Вы находитесь на странице: 1из 19

Processo Civil - 12. Competncia. COMPETNCIA ARTIGOS 86 A 124, CPC.

. --- CONCEITO: FIXAO DAS ATRIBUIES DOS RGOS JURISDICIONAIS, OU SEJA, A DEMARCAO DOS LIMITES DENTRO DOS QUAIS ELES EXERCERO SUAS ATRIBUIES JURISDICIONAIS // A MEDIDA DA JURISDIO. ART. 86 JUIZ COMPETENTE AQUELE QUE TEM O PODER FIXADO PELA LEI PARA JULGAR O CASO. - COMP. INTERNACIONAL ART. 88 A 90 --- A JURISDIO FRUTO DA SOBERANIA DO ESTADO E EXERCIDA DENTRO DE SEUS TERRITRIOS. MAS H CASOS DECORRENTES DA NECESSIDADE DE CONVIVNCIA EM QUE SENTENAS ESTRANGEIRAS TM VALIDADE EM NOSSO TERRITRIO, APS SEREM HOMOLOGADOAS PELO STJ.

OU SEJA, H A COMP. EXCLUSIVA DO PODER JUD. BRASILEIRO ART. 89. PTRIOS: A. AES RELATIVAS A IMVEIS SIT. NO BRASIL // B. INVENTRIO E PA E H A COMP. CONCORRENTE ONDE UMA DECISO ESTRANGEIRA PODE SURT ART. 105, l, i, CF/88. OBS: PRECLUSO: a perda do direito ou faculdade de PRATICAR O ATO PROCESSUAL. TIPOS: TEMPORAL - Art. 183 do CPC. Ocorre quando a perda da faculdade de praticar ato processual se d em virtude de haver decorrido o prazo, sem que a parte tivesse praticado o ato, ou o tenha praticado a destempo ou de forma incompleta ou irregular. LGICA - a que extingue a possibilidade de praticar-se ato processual, pela prtica de outro ato com ele incompatvel. Consumativa: diz-se consumativa a precluso, quando a perda da faculdade de praticar o ato processual decorre do fato de j haver ocorrido a oportunidade para tanto. Pro judicato: revela-se pela regra contida no art. 473 do CPC e 836 da CLT, segundo a qual, o juiz no pode decidir de novo questes j decididas no processo, a cujo respeito se operou a precluso. --- COMPETNCIA INTERNA: . CRITRIOS PARA FIXAO TERRITRIO E VALOR DA CAUSA SO RELATIVOS //FUNCIONAL/HIERARQUIA E MATRIA ABSOLUTOS. - CRITRIOS OBJETIVOS TERRITRIO E VALOR DA CAUSA: . MATRIA (RATIONE MATERIAE) CONSIDERA-SE, NA FIXAO DA MATRIA, ANATUREZA DA RELAO JURDICA MATERIAL A SER DECIDIDA. EX: AO DE SEPARAO VARA DE FAMLIA E SUCESSES. . VALOR DA CAUSA (ART. 91 CPC) SERVE PARA LIMITAR A COMPETNCIA DE VARAS DISTRITAIS E TRIB. DE ALADA, QUANDO HOUVER. . TERRITORIAL OS RGOS JURISDICIONAIS DEVEM EXERCER A JURISDIO DENTRO DOS LIMITES TERRITORIAIS QUE LHES SO CONFERIDOS PELA CF, CE OU LEIS ESTADUAIS. JUIZES ESTADUAIS DIZEM O DIREITO NAS COMARCAS // JUIZES FEDERAIS NOS LIMITES DE SUA SEO JUDICIRIA // TRIB.

1.

2. 3.

4.

