Вы находитесь на странице: 1из 16

Estado limite ltimo: solicitaes normais - 95 96 - Fundamentos do Concreto Protendido - J.

B de Hanai
Valores de pmin

de ruptura. fctk,sup a resistncia superior do concreto trao (ver 8.2.5). ~ caracterstica Forma da seo 20 25 30 35 40 45 50 Existindo armadura passiva suficiente, ambos os tipos de armadura podem ser COmin aproveitados integralmente, at seus respectivos deser escoamento, desde que o o dimensionamento para Md,mnlimites deve considerado Retangular 0,035 0,150 0,150 0,173 0,2 0,230 valor limite da fora de compresso no banzo comprimido seja maior que da 0,28 atendido se forem respeitadas as taxas mnimas de o limite0,259 01 8 fora no banzo da tracionado. armadura Tabela 5.1. T Tabela 5.1 0,024 0,150 de armadura 0,150 0,150 0,1 0,177 0,19 Taxas mnimas de flexo para vigas 0,158 (mesa Observao importante: comprimida) T 0,031 em 0,150 0,150 0,153 0,1 as tenses 0,204 na 0,229 0,25 De acordo com Leonhardt, estruturas de concreto protendido, (mesa tracionada) 78cargas. 5 armadura de protenso no se desenvolvem proporcionalmente as 0,070 0,230 0,288 0,345 0,4 da protenso, 0,460 0,518 0,57 A Circular tenso admissvel na armadura de protenso (apo), por ocasio no 03 flexo ela pode ser 5 d nenhuma indicao da segurana; pelo contrrio, no caso de * Os valores de pmin estabelecidos nesta tabela pressupem o uso de ao CA-50, Yc = 1,4 e Ys = adotada com valores mais elevados do que em peas de concreto armado. As Caso tenses defatores compresso no concreto tambm no se desenvolvem 1,15. esses sejam diferentes, pmin deve ser recalculado com baseproporno valor de COmn cionalmente s cargas. Em concreto protendido, a limitao de tenses admissveis dado. para a carga de utilizao no da estrutura; isso, a verificao *Nas sees tipo T, a rea da mede seo a a segurana ser considerada deve serpor caracterizada pela alma acrescida capacidade resistente no estado limite ltimo (ruptura e deformao plstica da da mesa colaborante. excessiva) uma absolutamente indispensvel. COmin = taxaexigncia mecnica mnima de armadura longitudinal de flexo para vigas = As Leonhardt apresenta ainda outras explicaes minfviAcfcd muito interessantes e teis para o entendimento do comportamento das peas f1etidas de concreto protendido, por meio de diagramas momento-curvatura e carga-curvatura. Recomenda-se ao leitor que consulte a publicao para mais informaes.

5.7 Armadura mnima


As taxas mnimas de armadura so especificadas em normas para evitar efeitos indesejveis, como fissurao nas fases construtivas, ruptura frgil por ocasio da fissurao, etc. A variao da temperatura e a retrao do concreto podem provocar fissuras superficiais no concreto, exigindo as chamadas armaduras de pele. Esse aspecto ser abordado juntamente com as disposies construtivas para o projeto. No caso de cabos de protenso de grandes dimenses, e mesmo no caso de barras de ao de grande dimetro, necessrio que o concreto de envolvimento tambm seja armado com armadura complementar, tendo em vista o aparecimento de tenses induzidas de trao. Esse tpico tambm ser abordado nas disposies construtivas para o projeto. importante destacar tambm a necessidade de armadura mnima (ativa + passiva) para se evitar que, na formao de fissuras, a transferncia brusca de tenses para a armadura ocasione o escoamento do ao desta armadura. A NBR 6118 trata a questo das armaduras longitudinais mnimas no item 17.3.5. De acordo com ela, a ruptura frgil das sees transversais, quando da formao da primeira fissura, deve ser evitada considerando-se, para o clculo das armaduras, um momento mnimo dado pelo valor correspondente ao que produziria a ruptura da seo de concreto simples, supondo que a resistncia trao do concreto seja dada por fctk,sup., devendo tambm obedecer s condies relativas ao controle da abertura de fissuras dadas no item 17.3.3. A armadura mnima de trao, em elementos estruturais armados ou protendidos deve ser determinada pelo dimensionamento da seo a um momento f1etor mnimo dado pela expresso a seguir, respeitada a taxa mnima absoluta 0,15 %:
Md,mn

= O,8Wo fctk,sup

onde: Wo o mdulo de resistncia da seo transversal bruta de concreto relativo fibra mais tracionada;

Em elementos estruturais superdimensionados, pode ser utilizada armadura menor que a mnima, com valor obtido a partir de um momento f1etor igual ao dobro de M d. Neste caso, a determinao dos esforos solicitantes deve considerar de forma rigorosa todas as combinaes possveis de carregamento, assim como os efeitos de temperatura, deformaes diferidas e recalques de apoio. Deve-se ter ainda especial cuidado com o dimetro e espaamento das armaduras de limitao de fissurao.

