Вы находитесь на странице: 1из 6

TRABALHO DE CONCLUSO DO CURSO FRAMEWORK, 2013.

TTULO: LNGUA E CULTURA INGLESA NO QSN

Se apenas oferecermos a lngua estrangeira para as crianas como algo separado, ela tende a ser apenas algo que as crianas fazem com e para o professor. No entanto, queremos incentivlas a perceber e experimentar outra lngua como algo que realmente podem usar. Uma das melhores maneiras de tornar significativa uma lingua estrangeira, us-la para outras aprendizagens. SUSAN HALLIWELL. Trad. Luiz R. Rabello

Integrantes do grupo:
Dayane Ferreira Ceroula Esther de Oliveira Bonifcio Librelon Fernanda Lopes de F. Batista Glucia Martins Almeida Gisele Ruffato Ribeiro Jonas Batista dos S. Junior Joyce Santos Oliveira Luciana Castelani Marilene Soares Novaes Michele Aparecida Ferreira Raquel Leal Tainan Souza e Silva

1. O EDUCANDO EM SEU PROCESSO DE COMUNICAO E EXPRESSO: ORALIDADE, LEITURA, LINGUAGUEM ESCRITA E LETRAMENTO. Identificar os diversos gneros e portadores textuais e sua importncia social. Reconhecer e valorizar a escrita, a fala e/ ou Libras como funo social. Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produo e de circulao da escrita na sociedade. Valorizar a Lngua Portuguesa, lnguas estrangeiras e Libras como veculos de comunicao e expresso das diferentes culturas. Identificar, nas produes, palavras usadas no cotidiano. Ler palavras formadas por slabas simples, compostas, bem como palavras mais complexas na apropriao da leitura. Apreciar a leitura de diversos suportes textuais: livros, revistas, jornais etc. (mesmo que ainda no domine a leitura).

Apreciar a leitura de histrias realizada pelo educador, vivenciando emoes, estabelecendo identificaes e exercitando a fantasia e a imaginao. Ler outras linguagens e/ou Libras (ilustraes, gestos, expresses faciais, obras de Arte). Inferir, a partir de elementos presentes no prprio texto, o uso de palavras ou expresses de sentido figurado. Identificar princpio, meio e fim de diferentes tipos de textos. Relacionar o significado da palavra no dicionrio e o sentido que ela adquire, quando contextualizada. Compreender a leitura como fonte de informao, de entretenimento, de prazer e de construo do conhecimento. Localizar dados contidos no texto. Familiarizar-se com a escrita por meio de vrias formas de registro (individual, coletivo, espontneo, desenhos, imagens etc.). Conhecer e compreender conceitos gramaticais (classes de palavras: substantivos, artigos, verbos, adjetivos etc.) e sua utilizao em diferentes conceitos de escrita, principalmente em suas produes.

Reconhecer a importncia do uso de novas tecnologias para a comunicao e interao no mundo atual. Reconhecer e valorizar a fala como funo social. Ampliar, gradativamente, suas possibilidades de comunicao e expresso, interessando-se por conhecer vrios gneros orais, escritos e virtuais. Participar de diversas situaes de intercmbio social, nas quais possa contar suas vivncias, ouvi-las de outros, elaborar e responder perguntas, argumentar, dialogar, transmitir recados, recontar histrias etc.

Distinguir fala de personagem, do enunciado e do narrador para compreender alguns de seus usos. Expor assuntos pesquisados, apoiando-se em ilustrao ou em pequeno esquema. Reconhecer e compreender as influncias lingusticas de outros pases na construo de nossa Lngua.

O EDUCANDO E A LINGUAGEM MATEMTICA

Utilizar nmeros para expressar quantidades de elementos de uma coleo e para expressar a ordem numa sequncia.

Ler e escrever nmeros naturais, compreendendo o valor posicional dosnmeros. Estabelecer relaes entre as unidades de tempo (dia, semana, ms, bimestre, semestre, ano e utilizao de calendrios).

O EDUCANDO E OS SABERES RELATIVOS NATUREZA E SOCIEDADE (HISTRIA, CINCIAS E GEOGRAFIA)

Conhecer sua histria e reconhecer-se como sujeito histrico, considerando o tempo em nossa vida, o nome, documento, gostos e preferncias no entorno (famlia, bairro, cidade, estado, pas, mundo, planeta) e as relaes entre eles.

Conhecere reconhecer semelhanas e diferenas sociais, econmicas e culturais, existentes no seu grupo de convvio escolar e em seu bairro. Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaos, em suas manifestaes culturais, econmicas, polticas e sociais, reconhecendo semelhanas e diferenas entre eles. Reconhecero papel das tecnologias, da informao, da comunicao e dos transportes nas paisagens urbanas/rurais e na vida em sociedade.

Utilizardiferentes fontes de informao e saber fazer uso dos recursos Identificar como as pessoas se comunicam, os meios de comunicao e sua utilizao no cotidiano. Conhecer,compreender e valorizar as contribuies das culturas indgena, africana, asitica, europeia e americana na formao do povo e na cultura brasileira.

