Вы находитесь на странице: 1из 32

Aes Pedaggicas para o Desenvolvimento de Competncias e a Religao dos Saberes

Charles Turuda

O Toque Pessoal
Professor e Ser Humano

Objetivos de Educar

Humanizar. Deixar filhos melhores para o mundo. Modificar a realidade. Propiciar que as novas geraes consigam resolver os problemas que herdarem.

Epistemologia Particular

Talvez a realidade seja inacessvel. No estudamos diretamente a realidade. Estudamos um modelo ou uma representao da realidade. Essa representao tem limites. Pode estar mais prxima ou mais afastada da realidade que representa. O importante que d conta, naquele momento, de representar o que necessrio representar.

Modelos
Homem

Lionel Messi
Drible: 97 Controle de bola: 96 Fora de chute: 80 Cabeceio: 73

Diante da Complexidade

Experincia de Maturana e Varela. Alm de ensinar os modelos utilizados para representar a realidade, o professor tem o papel de ensinar que esses modelos tm limites e a tarefa de ensinar como se constri um modelo.

ENEM

Leitura e Estudo Constantes

Fsica
Nvel: Disciplina

Livro Didtico

Livro Didtico

Com objetivo semelhante ao dos exerccios resolvidos, h exerccios propostos, para que voc possa exercitar e assimilar os itens tericos.

As questes e os exerccios propostos vo lev-lo a refletir sobre o tpico em questo de modo que voc possa avaliar sua prpria compreenso do que l.

Livro Didtico

Livro Didtico

Livro Didtico
Aristteles Fora proporcional velocidade

Galileu e Newton Fora proporcional acelerao

Fsica moderna Fora como interao entre partculas com cargas (massa, carga eltrica, carga barinica, carga mesnica etc.)

Biologia, Fsica e Qumica


Nvel: rea do Conhecimento

Fsica e Matemtica
Primeiro Ano

Segundo Ano

Funes afins e quadrticas (Matemtica)

Funes trigonomtricas (Matemtica)

Funes de movimento (Fsica)

Movimento harmnico simples e ondulatria (Fsica)

Fsica e Qumica
Segundo Ano

Estudo dos gases ideais (Fsica e Qumica)

Prova por rea do Conhecimento


Cincias da Natureza

Biologia

Qumica

Fsica

Fazer Cincia
Nvel: Cincias

Iniciao Pesquisa

Crescimento de cristais

Iniciao Pesquisa

Jogos eletrnicos

Avaliaes Externas
Nvel: Mundo

ENEM
Ao diminuir o tamanho de um orifcio atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e prximo da situao de completo fechamento do orifcio, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, tambm pode se comportar dessa forma.

ENEM

ENEM
Em qual das situaes a seguir est representado o fenmeno descrito no texto? A) Ao se esconder atrs de um muro, um menino ouve a conversa de seus colegas. B) Ouve a repetio do seu prprio grito. C) Ao encostar o ouvido no cho, um homem percebe o som de uma locomotiva antes de ouvi-lo pelo ar. D) Ao ouvir uma ambulncia se aproximando, uma pessoa percebe o som mais agudo do que quando aquela se afasta. E) Ao emitir uma nota musical muito aguda, uma cantora de opera faz com que uma taca de cristal se despedace.

COVEST
A respeito das leis de Newton, podemos afirmar que: 0-0) a primeira lei de Newton diz que, para que um corpo esteja em movimento, obrigatrio que haja pelo menos uma fora atuando sobre ele. 1-1) a segunda lei de Newton no contm a primeira lei de Newton como caso particular porque elas so completamente diferentes. 2-2) a segunda lei de Newton implica em uma equao para cada fora que atua em um corpo massivo. 3-3) a terceira lei de Newton estabelece que a toda fora de ao corresponde uma fora de reao, sempre com ambas no mesmo corpo. 4-4) as trs leis de Newton valem em qualquer referencial.

O Que Ainda Pode Ser

Prova por rea do Conhecimento


Cincias da Natureza

Cincias Humanas

Matemtica

Cdigos e Linguagens

Fsica, Qumica, Biologia e Geografia


Rochas metamrficas. Aquecimento global. Ecologia. Ventos alsios. Translao e rotao da Terra. Vegetao caracterstica. Atmosfera.

Fsica e Portugus

A temperatura varia de 10 oC a 30 oC. A temperatura varia para 30 oC. A temperatura varia de 20 oC.

Avaliao do Conhecimento
Artes Filosofia Histria Matemtica Redao Biologia Fsica Lngua Estrangeira Portugus Sociologia Educao Fsica Geografia Literatura Qumica

Aes Pedaggicas para o Desenvolvimento de Competncias e a Religao dos Saberes


Charles Turuda

Вам также может понравиться