Вы находитесь на странице: 1из 15

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

FACULDADE SANTA TEREZINHA


CURSO DE EDUCAO FSICA

ADO DE SOUSA MOURA NETO NIVALDO BOM FIM DA SILVA

O ESPORTE COMO FERRAMENTA DE SOCIALIZAO DA CRIANA

BRASLIA DF 2013

ADO DE SOUSA MOURA NETO NIVALDO BOM FIM DA SILVA

O ESPORTE COMO FERRAMENTA DE SOCIALIZAO DA CRIANA

Projeto de reviso bibliogrfica apresentado ao Curso de Educao Fsica bacharelado da Faculdade Anhanguera FAST, como requisito parcial para efetivao do Trabalho de Concluso de Curso.

Orientador (a): LUZIRLANE

BRASLIA DF 2013

SUMRIO

1 INTRODUO.......................................................................................................4 2 REFERENCIAL TERICO.....................................................................................5 3 PROBLEMA............................................................................................................8 4 HIPTESE...............................................................................................................9 4 OBJETIVO..............................................................................................................10 5.1 OBJETIVO GERAL...............................................................................................10 5.2 OBJETIVOS ESPECFICOS................................................................................10 6 JUSTIFICATIVA......................................................................................................11 7 MATERIAL E MTODOS.......................................................................................12 8 CRONOGRAMA.....................................................................................................13 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..........................................................................14

1 INTRODUO

O esporte hoje pode ser considerado um dos maiores fenomenos sociais da modernidade , reconhecido como uma forma elementar de socializao de todos os povos e naes. Gallardo (2005) descreve que indispensvel a utilizao do esporte para agregar valores humanos, onde os responsveis estejam cientes de que trabalham com a cultura do ser humano e que isso ir refletir diretamente na produo de uma sociedade mais amvel que deva considerar: responsabilidade, cooperao, autorespeito, respeito pelos outros, honradez, solidariedade, organizao, individualidade, autoconfiana e carinho. Sendo o esporte um dos maiores fenmenos social da modernidade, caracterizando-se desde uma forma elementar de socializao at uma variedade profissional, acaba sendo identificada popularmente pela competitividade, a vitria a qualquer preo, superao de limites, entre outras, reproduzindo assim o modelo social vigente por intermdio de sua prtica (Rubio et al.; 2000). O esporte com certeza a ferramenta mais eficaz de socializao j criada pelo homem e faz parte integrante no desenvolvimento da criana e tem um papel fundamental no processo de socializao das mesmas. De acordo com Chagas (2007) a educao fsica faz parte da expresso de uma cultura, no sendo uma rea paralela e por isso no fica apenas limitado ao campo da tcnica, indo muito alm, sem, contudo, negar esta sua importante dimenso. Ela uma disciplina que possibilita talvez mais do que as outras, espaos onde se pode dar incio a mudanas significativas na maneira de por em prtica o processo de desenvolvimento scio-afetivo, tendo em vista as diversas situaes em que as vivncias do cotidiano associadas cultura de movimentos podem ser utilizadas para reflexo.

2 REFERENCIAL TERICO

2.1 BENEFCIOS DA PRTICA ESPORTIVA PARA A CRIANA

Segundo Hher (2000) o esporte considerando um meio no qual a criana de desenvolve, e assumindo um papel importante como uma ferramenta pedaggica para o desenvolvimento dos aspectos fisiolgicos, psicomotores, culturais, cognitivos e sociais dos alunos, reforando ainda mais os benefcios da prtica esportiva na vida das crianas. Conforme sugere Mota (2004) Para se alcanar uma adeso prtica esportiva e um sucesso dela em termos de benefcios para o praticante, no caso as crianas, deve-se compreender que a relao existente entre o ambiente que est repleto de pr-determinaes scio-culturais e o praticante e suas percepes so determinantes para esse sucesso. A adoo de uma postura ativa e hbitos saudveis sugerem resultados positivos e benefcios para o indivduo. Com o mesmo ponto de vista, Capitanio (2003), considera o esporte como um excelente meio que pode contribuir para a formao integral e crtica do ser humano. Considerando ainda como um aspecto fundamental da prtica esportiva, a cooperao, a participao, a solidariedade, e a criatividade dos participantes. E com isso no podemos esquecer de que onde acontecem as atividades esportivas deve ser um ambiente saudvel, onde no ocorram treinamentos exagerados e inapropriados como tambm cobranas fteis, para a criana no tenha experincias com as pratica esportiva desagradveis e frustrantes. Sem dvida que a prtica esportiva consciente, elaborada com um planejamento coerente, assistindo a todas as necessidades das crianas, e um trabalho realizado por profissionais capacitados, pode potencializar os aspectos positivos de todas as formas da prtica esportiva, desta forma ento, contribuindo de forma decisiva na formao destas crianas.

