Вы находитесь на странице: 1из 38

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Direito Tributrio CELSO Aula 1: 06/03 Legislao bsica: 1. CF/88: pois se necessita de recursos para custear despesas. Ver art. 6; O art. 1 traz o principio da soberania, ( 1 problema) o que no respeitado no Brasil e nem nos outros pases, pois quem manda quem tem o dinheiro e quem tem fora (ex. EUA). 2 problema: ser a falta de gua, e vai tributar muito. Quando falta a tributao aumenta. Quando o legislador incluiu na CF, devido a sua importncia. (tributos) 2. CTN: a informao bsica est na CF/88 e a legislao especial traz as regras especficas. Nas relaes tributrias esto fazendo s emendas, quando na realidade, o que se necessita de um novo CTN. OBS: TRIBUTO NO PODE SER FEITO PARA COBRANA NO MESMO ANO, S PARA COBRANA NO PRXIMO ANO. CONCEITO: Direito tributrio o ramo do direito que estuda os princpios e normas que regem a tributao. Obs.: cuida da tarefa de estudar a criao dos tributos, desde a sua estruturao pela CF/88 at o seu desaparecimento (revogao). Ex. de tributo revogado CPMF.

O Estado e o Poder de tributar atual: O Estado nasce da necessidade do homem em viver em sociedade e, para tanto, foi e necessrio estabelecer regras de conduta. O Estado, para realizar seus fins sociais utiliza-se da tributao como instrumento vlido para sobreviver e servir, obedecido, lgico, certos princpios universais.

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

AULA 13/03 DIREITO TRIBUTRIO I Prof. Nilton Kiyoshi Kurachi

Privado: Direito Civil Direito Empresarial Direito do Trabalho? Direito Internacional Privado Conceito:

Pblico: Direito Constitucional / Processo Direito Penal / Ambiental Direito Eleitoral / Previdencirio Dto Administrativo Dto Financeiro* / Dto Tributrio

o ramo do direito pblico que rege as relaes do fisco (Estado) e o contribuinte (sociedade) com o fim de arrecadar tributos e, por meio da legislao tributria, regular a relao jurdicotributria. OBS: Quando voc no paga seu tributo, a SEFAZ, ou RF envia um fiscal que lavra um auto de infrao. Abre-se um processo administrativo tributrio, voc recorre a um fiscal de rendas (julgador de 1 instncia). Este profere uma deciso. Quando necessrio recorrer, ao TAT tribunal administrativo tributrio que julga. Quando este decide, no cabem mais recursos. Acabou a instncia administrativa. deciso administrativa definitiva. S depois disso, vai para a PGE, que inscreve o dbito na dvida ativa. Se pagar aqui, j paga com honorrios (10%). Se no pagar, o Estado executa com base na Lei 6.830/80 e no CPC, pois voc j tem um ttulo executivo extrajudicial, j tem o CDA Certido de Dvida Ativa. Chama-se Execuo Fiscal. Art. 5, XXXV, CF. A qualquer momento o contribuinte pode ajuizar ao na justia. QUESTES PARA O DIA DA PROVA: 1. Qual o entendimento do STF e do STJ, bem como demais tribunais do nosso Pas, em relao a definio da natureza jurdica do fornecimento de gua e energia, ou seja, se taxa ou tarifa, e quais so as consequncias desse entendimento? (sm. 500 e pouco) se taxa tributo, servio essencial, se tarifa contrato, servio de utilidade pblica (nem to essencial) tem o princpio da exceo do contrato no cumprido. 2. Quais so os requisitos principais (fato gerador, alquota, sujeito ativo e sujeito passivo) institudos nos projetos de lei existentes no Congresso Nacional que trata do imposto sobre grandes
2

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

fortunas? Colocar o que grande fortuna, quem paga, o que trouxe... para cada projeto... Luciana Genro tem projeto. Manuscrito. Uma folha para cada questo. Natureza Jurdica: Direito Pblico: pois formado por normas cogentes / obrigatrias / compulsrias. Art. 3 CTN. Obrigatrio por causa do art. 5 II, CF; o Estado regula a obrigao de cobrar tributos. Obrigacional: por ter natureza pblica (carter compulsrio). Comum: pois no uma matria especfica. Um tributo institudo vale para todos, genrico. Ex. IPVA: todos que tm automvel o devem.

Aula dia: 15/03 DIREITO TRIBUTRIO E A RELAAO COM OUTRAS DISCIPLINAS DO DIREITO Privado: Direito Civil Direito Empresarial Direito do Trabalho? Direito Internacional Privado Pblico: Direito Constitucional / Processo Direito Penal / Ambiental Direito Eleitoral / Previdencirio Dto Administrativo Dto Financeiro* / Dto Tributrio No direito civil que o tributrio busca seus conceitos para elaborar seus tributos, ex. hipteses de incidncia tributria (esta est como o fato tpico para o direito penal). Ex: ser proprietrio de veculo automotor. Estuda-se em direito civil o termo propriedade. Hiptese de incidncia tributria o mesmo que fato gerador in abstrato (s est previsto na lei), e o fato imponvel tributrio o fato gerador in concreto (ocorreu efetivamente a situao). Fato gerador o fato que gera, por parte do poder pblico, a possibilidade de circular mercadoria. Ex. para fins de ICMS necessrio que se mude a titularidade. Tem que sair do atacadista (IPI) e ir para o varejista (ICMS) e deste para o consumidor. No direito empresarial, principalmente ICMS os conceitos so buscados neste ramo do direito. Buscase como apurar o ICMS.

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

No internacional privado, tratando-se dos tratados de conveno internacional remete a tributos. Ex. as mercadorias importadas para fins da copa sero isentas de tributo. No direito internacional pblico, de nao para nao, no pode haver bis in idem na tributao, os dois pases cobrando o mesmo tributo. O direito do trabalho (privado, social ou pblico?), sua relao com o tributrio no direta, mas por fora do direito previdencirio, em pagamento da previdncia, e tambm em pagamentos de imposto de renda sobre salrios. No direito agrrio, sua relao indireta. Como o direito tributrio j naturalmente pblico, sua relao com os ramos do direito pblico j direta. O conceito, as normas do direito tributrio, competncias para instituir e cobrar tributos, os princpios tributrios, tudo isso est na CF (direito constitucional). Direito administrativo o processo administrativo tributrio, antes de ser tributrio, administrativo. Direito penal: ex. excesso de exao (o fiscal exagerar na hora de cobrar o tributo). Sonegao fiscal considerada crime. Lei 8137/90 trata de crimes contra a ordem tributria. Outro ex. prevaricao (o fiscal finge de morto porque recebeu propina corrupo). O processual: processo administrativo! Ex. contraditrio e ampla defesa. Etc. Direito ambiental no tem uma ligao to direta, est ligado com a repartio das receitas tributrias. Ex: ICMS ecolgico: quando o Estado vai repartir as receitas tributrias, transferir para os municpios, ele d mais dinheiro aos municpios que tm projetos favorveis para o meio ambiente. O direito financeiro cuida das finanas do Estado, e esta subdividida em: arrecadao e gastos (ou despesas). Antigamente, chamava-se o direito tributrio de direito financeiro. A doutrina atribuiu ao direito tributrio somente a arrecadao. Houve uma poca que o direito tributrio foi chamado de direito fiscal, termo no muito adequado, pois lembra fiscalizao; quando se fala em fisco: o rgo que fiscaliza a arrecadao, o tributo, e se compe de Ministrio da Fazenda (Receita Federal) e as SEFAZ (Secretaria de Fazenda). Fazenda Pblica o Estado em juzo, no o fisco, e com este no se confunde. a Procuradoria da Fazenda Nacional, a Procuradoria Geral dos Estados, e as Procuradorias Municipais.

Aula dia: 20/03 NOES DE DIREITO FINANCEIRO Art. 157 e ss da CF/88 Entrada todo ingresso de dinheiro nos cofres pblicos (errio/tesouro da Unio, do Estado e do Municpio). Entretanto, nem toda entrada compe a receita do Estado, pois existem as entradas provisrias, que no permanecem nos cofres pblicos (ex. cauo, fiana e os emprstimos em
4

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

geral). Ao contrrio, as entradas definitivas so aquelas que se realizam por meio da cobrana de tributos e dos preos pblicos (tarifas). A partir deste momento, analisar-se- todos os tipos de receitas.

RECEITAS PBLICAS: Receitas ordinrias so as que entram regularmente nos cofres pblicos, so peridicas, ou seja, receitas previstas no oramento. LDO: Lei de Diretrizes Oramentrias LOA: Lei Oramento Anual PPA: Plano Pluri Anual As receitas so estimativas, as despesas devem ser certas. Receitas extraordinrias so provenientes de tributos institudos em caso de anormalidade (excepcionalidade-calamidade pblica), por exemplo, os impostos extraordinrios (S a Unio que pode instituir esses impostos extraordinrios) e os emprstimos compulsrios previstos na CF, devidos em caso de guerra externa ou sua iminncia (art. 154, II, e 148, I, ambos da CF). Essas receitas so aprovadas e arrecadadas no curso do exerccio do oramento, no precisando respeitar o princpio da anterioridade (art. 150, III, b, CF). Esse princpio significa que um tributo jamais pode ser institudo em um exerccio e ser cobrado neste mesmo exerccio (de 1 janeiro a 31 de dezembro e ter no mnimo 90 dias de interregno).

