Вы находитесь на странице: 1из 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof.

Fernando Pestana Aula 01

AULA 01: Ortografia, Acentuao, Redao Oficial


SUMRIO RESUMIDO 1- Questes do CESPE/UnB 2- Gabarito Comentado PGINA 02 10

Salve, salve, meus alunos inquietos! Como bom saber que vocs esto curtindo o trabalho que venho fazendo com todo o carinho. Fico lisonjeado pelos e-mails. Grato! Parece clich, mas realmente um prazer inenarrvel me dar conta de que vocs esto sendo ajudados a alcanar seu objetivo. E ela, a vaga, vai ser sua!!! A maneira que encontrei de dividir com vocs minha felicidade foi atravs de uma nova aula: a de hoje! E chega de lengalenga, seno minhas lgrimas de emoo vo queimar meu notebook novo. Hoje abordarei Ortografia, Acentuao Grfica e Redao Oficial. Como alguns concursos, o que voc vai fazer tambm cobra em ortografia os fatos da lngua culta (como o uso dos porqus) dentro dos aspectos ortogrficos, logo fique atento! O seu concurso espera que voc, meu aluno, conhea tais tpicos. No falo que voc deve dominar todas as nuanas da ortografia; quanto teoria relacionada a este assunto, pode afrouxar no CESPE/UnB. J sobre acentuao no posso dizer o mesmo. preciso sim que voc conhea as regras. Portanto, a hora de quebrar tudo e de sair da aula de hoje com a conscincia tranquila de que estes assuntos no so problema algum; beleza? Como de costume, vou ser muito cirrgico e didtico para que as dvidas no faam mais parte da sua vida como concurseiro e futuro profissional bem-sucedido. Ah! Vale dizer que o CESPE/UnB ainda no trabalhou questo alguma, tet--tte, testando seus conhecimentos sobre o novo acordo ortogrfico, mas, como diz a propaganda, vai que.... Logo, tecerei comentrios relativos ao novo acordo, beleza? bom dizer que a nova reforma ortogrfica s vai valer vera dia 1 de janeiro de 2013! Fique atento, no entanto! Venha comigo!

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01

Questes do CESPE/UnB
Muitas questes de ortografia, envolvendo emprego de letras, dependem de sua memria visual, e no das regras, pois os gentis homens da banca, s vezes, trabalham diversas palavras que no se enquadram nas regras ortogrficas. Mas, c entre ns, o CESPE/UnB desconsidera questes de ortografia stricto sensu. Isso bom! Realmente tal assunto no motivo de desespero, pois o foco do CESPE no ortografia. Acentuao, Redao Oficial e Fatos da Lngua Culta (como o uso dos porqus) so assuntos at mais frequentes. Fique tranquilo, pois vou pontuar meus comentrios com breves aulas a fim de que no restem dvidas. E no se esquea de que voc deve julgar as questes com CERTO (C) ou ERRADO (E). Beleza? As ltimas questes so as mais recentes! Faa-as!!! Boa resoluo para voc!

CESPE/UnB EBC ADVOCACIA 2011 1- Levando-se em considerao o que est previsto na ortografia oficial vigente, correto afirmar que: o vocbulo txtil (L.2), que segue o padro de flexo do vocbulo pnsil, acentuado tambm na forma plural; obsolescncia (L.12) vocbulo que segue o padro do vocbulo cincia, no que se refere ao emprego de sinal de acentuao; a acentuao grfica do vocbulo dspotas (L.18) tambm empregada quando o vocbulo grafado na forma singular.

CESPE/UnB CORREIOS CARGOS DE NVEL SUPERIOR - 2011 2- As palavras nibus e inviolveis so acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuao grfica. 3- Tendo em vista as normas que regem a redao de correspondncias oficiais, julgue os itens seguintes. O emprego da linguagem tcnica, com a utilizao de termos especficos de determinada rea do conhecimento, deve ser privilegiado em expedientes destinados a rgos pblicos.

CESPE/UnB TJ/ES ANALISTA JUDICIRIO 2011

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 4- Os vocbulos analtica e teramos recebem acento grfico com base na mesma regra de acentuao. 5- Tendo o texto a seguir como referncia inicial, julgue o item seguinte, referente linguagem empregada na correspondncia oficial. A lngua escrita, como a falada, compreende diferentes nveis, de acordo com o uso que dela se faa. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padro de linguagem que incorpore expresses extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurdico, no se h de estranhar a presena do vocabulrio tcnico correspondente. Nos dois casos, h um padro de linguagem que atende ao uso que fazemos da lngua, a finalidade com que a empregamos.
Manual de Redao da Presidncia da Repblica. 2. ed., 2002, p. 5. (com adaptaes).

Em ofcios e memorandos, independentemente da urgncia dos assuntos tratados, mantm-se as exigncias de conciso e clareza da linguagem e de reviso cuidadosa do texto do expediente. CESPE/ UnB TJ/ES CARGOS DE NVEL SUPERIOR 2011 6- Os vocbulos pases e reas so acentuados de acordo com a mesma regra de acentuao grfica.

CESPE/UnB EBC CARGOS DE NVEL SUPERIOR 2011 Texto I

7- No perodo Parece que sim, porque (...) recebero efeitos. (l.11-16), a substituio do ponto final por ponto de interrogao manteria a coerncia do texto, mas, nesse caso, de acordo com a prescrio gramatical, o vocbulo porque deveria ser grafado como por que. Texto II

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01

8- Na linha 26, por que poderia, sem prejuzo para a correo gramatical, ser grafado porque, em razo de estar empregado como conjuno causal, tal como ocorre em mas o mandamento de agir unicamente porque se trata de um dever (L.31-32).

