Вы находитесь на странице: 1из 108

1 INSTITUTO MAU DE TECNOLOGIA ESCOLA DE ENGENHARIA MAU

ETC-605

PREVENO E RISCOS DE ACIDENTES NA INDSTRIA DA CONSTRUO

Prof. Jos Antonio Ghilardi 2011

NDICE

CAPTULO 1. CONCEITOS E RISCOS DA INDSTRIA DA CONSTRUO .. 2. CONDIES GERAIS NO CANTEIRO DE OBRA .................... 3. PROGRAMAS DE SEGURANA E AES PREVENTIVAS..... 4. MEDIDAS DE SEGURANA CONTRA INCNDIO .................. 5. TRABALHOS EM ESPAOS CONFINADOS .......................... REFERNCIAS ............................................................................

PGINA 3 9 43 48 102 108

CAPTULO 1 CONCEITOS E RISCOS DA INDSTRIA DA CONSTRUO

1.1 Tipificao

A indstria da construo civil se segmenta em duas atividades bsicas, edificaes e construo pesada. O segmento edificaes composto por obras habitacionais, comerciais e outras. O segmento de construo pesada agrupa vias de transporte e obras de saneamento, de irrigao/drenagem, de gerao e transmisso de energia, de sistemas de comunicao e de infra-estrutura de forma geral. O foco deste manual o segmento edificaes, atividade tpica do setor privado, que emprega a maioria dos trabalhadores formais da indstria da construo civil. A indstria da construo - edificaes caracterizam-se pela alta disperso geogrfica, produo de bens fixos em uma rea de trabalho temporria, com reduzido coeficiente de importao, mas elevada utilizao de matrias-primas nacionais e por atividades que dependem das condies climticas e so realizadas por empresas pblicas, privadas ou indivduos atuando por conta prpria. Durante o processo construtivo ocorre contnua modificao de ambiente, de atividade e de trabalhadores e, devido reestruturao do processo construtivo, os servios de cada etapa da obra so executados por diferentes empreiteiras, o que pode acarretar duplicidade de comando e de responsabilidade pelas condies de trabalho. Outra particularidade das edificaes a fragmentao da produo em etapas: Fundao: a parte da construo que suporta todo peso do prdio e o apia na parte slida do cho. Os tipos de fundao (sapata, tubulo, estaca, etc.) e os materiais utilizados nesta etapa so determinados com base nas caractersticas do projeto da edificao e do terreno onde a obra ser construda. Estrutura/alvenaria: o conjunto de elementos que formam o esqueleto de uma obra e sustentam paredes, telhados, forros e lajes. A estrutura pode ser feita em concreto armado, ao ou alvenaria. Acabamento: a finalizao da obra pela colocao de diversos revestimentos de pisos, paredes, telhados; instalaes de gua, luz, gs e telefonia; a colocao de portas, janelas, louas sanitrias, metais, ferragens e vidros; alm da limpeza final da obra.

A indstria da construo civil um importante setor da economia brasileira, de uso intensivo de mo-de-obra, criando empregos diretos e indiretos. Possui uma cadeia produtiva extensa e complexa que inclui atividades diretas e indiretas nas quais atuam empresas de todos os portes. De acordo com os dados da Cmara

4 Brasileira da Indstria da Construo (CBIC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatsticas (IBGE), a indstria da construo empregou em 2010, de forma direta, 2.633.674 trabalhadores no Brasil. O Sindicato da Indstria da Construo - Sinduscon informa que 92% das empresas do setor so constitudas por pequenas e mdias empresas, com uma mdia de 30 empregados. A Previdncia Social informa que em 2009 dos 2.496 bitos por acidentes de trabalho, 28% ocorreram na construo civil, o que equivale a cerca de 700 vidas perdidas. A ascenso profissional dos trabalhadores, em geral, ocorre a partir do saber de ofcio adquirido com a prtica e de modo informal com os colegas. Os trabalhadores iniciam como ajudantes, passam a funes especializadas, como pedreiros, eletricistas, pintores e, na continuidade, a encarregados e mestres de obra. Desses trabalhadores so exigidos disposio e capacidade para executar intensas atividades fsicas e que, muitas vezes, requerem movimentos repetitivos e posturas inadequadas, em ambientes ruidosos, empoeirados e com outros riscos ocupacionais. As caractersticas gerais da mo-de-obra da indstria da construo civil, de acordo com estudo realizado pelo SESI so: Baixo nvel de instruo e qualificao profissional: maioria com apenas o 1 grau completo, 20% de analfabetos e 72% que nunca realizaram cursos e treinamentos; Elevada rotatividade no setor: a maioria com menos de um ano na empresa; Baixos salrios: 50% dos trabalhadores ganham menos de dois salrios mnimos; Elevado ndice de absentesmo: 52% por problemas de sade; Alcoolismo: 54,3% ingerem bebida alcolica, 15% abusam do consumo e 4,4% so dependentes.

1.2. Conceitos e Definies

A atividade da indstria da construo civil, em todo o mundo, devido s suas caractersticas, considerada perigosa e expe os trabalhadores a variados riscos ocupacionais, com especificidades e intensidades que dependem do tipo da construo, da etapa da obra e da forma de conduzir os programas e aes de segurana e sade no trabalho. O trabalhador exposto aos riscos do ambiente, das intempries, de suas tarefas e das atividades de outros trabalhadores.

5 H uma tendncia de atuao preventiva com nfase nos Equipamentos de Proteo Individual EPI. Bons EPI so essenciais como complementos de medidas organizacionais, de engenharia e de proteo coletiva, e no uma alternativa para substituir estas medidas. Na indstria da construo, costuma-se dar pouca importncia aos acidentes e exposies menos graves, priorizando a preveno de quedas de altura, soterramento e eletrocusso. Acidentes e doenas ocorrem devido interao de fatores previsveis cujo controle, nas situaes consideradas menos graves, em muito contribuiria para a preveno das ocorrncias de maior gravidade. Devido s caractersticas do trabalho, que inclui o carter temporrio do processo, a atuao preventiva requer foco na antecipao e reconhecimento dos riscos, a adoo e manuteno de regras, mtodos e procedimentos voltados a garantir a segurana e sade dos trabalhadores, alm de proteger pessoas e patrimnios nas proximidades do canteiro de obra.

1.3. Riscos Ocupacionais


Riscos ocupacionais so aqueles decorrentes da organizao, dos procedimentos, dos equipamentos ou mquinas, dos processos, dos ambientes e das relaes de trabalho, que podem comprometer a segurana e a sade dos trabalhadores, dependendo da natureza, concentrao, intensidade e tempo de exposio. So classificados em cinco categorias: fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e de acidentes.

1.3.1 Riscos Fsicos


Os agentes classificados nesta categoria so: rudo, vibrao, radiaes ionizantes e no ionizantes, umidade, calor e frio. O rudo pode ocasionar danos ao equilbrio, ao sono, problemas psicolgicos e sociais, alterao no sistema circulatrio, digestrio e reprodutor, alm do mais evidente, que a Perda Auditiva Induzida por Rudo PAIR. Na construo de edificaes, vrias mquinas como escavadeira, bate-estaca, serra circular, furadeira, lixadeira, esmerilhadeira, pistola finca-pino, vibrador de imerso, perfuratriz e betoneira geram rudo em diversas atividades de todas as etapas. A vibrao pode gerar distrbios osteomusculares, labirintite, perda auditiva por conduo ssea e a sndrome de Raynaud. Na indstria da construo civil, atividades como compactao do solo, utilizao dos marteletes e vibrador de concreto, expem o trabalhador a este risco. As radiaes no ionizantes (ultravioleta) podem causar alteraes na pele, queimaduras, leses oculares e em outros rgos. Na indstria da construo civil, o trabalhador exposto a este tipo de radiao em algumas operaes de soldagem e principalmente, radiao solar, nas atividades realizadas a cu aberto. A exposio umidade pode causar problemas de pele e respiratrios. Ocorre nas atividades ou operaes em locais alagados ou encharcados, bem como naquelas realizadas sob garoa, quando os ps e as vestimentas ficam umedecidos.

6 O calor pode ocasionar fadiga, diminuio de rendimento, erros de percepo e raciocnio, esgotamento, prostrao, desidratao e cimbras. O frio pode alterar a sade, o conforto e a eficincia do trabalhador. Os principais efeitos so: feridas, rachaduras na pele, predisposio para acidentes e para doenas das vias respiratrias.

1.3.2 Riscos Qumicos


Nesta categoria, so classificados os agentes que interagem com tecidos humanos, provocando alteraes na sua estrutura e que podem penetrar no organismo pelo contato com a pele, ingesto e inalao de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases e vapores. Na indstria da construo civil so exemplos de risco qumico: as poeiras resultantes de trabalhos com cal, cimento, gesso, varrio e do corte de madeiras; fumos metlicos resultantes das soldagens e cortes a quente; vapores orgnicos desprendidos das tintas, solventes e de mantas asflticas; produtos corrosivos utilizados em limpeza e outros produtos qumicos.

1.3.3 Riscos Biolgicos


Os agentes classificados nesta categoria so os vrus, bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, entre outros, que podem penetrar no corpo humano pelas vias cutnea, digestiva e respiratria, podendo causar infeces diversas. Exemplos de atividades na indstria da construo civil com risco biolgico so: a limpeza de sanitrios; abertura de poos, valas e servios em tubulaes de esgoto. guas empoadas, recipientes sem tampa, entulhos e materiais mal organizados favorecem o desenvolvimento de vetores. Algumas condies como: tampos impermeveis das mesas dos refeitrios, conservao de alimentos, disponibilidade de sabonete e de papis para lavar e enxugar as mos, locais adequados para guarda de vestimentas e de toalhas, sanitrios limpos e treinamento para as boas prticas de asseio pessoal contribuem para preveno da contaminao dos trabalhadores e evitam a proliferao de microorganismos.

1.3.4 Riscos Ergonmicos


Referem-se adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas do trabalhador e se relacionam organizao do trabalho, ao ambiente laboral e ao trabalhador. Os fatores organizacionais so os relacionados ao ritmo de produo, ao processo de trabalho, s pausas e revezamentos, distribuio de tarefas, durao excessiva da jornada diria de trabalho e s instrues operacionais. Os fatores ambientais envolvem caractersticas espaciais e dinmicas da tarefa e tambm as condies dos pisos, vias de circulao, iluminao, temperatura, rudo e poeiras, entre outras. Os fatores relacionados ao trabalhador envolvem trs dimenses: pessoais, psicossociais e biomecnicos.

7 Exemplos de risco ergonmico na indstria da construo so: exigncia de posturas inadequadas, trabalho por perodo prolongado em uma determinada posio, exigncia de fora fsica intensa, movimentos repetitivos; levantamento e transporte manual de carga, rea de trabalho reduzida ou com barreiras, presso temporal e ritmo de trabalho intenso.

1.3.5 Riscos Mecnicos (Acidentes)

Nesta categoria, so classificados os agentes decorrentes das situaes adversas nos ambientes e nos processos de trabalho que envolvem arranjo fsico, uso de mquinas, equipamentos e ferramentas, condies das vias de circulao, organizao e asseio dos ambientes, mtodos e prticas de trabalho, entre outros. Na indstria da construo civil, essa categoria de risco pode ser representada, entre outras, por: Falta de planejamento no recebimento e estocagem de matria-prima e de material no utilizvel, que favorece queda ou deslizamento do material sobre trabalhadores e propicia ambientes para animais peonhentos; Arranjo fsico inadequado; Instalaes eltricas improvisadas; Trabalho em altura sem uso de equipamentos de proteo individual adequados como, por exemplo, nas atividades realizadas em bate-estaca para ajuste da estaca; Vias de circulao obstrudas, no demarcadas e mal conservadas; Operao de mquinas e ferramentas por trabalhadores no qualificados; Falta de treinamento e conscientizao quanto aos riscos existentes nos locais de trabalho ou treinamentos ineficazes; Falta ou ausncia parcial de sistemas ou equipamentos de proteo coletiva devidamente instalados.

1.4 Planejamento e Acompanhamento 111 Devem contemplar todas as etapas da obra, estipulando condies adequadas do canteiro, mtodos de trabalho apropriados definidos a partir de padres tcnicos e cdigos de prtica, adotando e mantendo regras para o trabalho seguro e medidas para assegurar o envolvimento e a cooperao dos trabalhadores, reduzindo gastos provenientes de retrabalho, perda de tempo e de materiais.
A efetiva participao do trabalhador previne agravos sua integridade, reduz custos da preveno; aprimora as condies de trabalho, a qualidade da edificao e a produtividade do processo.

8 O trabalhador deve ser treinado e orientado para bem desenvolver suas atividades de forma segura prevenindo acidentes. O treinamento deve ser realizado em linguagem acessvel, enfatizando as atividades que sero desenvolvidas, os mtodos que sero utilizados, os riscos a que os trabalhadores estaro expostos e o que ser esperado deles. Visa-se, assim, criar condies para que possam colaborar com a promoo das condies de trabalho e dar subsdios para aprimorar o planejamento, alm de facilitar o controle do desenvolvimento das atividades. A constituio da CIPA, a Anlise Preliminar de Riscos APR, o Dilogo Dirio de Segurana DDS, a elaborao e afixao do mapa de risco por etapa e a comunicao dos progressos obtidos so boas estratgias para o envolvimento e cooperao do trabalhador para reduzir ou eliminar situaes de riscos. O cipeiro atuante elemento importante pela troca de informaes em vrios nveis e, principalmente, pelo cumprimento de suas atribuies. O trabalhador deve cumprir as regras estabelecidas e comunicar imediatamente seu superior das inconformidades que porventura ocorram e no deve desenvolver atividades para as quais no esteja capacitado ou no tenha sido autorizado.

CAPTULO 2 CONDIES GERAIS NO CANTEIRO DE OBRA

2.1 Instalaes Eltricas


A execuo e manuteno das instalaes eltricas devem ser realizadas por trabalhador qualificado e supervisionada por profissional legalmente habilitado. As instalaes provisrias devem cumprir o descrito na NBR 5410, NBR 5419, NR 18, em seu item 18.21.11 e de acordo com a concessionria local. Devem ser cumpridas as seguintes determinaes: Manter quadros de distribuio trancados e circuitos identificados; Isolar os cabos e distribuir de forma que no obstrua vias de circulao; Proteger as instalaes contra impacto, intempries e agentes corrosivos; Proibir instalao de adaptador e chave blindada como dispositivos de partida e parada de mquinas; Executar emendas e derivaes que assegurem a resistncia mecnica e evitem o contato eltrico; Utilizar fusvel, chave e disjuntor, compatveis com o circuito. No substituir por dispositivo improvisado ou por fusvel de capacidade superior, sem a correspondente troca de fiao; Ligar mquina e equipamento eltrico mvel somente por intermdio de conjunto plugue e tomada; Aterrar estruturas e carcaas de equipamentos eltricos.