5.8 Sugestes de estudos


2.
Assim como se recomendou nos captulos anteriores, amplie seus conhecimentos estudando outras referncias bibliogrficas e examinando cuidadosamente - nos prprios textos das normas tcnicas brasileiras - todos os aspectos abordados sobre a metodologia de verificao do estado limite ltimo - solicitaes normais. Ver tambm: FUSCO, P.B. Estruturas de Concreto: Solicitaes Normais. Rio de Janeiro, 1981. VASCONCELOS,A.C. Manual Prtico para a Correta Utilizao dos Aos no Concreto Protendido. Rio de Janeiro, Belgo-Mineira/Livros Tcnicos e Cientficos, 1980.

3.

Continue o desenvolvimento de um exemplo prtico de dimensionamento de um elemento pr-fabricado protendido, com o apoio de um professor ou profissional de competncia reconhecida, agora abordando o estado limite ltimo - solicitaes normais.

3. Elabore o detalhamento completo das armaduras longitudinais do exemplo prtico.

98 - Fundamentos do Concreto Protendido - J.B de Hanai Estado limite ltimo: fora cortante - 97 vigas contnuas, por exemplo, surgem fissuras de cisalhamento em forma de leque, de I ..,+ modo que inevitavelmente surgem fissuras a 45. I I .,.0.1;./ Ensaios realizados mostraram que a protenso efetivamente reduz os esforos de / f+/ trao na alma, de modo crescente com o grau de protenso, ou seja, quanto maior o 5 grau de protenso, menores so os esforos de trao na alma e, portanto, menor a J 4 armadura transversal necessria. 3 0 Leonhardt apresenta, ,{". a ttulo de ilustrao, alguns resultados de ensaios realizados ..,v em Stuttgart (por Leonhardt, Koch e Rostsy, 1973) e em Zrich (por Thrlimann e \,..<t' / Lchinger, 1971). o(,,\~/ *** +/ foram ensaiadas 3 vigas de seo transversal duplo- T (ver Fig. Em Stuttgart 6.1), com os seguintes parmetros fundamentais: 1 l,li A tA".A O~ UTILI uio 4. mesma armadura passiva e mesma armadura de protenso; VEZ!:! 5. cabos tensionados a 100%, 50% e 10% da fora admissvel; cu., DI!: espaados UTlLllAIo "/1'~xl0 6. armadura transversal constituda de estribos de 14 cm, sendo que na metade esquerda foi disposta seo transversal de armadura correspondente a 11 = o 100% da armadura calculada pela teoria clssica, e na metade direita, 11 = 52% . tA A P ( 0 0,93 1,39
Q'"I!:STR (

"".1

.;'/

"

"tI

6'/

;I

" -t7 1 C tulo 6 a

~ST RI'O

Estado limite ltimo:


2.

fora cortante

Assim como no caso de solicitaes normais, o tratamento do estado limite ltimo solicitaes tangenciais semelhante para os casos de concreto armado e concreto protendido. A diferena fundamental reside no fato de que neste ltimo existem armaduras ativas que introduzem os esforos de protenso. Os esforos oriundos da protenso tanto podem reduzir os esforos atuantes como tambm melhorar as condies de resistncia do elemento. No presente captulo, so tratados apenas os esforos referentes fora cortante. Outros tipos de esforos tangenciais, como os de toro e puno, sero objeto de textos complementares. O leitor j deve conhecer a metodologia de clculo da resistncia fora cortante de elementos de concreto armado. Portanto, o assunto est agora sendo retomado com uma breve reapresentao da metodologia, complementando-se os tpicos no que se refere ao comportamento resistente dos elementos de concreto protendido.

6.1 . Efeito da fora de protenso


Para explicar os mecanismos resistentes fora cortante, no caso de concreto protendido, recorre-se publicao de Leonhardt ("Construes de Concreto; Concreto Protendido", Intercincia, 1983). importante salientar que a leitura deste pequeno resumo no dispensa o estudo detalhado da obra citada e de outras referncias bibliogrficas. A protenso longitudinal introduz nas peas de concreto tenses de compresso que contribuem reduo das tenses principais de trao (que ficam mais inclinadas com relao ao eixo da pea), de modo que as fissuras de cisalhamento configuram-se com menor inclinao do que no caso de concreto armado. De acordo com Leonhardt, a inclinao das bielas comprimidas fica entre 15 e 35, ou seja, elas so menos inclinadas que as de 45 referentes analogia clssica da trelia. Contudo, nas regies de cargas concentradas ou sobre apoios intermedirios de