CESPE/UnB PC/ES - AUXILIAR PERCIA MDICO-LEGAL 2011 9- Julgue os itens com referncia correo gramatical A mais recente investida do estado do Rio de Janeiro contra o narcotrfico foi instalao de unidades de polcia pacificadora, as UPPs, em reas que eram dominadas por narcotraficantes. O projeto de reocupar territrios tomados pelo crime basea-se em policiamento permanente, oferta de servios e aes de promoo da cidadania. As favelas das UPPs j inauguraram um novo captulo na historia dos conflitos entre as foras de segurana e o banditismo na cidade. 10- Idem ao acima No h dvida de que o caminho perseverar, ampliar a presena da polcia nas ruas, avanar com as UPPs e ir ao encalso dos responsveis pelos ataques; e no apenas da arraia mida. So imensas, no entanto as dificuldades em superar, desde a carncia de efetivos e recursos policiais extenso e a profundidade que o problema adquiriu. Texto Para piorar esse quadro, h muito desperdcio: cerca de 30% da gua tratada perdida em vazamentos nas ruas do pas s na Grande So Paulo o desperdcio chega a 10 metros cbicos de gua por segundo, o que daria para abastecer cerca de 3 milhes de pessoas diariamente. 11- Mantm-se a correo gramatical do perodo ao se substituir cerca de por acerca de.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01

CESPE/UnB PC/ES - DELEGADO DE POLCIA - 2011 12- Os vocbulos pblico (l.9) e catico (l.12), que foram empregados no texto como adjetivos, obedecem mesma regra de acentuao grfica.

CESPE/UnB PC/ES ESCRIVO DE POLCIA 2011 13- Os vocbulos espcies, difceis e histricas so acentuados de acordo com a mesma regra de acentuao grfica.

CESPE/UnB DPU - 2010 14- Suponha que o general Jos da Rocha seja assessor do Ministro da Defesa. Com relao forma de endereamento que deve constar no envelope de ofcio ao general, assinale a opo correta: a) Excelentssimo Assessor Jos da Rocha; b) Ilustrssimo Senhor General Jos da Rocha; c) A Sua Excelncia o Senhor General Jos da Rocha; d) Eminente Senhor General Jos da Rocha; e) Senhor General Jos da Rocha.

CESPE/UnB TCU - 2010 15- Considerando que a redao de documentos oficiais deve caracterizar-se, segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, pela impessoalidade, uso do padro culto da linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade, julgue o seguinte item, a respeito da elaborao de documentos. O seguinte formato de final de documento est correto para documentos como pareceres, relatrios ou atestados.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01

CESPE/UnB TRT/RN (21R) TCNICO JUDICIRIO 2010 16- A expresso em lugar (Logo descobrimos que a tecnologia, na verdade, nos trazia uma carga maior de atribuies e, em lugar das 8 horas, passamos a trabalhar muito mais. Mas no foi s) poderia ser substituda por em vez, sem prejuzo para o sentido e a clareza do texto. 17- Julgue os itens a seguir, que se referem s normas de redao oficial e da lngua escrita padro. Memorando, ofcio e aviso, expedientes da comunicao oficial que servem ao mesmo propsito funcional, so usados, geralmente, no padro formal denominado padro ofcio, em virtude de poderem adotar a mesma diagramao na distribuio das partes.

CESPE/UnB INSTITUTO RIO BRANCO DIPLOMATA 2010 18- (adaptada) Julgue o item quanto correo gramatical. Todas as lnguas indgenas em terras brasileiras tem menos de 40 mil falantes, sendo que a mais forte, a tikna, falada no alto Solimes, apenas, ultrapassa os 30 mil. O aspecto mais grave que muitas dessas lnguas contam com menos de 1 mil falantes. 19- Julgue o item seguinte, acerca de correspondncias oficiais. A redao da correspondncia oficial deve-se pautar pela correo gramatical e pelo uso de linguagem clara; por isso, palavras incomuns ou desconhecidas devem ser evitadas mesmo quando o redator tem bom domnio da lngua portuguesa.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 CESPE/UnB MPU TCNICO ADMINISTRATIVO 2010 20- (adaptada) Julgue o item a seguir quanto correo gramatical. Visto apenas pelo ngulo econmico, o problema da explorao da mo de obra infantil, ao mesmo tempo reflexo e impeclio para o desenvolvimento. Quando crianas e adolescentes deixam de estudar para entrar precocemente no mercado de trabalho, trocam um futuro mais promissor pelo ganho imediato.

CESPE/UnB ANEEL CARGOS DE NVEL SUPERIOR 2010 21- O sentido da expresso "mal das pernas" (l.19-20), caracterstica da oralidade, seria prejudicado caso se substitusse "mal" por mau. 22- Considerando a redao de correspondncias oficiais, julgue o item a seguir. A impessoalidade que deve caracterizar a redao oficial percebida, entre outros aspectos, no tratamento que dado ao destinatrio, o qual deve ser sempre concebido como homogneo e impessoal, seja ele um cidado ou um rgo pblico. 23- O fecho das comunicaes obrigatrio em qualquer tipo de documento oficial e restringe-se a apenas dois: Respeitosamente e Atenciosamente, a depender da relao hierrquica existente entre o remetente e o destinatrio.

