Вы находитесь на странице: 1из 9

Projeto de formao de professores em procedimentos de leitura

Ensine os professores de todas as disciplinas a desenvolver a competncia leitora nos alunos

Mais sobre procedimentos de leitura Bibliografia


Texto Alguns Procedimentos de Apoio Leitura Texto de Isabel Sol, com grifos e comentrios Fichamento completo do texto O Resumo, de Isabel Sol Lista de textos de apoio sobre procedimentos de estudo

Entrevista

Para Isabel Sol, a leitura exige motivao, objetivos claros e estratgias

Resenha

Estratgias de Leitura, de Isabel Sol

Reportagens

Roger Chatier - O especialista em histria da leitura O desafio de ler e compreender em todas as disciplinas

Artigos

A lngua em todas as disciplinas Trabalho integrado para ensinar a ler

Vdeos

Delia Lerner fala sobre a leitura e a escrita em contexto de estudo Oficina de incentivo leitura A importncia dos clssicos da literatura Saber ler uma habilidade necessria para aprender e, por isso, os professores de todas as disciplinas devem ter como foco de seu trabalho desenvolver a competncia leitora nos alunos. Este encarte - desenvolvido com exclusividade para NOVA ESCOLA GESTO ESCOLAR por Claudio Bazzoni,

assessor de Lngua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educao de So Paulo - traz o primeiro mdulo do projeto Ler em Todas as reas. Com ele, ser possvel criar na escola alguns procedimentos comuns para que todos se tornem leitores eficientes.

Projeto Ler em Todas as reas - 1 mdulo Objetivo geral

Formar professores de todas as reas, do 4 ao 9 ano, para o trabalho de leitura e o ensino de procedimentos de estudo.

Objetivos especficos

- Ensinar o aluno a estudar. - Discutir situaes didticas de leitura em contexto de estudo. - Refletir sobre estratgias que favoream o domnio de algumas prticas de linguagem ligadas ao estudo. - Ter contato com bibliografia sobre gneros de apoio leitura.

Contedos do 1 mdulo

Grifar textos e fazer fichamentos. Tempo estimado

Trs meses. Material necessrio Cpias do texto Alguns Procedimentos de Apoio Leitura e o texto O Resumo, de Isabel Sol, do livro Estratgias de Leitura, Ed. Artmed. Desenvolvimento

1 etapa - Debate Para mobilizar os professores para o trabalho de leitura e procedimentos de estudo, comece discutindo as representaes que eles fazem das dificuldades que os alunos apresentam na hora de estudar. Proponha um debate que parta de questes como: - Os alunos sabem estudar? Por qu? - Que representaes eles fazem do estudo? - possvel ensinar procedimentos de estudos? Quais? Como ensin-los?

- Quais procedimentos j foram ensinados? Pea que os professores trabalhem em duplas e apresentem as concluses a que chegaram para o grupo. Em seguida, organize um quadro com as respostas.

2 etapa - Leitura compartilhada As diversas vises sobre o que um resumo ou um fichamento certamente levam a diferentes maneiras de ensinar a produzir esses gneros. Essa diversidade, na mesma escola, pode fazer com que o aluno se perca em meio a uma confuso de orientaes e expectativas. Para leitores em formao, o melhor repetir procedimentos e insistir neles. Conduza a reunio da seguinte forma: 1. Forme grupos de no mximo trs professores e pea que escrevam em papel craft ou cartolina as repostas s questes: - O que resumo? Que estratgias so boas para ensinar a resumir? - O que fichamento? Que estratgias so boas para ensinar a fichar? - O que esquema? O que diagrama? Que estratgias so boas para ensinar fazer esquemas e diagramas? - Como ensinar o aluno a grifar textos? - O que parfrase? - Quando fazer parfrases e quando fazer resumos? 2. Discuta coletivamente as respostas dos professores, observando pontos comuns, divergncias e incongruncias. Durante o debate, importante que todos percebam a necessidade de definir caminhos para ensinar a produzir os gneros de apoio leitura. hora tambm de refletir sobre o papel da mediao do professor: no basta pedir aos alunos que grifem os textos ou faam resumos - necessrio ensinar-lhes como se faz. 3. Tire cpias do texto Alguns Procedimentos de Apoio Leitura, distribua aos professores e pea que eles leiam e retomem os cartazes. Com uma caneta de outra cor, solicite que acrescentem as novas informaes que consideraram relevantes. 4. Completados os cartazes, pea que cada grupo exponha as concluses.