Fig. 6.1- Tenses nos estribos na metade da viga armada com 1] = 52%, para os trs graus de protenso adotados As deformaes medidas nos estribos revelaram a grande influncia do grau de protenso: com 10% de protenso, os estribos direita (11 = 52%) atingiram o escoamento; o diagrama de tenses nos estribos mais vertical que o correspondente trelia clssica, neste caso devido rigidez relativamente baixa da armadura longitudinal do banzo tracionado, constitudo por ao de alta resistncia; a taxa de armadura (0,39%) era muito inferior taxa necessria sem protenso (0,94%). *** Os ensaios de Zrich (Fig. 6.2) tambm mostraram grande influncia do grau de protenso sobre os esforos de trao na alma. Nesses ensaios, adotaram-se as seguintes premissas: a) armaduras ativas e passivas combinadas de tal modo a se obter a mesma capacidade resistente no banzo tracionado; isso significa que a rigidez do banzo

Estado limite ltimo: fora cortante - 99 tracionado variou em funo do grau de protenso; 7. graus de protenso variando entre O e 100%; 8. a porcentagem da armadura de cisalhamento tambm variou entre 9% (sem protenso) e 0,38% (protenso total), sendo que o grau de armao ao cisalhamento correspondia sempre a 11 = 60%. Os diagramas de foras de trao nos estribos, em funo da fora cortante, mostram claramente que essas foras diminuem consideravelmente com o aumento do grau de protenso, e que, apesar do grau de armao ao cisalhamento bastante reduzido, no caso de protenso elevada as tenses nos estribos at a ruptura da pea se situam bem abaixo do limite de escoamento.
FO.llIA llIELATIVA NO (STlItIIO, EM kN/1'l'l

F tr F~.tr= 5,.00/.
E 5 T RI 8 OS A 45

,;4--

TRELIA

CLSSICA

500 40 0

200
10 0

"'0 DO GIllAU DE PllIOT(NSio


FOaA CORTANT( (

kN I

50

100

200

300

Fig.6.2 - Diminuio da fora de trao nos estribos em vigas com graus de protenso crescentes. O efeito favorvel da protenso sobre os esforos de trao na alma explicado pelo fato de que: a) na regio de momentos f1etores pequenos, as bielas comprimidas se desenvolvem com pouca inclinao; b) na regio de grandes momentos f1etores, como por exemplo nos apoios intermedirios de vigas contnuas, uma parcela da fora cortante absorvida na zona comprimida, de tal modo que a fora de trao na alma, apesar da inclinao da biela ser a de 45, situa-se muito aqum dos valores da trelia clssica. A parcela da fora cortante que absorvida pela zona comprimida de concreto na flexo faz com que a fora resultante tenha menor inclinao, a qual com isso fica mais prxima da borda da seo transversal do que no caso de flexo simples; com isso, as tenses normais tambm aumentam. Isso vale tambm, no caso de sees compostas, para a zona junto ao talo do banzo comprimido. Esse fato comprovado por diagramas de deformaes medidas em ensaios, que mostram que, na altura da linha neutra no caso de solicitao por M e V, h uma inflexo mais forte que no caso de flexo simples. Portanto, no dimensionamento da armadura transversal pode-se contar com o efeito favorvel da fora de protenso, que diminui os esforos de trao na alma. Os ensaios mostram tambm que em vigas de concreto protendido com sees compostas (em I ou em caixo) pode-se distinguir uma regio de fissuras de cisalhamento (trecho "a" da Fig.6.3), na qual as fissuras de cisalhamento no se origi-

100 - Fundamentos do Concreto Protendido - Estado J.B de Hanai limite ltimo: fora cortante - 101 3.
nente vertical da fora de protenso diminua fora cortante que atuava no concreto. nam das fissuras de flexo, mas se iniciam a na alma. Os ensaios demonstraram que na passagem para o estado limite ltimo esse efeito p-l,a MN diminudo, tendo em vista que a relao entre rigidezes dos banzos e das almas desempenha papel importante. "ESISTiIlGIA CliCA DO c.aIITO - 31 tIPo Quando o tirante inferior for muito fraco (isto , muito deformvel), as bielas de P"OTINSio-lOO% compresso que se dirigem ao apoio no se apiam nele, mas sim na regio de ancoragem dos cabos, a qual mais rgida, e est situada mais acima. Com isso, as bielas tornam-se menos inclinadas e a parcela da fora cortante absorvida UMIH: CE8-FIP pela zona comprimida na flexo menor. Por essa razo, os ensaios indicaram, para as f C~/3= 2,5 vigas com cabos0,25 inclinados, foras nos estribos maiores do que em vigas com cabos retos MP dispostos no banzo tracionado.

._._._O-._._,

100

200

O',ntr.

300

(MPa)

Fig.6.3 - As tenses nos estribos no trecho "a" so nitidamente inferiores s do trecho "b"

Experincia obtida da prtica

Tenses no borda inferior.