ESTADUAIS EXERCEM A JURISD. DENTRO DOS ESTADOS // TRIB. FEDERAIS NOS LIMITES DA REGIO // STF E STJ JURISDIO EM TODO O TERRITRIO NACIONAL. - FOROS COMPETENTES, SOB O NGULO DA PARTE: OU SEJA, O LOCAL ONDE DEVE SER AJUIZADA A AO. . REGRA GERAL DOMILCIO DO RU. . REGRAS ESPECFICAS: . AO FUNDADA EM DIREITO PESSOAL E A DE DIREITO REAL SOBRE BENS MVEIS FORO DE DOM. DO RU. OBS: DOM. DESCONHECIDO OU QDO O RU RESIDIR NO EXTERIOR FORO DO AUTOR. . HAVENDO 2 OU MAIS RUS QQ UM DELES. . RU INCAPAZ FORO DO DOM. DO REPRESENTANTE. . AES FUNDADAS EM DIR. REAL SOBRE IMVEIS FORO DA SIT. DA COISA. . AO DE INVENTRIO FORO DO ULTIMO DOM. DO AUTOR DA HERANA. . AO DECLARAT. DE AUSNCIA FORO DO ULTIM DOM. DO AUSENTE. . SEPRAO, DIVRCIO, CONVERSO DE SEPARAO EM DIVRCIO, ANULAO ETC. FORO DO DOM. DA MULHER. . AO DE ALIMENTOS FORO DO ALIMENTANDO. . AO DE COBRANA FORO DO LUGAR ONDE A OBRIGAO DEVIA SER CUMPRIDA. . AO DE DESPEJO FORO DA SIT. DO IMVEL. . AO SOBRE RESPONS. DO FORNECEDOR FORO DO AUTOR. . AO DE ADOO FORO DO DOM. DOS PAIS OU RESPONSVEIS. . AO MOVIDA NO JUIZADO ESPECIAL DOM. DO AUTOR. - FUNCIONAL SE PROCURA FIXAR REGRAS PARA SITUAES EM QUE MAIS DE UM ORGO DEVA OU POSSA ATUAR EM UM MESMO PROCESSO. 2 PLANOS: .. HORIZONTAL COMPETENTE PARA JULGAR O JUIZ QUE HOUVER CONCLUDO A INSTRUO NO PROCESSO EM AUDINCIA. .. VERTICAL REGRAS PARA O CONECIMENTO DE RECURSOS EM INST. SUPERIORES. . JUIZ DE 1 GRAU RECURSO TJ. . JUIZES FEDERAIS RECURSO TRF DA RESPECTIVA REGIO // SALVO ART. 105, II, C CF - as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas COMP. DO STJ. --- COMPETNCIAS ABSOLUTA E RELATIVA: ART. 111 CPC. . RELATIVA TERRITRIO E VALOR DA CAUSA // PODE SER MODIFICADA PELA VONTADE DAS PARTES // NO MOMENTO DO AJUIZAMENTO DA AO, PODEM OPTAR POR FORO DIFERENTE DO

LEGAL // NO PODE SER DECLARADA DE OFCIO PELO JUIZ SUM. 33 STJ, SALVO NULIDADE DE CLUSULA DE FORO DE ELEIO EM CONTRATO DE ADESO // DERROGVEL PELAS PARTES // O RECURSO A EXCEO DE INCOMPETNCIA. . ABSOLUTA MATRIA E HIERARQUIA // NO PODE SER MODIFICADA PELA VONTADE DAS PARTES // O JUIZ DEVE RECONHECER SUA INCOMPETENNCIA DE OFCIO E DETERMINAR A REMESSA DOS AUTOS P JUIZO COMPETENTE, SE O JUIZ NO RECONHECER, O RU DEVE RECORRER EM PRELIMINAR DE CONTESTAO NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE // INDERROGVEL. INCOMP. RELATIVA - RECURSO QUE O RU TEM PARA DISCORDAR DO FORO UTILIZADO PELO AUTOR AO DE INCOMPETENCIA DE FORO OU EXCEO DE INCOMPETNCIA.// NO OPONDO EXCEO NO PRAZO: PRORROGA-SE E FIXA-SE A COMPETNCIA. INCOMP. ABSOLUTA O PRPRIO JUZO RECONHECER A INCOMPETNCIA. SE NO O FIZER, O RU PODE FAZER A QQ TEMPO NO PROCESSO E GRAU DE JURISDIO, PORM RESPONDER POR CUSTAR QUANDO NO FIZER NO PRIMEIRO MOMENTO DE FALAR NOS AUTOS.

Competncias ABSOLUTA E RELATIVA DIFERENAS. - Absoluta -no Preclui// matria de ordem pblica// deve ser conhecida de oficio// inderrogvel// deve ser arguida pelo Ru em preliminar DA CONTESTAO// GERA NULIDADE DOS ATOS DECISRIOS. - Relativa preclui// matria de ordem privada// no conhecida de ofcio, Salvo nulidade da clusula de ELEIO EM CONTRATO DE ADESO// derrogvel// deve ser argida por exceo de incompetncia// O QUE FOI PRATICADO VLIDO. OBS. PRELIMINARES: DEFESAS PROCESSUAIS NO DECORRER DO PROCESSO.

- MODIFICAO DA COMPETNCIA: EXCEO REGRA GERAL DO ARTIGO 87 DO CPC 2 CASOS: CONEXO E CONTINENCIA // S OCORREM NOS CASOS DECOMP. RELATIVA. . CONEXO ART. 103 CPC OCORRE QUANDO LHES FOREM COMUNS OOBJETO (PEDIDO) OU A CAUSA DE PEDIR (FATO JURDICO Q D ARRIMO AO PEDIDO). . CONTINNCIA ART. 104 CPC OCORRE QUANDO H MESMAS PARTES E CAUSA DE PEDIR, MAS O OBJETO DE UMA, POR SER MAIS AMPLO, ABRANGE O DAS OUTRAS.