Compreender que o multiculturalismo essencial na garantia da liberdade de escolha individual, assim como na consolidao democrtica. Reconhecer o carter dinmico da cultura e valorizar o patrimnio cultural de diferentes grupos sociais. Reconhecer e respeitar as diversas formas de organizao familiar e de grupos sociais. Reconhecer no seu cotidiano os referenciais espaciais de localizao, orientao e distncia. Identificar seu endereo pessoal completo, compreendendo alguns pontos de referncia, trajeto e localizao. Construir noes de orientao temporal, partindo de referenciais do cotidiano:

calendrio, agenda, rvore genealgica, linha do tempo com a histria da criana etc.

Reconhecer a responsabilidade de cada um e de todos na preservao do meio ambiente. Observar,registrar e comentar semelhanas e diferenas entre os diversos ambientes. Conhecer o conceito dos 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), para preservao do meio ambiente e diminuio do impacto ambiental. Valorizar a alimentao adequada como fator essencial para o crescimento e desenvolvimento, bem como para preveno de doenas como desnutrio, anemias, cries, obesidades, entre outras.

Reconhecer seu esquema corporal (conhecimento do corpo como um todo e de suas partes) e, a partir dele, sua imagem corporal (imagens que construmos de ns mesmos)

Observar, compreender e nomear a durao dos dias e das noites e as variaes atmosfricas (temperatura, chuva e vento) de acordo com as estaes do ano. Conhecer o universo e o sistema solar, bem como identificar e nomear sua organizao e funcionamento.

O EDUCANDO E AS ARTES

Expressar ideias e sentimentos por meio das Artes. Reconhecer e explorar o espao em duplas ou em outros tipos de formao grupal. Reconhecer e experimentar formas visuais em diversos meios de comunicao de imagem (fotografa, cartas, televiso, vdeo, histrias em quadrinhos, telas de computador, publicidade, desenho animado).

Reconhecer queas vrias manifestaes artsticas mobilizam sentimentos, emoes e aes. Ouvir, conhecer e saber apreciar obras musicais de diversos gneros, estilos, pocas e culturas da produo musical de outras regies e de outros pases. Articular, com os elementos dalinguagem musical, brincadeiras, jogos, danas e atividades diversas de movimento. Conhecere utilizar os elementos da linguagem dramtica: espao cnico, trama, personagem e ao dramtica. Criar textos e encen-los com o grupo.

O EDUCANDO E O MOVIMENTO/CULTURAL CORPORAL

Conhecer, valorizar e desfrutar de atividades corporais que possibilitem sentir,

perceber, pensar e agir sobre a sua corporeidade e sua relao com o outro e com o mundo globalizado. Participarde diversas atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razes sociais, religiosas, fsicas, culturais ou de gnero. Externar sentimentos e emoes por meio do movimento corporal. Utilizarde forma expressiva e intencional o movimento nas situaes cotidianas e em suas brincadeiras Perceber as estruturas rtmicas para expressar-se corporalmente (por meio de danas, brincadeiras e outros movimentos) Brincar individual e/ou coletivamente, sabendo identificar formas prprias de se expressar, de pensar, de interagir e de se comunicar. Desenvolver as capacidades cognitivo-motoras como concentrao, estratgia e raciocnio lgico, individual ou coletivamente (ex.: jogos de tabuleiro: xadrez, dama, trilha, jogo da velha etc.) Organizar jogos, brincadeiras e outras atividades corporais. Modificarregras dos jogos e brincadeiras conhecidas, favorecendo a criatividade individual e coletiva. Divertir-see aprender com jogos e brincadeiras coletivas, respeitando as diferenas e limitaes de cada um. Desenvolvero esprito de equipe e sua relao com os jogos competitivos e cooperativos.

O EDUCANDO E A CONSTRUO DA IDENTIDADE, AUTONOMIA E INTERAO SOCIAL

Saber se comunicar e expressar suas ideias por meio de diferentes linguagens e ser receptivo s mensagens do outro, ampliando sua viso de mundo. Desenvolver atitudes de autonomia, afetividade e senso crtico em situaes diversas. Usara imaginao e a criatividade na participao em todas as atividades (jogos, brincadeiras, produo textual, dramatizao, entre outras). Compreendera importncia de organizar o seu tempo para estudos, pesquisas e tarefas escolares.

Ter prazer em aprender e reconhecer a importncia do aprendizado (saber) em sua vida. Compreender e valorizar as regras enquanto princpios para convivncia em grupo, no ambiente familiar, social e escolar. Participar de interaes cotidianas que propiciem a valorizao do dilogo, do saber ouvir, saber trabalhar no coletivo e ser receptivo ao outro. Ser capaz de resolver problemas pelo dilogo. Participarde atividades ldicas e de jogos, utilizando e adaptando regras e respeitando as diferenas individuais. Respeitar e valorizar todas as pessoas que compem o ambiente escolar, tais como os funcionrios, professores, gestores, colegas e pais. Agir de modo solidrio em relao s pessoas com necessidades educativas especiais ou com deficincia (fsica, visual, auditiva, intelectual). Conhecer diferentes estruturas familiares e aprender a respeit-las.

SABERES SUGERIDOS PARA A LNGUA INGLESA

Identificar os pases de Lngua Inglesa no mundo; (1.2-9). Identificar e reconhecer o som do alfabeto em Lngua Inglesa; (1.3-1). Contar em escala crescente e decrescente em ingls; (2.2-8).

Вам также может понравиться