2.2 Ordem e Limpeza


O canteiro organizado propicia otimizao dos trabalhos, reduo das distncias entre estocagem e emprego do material, melhoria no fluxo de pessoas e materiais e reduo dos riscos de acidentes e de incndio. Para o bom aproveitamento da rea dos canteiros e preveno de riscos aos trabalhadores importante: Manter materiais armazenados em locais pr-estabelecidos, demarcados e cobertos, quando necessrio; Manter desobstrudas vias de circulao, passagens e escadarias; Coletar e remover regularmente entulhos e sobras de material, inclusive das plataformas e de outras reas de trabalho; No queimar lixo ou qualquer outro material no canteiro de obras; Utilizar equipamentos mecnicos ou calhas fechadas para a remoo de entulhos em diferentes nveis; Evitar poeira excessiva e riscos de acidentes durante a remoo. O gerenciamento de resduos contribui para a organizao e limpeza dos canteiros.

10

2.3 Almoxarifado
Instalar em local de fcil recepo e distribuio dos materiais pelo canteiro; Manter limpo, organizado e identificado, de modo a no prejudicar o trnsito de pessoas, a circulao de materiais e o acesso aos equipamentos de combate ao incndio; Manter pilhas estveis de materiais com facilidade de acesso e manuseio; Armazenar os materiais (txicos, corrosivos, inflamveis e explosivos) identificados e separados por compatibilidade qumica e em local isolado e sinalizado.

2.4 Movimentao de Veculos


Exigir, na contratao dos servios, condies de segurana do veculo que transporta as mquinas, com especial ateno aos pneus, dimenso das cunhas para colocao sob os mesmos, como reforo da frenagem e compatibilidade da capacidade e dimenso do veculo com a carga; Assegurar na via pblica, localizao adequada para as manobras, principalmente em relao rede eltrica; Manter as rodas dos veculos livres de terra quando circular em vias pblicas; Solicitar ao rgo responsvel pelo trnsito a delimitao ou interdio da via pblica na entrega e retirada de mquinas e equipamentos (escavadeira, bate-estaca, Bobcat); sinalizar a via devido aos riscos para a comunidade do entorno e orientar os trabalhadores para os riscos da operao, principalmente em relao rede eltrica; Monitorar a entrada e sada de veculos e colocar cavaletes para sinalizao de advertncia no trnsito de pedestres; Permitir a operao de veculos somente por trabalhador qualificado e identificado por crach; Delimitar e sinalizar o local de trabalho dos veculos automotores proibindo a presena de trabalhadores no raio de ao das mquinas; Manter a caamba da escavadeira sobre o solo quando no estiver em operao; Estabelecer local apropriado para guarda do combustvel e abastecimento dos veculos, que deve ser feito por trabalhador qualificado, orientando-o para manter somente o reservatrio principal; Dispor proteo contra incidncia de raios solares e intempries nas cabinas; Sinalizao de marcha r e boas condies de iluminao para trabalho noturno.

2.5 reas de Vivncia

As condies de alojamento, instalaes sanitrias, vestirio, refeitrio, cozinha, lavanderia, rea de lazer, ambulatrio e o fornecimento de gua potvel devem atender ao que estabelece a NR-18, item 18.4.

11

2.5.1 Alojamento

O alojamento deve ser planejado e construdo de forma adequada considerando caractersticas do material construtivo, a rea construda em relao ao nmero de trabalhadores, o p-direito, a rea de ventilao, a iluminao, as instalaes eltricas protegidas, as acomodaes e a proibio de estar situado em subsolo ou poro das edificaes. O alojamento deve ser mantido em perfeito estado de conservao, higiene, e limpeza. Para cumprir esta obrigao, a colaborao do trabalhador fundamental.

2.5.2 Instalaes Sanitrias

Instalar os sanitrios em local de fcil acesso e prximo aos postos de trabalho, atendendo a condies adequadas de materiais construtivos e de revestimento; dimenses de p-direito e de rea por lavatrio, mictrio e vaso sanitrio; vaso sanitrio provido de assento e tampa, abastecido de papel higinico e isolado por porta com trinco; ventilao; iluminao; instalaes eltricas protegidas; disponibilidade de lixeiras com tampa ao lado do lavatrio e do vaso sanitrio; com abastecimento de gua e ligao a esgoto ou fossa sptica. Alm destas e de outras condies, deve ser isolado da rea de refeies, separado por sexo e mantido em perfeito estado de conservao e limpeza. A instalao sanitria deve ser constituda de lavatrio, vaso sanitrio e mictrio, na proporo de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou frao.

2.5.3 Vestirio
Disponibilizar vestirio com armrios individuais de compartimentos, que permitam a separao da roupa de uso comum da roupa de trabalho, com dimenses de 1,20m x 0,30m x 0,40m, dividido em duas partes na vertical, ou 0,80m x 0,50m x 0,40m, dividido em duas partes na horizontal, podendo ser sobrepostos. O armrio deve contar, com fechadura ou dispositivo com cadeado e com abertura para ventilao ou portas teladas. Disponibilizar bancos com largura mnima de 0,30m. As paredes e piso do vestirio devem ser lavveis.

2.5.3 Chuveiros

Dimensionar um chuveiro com rea mnima de 0,80 m para cada grupo de 10 trabalhadores ou frao. Disponibilizar estrados de material antiderrapante ou madeira impermeabilizada e suportes para sabonete e toalha na rea dos chuveiros. O

12 chuveiro deve ser aterrado e o piso deve ter caimento para escoamento da gua para rede de esgoto.

2.5.4 Refeitrio
O refeitrio deve ter cobertura, p-direito mnimo de 2,80 m, iluminao e ventilao adequadas, telas nas aberturas de ventilao, piso com caimento em material lavvel, capacidade e assentos para atender todos os trabalhadores, mesmo que em horrios alternados sendo proibida a instalao em subsolo ou poro. Deve ser isolado das demais reas, dispor de lavatrio, geladeira para conservao de alimentos, local exclusivo para aquecimento das refeies dos trabalhadores e mesas com tampo liso e lavvel. Devem ser fornecidos ao usurio: gua por bebedouro de jato inclinado ou garrafo de gua , copos descartveis, papel toalha para secagem das mos e cesto com tampa para descarte de detritos, com sinalizao indicativa.

2.5.5 Cozinha para Preparo de Refeies


Se o canteiro de obras tiver cozinha, deve dispor de equipamentos de refrigerao para conservao dos alimentos, pia para lavar os alimentos e utenslios e instalao sanitria exclusiva para os manipuladores de gneros alimentcios, refeies e utenslios, alm de licena de funcionamento da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA.

2.5.6 Lavanderia
Se o canteiro de obras possuir trabalhadores alojados, dever dispor de lavanderia em local coberto, ventilado e iluminado para que possam lavar, secar e passar roupas de uso pessoal. Caso o canteiro no disponha de lavanderia, poder contratar servios terceirizados.

2.5.7 rea de Lazer


O canteiro que possuir trabalhadores alojados dever ter local para recreao, podendo para isso ser utilizada a rea destinada s refeies.

2.5.8 Ambulatrio
Canteiros ou frentes de trabalho com cinqenta ou mais trabalhadores devem dispor de ambulatrio, conforme o item 18.4.1 alnea h da NR 18.

13

2.5.9 Bebedouros

Disponibilizar gua potvel fresca filtrada ou de garrafo de forma que a distncia entre o posto de trabalho e o bebedouro, no seja superior a 100 m no plano horizontal e a 15 m no plano vertical. O bebedouro dever ser instalado na proporo de um para cada grupo de 25 trabalhadores ou frao. No permitir o uso de copo coletivo nos postos de trabalho.

2.6 Vestimenta de Trabalho e Equipamentos de Proteo

Fornecer vestimenta de trabalho em quantidade suficiente para alternncia em uso e em lavagem e fazer reposio quando danificada, exigindo o mesmo procedimento das empreiteiras contratadas. Enquanto medidas de ordem geral (engenharia e administrativa) e de proteo coletiva no ofeream completa proteo para o controle dos riscos ocupacionais, os trabalhadores devem utilizar Equipamentos de Proteo Individual EPI, de acordo com a NR-6 e seguindo as recomendaes dos fabricantes. Ateno especial deve ser dada proteo contra agentes qumicos por via respiratria. Mscaras contra poeiras, que no aumentam o esforo exigido para a respirao, podem ser usadas sem maiores controles, mas a utilizao de mscaras com filtros e outros respiradores devem atender ao Programa de Proteo Respiratria PPR, conforme Instruo Normativa do Ministrio do Trabalho e Emprego I.N. SST/MT n. 1 (11 de abril de 1994). Este requer, entre outros quesitos, a avaliao das concentraes dos agentes no ar, que, se acima do limite de tolerncia - LT, definir o fator de proteo do respirador para reduzir a exposio do trabalhador a concentraes abaixo do LT.

2.7 Atividades 2.7.1 Escavao de Valas e Poos


Neste tipo de atividade, de acordo com a NR18, item 18.6, necessrio identificar previamente a existncia de galerias, canalizaes e cabos e eventuais riscos com emanaes de gases, bem como: Priorizar abertura mecanizada de poos; caso seja invivel, promover a escavao por dois trabalhadores qualificados, com revezamento de atividades no mnimo a cada hora trabalhada; Delimitar as reas de escavaes com fitas zebradas e cavaletes, proibindo o trfego de veculos; Inspecionar diariamente o escoramento do talude; Instalar escadas ou rampas para abandono rpido do local; Isolar e sinalizar com placas o permetro e as diferenas de nveis; Instalar passarelas de largura mnima de 0,60 m, protegidas por guardacorpos, quando houver trnsito sobre a escavao;

14 Desviar guas de chuva fraca por meio de valetas, evitando desbarrancamento e inundaes; Interromper a atividade de escavao sob chuva intensa; Providenciar monitoramento contnuo de gases quando houver possibilidade de infiltrao ou vazamento; Disponibilizar recursos para ar mandado e/ou equipamento autnomo de resgate (mscara contra gases); Instalar ventilao local exaustora para extrao dos contaminantes e ventilao geral diluidora, com filtro de ar, velocidade e temperatura controladas; Manter cobertos os tubules, com material resistente, na interrupo do servio; Depositar os materiais retirados da escavao em distncia superior a metade da profundidade medida, a partir da borda do tubulo; Elaborar e implementar plano de resgate de emergncia, com treinamento; Tornar obrigatrio o uso de cinturo de segurana com cabo de fibra sinttica independente, para iamento do trabalhador, em caso de emergncia / resgate; O sarilho deve possuir dupla trava de segurana; Providenciar cobertura translcida com proteo contra raios ultravioleta na rea de atuao do poceiro, apoiada em montantes fixados ao solo, com altura superior a 2,0 m tipo tenda; Os baldes de material resistente tipo chapa de ao, devem possuir ala larga para facilitar na pega e fundo com reforo; Colocar rodap de 0,20 m na borda do tubulo; Fornecer e orientar os trabalhadores para o uso dos seguintes EPI: capacete de segurana com jugular, culos de segurana, luvas de vaqueta, calado de segurana de vaqueta hidrofugada, camiseta em malha com manga longa e cala de brim com elstico na cintura.

2.7.2 Remoo das Ferragens do Poo do Elevador

Iniciar a remoo dos pavimentos superiores para os inferiores; Fornecer e tornar obrigatrio o uso do cinturo de segurana, fixado ao trava-queda, este preso ao cabo de fibra sinttica que dever ser afixado ao teto do poo do elevador; Utilizar capacete de segurana, culos de proteo ou protetor facial, mscara respiratria contra poeira, protetor auditivo e luva de raspa no uso da esmerilhadeira; Instalar nas entradas dos poos dos elevadores cartazes informando a presena de trabalhadores realizando atividades no local; Proibir atividades prximas aos halls dos elevadores que possam provocar a queda de materiais nas aberturas dos poos dos elevadores; Manter as protees nas aberturas dos poos, mesmo durante a execuo das atividades.

15

2.7.3 Armaes de Ao
Instalar bancadas ou plataformas estveis, resistentes, niveladas e no escorregadias; com cobertura resistente, para proteo dos trabalhadores contra a queda de materiais e intempries na rea de corte, dobra e montagem das armaes; Proteger as lmpadas contra impactos e batidas; Instalar pranchas de madeira, apoiadas sobre as armaes nas formas, permitindo a circulao do trabalhador; Proteger as pontas dos vergalhes verticais; Isolar a rea de descarga de vergalhes.

2.7.4 Concretagem

Implantar sistema de sinalizao sonoro ou visual para determinar o incio e o fim da operao de concretagem na rea de lanamento do concreto, caso no seja visvel pelo operador do equipamento de transporte ou bomba; Instalar pranchas de madeira, firmemente apoiadas sobre as armaes nas frmas, para a circulao de trabalhadores; Amarrar cordas em vrios trechos da tubulao para sustentao manual do mangote de concretagem durante o deslocamento sobre o cimbramento, promovendo diviso de peso, facilidade de pega e reduo de esforo fsico; Verificar previamente operao do vibrador, a existncia da dupla isolao, instalaes eltricas adequadas potncia do equipamento, cabos protegidos contra choques mecnicos e cortes; Inspecionar o escoramento e a resistncia das frmas por profissional habilitado antes de iniciar as atividades de lanamento e vibrao de concreto; Inspecionar as conexes dos dutos transportadores previamente utilizao.

2.7.5 Revestimento Cermico


Realizar os recortes em local aberto com o vento a favor do trabalhador; Priorizar cortes em via mida para evitar a propagao da poeira; Utilizar o riscador para recortes de revestimento cermico e/ou equipamento para aspirao de poeira em locais fechados; Utilizar protetor auditivo; Se necessrio, utilizar proteo respiratria com filtro contra poeira

2.7.6 Trabalho em Altura


O trabalho em altura expe o trabalhador aos riscos de queda com diferena de nvel e de projeo de materiais no entorno, exigindo ateno especial na adoo de medidas de proteo coletiva e individual, como: Instalar plataforma principal de proteo em todo o permetro, a partir da primeira laje, em edificaes com mais de quatro pavimentos; Fechar com tela, todas as faces da edificao, a partir da plataforma principal, evitando projeo de materiais e ferramentas;

16 Instalar tela entre as extremidades de duas plataformas de proteo consecutivas, retirando-a somente depois de concludo o fechamento da periferia at a plataforma imediatamente superior; Instalar plataformas intermedirias a cada trs pavimentos, retirando somente aps o fechamento da periferia dos pavimentos; Instalar Sistema Limitador de Quedas de Altura utilizando redes de segurana como alternativa ao uso de plataformas secundrias de proteo, de acordo com o item 18.13.12 da NR-18.

