Вы находитесь на странице: 1из 4

Software Educacional para o Estudo de Ondas Eletromagnticas

Calo Reis Nascimento e Jos Felipe Almeida, Orientador


Instituto de Estudos Superiores da Amaznia Av.Gov. Jos Malcher, 1148

Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar um Software educacional com suporte para educao distncia. Este Software foi desenvolvido para auxiliar no apoio didtico sobre o estudo da teoria eletromagntica. Este material tem como finalidade metodolgica a sua aplicao tanto em sala de aula, durante as atividades presenciais ou semi-presenciais, como no caso do ensino a distncia.

Palavras-chaves I.

Aula semipresencial, Educao Distncia, Software Educacional, Construcionismo.

INTRODUO

A evoluo da computao at os dias de hoje, auxilia no desenvolvimento das mais diversas reas. Entre estas esto a medicina, biologia, arquitetura, direito, etc. Em quase todas as reas hoje, difcil imaginar a ausncia da informtica e de suas facilidades, porem para algumas reas a informtica ainda pouco explorada. Na educao, por exemplo, ou mais especificamente no processo de aprendizagem em si, a tecnologia pode ter maior participao, como no auxilio da assimilao do contedo pelo o aluno, principalmente em disciplinas mais abstratas onde as aulas acabam ficando puramente expositivas, criando uma distncia entre o contedo das aulas e a vida cotidiana. O estudo de ondas eletromagnticas, por exemplo, uma destas situaes [1-2]. No paradigma instrucionista, o uso do computador na educao consiste simplesmente na informatizao dos meios tradicionais de instruo. No entanto, sabe-se que essa tecnologia pode enriquecer ambientes de aprendizagem no qual o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento [3-4]. Isto representa uma nova ordem de mudanas, uma reviravolta que muda o foco de ensino do instrucionismo para o construcionismo, muitas vezes sem que haja uma declarao terico-pedaggica explcita. O termo "construcionismo" decorre da necessidade de se caracterizar a interao alunoobjeto, mediada por uma linguagem de programao [3]. A tecnologia somada a educao possibilitou a chamada Educao a Distncia (EAD), rejeitada por uns e incentivada por outros. De acordo com o art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao O Poder Pblico incentivar o desenvolvimento e a veiculao de programas de ensino a distncia, em todos os nveis e modalidades de ensino, e de educao continuada [5]. Segundo Fredric Litto presidente da ABED (Associao Brasileira de Educao a Distncia) os pontos positivos da educao a distncia so desde incluir em todas as formas de educao as pessoas incapacitadas por deficincias fsicas ou mentais, que moram em lugares isolados ou que por fora maior no podem freqentar instituies convencionais de aprendizagem. Essas pessoas podem aprender e participar, assincronicamente, de todas as

atividades com todos os outros inscritos, nos dias e horrios mais convenientes [5]. Neste Trabalho no se pretende apresentar a educao a distncia [6] como uma forma de substituir a educao presencial tradicional, muito menos um software tomar o papel do professor, pretende-se sim complementar o processo de aprendizagem. Mesmo porque, segundo alguns autores dessa rea, a educao presencial, e a relao professor/aluno, ainda continua sendo reconhecidamente a melhor forma de aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar um Software cuja utilidade e servir como apoio didtico para o estudo do Eletromagnetismo. Devido s dificuldades para o aprendizado desse assunto, o objetivo apresentar conceitos puramente abstratos na forma de visualizao e proporcionar uma interao do contedo com o aluno. Estas simulaes que permitem visualizaes so feitas usando tcnicas de computao grfica [1-2], e programao na linguagem Java. Alm disso, o software permite realizar um teste com perguntas objetivas, e um material didtico de consulta sobre o assunto. As sesses a seguir formam elaboradas para mostrar os passos da implementao e utilizao deste aplicativo. II. SOFTWARE EDUCACIONAL Dentre as vrias formas de se desenvolver um ambiente computacional que favoream o processo ensino/aprendizagem, destaca-se o que se chama de Software Educacional. Esta classe de Software todo programa que pode ser usado para algum objetivo voltado ao processo de ensino/aprendizagem. So, portanto, pedagogicamente defensvel, por professores e alunos, em qualquer que seja a natureza ou finalidade para o qual tenha sido criado [5]. A proposta de um software educacional apresentada neste projeto visa buscar um maior entendimento do contedo de eletromagnetismo pelo aluno. Isto feito de tal modo que se possa contribuir para a construo intelectual do aluno, com o objetivo de aproxim-lo cada vez mais de contedos daquilo que se est propondo. E, tambm, permita-lhe interagir com o contedo da matria estudada [1-2]. Este software foi desenvolvido em linguagem Java. Optou-se por esta linguagem, devido sua robustez e por ser uma linguagem orientada a objeto de alto desempenho. Alm disto, tem-se ainda a vantagem de recursos de rede, segurana, portabilidade e de melhor aceitao no mercado de softwares. Dessa forma, a linguagem JAVA [7-8] se diferencia das linguagens convencionais devido ao fato de seus programas no serem traduzidos diretamente para linguagem de mquina, e sim para uma representao intermediria chamada de "bytecodes". Estes bytecodes por