Conforme Leonhardt, em seus quase 30 anos de experincia, ele nunca observou, a olho nu, fissuras de cisalhamento na alma para as condies de utilizao, nem mesmo quando as tenses principais de trao, calculadas no Estdio I, com a fora cortante total, ultrapassam consideravelmente os valores admissveis estabelecidos pela norma alem DIN 4227. Segundo ele, os resultados dos ensaios esclarecem essa observao e mostram tambm que, quando surgem fissuras, estas se mantm capilares, porque as tenses nos estribos, para as cargas de utilizao e mesmo para protenso parcial, permanecem bastante pequenas. Porisso, de modo geral no necessria uma protenso de alma com elementos especiais (denominados tambm grampos de cisalhamento), sendo at mesmo prejudicial nas zonas de ancoragem, devido perturbao local do fluxo de tenses. Da tambm, elementos de protenso de alma no tm sentido quando as cargas esto aplicadas no banzo inferior. No que se refere s foras de compresso inclinadas, na alma, as tenses que a atuam aumentam, evidentemente, devido protenso longitudinal. Os ensaios indicam que os esforos nas bielas comprimidas devem ser determinados corretamente pelo modelo de trelia, sendo que na regio de momentos f1etores grandes, dever ser destinada alma somente a parcela da fora cortante restante aps a subtrao da parcela absorvida pelo concreto na zona comprimida na flexo. A capacidade resistente da alma compresso fica prejudicada pela existncia de bainhas, cabos de protenso e possveis barras de grande dimetro. Entretanto, uma ruptura por compresso s pode ocorrer no caso de almas extremamente delgadas, pois o colapso das bielas comprimidas s ocorre quando a resistncia compresso (prismtica) estiver praticamente atingida.

Influncia de cabos curvos


De acordo com Leonhardt, no incio tinha-se a opinio de que, no caso de vigas simples, a disposio de cabos parablicos era a melhor soluo porque a compo-

Zona a

ZOftO b

Fig.6.4 -Influncia da inclinao do cabo sobre a possvel inclinao da resultante do banzo comprimido e sobre o limite entre as zonas "a" e "b".
Na bibliografia citada, pode-se encontrar mais exemplos e recomendaes de disposio de armadura. Resumindo, pode-se dizer que desejvel uma armadura suficientemente grande chegando aos apoios, dimensionada para resistir a uma fora de trao igual fora cortante (complementando-se com armadura passiva, se necessrio), de modo que se tenha adequada rigidez do banzo tracionado.

6.2 Prescries iniciais da NBR 6118


A NBR 6118 apresenta no seu item 17.4 as prescries sobre a verificao do estado limite ltimo para elementos lineares sujeitos fora cortante. As indicaes desse item aplicam-se a elementos lineares armados ou protendidos, submetidos a foras cortantes, eventualmente combinadas com outros esforos solicitantes, mas no se aplicam a elementos de volume, lajes, vigas-parede e consolos curtos, que so tratados em outras sees dessa norma. Antes de reapresentar a metodologia de verificao do estado limite ltimo, vamos rever as prescries iniciais da NBR 6118.

6.2.1 Condies gerais Armadura transversal mnima


Todos os elementos lineares submetidos a fora cortante, exceo dos casos indicados logo mais adiante, devem conter armadura transversal mnima constituda por estribos, com taxa geomtrica: Psw -----;::: , bws.sena
_ Asw 02 fctm

fywk

102 - Fundamentos do Concreto 4. Protendido - Estado J.B de Hanai limite ltimo: fora cortante - 103 onde: 6.2.2 Condies relativas aos esforos solicitantes Asw a rea da seo transversal dos estribos; Cargas aos apoios s prximas o espaamento dos estribos, medido segundo o eixo longitudinal do elemento estrutural; Para o clculo da armadura transversal, no caso de apoio direto (se a carga e a a a inclinao dos estribos em relao ao eixo longitudinal do elemento esreao de apoio forem aplicadas em faces opostas do elemento estrutural, compritruturai; mindo-a), valem as seguintes prescries: fywk a resistncia ao escoamento do ao da armadura transversal; 12.a fora cortante oriunda de carga distribuda pode ser considerada, no trecho entre b w a largura mdia da alma, medida ao longo da altura til da seo, o apoio e a seo situada distncia d/2 da face de apoio, constante e igual desta respeitada a restrio indicada no item 17.4.1.1.2 da NBR 6118 e apresentada a seo; seguir. 13.a fora cortante devida a uma carga concentrada aplicada a uma distncia a ~ 2d do eixo terico ao doexposto: apoio pode, nesse trecho de comprimento a, ser reduzida Fazem exceo multiplicando-a a/(2d). Todavia, esta b reduo noque se aplica s foras cortantes 9. os elementos por estruturais lineares com d a altura til seo), w > 5 d (em provenientes dos cabos inclinados de protenso. caso que deve ser tratado como laje (ver item 19.4 da NBR 6118); 10. as nervuras de lajes nervuradas, quando espaadas de menos de 60 cm, podem ser verificadas lajes. Nesse deve ser como Astambm redues indicadas neste itemcomo no se aplicam caso verificao da tomada resistncia base a diagonal soma das das nervuras no apoios trecho indiretos, considerado, podendo ser compresso dolarguras concreto. No caso de essas redues dispensada a armadura transversal, quando: tambm no so permitidas.

