:11 Oi Luiz, Voc tem a receber: Saldo de salrios; Salrio famlia; Dcimo terceiro proporcional aos meses trabalhados; Frias vencidas e proporcionais aos dias trabalhados; 1/3 sobre as frias vencidas e proporcionais. Voc no tem direito: Multa de 40% sobre o FGTS; Seguro desemprego. Um abrao. Responder 123. Elaine Silva 18/09/2011 s 21:09 estou querendo pedir minha contas mais no quero cumprir aviso so q fiz os calculos e tem um desconto absurdo no fim no vou ganhar nem 400 reais naum da para pagar nem um mes da faculdade estou no emprego desde 3/5/2010 o que eu fao? Atenciosamente Elaine Silva Responder Emprego & Negcio 20/09/2011 s 18:56 Elaine, cumprir o aviso quando pede demisso tem suas vantagens: Alm dos 30 dias, voc ganha mais 1/12 frias, 1/12 13, o valor do fundo e outros. Se voc tem um novo emprego ou no quer cumprir o aviso, tente negociar cumprir apenas parte do aviso. Um abrao. Responder 124. HELENA 04/09/2011 s 17:11 GOSTARIA DE SABER COMO ME PROCEDER PELA CLT: PORQUE NO SABADO TRABALHAVA-SE NA EMPRESA. E FIZERAM UM ACORDO COM O PROPRIETARIO E FOI REDUZIDO O HORARIO DE ALMOO EM UMA HORA PARA DESCONTAR O SABADO, A UMA HORA QUE SOBRA TODA SEMANA ELE PAGA HORA EXTRA. QUERIA SABER SE PELA CLT POSSO OPTAR NO MEU AVISO EM SAIR DUAS HORAS MAIS CEDO AT CUMPRIR OS TRINTA DIAS DO AVISO. COMO FAO NESSE CASO? ATENCIOSAMENTE MARIA HELENA Responder Emprego & Negcio 04/09/2011 s 21:16 Helena, voc s tem direito reduo se foi demitida. Combina com o departamento pessoal a reduo do aviso em de duas horas dirias ou 7 dias.
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 41/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Um abrao. Responder 125. NAIR NANTES 28/08/2011 s 17:31 GOSTARIA DE RECEBER O MODELO DE CARTA DE DEMISO, SEM CUMPRIR AVISO PRVIO. DESDE J AGRADEO A ATENO, Responder Emprego & Negcio 29/08/2011 s 22:26 Oi Nair, o modelo 1, apresentado no artigo, o que voc precisa. Boa sorte. Responder 126. linaramos 17/08/2011 s 17:56 Gostei do Sait; Gostaria de um modelo de carta; pedindo demisso; aps voltar da licena maternidade. obrigada. Responder Emprego & Negcio 23/08/2011 s 9:53 Oi linaramos, voc pode utilizar um dos modelos que disponibilizamos. O fato de voc estar voltando de licena maternidade no exige um modelo especial. Boa sorte. Responder 127. Marcelina Lopes 16/05/2011 s 9:02 So modelo fceis e simples que ajudam a qualquer pessoa a fazer um pedido sem muita complicao Responder

Deixe um comentrio
Nome (obrigatrio) E-Mail (obrigatrio) Website Contrato de experincia Direitos na resciso e no trmino Como divulgar um blog grtis Comentrios em blogs
Enviar comentrio

ASSINANTES EMPREGO & NEGCIO

Pesquisar no site
Pesquisar

empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/

42/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Emprego CLT e PJ

Encontre uma vaga de emprego na sua cidade e veja as diferenas entre ser contratado com carteira assinada ou como Pessoa Jurdica. VEJA AQUI

Modelos de Currculo

Baixe modelos grtis, com instrues de preenchimento, para pessoas com ou sem experincia profissional. FAA DOWNLOAD DO SEU

Dicas para no perder o Seguro Desemprego

Dicas para no perder o direito ao seguro desemprego, em funo do prazo de solicitao e do reemprego. CONHEA AS DICAS

Modelo de Curriculum vendido em papelarias

Modelo de Curriculum Vitae simples, pronto para preencher e enviar por e-mail ou imprimir. OBTENHA O SEU