2.2 DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANA Segundo Haag (2010) O processo de socializao inicia se quando o individuo nasce e permanecendo ao longo de toda a vida, logo o homem um ser social e faz parte de diversos grupos ao longo se sua existncia. Entre estes destaca a escola e a famlia como os principais, dada a sua importncia em relao satisfao das necessidades bsicas a assimilao da cultura a formao da personalidade ao desenvolvimento cognitivo social e afetivo e de sua identidade pessoal.
Conforme relata Braghirolli (1990) O processo de formao da personalidade da criana e o desenvolvimento social esto relacionados ao desenvolvimento cognitivo e afetivo. A socializao da criana iniciada e tem sua fundamentao na famlia, cresce com o estimulo da interao com o grupo de amigos, desenvolve-se no ambiente escolar e continua crescendo na fase da adolescncia e na juventude, ate a vida adulta.

A partir dos seis anos de idade, aparece na criana a necessidade de amizades duradouras e da convivncia com companheiros. A incorporao de valores grupais e os sentimentos de orgulho, de lealdade e solidariedade tornam-se impulsos poderosos no final deste estgio. Um aspecto importante da socializao desta etapa o desenvolvimento da cooperao. No entanto, a competio aparece como um impulso intenso. O desejo de sobrepujar as outras crianas e a motivao para exibir-se a fim de obter aprovao e prestgio so fatores que contribuem para o aparecimento da competio. (SABINI, 1998) Prates (2002), confirmando a mesma linha, afirma que a convivncia com outras crianas, facilita a aquisio de diferentes habilidades e realizao de descobertas auxiliando no desenvolvimento da personalidade. Capitanio (2003) cita o esporte como um excelente meio que pode contribuir para a formao integral e crtica do ser humano, justificando que a cooperao, a participao, a solidariedade e a criatividade dos participantes, so fundamentais para que esses no sejam apenas reprodutores de uma modalidade esportiva.

2.3 DESENVOLVIMENTO AFETIVO DA CRIANA Conforme Pinheiro (2007) Todo ser humano precisa de afeto e esse afeto se faz necessrio para que ele possa se sentir bem, trabalhar com satisfao, estudar com apreo e tiver uma vida prazerosa. Percebe-se que para uma pessoa relacionar-se bem com os outros, tem em primeiro lugar, de estar bem consigo mesma. Pode-se tambm dizer que pessoas cujo afetivo esteja prejudicado por alguma razo, tendem a transmitir esses sentimentos queles que com elas convivem, atravs de seus gestos ou aes. A avaliao que o indivduo faz de si mesmo baseia-se, em grande parte, nas avaliaes feitas pelos pais, irmos e amigos. Se a estima dos pais for negativa, seu auto-conceito ser distorcido pela falta de auto-aceitao ou por auto-afirmao. Mais tarde, tendncias agressivas podem ser geradas, resultando um conflito interno (CARVALHO, 1996). Ainda segundo a mesma autora, uma criana engenhosa em seus esforos para conseguir reconhecimento ou elogio. A sensibilidade de seus pais ou do professor para responder a seus esforos encoraja a formao de atitudes e de traos desejveis, assim como a aceitao de si mesma. Sua coragem para mudar de comportamento e para ocultar os traos desaprovados tambm influencia esse auto-conceito. No centro dos comportamentos afetivos est a emoo, ou o sentimento, e as atitudes, os valores, os interesses, o desenvolvimento do carter e da motivao so considerados processos internos. O domnio afetivo apresenta a valorizao, a apreciao e a motivao como forma de comportamento. (SINGER e DICK, 1980) Papalia e Olds (2000) afirmam que a criana com boa auto-estima confiante, curiosa, independente, acredita nas suas prprias idias, aceita desafios, descreve a si mesma positivamente, orgulha-se de seus defeitos, adapta-se facilmente s mudanas, tolera as frustraes, tem perseverana e sabe lidar com as crticas. Em contraste, expressa, tambm, que, com baixa-estima, ela descreve a si mesma negativamente, no acredita em suas prprias idias, carece de confiana e orgulho, exclui-se das outras crianas, no explora a si mesma e demonstra imaturidade.

3 PROBLEMA

A atividade esportiva pode ser considerada como uma ferramenta no processo de socializao da criana?

4 HIPTESE

Atravs de esta reviso literria mostrar algumas relevncias que podem ser observadas com o desenvolvimento de atividades esportivas, identificarem contribuio dos jogos cooperativos no ambiente de treinos e que possa vir a contribuir na vida das crianas e na sua fase adulta e melhorar no processo de socializao e tambm como outros aspectos como: Fortalecer os laos afetivos; Contribuir no processo de formao pessoal; Adquirir valores psicossociais para a vida; Aumentar a auto-estima; Controlara a ansiedade e o estresse; Diminuir a agressividade.