ART. 105 CPC - Havendo conexo ou continncia, o juiz, de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes, pode ordenar a reunio de aes propostas em separado, a fim de que sejam decididas simultaneamente // OBJETIVO EVITAR DECISES CONFLITANTES.

OBS: SUM. 235 STJ SE UM DOS PROCESSOS HOUVER SIDO JULGADO, NO H QUE SE FALAR EM CONEXAO OU CONTINNCIA. - JUZ PREVENTO PARA JULGAR AS AES REGRAS: . MESMA COMARCA O QUE PRIMEIRO DESPACHOU ART. 106 CPC. . COMARCAS DISTINTAS ONDE PRIMEIRO DEU-SE A CITAO VLIDA ART. 219 CPC. ................................. OUTRO RESUMO - REDE LFG:

5) COMPETNCIA

5.1) CONCEITO - uma atribuio conferida pela lei conferida a um determinado rgo ou a um grupo de rgos estatais, para o exerccio da jurisdio em concreto. A lei atribui competncia segundo critrios

determinativos. // A JURISIDIO A PIZZA. A COMPETNCIA, A FATIA DESTA.

5.2) CRITRIOS DETERMINATIVOS DE COMPETNCIA - Critrios determinativos para fixao da competncia. So 5 ao todo:

5.2.1) Critrio material - A competncia fixada em razo da natureza da causa (da matria). Ex.: competncia da vara cvel, competncia da Justia do Trabalho, competncia da vara de famlia e sucesses etc.

5.2.2) Critrio pessoal - A competncia fixada em razo da condio ou da qualidade das pessoas do processo (das pessoas que atuam no

processo), ex.: competncia da vara da Fazenda Pblica; competncia da Justia Federal definida no art. 109, I da CF.

Art. 109. Aos juzes federais compete processar e julgar: I - as causas em que a Unio, entidade autrquica (inclui tambm a fundao pblica federal) ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho; Sociedade de economia mista no entra na justia comum estadual.

OBS: Smulas 517, 556 do STF e smula 42 do STJ:

SMULA N 517 - AS SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA S TM FORO NA JUSTIA FEDERAL, QUANDO A UNIO INTERVM COMO ASSISTENTE OU OPOENTE.

SMULA N 556 - COMPETENTE A JUSTIA COMUM PARA JULGAR AS CAUSAS EM QUE PARTE SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. Smula: 42 - COMPETE A JUSTIA COMUM ESTADUAL PROCESSAR E JULGAR AS CAUSAS CIVEIS EM QUE E PARTE SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E OS CRIMES PRATICADOS EM SEU DETRIMENTO.

OBS: Compete Justia Federal apreciar se h interesse do ente federal no processo smulas 150, 254 e 224, todas do STJ.

Smula: 150 - Compete justia federal decidir sobre a existncia de interesse jurdico que justifique a presena, no processo, da unio, suas autarquias ou empresas publicas. Smula 254 - A deciso do Juzo Federal que exclui da relao processual ente federal no pode ser reexaminada no Juzo Estadual.

Smula: 224 - Excludo do feito o ente federal, cuja presena levara o Juiz Estadual a declinar da competncia, deve o Juiz Federal restituir os autos (AO JUIZ DE DIREITO) e no suscitar conflito.

OBS: H um caso em que o TRF julga o recurso contra juiz de direito: nos casos de jurisdio federal delegada ocorre quando no h Justia Federal naquela localidade; assim o juiz de direito exercer tal funo smula 55 do STJ:

Smula 55 Tribunal regional federal no competente para julgar recurso de deciso proferida por juiz estadual no investido de jurisdio federal.

5.2.3) Critrio funcional - A competncia fixada em razo da atividade ou da funo exercida pelo rgo julgador. Ex.: competncia do tribunal para julgar recurso; // tambm um critrio residual se no for nenhum outro, aplica-se o critrio funcional, sendo critrio de convenincia da justia. // Ex.: competncia da Justia Federal para execuo de sentena estrangeira homologada pelo STJ.

5.2.4) Critrio territorial - A competncia fixada em razo da circunscrio territorial (do territrio). // Ex.: competncia da comarca de So Luis do Maranho; competncia da comarca de Natal.

OBS: Existem regras especiais para definir a competncia territorial art. 95 a 100 do CPC e em leis especiais. Existe, todavia, uma regra geral, prevista no art. 94 do CPC foro do domiclio do ru. // Primeiro, verificar-se- se para aquela hiptese h uma regra especial; no havendo, o foro ser o do domiclio do ru. // Ex.: ao de usucapio de um bem imvel foro da situao do imvel (regra especial art. 95 do CPC); foro para reparao de acidente de veculo (foro do domiclio do autor ou local do fato art. 100 do CPC). // Ex. Ao para anulao de contrato --- regra geral do art. 94 do CPC --- Foro do dom. do ru.

