Вы находитесь на странице: 1из 3

Texto 1: O BICHO Vi ontem um bicho Na imundcie do ptio Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa, No examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho no era um co, No era um gato No era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. Texto 2: DESCUIDAR DO LIXO SUJEIRA Diariamente , duas horas antes da chegada do caminho da prefeitura, a gerncia [de uma das filiais do McDonalds] deposita na calada dezenas de sacos plsticos recheados de papelo, isopor, restos de sanduches. Isso acaba propiciando um lamentvel banquete de mendigos. Dezenas deles vo ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calado.
(Veja, So Paulo, 29/12/92)

literrio, posto a servio de outrem, e ainda mais um outrem como aquele. As exigncias do patro, aos poucos, tornam-se acachapantes. No so apenas discursos que ele encomenda. uma carta de amor a uma bela que deseja como amante. Ou um conto, com que acrescentar, s delcias do dinheiro e do poder, a glria literria. Nosso escritor de aluguel vai se exaurindo. a prpria personalidade que lhe vai sendo sugada pelo insacivel senhorio. Na forma de palavras, frases e pargrafos, a alma que pe em continuada venda.
(Roberto Pompeu de Toledo, Revista VEJA, ed. 1843, 3 de maro de 2003. Ensaio, p. 110)

4) O texto foi escrito com o objetivo de: (a) Conscientizar o leitor. (b) Apresentar sumrio de uma obra. (c) Opinar sobre um livro. (d) Dar informaes sobre o autor. (e) Narrar um fato cientfico. 5) O fragmento que contm a informao principal do texto : (a) A Sombra do Meio-Dia [...] diplomata Srgio Danese. (b) O livro trata da glria (efmera) e da desgraa (duradoura) de um ghost-writer. (c) No so apenas discursos que ele encomenda. (d) Nosso escritor de aluguel vai se exaurindo. (e) Na forma de palavras [...] a alma que pe em continuada venda. Texto 4: GRAVIDEZ Deu para engordar.
Fonte: ALVES, Cristina. Gravidez. In: FREIRE, Marcelino (Org.). Os cem menores contos brasileiros do sculo. Cotia, SP: Ateli, 2004, p. 19.

1) Os dois textos apresentam semelhana quanto ao contedo. Qual essa semelhana? 2) A diferena essencial entre os dois textos est na linguagem. Qual deles apresenta: a) Uma linguagem pessoal, carregada de sentimentos do emissor? b) A funo potica da linguagem? c) Linguagem figurada, conotativa, rica em sentidos? 3) Na terceira estrofe do texto II, o eu-lrico comea a identificar o bicho que comia a comida do lixo. Primeiramente, a identificao feita por negativas: O bicho no era um co, / No era um gato, / No era um rato. No ltimo verso, ocorre a identificao: O bicho, meu Deus, era um homem. a) Que efeito de sentido causa a identificao por negativas? b) A comparao do bicho com co, gato e rato sugere que condio ao ser humano? c) Que sentimento do eu-lrico se manifesta na expresso Meu Deus? Texto 3: A SOMBRA DO MEIO-DIA A Sombra do Meio-Dia o belo ttulo de um romance lanado recentemente, de autoria do diplomata Srgio Danese. O livro trata da glria (efmera) e da desgraa (duradoura) de um ghostwriter, ou redator-fantasma aquele que escreve discursos para outros. A glria do ghost-writer de Danese adveio do dinheiro e da ascenso profissional e social que lhe proporcionaram os servios prestados ao patro um ricao feito senador e ministro, ilimitado nas ambies e limitado nos escrpulos como soem ser as figuras de sua laia. A desgraa, da sufocao de seu talento literrio, ou daquilo que gostaria que fosse talento

O efeito de humor desse miniconto advm principalmente A) do sentido figurado do substantivo gravidez. B) da utilizao incorreta da preposio para. C) da posio invertida do verbo engordar. D) do sentido ambguo do verbo dar. ORDEM DAS SENTIDO PALAVRAS E MUDANA DE