2.7.7 Andaime Tubular

Montar andaimes com material antiderrapante, forrao completa e nivelada, com fixao e sustentao seguras e resistentes, por profissional legalmente habilitado; Instalar guarda-corpo e rodap na face interna dos andaimes suspensos para eliminar o risco de projeo de materiais e/ou ferramentas; Instalar andaimes em montantes apoiados em sapatas, sobre solo resistente, com todas as superfcies de trabalho isentas de salincias ou depresses e com travamento que no permita seu deslocamento ou desencaixe; Utilizar andaime mvel somente em superfcies planas, com travas nos rodzios e somente desloc-lo quando no houver pessoas ou materiais na plataforma; Utilizar cinturo e duplo mosqueto para fixao alternada, no acesso a nvel diferente, por meio de escadas tipo marinheiro; Utilizar cinturo de segurana tipo pra-quedista, com argolas e mosquetes de ao forjado, ilhoses de material no-ferroso e fivela de ao forjado ou material de resistncia e durabilidade equivalentes; Fixar o cinturo de segurana estrutura da edificao por meio de caboguia, cordas e/ou mosqueto. A extenso do cabo de fibra sinttica deve ser limitada periferia da obra e h obrigatoriedade do uso para atividades acima de 2,0 m de altura; As edificaes com quatro pavimentos ou mais, ou altura superior a 12m (doze metros) a partir do trreo, devem ter dispositivos destinados ancoragem de equipamentos de sustentao de andaimes e de cabos de segurana para o uso de proteo individual, a serem utilizados nos servios de limpeza, manuteno, pintura e restaurao de fachadas, devendo: Constar do projeto estrutural; Estar posicionados de forma a atender todas as faces da edificao; Suportar o mnimo de 1.200 kgf de carga; Ser confeccionado em material resistente s intempries (ao inoxidvel ou material similar). Nas atividades em que haja necessidade de cadeira suspensa (balancim individual), a sustentao deve ser por cabo de ao ou cabo de fibra sinttica; com dispositivo de subida e descida com dupla trava de segurana para cabo de ao, e dispositivo de descida com dupla trava de segurana para cabo de fibra sinttica; O trabalhador deve utilizar cinturo de segurana, tipo pra-quedista, ligado ao trava-quedas, em cabo-guia independente do sistema de fixao da cadeira; Instalar proteo mecnica, tipo encamisamento, no cabo de ao ou de fibra sinttica, na regio de atrito com a edificao. Substituir o cabo de fibra

17 quando o alerta visual amarelo aparecer e o cabo de ao quando no passar pela inspeo da vida til; Utilizar escada de mo construda em madeira seca, desempenada, livre de farpas e ns, sem pintura e com montantes interligados por travessas transversais. Proibir trabalho com escada de mo nas proximidades de portas, rea de circulao, aberturas e vos, rede e equipamentos eltricos desprotegidos; Espaar os degraus das escadas uniformemente entre 0,25 m e 0,30 m; Instalar fechamento provisrio, em material resistente e seguramente fixado estrutura, nos vos de acesso ao poo dos elevadores; Orientar o trabalhador para no executar atividades sobre vigas metlicas da sustentao do andaime suspenso e no utilizar tbuas soltas para deslocamento entre estruturas elevadas; Manter aberturas de piso e caixas de passagem cobertas com material resistente; Orientar o telhadista para realizar o corte do madeiramento a ser utilizado na estrutura do telhado em piso trreo, evitando executar improvisaes com ferramenta de disco no local da montagem.

18

2.8 Funes e Riscos Especficos

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

2.9 Ferramentas, Acessrios, Mquinas e Equipamentos

Devem ser adequados para cada tarefa, mantidos em bom estado de conservao, conforme as determinaes do fabricante, transportados adequadamente e guardados de forma a no obstruir as vias de circulao. Devem ser usados com cuidado para evitar quedas, acidentes e danos s mesmas e conforme as determinaes da NR18, item 18.22.

2.9.1 Ferramentas Manuais

Transportar em bainhas de couro as ferramentas de corte, acondicionadas em portaferramentas; Proibir a utilizao da ferramenta de fixao plvora em ambientes com produtos inflamveis, explosivos e pessoas no local; Utilizar enxada com cabo longo na preparao manual de argamassa, evitando a inclinao acentuada de tronco.

2.9.2 Maarico

Instalar vlvulas anti-retrocesso de chamas nos cilindros e no maarico e eliminar graxa e leo, do conjunto de cilindros de gases, para evitar exploso; isolar com biombos e utilizar sistema porttil de exausto dos fumos metlicos, manter os cilindros de gases em carrinhos, fixados com amarril, na posio vertical e estocar cilindros vazios de gs separados dos cheios, na vertical, por tipo, em local isolado com alambrado.

2.9.3 Mquinas e Ferramentas Eltricas

Disponibilizar mquinas e ferramentas eltricas com aterramento, proteo em todos os sistemas de transmisso e partes mveis. Elas s devem ser operadas por trabalhadores qualificados e autorizados conforme requisitos da NR18, item 18.22.

2.9.3.1 Policorte

Instalar a policorte em bancada nivelada e local coberto, com sistema de exausto acoplado rea de corte, coifa protetora no disco e nas partes mveis. Afixar nos locais de operao, a relao dos trabalhadores autorizados a utilizar a ferramenta; O trabalhador dever utilizar capacete, protetor facial, protetor auditivo, luvas de raspa ou vaqueta, respirador descartvel, avental de raspa e calado de segurana.

37

2.9.3.2 Serra Circular

Instalar coifa protetora com alavanca de regulagem, cutelo divisor, proteo no sistema de transmisso de fora e no dispositivo de acionamento, bem como caixa coletora de serragem e sistema de coleta de poeira de madeira; Afixar, na carpintaria, a relao dos trabalhadores autorizados a operar a serra circular; O trabalhador dever utilizar capacete, protetor facial, protetor auditivo, luvas, mscara descartvel, avental e calado de segurana.

2.10 Acessrios

2.10.1 Suporte para Masseira com Sistema de Regulagem de Altura

Suporte para masseira, com sistema de regulagem de altura, possibilita maior eficincia e postura adequada no levantamento de alvenaria.

2.10.2 Masseira com Dispositivo Manual

A mquina de preparao de argamassa, com dispositivo manual, facilita o abastecimento do carrinho e minimiza as posturas inadequadas e a repetitividade de movimentos.

2.10.3 Balde para Graute

Viabilizar a utilizao de balde para graute, permitindo maior agilidade no preenchimento dos pontos e canaletas, alm de reduzir os movimentos repetitivos e o esforo fsico.

2.10.4 Caixa de Passagem

Utilizar blocos com as caixas plsticas embutidas facilita a instalao de interruptor e tomada, tornando a atividade mais rpida e segura.

38

2.11 Equipamentos

2.11.1 Bate Estaca

Manter o pilo no solo quando este no estiver em operao; Tornar obrigatrio o uso do cinturo de segurana, tipo pra-quedista, preso ao trava queda em cabo independente, ao posicionar a estaca no capacete do pilo; Isolar a rea de operao durante o posicionamento da estaca no capacete; Utilizar protetor auditivo, luvas de raspa, bota de borracha ou de couro, vestimenta e na operao de soldagem dos anis, usar mscara de solda, avental, luva e mangote de couro.

2.12 Movimentao e Transporte de Materiais e Pessoas

Instalar equipamentos de transporte vertical de materiais e de pessoas, dimensionados por profissional legalmente habilitado, cuja montagem e desmontagem sejam feitas por trabalhador qualificado; Manter trabalhador qualificado na operao de movimentao e transporte, com funo anotada em carteira de trabalho; Vistoriar, previamente operao, os equipamentos de guindar e transportar quanto capacidade de carga, altura de elevao e estado geral; Isolar e sinalizar a rea de movimento de carga e evitar a circulao ou permanncia de pessoas. Instalar torres dimensionadas para as cargas previstas, afastadas de redes eltricas ou isoladas, conforme normas da concessionria local; Instalar torre e guincho em uma nica base de concreto, rgida e nivelada o mais prximo possvel da edificao; Instalar guarda-corpo e rodap nas rampas de acesso torre do elevador, conforme item 18.13.5; Providenciar estaiamento da torre estrutura da edificao, a cada laje ou pavimento, mantendo o trecho acima da ltima laje, fixado pelos montantes posteriores; Manter a distncia de 4,00 m (quatro metros) entre a viga superior da cabina e o topo da torre, aps a ltima parada; Providenciar aterramento eltrico da torre e guincho do elevador; Revestir as torres de elevadores com tela de arame galvanizado ou material similar, quando a cabine no for fechada por painis fixos de, no mnimo 2,00 metros de altura e com acesso nico; Instalar barreiras (cancelas) de, no mnimo 1,80m de altura em todos os acessos, com recuo de 1,00 m, com dispositivo de segurana.

2.12.1 Elevadores de Transporte de Materiais

Verificar diariamente o funcionamento dos sistemas de frenagem automtica, segurana eletromecnica, trava de segurana e freio de motor;

39 Verificar o funcionamento do interruptor de corrente para movimentao somente com as portas fechadas e botoeira em cada pavimento, para comunicao direta com o guincheiro; Fixar placa, no interior do elevador de material, com a indicao de carga mxima e proibio de transporte de pessoas; Isolar e proteger o posto de trabalho do guincheiro contra queda de materiais; O operador do elevador de transporte de materiais deve registrar as irregularidades de funcionamento e de manuteno em livro prprio e comunicar estas irregularidades por escrito ao responsvel da obra; Dispor de sistema de trao na subida e descida para impedir queda livre da cabina.

2.12.1 Elevador de Passageiros

Deve ser instalado a partir da execuo da 7 laje dos edifcios em construo com 08 ou mais pavimentos, ou altura equivalente, cujo canteiro possua, pelo menos, 30 trabalhadores; Deve ter chave de partida e bloqueio, com dispositivo contra acionamento acidental ou por pessoa no autorizada; O transporte de material permitido, desde que no realizado simultaneamente ao transporte de pessoas. Esta informao deve ser afixada no interior do elevador. Para o atendimento de passageiros e cargas, instalar comando externo; O operador deve registrar diariamente no livro de inspeo as condies de funcionamento e de manuteno do elevador; Diariamente deve ser verificado o funcionamento do interruptor de fins de curso superior e inferior, conjugado com freio automtico eletromecnico; sistema de frenagem automtica, sistema de segurana eletrnico; freio manual situado na cabina e interruptor de corrente para que se movimente somente com portas fechadas; Em cada pavimento, instalar boto para acionar lmpada ou campainha permitindo comunicao eficaz entre operador e usurios durante a movimentao; Manter indicaes do nmero mximo de passageiros e peso mximo equivalente; Testar os freios de emergncia no mximo a cada trs meses; Exigir a Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART de montagem, desmontagem, inspeo e manuteno.

2.13. Grua
Antes da instalao da grua, deve-se implantar Plano de Cargas, de acordo com o anexo III da NR 18 e algumas determinaes como: Prever o Tempo de Entrega Tcnica bem como teste de carga; Aterrar a estrutura da grua conforme NBR 5410 e NBR 5419 e NR18 item 18.21.1 e instalar pra-raio a 2,00 m acima da parte mais elevada da torre; Proibir a instalao prxima a redes de alta tenso;

40 Instruir os operadores para seguir rigorosamente as instrues do fabricante, inspecionar diariamente o equipamento e comunicar as ocorrncias; Providenciar que a instalao, manuteno e retirada de grua sejam supervisionadas por profissional legalmente habilitado, visando confiabilidade na sua utilizao e transporte; Treinar e reciclar os trabalhadores responsveis pela operao e sinalizao (comunicao); Isolar a rea de operao; Proibir trabalho sob intempries; Orientar o operador para o monitoramento da velocidade dos ventos e instalar anemmetro com alarme sonoro automtico que indique velocidade superior a 42 km/h; Instalar proteo na cabina do operador contra a incidncia de raios solares; Elaborar e implementar procedimento para resgate do operador em caso de mal-estar; Utilizar mini gruas no transporte de carga do tipo vigas I, at 150 kg, tornando o transporte seguro; Dispor dos seguintes itens de segurana: limitador de momento mximo, da carga mxima, de fim de curso e de altura; alarme sonoro, placas indicativas, luz de obstculo, trava de segurana no gancho do moito, limitador de giro e de curso (translao); Exigir a ART de montagem, desmontagem, inspeo e manuteno.

2.14 Exposio aos Agentes Qumicos

Na indstria da construo, o trabalhador se expe a agentes qumicos como poeiras (cal, cimento, gesso, corte de madeira e de varrio), fumos metlicos (da operao de corte a quente e soldagem), solventes orgnicos (usados na limpeza, liberados das tintas e das mantas asflticas) e produtos corrosivos diversos utilizados na limpeza entre outros. As medidas de proteo para estas exposies esto relacionadas a mtodos e procedimentos de trabalho, mas a seguir so apresentadas algumas recomendaes especficas, incluindo uso de proteo respiratria, que s deve ocorrer conforme Programa de Proteo Respiratria PPR.

2.14.1 Cimento

Evitar a aproximao das vias respiratrias na abertura do saco e ao despejar o cimento. Usar luvas, vestimenta de manga longa, culos de segurana e, se necessrio, proteo respiratria com filtro contra poeira;

2.14.2 Gesso

Evitar a aproximao das vias respiratrias na abertura do saco e ao despejar o gesso; usar aspirador de p acoplado lixadeira para reduzir a poeira no ambiente, com conexo de suporte articulvel para facilitar o manuseio e adequar a postura do trabalhador. Na operao de lixamento usar protetor auditivo, culos de

41 segurana do tipo panormico, capuz, vestimenta de manga longa, calado de segurana, luvas e mscaras contra poeira incmoda ou, quando necessrio, utilizar proteo respiratria com filtro contra poeira, seguindo as recomendaes do Programa de Proteo Respiratria.

2.14.3 Varrio
Evitar movimentos bruscos, usar o vento a favor do trabalhador e umedecer o local para minimizar a formao de poeira.

2.14.4 Solventes Orgnicos

Operar de forma que o vento favorea o trabalhador, utilizar luvas impermeveis ou creme protetor, culos tipo panormico, roupas de manga longa e, se necessrio, respirador com filtro de carvo ativado.

2.14.5 Produtos Corrosivos

Usar luvas impermeveis, culos tipo panormico, roupas de manga longa e, se necessrio, respirador contra gases cidos.

2.15 Levantamento e Transporte Manual de Carga


No levantamento manual, agachar prximo carga, mantendo a coluna ereta, os ps afastados e a carga prxima ao tronco para que a fora seja realizada pelas pernas. Usar carrinho manual para transporte de carga com peso superior a 23 kg reduz a intensidade do esforo fsico e posturas inadequadas. Usar carrinho para transporte de masseiras facilita a execuo da tarefa e minimiza posturas inadequadas e repetitividade de movimentos. Utilizar rampa porttil e carrinho para descarga de material minimiza o esforo fsico e torna a tarefa mais segura e eficiente. Orientar para a diviso da carga entre trabalhadores, quando o peso for superior a 23 kg.

2.16 Condies de Sade dos Trabalhadores

Orientar e treinar os trabalhadores para a utilizao correta do protetor auditivo, sua higienizao, guarda e manuteno. Realizar exames audiomtricos de todos os trabalhadores.