CESPE/UnB DETRAN/DF - 2009 24- A respeito da redao de expediente, julgue o prximo item. Em ofcio dirigido a uma senadora e cujo signatrio seja um diretor de um rgo pblico, devero ser empregados o vocativo "Senhora Senadora," e o pronome de tratamento "Vossa Excelncia", devendo estar flexionados no feminino os adjetivos que se refiram destinatria, como se verifica no seguinte enunciado: "Vossa Excelncia ficar satisfeita ao saber que foi indicada para presidir a sesso."

CESPE/UnB MEC AGENTE ADMINISTRATIVO 2009

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 25- Na indagao da linha 1, aparece a expresso "por que". Na resposta, a expresso correta seria porque, como aparece a seguir: Algumas pessoas tm mais dinheiro do que outras porque sabem como aumentar sua riqueza.

CESPE/UnB - INSS - 2008 26- Caso uma servidora pblica aposentada pretenda ingressar com requerimento de reviso de processo de sua aposentadoria no departamento de recursos humanos do rgo em que trabalhou e, por estar impossibilitada de faz-lo pessoalmente, queira nomear pessoa de sua confiana para represent-la, junto quele departamento, nos atos que se faam necessrios referida solicitao, a servidora dever redigir uma declarao, nomeando uma pessoa escolhida, para que esta possa represent-la nos citados atos.

CESPE/UnB INSTITUTO RIO BRANCO DIPLOMATA - 2008 27- As palavras lderes, emprstimo, Econmico e pblicas recebem acento grfico com base na mesma justificativa gramatical.

CESPE/UnB BB ESCRITURRIO 2008

28- O acento circunflexo em "pde" (L.5) indica que, alm de a pronncia da vogal ser fechada, como em ovo, por exemplo, o verbo est no pretrito, o que, por sua vez, indica que o fim da dvida externa foi decretado.

CESPE/UnB ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR 2008 29- Julgue o item a seguir levando em conta a correo gramatical: Portanto, ao se iniciar a nova dcada, o ambiente que se formula e gerencia a poltica de comrcio exterior brasileira radicalmente diverso daquele que vigiu poca em que a CACEX atuava como superagncia nessa rea. A institucionalidade da poltica distanciou-se do modelo CACEX, mas pouco ntido o modelo desejvel e adequado aos novos condicionantes e objetivos.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 CESPE/UnB TCU ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO 2007

30- A retirada do acento circunflexo na forma verbal "vm" (L.7) provoca incorreo gramatical no texto porque o sujeito a que essa forma verbal se refere tem dois ncleos: "compreenso" (L.7) e "necessidade" (L.9).

CESPE/UnB INSTITUTO RIO BRANCO DIPLOMATA 2007 31- O emprego de acento grfico na forma verbal "crem" (l.2) atende mesma regra que determina a acentuao grfica das seguintes formas verbais flexionadas no plural: tm, vem, vm e dem.

CESPE/UnB TJ/SE TIT. SERV. NOTAS E REGISTROS 2006 32- Os seguintes vocbulos do texto so acentuados devido mesma regra: Imobilirio, Colgio, seminrios, notrios e rea.

CESPE/UnB DATAPREV ANALISTA TEC. INFORMAO 2006 33- As palavras contedos e inteis so acentuadas com base na mesma regra de acentuao grfica. CESPE/UnB MPE/PI ANALISTA MINISTERIAL 2012 34- De acordo com a ortografia oficial vigente, o vocbulo rgos segue a mesma regra de acentuao que o vocbulo ltimos. CESPE/UnB TCDF AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO 2012 35- Na linha 13 (... no conheciam outro limite seno seu prprio poder), a substituio do vocbulo seno por se no, embora gramaticalmente correta, prejudicaria o sentido do texto. CESPE/UnB POLCIA FEDERAL AGENTE 2012

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 Com relao ao formato e linguagem das comunicaes oficiais, julgue os itens que se seguem com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica. 36- A exposio de motivos de carter meramente informativo deve apresentar, na introduo, no desenvolvimento e na concluso, a sugesto de adoo de uma medida ou de edio de um ato normativo, alm do problema inicial que justifique a proposta indicada. 37- A estrutura do telegrama e da mensagem por correio eletrnico de carter oficial flexvel. 38- As comunicaes oficiais emitidas pelo presidente da Repblica, por chefes de poderes e por ministros de Estado devem apresentar ao final, alm do nome da pessoa que as expede, o cargo ocupado por ela. 39- O referido manual estabelece o emprego de dois fechos para comunicaes oficiais: Respeitosamente, para autoridades superiores; e Atenciosamente, para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior. Tal regra, no entanto, no aplicvel a comunicaes dirigidas a autoridades estrangeiras. 40- A menos que o expediente seja de mero encaminhamento de documentos, o texto de comunicaes como aviso, ofcio e memorando, que seguem o padro ofcio, deve conter trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso.

Gabarito Comentado
CESPE/UnB EBC ADVOCACIA 2011 1GABARITO: C. As palavras txtil (tx-til) e pnsil (pn-sil) so paroxtonas terminadas em -l, por isso o acento obrigatrio. Se forem ao plural, continuaro sendo acentuadas obrigatoriamente, pois sero terminadas em ditongo, seguido de desinncia de plural -s: tx-teis e pn-seis. Talvez esta questo gerasse certa dificuldade envolvendo a forma plural de pnsil, certo? Moleza! Os substantivos oxtonos terminados em -il, recebem um -s no lugar do -l; os substantivos paroxtonos terminados em -il recebem a terminao -eis no lugar de -il. Ou seja, barril > barris; fssil > fsseis. Safo?

