Вы находитесь на странице: 1из 6

Andr DAMIO Ezequiel FREITAS Jos Fernando VIEIRA

Anlise crtica sobre rdio: Rdio Itatiaia

3 parte da analise critica comprovando hipteses apresentada como requisito de avaliao do curso de Publicidade e Propaganda do Instituto de Comunicao e Artes do Centro Universitrio UNA na disciplina de Analise Critica da Mdia.

Professora orientadora: Clara Alves Teixeira

Belo Horizonte 2013

RDIO ITATIAIA O assunto abordado nesta anlise crtica a Rdio Itatiaia e a importncia que o rdio assume no meio social. Para comear esse estudo, devemos levar em conta a sua linguagem. Ela o grande trunfo para que o meio seduza e cative os seus ouvintes. O rdio fala, e para receber a mensagem apenas necessrio ouvir. O rdio leva uma vantagem sobre os veculos impressos, pois para receber as informaes no preciso que os ouvintes sejam alfabetizados, pois os programas usam uma linguagem muito caracterstica que atende a todos os pblicos, em qualquer classe social. Por ser gil e rpido na transmisso da informao, o rdio quem deve gerar novos assuntos entre os meios de comunicao. A Rdio Itatiaia uma rdio ouvida por pessoas de classe media e baixa, idades diversas, baixa escolaridade e sem escolaridade, sendo considerado uma rdio popular. A Rdio Itatiaia, que esta no mercado desde 1952, conhecida como a rdio dos mineiros, foi a primeira a manter uma programao 24 horas no ar. Ao passar do tempo, a Itatiaia se matem como uma rdio tradicional de Minas, se adaptando as novidades e tambm as novas tecnologias. Hoje possvel voc fazer o download do seu aplicativo para escutar a rdio no seu Smartphone, um canal com possibilidades de acesso via web. Mesmo depois de todos esses anos de rdio, a Itatiaia continua sendo atualizada com o mundo atual no qual vivemos e com bastante transparncia. O programa esportivo Tiro de Meta transmitido desde 2004 e coloca as pessoas atualizadas sobre o mundo dos esportes, principalmente o futebol. nio Lima apresenta o resumo geral das noticias mais importantes dos esportes no Brasil e do mundo. O programa focado para pessoas que acordam cedo para ir trabalhar, pois o seu horrio de 06:00 s 06:30, e no querem deixar de se manterem informadas sobre esportes e o seu time. Nele so divulgados os resultados de jogos, repercusses a respeito dos eventos esportivos, o mercado de venda de atletas e contrataes do esporte e at mesmo resultado de loterias. Com uma forma fcil e tranquila de se manter informado, em um horrio especial para trabalhadores que acordam cedo para trabalhar, a Itatiaia segmenta sua grade programao voltada para todos os ouvintes com as mais variadas caractersticas, mesmo com um programa que bate papo sobre futebol to cedo.
2

QUESTIONAMENTOS Com o corte rpido sobre a historia da Rdio Itatiaia e o programa Tiro de Meta como referencia, podemos perceber o quanto programao da emissora de rdio segmentado pelo seu tipo de publico e programao. Pensar em uma rdio que fala h tantos anos sobre um esporte que envolver as emoes do ouvinte pode trazer alguns questionamentos para serem debatidos, como por ser tratar justamente de emoes os apresentadores e componentes dos programas so imparciais? Pois outros rgos de imprensa tm demonstrado que a Itatiaia tem sempre a tendecia de ser mais favor para determinado clube de futebol em BH em relao ao outro, fato este que pode ser apontado tambm por ouvintes. Seja contra clubes de outros estados ou mesmo quando querem reconhecimento de sua qualidade tcnica e de staff, muitos criticam negativamente a Itatiaia pela sua parcialidade. Outro ponto a ser questionado a rdio, que em determinadas regies de Minas Gerais a nica fonte de informao, devido sua freqncia pegar em diversas cidades do interior, pode deixar que seus apresentadores e comentaristas emitam suas opinies de forma natural ou j existe um linha de pensamento editorial com a determinao de influenciar na escolhas? Pois muitos dos cronistas e trabalhadores do jornalismo esportivo que atuam na Itatiaia so verdadeiros formadores de opinio e podem influenciar desde a escolha de um determinado clube para torcer ou at mesmo como os torcedores vo se comportar em determinados eventos esportivos. Pensando por essa linha ainda pode ser refletido se eles tm conhecimento do poder da informao que eles tm em mo e se so preparadas para exerc-los diante desta diversidade de ouvintes, muitos deles sem recursos intelectuais, devido limitaes de estrutura social e econmica, para discernir determinadas informaes. No mundo do futebol existem varias opinies diferentes. Comentarias de diversos meios de comunicao tem percepes diferentes, pelo fato do futebol ser um esporte muito polemico que divide diversas opinies. Muitos comentaristas podem ser parciais em favor do seu time, que muitos no revelam por vrios motivos, como podem tambm querer falar mal sobre um outro time ou esporte.
3