OUTRAS RECEITAS: Receitas originrias ou facultativas so oriundas do patrimnio do Estado e se traduzem nos preos cobrados (ex. alugueis recebidos). Receitas derivadas ou compulsrias advm do constrangimento do patrimnio particular, ex.: cobrana de tributos. Receitas transferidas so aquelas repassadas por outro ente poltico, que as arrecadou, pelo sistema de cobrana de tributos, preos pblicos (tarifas). Receitas gratuitas so as que o Fisco arrecada sem nenhuma contrapartida, como no caso de herana jacente (para o municpio) ou doao. Receitas contratuais derivam de ajustes entre o ente estatal e particulares, ex. contrato de compra e venda, de fornecimento de mercadorias e servios. Receitas obrigatrias so aquelas arrecadadas de forma vinculada e obrigatria, como no caso da cobrana de tributos.
5

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

PREOS PBLICOS E TARIFAS FACE O DIREITO FINANCEIRO Nos preos pblicos a arrecadao ocorre com prevalncia do interesse do usurio do servio, ou seja, o Estado cobra valor reduzido ou nem cobra o servio, ex.: livro didtico. Tarifas so os valores cobrados dos usurios que utilizam servios de utilidade pblica pelas empresas privadas que recebem a delegao dos direitos de prestar tais servios. Decorre de um contrato de concesso/delegao. Existem tambm o preos quase-privados, quando o interesse primordial o lucro do Estado, ex.: venda de lcool combustvel. O poder pblico impe a cobrana daquele valor, mas a venda, o negcio do particular.

TRANSFERNCIA DE RECEITAS disciplinada pela CF. Art. 150 e ss. defesa a reteno ou qualquer restrio entrega e ao emprego dos recursos destinados transferncia (art. 160, CF). No entanto, a Unio e os Estados no esto impedidos de condicionar a entrega ao pagamento de seus crditos (art. 160, . CF) (ex. Minas Gerais decretou moratria e o Presidente da Repblica ameaou reter seus crditos).

SISTEMAS DE ARRECADAO Na fiscalidade, a atividade do poder publico se volta nica e exclusivamente para a entrada de numerrio, sem qualquer outra preocupao. Na extrafiscalidade, o Estado procura, atravs de concesso de incentivos fiscais, estimular determinado ramo de atividade ou determinada regio (ex. Zona Franca de Manaus, ICMS-ecolgico). Na parafiscalidade, o Ente Poltico (U.E.M.DF) que detm a competncia tributria (poder legiferante de legislar) outorga a terceiro a capacidade tributria (poder de arrecadar cobrar e fiscalizar tributos), ex.: contribuio previdenciria (a competncia para legislar sobre o assunto da Unio, mas esta delega ao INSS a capacidade para cobrar a contribuio, tornando-se sujeito ativo da obrigao tributria).

A DESPESA

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Segundo o art. 167, II, CF, toda despesa deve estar prevista no oramento, sendo vedada a realizao de despesa ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais. Em regra, a destinao da receita livre, segundo o princpio da no-afetao, sendo defesa a vinculao da receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, come exguas excees. Realizao depende de prvia licitao publica e prvio empenho.

EMPENHO Ato emanado da autoridade que cria para o Estado a obrigao de pagamento e no pode exceder o limite do crdito concedido. O pagamento da despesa depende de procedimento denominado liquidao de despesa, onde se identificaro a origem, o objeto, a importncia e o credor. Aps emitido Ordem de Pagamento pela autoridade competente. permitido o regime de adiantamento, desde que expressamente previsto em lei. Consiste na entrega de numerrio ao servidor antecipadamente para que efetue a despesa posteriormente (ex. carto coorporativo).

CLASSIFICAAO DAS DESPESAS Despesas correntes Despesas de capital Despesas ordinrias Despesas extraordinrias

Aula dia: 22/03 SISTEMA TRIBUTRIO NACIONAL: formado em duas etapas: em mbito constitucional e em mbito infraconstitucional (no s lei: leis CTN e outras, e, atos normativos decretos, regulamentos). OS LIMITES DO PODER DE TRIBUTAR pois geralmente quem tem o poder, tende a abusar dele. Pressupe: - Os dispositivos constitucionais que tm direta pertinncia com o tributo ou com a tributao (arts. 145 ao 156, CF); tributo ( o propriamente dito) tributao (a forma pela qual se cobra o tributo);

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

- Os limites competncia dos entes pblicos, a descrio de hipteses de incidncia de cada um dos tributos deixando pouca liberdade ao legislador ordinrio; ex. municpio s pode cobrar ISS, IPTU e ITBI; se outro ente quiser cobrar o mesmo tributo que o municpio invaso de competncia / bitributao / bis in idem; a descrio da hiptese de incidncia tributria o mesmo que fato gerador in abstrato (se ocorrer, gerar a obrigao de pagar o tributo) e fato imponvel tributrio o mesmo que fato gerador in concreto. A CF traou hipteses de incidncia, e pouco deixou de liberdade ao legislador ordinrio. - As limitaes constitucionais ao poder de tributar (imunidades ou vedaes direitos e garantias individuais); - E os meios para os contribuintes defenderem tais direitos. O poder de tributar limitado pelos PRINCIPIOS GERAIS TRIBUTRIOS, pelas VEDAOES CONSTITUCIONAIS e ainda, pelas IMUNIDADES TRIBUTRIAS, bem como por todo o CONJUNTO DE REGRAS adequadas a cada matria.

DIFERENA ENTRE bis in idem e bitributao invaso de competncia. Bis in idem: mesmo fato jurdico e tributado duas vezes ou mais pela mesma pessoa poltica. Dois impostos sobre o mesmo ato ou coisa decretados pela mesma autoridade. Bitributao: o fenmeno pelo qual o mesmo fato jurdico vem a ser tributados por duas ou mais pessoas polticas. Concorrncia de dois entes pblicos diferentes. quando entes polticos distintos (a Unio e um Estado-membro) exigem do mesmo contribuinte tributos idnticos, verifica-se a bitributaao... no bis in idem o mesmo ente politico tributa mais de uma vez o mesmo contribuinte em razo da mesma causa. Ex. de bitributao: tenho uma chcara que com o tempo ficou no centro da cidade. O municpio entende que urbano e lana IPTU; mas devido s medidas, tambm lanado o ITR pela Unio. IMUNIDADE: s se refere a impostos. 150, IV, CF/88 Probe a instituio do imposto. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Templo Partidos polticos Entidades sociais dos trabalhadores Instituio de educao Sem fins lucrativos Instituio de sade sem fins lucrativos Imunidade recproca, incluindo autarquia e fundaes art. 173 1

Aula dia 27/03


8

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

COMPETENCIA E CAPACIDADE TRIBUTRIA Competncia prevista na CF. Rol fixo e limitado. No existe delegabilidade. o poder de um ente criar, instituir ou majorar tributos. Capacidade no prevista na CF, criao doutrinria com base na legitimidade. Fala-se da capacidade de poder estar no polo ativo da RJ processual. um instituto emprestado do processo civil. S tem o poder de cobrar e fiscalizar. No pode instituir e majorar tributos. Porm, se delegar PJDprivada pressupe relao contratual (art. 7 3 CTN). Quem recebe a capacidade tributria: ex. INSS, DNER.

COMPETNCIA PRIVATIVA quando a competncia pertence a uma s entidade (ente), exclusivamente, como no caso do IPTU, que compete privativamente aos municpios. Exclusiva, pois a competncia s de um ente. No DT quando se fala em privativa ou exclusiva quer dizer que s daquele ente. COMPETNCIA COMUM quando pertinente a todas as entidades, dentro da rea de atuao de cada uma, ex. taxas e contribuio de melhoria. COMPETNCIA CONCORRENTE atribuda, concomitantemente, Unio, aos Estados e ao DF. A Unio legisla sobre normas gerais e o Estado fica com a competncia suplementar. No havendo lei federal, o Estado fica com a competncia legislativa plena. Porm sobrevindo lei federal, somente sero vlidas as disposies estaduais que no contrariem as federais que forem editadas. (Sob pena de caracterizar ilegalidade ou ineficcia). (validade, adequao daquela norma ao sistema normativo). Podem outros entes pblicos editar normas gerais vlidas quando a Unio se omitir (art. 24, 3 e 4 ). A competncia para legislar sobre o direito tributrio, financeiro e sobre oramento concorrente da Unio, Estados, DF (art. 24, I e II, CF). Ressalta-se que houve excluso expressa a competncia dos municpios, mas algumas leis orgnicas municipais abordam a matria. COMPETNCIA RESIDUAL compete Unio, facultativamente, lanar outros impostos por meio de lei complementar, desde que no cumulativos e com fato gerador diverso dos impostos existentes, alm daqueles previstos no art. 153, CF (art. 154, I). Sob pena de bitributao e bis in idem. COMPETNCIA EXTRAORDINRIA refere-se a impostos que podem ser criados pela Unio, no caso de guerra externa ou sua iminncia ou calamidade (art. 148, I) (art. 154, II, CF). Tambm conhecida como competncia subsidiria ou substitutiva (art. 147, CF).

SISTEMA CONSTITUCIONAL TRIBUTRIO


9

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

- PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS EXPRESSOS: 01 Princpio da legalidade (Lei), estrita legalidade (o que a lei expressamente o autoriza) ou reserva legal (ART. 146, CF no basta ser lei, tem que ser lei complementar p.ex.); (art. 5, II CF). MP VER
ART. 62, 2 CF.