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 As palavras obsolescncia (ob-so-les-cn-cia) e cincia (ci-n-cia) so paroxtonas terminadas em ditongo, logo obrigatoriamente acentuadas. Tanto em dspotas (ds-po-tas) como em dspota, o acento obrigatrio, pois a palavra proparoxtona (antepenltima slaba tnica); independente de estar ou no no plural, nada muda quanto ao uso do acento. Tenha agora uma breve aula sobre o assunto: Vamos s principais regras:

Monosslabas tnicas Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s). Ex.: l(s), p(s), s(s)...
- Monosslabas tonas no so acentuadas, pois no apresentam autonomia fontica e porque se apoiam em uma palavra. Geralmente apresentam modificao prosdica dos fonemas: Ex.: O (=U) garoto veio de (=di) carro. So elas: artigo (o, a, os, as, um, uns), pronome oblquo tono (o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas, me, te, se, nos, vos, lhe, lhes e combinaes), pronome relativo (que), preposio (a, com, de, em, por, sem, sob e contraes), conjuno (e, nem, mas, ou, que, se), advrbio (no, antes do verbo) e formas de tratamento (dom, frei, so e seu).

Quando se vai acentuar uma palavra de acordo com a regra especfica, ignoram-se os pronomes oblquos tonos, ou seja, no so contados como slaba sendo a palavra monosslaba ou no. Ex.: d-lo, compr-las, mantm-no, constitu-los...

Proparoxtonas Todas so acentuadas na antepenltima slaba tnica. Ex.: fsforo, mscara, znite, libi...

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 Paroxtonas Acentuam-se, na penltima slaba tnica, as terminadas em ditongo (seguido ou no de s), em tritongo, em -(s) e qualquer outra terminao (l, n, um, r, ns, x, i, s, us, ps), exceto -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens). Ex.: histria, cries, rgo, rf, ms, guam, enxguem, fcil, hfen (mas hifens), lbum, carter, prtons, trax, jri, lpis, vrus, frceps...
Obs.: Verbos terminados em ditongo am no so acentuadas; ex.: cantam, mexam... Obs.: No se acentuam prefixos paroxtonos terminados em i ou r (exceto quando substantivados; ex.: -hiper (o hper), -mini (a mni)...)

Oxtonas Acentuam-se, na ltima slaba tnica, as terminadas em -a(s), -e(s), o(s), -em(-ens) Ex.: sof(s), fil(s), bong(s), vintm(ns)...

CESPE/UnB CORREIOS CARGOS DE NVEL SUPERIOR - 2011 2GABARITO: E. As palavras no so acentuadas pela mesma regra. A palavra nibus (-ni-bus) proparoxtona. Todas as proparoxtonas so acentuadas sempre! J inviolveis paroxtona terminada em ditongo (in-vi-o-l-veis). O -s s uma desinncia de plural. 3GABARITO: E. A finalidade principal dos expedientes oficiais informar com clareza e objetividade. Isso porque as comunicaes que partem dos rgos pblicos devem ser compreendidas por todo e qualquer cidado brasileiro. Ento, devemos evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos, pois um texto marcado por expresses de circulao restrita, como a gria, os regionalismos vocabulares ou o jargo tcnico, por exemplo, tem sua compreenso dificultada.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 CESPE/UnB TJ/ES ANALISTA JUDICIRIO 2011 4GABARITO: C. Ambas as palavras so proparoxtonas (a-na-l-ti-ca e te-r-a-mos), logo so obrigatoriamente acentuadas!
5-

GABARITO: C. As correspondncias oficiais, tais como ofcios e memorandos, devem obedincia s caractersticas de redao oficial, sobretudo no que se refere conciso e clareza. Para atingi-las, o redator deve revisar cuidadosamente o texto. A autoridade que os expede no pode se valer da justificativa de urgncia para no rev-lo ou para empregar uma linguagem prolixa e obscura.

CESPE/ UnB TJ/ES CARGOS DE NVEL SUPERIOR 2011 6GABARITO: E. O vocbulo pases (pa--ses) acentuado pela regra do hiato. J o vocbulo reas (-reas) acentuado pela regra das paroxtonas terminadas em ditongo. Lembra-se da regra dos hiatos? Leia, ento, a breve aula: Regra dos hiatos tnicos em I e U (seguidos ou no de S) Ex.: sa--de, sa--da, ba-la-s-tre, fa-s-ca... (sem acento: raiz, Raul...)
- os hiatos em i, seguidos de nh na slaba seguinte, no devero ser acentuados: ra-inha, ta-bu-i-nha... - quando se repete o i ou o u, no h necessidade de acentuar (salvo os proparoxtonos): xi-i-ta, va-di-i-ce, su-cu-u-ba... (i--di-che, fri-s-si-mo, du-n-vi-ro...) - depois de ditongos decrescentes, nas palavras oxtonas, o i e o u so acentuados: Pi-au-, tui-ui-...

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01


A NOVA REFORMA ORTOGRFICA informa que, nas palavras paroxtonas, o i e o u depois de ditongo decrescente no recebem mais acento: feira > feiura; bocaiva > bocaiuva; Saupe > Sauipe... No h problema, porm, se o ditongo for crescente: Guara, Guaba...