Efeito da componente tangencial da fora de protenso


A Fig. 6.5 ilustra como um cabo inclinado produz uma componente de fora na com: VRd1 = ['tRdk(1,2 + 40P1) + O,15a cp]boriunda wd direo contrria da fora cortante na seo, das aes externas. Com isto, tem-se a chamada fora cortante reduzida. conforme o item 19.4.1da NBR 6118;

11. os pilares e elementos lineares de fundao submetidos predominantemente


compresso que atendam simultaneamente, na combinao mais desfavorvel das aes em estado limite ltimo, calculada a seo em Estdio I, s condies seguintes: - em nenhum ponto deve ser ultrapassada a tenso fctk; - VSd~Vc, sendo Vcdefinido em 17.4.2.2 da NBR6118. Neste caso, a armadura transversal mnima a definida na seo 18 da NBR 6118. Constituio da armadura transversal - A armadura transversal (Asw) pode ser constituda por estribos (fechados na regio de apoio das diagonais, envolvendo a armadura longitudinal) ou pela composio de estribos e barras dobradas, entretanto quando forem utilizadas barras dobradas, estas no devem suportar mais do que 60% do esforo total resistido pela armadura. Podem ser utilizadas barras verticais soldadas combinadas com estribos fechados, mantida a proporo resistente estabelecida alnea, quando essas barras forem devidamente ancoradas. Entretanto, quando essas barras no forem combinadas com estribos, na proporo indicada, os elementos longitudinais soldados devem obrigatoriamente constituir a totalidade da armadura longitudinal de trao. O ngulo de inclinao a das armaduras transversais em relao ao eixo longitudinal do elemento estrutural deve estar situado no intervalo 45 ~ a ~ 90. Os espaamentos mximos e mnimos entre elementos da armadura devem atender s exigncias da seo 18 da NBR 6118.

1""-----p P d seno;
d

'escala vertical maior que a horizontal

Fig.6.5 -Ilustrao da reduo da fora cortante no caso de cabo inclinado Conforme a NBR 6118, no valor de V Sd deve ser considerado o efeito da projeo da fora de protenso na sua direo, com o valor de clculo correspondente ao tempo t considerado. Entretanto, quando esse efeito for favorvel, a armadura longitudinal de trao junto face tracionada por flexo deve satisfazer condio:

Comentrios adicionais: 1. Como se v, h uma preocupao de no se reduzir demais a rigidez do ban zo tracionado, como recomendou Leonhardt, para favorecer uma melhor contribuio do concreto na zona comprimida por flexo. 2. Na verificao da fora cortante, alm das componentes tangencial e normal da fora de protenso ilustradas na Fig. 6.5, devem ser considerados os esforos hiperestticos de protenso. 3. Os valores de clculo da fora cortante, inclusive os decorrentes da protenso, devem ser tomados de acordo com o item 11.7 da NBR 6118, isto , devem ser tomados os valores caractersticos convenientes, afetados pelos coeficientes de segurana ou de ponderao das aes, de modo a se obter os esforos compatveis mais desfavorveis.

104 - Fundamentos do Concreto Protendido - J.B de Hanai 4. Leonhardt sugere considerar a parcela da fora cortante produzida pela protenso como sendo aquela calculada com a fora de protenso aps todas as perdas (P 00)' afetada por coeficiente de ponderao entre 1,0 e 1,2, tendo em vista que: o valor da fora cortante produzida pela inclinao dos cabos, que em geral atua no sentido de diminuir a fora cortante de clculo, aumenta muito pouco com o aumento da carga, porque neste caso de verificao o cabo se situa na regio de maiores foras cortantes e, portanto fora da regio de fissuras de flexo; nas proximidades dos apoios, as vigas de concreto protendido permanecem no Estdio I, mesmo para as cargas majoradas pelos coeficientes de ponderao, de modo que a fora cortante produzida pela protenso praticamente no cresce alm dos valores vlidos para as condies de servio; o valor do coeficiente igual a 1,0 se aplica no caso em que o cabo se situa prximo ao eixo baricntrico, enquanto que o valor 1,2 se aplica quando o cabo se situa no banzo tracionado, fissurado por flexo.

Elementos estruturais com altura varivel Como se sabe, nas vigas de altura varivel ocorre um efeito de reduo da fora cortante. De acordo com a NBR 6118, a fora cortante que resistida pela alma das vigas de altura varivel pode ser avaliada por: IVdl-IVSd,redl = <IMsd I zl-IVSd,redl cotg81 2)tgJ3c + <IMsd I zl + IVSd,redl cotg81 2)tgJ3t onde: VSd,red a fora cortante reduzida, considerando o efeito de altura varivel; f3c o ngulo entre o banzo de compresso e o eixo longitudinal do elemento estruturai; f3t o ngulo entre a armadura de trao e o eixo do elemento estrutural;

e o ngulo de inclinao das bielas de compresso consideradas no dimensionamento fora cortante;


z o brao de alavanca das foras internas.