Seguindo esses questionamentos surgem diversas outras perguntas como o programa Tiro de Meta tem credibilidade com as torcidas mineiras? ou Minas Gerais tem trs grandes times, Amrica, Atltico, Cruzeiro e o programa vai ser tendencioso para algum deles? at mesmo devido as altas cifra que envolve o futebol se no existe nenhuma manipulao a favor de algum time especifico?. A Idea principal deste questionamento saber se realmente a rdio no tem uma preferncia geral sobre os esportes. A sociedade muitas vezes questiona que existem comentaristas que so torcedores de um time em especifico e por isso acontece de perder um pouco de credibilidade de algumas pessoas por isso. Por ser um programa transmitido no horrio da manha, o horrio que as pessoas saem para trabalhar, realmente vale a pena escutar essa programao para se manter informado o dia inteiro? Pois determinados eventos que acontecem no dia anterior podem ter alguma reviravolta ao longo do dia que destoe das informaes passadas to cedo, podendo tirar at mesmo a credibilidade de quem as transmitiu ou at mesmo serem melhores abordadas. Para determinados questionamentos levantados anteriormente, deve ser feito uma analise histrica de alguns fatos para assim tentar esclarecer a influencia ou no da Rdio Itatiaia, principalmente no que tange o segmento jornalstico esportivo. Por ser uma rdio que iniciou seus trabalhos em 1952, pouco tempo depois das primeiras transmisses na TV e primeira copa de futebol no Brasil, ela segmentou seu publico como popular desde seu inicio, pois a televiso s veio a se popularizar mais de 30 anos depois, sendo que nos dias de hoje o rdio ainda o mecanismo nico de informao de diversas regies do pas. Com onda curta de 49 metros (5.970 kHz) a Itatiaia atinge quase todo territrio mineiro e passa a fazer parte da vida de quem acompanha o futebol e demais eventos, tornando se cultura acompanhar a programao antes, durante e depois de cada evento esportivo. A tradio de acompanhar pelo radio os eventos pode ajudar a compreender essa credibilidade que a Itatiaia tem e que foi passada de gerao para gerao, mesmo com os avanos tecnolgicos e que foram acompanhados tambm pela emissora, seja no canal da Sky, celular, cross mdia em programas de TV, tornando a marca Radio Itatiaia to reconhecida ao ponto de receber prmios como Top Of Mind,
4

dezesseis vezes consecutivas, pela revista Mercado Comum, como a radio mais lembrada de Minas Gerais na memria do ouvinte. O fato do seu marketing tambm utilizar o slogan Radio de Minas remete ao ideal do orgulho mineiro e tambm o seu tradicionalismo. Tanto que mesmo com os avanos tecnolgicos a Itatiaia mantm sua tecnologia analgica junto com a digital, atravs das suas freqncias 610 kHz AM e 95,7 MHz FM. Postulando assim a idia de trazer para o mineiro os assuntos dos mineiros, atravs de todos os meios, e continuando a ser base para informaes tanto da mdia especializadas quanto das conversas informais dos seus ouvintes. Mesmo com os erros que podem ser cometidos por seus apresentadores, comentarias e demais membros, deixa a postura de que uma radio de linha editorial livre de pensamento, mas que essas ideias so de seus membros e no da emissora. Isso pode ser visto pelo prprio dono, diretor e comentarista, Emanuel Carneiro, que tem em suas opinies a confiana at mesmo dos concorrentes cronistas e deixa claro que sempre defende os interesses de Minas e do esporte do estado.

COMPROVAO Fizemos uma pesquisa qualitativa com dois porteiros diferentes de um condomnio, ambos trabalham na parte da manha do prdio. A escolha se deve ao fato de ambos apresentarem sempre aos moradores, interessados em assuntos de futebol, todas as manhas, comentrios perspicazes e atualizados. Com o primeiro porteiro que se chama Antnio Carlos, lhe perguntamos se ouvinte do programa Tiro de Meta da Rdio Itatiaia, e se realmente confia no programa no qual esta escutando. Sua opinio foi muito positiva, comentando que um programa extremamente informativo do futebol brasileiro, mas com foco em Minas Gerais. Sempre que esta no nibus a caminho do trabalho ele esta escutando a programao. Perguntamos se os comentaristas realmente esto informando as noticias sem uma preferncia pessoal em algum outro time em especifico. Sua resposta foi que a programao muito tica e que no existem preferncias e que um programa extremamente informativo para o curto prazo que ele oferece.
5

Observa-se que

para o primeiro entrevistado, o programa realmente consegue

atingir um certo publico pelo horrio no qual esta passando. O segundo porteiro do prdio, no foi muito contrario as idias do seu colega. Ele tambm ouvinte da programao diariamente no caminho de seu trabalho. Mas acredita um pouco na instabilidade do programa que dependendo do dia pode deixar a desejar. Ainda mais considerando que por ser uma programao matutina, ela deve ser mais bem elaborada, pois as informaes ao longo do dia podem fazer com que o programa tenha descrdito, perante o seu publico, por alguma informao que no foi bem confirmada ou mesmo incompleta. Ou seja, a opinio emitida pelos locutores pode levar o receptor a criar um ponto de vista convergente ou no mencionada. Podendo concluir que a Opinio algo individual e social. A construo de opinies feitas por jornalistas esportivos pode ajudar o publico a compreender o desempenho do seu time naquele campeonato, pois o futebol considerado uma paixo nacional no nosso pas, o que pode mudar vrios pontos de vista, pois foi no rdio que a opinio esportiva ganhou sua expresso. O rdio por ter caractersticas e tecnicas especificas, pode levar com agilidade ao seu espectador a informao clara e objetiva usando uma linguagem clara e objetiva. REFERENCIAS BRASIL. Radio Itatiaia. Sobre. Disponvel em: < http://www.itatiaia.com.br/sobre/radioitatiaia> Acesso em: 10 jun. 2013. BRASIL. Revista Mercado Comum. Prmios. Disponvel em: < http://www.mercadocomum.com/site/premio/detalhar/0000AAAAAA0A5A1A530000 > Acesso em: 10 jun. 2013

Вам также может понравиться