Вы находитесь на странице: 1из 4

10 PECADOS MORTAIS DE UMA NARRATIVA Os 10 Pecados Mortais de uma Narrativa

Sempre que acabamos de escrever um texto narrativo, l vem a mesma pergunta nos atormentando: ser que ficou bom? Ao recebermos de volta nossa redao corrigida, vemos que falhamos em alguns aspectos, que poderamos evitar alguns erros. Este artigo foi escrito pensando nisso: como evitar os "pecados" mais freqentes da narrativa? Pois bem, vamos dividir os tais "pecados" em dez tipos mais freqentes e tentar no comet-los.

1. Uso e mau uso das palavras Voc sabe muito bem que as palavras funcionam como matria-prima para a construo de qualquer texto. No entanto, elas tambm so como uma faca de dois gumes, fique atento. Um defeito que um bom texto jamais dever apresentar a repetio de palavras sem fins estilsticos. Claro que no estamos falando de repeties intencionais como as anforas, por exemplo, mas daquele tipo que desgasta a narrativa e empobrece, inclusive, seus significados. Veja o exemplo: "A menina esteve sentada ali durante toda a tarde. Coitada da menina, no sabia que a consulta duraria tanto e que sua me ficaria, ento, preocupada. A menina pediu para telefonar e falou com a me, explicando-lhe a demora."

Dica: procure substituir os nomes por pronomes quando perceber que voc repetiu muito a mesma palavra.

2. Uso de clichs Nada mais devastador do que o clich, entendendo-se como clich as repeties de expresses, idias ou palavras que, pelo uso constante e popularizado, nada mais significam. Exclua de sua redao narrativa as expresses: "lindo dia de sol", "abrao cheio de emoo", "beijo doce", "ao pr-do-sol", "faces rosadas", "inocente criana", "Num belo domingo de Primavera...", "famlia unida", "uma grande salva de palmas", "paixo intensa".

Estes so apenas alguns exemplos, claro. E depende da sensibilidade de cada um para captar os desgastes que as palavras e expresses possuem.

3. Falta de coerncia interna Outro aspecto tambm muito desgastante: levando-se em conta que uma narrativa uma sucesso de acontecimentos que ocorrem em tempo e espao determinados, que envolvem aes feitas e recebidas pelas personagens, interessante que jamais percamos a coerncia interna. Precisamos ter ateno na construo do texto narrativo, a fim de que ele, que como se fosse um tapete num tear, no perca suas qualidades de completude. Deixar pelo caminho situaes mal desenvolvidas, circunstncias mal nomeadas ou esclarecidas do sempre a idia de desateno, pressa ou falta de cuidado com a tessitura do texto. Ele deve sempre parecer um todo verossmil, capaz de convencer quem o leia. Imitao da vida ou ultra-realidade, o texto no pode, a no ser por escolha do autor, como estilo, parecer frgil em alguns aspectos, sem resistncia de continuidade. Mesmo que o tempo seja "cortado" e nele se insiram os flashback, no permita que ele se fragmente e esses fragmentos esgarcem a compreenso do que voc imprimiu sua histria. Dica: lembre-se de que a narrativa como uma vida, um trecho dela: h circunstncias que, se retiradas, fazem-na tornar-se = incompleta ou superficial.

4. Ausncia de caractersticas das personagens Quando construmos a personagem ou personagens, sabemos que elas devem parecer verdadeiras, criaturas assemelhadas que so aos humanos. Mesmo numa fbula ou num aplogo, em que animais ou coisas so personificados, h uma tendncia de caracteriz-las como criaturas do mundo real. Uma personagem, sobretudo a protagonista, deve ter traos fortes, tpicos, particulares. Se voc cri-las sem caractersticas especficas, no h como ressaltar- lhe os atos e tom-los significativos na seqncia da narrao. Dica: uma boa personagem tem um cacoete qualquer; uma cor de olhos, tiques, manias, gestos (passar a mo no cabelo, estalar os dedos ou balanar a cabea de um lado para o outro.)

