Вы находитесь на странице: 1из 3

Como funciona um download por torrent?

por Diego Meneghetti

Baixar por torrent consiste em coletar fragmentos de um mesmo arquivo no computador de usurios que compartilham o contedo ou estejam fazendo download do mesmo documento. Isso o que diferencia o compartilhamento por torrent de outras formas de download entre s dois usurios (peer to peer, ou P2P): a transferncia de dados acontece entre vrios computadores que disponibilizam o mesmo arquivo. Numa transferncia convencional, o usurio baixa o arquivo de apenas um servidor. A sacada do protocolo BitTorrent que o download tambm realizado a partir de computadores que contenham apenas partes do arquivo, e no somente de quem baixou ele inteiro.

Vamos por partes O BitTorrent estabelece uma rede de compartilhamento que privilegia sua prpria ampliao

1. O arquivo com o final ".torrent" armazenado na rede com dados sobre o seu download: em quantos e em quais fragmentos o arquivo est dividido, o endereo para compartilhamento etc.

2. A localizao dos pacotes que formam o arquivo a ser baixado e a disponibilidade deles so indicadas por um tracker: um servidor que intermedia a conexo entre os usurios do protocolo (peers) 3. Um arquivo dividido em pacotes de cerca de 250 kb, que podem ser transferidos fora de ordem, de vrias fontes. Como feito de pouco em pouco, o download tambm pode ser pausado e recomeado de onde parou 4. O tracker indica as partes do arquivo com menos cpias na rede. O download comea por pacotes mais raros, pois, assim, eles so "duplicados": quem baixa essas partes tambm se torna um uploader delas. por isso que o download via torrent comea lento e depois acelera 5. Usurios que mantm os arquivos baixados disponveis viram seeders (semeadores). No sistema, quem compartilha muito tem mais velocidade de download. Por outro lado, quem s compartilha enquanto baixa chamado de leecher (sanguessuga) e tem menos prioridade na rede

PIRATAS? Como s um protocolo de compartilhamento de arquivos, o BitTorrent no tem nada de ilegal Trocar arquivos pode! O que fora da lei compartilhar contedo com direitos autorais sem autorizao. Por isso, trackers e sites de busca de arquivos ".torrent", como o The Pirate Bay, so perseguidos. Apesar das intervenes da Justia, o The Pirate Bay, continua no ar, indexando cerca de 4 milhes de arquivos. Para fugir das autoridades, o site j escondeu servidores em cavernas, quis comprar uma ilha e planeja guardar seu contedo literalmente na nuvem, em drones (avies no tripulados guiados por GPS).

Folha de S.Paulo e BBC; sites bittorrent.com e thepiratebay.se

Вам также может понравиться