Вы находитесь на странице: 1из 8

Cristiano Jos Cecanho Tutorial XP mais rpido.... Formate e instale o Windows XP e siga estes passos...

- Aps a formatao passar um defrag no HD.

TECLAS DE ATALHO - Ocultando todas as janelas abertas A tecla Windows+D oculta todas os documentos abertos e mostra a rea de trabalho. Digitada novamente, volta a mostrar os documentos abertos. - Usando mais a tecla Windows Todo teclado atual traz uma tecla Windows que pode ser usada em conjunto com alg uma outra tecla para servir de atalho para alguma atividade. Veja abaixo a relao de atalhos da tecla Wi ndows e tire mais proveito dela: Windows: Mostra o Menu Iniciar Windows + D: Minimiza ou restaura todas as janelas Windows + E: Abre o Windows Explorer Windows + F: Abre o Pesquisar para arquivos Windows + R: Mostra a janela Executar Windows + L: Tranca a tela Windows + U: Abre o Gerenciador de Utilitrios Windows + CTRL + F: Mostra o Pesquisar para computador (em rede) Windows + Shift + M: Desfaz minimizar (para todas as janelas) Windows + F1: Para Ajuda e Suporte Windows + BREAK: Mostra as Propriedades de Sistema PAINEL DE CONTROLE Contas de usurios - recomendado, para a mais alta performance, o uso de apenas uma conta no comput ador. S use vrias contas de usurios se for realmente necessrio. - Clique em "Alterar a maneira como os usurios fazem logon e logoff, para logo de pois ativar a caixa "Use a tela de boas vindas". a maneira mais rpida para inicializao e desligamento do sistema.

Barra de tarefas e menu iniciar - Desative "Agrupar botes semelhantes da barra de tarefas". - Menu Iniciar, use o menu Iniciar clssico, clique ao lado em "Personalizar" e ma rque a caixa "Exibir Ferramentas Administrativas".

- Como instalar o teclado ABNT2 no Windows XP: No Windows XP a configurao do idioma e tipo de teclado no feito atravs do cone de tec lado. Para fazer isso, v no Painel de Controle (Control Panel) / Opes regionais e de idioma (Regional and L anguage Options) / Idiomas (Languages) / Detalhes (Details) / Adicionar (Add), escolha Portugus (Bra sil) e Portugus (Brasil - ABNT2) nas opes e clique em OK;

- Desinstalando o Windows Messenger (e outros programas): Com oNotepad (Bloco de Notas), abra o arquivo Windows inf sysoc.inf(C:\Windows\I nf). Na seo Components, remova a palavra hide dos componentes que voc deseja desinstalar. Por exemplo, se voc quise r desinstalar o Windows Messenger, a linha original msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7 ficar assim: msmsgs=msgrocm .dll,OcEntry,msmsgs.inf,,7. Aps isso, salve o arquivo e os componentes escolhidos agora podero ser desinstalad os normalmente pelo Painel de Controle - Adicionar/Remover Programas - Adicionar/Remover Componentes do Window s. - Inicializao e desligamento mais rpido: Se h somente um usurio em seu computador, voc pode deixar o processo de boot e desl igamento mais rpido. Para isso, v em Iniciar / Executar e digite control userpasswords2 e clique em OK . No guia Usurios, desabilite a opo Usurios devem entrar um nome e senha para usar este computador e clique em Apli car. Surgir uma caixa de dilogo solicitando nome de usurio e senha. Selecione o nome do usurio padro e coloqu e uma senha (no deixe este campo em branco!) e clique em OK. Aps isso, v ao Painel de Controle / Contas de Usurio e clique em Alterar o modo como usurios fazem logon ou logoff e desabilite as opes Use a tela de boas-vin das e Use a Troca Rpida de Usurio;