Art. 97, CTN e 113, trata das penas acessrias, no basta s tratar da alquota, do tributo propriamente dito, deve-se tratar tambm das Penas acessrias para quem no escritura, no expede nota, enfim, as obrigaes determinadas pela secretaria de fazenda. Discusso se o principio da legalidade atinge esses casos: a doutrina majoritria entende que no obrigatoriamente deve ser lei. 02 Princpio da anterioridade (diferente da anualidade: alm de poder ser cobrado somente no exerccio seguinte, ainda tinha que obrigatoriamente estar previsto no oramento como estimativa de receita); Art. 150,III, b CF. O da anterioridade basta que o tributo seja cobrado no exerccio seguinte, regra geral. Excees: impostos extraordinrios, emprstimos compulsrios, guerra externa ou sua iminncia ou calamidade publica, (art. 148, I CF) Nesses casos no precisa respeitar nem os noventa dias. Ver art. 153 CF, tem 4 que no precisam respeitar o principio da anterioridade, II, IE, IOF e IPI. II e IE so reguladores do mercado interno e externo e tambm o cmbio. O IPI nessa mesma sistemtica. Deve-se observar a noventena. Outra exceo art. 145, 6 - contribuies sociais (INSS). Deve-se respeitar somente a noventena aps a data da publicao. Art. 150, III, c CF, diz que em qualquer situao, qualquer aumento de tributo ou instituio dev ese respeitar a noventena. 03 Princpio da irretroatividade; art. 150, III, a. O ente s pode instituir ou majorar tributos dali para frente, nunca para trs. Exceo: art. 106 CTN. Obs. Cabe a retroatividade pro-contribuinte, salvo isso, a lei irretroativa. 04 Princpio da isonomia ou igualdade; art. 150, II, CF tratar igual os iguais e desigual os desiguais na medida da sua desigualdade.

10

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

05 Princpio da capacidade contributiva; quem ganha mais paga mais, quem ganha menos paga menos. 06 Princpio da vedao tributao confiscatria, vedao de efeitos confiscatrios, proibio de confisco ou vedao ao confisco; Um tributo no pode ser cobrado com efeito confiscatrio, ou seja, um tributo to alto que incorra em confisco (tomar um bem). 07 Princpio da uniformidade geogrfica ou nacional; no pode beneficiar um Estado em detrimento do outro, deve haver uma uniformidade. A Zona Franca de Manaus no paga nada, uma exceo a esse princpio, pois a proposta incentivar o desenvolvimento da regio norte do pas. 08 Princpio da territorialidade da tributao; quando voc estipula uma regra, essa regra deve valer para todo o territrio, que deve ser todo abrangido, sem discriminar nenhum Estado. Se o Estado tem o ICMS diferido (gado no paga ICMS na movimentao ,salvo quando abate ou quando ultrapassa a fronteira) ento, no pode cobrar ICMS em nenhuma cidade do Estado. 09 Princpio da imunidade recproca das esferas pblicas; alguns doutrinadores entendem como princpio, outros no. Esse princpio diz: como todos so pblicos, um no pode cobrar tributo do outro. Ex. Unio no pode cobrar tributos dos Estados, Estados no podem cobrar dos municpios, etc. N1 AT AQUI.

11

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

12/04 MATRIA PARA N2


10 princpio da imunidade de trfego, liberdade de trnsito ou ilimitabilidade ou no limitao ao trfego de pessoas ou bens e a ressalva do pedgio; 11 princpio da no-discriminao tributria em razo da procedncia (origem) ou do destino dos bens.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS INEXPRESSOS 1 Princpio da isonomia das pessoas constitucionais; 2 Princpio da supremacia do interesse pblico ao do particular; 3 Princpio da indisponibilidade do interesse pblico; 4 Princpio da autonomia municipal; 5 Princpios da universalidade ou generalidade; 6 Princpio da progressividade (Estatuto de cidade); 7 Princpio da isonmica tributao da renda nos ttulos da dvida pblica e nos vencimentos dos agentes pblicos; 8 princpio da proibio das isenes heternomas; 9 princpio da indelegabilidade da competncia tributria; 10 princpio da tipicidade ou tipologia tributria;

PRINCPIOS TRIBUTRIOS ESPECFICOS 1 princpio da no-cumulatividade (IPI e ICMS)

17/04: LEGISLAO TRIBUTRIA:


12

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

FONTES DO DIREITO TRIBUTRIO 1. FONTES MATERIAIS: so atos e situaes que do origem obrigao tributria. V.g. circular mercadoria dentro da cidade no relevante para o direito tributrio enquanto no mudar de mo. A partir do momento em que entrega a mercadoria para algum, a sim, tem relevncia. 2. FONTES FORMAIS: conjunto de normas que se aplicam aos atos e s situaes. Observar se esses atos e situaes tem hiptese de incidncia tributria. Fato imponvel quando realmente ocorre a situao.

FONTES FORMAIS SUBDIVIDIDAS EM: FONTES PRINCIPAIS/DIRETAS: Leis:: (em sentido amplo): - CF e emendas constitucionais at quando essa EC pode ser analisada sobre sua constitucionalidade? No h uma concepo, concluiu-se doutrinariamente que o ponto mximo quando o STF se pronuncia, mas no h tempo para isso, pode ser a qualquer tempo, desde que surja um caso ftico para essa anlise. Atravs de ADI (legitimados do art. 103,CF). A partir do momento que a EC se consolida na sociedade jurdica ela est inserida na CF. - leis complementares (arts. 146, 148, CF) a diferena para as outras leis est no processo legislativo, no qurum que maioria absoluta (lei ord. Maioria simples = maioria dos presentes), LC deve estar expressa na CF dizendo que lei complementar. Se a CF no diz que deve ser LC para instituir algo, posso utilizar a LC, pois quem pode o menos, pode o mais! - tratados e convenes internacionais (art. 84, VIII, CF; art. 49, I, CF) o Brasil deve ser signatrio. Como o tratado introduzido na legislao brasileira? Decreto legislativo via Congresso Nacional. - leis ordinrias, leis delegadas, decretos legislativos (art. 59, CF) E medidas provisrias *(estas podem criar tributos, pois agora no h mais impedimento, haja vista que h expressa previso constitucional (art. 62, 2, CF). V.g. Cdigos. (obs. Decreto-lei a antiga medida provisria). Leis delegadas = poder legislativo delega a competncia para o poder executivo legislar sobre especfico assunto. Quase perdeu a relevncia, pois hoje existe a MP que no precisa de autorizao para ser editada. Decretos legislativos = uma norma que inicia no legislativo. Ex. lei que aumenta o subsdio de deputados. FONTES SECUNDRIAS:
13

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Atos administrativos normativos em geral, como os decretos: peculiaridade: s podem ser expedidos pela autoridade mxima chefe do executivo (federal, estadual, municipal, distrital); regulamentos (baixado por um decreto regulamentar); resolues, atos, instrues normativas (v.g. RF sempre explica o que declarar via instruo normativa), circulares (banco central usa muito), portarias (ministrio sade usa bastante), ordens de servio (usa muito na Sefaz qual estabelecimento que o fiscal vai fiscalizar); convnios entre rgos estatais (CONFAZ convenio das fazendas) secretrios de fazenda se renem e discutem todas as questes tributrias pertinentes aos Estados; costumes administrativos (art. 100, CTN), v.g recursos ao tribunal administrativo tributrio voc protocola nas agenfas da regio e esta envia para o TAT, ou seja, voc no precisa vir pessoalmente ao TAT, etc. So atos que impem normas sociedade, geral, atinge a todos, s aproveita queles que se encontram na situao ensejadora da cobrana do tributo.

FONTES INDIRETAS: Doutrina (ensinamentos dos mestres e estudiosos, materializados em livros, palestras, artigos, pareceres etc). e a Jurisprudncia (interpretao da lei pelo judicirio decises reiteradas de julgados).

Obs.: Lei federal s se aplica Unio, e a lei nacional vale em qualquer cidade do nosso pas. VIGNCIA DA LEGISLAAO TRIBUTRIA: (prova diferena aplicabilidade e vigncia) Vigncia: a lei pronta e acabada (Celso Bastos). Est em vigor a lei que completa os trmites para a sua formao (sancionada e publicada no rgo oficial). Normalmente as leis indicam a data em que entraro em vigor, geralmente na data da publicao, salvo no caso de vacatio legis (espao de tempo ente a publicao da leia e a data fixada para sua entrada em vigor). No dispondo a respeito, entrar em vigor, no territrio nacional, 45 dias aps a publicao (art. 1 LINDB). Fora do territrio nacional o prazo estende para 3 meses (art. 1 1 da LINDB).

APLICAO DA LEGISLAO TRIBUTRIA: a aplicabilidade da lei refere-se possibilidade de aplicao da lei vigente a um caso concreto.

14

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

a lei que, alm de estar em vigor, no tem impedimento para ser aplicada ao caso concreto. Ex. princpio da anterioridade (art. 150, III b,CF; noventena das contribuies art. 195, * 6 CF; 90 dias art. 150, III cCF.

As leis no se aplicam a fatos passados, mas aos presentes e futuros (princpio da irretroatividade). No entanto, excepcionalmente a lei poder retroagir (art. 106, CTN) quando: a. For meramente interpretativa (explicativa); b. Cominar pena menos severa; c. For mais benfica ao contribuinte.

A lei tributria que define infraes, ou lhe comina penalidades, interpreta-se da maneira mais favorvel ao acusado, em caso de duvida quanto: I capitulao legal do fato; II natureza ou s circunstncias materiais do fato, ou natureza ou extenso dos seus efeitos; III autoria, imputabilidade, ou punibilidade; IV natureza da penalidade aplicvel, ou sua graduao (art. 112, CTN). A lei tributaria no pode alterar a definio, o conceito e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado (civil ou empresarial), utilizados, expressa ou implicitamente, pela CF, pelas Constituies Estaduais ou pelas leis orgnicas do DF ou dos municpios, para definir ou limitar competncias tributrias (art. 110, CTN). A lei nova deve respeitar o direito adquirido (situao definitivamente constituda no regime da lei anterior, o ato jurdico perfeito (j consumado segundo lei anterior) e a coisa julgada (qualidade que a deciso judicial adquire de ser imutvel depois que dela no couber mais recurso); previstos no art. 5, XXXVI,CF.

