Вы находитесь на странице: 1из 2

AMAR OU TOLERAR Asaph Borba Pastoreai o rebanho de Deus que h entre vs, no por constrangimento, mas espontaneamente, como

Deus quer, nem por srdida ganncia, mas de boa vontade nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o supremo pastor se manifestar, recebereis a grandiosa coroa de glria". 1 Pe.5.2-4

Como pastores do rebanho do Senhor sempre teremos que nos deparar com este dilema: pastorear aqueles que ningum gostaria de pastorear, amar e conviver. Estamos acostumados em buscar a fcil tarefa de fazer o que mais simples, de preferncia junto s pessoas de convivncia amistosa e que no nos trazem problemas, trabalho ou conflitos. A grande questo : Amar ou tolerar?

Experimento este dilema no Oriente Mdio, onde tenho um convvio muito prximo, a mais de quinze anos, com a comunidade muulmana. Olhando de perto a cultura, a maneira como tratam as mulheres e a f radical, o sentimento mais forte frente a isso tudo a averso, que leva qualquer um de ns manuteno de uma distncia regulamentar, sem maiores envolvimentos, principalmente, depois dos atentados s Torres Gmeas que colocaram a opinio pblica contrria a tudo que diz respeito ao Isl.

No Brasil, assim como nos Estados Unidos, esto cada dia mais fortes as discusses acerca da posio da igreja frente a um outro grupo controverso e difcil de ser pastoreado: os homoafetivos. As demandas e imposies feitas por esta minoria, assim como suas prticas, nos causam repulsa, fazendo com que o embate de opinies e a dificuldade do convvio, mesmo em uma sociedade democrtica, se tornem cada vez mais difcil. Mas a pergunta sempre a mesma: Quem vai alcana-los com a mensagem do amor de Cristo? Quem vai pagar o preo pela caminhada de amor e no apenas de tolerncia?

Podemos tambm, colocar um outro segmento nesta anlise: os catlicos. Por muitos sculos os seguidores do Vaticano e os evanglicos, frutos da reforma e movimentos separatistas dos sculos 15 e 16, trocam farpas que impedem a aproximao e o convvio. Minha pergunta : at quando? Na igreja de Roma um grupo considervel de fiis j se assemelha em f e prtica do ortodoxismo evanglico, levando a uma proximidade sem precedentes principalmente do segmento carismtico. Para que Cristo volte, algo vai ter que acontecer. Estes grupos citados por mim e muitos outros, por uma obra divina, sero aproximados, no para pensarem e praticarem o que gostaramos, mas, para juntos nos achegarmos a Cristo e ao Esprito Santo que realizar a obra de transformao em cada corao.

Os primeiros discpulos de Cristo tinham este dilema. Para Pedro e seus pares, gentios, nem pensar. Eram tolerados de longe. Mesmo depois do evento na casa de Cornlio, estes, fora da comunidade judaica, s poderiam ser aceitos se fossem circuncidados. Paulo foi ento, levantado por Deus para alcanar os impastoreveis gentios, e por isso, temos hoje a verdade de Deus e o amor de Cristo nos confins da terra. Acredito que, algo assim, como ocorreu no passado, ter que acontecer tambm em nossos dias. Ainda temos muitas exigncias, assim como os judeus o tinham, para que os de difcil convivncia e aceitao, que esto fora de nosso contexto, possam ter a confiana para ento, se aproximarem de nossa pregao sem preconceitos.

Temos portanto, que nos preparar para a hora em que Deus vai abrir as portas, as quais deveremos aproveitar com sabedoria, amor e muita responsabilidade. Eu sei que uma tarefa rdua, para fazermos com que as barreiras que nos separam de um grande contingente de ovelhas sem pastor, que parece hoje ser impastorevel, possa ento, em um futuro prximo, ser abenoado por ns. A questo para o pastor sempre a mesma: amar ou tolerar.

Asaph Borba

Вам также может понравиться