- Como liberar 20% de sua banda de rede/Internet: H um recurso no Windows XP, chamado "Agendador de pacotes QoS", que reserva 20% d a banda disponvel de rede e Internet para uso prprio. Para desabilit-lo necessrio estar logado como Administr ador e executar os seguintes passos: V em Iniciar / Executar e digite gpedit.msc e pressione OK. Aps isso, v em Configurao do computador / Modelos Administrativos / Rede e selecione na janela da esquerda Agendador de pa cotes QoS. Na janela da direita, d duplo-clique em Limitar largura de banda reservvel. Depois, v na aba Configurao e se lecione Ativado. Na linha Limitar % da banda, digite 0 (zero). Clique em Aplicar e em OK. Agora v ao Painel de Contro

le /Conexes de Rede, clique com o boto direito na conexo existente e selecione Propriedades. Na aba Geral, habilit e o Agendador de Pacotes QoS. Se j estiver habilitado, deixe-o assim. O ltimo passo reiniciar o computador.

Uma opo normalmente desnecessria que tambm consome recursos o Desktop offline . Este r curso permite que outras pessoas atravs da rede ou Internet possam ver seu Desktop (rea de Traba lho). Para desativ-lo, siga os seguintes passos: Painel de Controle > Video > rea de Trabalho > Personalizar rea de Trabalho > Web > Propriedades > em Documentos da Web, desabilite a caixa Tornar esta pgina disponvel offline . Ainda nas propriedades de vdeo, l na aba Geral, pode-se desativar o Assistente par a Limpeza da rea de Trabalho (Painel de Controle > Video > rea de Trabalho > Personalizar rea de Trabalho > Ger al > desabilitar Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias .

- Para que uma lixeira to grande? Diminua o tamanho da lixeira. O Windows reserva 10% do espao de seu disco rgido pa ra a Lixeira. Isso um desperdcio. Clique sobre a Lixeira com o boto direito do mouse e, nas Proprieda des, escolha um tamanho menor. Quanto maior o HD, menor pode ser o tamanho reservado para a Lixeira. Eu uso 3%. Voc deve decidir pelo tamanho mais apropriado para voc.

Opes de pasta - Em "Tarefas", selecione "Usar pastas clssicas do Windows" - Em "Procurar nas pastas", selecione "Abrir as pastas na mesma janela". Em "Modo de exibio", marque as seguintes caixas: Exibir arquivos NTFS criptografados ou compactados em cores Exibir informaes sobre o tamanho dos arquivos nas dicas de pasta Exibir o contedo das pastas do sistema Lembrar as configuraes de exibio de cada pasta Mostrar pastas e arquivos ocultos Usar compartilhamento simples de arquivo

Desmarque as seguintes caixas: Iniciar as janelas de pastas em um processo separado Mostrar descrio pop-up para pastas e itens da rea de trabalho No armazenar miniaturas em cache Procurar pastas e impressoras de rede automaticamente

- na aba "Arquivos Off-Line", desmarque "Ativar arquivos off-line".

OPTIMIZAO DE DISCO RGIDO (HD) Abra o Windows Explorer e clique com o boto direito em cada HD instalado na mquina , clicando ento em "Propriedades". Na janela que aparece com as propriedades do HD selecionado, faa o seguinte: - Desmarque a opo "Compactar disco para economizar espao" - Desmarque a opo "Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo". Clique em "ig norar" em qualquer mensagem de erro que aparecer neste processo. - no ative o compartilhamento de arquivos por motivo de desempenho e segurana, nem ative o gerenciamento de quotas por motivos de desempenho e estabilidade. - Pontos de restaurao comendo espao

Pontos de Restaurao criados no Windows ocupam um determinado espao no HD. O espao oc upado proporcional quantidade de pontos de restaurao criados. Assim sendo, voc pode e dev e eliminar os pontos de restaurao mais antigos. V para o menu Iniciar/Todos os Programas/Acessrios /Ferramentas do Sistema/Limpeza de Disco. Na janela que se abrir, escolha "Mais Opes". Na parte de baixo escolha a opo "Restaurao do Sistema" e "Limpar". Todos os pontos de restaurao sero eliminados, c m exceo do mais recente.

