Вы находитесь на странице: 1из 10

Internet

Introduo Internet
A Internet a maior rede de computadores do Mundo, abrangendo praticamente todos os pases. pases. Uma rede de computadores um conjunto de dois ou mais computadores interligados, de modo a trocar informao e partilhar recursos. recursos. Escrevemos Internet com um I maisculo por esta ser considerada, precisamente, a rede das redes redes. . A Internet tornou tornou-se mais popular com o aparecimento do World Wide Web (WWW), em 1992. 1992.

A Internet ou, mais resumidamente, a Net, uma rede mundial de computadores ligados entre si atravs de linhas telefnicas comuns, linhas de comunicao privadas, satlites e outros servios de telecomunicaes. telecomunicaes. Os computadores comunicam entre si utilizando uma linguagem comum protocolo -, permitindo integrar redes locais de empresas, museus, hospitais, escolas, instituies governamentais e outras entidades, numa enorme rede de comunicaes. comunicaes . Protocolo Conjunto de regras pelas quais se rege a comunicao entre computadores, fundamental para o funcionamento das redes de computadores, entre as quais se inclui a Internet. Internet. Assim dois ou mais computadores, para comunicarem entre si, devem falar a mesma linguagem, ou seja, tm de utilizar o mesmo protocolo. protocolo.

A famlia de protocolos utilizada na Internet denomina denomina-se TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol Protocol) ) e foi criada pelos cientistas Vint Cerf e Bob Kahn com o objectivo de permitir que qualquer tipo de computador se ligasse rede. rede. - TCP (Transmission Control Protocol Protocol) ) Define o conjunto de regras para estabelecer a ligao e a comunicao comunicao. . - IP (Internet Protocol) Protocol) Define a forma como um determinado computador reconhecido na Internet endereo IP. O endereo IP constitudo por um conjunto de quatro nmeros de 0 a 255 255, , separados por um ponto e tem a seguinte estrutura estrutura: : *** ***. .*** ***. .*** ***. .*** (Ex: (Ex: 175. 175 .121. 121.121. 121.121) 121). - DNS (Domain Name System) System) A cada endereo IP est associado um nome, mais fcil de ser memorizado pelos utilizadores. utilizadores. Ex: Ex: www www. .portoeditora. portoeditora.pt corresponde ao endereo IP 192. 192.168. 168.1.32. 32. Os nomes so constitudos por duas partes. partes. Uma que identifica o computador e outra a sua localizao (neste caso, .portoeditora. portoeditora.pt). Esta segunda parte do nome atribuda segundo algumas regras definidas pelo DNS e deve respeitar a seguinte estrutura: estrutura: nome nome. .subdomnio. subdomnio.domnio. domnio.

- SMTP (Simple Mail Transport Protocol Protocol) ) Protocolo que possibilita a comunicao entre computadores por correio electrnico (E-mail ou Electronic Mail) Mail ). - FTP (File Transfer Protocol) Protocol) Protocolo que possibilita a transferncia de ficheiros atravs da Internet. Internet. O utilizador pode assim efectuar a cpia, para o seu computador, de documentos, programas informticos, imagens, etc etc. . - Telnet Protocolo utilizado na ligao de computadores remotos para a execuo de programas. programas. Para o utilizador como se estivesse a trabalhar directamente no computador que est a ser acedido. acedido. Para que a ligao possa ser estabelecida, necessrio fornecer o nome ou o endereo IP do computador a que se pretende aceder e, claro, ter as devidas permisses para o fazer. fazer. Ex.: Ex.: do computador de casa aceder ao nosso computador da escola, onde trabalhamos. trabalhamos.

O que preciso para aceder Internet?


Para aceder Internet necessrio: equipamento prprio; um fornecedor para ligar o computador Internet (ISP); um programa para navegar (browser).

O que preciso para aceder Internet? Existem vrios tipos de modem consoante o tipo de ligao usada:
Sistema / meio
Linha telefnica normal Linha RDIS (Rede Digital de Integrao de Servios)

Equipamento
Modem interno ou externo Placa RDIS (s vezes chamada Modem por analogia com o sistema anterior, mas no o ) Modem ADSL

Especificidades
Comunicao analgica interrompendo as chamadas telefnicas Servio Dial Up porque requer uma chamada ao ISP antes de estabelecer a ligao Comunicao digital interrompendo as chamadas telefnicas no(s) canal(ais) usado(s)

Velocidade de transf transf. . de inform.*


At 56 kb/s (ou kbps) 64 kb/s por canal (at 2 canais)

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line)

No interrompe as chamadas telefnicas. A largura de banda independente para cada utilizador.

At 8192 kb/s. Actualmente so mais usadas de 128 kb/s a 1024 kb/s

O que preciso para aceder Internet? Existem vrios tipos de modem consoante o tipo de ligao usada:
Sistema / meio Velocidade de transf. transf . de inform.*
At 6 Mb/s. Actualmente so mais usadas de 128 kb/s a 1024 kb/s. De 1 Mb/s a 4 Mb/s

Equipamento

Especificidades
No usa a linha telefnica mas sim o cabo de transporte do sinal televisivo. Usa uma frequncia como se fosse um canal de televiso. A largura de banda de uma zona partilhada por vrios utilizadores. Pode receber o sinal de Internet em qualquer parte do mundo.

Cabo

Modem cabo

Satlite

Parablica + placa de PC (equipamento caro) Linhas dedicadas Linhas dedicadas

T1 T3

Normalmente alugadas pelos ISPs. Normalmente alugadas pelos ISPs.

Pode ir at 1,544 Mb/s Pode ir at 45 Mb/s Mb/s

O que preciso para aceder Internet? O programa necessrio para navegar na Internet chama chama-se browser. browser . O Internet Explorer, o Netscape, o Opera e o Mozilla, Mozilla, entre outros, so exemplos de browsers da Internet Internet. .

Diferena entre Web e Internet


A World Wide Web, WWW ou simplesmente Web, consiste num imenso conjunto de informao que existe em todo o mundo, alojada em centenas de milhar de computadores chamados servidores Web. Web. Esta informao encontraencontra-se sob a forma de pginas electrnicas com ligaes de hipertexto a documentos a que damos o nome de websites e que podem pertencer a universidades, organizaes governamentais, laboratrios de pesquisa, empresas, pessoas particulares (pginas pessoais, por exemplo), etc etc. . A Internet uma rede global de computadores interligados que comunicam entre si atravs de redes de telecomunicao existentes. existentes.

Вам также может понравиться