Os sinais de f3c e f3t devem ser obtidos considerando o sentido das foras finais de compresso e de trao da flexo com a fora cortante concomitante. A expresso acima considera a reduo da fora de compresso na flexo quando existe fora cortante concomitante.

6.3 Verificao do estado limite ltimo


As condies fixadas pela NBR 6118 para elementos lineares admite dois modelos de clculo que pressupem a analogia com modelo em trelia, de banzos paralelos, associado a mecanismos resistentes complementares desenvolvidos no interior do elemento estrutural e traduzidos por uma componente adicional Vc. 6.3.1 Clculo da resistncia De acordo com a NBR 6118, a resistncia do elemento estrutural, numa determinada seo transversal deve ser considerada satisfatria, quando verificadas simultaneamente as seguintes condies:

Estado limite ltimo: fora cortante - 105


onde: VSd a fora cortante solicitante de clculo, na seo; VRd2 a fora cortante resistente de clculo, relativa runa das diagonais comprimidas de concreto, conforme se apliquem os modelos de clculo I ou 11, indicados a seguir, nos itens 6.3.2 e 6.3.3 deste texto (itens 17.4.2.2 ou 17.4.2.3 da NBR 6118), respectivamente.

VRd3 = Vc + Vsw, a fora cortante resistente de clculo, relativa runa por trao diagonal, onde Vc a parcela de fora cortante absorvida por mecanismos complementares ao de trelia e Vsw a parcela absorvida pela armadura transversal, conforme se apliquem os modelos de clculo I ou 11, respectivamente
Na regio dos apoios, os clculos devem considerar as foras cortantes agentes nas respectivas faces, levando em conta as redues prescritas em 17.4.1.2.1 (da NBR 6118).

6.3.2 Modelo de clculo I

o modelo I admite diagonais de compresso inclinadas de 8=45 em relao ao eixo longitudinal do elemento estrutural e admite ainda que a parcela complementar V c tenha valor constante, independente de VSd.
a) verificao da compresso diagonal do concreto VRd2 = 0,27 Uv2 fcd bw d onde: Uv2 = (1 - fck I 250) b) clculo da armadura transversal

onde: Vsw = (Asw I s)O,9 d fywd (sen u + cos u) Vc = O nos elementos estruturais tracionados quando a linha neutra se situa fora da seo; Vc = Vco na flexo simples e na f1exo-trao com a linha neutra cortando a seo;

Vc = Vco (1+ Mo I MSd,mx)::;; 2Vco na f1exo-compresso Vco = 0,6 fctd bw d fctd = fctk,inf!Yc
onde: bw a menor largura da seo, compreendida ao longo da altura til d; entretanto no caso de elementos estruturais protendidos, quando existirem bainhas injetadas com dimetro <I> > bw/8, a largura resistente a considerar deve ser (b w - 1 12L<I,

na posio da alma em que essa diferena seja mais desfavorvel, exceo do nvel que define o banzo tracionado da viga;

Notas: A presena de bainhas, assim como de barras de armadura passiva de dimetros maiores que 25 mm, afeta a resistncia efetiva das almas na compresso. A diminuio da resistncia pode ocorrer pela existncia de vazios (bolhas de ar) no in-

106 - Fundamentos do Concreto Protendido - J.B de Hanai


terior das bainhas ou sob elas (como conseqncia da sedimentao do concreto), de modo que as tenses de compresso podem ser desviadas lateralmente, aumentando a solicitao das partes adjacentes mais compactas. Esse fato levado em conta considerando-se uma reduo de 50% da rea correspondente s bainhas. A verificao do cisalhamento em fases de execuo, quando as bainhas ainda no foram injetadas, deve ser efetuada, obviamente, deduzindo-se a totalidade da rea correspondente as bainhas.

d a altura til da seo, igual distncia da borda comprimida ao centro de gravidade da armadura de trao; entretanto no caso de elementos estruturais protendidos com cabos distribudos ao longo da altura, d no precisa ser tomado com valor menor que O,8h, desde que exista armadura junto face tracionada de forma a satisfazer 17.4.1.2.2 (da NBR 6118);

s o espaamento entre elementos da armadura transversal Asw, medido segundo o eixo longitudinal do elemento estrutural; fywd a tenso na armadura transversal passiva, limitada ao valor f yd no caso de estribos e a 70% desse valor no caso de barras dobradas, no se tomando, para ambos os casos, valores superiores a 435 MPa; entretanto no caso de armaduras transversais ativas, o acrscimo de tenso devida fora cortante no pode ultrapassar a diferena entre f pyd e a tenso de protenso, nem ser superior a 435 MPa;