- Elimine os arquivos thumbs.db 1. 2. 3. 4. 5. 6. No Windows Explorer clique em Ferramentas. Escolha Opes de pasta. Escolha Modo de exibio. Marque um x em No armazenar miniaturas em cache. Clique em Aplicar a todas as pastas. Clique em Aplicar e em OK.

- Deletando automaticamente os arquivos temporrios da Internet O Internet Explorer automaticamente deleta os arquivos temporrios ao ser fechado, mas isso no acontece por default. Selecione Ferramentas>Opes de Internet>Avanadas e marque a opo Esvaziar a pasta Temporary Internet Files quando o navegador for fechado.

VDEO Clique com o boto direito na rea de trabalho, e depois clique em propriedades. - Aba rea de Trabalho -=> No coloque nenhum papel de parede. - Aba Proteo de Tela -=> No use nenhuma proteo de tela. - Clique no boto "Energia" e coloque, na caixa "Desligar monitor".

- Ainda dentro da janela Propriedades de Opes de Energia, v na aba hibernar e desma rque a caixa "Ativar Hibernao" para economizar espao em disco. Voltando janela Propriedades de Vdeo: - Aba aparncia -=> Escolha tema clssico do windows. Em efeitos, desmarque TODAS as opes. - Aba Configuraes -=> Fica a critrio pessoal e dependente da placa de vdeo utilizada . Eu recomendo Omega Drivers tanto para VGAs Nvidia quanto ATI.

UDIO V no painel de controle e acesse "Sons e dispositivos de udio". - Aba Volume -=> Somente recomendado marcar a caixa "Colocar cone de volume na ba rra de tarefas". - Aba Sons -=> Na caixa "Esquema de som", colocar "Sem som". - Aba udio -=> Somente marcar a caixa "Usar somente os dispositivos padro".

PROPRIEDADES DO SISTEMA - Aba Avanado -=> Em desempenho, clique em "Configuraes". - Na aba Efeitos Visuais, selecione a opo "Ajustar para obter um melhor desempenho ". - Na aba Avanado, v em memria virtual e clique em alterar. Selecione a opo "Tamanho p ersonalizado". Eu uso aqui no meu computador 1058mb de arquivo de troca. Ento eu coloco na caixa "Tamanho in icial" e tambm na caixa "Tamanho mximo" o valor 1058 (Mb). Assim o arquivo estar sempre consistente, pouco fragmentado. A ps isso s clicar em "Definir"

Voltando janela Propriedades do Sistema - aba avanado, Inicializao e recuperao, clique em configuraes. - Desmarque "Tempo para exibir lista de sistemas operacionais" se utilizar somen te o Windows XP. - Diminua o tempo da opo "Tempo para exibir opes de recuperao se necessrio" para 10seg - Clique no boto "Editar" e, no arquivo de texto "Boot.ini" que aparece mude o va lor "Timeout=3" para 0. - Em falha do sistema, desmarque todas as caixas - coloque "Nenhum" na caixa "Gravando informaes de depurao". S reative se for necessri o para resolver problemas de estabilidade ou se o suporte tcnico precisar. Voltando novamente janela Propriedades do Sistema - aba avanado, clique no boto "reltorio de erros", depois selecionando a opo "Desativ ar relatrio de erros" (mantendo a caixa "Notificar-me quando ocorrerem erros crticos")

Voltando janela Propriedades do Sistema - aba Restaurao do sistema, marque a caixa "Desativar restaurao do sistema em todas as unidades" para economizar espao em disco. ATENO!!! S faa isso se voc tem certeza de que realmente no precisa des a opo!!! - aba Atualizaes Automticas, selecione a opo "Desativar Atualizaes Automticas".