sua vez so interpretados por uma mquina virtual (JVM Java Virtual Machine) [7]. O JAVA permite uma aplicao de software que seja tanto desktop quanto online, atravs das chamadas Applets. Estas Apllets permitem um amplo uso de sua API Swing, ou seja, possibilita uma interface desktop no navegador web, independente de plataforma. As Applets em Java so aplicativos que usam a JVM existente na mquina cliente ou embutida no prprio navegador do cliente para interpretar o seu bytecode. Assim, so usadas para adicionar interatividade a aplicaes web que no podem ser geradas pelo HTML, e so executados nas chamadas sandbox (caixa de areia) pela maioria dos navegadores [8].

atualizado pelo professor (Figura 2). Alm disso, o aluno pode testar seus conhecimentos sobre o assunto estudado, atravs de uma avaliao aplicada pelo software que ser mostrado com mais detalhes nas prximas sesses. A Figura 3 apresenta o diagrama de casos do software.

Figura 3. Diagrama de caso. No diagrama de caso de uso, apresentado a seqncia de interao do sistema e os agentes externos. Assim, o usurio pode escolher entre as funes do aplicativo e solicitar um cadastro para autenticao do usurio, o qual direcionado para o processo de avaliao do software. III. SIMULADOR DE ONDAS O simulador do software possibilita ao usurio simular ondas eletromagnticas a partir da entrada de dados como a freqncia, perodo e amplitude da onda. Permitindo tambm ao usurio escolher a equao do tipo de onda que deseja simular, pausar e iniciar a simulao quando desejado, configurar graficamente para uma melhor visualizao atravs da introduo de grades, controle de zoom e legendas. O software simula as seguintes equaes: f(x) = A.sen(2.pi.f.t), f(x) = A.cos(2.pi.f.t) e f(x) = A.sen(2.pi.f.t).A.cos(2.pi.f.t), e atravs dessas e dos dados de entrada, com uma taxa de amostragem fixa de 0.01 possvel desenhar o grfico correspondente a equao selecionada pelo usurio. Esse software tem como objetivo principal, criar uma interao com usurio de modo que ele aplique o que aprendeu, discuta solues com os colegas e veja o resultado disso. Dessa forma pode fazer, assim, um estudo mais consistente sobre o assunto. A Figura 3 mostra uma imagem do simulador de ondas eletromagnticas.

Figura 1. Interface do software desktop. A principal vantagem de utilizar Applets consiste em ser menos dependentes do navegador que os Scripts em Javascript. De outro modo, so inclusive independentes do sistema operacional do computador onde so executadas. E, pelo fato de JAVA apresentar maior desempenho, em relao ao Javascript, o nmero de aplicaes dos Applets poder ser maior. A Figura 1 apresenta a interface do software desktop. O software implementa tambm a API Java2D que estende os grficos e classes de imagens definidas por java.awt, enquanto mantm compatibilidade para programas existentes. Ela permite desenvolver e incorporar grficos 2D de alta qualidade, texto, e imagens facilmente em aplicaes de JAVA e Applets [7-8]. A Figura 2 mostra a interface do software executada no navegador web.

