Вы находитесь на странице: 1из 39

1 Capacitao de Lderes Pitgoras/Fama 2013 Sou lder de turma, e agora?

Prof. MSc. Gerisval Alves Pessoa Junho de 2013


Gerisval Pessoa 1 de 39

Sobre o Palestrante
Mestre em Gesto Empresarial (EBAPE/FGV) Especialista em Engenharia da Qualidade (UEMA) Qumico Industrial (UFMA) Aperfeioamento em TQC (JUSE / Tquio - Japo) Professor de Graduao e Ps-graduao Professor Engenharia Ferroviria (IFMA e UNDB) Professor Engenharia Porturia (UFRJ e UFMA) Professor Engenharia de Campo Qualidade (UFMA) Professor Mestrado Energia e Meio Ambiente (UFMA) Professor Especializaes em Gerenciamento de Projetos, Gesto de Sistemas Integrados (QSMSRS) e Engenharia de Produo (Faculdade Pitgoras) Professor Especializao em Gesto Empresarial (CEST) Professor Especializaes em Gesto Estratgica de Pessoas /Qualidade / Engenharia de Segurana do Trabalho / Gesto Educacional (FAMA) Coordenador do Curso de Ps-Graduao (FAMA) Gesto Estratgica da Qualidade e Gesto Estratgica de Pessoas Auditor Lder ISO 9001 e 14001 e Auditor OHSAS 18001 Instrutor Internacional de TPM (Total Productivity Maintenance) Examinador Prmio Nacional da Qualidade: Ciclos 2000, 2001 e 2002 Analista da Qualidade Mster (Vale) 28 anos de experincia profissional Coautor do livro Administrao: Uma viso pragmtica discutindo teoria e prtica Membro do Harvard Business Review Advisory Council
Gerisval Pessoa 2 de 39

Nenhum de ns to inteligente como todos ns(Philip Condit)

Gerisval Pessoa

3 de 30

Para Reflexo!

Sua aula continua assim?


Gerisval Pessoa 4 de 30

Para Reflexo!

No torne sua aula assim!


Gerisval Pessoa 5 de 30

Sou lder de turma, e agora?

Acabei de assumir essa funo, agora tenho que mudar de hbito, pois agora as pessoas ao meu redor, meu colegas de sala aula, so meu foco. Agora tenho: Poder Autoridade Sugesto

Gerisval Pessoa

6 de 30

Sou lder de turma, e agora?


Qual dessas opes ser usado primeiro?

Para conseguir que as coisas sejam feitas ao seu modo, no necessrio ordenar, mas simplesmente sugerir algo.(Abraham Lincoln)

O lder precisa interpretar as pessoas que convivem com ele, isto , ter a capacidade de perceber, entender e compreender aspiraes, expectativas e anseios dos liderados.

Gerisval Pessoa

7 de 30

Afinal, o que ser lder?


O que ser lder ? O que faz um bom lder? Quais as caractersticas de um lder?

Gerisval Pessoa

8 de 30

O que ser lder?


Liderana no uma habilidade que possa ser desenvolvida solitariamente, como o domnio da informtica, por exemplo. Tambm no possvel compr-la como um objeto num supermercado.
A liderana um presente que s pode ser dado a voc pelos outros, e chega quando as pessoas reconhecem voc. Ser um lder no faz qualquer sentido se os outros no estiverem dispostos a seguilo voluntariamente.

Gerisval Pessoa

9 de 30

O que liderana?

a habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem com entusiasmo a fim de atingir metas para o bem comum, com um carter que inspire confiana.

Gerisval Pessoa

10 de 30

Liderana: Uma responsabilidade atraente

Liderana no gerenciamento.

interferir seriamente na vida de outras pessoas.

Gerisval Pessoa

11 de 30

Liderana: Uma responsabilidade atraente

No h progresso sem mudana. Voc tem de ser a mudana que voc quer ver no mundo. Se o seu chefe no entende os princpios da liderana servidora, isso no desculpa para voc no coloc-los em prtica.

Gerisval Pessoa

12 de 30

Caractersticas de um lder
Boa comunicao Autenticidade Organizao Respeito Flexibilidade Bom humor Responsabilidade Viso de conjunto Imparcialidade Equilbrio emocional Gostar do que faz Habilidade de dar retorno Comprometimento Saber lidar com situaes difceis Deciso Pontualidade Empatia Criatividade Autocrtica
Gerisval Pessoa 13 de 30

Principais caractersticas de um bom lder


Oferece uma causa, no apenas tarefas

Cria um ambiente de motivao profunda ao deixar claro o significado que transcende a tarefa, o trabalho, a misso e o emprego das pessoas que o cercam. Ajuda as pessoas a identificarem com clareza o rumo que pretendem seguir, estimulando-as a sentirem que fazem parte de algo nobre, muito alm da simples troca do trabalho por remunerao, oferecendo a elas aquilo que mais desejam: uma bandeira, uma razo para suas vidas.