42 Dar ateno integral sade dos trabalhadores, objetivando seu bem-estar no desenvolvimento de suas atividades. A adoo de atitudes saudveis, como atividade fsica regular, lazer, dieta balanceada, higiene adequada, no fumar e no abusar da ingesto de lcool leva a uma boa qualidade de vida; Realizar aes de preveno de doenas crnicas como Hipertenso Arterial, Diabetes, Obesidade, Dislipidemias, que se caracterizam pela evoluo silenciosa, podendo ser modificadas por abordagens efetivas, evitando assim complicaes e seqelas irreversveis; Orientar os trabalhadores quanto s formas de preveno das parasitoses intestinais, como: Lavar as mos antes das refeies e aps a utilizao do banheiro; Proteger os alimentos dos insetos; Comer de preferncia verduras frescas e lavadas em gua corrente tratada; Cozinhar bem as carnes de boi ou de porco antes de consumi-las; Evitar o consumo de alimentos de ambulantes que, em geral, no apresentam boas condies de higiene; Beber gua filtrada ou esfriada aps fervura; Manter as unhas limpas e cortadas; Evitar andar descalo e no pisar e/ou nadar em guas paradas. Conscientizar os trabalhadores dos riscos sade pela presena de gua parada nos locais de trabalho, que favorece a proliferao do mosquito da dengue. Recomendam-se os seguintes cuidados:
Guardar baldes, capacetes e carrinhos de mo virados para baixo; No deixar lajes com gua empoada; No caso de necessidade de se manter gua parada, como para teste de impermeabilizao, usar gua sanitria ou cal e no ultrapassar 3 dias; Manter gales, tambores e outros recipientes tampados.

2.16 Consideraes Finais

Para a realizao das melhorias nas condies do ambiente de trabalho e de uma adequada prtica de segurana e sade, fundamental o comprometimento de todos os envolvidos: construtora, empreiteira, fornecedores, prestadores de servios, engenheiro, mestre de obra, tcnicos de segurana e demais trabalhadores. Dessa forma, atua-se na preveno de acidentes e doenas, bem como na valorizao e auto-estima do trabalhador.

43

CAPTULO 3 PROGRAMAS DE SEGURANA E AES PREVENTIVAS


3.1 Introduo

Os instrumentos da ao regulatria do Estado, no tocante segurana e sade no trabalho para a indstria da construo, so praticveis e adequados para prover e manter condies seguras de trabalho. Existe uma tendncia em consider-los instrumentos puramente burocrticos, o que leva ao cumprimento superficial dos programas obrigatrios e ao baixo envolvimento dos trabalhadores. Desta forma, negligenciam-se por desconhecimento, prticas benficas ao prprio negcio, o que dificulta alterar os precrios padres em Segurana e Sade do Trabalho nos canteiros de obras. A atuao em segurana e sade no trabalho requer prticas sustentveis cujo valor tico e econmico deve ser bem reconhecido. O empresrio decide as condies de trabalho nos canteiros de obras e, por conseqncia, os riscos a que o trabalhador ficar exposto; dessa maneira, responsvel pela preveno e deve dispor de recursos para tal, estabelecer responsabilidades e realizar aes de gesto de riscos e integrao da preveno em todos os nveis. Adotar medidas de preveno de acidentes e agravos sade evitar sofrimento e perdas financeiras, de produtividade e da boa imagem empresarial. Melhorar a limpeza, organizar adequadamente os resduos, materiais para descarte e o prprio canteiro e melhor dimensionar as instalaes, so aes que, alm da minimizao de acidentes de trabalho, geram economia de materiais e de horas trabalhadas, aumento de produtividade e reduo dos custos da obra. O conhecimento dos benefcios provenientes da atuao em SST leva adoo de medidas que visam promover condies de trabalho seguro, como dar instrues sobre mtodos de trabalho, disponibilizar esquema de proteo para os riscos especficos, estabelecer participao dos trabalhadores e aprimorar os critrios para contratao de empreiteiras, trabalhadores autnomos e servios de SST. O trabalhador tem direito informao sobre o processo de trabalho, riscos ocupacionais e medidas de preveno e proteo relacionadas. No deve realizar atividades para as quais no esteja capacitado e no tenha sido treinado e expressamente autorizado. Deve cumprir os procedimentos adequados de trabalho e participar na garantia de condies seguras, informando ao seu superior imediato as intercorrncias que porventura aconteam. Cabe aos profissionais de higiene, segurana e sade ocupacional, alm de desenvolver os programas e aes de SST, motivar e comprometer a administrao

44 e os trabalhadores com o objetivo de minimizar riscos ocupacionais e/ou seus efeitos nos trabalhadores.

3.2 Gesto

Os programas e aes em segurana e sade no trabalho devem ser amplos, voltados responsabilidade social, reduo de perdas e danos e ao aumento de produtividade da empresa. Os requisitos legais so o ponto de partida para metas mais avanadas e devem contemplar: Poltica de Segurana da empresa; Implantao dos programas legais; Treinamentos; Inspees planejadas; Anlise de riscos; Procedimentos operacionais; Regras para trabalho seguro, Investigao de acidentes e incidentes; Controle dos custos e perdas dos acidentes; Gerenciamento de equipamentos de proteo coletiva e individual; Campanhas de conscientizao e de motivao; Planos de emergncias; Critrios para tomada de decises sobre riscos e metas para plano de ao. O gerenciamento dos programas e aes em SST implica em melhor aproveitamento dos meios e recursos necessrios que a empresa deve fornecer para a manuteno de condies de segurana e de conforto no ambiente laboral, alm de outros benefcios, como a motivao dos trabalhadores pela melhoria das condies gerais, reduo do absentesmo e do presentesmo, reduo de desperdcios de materiais e de horas trabalhadas, aumento de produtividade e reforo da imagem institucional da empresa.

3.3 Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA

A CIPA (NR-5) tem por finalidade a participao do trabalhador na preveno de acidentes e doenas ocupacionais mediante a identificao dos riscos, sugestes de medidas de controle e o acompanhamento das medidas adotadas, de modo a obter permanente integrao entre trabalho, segurana e promoo da sade. Na construo civil a constituio da CIPA dever seguir as determinaes contidas na NR 18, item 18.33 e seus subitens.

3.4 Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA

O PPRA, descrito na NR-9, estabelece a avaliao dos riscos ambientais nos locais de trabalho, implantao de aes para a melhoria das situaes encontradas em um plano e cronograma anual. O PPRA subsidia o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO, o Programa de Condies e Meio

45 Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo PCMAT e o Laudo Tcnico das Condies Ambientais do Trabalho LTCAT. O PPRA tem como objetivos a antecipao, o reconhecimento, a avaliao e o controle dos agentes fsicos, qumicos e biolgicos, nos ambientes de trabalho, considerando tambm a proteo do meio ambiente de trabalho e dos recursos naturais. aplicado em todas as empresas com trabalhadores contratados pela CLT, independente do tipo de atividade, risco ou nmero de trabalhadores, sendo seu cumprimento de responsabilidade do empregador. O programa dever conter, no mnimo, identificao da empresa com informaes do Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ), grau de risco de acordo com o Quadro I da NR-4, nmero de trabalhadores e a sua distribuio por sexo, nmero de menores, horrios de trabalhos e turnos; planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; estratgia e metodologia de ao; forma de registro, manuteno e divulgao dos dados e periodicidade e forma de avaliao do desenvolvimento do PPRA. A elaborao, implementao, acompanhamento e avaliao do PPRA podero ser realizados por um Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho SESMT, por pessoa, ou equipe de pessoas que, a critrio do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR-9.

3.5 Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo PCMAT

O PCMAT tem por objetivo a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos de segurana nos processos, nas condies e no meio ambiente de trabalho na Indstria da Construo em estabelecimentos com 20 ou mais trabalhadores. Este Programa deve contemplar as exigncias do PPRA, do memorial sobre condies e meio ambiente de trabalho nas atividades e operaes, levando-se em considerao riscos de acidentes e de doenas do trabalho e suas respectivas medidas preventivas; projeto de instalao das protees coletivas em conformidade com as etapas de execuo da obra; especificao tcnica das protees coletivas e individuais a serem utilizadas; cronograma de implantao das medidas preventivas definidas no PCMAT; layout inicial do canteiro de obras, abrangendo inclusive, previso de dimensionamento das reas de vivncia e programa educativo contemplando a temtica de preveno de acidentes e doenas do trabalho, com sua carga horria.

3.6 Anlise Ergonmica do Trabalho AET

O objetivo da AET fornecer solues, mediante a identificao dos riscos, para a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas do trabalhador.

46 A efetiva aplicao das medidas recomendadas, para adequao do posto de trabalho, em conformidade com a Norma Regulamentadora - NR 17 gera benefcios, como a melhoria das condies de sade, segurana, conforto e eficincia do trabalhador, bem como aumento da produtividade da empresa. A Anlise Ergonmica do Trabalho pode ser classificada: Ergonomia de concepo: Ocorre na fase inicial do projeto do produto, da mquina ou do ambiente, a partir de conhecimento prvio dos riscos de cada etapa da obra, criando condies de trabalho adequadas, visando eficcia, segurana e conforto. Ergonomia de correo: Aplicada para corrigir eventuais problemas que interfiram na segurana e no conforto dos trabalhadores, na qualidade ou quantidade da produo. Na indstria da construo civil, devido s constantes alteraes de atividades, dos ambientes e dos trabalhadores, as aes corretivas devem ser tomadas de maneira rpida e prtica. Ergonomia de conscientizao: aplicada nos treinamentos e reciclagens do trabalhador para conscientiz-lo, orient-lo e motiv-lo para o trabalho seguro, capacit-lo para o reconhecimento dos fatores de riscos ocupacionais e para a proposio de medidas de controle, visando melhoria das condies de trabalho no canteiro de obra. importante instrumento para envolver os trabalhadores nas questes de segurana e sade no trabalho.

3.7 Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO


De acordo com a norma regulamentadora (NR-7) o PCMSO dever: Ser planejado e implantado com base nos riscos identificados nas avaliaes previstas pelas Normas Regulamentadoras; Possuir diretrizes mnimas que possam balizar as aes desenvolvidas de acordo com conhecimentos cientficos atualizados e a boa prtica mdica; Considerar as questes incidentes sobre o indivduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clnico-epidemiolgico na abordagem da relao entre sua sade e o trabalho; Ter carter de preveno, rastreamento e diagnstico precoce dos agravos sade relacionados ao trabalho, inclusive de natureza sub-clnica, alm da constatao de casos de doenas profissionais ou danos irreversveis sade dos trabalhadores.

3.8 Programa de Conservao Auditiva PCA


um conjunto de aes coordenadas com o Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO), com o objetivo principal de desenvolver aes para preservar e monitorar a audio dos trabalhadores. Na indstria da construo civil, a implantao deste programa deve considerar a etapa da obra e as funes envolvidas em cada etapa. Sua

47 implantao deve ser de responsabilidade dos profissionais, envolvidos com a rea de Segurana e Sade no Trabalho, que atuam diretamente na construtora ou nas empreiteiras. Pode tambm ser de responsabilidade de profissionais terceirizados. de fundamental importncia a participao dos trabalhadores e dos administradores da obra. Construtoras e empreiteiras devem adotar cuidados sade auditiva dos trabalhadores, em decorrncia das caractersticas apresentadas no perfil, como a presena de rudo acima do nvel de ao e o alto ndice de trabalhadores com perda auditiva sugestiva de estar relacionada ao trabalho. 3.9 Programa de Proteo Respiratria PPR

O PPR de vital importncia no controle das doenas ocupacionais provocadas pela inalao de ar contaminado (poeiras, fumos, nvoas, gases e vapores) o objetivo principal deve ser minimizar a contaminao do local de trabalho. Isto deve ser alcanado, tanto quanto possvel, pelas medidas de controle coletivo (enclausuramento, ventilao local, etc.). Quando as medidas de controle coletivo no so viveis, ou enquanto esto sendo implantadas ou avaliadas, ou nas situaes de emergncia, devem ser usados respiradores apropriados, em conformidade com os requisitos contidos no PPR

3.10 Preveno contra Incndios


A preveno contra incndio um dos temas de grande importncia dentro da gesto de segurana de uma empresa. realizada por treinamentos tericos e prticos dos trabalhadores, com o objetivo de proteger a vida, proporcionando meios de controle e extino do incndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimnio, atravs do combate ao princpio do incndio, permitindo, ao Corpo de Bombeiros, a continuidade da ao. Em um canteiro de obras, existem vrios materiais e atividades que representam risco de incndio, como, madeiras, utilizadas nos processos construtivos e nas edificaes de escritrios, reas de vivncia e depsitos de materiais e produtos diversos como tintas, solventes e plsticos; mquinas e veculos abastecidos com combustveis lquidos inflamveis, trabalhos com solda e ligaes eltricas inadequadas de mquinas e equipamentos. Mesmo com as diferentes caractersticas existentes nos canteiros conforme a etapa da obra necessrio que haja um planejamento e gerenciamento de um programa de preveno contra incndios, visando:l A organizao do armazenamento e controle dos materiais combustveis utilizados para a realizao dos servios; A formao e treinamento de uma brigada de incndios formada pelos funcionrios da obra; O dimensionamento das edificaes utilizadas para os trabalhos e armazenagens, considerando a resistncia ao fogo de seus elementos e o distanciamento entre outros imveis; O desenvolvimento do projeto das instalaes eltricas compatveis com as necessidades de uso do canteiro.

48

CAPTULO 4 MEDIDAS DE SEGURANA CONTRA INCNDIO

4.1 Legislao

As Medidas de Segurana contra Incndio de aplicao obrigatria em nvel federal conforme a Norma Regulamentadora NR-23. No Estado de So Paulo de aplicao obrigatria o Decreto Estadual n. 56.819/11 de 10 de maro de 2011 e suas respectivas Instrues Tcnicas IT.

4.2 Aplicao do Decreto Estadual 56.819/11

As exigncias de segurana previstas neste Regulamento se aplicam s edificaes e reas de risco no Estado de So Paulo, devendo ser observadas, em especial, por ocasio da: I construo de uma edificao ou rea de risco; II reforma de uma edificao; III mudana de ocupao ou uso; IV ampliao de rea construda; V aumento na altura da edificao; VI regularizao das edificaes ou reas de risco. 1 Esto excludas das exigncias deste Regulamento: 1 edificaes de uso residencial exclusivamente unifamiliares; 2 residncias exclusivamente unifamiliares localizadas no pavimento superior de ocupao mista com at dois pavimentos, e que possuam acessos independentes. 2 Nas ocupaes mistas, para determinao das medidas de segurana contra incndio a serem implantadas, adota-se o conjunto das exigncias de maior rigor para o edifcio como um todo, avaliando-se os respectivos usos, as reas e as alturas, observando ainda: 1 no dimensionamento das medidas de segurana contra incndio deve ser considerada cada ocupao a ser protegida; 2 nas edificaes trreas, quando houver parede de compartimentao entre as ocupaes mistas, as exigncias de chuveiros automticos, de controle de fumaa e de compartimentao horizontal (de reas) podem ser determinadas em funo de cada ocupao;

49 3 nas edificaes trreas com ocupaes mistas que envolvam as ocupaes de indstria, depsito ou escritrio, as exigncias de chuveiros automticos, de controle de fumaa e de compartimentao horizontal (de reas) podem ser determinadas em funo de cada ocupao, desde que haja, entre elas, barreira de fumaa conforme ITCB 15 Controle de Fumaa; 4 - nas edificaes com mais de um pavimento, quando houver compartimentao entre as ocupaes mistas, as exigncias de controle de fumaa e de compartimentao horizontal (de reas) podem ser determinadas em funo de cada ocupao. As reas destinadas exclusivamente para uso residencial esto isentas do sistema de chuveiros automticos.