CESPE/UnB EBC CARGOS DE NVEL SUPERIOR 2011 7GABARITO: E. Cuidado com as expresses por que, porque, por qu e porqu!!! Cada uma tem sua caracterstica peculiar. Veja as diferenas: A forma por que pode ser uma locuo adverbial interrogativa de causa quando equivale a por qual razo/motivo. Pode aparecer em frases interrogativas diretas ou indiretas. Ex.: Por que voc fez isso? Juro que eu no sei por que eu fiz. A forma por que pode ser apenas a combinao da preposio por + o pronome indefinido que , equivalendo a por qual. Ex.: Comeo a entender por que motivo voc fez isso. A forma por que tambm pode ser a combinao da preposio por + o pronome relativo que, equivalendo a pelo qual (e variaes). Ex.: O motivo por que voc fez isso no mais obscuro. A forma porque pode ser uma conjuno explicativa, causal (equivalendo a pois) ou final (equivalendo a para que). Pode aparecer em frases interrogativas ou afirmativas. Ex.: Voc fez isso porque (pois) queria dinheiro, no ? S fiz isso porque quis e porque (para que) conseguisse dar-me bem. A forma por qu pode ser usada em fim de orao (antes de pausa), antes de perodo ou isolada. Ex.: Agora voc soube por qu, certo? Sem seu esclarecimento, nunca entenderia por qu. Por qu? Sua vida muito complicada. A forma porqu um substantivo e vem comumente acompanhada de um determinante (artigo, pronome, numeral ou adjetivo). Pode variar.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 Ex.: Preciso que voc me explique pelo menos mais dois porqus, ok? S vou dar este porqu a voc. No caso da questo, no h motivo para usarmos por que se a frase virar interrogativa, pois a expresso porque ainda assim continuaria sendo explicativa, equivalendo a pois. Ou seja, a frase pode ser interrogativa e, ainda assim, podemos usar porque (junto, sem acento). Ok? Veja:

pois as

?
No entanto, o enunciado da questo diz que, com a mudana do ponto final pelo ponto interrogativo, haver a manuteno da coerncia do texto. Discordo, pois a indagao Parece que sim, pois as descobertas cientficas... interessam s pessoas...? sugere uma dvida no discurso. Sem ponto de interrogao, indica certeza. H sim, portanto, mudana de sentido, logo alterao na coerncia textual. Questo bastante complexa, em que se misturaram conceitos de fatos da lngua culta com pontuao e coerncia textual. 8GABARITO: E. A expresso por que no pode ser substituda por porque uma vez que a primeira equivale a pela qual, o que to somente cabe ao contexto apresentado. Veja: Da a razo pela qual, segundo o filsofo.... Safo? Na segunda ocorrncia (linha 31), deve-se usar to somente porque visto que equivale a pois, tendo valor causal ou explicativo.

CESPE/UnB PC/ES - AUXILIAR PERCIA MDICO-LEGAL 2011 9GABARITO: E. O erro est na forma verbal basea-se; deveria ser baseia-se, com i. Isso ocorre porque os verbos terminados em EAR e IAR tm uma forma peculiar de grafia no momento em que so conjugados. Veja mais:

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 Verbos terminados em EAR e IAR No presente do indicativo e do subjuntivo de todos os verbos terminados em EAR, como PENTEAR, acrescenta-se a letra I depois da E, exceto na 1 pessoa do plural e 2 pessoa do plural: Eu penteio, Tu penteias, Ele penteia, Ns penteamos, Vs penteais, Eles penteiam (presente do indicativo); Que... eu penteie, tu penteies, ele penteie, ns penteemos, vs penteeis, eles penteiem (presente do subjuntivo). No imperativo afirmativo e negativo, respectivamente: penteia (tu), penteie (voc), penteemos (ns), penteai (vs), penteiem (vocs); no penteies (tu), no penteie (voc), no penteemos (ns), no penteeis (vs), no penteiem (vocs). No presente do indicativo e do subjuntivo dos verbos Mediar, Ansiar, Remediar, Incendiar/Intermediar e Odiar (MARIO), a conjugao se d com uma ditongao atravs da letra E antes do I em todas as formas, exceto na 1 pessoa do plural e 2 pessoa do plural; veja na prtica: Eu odeio, Tu odeias, Ele odeia, Ns odiamos, Vs odiais, Eles odeiam (presente do indicativo). Que... eu odeie, tu odeies, ele odeie, ns odiemos, vs odieis, eles odeiem (presente do subjuntivo). No imperativo afirmativo e no negativo, respectivamente: odeia (tu), odeie (voc), Odiemos (ns), Odieis (vs), odeiem (vocs); no odeies (tu), no odeie (voc), no odiemos (ns), no odieis (vs), no odeiem (vocs). Excetuando MARIO, todos os outros verbos terminados em IAR se conjugam segundo este paradigma (modelo) do verbo Negociar, por exemplo: eu negocio, tu negocias, ele negocia, ns negociamos, vs negociais, eles negociam. Percebe que o radical se manteve inalterado (NEGOCI-)? 10GABARITO: E. A palavra encalso no existe; a grafia correta encalo, com ; derivado regressivo de encalar. Da o uso do . 11GABARITO: E. As expresses (a) cerca de, acerca de e h cerca de tem suas particularidades. Veja por que no seria possvel substituir uma por outra: Acerca de / H cerca de / (A) cerca de A primeira forma equivale a sobre (assunto); a segunda indica nmero aproximado ou tempo decorrido aproximado; a terceira indica distncia, tempo futuro ou quantidade aproximada.
Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 Ex.: Falamos acerca de futebol. H cerca de uns anos venho estudando. H cerca de vinte alunos em sala. Estou (a) cerca de um ms para a prova.