Figura 2. Software visualizado no navegador. O aplicativo permite tambm ao aluno acesso ao contedo terico sobre o eletromagnetismo, podendo ser

Figura 4. Simulador de ondas Eletromagntico. IV. AVALIAO Uma outra funcionalidade deste aplicativo a avaliao de conhecimentos, que possibilidade o usurio realizar uma avaliao objetiva. Isto permite ao aluno testar os conhecimentos adquiridos com a teoria por meio de exemplos e simulaes. Com este intuito, utiliza a metodologia de questes objetivas, de mltipla escolha, onde ao abrir a sesso de avaliao requisitado login e senha do usurio para prosseguir. Aps a autenticao o aluno ser direcionado para uma tela com instrues sobre a prova, na qual, depois de lida as instrues, o aluno pode avanar por entre as questes de cada assunto estudado. Para a atualizao destas questes, o usurio do tipo avanado do sistema, o professor no caso, tem as opes de editar, adicionar e excluir questes e alternativas da avaliao, por fim, sendo armazenado em uma base de dados no servidor. A Figura 4 mostra a tela de autenticao do usurio para que ele prossiga com o processo de avaliao.

Figura 6. Interface da prova objetiva. Ao final desse processo aps o usurio ter respondido a todas as perguntas, uma ultima tela exibe com informaes sobre a avaliao realizada. A Figura 6 mostra a tela de notas do usurio na qual aparece o numero de acertos, de erros, a nota final seguido do conceito e um comentrio para estimular ou advertir o usurio do software quanto ao seu resultado.

Figura 7. Tela de resultado da avaliao. V. CONCLUSO Nesse artigo se apresentou uma ferramenta computacional que serve de complemento para o ensino da teoria e aplicaes do Eletromagnetismo. Com esta finalidade este software representa uma proposta de ferramenta computacional para a educao a distncia (EAD). A disponibilidade do software pode ser permanente para permitir acesso pela Internet e pode, ainda, ser usado em programas especializados como, por exemplo: Teleduc, Modelus ou Moodle [9-10]. Proporcionando maior dinmica entre professor e aluno, e sendo principalmente um sistema de fcil acessibilidade. REFERNCIAS [1] Thais L. T., Obteno dos Coeficientes de Reflexo e Transmisso de Ondas Eletromagnticas em Regies Descontnuas Utilizando os Recursos Computacionais. PA, Belm, Trabalho de Concluso de Curso. (Graduao em Licenciatura Plena em Fsica)

Figura 5. Autenticao do usurio, interface de login e senha. Aps o usurio inserir o login e senha corretamente, so submetidas s questes de mltipla escolha. A Figura 5 apresenta uma pgina do software na qual aparece uma lista de questes de avaliao de mltipla escolha.

Centro Federal de Educao Tecnolgica do ParCEFET-PA. 2004. [2] Ubiraci B. J., Diego, O.L, Ambiente Interativo de Avaliao com Suporte para a Educao a Distncia no Estudo de Ondas Eletromagnticas. PA, Belm, Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Engenharia de Computao) Instituto de Estudos Superiores da Amaznia - IESAM, 2006. [3] Hinostroza, J.E.; Mellar, H. Pedagogy embedded in educational software design: report of a case study, In: Computers & Education, n.37, p.27-40, 2001. [4] Trebien, E.S.E. Software educacional: modelo de desenvolvimento, Unio da Vitria: Face, 2003. [5] Fredric L., ABED, Associao Brasileira de Educao a Distncia, Disponvel em: http://www2.abed.org.br/d_bibliografia.asp, acessado em 14/11/2008. [6] Cacique, A., O Ensino Presencial e Via Internet: Uma Experincia Comparativa em Educao a Distncia. In: VIII Congresso Internacional de Educao Distncia, Braslia, 2007. [7] Sun Microsystems, API Specifications, Disponvel: http://java.sun.com/reference/api/, 6 de novembro, 2008. [8] Deitel , H. M; Deitel P. J., Java Como Programar. 6 ed. So Paulo, Editora Pearson, 2006. [9] Teleduc, Educao a Distncia, Disponvel: http://www.teleduc.org.br/, 20 de novembro de 2008. [10] Moodle, Disponvel: http://moodle.org/, 15 de novembro de 2008.

Вам также может понравиться