5 OBJETIVOS

10

5.1 OBJETIVO GERAL Mostrar a importncia do esporte no processo de socializao e

desenvolvimento afetivo da criana e os aprendizados e valores sociais absorvidos nas praticas esportivas. 5.2 OBJETIVOS ESPECFICOS Mostrar a relevncia do esporte no processo de socializao da criana; Exemplificar a contribuio do professor de educao fsica no processo de socializao da criana; Apontar as modificaes positivas adquiridas pelas crianas atravs do esporte; Conceituar a socializao do professor com as crianas.

6 JUSTIFICATIVA

11

O esporte uma ferramenta poderosa de socializao que ajuda na formao das crianas como tambm a fortalecer os laos afetivos das mesmas. Para tanto buscar o entendimento dos fatores que conduzem a esse processo de socializao e suas metodologias, assim como o conceito das atividades desenvolvidas, considerando a filosofia do trabalho e o papel do professor responsvel pelas atividades. Gallardo (2005) descreve que indispensvel a utilizao do esporte para agregar valores humanos, onde os responsveis estejam cientes de que trabalham com a cultura do ser humano e que isso ir refletir diretamente na produo de uma sociedade mais amvel que deva considerar: responsabilidade, cooperao, autorespeito, respeito pelos outros, honradez, solidariedade, organizao, individualidade, autoconfiana e carinho. Quando se analisa a atividade esportiva ou recreativa como uma forma de educao, que deva proporcionar o desenvolvimento integral da criana acreditamos que o processo de socializao contribui para o desenvolvimento scio-afetivo da mesma. E acreditamos que a socializao e o desenvolvimento scio-afetivo contribuam para formao social e saudvel da criana, e com este estudo pretendemos conscientizar os professores da rea de Educao Fsica e os demais da importncia de uma reflexo sobre o fator social e afetivo, e suas contribuies na melhoria da vida das crianas.

7 METODOLOGIA

12

O presente estudo caracterizou-se como uma reviso bibliogrfica. E pretende se com este estudo aprofundar a discusso sobre a contribuio do esporte no processo de socializao da criana e o papel do professor de educao fsica neste processo.

8 CRONOGRAMA

13

MES/ETAPAS Ms 1 Ms 2 Ms 3 Ms 4 Ms 5 Ms 6 Ms 7 Ms 8 Ms 9 Ms10 Ms 11 Escolha do X X tema Levantamento X X X X X bibliogrfico Elaborao do X X X X X X anteprojeto Apresentao X X X X do projeto Coleta de X X X X dados Anlise dos X X dados Redao do X X X trabalho Reviso e X redao final Entrega da X monografia Defesa da X monografia

REFERNCIAS

14

Chagas, Leandro Campos (2007) Trabalho de concluso de curso de Educao Fisica Bacharelado CAMPUS I FEEVALE: Tema A CONTRIBUIO DAS AULAS DE INICIAO DESPORTIVA NO DESENVOLVIMENTO SCIO-AFETIVO DE ESCOLARES DE 08 A 10 ANOS EM UMA ESCOLINHA DE FUTEBOL DE MONTENEGRO RS.

HAAG, clara Rosani jacobus (2010) trabalho de concluso de curso para licenciatura em pedagogia UFRGS: A ESCOLA COMO ESPAO DE SOCIALIZAO E SUA CONTRIBUIO NA CONSTRUO DA AUTONOMIA MORAL Pinheiro, Antonio Jose pereira (2007) monografia apresentada para concluso do curso de ps-graduao em docncia do ensino superior -Universidade Iguau - RJ UNIG: A Melhora Da Afetividade Das Crianas De 6 A 10 Anos Atravs Da Prtica Do Jud. MOTA, Jorge. Desporto como Projecto de Sade. In: GAYA, Adroaldo; MARQUES, Antonio; TANI, GO. Desporto para crianas e jovens: razes e finalidades; PortoAlegre. Editora da UFRGS, 2004. HHER, Alexandre J. O esporte na escola: Benefcios e prejuzos. Uma abordagem crtica da formao acadmica. 2000. 09 f. Artigo (programa de ps-graduao: especializao em cincias do Movimento Humano)- Centro universitrio Feevale, Novo Hamburgo. CAPITANIO, Ana Maria . Educao atravs da prtica esportiva: misso impossvel? Revista Digital, ano 8, n 58, Maro de 2003. Disponvel em: www.efdeportes.com, acessado em junho de 2013.

BAZLIO, Luiz Cavalieri; KRAMER, Snia. Infncia, educao e Direitos Humanos. So Paulo: Cortez, 2008. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Contm as emendas constitucionais posteriores. Braslia, DF: Senado, 1988. BRASIL. Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). Braslia, DF: 1990.

Вам также может понравиться