4.2.1 Das Responsabilidades


Nas edificaes e reas de risco a serem construdas cabe aos respectivos autores e/ou responsveis tcnicos, o detalhamento tcnico dos projetos e instalaes das medidas de segurana contra incndio, objeto deste Regulamento, e ao responsvel pela obra, o fiel cumprimento do que foi projetado e das normas tcnicas pertinentes. Nas edificaes e reas de risco j construdas, de inteira responsabilidade do proprietrio ou do responsvel pelo uso, a qualquer ttulo. O proprietrio do imvel ou o responsvel pelo uso obrigam-se a manter as medidas de segurana contra incndio em condies de utilizao, providenciando sua adequada manuteno, sob pena de cassao do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB, independentemente das responsabilidades civis e penais cabveis.

4.2.2 Da Altura e rea das Edificaes


Para fins de aplicao deste Regulamento, na mensurao da altura da edificao, no sero considerados: I os subsolos destinados exclusivamente a estacionamento de veculos, vestirios e instalaes sanitrias, reas tcnicas sem aproveitamento para quaisquer atividades ou permanncia humana; II pavimentos superiores destinados, exclusivamente, a ticos, casas de mquinas, barriletes, reservatrios de gua e assemelhados; III mezaninos cuja rea no ultrapasse a 1/3 (um tero) da rea do pavimento onde se situa; IV o pavimento superior da unidade duplex do ltimo piso de edificao de uso residencial. Para fins de aplicao deste Regulamento, no clculo da rea a ser protegida com as medidas de segurana contra incndio, no sero computados: I telheiros, com laterais abertas, destinados proteo de utenslios, caixas dgua, tanques e outras instalaes desde que no tenham rea superior a 10 metros quadrados;

50 II platibandas e beirais de telhado at 3 metros de projeo; III passagens cobertas, com largura mxima de 3 metros, com laterais abertas, destinadas apenas circulao de pessoas ou mercadorias; IV as coberturas de bombas de combustvel e de praas de pedgio, desde que no sejam utilizadas para outros fins e sejam abertas lateralmente; V reservatrios de gua; VI piscinas, banheiros, vestirios e assemelhados, no tocante aos sistemas hidrulicos, alarme de incndio e compartimentao; VII escadas enclausuradas, incluindo as antecmaras; VIII dutos de ventilao das sadas de emergncia.

4.2.3 Das Medidas de Segurana contra Incndio

Constituem medidas de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco: I acesso de viatura na edificao e reas de risco; II separao entre edificaes; III resistncia ao fogo dos elementos de construo; IV compartimentao; V controle de materiais de acabamento; VI sadas de emergncia; VII elevador de emergncia; VIII controle de fumaa; IX gerenciamento de risco de incndio; X brigada de incndio; XI brigada profissional; XII - iluminao de emergncia; XIII deteco automtica de incndio; XIV alarme de incndio; XV sinalizao de emergncia; XVI extintores; XVII hidrante e mangotinhos; XVIII chuveiros automticos; XIX resfriamento; XX espuma; XXI sistema fixo de gases limpos e dixido de carbono (CO2); XXII sistema de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA); XXIII controle de fontes de ignio (sistema eltrico; soldas; chamas; aquecedores, etc.).

51

4.2.4 Classificao das Edificaes e reas de Risco Quanto Ocupao

52

53

54

4.2.5 Classificao das Edificaes e reas de Risco Quanto Altura

4.2.6 Classificao das Edificaes e reas de Risco Quanto Carga de Incndio

55

4.2.7 Exemplo: Exigncias para Edificaes com rea Superior a 750 m ou Altura Superior a 12,00 m

56

4.2.8 Medidas Ativas e Passivas de Proteo contra Incndio

As medidas ativas de proteo que abrangem a deteco, alarme e extino do fogo (automtica e/ou manual); As medidas passivas de proteo que abrangem o controle dos materiais, meios de escape, compartimentao e proteo da estrutura do edifcio.

CURVA CARACTERSTICA DE UM INCNDIO

CLASSES DE INCNDIO

57

4.3 Acesso de Viatura da Edificao e reas de Risco (ITCB-6)


Caractersticas mnimas da via de acesso: Largura mnima de 6 m Suportar viaturas com peso de 25 toneladas distribudas em dois eixos. Altura livre mnima de 4,5 m.

VIA DE ACESSO PARA VIATURA

O porto de acesso (quando houver) deve ter as seguintes dimenses mnimas: a. largura: 4,0 m; b. altura: 4,5 m.

58

MODELO DE PORTO DE ACESSO

Recomenda-se que as vias de acesso com extenso superior a 45 m possuam retornos, que podem ser dos seguintes tipos: a. circular; b. em formato de Y; ou c. em formato de T.

MODELO DE RETORNO

59

4.4 Separao entre Edificaes [Isolamento de Risco] - (ITCB-7)

4.4.1 Definies e Conceitos

Considera-se isolamento de risco a distncia ou proteo, de tal forma que, para fins de previso das exigncias de medidas de segurana contra incndio, uma edificao seja considerada independente em relao adjacente. As edificaes situadas no mesmo lote que no atenderem s exigncias de isolamento de risco devero ser consideradas como uma nica edificao para o dimensionamento das medidas de proteo.

SEPARAO ENTRE EDIFICAES NO MESMO LOTE

Em edificaes geminadas admite-se o telhado comum desde que haja lajes com Tempo Requerido de Resistncia ao Fogo - TRRF de 2 h. Edificao expositora: construo na qual o incndio est ocorrendo, responsvel pela radiao de calor, conveco de gases quentes ou transmisso direta das chamas. a que exige a maior distncia de afastamento, considerandose duas edificaes em um mesmo lote ou propriedade. Edificao em exposio: construo que recebe a radiao de calor, conveco de gases quentes ou a transmisso direta das chamas. Propriedades distintas: so edificaes localizadas em lotes distintos, com plantas aprovadas pela Prefeitura Municipal separadamente, sem qualquer tipo de abertura ou comunicao de rea.

60

4.4.2 Arranjos Fsicos das Edificaes e os Tipos de Isolamento de Risco

O tipo de propagao e o conseqente tipo de isolamento a ser adotado dependem do arranjo fsico das edificaes que podem ser: Entre as fachadas das edificaes adjacentes, por radiao trmica

PROPAGAO ENTRE FACHADAS

Entre a cobertura de uma edificao de menor altura e a fachada da outra edificao, por radiao trmica

PROPAGAO ENTRE COBERTURA E FACHADAS

Entre duas edificaes geminadas, pelas aberturas localizadas em suas fachadas e/ou pelas coberturas das mesmas, pelas trs formas de transferncia de energia.

61

PROPAGAO ENTRE DUAS EDIFICAES GEMINADAS COM A MESMA ALTURA

Entre edificaes geminadas, por meio da cobertura de uma edificao de menor altura e a fachada de outra edificao, pelas trs formas de transferncia de energia

PROPAGAO ENTRE DUAS EDIFICAES GEMINADAS COM ALTURAS DIFERENCIADAS

62

Isolamento (distncia de segurana) entre fachadas de edificaes adjacentes

DISTNCIA DE SEGURANA

Isolamento (distncia de segurana) entre a cobertura de uma edificao de menor altura e a fachada de uma edificao adjacente

DISTNCIA DE SEGURANA ENTRE A COBERTURA E FACHADA

63 Parede corta-fogo sem aberturas entre edificaes contguas

PAREDE CORTA-FOGO

4.4.3 Procedimentos

A propagao por radiao trmica depende basicamente do nvel de radiao proveniente de uma edificao em chamas. O nvel de radiao est associado severidade do incndio, rea de aberturas existentes e resistncia ao fogo dos vedos. Dentre vrios fatores que determinam a severidade de um incndio, dois possuem importncia significativa e esto relacionados com o tamanho do compartimento incendiado e a carga de incndio da edificao. O tamanho do compartimento est relacionado com a dimenso do incndio e a relao largura e altura do painel radiante localizados na fachada. A Tabela 1 indica qual a parte da fachada a ser considerada no dimensionamento.

64
TABELA 1 - DETERMINAO DA FACHADA PARA O DIMENSIONAMENTO

Para as edificaes que possuem fachadas no paralelas ou no coincidentes, devem-se efetuar os dimensionamentos de acordo com a Tabela 1 e aplicar a distncia para o ponto mais prximo entre as aberturas das edificaes.

DISTNCIA ENTRE FACHADAS NO PARALELAS OU NO COINCIDENTES

65 A carga de incndio outro fator a ser considerado e as edificaes classificam-se, conforme Tabela 2.

TABELA 2 - SEVERIDADE DA CARGA DE INCNDIO PARA O ISOLAMENTO DE RISCO

Para determinao dos valores de carga de incndio para as diversas ocupaes, deve-se consultar a ITCB-14 Carga de Incndio. Exemplo da Tabela de Carga de Incndio da ITCB - 14

66

4.4.3.1 Dimensionamento da Distncia de Separao

A frmula geral para o dimensionamento D = x (largura ou altura) + , onde: a. D = distncia de separao em metros; b. = coeficiente obtido da tabela A-1, em funo da relao (largura/altura ou altura/largura), da porcentagem de aberturas e da classificao de severidade; c. = coeficiente de segurana que assume os valores de 1,5 m (1) ou de 3 m (2), conforme a existncia de Corpo de Bombeiros no municpio. Para dimensionar a distncia de separao segura entre edificaes D, considerando a radiao trmica, deve-se: Relacionar as dimenses (largura/altura ou altura/largura) do setor da fachada a ser considerado na edificao conforme Tabela 1, dividindo-se sempre o maior parmetro pelo menor (largura e altura) e obter o valor. Nota: Se o valor x obtido for um valor intermedirio na Tabela A-1, deve-se adotar o valor imediatamente superior. Determinar a porcentagem de aberturas y no setor a ser considerado.

67

PORCENTAGEM DE ABERTURAS NA FACHADA Nota: Se o valor obtido y for um valor intermedirio na Tabela A-1, deve-se adotar o valor imediatamente superior

Verificar a carga de incndio da edificao e classific-la conforme Tabela 2. Com os valores x e y obtidos e a classificao da severidade, consultar a tabela A-1, obtendo-se o ndice , que a base de clculo para a distncia segura entre edificaes. A distncia de separao D obtida multiplicando-se o ndice pela menor dimenso do setor considerado na fachada (largura ou altura), acrescentando o fator de segurana , que possui 2 valores: a. 1 igual a 1,5 m nos municpios que possuem Corpo de Bombeiros com viaturas para combate a incndios; ou b. 2 igual a 3 m nos municpios que no possuem Corpo de Bombeiros.

68

4.4.3.2 Fatores Redutores de Distncia de Separao


Os fatores especificados na tabela B-1 so redutores da distncia de separao (D), considerando as fachadas que recebem exposio de calor proveniente de edificaes adjacentes localizadas dentro do mesmo lote. Se a edificao em exposio ou expositora possuir at 12 metros de altura e at 750 m de rea, desconsiderando aquelas reas permitidas pelo Regulamento de Segurana contra Incndio, a distncia mxima de separao D pode ser definida, alternativamente, de acordo com a Tabela 3.

69
TABELA 3 - MXIMA DISTNCIA DE SEPARAO, EM METROS, PARA EDIFICAES QUE POSSUAM AT 12 m DE ALTURA E AT 750 m

Notas da Tabela 3: 1. Considerar a maior porcentagem de abertura entre as edificaes em exposio e a expositora. 2. As distncias acima devero ser aplicadas entre as aberturas mais prximas na projeo horizontal, independente do pavimento. 3. A distncia mxima entre aberturas situadas em banheiros, vestirios, saunas e piscinas pode ser de 4 m.

70 Exemplo 1: Em uma edificao de escritrios que possui uma carga de incndio de 700 MJ/m, com superfcie radiante de 50,00 m de largura e altura de 15 m (sem compartimentao), com porcentual de aberturas de 60%. Obs.: A edificao situa-se em uma cidade com Corpo de Bombeiros.

1 passo: Relao largura/altura, X = 50/15 = 3,333 (adotar ndice 4, na Tabela A-1; 2 passo: Determinao do porcentual de abertura, Y= 60% (rea considerada da fachada - vedos/rea total da fachada); 3 passo: Determinar a severidade, conforme carga de incndio (Tabela 2) = Classificao de severidade II; 4 passo: Com os valores de X e Y, consultar a Tabela A-1, obtendo-se o ndice = 2,88; 5 passo: Multiplicar a menor dimenso (15 m) pelo ndice . Ento: 2,88 x 15 m = 43,2 m e adicionando-se o ndice =1,5 m, obtm-se 44,7 m de distncia (D= x (menor dimenso) + );

Exemplo 2: Em uma edificao de escritrios que tenha uma carga de Incndio de 700 MJ/m, com superfcie radiante tendo largura igual a 50 m e altura de 18 m (sem chuveiros automticos e com compartimentao horizontal e vertical entre pisos, pdireito de 3 m), com porcentual de aberturas de 20%. Obs.: A edificao situa-se em uma cidade com Corpo de Bombeiros. 1 passo: Relao largura/altura, X = 50/3= 16,7 (adotar ndice 20 na Tabela A-1). 2 passo: Determinao do porcentual de abertura Y= 20% (rea considerada da fachada - vedos / rea total da fachada). 3 passo: Determinar a classificao da severidade, conforme carga de incndio (tabela 2) = Classificao de severidade II. ; 4 passo: Com os valores de X e Y, consultar a tabela A-1, obtendo-se o ndice = 1,34. 5 passo: Multiplicar a menor dimenso da maior rea compartimentada (50 m de comprimento e 3 m de p-direito) pelo ndice . Ento: 3 x 1,34 m = 4,02 m e adicionando-se mais o ndice de 1,5 m, obtm-se 5,52 m de distncia. Obs.: Verifica-se neste exemplo a importncia da compartimentao de reas.

71

4.5 Compartimentao Horizontal e Compartimentao Vertical - (ITCB-9)

4.5.1 Compartimentao Horizontal

Sempre que houver exigncia de compartimentao horizontal (de reas), deve-se restringir as reas dos compartimentos, de acordo com o anexo B Tabela de rea mxima de compartimentao, com os seguintes elementos construtivos ou de vedao: a. paredes corta-fogo; b. portas corta-fogo; c. vedadores corta-fogo; d. registros corta-fogo (dampers); e. selos corta-fogo; f. cortina corta-fogo; g. afastamento horizontal entre aberturas.

72 Quaisquer aberturas existentes nas paredes de compartimentao destinadas passagem de instalaes eltricas, hidrossanitrias, telefnicas e outros que permitam a comunicao direta entre reas compartimentadas devem ser seladas de forma a promover a vedao total corta-fogo.