a o ngulo de inclinao da armadura transversal em relao ao eixo longitudinal do elemento estrutural, podendo-se tomar 45::;; a::;; 90; Mo o valor do momento f1etor que anula a tenso normal de compresso na borda da seo (tracionada por Md,max), provocada pelas foras normais de diversas origens concomitantes com VSd, sendo essa tenso calculada com valores de Yf e YP iguais a 1,0 e 0,9 respectivamente; os momentos correspondentes a essas foras normais no devem ser considerados no clculo dessa tenso pois so considerados em M Sd; devem ser considerados apenas os momentos isostticos de protenso;
MSd,max o momento f1etor de clculo, mximo no trecho em anlise, que pode ser tomado como o de maior valor no semitramo considerado, (para esse clculo, no se consideram os momentos isostticos de protenso, apenas os hiperestticos).
No clculo da armadura transversal, V c a parcela correspondente contribuio do concreto resistncia ao esforo cortante. O estado de solicitao longitudinal afeta o valor de Ve, isto , ele depende qualitativa e quantitativamente de como o elemento solicitado por flexo. Quando o elemento solicitado por esforos elevados de trao (flexo-trao com linha neutra fora da seo), no h contribuio do concreto a ser considerada, portanto Ve = O. Nos casos de flexo simples ou de flexo-trao com linha neutra cortando a seo, Ve tomado igual ao valor VeO. No caso de flexo-compresso (incluindo-se a o caso de existncia de protenso), o efeito favorvel da fora normal de compresso levado em conta por meio de um fator de majorao:

Notas complementares:

P1 = (1

+ MO/Md , max) 52

Estado limite ltimo: fora cortante - 107

No clculo desse fator, MO corresponde ao momento fletor que anula a tenso normal na borda menos comprimida, ou seja, corresponde ao momento de descompresso referente a uma situao inicial de solicitao em que atuam:

por YP = 0,9;

a) a fora normal e o momento fletor (Npd e Mpd) provocados pela protenso, ponderados
b) as foras normais oriundas de carregamentos externos (Ngd e NqcP, afetados por Yt = 0,9

ou 1,0 desconsiderando-se a existncia de momentos fletores concomitantes. MO pode ser calculado pela expresso seguinte:

lembrando que W1/Ac corresponde distncia da extremidade superior do ncleo centrai da seo ao centro de gravidade, ou seja, corresponde excentricidade do centro de presso com a qual a tenso na borda inferior se anula. O valor de Md max , corresponde ao momento fletor mximo no trecho considerado, podendo ser tomado igual ao valor mximo do semitramo, por simplicidade e a favor da segurana. Portanto a relao (M(/Md max) , entre esses momentos fornece uma indicao do estado de fissurao por flexo no trecho considerado, no estado limite ltimo. Se a relao prxima de zero, isto , se MO tem valor muito pequeno, ento a regio estar com esforos de trao e possivelmente fissurada por flexo, caracterizando-se uma situao tpica de zona "b". Por outro lado, se essa relao tem valor 1, isto , se os valores de MO e Md max so , prximos, ento no h fissurao, e portanto caracteriza-se uma situao tpica de zona

"a".
Como j se viu na parte inicial deste texto, os ensaios demonstraram claramente que o estado de fissurao por flexo influi de modo marcante nos esforos de trao nas almas. Se o banzo tracionado no est fissurado (zona "a'~, as tenses medidas nos estribos so bem menores do que na situao oposta (zona "b'~, o que permite a reduo da armadura transversal. O limite superior P1 s 2 utilizado para evitar que o valor calculado da resistncia ao cisalhamento ultrapasse o valor correspondente fissurao da alma da viga por cisalhamento.

c) decalagem do diagrama de fora no banzo tracionado

Quando a armadura longitudinal de trao for determinada atravs do equilbrio de esforos na seo normal ao eixo do elemento estrutural, os efeitos provocados pela fissurao oblqua podem ser substitudos no clculo pela decalagem do diagrama de fora no banzo tracionado dada pela expresso:
aR =d[
VSd,mx 2(V Sd,mx - V c >

(1+cotga>-cotga]

sendo: aR :?: O,5d, no caso geral;


aR:?: O,2d, para estribos inclinados a 45.

108 - Fundamentos do Concreto Protendido - J.B de Hanai


Essa decalagem pode ser substituda, aproximadamente, pela correspondente decalagem do diagrama de momentos tletores.
A decalagem do diagrama de fora no banzo tracionado pode tambm ser obtida simplesmente aumentando a fora de trao, em cada seo, pela expresso: MSd

RSd,cor =-2-+ Vsd(Cotg8-cotga)"2

6.3.3 Modelo de clculo 11

o modelo 11 admite diagonais de compresso inclinadas de e em relao ao eixo longitudinal do elemento estrutural, com e varivel livremente entre 30 e 45. Admite ainda que a parcela complementar a) c verificao compressocom diagonal concreto V sofra da reduo odo aumento de VSd.
VRd2 = 0,54 av fcd bw d sen2 e (cotg a + cotg e) com: av2

= (1- fcl/250) e fck em megapascal.

b) clculo da armadura transversal

onde: Vsw = (Asw I s)O,9 d fywd (cotg a + cotg e) sen a sendo: Vc= O, em elementos estruturais tracionados quando a linha neutra se situa fora da seo; Vc= Vc1, na flexo simples e na f1exo-trao com a linha neutra cortando a seo;

Vc= Vc1 (1 + Mo I MSd,mx) < 2Vc1 na f1exo-compresso , com: Vc1 = Vco quando VSd ~ Vco Vc1 = O quando VSd = VRd2 , interpolando-se linearmente para valores intermedirios.