CESPE/UnB PC/ES - DELEGADO DE POLCIA - 2011 12GABARITO: C. Ambas as palavras proparoxtonas! so obrigatoriamente acentuadas por serem

CESPE/UnB PC/ES ESCRIVO DE POLCIA 2011 13GABARITO: E. Os primeiros vocbulos (es-p-cies / di-f-ceis) so acentuados por serem paroxtonos terminados em ditongo. J histricas acentuada por ser proparoxtona. CESPE/UnB DPU - 2010 14GABARITO: C. Achei interessante abord-la, apesar de ser questo objetiva. Oficiais-generais das Foras Armadas devem ser tratados por Vossa Excelncia. No envelope, o endereamento das comunicaes dirigidas a essas autoridades ter a seguinte forma: A Sua Excelncia o Senhor General Jos da Rocha Vale frisar que, segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, o emprego do superlativo ilustrssimo fica dispensado para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.

CESPE/UnB TCU - 2010

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 15GABARITO: E. Os documentos relacionados no item devem trazer, alm do local, da data, e da assinatura e o nome do emitente, a funo/cargo da autoridade que os expede.

CESPE/UnB TRT/RN (21R) TCNICO JUDICIRIO 2010 16GABARITO: C. Esta questo tratava de mais um fato da lngua culta. A expresso ao invs de usada com formas antnimas na frase em que aparece, equivalendo a ao contrrio de/em oposio a; j em vez de equivale a no lugar de. Ex.: Em vez de estudar para a prova do TSE, estudou para a do AFT. Ao invs de descer o 2 piso para sair do shopping, decidiu subir para o 4 piso e assistir a um filme. Portanto, neste contexto, como no h ideia de oposio, a substituio de no lugar de por em vez de estaria correta. 17GABARITO: E. Memorando, ofcio e aviso podem adotar o padro ofcio em sua elaborao. Entretanto, o propsito funcional diferente: aviso e ofcio tm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos rgos da Administrao Pblica entre si e, no caso do ofcio, tambm com particulares (comunicao externa), ao passo que o memorando pode ser empregado com a finalidade meramente administrativa ou para expor projetos, ideias, diretrizes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicao eminentemente interna.

CESPE/UnB INSTITUTO RIO BRANCO DIPLOMATA 2010 18GABARITO: E. O verbo ter deveria ficar com acento circunflexo (tm) uma vez que est na 3 pessoa do plural. Lembrou-se da regra dos verbos VIR e TER na 3 pessoa do plural? Basta ver o ncleo do sujeito: Todas as lnguas indgenas em terras brasileiras. Logo o trecho deveria ser reescrito para

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 se adequar norma culta escrita: Todas as lnguas indgenas em terras brasileiras tm menos de 40 mil falantes.... Tranquilinha, no? 19GABARITO: C. Novamente, a banca explorou o carter impessoal dos textos oficiais, cuja finalidade informar com o mximo de clareza e conciso, com uso do padro culto da lngua. Porm, importante evitar o emprego de uma linguagem restrita a determinados grupos, a fim de que todo e qualquer cidado brasileiro possa entender o que est escrito nos documentos oficiais.

CESPE/UnB MPU TCNICO ADMINISTRATIVO 2010 20GABARITO: E. H um erro de ortografia gritante neste trecho. Espero que voc tenha percebido. No existe impeclio. A palavra empecilho. Eu sei que existem muitas palavras que podem gerar dvidas, por isso vamos ler mais!!! Eis algumas palavras que normalmente geram dvidas: Aterrissar, Autpsia, Beneficente, Concesso, Cabeleireiro, Contemporaneidade, Digladiar, Diabete, Empecilho, Exceo, Estupro, Engajado, xito, Fugaz, Frustrado, Hesitar, Iseno, Intitular, Ibero, nterim, Meteorologia, Misto, Ojeriza, Pichao, Prazerosamente, Pechincha, Privilgio, Pretenso, Pesquisar, Superstio, Rubrica, Recorde, Repercusso, Vestgio...

CESPE/UnB ANEEL CARGOS DE NVEL SUPERIOR 2010 21GABARITO: C. Tomara que voc no tenha vacilado com o seguinte raciocnio, em cima daquele bizu (mal = bem / mau = bom): MAU das pernas tem como antnimo BOM das pernas. MAL das pernas tem como antnimo BEM das pernas. Logo... podemos substituir mal das pernas por mau das pernas, porque supostamente encontra equivalncia com bom das pernas. O problema

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 que a expresso idiomtica mal das pernas fixa; no encontra equivalente na lngua oral a expresso mau das pernas. 22GABARITO: C. Conforme vimos, o Manual de Redao da Presidncia da Repblica no admite o emprego de impresses pessoais, como, por exemplo, aquelas utilizadas em uma carta destinada a um amigo, ou em um artigo de jornal, ou mesmo em um texto literrio. O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos nas comunicaes oficiais surge, dentre outros fatores, da impessoalidade de quem recebe a comunicao. Esta, por sua vez, pode ser dirigida a um cidado, sempre concebido como pblico, ou a outro rgo pblico. Independentemente dessas possibilidades, sempre haver um destinatrio concebido de forma homognea e impessoal.