19/04: INTERPRETAAO DAS NORMAS TRIBUTRIAS: Autentica: Trata da mesma lei. O sentido explicado por outra lei e, em alguns casos, por dispositivo especfico da mesma lei. (Um artigo interpreta o outro). Doutrinria: dada pelas lies de professores, juristas e estudiosos; por meio de livros, artigos palestras, aulas, pareceres, etc. Jurisprudencial: feita pelo judicirio, na aplicao da lei aos casos concretos. Lgica: reconstruo do pensamento do legislador, resolvendo aparentes contradies.

15

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Literal ou gramatical: fulcrada nas regas gramaticais (interpreta-se literalmente a legislao tributria que disponha sobre: I suspenso ou excluso (ex. anistia) do credito tributrio; II outorga iseno; III dispensa do cumprimento de obrigaes tributrias acessrias- art. 111,CTN). Essa interpretao no tem excees. Deve ser ao p da letra. Histrica: analisa a lei em conformidade com o momento social em que foi editada. Ex. vamos aumentar a alquota de tal tributo porque est prejudicando tal coisa nesse momento Sistemtica: harmoniza o texto da lei com o sistema jurdico todo. Extensiva: amplia o sentido da lei para abranger casos semelhantes. Restritiva: limita o sentido do texto restringindo o alcance para outras situaes semelhantes. Ex. ITCMD iseno para quem tem casa padro popular. Faz essa interpretao no caso de padro popular que more l os herdeiros. No logico exigir que todos os herdeiros morem na casa. De Direito comparado: confronte com lei nacional com a de outros pases. Principalmente II E IE. Teleolgica ou social: compreende os fins sociais para que a lei foi editada. Ex. dos padres populares das casas. Tentar alcanar o mximo de pessoas possveis. Na duvida, inclua. Crime de sonegao fiscal, analisar se houve dolo, m-f, isso crime, e no a m-administrao. Benfica: a lei tributria que define infraes, ou lhe comina penalidade, interpreta-se da maneira mais favorvel ao acusado. Art. 112, CTN. a mais importante! Igual in dubio pro msero (trabalho) e in dubio pro reu (penal) aqui in dubio pro contribuinte (tributrio).

24/04/13

INTEGRAO DA LEI TRIBUTRIA Todos devem seguir a lei, mas nem sempre isso possvel, pois algumas vezes ela omissa. Quando isso ocorrer faz-se necessrio integr-la (completa-la) de acordo com certos critrios constantes do art. 108 do CTN: (nesta ordem) 1.analogia 2.princ. gerais de dto tributrio 3.princ. gerais de dto pblico 4.equidade 5.costume (art. 100, III, CTN)

**Nem todas as situaes so previstas em lei. O juiz no pode deixar de julgar a matria, e, se no houver lei, deve integr-la (complement-la).
16

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Analogia a aplicao a um caso no previsto de regra que rege hiptese semelhante. Ex. ICMS e IPI so parecidos ambos so aplicados em mercadorias ento pode-se utilizar analogicamente uma regra do ICMS, p.ex., para aplicar no caso concreto do IPI. Mas o emprego dessa analogia no poder resultar na exigncia de tributo no previsto em lei (art. 108, 10 CTN). Ex. temos o direito de propriedade, quando o poder pblico vai retirar parte dessa propriedade (cobrando IPTU, IPVA) - quando isso ocorrer deve restar claro o principio da tipicidade tributria. O tributo deve estar previsto em lei. Ver art. 145 CTN. A analogia no consegue ser aplicada quando o caso sui generis (muito especfico).

Princpios gerais de direito tributrio so aqueles estudados no tpico Sistema Constitucional Tributrio, constituem em critrios adotados pela doutrina ou jurisprudncia que regulam as situaes no previstas em leis.

Princpios gerais de direito pblico so critrios maiores adotados pelo direito pblico para resolver situaes no reguladas pela lei ou pelos princpios gerais de direito tributrio e pela analogia. Os princpios gerais de direito privado utilizam-se para pesquisa da definio, do contedo e do alcance de seus institutos, conceitos e formas, mas no para definio dos respectivos efeitos tributrios (art. 109 do CTN), afim de no se obter um confronto entre direito privado e pblico.

Equidade a soluo equnime do caso concreto, adaptando razoavelmente a ordenao legal ao caso concreto, com bom senso. Porm, jamais a equidade poder dispensar o pagamento de tributo devido (art. 108, 2, do CTN). (Principio da razoabilidade e da proporcionalidade).

Costume prtica reiterada de atos pelas autoridades administrativas (art. 100, III, do CTN). Ex.: protocolo de recurso administrativo pode ser protocolado na Agenfa da cidade do contribuinte, e isto no est em lei, e sim numa prtica reiterada.

Os casos de integrao da norma tributria tambm podem ser utilizados para a interpretao da lei, para facilitar seu entendimento.

HIERARQUIA DAS NORMAS

17

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

inaceitvel dizer que uma lei tributria injusta, pois, segundo o insgne jurista HANS KELSEN, justia ou injustia extrajurdico (subjetivismo), ou seja, um dado pr-jurdico. O jurista, diante de uma norma jurdica, s pode raciocinar em termos de norma vlida ou invlida, utilizando-se do critrio da hierarquia, da cronologia e da especialidade, afastando quaisquer eventuais contradies aparentes. existe a norma. Preciso verificar se valida de acordo com todo o ordenamento, existente aps a vacatio legis. 03/05 Decreto: s pode ser feito pelo chefe do poder executivo, se outro fizer, este ser inexistente. A invalidade pode ser material quanto ao contedo da norma ou formal quanto ao procedimento de criao da norma. Ex.: um assunto regulado por lei ordinria esta lei existente e valida quanto matria, e invalida quanto ao aspecto formal, pois deveria ter sido criada por lei complementar.

VIGNCIA DIFERENTE DE APLICAAO: A vacatio legis diz respeito a eficcia da norma, produo de efeitos, a aplicabilidade ocorre depois. O tratado de matria tributria tramita como decreto legislativo e na pirmide se pe como lei ordinria.

PARA A PROVA N2: POSSVEL A COBRANA DE TRIBUTO EM FACE DE ATIVIDADES ILEGAIS?? (2 PONTOS)

Segundo YOSHIAKI ICHIHARA, "Uma norma vlida quando, sem contrariar, se fundamenta em uma norma hierarquicamente superior. No havendo fundamentao na norma hierarquicamente superior ou havendo contradio (...), a inferior sempre invlida. E uma norma invlida no obriga ningum, inclusive e especialmente, a pagar um tributo. (estrutura hierarquizada das normas).

Destarte, uma norma sempre ser vlida se estiver de acordo com uma norma hieraquicamente superior. Toda norma que contrariar ou no se fundamentar em uma norma hierarquicamente superior, a norma inferior sempre invlida. a consagrao do art. 5, II, da Constituio da Repblica. Portanto, essa lei refere-se norma vlida, pois norma invlida (ilegal, inconstitucional etc.) no norma, e assim no obriga ningum a pagar tributo.

18

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Essa invalidade pode ter como causa o aspecto material ou formal. Material quando o contedo da norma inferior contraria o contedo da superior e formal quando, na criao (elaborao) da norma, no se obedeceram s formalidades legais previstas para a sua criao.

Vigncia uma coisa, aplicabilidade outra: mesmo vigente uma lei do IPI p.ex. ter que aguardar a noventena para ser aplicvel.
Outro aspecto o da eficcia da norma, que avalia se uma norma vlida produz ou no efeitos, ou seja, h possibilidade de aplicao prtica para a resoluo de problemas concretos ou no (ex. respeito vacatio legis).

Concluindo, segundo YOSHIAKI ICHIHARA, O sistema jurdico constitudo por um conjunto de normas em que as partes se harmonizam com o todo e o todo com as partes, formando um conjunto nico e harmnico.

As normas que compem o ordenamento jurdico nacional so hierarquizadas, conforme preleciona Hans Kelsen, jurista austraco, que idealizou uma permide jurdica, demonstrando que as normas so hierarquizadas e que o fundamento de validade est em que a inferior extrai a sua validade na superior. OS TRATADOS E CONVENES INTERNACIONAIS QUE TRATAM DE MATRIA TRIBUTRIA ENCONTRAM-SE EM QUE POSIO HIERRQUICO-NORMATIVA DENTRO DO NOSSO ORDENAMENTO JURDICO? O art. 59 da Constituio Federal e a doutrina instituem uma hierarquia entre as normas escritas, conforme abaixo se descreve:

- Constituio Federal e as Emendas Constituio; - Constituies Estaduais e as Emendas Constituio; - Leis Complementares (* Tema aportico); - Tratados e Convenes Internacionais (*Tema aportico); - Leis Ordinrias, Medidas Provisrias, Leis Delegadas, Decretos Legislativos; - Normas Complementares (art. 100 do CTN): SEO III Normas Complementares

19

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Art. 100. So normas complementares das leis, dos tratados e das convenes internacionais e dos decretos: I - os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas; (decretos dos chefes do Executivo, portarias, resolues, instrues normativas, circulares, ordens de servio etc.) II - as decises dos rgos singulares ou coletivos de jurisdio administrativa , a que a lei atribua eficcia normativa; (ex. pareceres jurdicos que o chefe do Executivo atribui carter ou efeito normativo) III - as prticas reiteradamente observadas pelas autoridades administrativas; IV - os convnios que entre si celebrem a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. (ex. CONFAZ) Pargrafo nico. A observncia das normas referidas neste artigo exclui a imposio de penalidades, a cobrana de juros de mora e a atualizao do valor monetrio da base de clculo do tributo.

- H doutrinadores que incluem as Normas Individuais (sentenas, contratos, negcios jurdicos etc.)