5. Ausncia de caractersticas espaciais Outro problema que muito complicado para quem escreve a caracterizao do espao onde ocorrem as aes. Muitas vezes, ele sequer existe, como no trecho abaixo:

"Enquanto l fora chovia intensamente, as crianas pulavam aos berros sobre o sof da sala." Quando o corretor l isso, sem mais nenhuma indicao posterior, o que pode imaginar um sof no meio do nada e trs crianas pulando sobre ele... uma janela dependurada e l fora a chuva intensa... Este aspecto to importante que, freqentemente, revela estados de esprito, caractersticas psicolgicas e intelectuais das personagens. Dica: no seja excessivamente minucioso, aborde aspectos. Por exemplo: numa narrativa de terror ou suspense, em que uma determinada cena vai se desenvolver no sto ; ou no poro, imprescindvel que voc, em dado momento, indique - e descreva - os caminhos que conduzem a tais lugares.

6. Uso reiterado de adjetivos Imagine se voc lesse um incio de narrativa assim: "Numa linda, perfeita, maravilhosa, fantstica e ensolarada manh de primavera brasileira, aquela extraordinria jovem de cabelos longos, negros e volumosos abriu a ampla janela para o belssimo e perfeito jardim..." Diga a verdade: voc agentaria ler o resto? evidente que, ao descrever uma personagem ou o ambiente em que ela se encontra, precisaremos da ajuda de adjetivos; mas saiba prioriz-los no uso, evitando abundncia desnecessria. Uso ampliado de adjetivos tambm desgasta (como no exemplo acima) o texto, banaliza-o e nada acrescenta a ele seno um certo pernosticismo que todos queremos evitar.

7. Escrita circular Qual o tamanho correto que se deva dar a um texto narrativo no vestibular? Rigorosamente, no h tamanho exato para nenhum tipo de texto, muito menos os narrativos. Mas convm no ultrapassar 40 ou 50 linhas para que no incorramos num erro muito significativo: escrever "circularmente", ou seja, repetir, infinitamente repetir, ao redor do mesmo tema, a mesma histria ou argumentos como uma espcie de bbado que fala sempre a mesma coisa. Escrever circularmente como andar em crculos, sem que possamos sair do lugar, investindo em algo que importante para qualquer narrativa: as aes novas que se encadeiam, a peripcia dos acontecimentos, a seqncia que nos permita um bom fecho.

Dica: antes de comear a escrever, faa um breve roteiro (no um resumo) sobre como quer que a histria se desenvolva. Ajuda muito e nos auxilia a no nos perdermos em descaminhos.

8. Comeo, meio e fim... Um bom texto narrativo deve seguir esta seqncia: comeo, meio e fim? Nem sempre. Muita gente, quando escreve, imagina que, para ser compreendido, preciso ser didtico. Errado, pecado mortal. No acredite nisso. Uma outra pergunta que se faz muito ao intentar um texto narrativo se ele pode terminar em "aberto", ou seja, apenas com a sugesto de fecho, aceitando a interferncia, a interao com o leitor que pode, de acordo com suas vivncias e experincias, "fech-lo" sua maneira. Isso uma boa dica, acredite, para fazer melhor o seu texto. Experimente, por exemplo, come-lo pelo clmax, assim voc rompe o lugar comum e chama mais a ateno do seu corretor, que tal?

9. Esquecendo uma personagem Antes de comear o seu texto, lembre-se de ler com ateno todas as recomendaes do enunciado e no se esquecer de qualquer recomendao. Sobretudo quando se trata de criar um determinado tipo de personagem. Se o enunciado pedir a voc que crie um detetive, uma mulher que l mos, um homem misterioso de chapu, tais pedidos, certamente, fazem parte fundamental do que se pretende da narrativa. Pior do que isso comear a narrar e, aps citar uma personagem, esquec-la, deix-la de lado, no traz-la ao fio da histria para que se desenvolva plenamente. "Esquecer" uma personagem ato narrativo imperdovel.

10. Esquecendo uma ao Por fim, nada pior que esquecer uma ao exigida pelo enunciado. Quando ele pede um determinado componente acional,melhor prestar muita ateno e dar um contorno de relevncia a isso. Normalmente, o enunciado destaca o que pede como imprescindvel. E antes de passar a limpo a redao, v ao rol de exigncias e confira se cumpriu todos os itens.

H duas coisas que do nota zero na hora de elaborar o texto: fugir do modal, troc-lo (pedese, por exemplo, uma narrao e voc faz uma dissertao..). A outra esquecer os itens do enunciado, descumpri-los ou relegar exigncias fundamentais a circunstncias secundrias.

Вам также может понравиться