23GABARITO: E. A afirmao do item incorreta, pois ficam excludos dessa frmula o emprego dos fechos Respeitosamente, quando se tratar de autoridades superiores, inclusive o Presidente da Repblica, e Atenciosamente, para autoridades de mesma hierarquia ou hierarquia inferior as comunicaes dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradio prprios, devidamente disciplinados no Manual de Redao do Ministrio das Relaes Exteriores.

CESPE/UnB DETRAN/DF - 2009 24GABARITO: C. Segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, os Senadores devem ser tratados como Vossa Excelncia, tendo como vocativo Senhor(a), seguido do respectivo cargo: Senhor(a) Senador(a). Com relao aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gnero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e no com o substantivo que compe a locuo. Logo, correta a redao "Vossa Excelncia ficar satisfeita ao saber que foi indicada para presidir a sesso".

CESPE/UnB MEC AGENTE ADMINISTRATIVO 2009 25Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 GABARITO: C. Levando em conta que porque pode ser substitudo por pois, a substituio procede perfeitamente.

CESPE/UnB - INSS - 2008 26GABARITO: E. O expediente conhecido como declarao documenta uma informao prestada por autoridade ou particular. No se enquadra na questoproblema descrita acima. Para transferir poderes a outrem com uma determinada finalidade, a servidora pblica aposentada deve redigir uma procurao.

CESPE/UnB INSTITUTO RIO BRANCO DIPLOMATA - 2008 27GABARITO: C. Todas as palavras recebem acento grfico proparoxtonas. obrigatrio por serem

CESPE/UnB BB ESCRITURRIO 2008 28GABARITO: C. As formas verbais pode (presente do indicativo) e pde (pretrito perfeito do indicativo) se opem pelo uso do acento circunflexo diferencial. Isso no mudou na nova reforma ortogrfica. Veja mais sobre acentos diferenciais: Acentos diferenciais Servem para marcar algumas distines de classe gramatical e sentido. Segundo o Guia Reforma Ortogrfica Melhoramentos, de Douglas Tufano, no se usa mais o acento que diferenciava os seguintes pares: Pra (verbo) / Para (preposio) Ele sempre para para assistir aos jogos do Flamengo.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 Pla (verbo) / Pela (preposio) Ela pela as axilas s pela sexta-feira. Plo (substantivo) / Pelo (contrao da preposio) Os pelos eriados do gato costumam passar pelo p do dono. Plo (substantivo) / Polo (arcasmo de plo) Os polos norte e sul so meras abstraes espaciais. Pra (substantivo) / Pera (preposio arcaica + artigo) Pera uma fruta sem graa.

- Permanece o acento diferencial em pde/pode. Pde a forma do passado do verbo poder (pretrito perfeito do indicativo), na 3. pessoa do singular. Pode a forma do presente do indicativo, na 3. pessoa do singular. Ex.: Ontem ele no pde sair mais cedo, mas hoje ele pode. - Permanece o acento diferencial em pr/por. Pr verbo. Por preposio. Ex.: Vou pr o livro na estante que foi feita por mim. - facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/frma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Ex.: Qual a forma da frma do bolo? - No se usa mais o acento agudo no u tnico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo do verbo arguir. O mesmo vale para o seu composto redarguir. De acordo com a antiga ortografia, a escrita era assim: argis, argi, argem... - H uma variao na pronncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinqir, etc. Esses verbos admitem duas pronncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e tambm do imperativo. Veja: a) se forem pronunciadas com a ou i tnicos, essas formas devem ser acentuadas. Enxaguar: enxguo, enxguas, enxgua, enxguam; enxgue, enxgues, enxguem. Delinquir: delnquo, delnques, delnque, delnquem; delnqua, delnquas, delnquam. b) se forem pronunciadas com u tnico, essas formas deixam de ser acentuadas.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01


Enxaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam; enxague, enxagues, enxaguem. Delinquir: delinquo, delinques, delinque, delinquem; delinqua, delinquas, delinquam. Ateno: no Brasil, a pronncia mais corrente a primeira, aquela com a e i tnicos.

CESPE/UnB ANALISTA DE COMRCIO EXTERIOR 2008 29GABARITO: E. O verbo viger est conjugado errado. Houve um erro em sua grafia. No pretrito perfeito do indicativo, esse verbo conjugado assim: eu vigi, tu vigeste, ele vigeu, ns vigemos, vs vigestes, eles vigeram. Portanto, o texto deveria ser reescrito com a forma vigeu em vez de vigiu.

CESPE/UnB TCU ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO 2007 30GABARITO: E. Bastante interessante esta questo, pois so trabalhados os conhecimentos de concordncia do sujeito composto deslocado e acentuao grfica do verbo VIR, o qual, na 3 pessoa do plural, recebe acento circunflexo (o mesmo ocorre com o verbo TER). A regra de concordncia do sujeito composto diz o seguinte: quando o sujeito composto vier posposto ao verbo, este pode concordar com o ncleo mais prximo do sujeito composto. Sendo assim, se retirssemos o acento circunflexo da forma vm (na 3 pessoa do plural, usa-se tal acento), no haveria erro, pois o verbo poderia ficar no singular concordando com o ncleo mais prximo (compreenso). Breve aula sobre VIR e TER: De acordo com a nova reforma ortogrfica, permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.). Ele tem dois carros. / Eles tm dois carros. Ele vem de Sorocaba. / Eles vm de Sorocaba. Ele mantm a palavra. / Eles mantm a palavra.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 Ele intervm em todas as aulas. / Eles intervm em todas as aulas.