OBSERVAES RELEVANTES Todas as leis infraconstitucionais buscam fundamento de validade na lei superior sob pena de serem declaradas ilegais e inconstitucionais, consequentemente ineficazes. Art. 96 CTN: uma lei diferente de legislao tributria integra a LT; Art. 97: somente a lei pode instituir tributo ou extinguir, decreto nunca. 1 majore o tributo no por lei, alterando a base de calculo e faz por decreto, burlando a regra que exige a lei, pois a alterao na base acarretou no aumento do tributo.

A Constituio Federal fundamenta e extrai seu contedo de validade numa norma hipottica fundamental.

LUS ROBERTO BARROSO, em sua sublime obra Constituio da Repblica Federativa do Brasil anotada e legislao complementar, 2 ed., So Paulo, Editora Saraiva, 1999, cita jurisprudncias do Supremo Tribunal Federal que ho de ser transcritas.
20

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Qual a posio hierrquico-normativa do tratado ou conveno internacional que trata de matria tributria?

Resposta: hoje, os tratados internacionais podem ter no ordenamento brasileiro trs diferentes posies hierrquicas: a) hierarquia constitucional (tratados de direitos humanos aprovados pelo trmite das emendas constitucionais: art. 5, 3); b) hierarquia supralegal (tratados de direitos humanos aprovados antes de 2004 e, portanto, sem ser pelo trmite de emenda constitucional); c) hierarquia legal, fora de lei ordinria (tratados que no sejam sobre direitos humanos).

PRECEITOS DO CDIGO TRIBUTRIO NACIONAL

Art. 96. A expresso "legislao tributria" compreende as leis, os tratados e as convenes internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relaes jurdicas a eles pertinentes. SEO II Leis, Tratados e Convenes Internacionais e Decretos Art. 97. Somente a lei pode estabelecer: I - a instituio de tributos, ou a sua extino; II - a majorao de tributos, ou sua reduo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65; III - a definio do fato gerador da obrigao tributria principal, ressalvado o disposto no inciso I do 3 do artigo 52, e do seu sujeito passivo; IV - a fixao de alquota do tributo e da sua base de clculo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65; V - a cominao de penalidades para as aes ou omisses contrrias a seus dispositivos, ou para outras infraes nela definidas; VI - as hipteses de excluso, suspenso e extino de crditos tributrios, ou de dispensa ou reduo de penalidades.
21

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

1 Equipara-se majorao do tributo a modificao da sua base de clculo, que importe em torn-lo mais oneroso. 2 No constitui majorao de tributo, para os fins do disposto no inciso II deste artigo, a atualizao do valor monetrio da respectiva base de clculo. Art. 98. Os tratados e as convenes internacionais revogam ou modificam a legislao tributria interna, e sero observados pela que lhes sobrevenha. Art. 99. O contedo e o alcance dos decretos restringem-se aos das leis em funo das quais sejam expedidos, determinados com observncia das regras de interpretao estabelecidas nesta Lei.

PRINCPIOS NORTEADORES DA INTERPRETAO HIERRQUICA NORMATIVA

Princpio da supremacia da Constituio: "A superioridade normativa da Constituio traz, nsita, em sua noo conceitual, a idia e um estatuto fundamental, de uma fundamental law, cujo incontrastvel valor jurdico atua como pressuposto de validade de toda a ordem positiva instituda pelo Estado" (STF, RTJ 140/954, RE 107.869, Rel. Min. Clio Borja).

Princpio da presuno de constitucionalidade das leis: A inconstitucionalidade nunca se presume. A violao h de ser manifesta (STF, RTJ 66/631), militando a dvida em favor da validade da lei (STF, RTJ 101/924).

Princpio da interpretao conforme a Constituio: "A incidncia desse postulado permite, desse modo, que reconhecendo-se legitimidade constitucional a uma determinada proposta interpretativa, excluam-se as demais construes exegticas propiciadas pelo contedo normativo do ato questionado" (STF, RTJ 144/146, ADIn 581-DF, Rel. Min. Marco Aurlio. Transcrio feita do voto do Min. Celso de Mello). "Se a nica interpretao possvel para compatibilizar a norma com a Constituio contrariar o sentido inequvoco que o Poder Legislativo lhe pretendeu dar, no se pode aplicar o princpio da interpretao conforme a Constituio, que implicaria, em verdade, criao de norma jurdica, o que privativo do legislador positivo" (STF, RT-CDCCP 1/ 314, Rep. 1.417, Rel. Min. Moreira Alves).

22

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Princpio da unidade da Constituio: No existe hierarquia ente normas constitucionais elaboradas pelo constituinte originrio. "A tese de que h hierarquia entre normas constitucionais originrias dando azo declarao de inconstitucionalidade de umas em face das outras incompossvel com o sistema de Constituio rgida. O poder de guarda da Constituio, conferido ao STF, representa a capacidade de impedir o desrespeito Constituio como um todo, e no a fiscalizao do poder constituinte originrio, a fim de verificar se este teria, ou no, violado os princpios de direito suprapositivo includos por ele prprio no texto da mesma Constituio" ( STF, DJU 10.5.96, p. 15131, ADIn 815-3, Rel. Min. Moreira Alves).

JURISPRUDNCIA SOBRE O ASSUNTO

Emendas Constituio sujeitam-se ao controle formal e material de constitucionalidade. "Uma Emenda Constitucional, emanada, portanto, do poder constituinte derivado, incidindo em violao Constituio originria, pode ser declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, cuja funo precpua de guarda da Constituio (CF, art. 102, I, a)" (STF, RDA 191/214).

As leis Anteriores Constituio e que no sejam com ela incompatveis, permanecem vlidas e eficazes, pelo princpio da continuidade do direito (RTJ 71/289) (fenmeno da no recepo)

No cabe ao direta de incostitucionalidade contra lei anterior Constituio em vigor. A legislao infraconstitucional incompatvel com a nova Carta fica por ela revogada (RTJ 87/758, 95/980, 95/544 e 107/928). "Lei anterior Constituio no pode ser inconstitucional em relao Constituio superveniente (...) A constituio sobrevinda no torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes: revoga-as. Pelo fato de ser superior, a Constituio no deixa de produzir efeitos revogatrios. (...) Ao direta de que se no conhece por impossibilidade jurdica do pedido" (STF, RDA 188/288, ADIn 521, Rel. Min. Paulo Brossard).

Tambm no se admite controle de constitucionalidade de lei por confronto com Constituio j revogada (STF, RTJ 130/102 E 130/1010). Promulgada uma nova Constituio, extinguem-se, automaticamente, todas as representaes de incostitucionalidade ajuizadas tendo como paradigma a Constituio superada (STF, RTJ 128/606).

23

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Revogada a lei argida de inconstitucional extingue-se a ao direta, por perda de seu objeto (STF, RDA 195/79; DJU 28.4.93, p. 7378-9).

Inexiste inconstitucionalidade formal superveniente. Um ato normativo validamente editado sob o regime anterior, sendo materialmente compatvel com a nova ordem, continuar em vigor, ainda que a Constituio superveniente tenha modificado o procedimento para sua edio. Exemplo: lei ordinria dispondo sobre matria reservada pela nova Carta lei complementar permanece em vigor, se for com ela compatvel (STF, RTJ 77/659).

O fato de a nova Constituio no ter reiterado a competncia do STF para editar normas processuais atravs de seu Regimento Interno no revoga as j existentes quando da promulgao da Carta (STF, RTJ 133/33).

10/05/13

TRIBUTOS - DEFINIO E CLASSIFICAO


A finalidade do Estado a realizao do bem comum, necessitando para esse desiderato de recursos financeiros, os quais so providos pela arrecadao (receitas pblicas derivadas). Este tpico destina-se a estudar a definio de tributo, sua classificao, suas caractersticas, suas espcies e os critrios eleitos pelo legislador para a identificao das espcies tributrias. Analisar-se-o, especificadamente, os impostos, as taxas, a contribuio de melhoria, os emprstimos compulsrios e as contribuies sociais (especiais ou parafiscais). Esses elementos so essenciais ao Direito Tributrio, pois constituem seu objeto. A contribuio de melhoria especifica. Geral a contribuio social. No caberia a nomenclatura contribuio parafiscal pois algumas contribuies so cobradas, criadas, fiscalizadas pelo prprio ente. Ex. cosip (contribuio social para iluminao pblica); CID (contrib. Interv. Domnio econmico cobrada pela Unio). Esses critrios de identificao das espcies tributrias constituem-se na materialidade do fato gerador e o regime jurdico diferenciado para cada uma dessas espcies. Paulo de Barros diz que temos 5 matrizes: 1.Impostos

24

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

2.Taxas a utilizao do servio tem que ser efetiva ou potencial. Ex. gua: passou a canaleta do esgoto, voc j comea a pagar. Ex. taxa de lixo: potencial. Voc coloca o lixo, a prefeitura recolhe. 3.Contribuioes de Melhorias 4.Emprstimos compulsrios 5.Contribuioes Sociais (CPMF ia para a sade tinha um destino certo) na CS a caracterstica que o valor arrecadado tem um destino certo, determinado. Outro ex. contribuio previdenciria vai para o INSS. Ao final, no ia mais exclusivamente para a sade, ento essa matriz comeou a no servir mais para a CPMF.

Os tributos foram explicitamente previstos na CF a partir do art. 145 e seguintes e no CTN em muitos artigos, especialmente os artigos 3 (decorar), 4, 5, 15, 16, 17, 18, 77, 78, 79, 80, 81, 82 e 217; conforme anotao de Yoshiaki Ichihara. O vocbulo tributo vem do latim tributu, que significa aquilo que um Estado (ou tribo) pagava ao outro como sinal de vassalagem.

