Вы находитесь на странице: 1из 2

Os Maias de Ea de Queirs

Captulo X
Contextualizao e resumo; aspetos da crnica de costumes; marcas da linguagem e estilo Queirosiano
Contextualizao e resumo
O captulo X inicia com o fim do encontro entre Carlos e Gouvarinho, mostrando a intolerncia de Carlos perante esta devido ao interesse que este tinha por Maria Eduarda. Esta atitude de Carlos revela os seus aspetos mais negativos, nomeadamente o seu diletantismo, a incapacidade de manter relaes srias e nutrir amor, o que pode ser comprovado pela seguinte passagem: () Mas Carlos vinha de l enervado, amolecido, sentindo j na alma os primeiros bocejos da saciedade.. Posteriormente Carlos encontra o marqus quando ia a descer a rua de S. Roque, que o informou que a corrida de cavalos fora antecipada para o domingo seguinte. Esta notcia deixou Carlos radiante uma vez que este estava cada vez mais perto de conhecer Maria Eduarda. Nesse mesmo momento, Carlos viu Maria Eduarda a passar no seu coup, deixando-o atordoado com a sua leve presena. Quando chega o dia das corridas, Carlos vai ao hipdromo na esperana de ver Maria Eduarda, todavia esta no aparece e ele fica triste e desiludido. No hipdromo Carlos fala com a sua velha amiga D. Maria da Cunha e conhece Clifford, que foi o responsvel pela antecipao da corrida e possua o cavalo que tinha mais probabilidades de ganhar. Carlos decide apostar em Vladimiro, e surpreendentemente, acaba por ganhar muito dinheiro, ao contrrio de todos, que apostaram em Minhoto. A ocorrncia deste acontecimento pode ser interpretada como um pressgio. Este pressgio indica que a sorte de Carlos no jogo pode levar ao azar no amor, ou seja, algo trgico ir acontecer relacionado com uma relao amorosa. Dmaso informa Carlos que Castro Gomes partiu para o Brasil e que Maria Eduarda est num apartamento no prdio do Cruges. De seguida, Carlos arranja a desculpa de querer falar com Cruges de forma a ver Maria Eduarda. Mas, quando chega ao prdio, a criada diz que Cruges no est. Carlos acaba por no ver Maria Eduarda. Quando Carlos regressa ao Ramalhete recebe uma carta da Castro Gomes pedindo que a visite.

Crnica de Costumes
So vrios os episdios utilizados pelo autor para mostrar a vida da alta sociedade lisboeta sendo as corridas no hipdromo um dos mais importantes. Este episdio tenta mostrar o contacto de Carlos com a alta sociedade lisboeta. Por outro lado, evidencia o acompanhamento da evoluo pelo nosso pas, uma tentativa falhada de igualar Lisboa s demais capitais europeias atravs da adoo de culturas e eventos estrangeiros, um de cosmopolitismo, que conseguido custa da imitao do que se faz "l por fora". Esta tentativa de imitao , desde logo, criticada por Afonso da Maia ao defender a tourada, em vez das corridas de cavalos, sendo estas costumes de pases estrangeiros como a Inglaterra. Enquanto as touradas so um costume tradicional portugus. O que se comprova pela seguinte passagem: o verdadeiro patriotismo, talvez () seria, em lugar de corridas, fazer uma boa tourada. Este episdio permite apreciar de forma irnica e caricatural uma sociedade que vive de aparncias. O espao onde se iam realizar as corridas deveria, em princpio, ostentar exuberncia e fausto. Contudo, parecia um arraial, o buffet tinha um aspeto nojento e as pessoas no sabiam ocupar os seus lugares. Em suma, caracterizava-se pela monotonia, pela improvisao, pela carncia de motivao, pelo mau gosto, pela falta de adequao entre o estrato social e o nvel social, tpico de um evidente provincianismo. Destaca-se o comportamento inadequado da assistncia feminina "que nada fazia de til". Esta estava toda na tribuna, a maioria de vestidos de missa, algumas delas com chapus emplumados que se comeavam a usar. Este tipo de vesturio totalmente desadequado ocasio e acaba por refletir a falta de bom gosto e, principalmente, o ambiente que devia ser requintado, mas, ao mesmo tempo, ligeiro como compete a um evento desportivo.

Os Maias de Ea de Queirs
tambm criticada a falta de -vontade das senhoras na tribuna que no falavam umas com as outras e que, para no desobedecer s regras de etiqueta, permaneciam no seu posto, mas constrangidas. Ainda assim, surge uma diferente, D. Maria da Cunha, que abandona a tribuna e vai sentar-se perto dos homens. No final do episdio, o clima de desinteresse pelas corridas torna-se "interessante" pela desordem provocada e pelas cenas de pancadaria causadas pela primeira corrida. Este foi o processo a que o narrador recorreu para criticar a ascenso da burguesia associada ao materialismo e desvalorizao da educao. Tambm, satiriza o facto de se querer parecer civilizado quando, de facto, no se , ou seja, o narrador acha que pode haver dinheiro para pagar a entrada, mas h coisas que no mudam.

Marcas da linguagem e estilo Queirosiano


Ironia
entrada para o hipdromo, abertura escalavrada num muro de quintarola, o faetonte teve de parar atrs do dog -cart do homem gordo - que no podia tambm avanar porque a porta estava tomada pela caleche de praa, onde um dos sujeitos de flor ao peito berrava furiosamente com um polcia. (...) Tudo isto est arranjado com decncia - murmurou Craft.

Sinestesia
(...) parecendo, depois da poeirada quente da calada e das cruas reverberaes da cal, mais fresco, mais vasto com a sua relva j um pouco crestada pelo sol de junho, e uma ou outra papoula vermelhejando aqui e alm. (...) uma aragem larga e repousante chegava vagarosamente do rio

Metfora
(....) as pestanas mortas, parecia oferecer a todas aquelas mos, que se estendiam gulosamente para ela, o seu apetitoso peito de rola.

Personificao
(...) com os olhos afogados ; O hipdromo elevava-se suavemente em colina (...)

Adjetivao
espao verde (...) tons claros e sombrios () ; brilho sereno, sorrir calmo(...) ; largo espao verde ;passou correndo; olhando

Discurso indireto livre


(...) J vira o "Mist", a gua do Clifford, e decidira apostar pela "Mist". Que cabea de animal, meninos, que finura de pernas!...

Uso do advrbio
olhava tranquilamente; procurando espavoridamente; vibravam furiosamente

Uso do diminutivo
o pequenito; o baro pequenino, aos pulinhos ; Carlos cumprimentou as duas irms do Taveira, m agrinhas, loirinhas, ambas correctamente vestidas de xadrezinho (...)

Caricatura
entrada para o hipdromo, abertura escalavrada num muro de quintarola (...) O bufete estava instalado debaixo da tribuna, sob o tabuado nu, sem sobrado, sem um ornato, se m uma flor ()

Вам также может понравиться