CESPE/UnB INSTITUTO RIO BRANCO DIPLOMATA 2007 31GABARITO: E. Em 2007, no havia nova reforma ortogrfica, portanto os verbos crer, dar, ler, ver recebiam acento circunflexo na 3 pessoa do plural, quando o e duplicava (crem, dem, lem, vem). O erro na questo est em dizer que tm e vm esto de acordo com esta regra. Como j vimos, os verbos vir e ter, na 3 pessoa do plural recebem acento circunflexo para diferenciar das formas singulares, que no recebem acento. Conforme o novo acordo ortogrfico da lngua portuguesa, h uma nova regra para os encontros oo e eem. Veja: Regra dos encontros oo e eem (crer, dar, ler, ver (e derivados)) Acentua-se com acento circunflexo o primeiro o e e desses encontros voclicos. Ex.: en-j-o, v-o, an-te-v-em, l-em, cr-em, d-em...

A NOVA REFORMA ORTOGRFICA informa que o acento na primeira vogal destes hiatos foi abolido: vo-o, a-ben-o-o, re-le-em, pre-ve-em...

CESPE/UnB TJ/SE TIT. SERV. NOTAS E REGISTROS 2006 32GABARITO: C. Todas as palavras so acentuadas por serem paroxtonas terminadas em ditongo: i-mo-bi-li--rio / Co-l-gio / se-mi-n-rios / no-t-rios / -rea. Ignore a desinncia de plural (s) e aplique a regra das paroxtonas terminadas em ditongo. P! Pum!

CESPE/UnB DATAPREV ANALISTA TEC. INFORMAO 2006 33GABARITO: E.

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 Apesar de ambas as palavras serem paroxtonas (penltima slaba tnica: con-te--dos / i-n-teis), s a segunda acentuada de acordo com a regra das paroxtonas terminadas em ditongo. A primeira (contedos) se acentua pela regra dos hiatos. Lembra? Para ser bem redundante, vou repetir de novo (rs): Regra dos hiatos tnicos em I e U (seguidos ou no de S) Ex.: sa--de, sa--da, ba-la-s-tre, fa-s-ca... (sem acento: raiz, Raul...)
- os hiatos em i, seguidos de nh na slaba seguinte, no devero ser acentuados: ra-inha, ta-bu-i-nha... - quando se repete o i ou o u, no h necessidade de acentuar (salvo os proparoxtonos): xi-i-ta, va-di-i-ce, su-cu-u-ba... (i--di-che, fri-s-si-mo, du-n-vi-ro...) - depois de ditongos decrescentes, nas palavras oxtonas, o i e o u so acentuados: Pi-au-, tui-ui-...

A NOVA REFORMA ORTOGRFICA informa que, nas palavras paroxtonas, o i e o u depois de ditongo decrescente no recebem mais acento: feira > feiura; bocaiva > bocaiuva; Saupe > Sauipe... No h problema, porm, se o ditongo for crescente: Guara, Guaba...

CESPE/UnB MPE/PI ANALISTA MINISTERIAL 2012 34GABARITO: E. A palavra rgos paroxtona terminada em ditongo decrescente. A palavra ltimos proparoxtona. Logo, no seguem a mesma regra de acentuao.

CESPE/UnB TCDF AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO 2012 35GABARITO: E. S o vocbulo seno indica a no ser. A expresso se no no pode substituir seno, pois equivale a caso no. S que isso nem to relevante para que o gabarito seja marcado como errado. O fato que a

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 substituio de um termo por outro no est gramaticalmente correto, uma vez que o se de se no uma conjuno, que, como tal, liga oraes. S que o contexto no indica ligao entre oraes, portanto h um mau uso na substituio de seno por se no. CESPE/UnB POLCIA FEDERAL AGENTE 2012 36GABARITO: E A exposio de motivos tem duas caractersticas: ela pode versar sobre prestao de contas ou proposio de projetos. sempre dirigida a aula autoridade administrativa superior. Por isso, seu fecho ser sempre Respeitosamente. 37GABARITO: C Elementos formais, como espaamento, fonte etc. so dispensveis nas correspondncias eletrnicas. Mas a correo gramatical deve ser mantida e tais correspondncias s tm valor oficial se houver uma certificao eletrnica para tal. 38GABARITO: E O Presidente da Repblica precisa assinar o expediente. Mas ele no precisa preencher seu nome e cargo. 39GABARITO: C Ficam excludas dessa frmula as comunicaes dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradio prprios, devidamente disciplinados no Manual de Redao do Ministrio das Relaes Exteriores. 40GABARITO: C. Esse um padro de textos em geral. Risvel! ---------------------------------------------------------------------------------Lamento que no tenha encontrado tantas questes recentes de ortografia para comentar. No entanto, isso bom! Bom?! Como assim, Pestana? bom, porque ficamos sabendo que ortografia no a menina dos olhos do CESPE. Portanto, no fique decorando aquelas mil regrinhas; no obstante, decore as regras de acentuao grfica. Sobre
Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 27

Lngua Portuguesa Questes comentadas do CESPE/UnB Prof. Fernando Pestana Aula 01 Redao Oficial, tentei abordar aquilo que frequente na sua prova. H grandes chances de voc no se surpreender com questo alguma relativa ao assunto de hoje! Show? Felicidades! Pestana
fernandopest@yahoo.com.br ou fernandopestana@estrategiaconcursos.com.br

Prof. Fernando Pestana

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 27

Вам также может понравиться