A definio de TRIBUTO se encontra explicitada no Cdigo Tributrio Nacional (CTN), Lei n 5.172/66, em seu art. 3 : Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. DECORAR!!! Toda prestao compulsria, com sentido de obrigatoriedade (imposio tributria). A prestao tambm pecuniria (em dinheiro), id est, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir: o pagamento deve ser feito em dinheiro, ou valor equivalente, por exemplo: a dao em pagamento com bens imveis, mercadorias etc. (ex.: Lei estadual de MS n 1.993/99). Em qualquer situao necessita de lei para autorizar essa forma de pagamento. PODE ser pago tambm por meio de selo postal ou estampilha do Tesouro, sendo esta uma vinheta representativa de imposto pago que se cola em documentos ou mercadorias representando a obrigao ou a quitao pecuniria. Constitui uma das 3 formas de pagamento de crdito tributrio previstas no art. 162 do CTN (o pagamento efetuado: II nos casos previstos em lei, em estampilhas, em papel selado ou por processo mecnico). Por isso, a estampilha extingue o crdito tributrio quando regularmente inutilizada (sua mera aquisio no extinguir enquanto a estampilha est l colada no vinho no est inutilizada; o vinho pode demorar para ser vendido; quando compra a cartela de estampilha o crdito do Estado ainda existe, pois ainda no est colada e o vinho ainda no foi vendido). A perda ou destruio da estampilha no dar ao devedor direito de restituio. (EX. pegou fogo no seu estabelecimento e voc tinha uma cartela de estampilha, voc no tem direito restituio, pois no tem como ser comprovado se a estampilha foi ou no cobrada). Estampilha normalmente est em mercadoria suprflua (vinho, cigarro). Ex. a festa da uva pega fama e vira um evento nacional, se naquele dia o governo diz que os vinhos pelo qual ele pagou o IPI no sero vendidos, sero de graa, dai quem pagou o IPI vai pedir a restituio ou vai ganhar um crdito pelo que ele pagou. PROVA!!!! 15/05/13
25

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Que no constitua sano de ato ilcito, o seu carter no punitivo, ou seja, o tributo distinto da multa. Multa no tributo. A multa tambm obrigatria, por isso tem gente que confunde. Ex. O tributo o principal. O acessrio a multa. Surge uma lei que concede anistia, esta s perdoa juros e multa, jamais correo monetria e tambm no perdoa o tributo. **Dois tipos de multa: - a multa decorrente da impontualidade no pagamento e, - a multa que aplicada em face de um descumprimento de uma obrigao acessria: o comerciante tem obrigao de expedir nota, escriturar livros, parar no posto fiscal, quando ele no cumpre essa obrigao leva uma multa (puramente multa). instituda em lei (previso legal). Lei produzida pelo Poder Legislativo. Princpio da estrita legalidade.

cobrada mediante atividade administrativa, somente o Poder Executivo ou a quem for delegado poder cobrar o tributo. S a administrao pblica (federal, estadual ou municipal) pode cobrar o tributo. MF, RF e Sefaz (agenfas...). Excees: delegao capacidade tributria que pode ser delegada; se eu delego a capacidade tributria ao INSS para cobrar sua contr. Previdenciria, quem cobrar administrativamente o INSS.

Essa atividade administrativa deve ser plenamente vinculada: ato administrativo vinculado aquele que no deixa margem para o administrador escolher a convenincia e oportunidade do ato, id est, sem margem de discricionariedade. Se a lei diz cobre, cobre efetivamente. O tributo qualifica-se pelo fato que lhe d origem (fato gerador ou hiptese de incidncia tributria) e no pela sua destinao (Direito Financeiro) ou pelos nomes eventualmente adotados pela lei (art. 4 do CTN). CLASSIFICAAO E ESPCIES DE TRIBUTOS No basta a identificao genrica da figura do tributo, necessrio identificar tambm a espcie tributria. O Direito Positivo, conforme preceitua o art. 145 da CF e o art. 5 do CTN, estabelece trs espcies de tributos: Corrente majoritria. 1) impostos; 2) taxas; e 3) contribuio de melhoria. Na Constituio consta a expresso "contribuio de melhoria" no singular, ao contrrio do CTN que se expressa no plural (no sentido de se reportar s 3 esferas federal, estadual e municipal), mas a primeira a que est correta, haja vista que s existe uma espcie de contribuio de melhoria, o restante so contribuies sociais. Outrossim, a CF mais recente e hierarquicamente superior.

26

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Qualifica-se ou identifica-se o tributo pelo fato que lhe d origem (fato gerador em abstrato ou hiptese de incidncia tributria) e no pela destinao do produto arrecadado (isso problema de direito financeiro) ou pelos nomes eventualmente adotados pela legislao (art. 4 do CTN). Art. 4 A natureza jurdica especfica do tributo determinada pelo fato gerador da respectiva obrigao, sendo irrelevantes para qualific-la: I a denominao e demais caracterstica formais adotadas pela lei; II a destinao legal do produto da sua arrecadao. (segundo o professor, este inciso uma atecnia,
pois tenho que verificar a destinao da arrecadao).

GERALDO ATALIBA preleciona que "no suficiente reconhecer o tributo. Deve o intrprete determinar qual a espcie tributria (natureza especfica do tributo, conforme o diz o art. 4 do CTN), dado que o sistema jurdico prescreve regimes diferentes, conforme a espcie". IDENTIFICAR A ESPCIE TRIBUTRIA. Taxa divisvel e especfica no tem como eu cobrar taxa de asfalto pois como dividirei o pedao do asfalto.?? No entanto, os doutrinadores ptrios divergem ao classificar as espcies de tributos, mas a maioria deles adota o critrio tripartido (impostos, taxas e contr. Melhoria), entendendo existir somente trs espcies de tributos: impostos, taxas e contribuio de melhoria, como entende nosso Direito Positivo. Concluso a que se chega YOSHIAKI ICHIHARA analisando o contedo da materialidade do fato gerador. Esse mesmo autor menciona em sua magnfica obra as seguintes correntes: LUCIANO AMARO entende que existem quatro espcies tributrias: impostos, taxas (de servio, de polcia, de utilizao de vias pblicas e de melhoria), contribuies (sociais, econmicas e corporativas) e emprstimos compulsrios. MAXIMILIANUS C. A. FHER subdivide as contribuies em: contribuio de melhoria e contribuies sociais. De qualquer forma, os emprstimos compulsrios e as contribuies sociais possuem natureza jurdica tributria e sujeitam-se ao mesmo regime jurdico de tributo. Aqui, j se comea a dizer que so 5 espcies de tributos. IVES GANDRA DA SILVA MARTINS entende que cinco so as espcies tributrias: 1. 2. 3. 4. 5. impostos, taxas, contribuio de melhoria, emprstimos compulsrios e contribuies sociais.

POSIAO DO STF A DE IVES GANDRA, porm o STF no tem o poder de calar todos os doutrinadores tributrios ptrios. GERALDO ATALIBA adota a classificao bipartida, de tributos vinculados (ex.: taxas) e no vinculados (ex.: impostos), subdividindo os vinculados em direta e indiretamente.

QUADRO SINTICO DE TRIBUTOS ,


27

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Competncia dos ESTADOS, DF e MUNICPIOS *Impostos *Impostos *Taxas *Taxas *Contribuio de melhoria *Contribuio de melhoria *Contribuies sociais diversas (arts. 149, *Contribuio social previdenciria cobrada 2; 195, 6; 212, 5; 240, da CF) de seus servidores, em benefcio destes (art. 149, 1, da CF) *Emprstimos compulsrios (art. 148 da CF) *Contribuio para custeio da iluminao pblica COSIP (art. 149-A da CF) somente aos municpios Ao DF COMPETE TANTO OS TRIBUTOS ESTADUAIS COMO OS MUNICIPAIS

Competncia da UNIO

17/05/13 IMPOSTOS
Partindo do pressuposto de que a materialidade do fato gerador que fornece elementos para a classificao da espcie tributria, imposto um tributo de carter genrico que independe de qualquer atividade ou servio do poder pblico em relao ao contribuinte. Imposto exigido sem contraprestao e sem indicao prvia sobre a sua destinao. A aplicao posterior ser para o custeio da administrao e para servios em benefcio de toda comunidade, em geral, sem destinatrio especfico (ex. sade pblica, educao, segurana pblica etc.). Nesse sentido, o valor obtido com impostos no pode ser vinculado a um fundo, rgo ou despesa especfica, salvo expressa previso constitucional nesse sentido (Princpio da No Afetao). Preceitua o art. 16 do CTN que imposto o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuin te. Ao conceituar imposto, o CTN agiu por excluso preceituando que o tributo que no se enquadra no conceito de taxa, contribuio de melhoria, emprstimo compulsrio ou contribuies especiais e previdencirias. Costuma-se dizer que imposto uma exao (exigncia) no vinculada, uma exigncia cujo fato gerador no se liga a uma atividade estatal especfica relativa ao contribuinte ou por ele provocada. Independe de contraprestao especfica.
Para YOSHIAKI ICHIHARA, "materialidade do fato gerador exatamente a descrio hipottica do fato ou do conjunto de fatos na lei, que, em ocorrendo tal hiptese no mundo concreto, gera a obrigao de pagar determinado tributo" (ex: circular mercadorias fato gerador do ICMS).

O imposto , portanto, um tributo no vinculado, segundo GERALDO ATALIBA, pois independe de qualquer atuao estatal para caracterizar o aspecto material de sua hiptese de incidncia (fato 28

Direito Tributrio - Professor Nilton Elaine Gianotto gerador), mas, excepcionalmente, poder ser algo que inclua uma ao ou atuao estatal, direta ou indiretamente referida ao contribuinte, conforme determinao legal.

A prestao patrimonial do contribuinte do imposto unilateral e no signalagmtica, porquanto no faz nascer para a entidade tributante qualquer dever especfico em relao ao contribuinte. Sinalagma contrato (bilateral), no sentido de obrigaes recprocas.

O imposto tem seu fundamento de validade na competncia tributria da pessoa poltica que o instituiu, embora sua cobrana (capacidade tributria ativa) possa ser atribuda a terceira pessoa.