1. Assinale a opo em que a mudana na ordem dos termos altera sensivelmente o sentido do enunciado. a) bastante difundida essa crena sobre os sistemas de computao. Essa crena sobre os sistemas de computao bastante difundida. b) O computador capaz de executar o trabalho de muitas pessoas. o computador capaz de executar o trabalho de muitas pessoas. c) Funcionrios menos graduados deixam de participar das decises. Deixam de participar das decises menos funcionrios graduados

d) As novas tarefas padronizadas so fonte potencial de alienao. So fonte potencial de alienao as novas tarefas padronizadas. 2. Assinale a alternativa em que a alterao na ordem da sentena pode acarretar substancial mudana de sentido: (a) No meu distante tempo de rapaz falava-se muito em complexo de inferioridade e superioridade. / Muito se falava em complexo de inferioridade e superioridade no meu distante tempo de rapaz. (b) era inferior mesmo, condio enfatizada com acabrunhante regularidade pelas moas que tentava cortejar. / era inferior mesmo, condio enfatizada pelas moas que tentava cortejar com acabrunhante regularidade. (c) Claro, o problema das crianas de rua srio e vergonhoso / Claro, srio e vergonhoso o problema das crianas de rua. (d) Quem precisa de ns o grande capital internacional e no ns dele, primordialmente. / o grande capital internacional quem precisa de ns e no ns dele, primordialmente. (e) Se quebrar, para comear o resto da Amrica Latina vai para cucuia em coisa de dez a quinze minutos. / Se quebrar, para comear vai o resto da Amrica Latina para a cucuia em coisa de dez a quinze minutos. 3. Temos de nos enquadrar, ou as consequncias sero apocalpticas. Das alteraes processadas na sentena acima, aquela em que ocorre substancial mudana de sentido : (a) Se no nos enquadrarmos, as consequncias sero apocalpticas. (b) As consequncias sero apocalpticas, caso no nos enquadremos. (c) Na hiptese de no nos enquadrarmos, as consequncias sero apocalpticas. (d) As consequncias sero apocalpticas, a menos que nos enquadremos. (e) As consequncias sero apocalpticas, uma vez que no nos enquadremos. 4) (UFV-MG) Assinale a alternativa em que a mudana de estrutura do perodo implica mudana semntica: a) Um traficante adotou meu filho! / Meu filho foi adotado por um traficante! b) Meu filho no faria isso! / Filho meu no faria isso! c) Vivo o problema do meu filho 24 horas por dia! / Vivo, 24 horas por dia, o problema do meu filho! d) Meus filhos jamais mexeram com txico, graas a Deus! / Graas a Deus, meus filhos jamais mexeram com txico! e) Sempre procurei dar o bom exemplo a meu filho. / Sempre procurei dar a meu filho o bom exemplo.

Texto 5: Guardar Guardar uma coisa no escond-la ou tranc-la. Em cofre no se guarda coisa alguma. Em cofre perde-se a coisa vista. Guardar uma coisa olh-la, fit-la, mira-la admir-la, isto , ilumin-la ou ser por ela iluminado. Guardar uma coisa vigi-la, isto , fazer viglia por
ela, isto , velar por ela, isto , estar acordado por ela,

isto , estar por ela ou ser por ela. Por isso melhor se guarda o voo de um pssaro Do que um pssaro sem voos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,

por isso se declara e declama um poema: Para guard-lo: Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda: Guarde o que quer que guarda um poema: Por isso o lance do poema: Por guardar-se o que se quer guardar.
MACHADO, G. In: MORICONI, I. (org.). Os cem melhores poemas brasileiros do sculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

5) A memria um importante recurso do patrimnio cultural de uma nao. Ela est presente nas lembranas do passado e no acervo cultural de um povo. Ao tratar o fazer potico como uma das maneiras de se guardar o que se quer, o texto A. ressalta a importncia dos estudos histricos para a construo da memria social de um povo. B. valoriza as lembranas individuais em detrimento das narrativas populares ou coletivas. C. refora a capacidade da literatura em promover a subjetividade e os valores humanos. D. destaca a importncia de reservar o texto literrio queles que possuem maior repertrio cultural. E. revela a superioridade da escrita potica como forma ideal de preservao da memria cultural.

6) NO possvel deduzir do texto I: a) H uma interpretao literal da fala do Doutor Almeida. b) A concordncia verbal em eu vou ao banheiro [...] est correta para a linguagem padro, mas, numa ocorrncia da linguagem coloquial, a fala seria eu vou no banheiro. c) A fala da recepcionista tem uma estrutura lingustica coerente para ela, contudo, numa perspectiva comunicacional mais ampla, incoerente, porque ela transmite uma informao equivocada. d) A frase ele est no banheiro com um cliente apenas indica que o Doutor Almeida est realizando negcios num ambiente pouco comum para este tipo de atividade.

Вам также может понравиться