4.5.1 Compartimentao Vertical

A inexistncia ou a simples quebra da compartimentao vertical, por qualquer meio, implica na somatria das reas dos pavimentos, para fins de clculo da rea mxima compartimentada, de acordo com o anexo B desta IT. A compartimentao vertical constituda dos seguintes elementos construtivos ou de vedao: a. Entrepisos corta-fogo; b. Enclausuramento de escadas por meio de parede de compartimentao; c. Enclausuramento de poos de elevador e de monta-carga por meio de parede de compartimentao; d. Selos corta-fogo; e. Registros corta-fogo (dampers); f. Vedadores corta-fogo; g.Elementos construtivos corta-fogo de separao vertical entre pavimentos consecutivos; h. Selagem perimetral corta-fogo; i. Cortina corta-fogo. Quando a separao for provida por meio dos prolongamentos dos entrepisos, as abas devem se projetar, no mnimo, 0,9 m alm do plano externo da fachada. Nas edificaes exclusivamente residenciais, as sacadas e terraos utilizadas na composio da compartimentao vertical podem ser fechadas com vidros de segurana, desde que sejam constitudos por materiais de acabamento e de revestimento incombustveis (piso, parede e teto). Os caixilhos e os componentes transparentes ou translcidos das janelas devem ser compostos por materiais incombustveis, exceo feita aos vidros laminados.

73

MODELO DE COMPARTIMENTAO HORIZONTAL

74

MODELO DE COMPARTIMENTAO VERTICAL

MODELO DE COMPARTIMENTAO VERTICAL (FACHADA ENVIDRAADA)

75

76

4.6 Sadas de Emergncia - (ITCB-11)


As sadas de emergncia compreendem o seguinte: a. acessos; b. rotas de sadas horizontais, quando houver, e respectivas portas ou espao livre exterior, nas edificaes trreas; c. escadas ou rampas; d. descarga.

4.6.1 Clculo da Populao


As sadas de emergncia so dimensionadas em funo da populao da edificao. A populao de cada pavimento da edificao calculada pelos coeficientes da Tabela 1 (Anexo A), considerando sua ocupao dada na Tabela 1 Classificao das edificaes e reas de risco quanto ocupao do Regulamento de segurana contra incndio e reas de risco do Estado de So Paulo.

77 A largura das sadas deve ser dimensionada em funo do nmero de pessoas que por elas deva transitar, observados os seguintes critrios: a. os acessos so dimensionados em funo dos pavimentos que sirvam populao; b. as escadas, rampas e descargas so dimensionadas em funo do pavimento de maior populao, o qual determina as larguras mnimas para os lances correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido da sada. A largura das sadas, isto , dos acessos, escadas, descargas, dada pela seguinte frmula: P N= C N = Nmero de unidades de passagem, arredondado para nmero inteiro imediatamente superior. P = Populao, conforme coeficiente da Tabela 1 (Anexo A) C = Capacidade da unidade de passagem conforme Tabela 1 (Anexo A).
Notas: 1. Unidade de passagem: largura mnima para a passagem de um fluxo de pessoas, fixada em 0,55 m; 2. Capacidade de uma unidade de passagem: o nmero de pessoas que passa por esta unidade em 1 minuto; 3. A largura mnima da sada calculada pela multiplicao do N pelo fator 0,55, resultando na quantidade, em metros, da largura mnima total das sadas.

As larguras mnimas das sadas de emergncia, em qualquer caso, devem ser de 1,2 m, para as ocupaes em geral, ressalvando o disposto abaixo: a. 1,65 m, correspondente a 3 unidades de passagem de 55 cm, para as escadas, os acessos (corredores e passagens) e descarga, nas ocupaes do grupo H, diviso H-2 (asilos, orfanatos,etc.) e H-3 (hospitais e assemelhados); b. 1,65 m, correspondente a 3 unidades de passagem de 55 cm, para as rampas, acessos (corredores e passagens) e descarga, nas ocupaes do grupo H, diviso H-2; c. 2,2 m, correspondente a quatro unidades de passagem de 55 cm, para as rampas, acessos s rampas (corredores e passagens) e descarga das rampas, nas ocupaes do grupo H, diviso H-3. A largura das sadas deve ser medida em sua parte mais estreita, no sendo admitidas salincias de alizares, pilares e outros, com dimenses maiores que as indicadas na Figura, e estas somente em sadas com largura superior a 1,2 m.

78

MEDIDA DA LARGURA EM CORREDORES E PASSAGENS

Os acessos devem satisfazer s seguintes condies: a. permitir o escoamento fcil de todos os ocupantes da edificao; b. permanecer desobstrudos em todos os pavimentos; c. ter p-direito, mnimo de, 2,5 m, com exceo de obstculos representados por vigas, vergas de portas e outros, cuja altura mnima livre deve ser de 2 metros;

4.6.2 Distncias Mximas a Serem Percorridas


As distncias mximas a serem percorridas para atingir um local de relativa segurana (espao livre exterior, rea de refgio, rea compartimentada desde que tenha pelo menos uma sada direta para o espao livre exterior - escada protegida ou prova de fumaa), tendo em vista o risco vida humana decorrente do fogo e da fumaa, devem considerar: a. o acrscimo de risco quando a fuga possvel em apenas um sentido; b. a reduo de risco em caso de proteo por chuveiros automticos, detectores ou controle de fumaa; c. a reduo de risco pela facilidade de sadas em edificaes trreas. As distncias mximas a serem percorridas para atingir as portas de acesso s sadas das edificaes e o acesso s escadas ou s portas das escadas (nos pavimentos) constam da Tabela 2 (Anexo B) e devem ser consideradas a partir da porta de acesso da unidade autnoma mais distante, desde que o seu caminhamento interno no ultrapasse 10 m.

79

4.6.3 Sadas nos Pavimentos


Os tipos de escadas exigidas para as diversas ocupaes, em funo da altura, encontram-se na Tabela 3 (Anexo C). No caso de duas ou mais escadas de emergncia, a distncia de trajeto entre as suas portas de acesso deve ser, no mnimo, de 10 m, exceto quando o corredor de acesso possuir comprimento inferior a este valor. Nas edificaes com altura acima de 36 m, independente do item anterior, obrigatria a quantidade mnima de duas escadas, exceto para grupo A-2 (edifcios de apartamentos em geral). Nas edificaes do grupo A-2, com altura acima de 80 m, obrigatria a quantidade mnima de duas escadas.

80

NE = Escada no enclausurada (escada comum); EP = Escada enclausurada protegida (escada protegida); PF = Escada prova de fumaa.

81

4.6.4 Rampas

O uso de rampas obrigatrio nos seguintes casos: a. para unir 2 pavimentos de diferentes nveis em acesso a reas de refgio em edificaes com ocupaes dos grupos H-2 e H-3. Ser obrigatrio para interligar reas de refgio em nveis diferentes; b. na descarga e acesso de elevadores de emergncia; c. quando a altura a ser vencida no permitir o dimensionamento equilibrado dos degraus de uma escada; d. para unir o nvel externo ao nvel do saguo trreo das edificaes (NBR 9050/04). Os patamares das rampas devem ser sempre em nvel, tendo comprimento mnimo de 1,20 m, medidos na direo do trnsito, sendo obrigatrios sempre que houver mudana de direo ou quando a altura a ser vencida ultrapassar 3,7 m. O piso das rampas deve ser antiderrapante com, no mnimo, 0,5 de coeficiente de atrito dinmico, conforme norma brasileira ou internacionalmente reconhecida, e permanecer antiderrapante com o uso.

4.6.5 Escadas
Em qualquer edificao, os pavimentos sem sada em nvel para o espao livre exterior devem ser dotados de escadas, enclausuradas ou no, as quais devem: a. ser constitudas com material estrutural e de compartimentao incombustvel; b. oferecer resistncia ao fogo nos elementos estruturais alm da incombustibilidade, conforme ITCB- 08 Resistncia ao fogo dos elementos de construo, quando no enclausuradas; c. atender s condies especficas estabelecidas na ITCB - 10 Controle de materiais de acabamento e de revestimento, quanto aos materiais de acabamento e revestimento utilizados na escada; d. ser dotadas de guardas em seus lados abertos; e. ser dotadas de corrimos em ambos os lados.

4.6.6 Dimensionamento de Degraus

Os degraus devem: a. ter altura h (ver Figura 4) compreendida entre 16 cm e 18 cm, com tolerncia de 0,5 cm; b. ter largura b (ver Figura 4) dimensionada pela frmula de Blondel: 63 cm (2h + b) 64 cm c. serem balanceados quando o lance da escada for curvo (escada em leque) ou em espiral, quando se tratar de escadas para mezaninos e reas privativas, caso em que a medida do degrau (largura do degrau) ser feita segundo a linha de percurso e a parte mais estreita desses degraus no

82 tenha menos de 15 cm para lance curvo e 7 cm para espiral;

ALTURA E LARGURA DOS DEGRAUS

ESCADA COM LANCES CURVOS E DEGRAUS BALANCEADOS

4.6.7 Guardas e Corrimos

Toda sada de emergncia, corredores, balces, terraos, mezaninos, galerias, patamares, escadas, rampas e outros deve ser protegida de ambos os lados por paredes ou guardas (guarda-corpos) contnuas, sempre que houver qualquer desnvel maior de 19 cm, para evitar quedas. A altura das guardas, medida internamente, deve ser, no mnimo, de 1,05 m ao longo dos patamares, escadas, corredores, mezaninos e outros podendo ser reduzida para at 0,92 m nas escadas internas, quando medida verticalmente do topo da guarda a uma linha que una as pontas dos bocis ou quinas dos degraus. As alturas das guardas em escadas externas, de seus patamares, de balces e assemelhados, devem ser de no mnimo 1,3 m. As guardas constitudas por balaustradas, grades, telas e assemelhados, isto , as guardas vazadas, devem: a. ter balastres verticais, longarinas intermedirias, grades, telas, vidros de segurana (laminados ou aramados) e outros, de modo que uma esfera de

83 15 cm de dimetro no possa passar por nenhuma abertura; b. ser isentas de aberturas, salincias, reentrncias ou quaisquer elementos que possam enganchar em roupas; c. ser constitudas por materiais no estilhaveis, exigindo-se o uso de vidros aramados ou de segurana laminados, se for o caso. Os corrimos devem ser adotados em ambos os lados das escadas ou rampas, devendo estar situados entre 80 cm e 92 cm acima do nvel do piso.

DIMENSES DE GUARDAS E CORRIMOS

PORMENORES DE CORRIMOS

4.7 Sistema de Deteco e Alarme de Incndio (ITCB 19)

4.7.1 Conceitos Gerais


Todo sistema deve ter duas fontes de alimentao. A principal a rede do sistema eltrico da edificao, e a auxiliar constituda por baterias, nobreak ou gerador. Quando a fonte de alimentao auxiliar for constituda por bateria de acumuladores ou nobreak, esta deve ter autonomia mnima de 24 horas em regime de superviso, sendo que no regime de alarme deve ser de, no mnimo, 15 minutos para suprimento das indicaes sonoras e/ou visuais ou o tempo necessrio para o abandono da edificao.

84 A central de deteco e alarme e o painel repetidor devem ficar em local onde haja constante vigilncia humana e de fcil visualizao. A distncia mxima a ser percorrida por uma pessoa, em qualquer ponto da rea protegida at o acionador manual mais prximo, no deve ser superior a 30 metros. Preferencialmente, os acionadores manuais devem ser localizados junto aos hidrantes. Nos edifcios com mais de um pavimento, deve ser previsto pelo menos um acionador manual em cada pavimento. Os mezaninos estaro dispensados desta exigncia, caso o acionador manual do piso principal d cobertura para a rea do mezanino. Nos locais onde no seja possvel ouvir o alarme geral devido a sua atividade sonora intensa, ser obrigatria a instalao de avisadores visuais e sonoros. Em edifcios residenciais com altura at 30 metros, o sistema de alarme pode ser substitudo pelo sistema de interfone, desde que cada apartamento possua um ramal ligado central que deve ficar em portaria com vigilncia humana de 24 horas, e tenha fonte autnoma com durao mnima de 60 minutos.

4.7.2 Detalhamento dos Conceitos e dos Sistemas

As aes de combate ao fogo podem ser iniciadas automaticamente pelo sistema de deteco e alarme de incndio (SDAI), por meio do acionamento de um dispositivo de supresso ao fogo como, por exemplo, o disparo do sistema de gases limpos dentro de uma sala de CPD. O SDAI constitudo basicamente pelos seguintes componentes: detectores automticos de incndio, acionadores manuais, painel de controle (processamento), meios de aviso (sinalizao), fonte de alimentao eltrica e infra-estrutura (eletrodutos e circuitos eltricos). O SDAI possui trs elementos bsicos dentro do conceito operacional do sistema, que podemos descrev-los como deteco, processamento e aviso (sinalizao). O primeiro elemento (deteco) a parte do sistema que percebe (detecta) o incndio. O segundo elemento envolve o processamento do sinal do detector de incndio ou acionador manual enviado do local do fogo at a central de processamento ou central de alarme. O sistema de processamento da central ativa o aviso por meio de sinalizao visual e/ou sonora, com o objetivo de alertar os ocupantes e tambm acionar dispositivos auxiliares para operao de outros sistemas (como por exemplo: sistema de controle de fumaa, pressurizao das escadas, abertura e fechamento de portas ou dampers, acionamento de elevadores ao piso de descarga, acionar chamadas telefnicas etc.).

85 A deteco de um incndio ocorre por intermdio dos fenmenos fsicos primrios e secundrios de uma combusto. Podemos citar como exemplos de fenmenos fsicos primrios a radiao visvel e invisvel do calor da chama aberta e a variao de temperatura do ambiente devido a um incndio e exemplos de fenmenos secundrios a produo de fumaa e fuligem. O ajuste da sensibilidade dos detectores fundamental para se evitar a ocorrncia de alarmes falsos. Os fenmenos secundrios so mais fceis de serem detectados, pois tais efeitos no se confundem com as condies de um ambiente em situao normal, o que permite definir uma sensibilidade maior de atuao do sensor; j o ajuste de um sensor para detectar a variao de temperatura do ambiente em razo de uma combusto traz maior dificuldade, pois variaes de temperatura ocorrem em um ambiente em situao de normalidade. Devido ao efeito fsico da subida do ar quente, normalmente os detectores de temperatura e fumaa so instalados no teto de um ambiente, porm h necessidade de se levar em considerao a temperatura junto ao teto que pode sofrer aquecimento devido principalmente radiao solar, iluminao ou sistemas de condicionamento de ar, formando um colcho de ar quente que no permite o contato da fumaa ou do calor gerado no princpio de um incndio com o detector no teto, impedindo ou retardando a deteco. Esse fenmeno chamado de estratificao. Quando o ar (contendo partculas de fumaa) aquecido por meio da combusto do incndio, torna-se menos denso que o ar ambiente, a fumaa gerada no ter fora de ascenso suficiente para vencer este efeito e no atingir o detector no teto. Quando as propores do fogo aumentar, a temperatura da coluna de ar em ascenso aumentar e poder vencer o efeito da estratificao, ocorrendo ento a deteco, porm retardada. Em ambientes dotados de sistemas de arcondicionado e/ou tetos cujas caractersticas de isolao permitam um aumento ou diminuio da temperatura no ambiente, provocados por influncias externas (por exemplo, sol, ventos, frios, etc.), poder ocorrer o fenmeno da estratificao.