Imposto tem por hiptese de incidncia um comportamento do contribuinte ou uma situao na qual o contribuinte se encontre.

O contribuinte sempre uma pessoa (fsica ou jurdica) ou, para uma parte exgua da doutrina, o imposto pode ser pessoal (ex. IR) ou real (ex. IPTU, segundo o STF).

22/05/13
Impostos diretos ou que no repercutem: so aqueles cuja carga econmica suportada pelo prprio realizador do fato imponvel (ex. IR). Voc mesmo faz o fato e voc mesmo tributado. Ser proprietria de imvel urbano, voc vai ser tributado pelo IPTU.

Impostos indiretos, ou que repercutem: so aqueles cuja carga financeira suportada no pelo contribuinte (contribuinte de direito p.ex. no ICMS, o comerciante), mas por terceira pessoa que no realizou o fato imponvel (contribuinte de fato - ex. consumidor final - que tem legitimidade para mover ao tributria), o que ocorre no caso do ICMS, p. ex.(para Regina Helena da Costa, denomina-se repercusso econmica ou translao tributria).

Problemtica: art. 166 do CTN. A restituio de tributos que comportem, por sua natureza, transferncia do respectivo encargo financeiro somente ser feita a quem prove haver assumido o referido encargo , ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a recebe-la. (art. 2, 2, do decreto-lei 834 se o contribuinte houver pago o imposto a um Estado quando devido a outro, ter direito restituio do que houver recolhido indevidamente, feita a prova do pagamento ou do inicio deste ao Estado onde efetivamente devido. Isso se chama repetio do indbito, obter de volta aquilo que voc pagou novamente.

Art. 166 do CTN - JURISPRUDNCIA I TRANSFERENCIA DE ENCARGOS - STF 29

Direito Tributrio - Professor Nilton Elaine Gianotto O STF tem dado diversa interpretao repetio do indbito no caso dos denominados impostos diretos, com interpretao literal do art. 166 do CTN. SMULA 71. (ultrapassada) Art. 166 do CTN - JURISPRUDNCIA II TRANSFERENCIA DE ENCARGOS - STF SMULA 546. Cabe restituio do tributo pago indevidamente quando reconhecido por deciso, que o contribuinte de jure (de direito) no recuperou do contribuinte de facto o quantum respectivo... (atual) Art. 166 do CTN - JURISPRUDNCIA III TRANSFERENCIA DE ENCARGOS - STJ 1.QUE no caso do ISS, se transferiu ou no o encargo financeiro para o contribuinte de fato no importa, ele tem o direito de restituir se recolheu indevidamente.

QUADRO SINTICO DOS IMPOSTOS

FEDERAIS Importao (II) Exportao (IE)

Produtos industrializados (IPI) Operaes Financeiras (IOF) Renda (IR) Propriedade territorial rural (ITR) Impostos Extraordinrios Impostos Residuais

ESTADUAIS Transmisso causa mortis e doaes (ITCD) Circulao de mercadorias sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal (ICMS) Propriedade de veculos automotores (IPVA)

MUNICIPAIS Propriedade predial e territorial urbana (IPTU) Transmisso (onerosa) inter vivos de bens imveis (ITBI)

Servios de qualquer natureza (ISS)

Obs. 1 - Ao Distrito Federal cabem tanto os impostos estaduais como os municipais (arts. 32, 1, e 147, da CF) (art. 18, II, do CTN). Obs. 2 IPI (tem noventena), II, IE e IOF no se sujeitam ao princpio da anterioridade.

TAXAS
30

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

*A taxa, prevista no art. 77 - CTN, uma espcie de tributo relacionado com a prestao de algum servio pblico para um beneficirio identificado ou identificvel. 1.servio pblico: h grande discusso entre servio pblico e utilidade pblica. SP aquele essencial para o ser humano (sade, educao e segurana pblica); SUP aquele que no necessrio para a sobrevivncia humana, mas til (telefonia). Fornecimento de gua e de energia h discusso se essencial ou til. Se essencial s pode ser tributvel por meio de taxa, caso contrrio, por tarifa. Se no for to essencial possvel delegar ao particular que o faa. O poder pblico regula essa situao por meio de contrato de concesso. Se a relao contratual no cobrado por taxa e sim por tarifa. 2.beneficirio identificado ou identificvel: um dos itens pelo qual foi declarada a inconstitucionalidade da taxa de iluminao pblica, no h como saber quem passa por baixo do poste de iluminao e quantas vezes para poder tribut-lo. A mesma coisa no asfalto. No tem como saber quem e quantas o sujeito passou para tribut-lo. A taxa tem duas caractersticas: 1.prestaao de um servio pblico. 2. decorrente do poder de polcia. *Esse servio pode ser efetivo ou potencial, entendendo como potencial aquele posto disposio do contribuinte, mesmo que no utilizado (ex. consumo mnimo de gua, taxa de coleta de lixo onde no tem lixo para recolher). 1.Efetivo: p.ex. voc efetivamente gasta a gua e manda para o esgoto. Potencial: mesmo voc no utilizando voc paga o consumo mnimo; se potencial, taxa. Se efetivo tarifa. Na relao contratual vige o princpio da exceptio non adimpleti contractus. Tarifa. Relao contratual. S sou obrigada a pagar aquilo que eu realmente consumir. *O servio pblico deve ser tambm especfico e divisvel (art. 145 da CF). 1.Especfico e divisvel: no d para dividir o servio de iluminao pblica (poste) e nem o asfalto. A taxa no tem como ser especfica e divisvel, por isso inconstitucional a taxa de iluminao pblica bem como a de asfalto.

Art. 77 do CTN, As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio.

O servio especfico definido e delimitado a uma determinada pessoa ou grupo de pessoas (espcie definida e prestado em unidades autnomas (um para cada contribuinte), um para cada contribuinte). Especfico ou especificvel.
31

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Divisvel ou individualizvel o servio que pode ser medido (para cada um), de acordo com o que foi prestado a cada beneficirio (uti singuli); ex. abastecimento de gua e fornecimento de energia (conforme jurisprudncia do STJ); taxa de coleta de lixo (divido um para cada casa, independente de quem seja o dono), taxa de esgoto, taxa judiciria (tem contraprestao), taxa de registro, taxa de expediente, taxa de publicidade, licena (decorrente do poder de polcia tema aportico). Esse ensinamento contrape-se aos servios no divisveis e no individualizveis (uti universi de modo geral ou universal), que no podem ser taxados; ex. segurana pblica, construo de rodovias, iluminao pblica etc. Esses servios divisveis ou individualizveis (uti singuli) devem ser cobrados por taxa ou tarifa. Mas os servios no divisveis ou no individualizveis (ut universi) devem ser custeados por impostos (Maximilianus). Essas partculas latinas UT ou UTI significam de que modo, ou seja, uti universi, de modo geral ou indefinido, ou universal. Servios uti singuli, ou individualizveis, dividem-se em compulsrios ou facultativos. Compulsrios so os servios que o beneficirio no pode recusar, como o servio de esgoto ou coleta de lixo. Os servios compulsrios so remunerados por taxa (tributo). Entende-se que os servios compulsrios no podem ser suprimidos por falta de pagamento, devendo ser cobrados, se for o caso, por via judicial. Facultativos so os servios que o beneficirio pode aceitar ou recusar, como o servio de telefonia, transporte coletivo. Os servios facultativos so remunerados por tarifa ou preo pblico, podendo ser cortados por falta de pagamento. Tarifa e preo pblico significam a mesma coisa ou, para a minoria, seria tabelamento de preos. No muito clara a questo de se saber se o servio deve ser cobrado por taxa ou por tarifa. A escolha varia conforme a poca e a conjuntura poltica do Estado. Se o ato de imprio, obrigatrio, cobra-se por taxa. Se, ao contrrio, o ato tem carter contratual, em regime de direito privado, trata-se de tarifa ou preo pblico. A vige a exceptio non adimpleti contractus. O STF tem decidido que o fornecimento de gua retribudo mediante preo pblico ou tarifa, e no taxa (RE 201.630-DF, de 17.12.2000, rel. Min. Hellen Gracie; v. tb. RE 54.491-PE, 85.268-PR). E o pedgio, qual natureza jurdica se encaixa melhor? Maximilianus Cludio Amrico Fuhrer e Maximiliano Roberto Ernesto Fuhrer destacam que h certa dvida sobre a natureza do pedgio. A maioria entende que se trata de taxa de servio* (servio de conservao de via pblica). Para outros,
32

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

porm, o pedgio uma taxa de uso de bem pblico e, para outros, ainda, uma contribuio especial. No CTN no h previso para taxas de uso, s para taxas de servio e de polcia (art. 77). Como, porm, o pedgio previsto na Constituio Federal (art. 150, V), pode-se admitir a existncia de uma terceira espcie de taxa, a taxa de uso (ao lado das taxas de servio e de polcia), pelo menos na forma restrita ao pedgio. Entretanto, nas cabines dos pedgios o termo utilizado tarifa, mas um ou outro doutrinador entende que a cobrana de pedgio poderia ser considerada tarifa, em decorrncia de um contrato de concesso. Concluindo, o que identifica uma taxa, em face da materialidade de seu fato gerador a atuao estatal diretamente referida ao contribuinte , em forma de contraprestao de servio pblico (ou decorrente do poder de polcia). O art. 77, pargrafo nico, veda a cobrana da taxa cuja base de clculo seja idntica dos impostos (ex. taxa de licena em que a Prefeitura toma como base de clculo o valor venal do imvel) ou cuja base de clculo seja em funo do capital das empresas (ex. taxa da Junta Comercial que leva em considerao o capital das empresas ilegalidade explcita). Pode tambm decorrer do poder de polcia - atividade estatal de polcia atribudo ao Estado, previsto no art. 78, pargrafo nico, do CTN; ex. licenciamentos e fiscalizaes em geral (taxa de publicidade, taxa de instalao e funcionamento).

possvel

cobrana

de

tributos

em

face

de

atividades

ilegais?

http://www.ambito-

juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11026

24/05/2013 CONTRIBUIO DE MELHORIA Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: (competncia comum) [...] III - contribuio de melhoria (no singular), decorrente de obras pblicas. S existe um tipo de contribuio de melhoria, por isso a CF colocou no singular.