Gerisval Pessoa

14 de 30

Principais caractersticas de um bom lder

Forma outros lderes, no apenas seguidores Seu papel no se resume em motivar seguidores. Investe no desenvolvimento dos futuros lderes. Educa seus filhos para exercerem liderana, no apenas para obedecer. Torna-se mentor dos outros no seu ciclo de amizades, no clube que frequenta e at no projeto comunitrio de que participa.

Gerisval Pessoa

15 de 30

Principais caractersticas de um bom lder

Lidera nos 360 graus, no apenas nos 90 graus Atua onde faz diferena, no fica confinado s paredes do seu territrio formal. Exerce a liderana 360 graus: fora, para cima, para os lados. No influencia apenas quem est do lado de dentro em uma famlia, empresa, equipe. A filha lder influencia o pai. O jogador influencia o treinador da equipe. Constri pontes, em vez de paredes.

Gerisval Pessoa

16 de 30

Principais caractersticas de um bom lder

Surpreende pelos resultados, faz mais que o esperado Consegue obter resultados incomuns de pessoas comuns. Surpreende, superando sempre o esperado. Em vez de simplesmente dar ordens e cobrar rendimento, incentiva cada um a fazer o seu melhor porque d o seu melhor. No espera acontecer, cria as oportunidades, estimula o senso de urgncia e no deixa as coisas para amanh.

Gerisval Pessoa

17 de 30

Principais caractersticas de um bom lder

Inspira pelos valores, no apenas pelo carisma Essa a tarefa mais importante do lder. Essa a cola que une as outras quatro foras e a que d sentido a tudo. O lder integral cria um clima de tica, integridade, confiana, respeito pelo outro, transparncia, aprendizado contnuo, inovao, proatividade, paixo, humildade e inteligncia emocional.

Gerisval Pessoa

18 de 30

Ser lder de turma!

Liderar a sala de aula descobrir e potencializar possibilidades a partir das diferenas. na sala de aula que se aprende a liderar

Gerisval Pessoa

19 de 30

Ser lder de turma!

Mas como se torna um lder em sala de aula? S termos vontade de fazermos cada vez melhor algo que sentimos que fazemos parte. Algo pelo qual possamos ter reconhecimento, e por isso comprometimento.

Gerisval Pessoa

20 de 30

Funo de um lder de turma!

A turma precisa de um representante que fale em nome de uma grande equipe. S assim, os interesses e dificuldades de cada um podero ser atendidos com maior organizao. O lder precisa fazer com que seus colegas tenham cada vez mais vontade de fazer melhor aquilo que fazem.

Gerisval Pessoa

21 de 30

Estilos de liderana

Liderana autocrtica - o lder define o que e como deve ser feito. Geralmente acredita que sua opinio a mais correta e que os membros da equipe so pouco merecedores de confiana.

O grupo o segue por uma srie de caractersticas que o lder possui

Gerisval Pessoa

22 de 30

Estilos de liderana

Liderana democrtica - o lder busca compartilhar suas decises e atividades com os outros membros do grupo. Podemos dizer que ele possui outra viso do ser humano e de si. No significa que, na liderana democrtica, o papel do lder perca sua importncia, pois exatamente a que ele fica bem caracterizado, ganhando um sentido mais profundo.

Gerisval Pessoa

23 de 30

Estilos de liderana

Liderana Liberal - H liberdade completa para as decises grupais ou individuais, com participao mnima do lder

Gerisval Pessoa

24 de 30

Estilos de liderana

Que tipo de lder voc ? Que tipo de lder deseja ser?

Que tipo de liderana se adequaria melhor s atividades de um lder de turma?

Gerisval Pessoa

25 de 30

Estilos de liderana

Liderana Situacional - O conceito de liderana situacional baseiase no princpio de que o estilo de liderana a ser utilizado deve depender mais da situao do que da personalidade do lder.

Para os pressupostos da liderana situacional, no h um estilo de liderana melhor do que outro, de forma a produzir sempre os melhores resultados, e sim um estilo mais adequado a cada situao.