86

Sistema de Deteco e Alarme de Incndio (SDAI) - Conjunto de equipamentos destinados a gerar um alarme ou uma ao automtica de extino quando um de seus componentes atuar em funo da presena de uma das caractersticas fsico-qumicas de um incndio. Central de Deteco e Alarme de Incndio - Equipamento destinado a processar os sinais provenientes dos circuitos de deteco e alarme, convertendo-os em indicaes (informaes) adequadas, bem como a comandar e controlar os demais componentes do sistema (sirenes, sinalizao visual, sub-centrais, dispositivos de combate etc.). Central Supervisora a que supervisiona uma ou vrias sub-centrais por uma fiao prpria. O controle dessa rede de fiao prpria contra curtocircuito e interrupo feito pela central supervisora, que pode atuar sobre as sub-centrais, mas em caso de perda dessa interligao a sub-central deve funcionar de acordo com programao prpria. Detector Automtico Pontual - Dispositivo destinado a operar quando influenciado por determinados fenmenos fsicos ou qumicos que precedem ou acompanham um princpio de incndio na rea (local) de sua instalao.

87 Detector Automtico Pontual de Temperatura - Dispositivo destinado a atuar quando a temperatura ambiente ou o gradiente da temperatura ultrapassa um valor predeterminado na rea (local) de sua instalao. Detector Automtico Pontual de Fumaa - Dispositivo destinado a atuar quando ocorre presena de partculas e/ou gases, visveis ou no, e de produtos de combusto, na rea (local) de sua instalao. Detector Automtico de Chama - Dispositivo destinado a atuar em resposta a uma radiao de energia, dentro ou fora do espectro visvel, resultante de um princpio de incndio dentro da sua rea de captao (viso). Acionador Manual - Dispositivo destinado a transmitir a informao de um princpio de incndio, quando acionado manualmente por um usurio da edificao. Avisador Sonoro e Visual de Alerta - Dispositivo que emite sinais de alerta audveis e visuais, combinados. Nota: no permitida a utilizao de avisadores visuais nas reas com pessoal no-qualificado como nico alarme de alerta, devendo ser completados por sinal acstico. Os avisadores chamando a ateno para sadas de emergncia, obstculos ou outros, desde que no utilizados como primeiro alarme, podem ser do tipo unicamente visual. Alarme Geral - Ativador de alarmes com programao especfica na central, que permite simultaneamente a ativao de todos os alarmes de abandono de uma rea ou de todo o prdio, incluindo a sinalizao de abandono por meio de dispositivos especiais na central ou no campo. A forma de ativao desse alarme e os elementos de segurana contra o mau uso do alarmegeral dependem da central utilizada e do tipo de prdio e sua ocupao, considerando os riscos especficos a serem supervisionados.

4.7.2.1 SELEO DE UM SISTEMA

A proteo adequada de determinada rea ou equipamento somente ser possvel aps cuidadoso estudo de todas as particularidades do edifcio, visando ao emprego do tipo de sistema mais eficaz em cada caso. Um sistema bem implantado para proteo da vida e da propriedade aquele adequadamente planejado, capaz de interligar dispositivos para gerar resultados confiveis quanto informao de princpios de incndio (por meio de indicaes sonoras e visuais, conjuntamente) e capaz de controlar os dispositivos de segurana e de combate automtico instalados no prdio. Pesquisas cientficas sobre propagao do fogo e movimento de fumaa e calor dentro de edifcios tm gerado ferramentas e informaes teis para os projetistas de proteo contra incndio subsidiando a elaborao de um bom projeto de deteco e alarme de incndio. Ao se projetar um sistema de

88 deteco e alarme de incndio (SDAI) ser necessrio primeiramente estabelecer os objetivos ou metas do sistema. Esses objetivos ou metas so muitas vezes estabelecidos por meio das regulamentaes, normas, gerenciamento de risco da empresa, necessidade do usurio (proprietrio), requisitos das seguradoras e solicitaes da autoridade local. Podemos dividir estes objetivos em quatro categorias bsicas: Proteo da vida Proteo da propriedade Proteo empresarial Proteo ao meio ambiente Quando se projeta um SDAI para proteo da vida, ser necessrio assegurar um aviso rpido sobre a ocorrncia de um princpio de incndio, ou seja, o sistema tem de prover um aviso em tempo suficiente para o total abandono da rea em risco antes que as condies se tornem insustentveis. O SDAI poder ativar outros sistemas de proteo contra incndio como, por exemplo, sistemas de extino e sistemas de controle de fumaa, que so bastante teis na manuteno de um ambiente seguro durante o incndio, contribuindo assim para a proteo da vida. A proteo da propriedade visa principalmente ao aspecto econmico, pois tem como objetivo minimizar danos materiais propriedade (estrutura e contedo armazenado). As perdas mximas admitidas so estabelecidas pelo proprietrio ou pelo gerenciamento de risco. O sistema nesse caso deve detectar o incndio dentro de um tempo suficiente para assegurar o combate ao fogo manualmente ou automaticamente, antes que o incndio exceda os nveis aceitveis de danos. A proteo empresarial, por sua vez, tem como objetivo evitar que danos materiais causados pelo fogo venham prejudicar os negcios da empresa. Alguns itens a serem considerados no projeto so: perda das operaes fundamentais e processos da empresa; perda de mercadorias acabadas; perda de negcios para competidores durante tempo de manuteno ou reparo. Outras preocupaes incluem a disponibilidade e tempo para reposio do equipamento. Se o equipamento requer um tempo longo para reposio e prejudicar a produo e, consequentemente, o negcio da empresa, ento o projeto do SDAI deve considerar esse aspecto, prevendo uma proteo adequada, conciliando inclusive meios de extino automtica nesses equipamentos essenciais (como extino por gases limpos). Por ltimo, temos o objetivo de proteo ao meio ambiente, que tambm uma preocupao da proteo contra incndio. Nesse aspecto, o SDAI deve se preocupar principalmente quanto contaminao do meio ambiente seja pela emisso na atmosfera de produtos txicos e poluentes resultados da combusto do incndio ou pela contaminao da gua descartada usada no combate de um

89 incndio de grandes propores. O sistema to logo detecte o princpio do fogo, deve iniciar automaticamente uma resposta apropriada para supresso do incndio, evitando assim queima de quantidade significativa de materiais potencialmente nocivos ao meio ambiente.

4.7.2.2 TIPOS DE SISTEMAS

Os tipos de SDAI podem ser classificados como segue: Sistema convencional Sistema enderevel Sistema microprocessado

4.7.2.3 SISTEMA CONVENCIONAL

Foram os primeiros SDAI a surgirem no mercado. Possuem sistema operacional bem simples e por isso suas informaes so bem limitadas. Geram informaes baseadas na transmisso de nveis de tenso. Os nveis de informaes geradas na central limitam-se basicamente a quatro situaes: operao normal; alarme; falha; e, circuito aberto ou em curto. As centrais convencionais no possuem CPU.

90 4.7.2.4 SISTEMA ENDEREAVEL

Baseados em tcnicas de codificao por pulsos (PCM - Pulse Code Modulation), as informaes so processadas em uma CPU que, por sua vez, reconhece o cdigo do dispositivo acionado e disponibiliza na central a exata localizao do ponto alarmado, ou seja, por meio da modulao de sinais (codificao) passa a existir uma comunicao entre a central e o equipamento remoto (detectores; acionadores manuais; mdulos de superviso e comando etc.). Cada dispositivo possui um cdigo de endereamento, ou seja, possui um endereo prprio, assim a sua localizao precisa na edificao se torna possvel, uma vez conhecido o endereo sabe-se exatamente o local da edificao onde h o possvel princpio de incndio. A CPU controla todo o sistema e mostra as informaes por meio de LCD (visor de cristal lquido). Possui comunicao do tipo half duplex (nica via), o que limita o nmero de dispositivos no sistema, pois o processamento das informaes fica lento medida que se aumenta o nmero de endereos.

4.7.2.5 SISTEMA MICROPROCESSADO

Conhecido tambm como sistemas inteligentes (tecnologia digital), com transmisso de dados binrios (informaes representadas exclusivamente por nmeros 0 ou 1), em alta velocidade, multiplexados (tecnologia essa que permite transmitir simultaneamente vrias mensagens no mesmo canal de transmisso). A central disponibiliza um conjunto completo de informaes sobre o(s) evento(s) diverso(s). Possui um processador principal e outros secundrios, hierarquizando as comunicaes e a administrao de eventos. Esse sistema totalmente programvel e permite ao usurio estabelecer vrias rotinas simultneas, por meio da tecnologia digital (microprocessada), que possui comunicao do tipo full duplex (ambas as direes). Vantagens do sistema microprocessado em relao aos outros tipos:

Gerencia mais informaes ao mesmo tempo. Informaes mais detalhadas. Informaes mais confiveis. Aes mais complexas, e possibilita transitar informaes diferentes de alarme, por exemplo, segurana e/ou superviso.

91

Desvantagens:

Operadores devem ser mais qualificados. Lgicas de funcionamento devem ser previstas antes da instalao ser iniciada.

4.7.2.6 TIPOS DE DETECTORES E ACIONADORES MANUAIS

DETECTORES PONTUAIS

Os detectores pontuais so projetados para agirem em pontos estratgicos, fixos, com abrangncia de uma rea de atuao predeterminada. O detector um ponto fixo e imvel dentro dessa rea. A fumaa ou calor produzido no ambiente dever passar por ele para sensibiliz-lo. Caso exista uma corrente de ar no local

92 (ar-condicionado, por exemplo), pode haver um deslocamento contrrio da fumaa ou do calor em sentido oposto ao detector, assim no ficar sensibilizado e o alarme no se produzir no tempo esperado.

DETECTORES DE FUMAA

Tipo ptico: baseado em uma cmara escura complementada com um emissor e um receptor que detectam a presena de partculas de fumaa em seu interior, seja por reflexo da luz ou por obscurecimento. Utilizados em ambientes nos quais, em um princpio de incndio, haja expectativa de formao de fumaa antes da deflagrao do incndio propriamente dito. Recomendado em fogo de desenvolvimento lento. Exemplo: locais com presena de madeira, papel, tecidos e outros.

Tipo inico: atua mediante a presena de produtos de combusto visveis ou invisveis. Os detectores inicos possuem duas cmeras ionizadas por uma fonte com baixo poder radioativo, sendo uma cmara de referncia e outra de anlise. Utilizados em ambientes em que, num princpio de incndio, haja formao de combusto, mesmo invisvel, ou fumaa, antes da deflagrao do incndio propriamente dito, locais com possvel desenvolvimento rpido do fogo e alta liberao de energia. Exemplo: locais com presena de inflamveis.

93

DETECTORES TRMICOS

Os detectores trmicos so instalados em ambientes nos quais a ultrapassagem de determinada temperatura indique seguramente um princpio de incndio. Indicados para fogo com elevao de temperatura (quando a temperatura alcana um nvel fixo). Indicados para sala de geradores, casa de mquinas, transformadores entre outros.

DETECTORES TERMOVELOCIMTRICOS

Os detectores termovelocimtricos atuam por meio de gradiente de temperatura, respondendo a uma elevao brusca de temperatura em pouco espao de tempo ou quando essa temperatura atinge um valor predeterminado. Sua aplicao est especificamente indicada para incndio que se inicia com uma elevao brusca de temperatura. Indicados tambm para locais onde no conveniente utilizar detectores de fumaa, por exemplo: cozinhas, lavanderias, garagens entre outros.

DETECTORES LINEARES

Os detectores lineares so destinados a atuar quando ocorre a presena de partculas e/ou gases, visveis ou no, e de produtos de combusto, ou a variao anormal de temperatura ao largo da linha imaginria de deteco. O detector se compe de duas peas bsicas, transmissor e receptor. O transmissor projeta luz infravermelha at um receptor, que, por sua vez, converte o feixe de luz em um sinal eltrico. Indicados para locais onde no possvel realizar deteco pontual (locais com grandes alturas e locais abertos).

94

Receptor/transmissor

DETECTORES DE CHAMA

Os detectores de chama possuem dispositivo que indica a presena de partculas slidas, vapores e/ou gases que compem a fumaa de chamas. So utilizados em ambientes nos quais a chama o primeiro indcio de fogo. O sensor de chama sensvel aos raios ultravioleta presentes na chama do fogo. Por suas caractersticas de projeto, esse detector discrimina outras formas de raios, sendo, portanto, imune luz natural. Recomenda-se que o detector de chama tenha dispositivo que indique sujeira na lente, necessitando limpeza. Indicados para reas nas quais uma chama possa ocorrer rapidamente, tais como hangares, reas de produo petroqumica, reas de armazenagem e transferncia, instalaes de gs natural, cabines de pintura, depsitos de solventes entre outros.

DETECTORES POR ASPIRAO

Detectores que agem colhendo amostras do ar por meio de tubulao (com furos programados) distribuda no ambiente a ser protegido e conduzindo as amostras do ar constantemente at uma cmara para serem analisadas. Um

95 filtro na entrada da cmara no permite que partculas de poeira em suspenso possam causar alarmes falsos. A tubulao abrange uma rea como se fosse um lao com detectores convencionais (vinte detectores). Indicados para salas com equipamentos eltricos, salas de telecomunicao, CPD, museus, catedrais, salas frigorficas entre outros.

ACIONADORES MANUAIS

So dispositivos usados para iniciar o alarme de forma manual. Devem ser instalados em locais de trnsito de pessoas (halls, corredores, junto s sadas de ambientes, circulaes em geral), de forma a facilitar sua localizao e acionamento. Os acionadores manuais devem conter instrues de operao impressas em portugus no prprio corpo, de forma clara e em lugar facilmente visvel. Devem conter dispositivo que dificulte o acionamento acidental, porm facilmente destrutvel no caso de operao intencional. Os acionadores mais usados so:

a) tipo quebre o vidro, em que ao se pressionar o vidro ou outro material flexvel transparente de proteo fecha-se o circuito, informando o evento central. b) acionador de dupla ao, no qual se retira (ou quebra-se) primeiramente uma proteo externa transparente em forma de tampa e ento aciona-se a alavanca do alarme pressionando-a para baixo.

96

4.8 Sistemas de Hidrantes e de Mangotinhos para Combate a Incndio (ITCB 22)

O sistema a ser instalado deve corresponder a um memorial, constando clculos, dimensionamentos e uma perspectiva isomtrica da tubulao (sem escala, com cotas e com os hidrantes numerados) Todos os sistemas devem ser dotados de dispositivo de recalque, consistindo de um prolongamento de mesmo dimetro da tubulao principal, cujos engates sejam compatveis com os usados pelo Corpo de Bombeiros. O dispositivo de recalque deve ser preferencialmente do tipo coluna. Onde houver impossibilidade tcnica o dispositivo de recalque pode ser instalado no passeio pblico. Para os sistemas com vazo superior a 1.000 l/min deve haver duas entradas para o recalque de gua por meio de veculo de combate a incndio do Corpo de Bombeiros.