Dispe o art. 81 do CTN A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como
33

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. Face aos custos: a administrao no pode cobrar TUDO, TOTAL do contribuinte; Que decorra valorizao imobiliria: precisa dessa valorizao. Ex.: o obelisco na Afonso. No valorizou nenhuma casa, ento no h pq cobrar nada. Total, despesa realizada: voc no escolhe fazer uma obra, a o prefeito resolve fazer uma obra e te cobrar? Isso j foi questionado no STF, que disse que necessrio se provar que a valorizao imobiliria foi acima do valor da obra. uma espcie de tributo que incide sobre a valorizao de imvel particular, em decorrncia de obras pblicas realizadas pelos entes estatais. Sua natureza especfica identificada com a anlise do contedo da materialidade do seu fato gerador (hiptese de incidncia tributria). (a materialidade a valorizao imobiliria decorrente da obra pblica). A contribuio de melhoria no se confunde com as outras contribuies (sociais, previdencirias, sindicais etc.), pois sua natureza totalmente diversa, apesar da semelhana do nome. H duas correntes doutrinrias sobre o fato gerador (in abstrato) e fato imponvel (in concreto) desse tributo. Em uma, exigida a valorizao imobiliria ou melhoria (valorizao efetiva). Em outra, basta o benefcio decorrente da obra pblica (ex. o obelisco no melhorou o imvel de ningum). Porm ambas devem ser amparadas em lei, conforme art. 82 do Cdigo Tributrio Nacional (Lei N 5.172, de 25 de Outubro de 1966).

A lei relativa contribuio de melhoria observar os seguintes requisitos mnimos : I - publicao prvia dos seguintes elementos/documentos: a) memorial descritivo do projeto (detalhadamente tudo o que ele pretende fazer); b) oramento do custo da obra; c) determinao da parcela do custo da obra a ser financiada pela contribuio (em %); d) delimitao da zona beneficiada; e) determinao do fator de absoro do benefcio da valorizao para toda a zona ou para cada uma das reas diferenciadas, nela contidas (ex.meu imvel valorizou 40%, mas vou pagar 20% de CM);

II - fixao de prazo no inferior a 30 (trinta) dias, para impugnao pelos interessados, de qualquer dos elementos referidos no inciso anterior;

III - regulamentao do processo administrativo de instruo e julgamento da impugnao a que se refere o inciso anterior, sem prejuzo da sua apreciao judicial.
34

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

A contribuio relativa a cada imvel ser determinada pelo rateio da parcela do custo da obra a ser financiada, pelos imveis situados na zona beneficiada em funo dos respectivos fatores individuais de valorizao. (proporcionalidade).

Tem por fundamento a justia fiscal, que no seria alcanada se o proprietrio tivesse, sem contrapartida, benefcio patrimonial decorrente da valorizao de seu imvel em razo de obra pblica custeada por toda a sociedade (Mauro Lus Rocha Lopes).

Trata-se de tributo vinculado, pois seu fato gerador est ligado atividade especfica relativa ao contribuinte.

EMPRSTIMOS COMPULSRIOS

Art. 148 da CF. A Unio (competncia privativa), mediante lei complementar (se for por lei ordinria haver um vcio formal), poder instituir emprstimos compulsrios:

I para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia.(aqui urgentssimo)

II no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, b. (aqui s urgente)- ex. tivemos no Brasil: um, tinha como base de clculo veculo 0km; outro, base de clculo era sobre combustvel.

Pargrafo nico. A aplicao dos recursos provenientes de emprstimo compulsrio ser vinculada despesa que fundamentou sua instituio. Se o relevante interesse nacional foi para melhorar os equipamentos blicos do pas, tem que ser vinculado quilo, p.ex.

A maioria dos doutrinadores considera o emprstimo compulsrio um tributo. Porm, um tributo qualificado pela promessa de restituio. Conhecido tambm como tributo restituvel.

Alguns autores asseveram ter o emprstimo compulsrio natureza de contrato, embora coativo (ou ditado).

Emprstimo compulsrio consiste na tomada compulsria de certa quantidade em dinheiro do contribuinte a ttulo de "emprstimo", para que este o resgate em certo prazo, conforme as determinaes estabelecidas por lei.
35

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Na prtica, o passado est recheado de episdios em que emprstimos compulsrios s foram devolvidos aps muito tempo. Como o Brasil vivia crise de hiperinflao, o dinheiro devolvido foi reduzido a p (Wikipdia).

O emprstimo compulsrio serve para atender a situaes excepcionais, e s pode ser institudo pela Unio.

Emprstimos compulsrios para atender s despesas extraordinrias decorrentes de calamidade pblica, guerra externa ou sua iminncia (art. 148, I, da CF). (Neste caso no precisa obedecer ao princpio da anterioridade)

Diferentemente, o emprstimo compulsrio para assuntos de interesse relevante precisa atender ao princpio da anterioridade (art. 148, II da CF).

Os emprstimos compulsrios, a rigor e de acordo com a Teoria Geral do Direito, no so tributos por no representarem incremento receita do Estado (pq tem que devolver o dinheiro; o dinheiro entra e sai), vez que sua contabilizao no ativo tambm gera lanamentos em contrapartida no passivo, que representam o endividamento.

Contudo, a Constituio de 1967, atravs da Emenda Constitucional n 1/1969, determinou a aplicao, em se tratando de emprstimo compulsrio, das normas e princpios gerais aplicveis aos tributos. Determinou-se, portanto, assim, uma equivalncia prtica entre emprstimos compulsrios e tributos.

H doutrinadores que entendem ser tal disposio da antiga constituio prova cabal da carncia de natureza tributria dos emprstimos compulsrios, vez que no seria necessria norma explcita no sentido de definir conceitos (o que no representa propsito clssico da norma jurdica) se fosse tal espcie classificvel como tributo.

De qualquer forma, o tema aportico e continua sendo discutido na seara doutrinria.

CONTRIBUIES ESPECIAS, PARAFISCAIS, OU SOCIAIS Denominam-se tambm contribuies sociais ou parafiscais (termo no muito adequado, pois as Contribuies so cobradas pelos entes paraestatais da administrao indireta)

36

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Finalidade: so tributos destinados a arrecadar recursos para certas reas de interesse do poder pblico, na Administrao direta ou indireta, bem como na atividade de empresas que prestam servios para o ente pblico. Distinta das espcies de tributos, a contribuio social tem destinao certa, sendo recolhida com finalidade ou destinao predeterminada, prevista na lei que a instituiu. Materialidade do fato gerador da CE a destinao certa. A taxa no tem destinao certa. As leis que tratam dessas contribuies no tm seguido um padro homogneo, pois no foram sistematizadas, por isso devem ser examinadas caso a caso. Nesse sentido assevera Ruy Barbosa Nogueira (Curso de Direito Tributrio, p. 178). A Unio tem competncia para instituir impostos, taxas, contribuio de melhoria, emprstimos compulsrios e contribuies sociais diversas (Artigos 149; 149-A; 193 a 195, 6; 212, 5; 240 e outros da CF). Os Estados, Distrito Federal e os Municpios podem instituir impostos, taxas, contribuio de melhoria, mas somente a contribuio social previdenciria cobrada dos servidores estaduais, em benefcio destes (art. 149, par. n., da CF). O art. 149-A permite ao municpio cobrar COSIP. Contribuies sociais gerais: so institudas para financiar atividades ligadas ordem social, com exceo da seguridade social (art. 149 da CF). Ex. contribuio ao salrio-educao (art. 212, 5, da CF). Contribuies sociais para a Seguridade Social: destinam-se ao financiamento e manuteno da Seguridade Social, compreendendo os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Ex. CSLL, PIS/PASEP, COFINS, FGTS, FINSOCIAL etc. (art. 195 da CF) Contribuio de interveno no Domnio Econmico: cuja finalidade intervir sobre a parcela da atividade econmica em que atuam os agentes privados e dar efetividade s polticas econmicas. Ex. CIDE-COMBUSTVEIS, CIDE-TECNOLOGIA. Justifica a interveno do Estado no domnio econmico. Contribuies de interesse das categorias profissionais ou econmicas (corporativas): que tm a finalidade de financiar atividades de interesse das categoriais profissionais ou econmicas. Ex. Contribuies aos conselhos de profisso regulamentadas (OAB, CRM, CRO, etc.); sistema S (SENAC, SENAI, SESC, SEBRAE, SESCOOP, etc.) e contribuies sindicais (art. 240).

37

Direito Tributrio - Professor Nilton

Elaine Gianotto

Contribuies sociais para a Seguridade Social dos servidores pblicos: de competncia comum dos entes federativos, visa financiar a previdncia social dos servidores pblicos (art. 149, 1, da CF). Contribuio para o Custeio do Servio de Iluminao Pblica: de competncia dos Municpios e do Distrito Federal, tem como finalidade o custeio do servio de iluminao pblica. Ex. COSIP (art. 149-A da CF). A contribuio recebe a denominao de contribuies parafiscais, por alguns doutrinadores, porque, em regra, as entidades administrativas que detm a capacidade tributria ativa so integrantes da administrao indireta ou descentralizada. Podem ser denominadas tambm contribuies paraestatais, sindicais ou de previdncia.

38

Вам также может понравиться