So mantidas a notao e as limitaes definidas para o Modelo de Clculo I. c) deslocamento do diagrama de momentos f1etores Mantidas as condies estabelecidas no item 17.4.2.2.c (da NBR 6118), em relao decai agem do diagrama de fora no banzo tracionado, o deslocamento do diagrama de momentos f1etores, aplicando o processo descrito neste item, deve ser:

110 - Fundamentos do Concreto Protendido - Estado J.B de Hanai limite ltimo: fora cortante - 109
e figura 6.6 deste texto; a,e = O,5d(cotg8 - cotga) b a largura mnima da seo ao longo da altura til d; w NSd a fora longitudinal na seo devida protenso ou carregamento (compresso onde: positiva).

aR :?: O,5d, no caso geral; Na zona de ancoragem de elementos com protenso com aderncia prvia, a equao que define VRd1 s se aplica quando os requisitos de ancoragem so satisfeitos conforme 9.4.5 (da NBR 6118). Analogamente paraa os elementos contendo armadura passiva. aR :?: O,2d, para estribos inclinados 45. No caso de pr-trao, deve ser levada em conta a reduo da protenso efetiva no comprimento de transmisso. Permanece vlida para o modelo 11 a alternativa dada no item 17.4.2.2.c (da NBR Quando da verificao de elementos sem armadura de cisalhamento a resistncia de 6118), referente decalagem do diagrama de fora no banzo tracionado clculo VRd2 dada por:

6.4 Fora cortante VRd2 = 0,5 U 1 fcd bw 0,9 d em lajes


v

No seu item 19, a NBR 6118 apresenta as prescries relativas a lajes e elementos onde: lineares com bw:?: 5d. Os aspectos relativos a fora cortante so resumidos a seguir. Uv1 = (0,7 - fck/200), no maior que 0,5. 6.4.1 Lajes sem armadura para fora cortante A distribuio dessa armadura ao longo da laje deve respeitar o prescrito em 18.3.2.3.1 (da NBR 6118), considerando para a o valor 1,5 d. As lajes macias ou nervuradas, conforme o item 17.4.1.1.2-b da NBR 6118, podem prescindir de armadura transversal para resistir aos esforos de trao oriundos da fora cortante, quando a fora cortante de clculo obedecer expresso:
AS!

Seao considerada

45',
'.

1 1 ,I

A resistncia de projeto ao cisalhamento dada por: VRd1 = ['tRd k (1,2 + 40 P1) + 0,15 O"cp] bw d Fig.6.6 - Comprimento de ancoragem necessrio onde: 6.4.2 Lajes com 'tRd = 0,25 fctd armadura para fora cortante
Aplicam-se os mesmos critrios estabelecidos para vigas. f ctd = fck,inf I Yc A resistncia dos estribos pode ser considerada com os seguintes valores mximos, sendo permitida linear: P1 = As1 :::; interpolao 0.02

bwd 250 MPa, para lajes com espessura at 15 cm; O"cp = Nsd I Ac 435 MPa (fYWd ), para lajes com espessura maior que 35 cm. k um coeficiente que tem os seguintes valores: 6.5 Sugestes de estudos - para elementos onde 50% da armadura inferior no chega at o apoio: k = 11 I - para os demais casos: k = 11,6 - d I, no menor que k = 11 I, com d em me14. tros; Da mesma forma que nos captulos anteriores, amplie seus conhecimentos estudando
outras referncias bibliogrficas e examinando cuidadosamente - nos prprios textos das normas tcnicas brasileiras - todos os aspectos abordados sobre a metodologia de onde: verificao do estado limite ltimo - fora cortante.

15. Continue o desenvolvimento deconcreto um exemplo prtico a resistncia de clculo do trao;

'tRd a tenso resistente de clculo do concreto ao cisalhamento; fctd

da seo considerada, com .eb,nec definido em 9.4.2.5 (da NBR 6118) 16. Elaborealm o detalhamento completo das armaduras transversais do exemplo prtico.

de dimensionamento de um elemento pr-fabricado protendido, com o apoio de um professor ou profissional de competncia As1 a rea de armadura de trao que se estende at no menos que d + .eb,nec reconhecida, agora abordando o estado limite ltimo - fora cortante.

Вам также может понравиться