DISPOSITIVO DE RECALQUE TIPO COLUNA

O dispositivo de recalque deve ser instalado na fachada principal da edificao, ou no muro da divisa com a rua, com a introduo voltada para a rua e para baixo em um ngulo de 45 e a uma altura entre 0,60 m e 1,50 m em relao ao piso do passeio da propriedade. A localizao do dispositivo de recalque sempre deve permitir aproximao da viatura apropriada para o recalque da gua, a partir do logradouro pblico, para o livre acesso dos bombeiros. A tampa deve ser articulada e o requadro em ferro fundido ou material similar, identificada pela palavra HIDRANTE, com dimenses de 0,40 m x 0,60 m.

97

DISPOSITIVO DE RECALQUE NO PASSEIO PBLICO

Os hidrantes ou mangotinhos devem ser distribudos de tal forma que qualquer ponto da rea a ser protegida seja alcanado por um esguicho ou dois esguichos,considerando-se o comprimento da(s) mangueira(s) de incndio por meio de seu trajeto real e o alcance mnimo do jato de gua igual a 10 m, devendo ter contato visual sem barreiras fsicas a qualquer parte do ambiente, aps adentrar pelo menos 1 m em qualquer compartimento. O sistema deve ser dimensionado de forma que a presso mxima de trabalho nos esguichos no ultrapasse 100 mca (1.000 kPa). A velocidade mxima da gua na tubulao no deve ser superior a 5 m/s. O volume de gua da reserva de incndio encontra-se na Tabela 3.

98 Para sistemas de hidrantes, deve-se preferencialmente utilizar lances de mangueiras de 15 metros.

4.9 Sistema de Chuveiros Automticos (Sprinklers) (ITCB 23)

O projeto executivo do sistema de chuveiros automticos no necessita ser encaminhado para anlise junto ao Corpo de Bombeiros, mas deve estar disposio na edificao para suprir possveis dvidas do agente vistoriador. Nas edificaes onde houver exigncia da instalao do sistema de chuveiros automticos, deve-se atender a toda rea de edificao, podendo, a critrio do projetista, deixar de abranger a casa do zelador, quando localizada na cobertura. A critrio do projetista, a instalao de chuveiros automticos em casa de mquinas, subestaes, casa de bombas de incndio, sala de gerador e similares onde haja exclusivamente equipamentos eltricos energizados, pode ser substituda pela instalao de detectores, ligados ao sistema de alarme do prdio ou ao alarme do sistema de chuveiros automticos. A substituio prevista no item anterior fica limitada a compartimentos com rea mxima de 200 m. O dimensionamento do sistema deve ser feito por clculo hidrulico. O sistema de chuveiros automticos apresenta os elementos e componentes organizados em quatro subsistemas: abastecimento de gua, pressurizao, vlvula de governo e alarme e distribuio.

SISTEMA DE CHUVEIROS AUTOMTICOS SPRINKLERS

4.8.1 Chuveiros Os chuveiros abertos so aqueles que no dispem de componente termosensvel ou qualquer outro componente que obstrua a passagem de gua. So empregados no sistema dilvio e destinados proteo de ocupaes de risco extraordinrio e risco pesado.

99 Os chuveiros automticos so componentes termos-sensveis projetados para reagir a uma temperatura predeterminada, liberando de forma automtica uma descarga de gua na forma e quantidade adequada sobre uma rea preestabelecida ou apropriada. So providos de um mecanismo comandado por um elemento termo-sensvel como, por exemplo, bulbo de vidro, solda euttica etc., que os mantm hermeticamente fechados. Sob a ao do calor de um incndio, automaticamente entram em operao. Chuveiro automtico com elemento termo-sensvel tipo solda euttica, opera a partir da fuso de uma liga de metal com ponto de fuso predefinido. Entende-se por solda euttica a mistura de dois ou mais metais que d ponto de fuso na temperatura mais baixa possvel. Em geral, as soldas utilizadas em chuveiros automticos so ligas compostas principalmente de estanho, chumbo, cdmio e bismuto, pois tm pontos de fuso bem definidos. Chuveiro automtico com elemento termo-sensvel tipo ampola possui como elemento termo-sensvel uma ampola de vidro especial que contm um lquido expansvel e uma bolha de ar em seu interior. Assim que o lquido expandido pela ao do calor, a bolha de ar comprimida e absorvida pelo lquido aumentando rapidamente a presso e rompendo o bulbo e, desta forma, liberando a vlvula ou o tampo.

CHUVEIROS AUTOMTICOS CLASSIFICAO DE ELEMENTOS TERMO-SENSVEIS TIPO AMPOLA

100

4.10 Hidrante Urbano (ITCB-34)

O loteador deve projetar e instalar, alm dos demais servios e equipamentos urbanos obrigatrios, hidrantes urbanos nas redes de distribuio de gua do loteamento ou condomnio. Loteamentos industriais e outros condomnios: a. os hidrantes urbanos devem ter, cada um, um raio de ao de no mximo 300 metros, devendo atender a toda a rea do loteamento; b. o hidrante urbano mais desfavorvel deve fornecer uma vazo mnima de 2000 l/min para loteamentos industriais e vazo mnima entre 1000 l/min e 2000 l/min para outros tipos de loteamentos, sendo que deve haver, no mnimo, 2 hidrantes urbanos no loteamento; c. os hidrantes urbanos devem ser instalados em rede de dimetro mnimo de 150 mm. A critrio do municpio, mediante adoo de legislao prpria, todo proprietrio de edificao, por ocasio da sua construo, deve fornecer para instalao na rede pblica um hidrante urbano completo, com dimetro de 100 mm, conforme padro da ABNT, acompanhado de um registro de gaveta de junta elstica (JE) de dimetro 100 mm e as respectivas conexes rede de distribuio de gua. Adquirido pelo proprietrio do imvel, o hidrante urbano e demais acessrios, a que se refere o item, devem ser entregue no Corpo de Bombeiros para inspeo e ser instalado s expensas da concessionria local dos servios de gua na rede pblica de distribuio.

101 Cores padro para a identificao da vazo dos hidrantes urbanos:

HIDRANTE COM VAZO MAIOR DO QUE 2.000 l/min

HIDRANTE COM VAZO ENTRE 1.000 l/min E 2.000 l/min

HIDRANTE COM VAZO MENOR DO QUE 1.000 l/min

102

CAPTULO 5 TRABALHOS EM ESPAOS CONFINADOS

5.1 Conceitos E Definies


Espao Confinado qualquer rea ou ambiente no projetado para ocupao humana contnua, que possua meios limitados de entrada e sada, cuja ventilao existente insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficincia ou enriquecimento de oxignio. A classificao dos espaos confinados dada pelo National Institute of Occupational Safety and Health - NIOSH a seguinte: Espaos Classe A so aqueles que apresentam situaes que so IPVS. Incluem os espaos que tm deficincia em 02 ou contm explosivos, inflamveis ou atmosferas txicas; Espaos Classe B no apresentam perigo para a vida ou a sade, mas tm o potencial para causar leses ou doenas se medidas de proteo no forem usadas; Espaos Classe C so aqueles os riscos existentes so insignificantes, no requerendo procedimentos ou prticas especiais de trabalho. Nota: IPVS - Atmosfera Imediatamente Perigosa Vida ou Sade. Nas atividades da construo civil, encontram-se espaos confinados nos seguintes locais: caixes, tubules, buracos, galerias, valas e escavaes A gesto de segurana e sade deve ser planejada, programada, implementada e avaliada, incluindo medidas tcnicas de preveno, medidas administrativas e medidas pessoais e capacitao para trabalho em espaos confinados. Medidas Tcnicas de Preveno: a) identificar, isolar e sinalizar os espaos confinados para evitar a entrada de pessoas no autorizadas; b) antecipar e reconhecer os riscos nos espaos confinados; c) proceder avaliao e controle dos riscos fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e mecnicos; d) prever a implantao de travas, bloqueios, alvio, lacre e etiquetagem; e) implementar medidas necessrias para eliminao ou controle dos riscos atmosfricos em espaos confinados; f) avaliar a atmosfera nos espaos confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior seguro; g) manter condies atmosfricas aceitveis na entrada e durante toda a realizao dos trabalhos, monitorando, ventilando, purgando, lavando ou inertizando o espao confinado; h) monitorar continuamente a atmosfera nos espaos confinados nas reas onde os trabalhadores autorizados estiverem desempenhando as suas

103 tarefas, para verificar se as condies de acesso e permanncia so seguras; i) proibir a ventilao com oxignio puro; j) testar os equipamentos de medio antes de cada utilizao; e k) utilizar equipamento de leitura direta, intrinsecamente seguro, provido de alarme, calibrado e protegido contra emisses eletromagnticas ou interferncias de radiofreqncia.

Medidas Administrativas: a) manter cadastro atualizado de todos os espaos confinados, inclusive dos desativados, e respectivos riscos; b) definir medidas para isolar, sinalizar, controlar ou eliminar os riscos do espao confinado; c) manter sinalizao permanente junto entrada do espao confinado, conforme o Anexo I da presente norma; d) implementar procedimento para trabalho em espao confinado; e) adaptar o modelo de Permisso de Entrada e Trabalho, previsto no Anexo II desta NR, s peculiaridades da empresa e dos seus espaos confinados; f) preencher, assinar e datar, em trs vias, a Permisso de Entrada e Trabalho antes do ingresso de trabalhadores em espaos confinados; g) possuir um sistema de controle que permita a rastreabilidade da Permisso de Entrada e Trabalho; h) entregar para um dos trabalhadores autorizados e ao Vigia cpia da Permisso de Entrada e Trabalho; i) encerrar a Permisso de Entrada e Trabalho quando as operaes forem completadas, quando ocorrer uma condio no prevista ou quando houver pausa ou interrupo dos trabalhos; j) manter arquivados os procedimentos e Permisses de Entrada e Trabalho por cinco anos; k) disponibilizar os procedimentos e Permisso de Entrada e Trabalho para o conhecimento dos trabalhadores autorizados, seus representantes e fiscalizao do trabalho; l) designar as pessoas que participaro das operaes de entrada, identificando os deveres de cada trabalhador e providenciando a capacitao requerida; m) estabelecer procedimentos de superviso dos trabalhos no exterior e no interior dos espaos confinados; n) assegurar que o acesso ao espao confinado somente seja iniciado com acompanhamento e autorizao de superviso capacitada; o) garantir que todos os trabalhadores sejam informados dos riscos e medidas de controle existentes no local de trabalho; e p) implementar um Programa de Proteo Respiratria de acordo com a anlise de risco, considerando o local, a complexidade e o tipo de trabalho a ser desenvolvido. A Permisso de Entrada e Trabalho vlida somente para cada entrada. vedada a realizao de qualquer trabalho em espaos confinados de forma individual ou isolada.

104 Supervisor de Entrada: pessoa capacitada para operar a permisso de entrada com responsabilidade para preencher e assinar a Permisso de Entrada e Trabalho (PET) para o desenvolvimento de entrada e trabalho seguro no interior de espaos confinados. O Supervisor de Entrada deve desempenhar as seguintes funes: a) emitir a Permisso de Entrada e Trabalho antes do incio das atividades; b) executar os testes, conferir os equipamentos e os procedimentos contidos na Permisso de Entrada e Trabalho; c) assegurar que os servios de emergncia e salvamento estejam disponveis e que os meios para acion-los estejam operantes; d) cancelar os procedimentos de entrada e trabalho quando necessrio; e e) encerrar a Permisso de Entrada e Trabalho aps o trmino dos servios. O Supervisor de Entrada pode desempenhar a funo de Vigia. Vigia: trabalhador designado para permanecer fora do espao confinado e que responsvel pelo acompanhamento, comunicao e ordem de abandono para os trabalhadores. O Vigia deve desempenhar as seguintes funes: a) manter continuamente a contagem precisa do nmero de trabalhadores autorizados no espao confinado e assegurar que todos saiam ao trmino da atividade; b) permanecer fora do espao confinado, junto entrada, em contato permanente com os trabalhadores autorizados; c) adotar os procedimentos de emergncia, acionando a equipe de salvamento, pblica ou privada, quando necessrio; d) operar os movimentadores de pessoas; e e) ordenar o abandono do espao confinado sempre que reconhecer algum sinal de alarme, perigo, sintoma, queixa, condio proibida, acidente, situao no prevista ou quando no puder desempenhar efetivamente suas tarefas, nem ser substitudo por outro Vigia. O Vigia no poder realizar outras tarefas que possam comprometer o dever principal que o de monitorar e proteger os trabalhadores autorizados. Todos os trabalhadores autorizados e Vigias devem receber capacitao periodicamente, a cada doze meses. A capacitao deve ter carga horria mnima de dezesseis horas e ser realizada dentro do horrio de trabalho, com contedo programtico de: a) definies; b) reconhecimento, avaliao e controle de riscos; c) funcionamento de equipamentos utilizados; d) procedimentos e utilizao da Permisso de Entrada e Trabalho; e e) noes de resgate e primeiros socorros. Todos os Supervisores de Entrada devem receber capacitao especfica, com carga horria mnima de quarenta horas.

105 A capacitao dos Supervisores de Entrada deve ser realizada dentro do horrio de trabalho, com contedo similar ao contedo programtico para trabalhadores autorizados e Vigias, acrescido de: a) identificao dos espaos confinados; b) critrios de indicao e uso de equipamentos para controle de riscos; c) conhecimentos sobre prticas seguras em espaos confinados; d) legislao de segurana e sade no trabalho; e) programa de proteo respiratria; f) rea classificada; e g) operaes de salvamento. O empregador deve elaborar e implementar procedimentos de emergncia e resgate adequados aos espaos confinados incluindo, no mnimo: a) descrio dos possveis cenrios de acidentes, obtidos a partir da Anlise de Riscos; b) descrio das medidas de salvamento e primeiros socorros a serem executadas em caso de emergncia; c) seleo e tcnicas de utilizao dos equipamentos de comunicao, iluminao de emergncia, busca, resgate, primeiros socorros e transporte de vtimas; d) acionamento de equipe responsvel, pblica ou privada, pela execuo das medidas de resgate e primeiros socorros para cada servio a ser realizado; e e) exerccio simulado anual de salvamento nos possveis cenrios de acidentes em espaos confinados. vedada a entrada e a realizao de qualquer trabalho em espaos confinados sem a emisso da Permisso de Entrada e Trabalho.

106

107

108 REFERNCIAS

CAMILLO, A. C. J, Manual de Preveno e Combate a Incndios. So Paulo: SENAC, 2006, 197 p. CBPMESP, Decreto Estadual n. 56.819/11 de 11 de maro de 2011, So Paulo: Governo do Estado de So Paulo, 2011, 43 p. SEITO, A. L. et al., A Segurana contra Incndio no Brasil, So Paulo: Projeto, 2008, 484 p. MTE, Normas Regulamentadoras de Segurana e Medicina do Trabalho, 67 ed. So Paulo: Atlas, 2011, 867 p. SESI, Manual de Segurana e Sade no Trabalho Indstria da Construo Civil - Edificaes, So Paulo: SESI, 212 p.

Вам также может понравиться