3 etapa - Grifar textos Retome a discusso da etapa anterior. Apresente a sntese do que foi discutido at ento, dando nfase s estratgias que j apareceram no grupo para ensinar a elaborar os gneros de apoio leitura. Nesta etapa, proponha algumas prticas de linguagem para o grupo, comeando com grifar e sublinhar textos. Fazer com os professores atividades assim a melhor maneira de combinar os procedimentos que devem ser adotados em sala de aula e tomlos como objeto de reflexo. Assim, o professor vivencia a condio do aluno e depara-se com dificuldades que seguramente aparecero em classe. fundamental que a equipe perceba que grifar um texto no pode ser considerado uma atividade espontnea. Trata-se de uma construo escolar na

qual o docente deve intervir ativamente. Escolha um dos textos da bibliografia de apoio para, junto com os professores, ler e grifar os tpicos essenciais com a finalidade de produzir um fichamento. Vale lembrar que resumir uma atividade bastante usual para quem estuda e grifar ou sublinhar a primeira fase para selecionar as ideias que faro parte dessa produo. Conduza a reunio da seguinte forma: 1. Organize os docentes em duplas, que uma maneira interessante de trabalhar por permitir o debate e a negociao das passagens a ser grifadas. 2. Providencie para cada dupla o texto escolhido. A sugesto para esta atividade O Resumo, de Isabel Sol (veja no quadro abaixo). 3. Lembre com os professores os passos que devem ser evitados e os que devem ser perseguidos na atividade de grifar, de acordo com o material trabalhado na etapa anterior. 4. Os grifos devem ser feitos com lpis. 5. Explique que o objetivo do exerccio marcar as passagens que apresentam o processo mediante o qual, segundo a autora, possvel elaborar um resumo. Veja abaixo um exemplo de como um texto pode ser grifado, com alguns comentrios: O Resumo Isabel Sol A elaborao de resumos est estreitamente ligada s estratgias necessrias para estabelecer o tema de um texto, para gerar ou identificar sua ideia principal e seus detalhes secundrios. Voc poderia, neste momento, dizer qual o tema deste captulo? Poderia identificar as principais ideias que ele transmite? Considera que dispe, com os passos anteriores, de um resumo do que leu at este momento? provvel que voc considere que "quase" tem o resumo, mas no totalmente: ou, em outros termos, que a identificao do tema e das ideias fundamentais presentes em um texto lhe do uma base importante para resumi-lo, porm este - o resumo - requer uma concretizao, uma forma escrita e um sistema de relaes que em geral no derivam diretamente da identificao ou da construo das ideias principais.

Comentrios No primeiro pargrafo, a autora apresenta as relaes entre resumo, tema e ideia principal. Observe que termos acessrios (como advrbios) podem ser dispensados. A expresso "ideia principal" abarca "detalhes secundrios". No necessrio grifar nada no segundo pargrafo. A autora apenas provoca o leitor, para interagir com ele.

No terceiro, continua a interpelao, mas no fim aparece uma informao nova - a de que o texto do resumo pode no derivar diretamente da identificao ou construo das ideias principais. Veja o texto de Isabel Sol com grifos e comentrios. 4 etapa - Reviso dos grifos Discuta com os professores o exerccio da etapa anterior. O que eles grifaram? Por que destacaram determinadas passagens em detrimento de outras? importante que todos tentem explicitar os critrios adotados e que se chegue a um consenso do que deveria ser grifado. Em funo da discusso, os professores podem apagar o que marcaram desnecessariamente ou grifar passagens do texto que no tinham sido sublinhadas.

5 etapa - Fichamento Proponha que os docentes organizem e registrem as informaes elaborando um fichamento. Essa atividade comea com a retomada do objetivo de leitura proposto e com a releitura do que foi grifado. Num fichamento, importante aparecerem a referncia bibliogrfica, a explicitao do tema, as informaes essenciais sobre questes especficas e as observaes complementares. Apresente o seguinte modelo para a elaborao do fichamento:

Referncia bibliogrfica Tema do texto: Ideias importantes: Observaes complementares: 6 etapa - Discusso das produes Dedique esta etapa socializao dos trabalhos, conversando sobre as dificuldades enfrentadas. Eles vo perceber que para fazer o fichamento com base em grifos necessrio reorganizar o texto, observando o uso dos elementos coesivos e a coerncia textual. preciso observar ainda se o fichamento preserva o significado do texto do qual procede e se as informaes registradas atendem ao objetivo especfico de leitura. 7 etapa - Planejamento do professor Inicie esta etapa retomando os procedimentos propostos para grifar e fichar textos. Solicite que cada professor escolha um texto de sua rea que pretenda trabalhar em sala de aula para que eles mesmos faam os grifos e o fichamento. Esse exerccio fundamental para que os docentes se apropriem das atividades que posteriormente proporo turma e antecipem o trabalho

que pretendem desenvolver. Ser possvel perceber as dificuldades que os alunos enfrentaro, as ideias que podem ser escolhidas como principais e, principalmente, os critrios que sero adotados para marcar ou no passagens do texto. Esta etapa e a seguinte ocuparo mais de um encontro. 8 etapa - Exerccio do professor Nas ltimas reunies, distribua a todos cpias dos textos escolhidos na etapa anterior. Cada docente deve mostrar como grifou e elaborou o fichamento e apresentar uma atividade ou sequncia de atividades de leitura, discutindo os propsitos leitores com os colegas. Ao trmino das discusses, colha as impresses dos professores e estimule-os a trabalhar com os alunos os procedimentos de estudo que foram exercitados.