Artigos mais lidos


Como conseguir o primeiro emprego Como pedir aumento de salrio para seu chefe Como fazer marketing pessoal

empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/

43/47

29/05/13
Anncios Google

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Demisso Modelo de negocio Rescisao de contrato

Bolsa-Formao Estudante

Conhea a Bolsa-Formao Estudante, onde estudantes da rede pblica tm acesso gratuito a cursos tcnicos de formao profissional. VEJA COMO SE INSCREVER

ASSINE E RECEBA GRATUITAMENTE AS NOSSAS PUBLICAES

Preencha seu e-mail:


Cadastre

Para concluir seu cadastramento, faa a confirmao no e-mail que ser enviado a voc. Conhea a poltica de privacidade do assinante

SAIBA O QUE FOI PUBLICADO

Seguro Desemprego
Quem tem direito ao seguro desemprego - Locais e documentos Retomada do recebimento das parcelas Seguro desemprego 2011 - Valores e parcelas Seguro desemprego 2012 - Valores e parcelas Seguro desemprego 2013 - Valores e parcelas Parcelas a receber X Tempo de desemprego O que muda com a nova lei Nova alterao na lei exige curso de qualificao profissional a partir de 2012 Seguro desemprego para empregada domstica Dicas para no perder o direito ao seguro desemprego

Entrevista de Emprego
O que saber para obter sucesso Saiba como se preparar Conhea as perguntas e como respond-las Veja como se vestir

empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/

44/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Foto e Idade no Currculo

Veja quando colocar a foto no currculo e saiba como omitir a idade, sem deixar pistas pelo currculo. CONFIRA AQUI

Cursos Online

Aumente seu currculo. Faa cursos online para seu desenvolvimento pessoal. Preos bem acessveis. VEJA A LISTA DE CURSOS

Modelos de Carta de Apresentao

Obtenha modelos grtis de carta de apresentao para acompanhar seu currculo. OBTENHA O SEU

Modelo de Carta de Recomendao

Obtenha modelo grtis de carta de recomendao. OBTENHA O SEU

Empregado
Veja como manter-se empregado Saiba como administrar seu tempo no trabalho Obtenha modelos de carta de pedido de demisso Saiba quais os documentos para admisso

Resciso do Contrato de Trabalho


Conhea os direitos de quem pede demisso Conhea os direitos de quem demitido Saiba os prazos para pagamento da resciso Despedida indireta e os direitos do empregado Saiba os motivos para demisso com justa causa Modelos de carta de pedido de demisso

empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/

45/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Fundo de Garantia

Veja como fazer o saque do Fundo de Garantia na resciso do contrato de trabalho e quais os documentos necessrios. VEJA AQUI

Aviso Prvio
Lei do aviso prvio proporcional. Tabela com os dias de aviso Empregado demitido obrigado a cumprir aviso prvio? Aviso prvio quando o empregado demitido Aviso prvio quando o empregado pede demisso

Frias
Direito a frias anuais Tabela de frias com as faltas no justificadas Abono pecunirio de frias

Contrato de Experincia
Contrato de experincia Direitos na resciso e no trmino Direitos no auxlio doena, acidente do trabalho e gravidez Modelo de carta de trmino do contrato de experincia pelo empregado Modelo de carta de resciso do contrato de experincia pelo empregado Modelo de contrato de experincia de trabalho

Negcio
O que ser empreendedor Maneiras de agregar valor a um produto ou servio A importncia do fluxo de caixa na gesto da empresa Dicas para criar um blog para o seu negcio

Comeando
Primeiros passos para criar um blog ou site Dicas bsicas na criao de um blog ou site Como fazer e divulgar um blog grtis

Divulgando
empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/ 46/47

29/05/13

Modelos de carta de pedido de demisso @ Emprego & Negcio

Por mecanismos de busca Pela assinatura do feed e e-mail Por botes para redes sociais Por sites de links e diretrios Por comentrios em blogs

Crie um Blog Grtis

Veja como criar um blog grtis em poucos minutos, sem conhecer nada de programao. CRIE O SEU AGORA

Blog Grtis no Blogger

Veja o passo a passo para criar um blog grtis no Blogger. CRIE O SEU BLOGSPOT 2013 Emprego & Negcio - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Top

empregoenegocio.com.br/modelos-de-carta-de-demissao-obtenha-o-seu-modelo/

47/47

Вам также может понравиться