Gerisval Pessoa

26 de 30

Estilos de liderana

Liderana Servidora - Liderana servidora mais harmonizada com sustentabilidade e novos modelos comportamentais do sculo XXI

O lder o melhor Quando as pessoas mal sabem Que ele existe O Melhor lder fala pouco E quando conclui o seu trabalho As pessoas de sua equipe diro Ns fizemos Lao Tzu

Gerisval Pessoa

27 de 30

Administrao de conflitos
O que conflito?

um processo interativo manifestado em incompatibilidades, desacordos, ou dissonncias dentro ou entre entidades sociais como indivduos, grupos e organizaes. (RAHIM, 2001) o processo que comea quando uma parte percebe que uma outra parte afetou, ou est prximo a afetar, negativamente algo pelo qual a primeira parte tem interesse. (THOMAS, 1992)

Gerisval Pessoa

28 de 30

Administrao de conflitos
Dimenses do conflito

Os conflitos so inerentes vida em sociedade. O indivduo tambm pode ter divergncias com ele mesmo e dar origem a conflitos internos.

Gerisval Pessoa

29 de 30

Administrao de conflitos
Dimenses do conflito

Gerisval Pessoa

30 de 30

Administrao de conflitos
Atividade
Descreva uma situao em que voc enfrentou um conflito intrapessoal destacando como voc resolveu o conflito.

Gerisval Pessoa

31 de 30

Administrao de conflitos
Resposta comentada

Um dos conflitos interpessoais mais comuns hoje em dia est relacionado com o equilbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Nesse caso, uma boa alternativa conversar com os familiares, explicar os desafios do momento e pedir a compreenso e o apoio das pessoas. A soluo desse conflito exigir tambm maior dedicao s pessoas nos momentos de lazer. A dica para resolver conflitos do balano casa x trabalho est em tornar os momentos com a famlia intensos e prazerosos, compensando-se a quantidade de tempo pela qualidade do tempo dedicado famlia.

Gerisval Pessoa

32 de 30

Administrao de conflitos
Quatro maneiras de transformar o conflito em melhoria

1. Reconhea e sinalize o problema. Quando voc est trabalhando com colegas em locais diferentes, o conflito pode ser difcil de detectar. No entanto, alm de reconhecer o problema e torn-lo explcito, no podemos esperar para resolv-lo. Muitas equipes "giram em torno de" zonas histricas de conflitos e preferem no discuti-los. Mas, se nunca discuti-los, eles nunca sero resolvidos. Incutir um sentimento de dilogo aberto, honesto sempre bem-vindo. Incentive os empregados a levantarem as mos e dizerem: "Eu acho que ns temos um conflito aqui..

Gerisval Pessoa

33 de 30

Administrao de conflitos
Quatro maneiras de transformar o conflito em melhoria

2. Permanea emocionalmente neutro. A maioria dos conflitos baseada em diferenas sinceras de compreenso ou opinio. Precisamos criar um ambiente onde as pessoas podem discutir suas diferenas de uma forma no emocional, para que possamos entender o que elas querem e, o mais importante, por que querem. Se tirarmos a emoo da discusso e realmente ouvirmos as opinies de cada um, vamos descobrir, muitas vezes, que compartilhamos alguns interesses comuns.

Gerisval Pessoa

34 de 30

Administrao de conflitos
Quatro maneiras de transformar o conflito em melhoria

3. Crie propsito compartilhado. Gerenciar conflito proporciona algum alvio inicial, mas se o problema subjacente no for resolvido, ele voltar. Para o verdadeiro progresso a ser feito, precisamos trabalhar por trs do conflito para encontrar o propsito comum e construir uma resoluo satisfatria.

Gerisval Pessoa

35 de 30

Administrao de conflitos
Quatro maneiras de transformar o conflito em melhoria

4. Aprenda com o conflito. A parte mais importante de lidar com conflitos no ambiente de trabalho deve ser, obviamente, para ter certeza de que uma experincia de aprendizagem. Tome nota por que o conflito surgiu, como ele foi tratado e o que precisou ser feito depois. Faa acordos explcitos sobre o que voc vai fazer de diferente no futuro e verifique se as pessoas esto cumprindo seus compromissos.

Gerisval Pessoa

36 de 30

Administrao de conflitos
Sugestes para ajud-lo a administrar conflitos

Procure solues, no culpados. Analise a situao. Mantenha um clima de respeito. Aperfeioe a habilidade de ouvir e falar. Seja construtivo ao fazer uma crtica. Procure a soluo ganha-ganha. Aja sempre buscando eliminar conflitos. Evite preconceitos. Mantenha a calma. Quando estiver errado, reconhea. Respeite as individualidades.

Gerisval Pessoa

37 de 30

Acredite em voc. Ns acreditamos!

Gerisval Pessoa

38 de 30

Muito Obrigado a Todos! Contatos


gerisval@terra.com.br http://www.scribd.com/gerisval http://www.twitter.com/gerisval http://www.gerisval.blogspot.com http://www.facebook.com/gerisval

http://www.linkedin.com/in/gerisval

+ 55 98 9114 4699
Gerisval Pessoa

39 de 39

Вам также может понравиться