Fonte: Revista Gesto Escolar - Edio 006 | Fevereiro/Maro 2010 imagem em: luciaserafim.blogspot.com/2009 http://filosofarpreciso.blogspot.com.br/2010/03/projeto-de-formacao-deprofessores-em.html

ANEXO

Alguns procedimentos de apoio leitura


Marcar palavra-chave
Palavra-chave o termo que sintetiza as ideias importantes do texto, traduz o sentido de um contexto ou o torna claro. Num texto que associa o aumento da violncia programao da televiso, as palavras-chave poderiam ser: televiso, programao, aumento da violncia. Dica: Ao marcar as palavras-chave, fazer anotaes margem com a ideia que elas concentram.

Grifar textos
Os leitores grifam ou sublinham passagens dos textos quando tm a inteno de deixar marcadas ideias que consideram importantes ou que revelam como o texto est organizado. importante saber o que se pretende antes de iniciar o procedimento.

Dicas: - No grifar pargrafos inteiros, pois longos trechos marcados impedem que se recuperem rapidamente as ideias essenciais. - Nem todos os pargrafos apresentam ideias que precisam ser grifadas, j que muitas vezes os autores repetem concepes ou tentam explic-las com exemplos. - Antes de grifar, importante ler o texto inteiro pelo menos uma vez para perceber como ele est organizado.

Resumir
uma excelente forma de estudar em profundidade. Resumir no apenas copiar alguns trechos nem citar o incio de cada pargrafo, mas condensar fielmente as ideias ou os fatos contidos em uma produo maior sem perder de vista: a) cada uma das partes essenciais; b) a progresso em que elas se sucedem; c) a correlao que o texto estabelece entre cada uma dessas partes. Sem compreender o sentido global, impossvel fazer um bom resumo. Ao mesmo tempo, a elaborao do resumo leva melhor compreenso do texto. fundamental tambm observar o ttulo e os subttulos (quando houver). Dicas - Ler uma vez o texto ininterruptamente para ter noo do conjunto e entender o significado das partes, preocupando-se em responder pergunta: "Do que trata o texto?" - A segunda leitura, sempre necessria, deve ser feita com interrupes e lpis na mo para destacar ideias, entender o significado de palavras difceis (se preciso, recorrer ao dicionrio) e captar o sentido de frases mais longas, com inverses ou com elementos ocultos e observar as palavras que do coeso ao texto (assim, isto, isso, aquilo, aqui, l etc.). - Num terceiro momento, dividir o texto em blocos de ideias que tenham alguma unidade de significao. Em um texto pequeno, pode-se adotar como critrio de segmentao a diviso em pargrafos. J num maior (o captulo de um livro, por exemplo) conveniente adotar um mais funcional, como as oposies entre os personagens e as marcas de espao e de tempo. - Escrever o resumo com as prprias palavras, explicitando a lgica dos blocos visualizados, seguindo a ordem das ideias como aparecem no texto principal e estabelecendo relaes entre elas.

Fichar
o registro de dados relevantes sobre algum tema ou assunto, conforme os objetivos da leitura. Se no resumo recupera-se a totalidade do texto principal, no fichamento h seleo, organizao e registro de informaes para atender a objetivos especficos de leitura. Dicas - Comear o fichamento com especificaes da fonte: nome do autor, ttulo da obra, editora e ano da edio. - Ao transcrever passagens inteiras, anotar as referncias das pginas.

Esquematizar
composto de palavras-chave ou frases que sejam muito significativas para a compreenso do texto e permite que as articulaes entre os diversos elementos sejam visualizadas. A representao simplificada do esquema leva fixao das informaes do texto.

Dica - Localizar a palavra ou frase importantes e, ao lado delas, fazer uma chave ou uma seta para inserir outras palavras ou frases relacionadas.

Fazer parfrase
Usa-se quado se quer escrever um texto com base em outro para torn-lo mais compreensvel ou apresentar um novo enfoque. Em uma parfrase, possvel ampliar ou reduzir uma passagem, traduzi-la em uma linguagem mais simples ou interpret-la. Dicas - Solicitar aos alunos snteses orais dos textos lidos antes da produo da parfrase. - Produzir snteses coletivamente. - Escrever snteses no quadro e cortar redundncias.

Вам также может понравиться