- aba Remoto, desmarque todas as caixas existentes por motivo de segurana.

MSCONFIG V em iniciar > executar > digite msconfig.exe e clique em OK - Na aba Boot.ini, em opes de inicializao, desmarque todas as caixas e na direita, e m Tempo Limite, coloque 0 segundos. - Na aba servios, marque a caixa "Ocultar todos os servios Microsoft" e ento desati ve todos os servios listados, menos os que voc sabe o que fazem e que queiram manter junto com a carga do siste ma. - Na aba Inicializar, desative o mximo de programas possvel. Eles carregam junto d o sistema operacional ficando (nem sempre) com um cone ao lado do relgio. Dicas>>>>>>>>:)

Registro do Windows>>>> - Desabilite os bales de aviso do Windows XP: Execute o regedit.exe e v na chave HKEY_CURRENT_USER Software MicrosoftWindows Cu rrentVersion Explorer Advanced, clique no menu Editar / Novo / Valor DWORD, digite EnableBaloonTips e pressione Enter em seu teclado. Se j houver essa varivel ali, altere o seu valor para 0 (zero). A partir da prxima inicializao, os bales no sero mais exibidos; - Explore outras mquinas da rede mais rapidamente: Quando procura por outros computadores na rede, o Windows XP verifica por tarefa s agendadas em comum nas mesmas. Desabilitar este recurso faz com que a procura na rede seja bem mais gil. Para isso, execute o regedit.exe e clique em OK. V em HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/Remot eComputer/NameSpace e procure pela chave D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF e apague-a. Agora, a v isualizao e a navegao por outros PCs da rede ficar mais rpida;

- Menu Iniciar mais rpido: Para deixar o MenuIniciar do Windows XP mais rpido , executeo regedit.exe e v em HKEY_CURRENT_USERControl PanelDesktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direi ta e clique com o boto direito do mouse em cima. Agora, escolha Modificar e mude o valor para 0 (zero). Aps o computador inicializar, o

menu Iniciar estar mais rpido;

- Tirando as setas dos seus cones de atalho Edite o registro. Escolha o item HKEY_CLASSES_RootLnkfile. Delete a chave IsShor tcut.

- Desabilite o balo avisando que o espao em disco est baixo Edite o registro, encontre a chave abaixo: HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \Policies\Ex plorer \ Clique com o boto direito do mouse num espao em branco da janela direita e escolha New > DWORD. D ao item o nome NoLowDiskSpaceChecks, d dois cliques nesse novo valor criado e dig ite 1 em Dados do Valor. Feche o registro e reinicie o Windows.

- Faa o Internet Explorer abrir mais rpido Um bug original do Windows 2000 acabou permanecendo no Windows XP, levando o Int ernet Explorer a pesquisar por tarefas agendadas sempre que aberto. Voc pode eliminar esse problema encontrando o seguinte item do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\RemoteComp uter\NameSpace Encontre ento na coluna da direita a chave ClassId key {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF} e a delete simplesmente. Saia ento do regi stro e abra o Internet Explorer. Observe a diferena!

Dicas>>>>

- Desligando o Windows em hora programada No prompt de comando digite shutdown -t xx (onde xx o tempo em segundos).Para an ular o desligamento digite: shutdown -a. Para reiniciar o computador digite shutdown -r . Caso voc queira program-lo para desligar automaticamente aps um tempo maior de uso, use programa p rprio para isso em nossa rea de downloads.

- Elimine as pastas compactas Se voc no quer que o Windows Explorer mostre arquivos zipados como pastas compacta s, voc pode remover isso abrindo um prompt de comando (basta digitar CMD em Inicitar>Executa

r) e digitando o seguinte: regsvr32 /u zipfldr.dll. Voc pode voltar atrs na sua deciso digitando regsvr32 zipfldr.dll no prompt de coma ndo.

Вам также может понравиться