5.2.5) Critrio econmico - A competncia fixada em razo do valor da causa. Ex.: competncia do JEC (Estadual At 40 salrios mnimos (at 20 salrio mnimos pode litigar sem advogado); Federal at 60 salrios mnimos).

5.3) CLASSIFICAES DA COMPETNCIA

5.3.1) Competncia originria e derivada - Originria aquela para conhecer da causa em 1 grau. Normalmente, ela pertence aos juzes de 1 grau, mas os Tribunais tambm possuem tal competncia. // OBS: Smula 376 STJ: Compete turma recursal processar e julgar o mandado de segurana contra ato de juizado especial. // Derivada aquela para conhecer da causa em grau de recurso. Normalmente de competncia dos tribunais, mas os juzes tambm podem t-la. Ex.: embargos de declarao juiz de 1 instncia que julgar, referente a decises por ele prolatada.

5.3.2) Competncia exclusiva e concorrente - Exclusiva aquela atribuda a apenas um rgo jurisdicional. Ex.: art. 95 do CPC aes reais imobilirias foro da situao da coisa (nico lugar). //Concorrente aquela estabelecida para mais de um rgo jurisdicional. Ex.: reparao de danos decorrentes de acidente de veculos Domiclio do autor ou local do fato.

5.3.3) Competncia absoluta e relativa:

Absoluta Prevalece o interesse pblico; Dar-se- quando o critrio formaterial, pessoal ou funcional; No pode ser modificada pela vontade das partes; A incompetncia absoluta pode ser declarada de ofcio ou alegada em qualquer tempo e grau de jurisdio (anula os atos decisrios). Se a incompetncia absoluta no for alegada na primeira oportunidade, o ru responder pelas custas de retardamento; Havendo trnsito em julgado em ao, mas viciada por incompetncia absoluta, cabe ao rescisria.

Relativa Prevalece o interesse particular; Dar-se- quando o critrio forterritorial ou econmico; Pode ser modificada pela vontade das partes, ex.: foro de eleio; A incompetncia relativa no pode ser declarada de ofcio, devendo ser alegada pelo ru no prazo da sua resposta, sob a forma de exceo de incompetncia. Se a exceo no for apresentada, prorroga-se a competncia (o foro que era incompetente se torna competente). // Smula 33 do STJ A incompetncia relativano pode ser declarada de ofcio. No cabe rescisria por incompetncia relativa.

OBS 1: art. 95 do CPC aes reais imobilirias so propostas no foro da situao do imvel. // Neste caso, na prtica, Tal competncia absoluta.

Art. 95. Nas aes

fundadas

em

direito real sobre imveis

competente o foro da situao da coisa. Pode o autor, entretanto, optar pelo foro do domiclio ou de eleio, no recaindo o litgio sobre direito de propriedade, vizinhana, servido, posse, diviso e demarcao de terras e nunciao de obra nova (se a causa no dispor sobre qualquer dessas matrias, poder o autor optar pelo foro de domiclio ou de eleio - de pouca incidncia, quase inexistente).

Smula: 11 do STJ - A presena da Unio ou de qualquer de seus entes, na ao de usucapio especial, no afasta a competncia do foro da situao do imvel.

OBS 2: art. 112, pargrafo nico, e art. 114 do CPC Nulidade de foro de eleio em contrato de adeso. Em contrato de adeso pode ter foro de eleio. Mas se esta clusula dificultar o acesso justia de quem est aderindo, ser ela nula.

Art. 112, pargrafo nico. A nulidade da clusula de eleio de foro, em contrato de adeso, pode ser declarada de ofcio pelo juiz, que declinar de competncia para o juzo de domiclio do ru. Art. 114. Prorrogar-se- a competncia se dela o juiz no declinar na forma do pargrafo nico do art. 112 desta Lei ou o ru no opuser exceo declinatria nos casos e prazos legais.

Quando tal dificuldade existir, o juiz, de ofcio, poder declarar a nulidade da clusula e remeter os autos ao foro competente. Caso o juiz no declare de ofcio a incompetncia, ordenando a citao, caber ao ru apresentar exceo de incompetncia, sob pena da mesma ser prorrogada precluso pro judicato.

5.4) MODIFICAES DA COMPETNCIA - Aplicam-se competncia relativa. As principais formas so: o foro de eleio; a conexo ou continncia.

5.4.1) Foro de eleio - uma clusula contratual acessria pela qual os contratantes elegem um determinado foro para o exerccio de quaisquer aes sobre direitos ou obrigaes oriundos do contrato.

5.4.2) Conexo e continncia:

A) Conexo - Dar-se- entre causas quando estas apresentam a mesma causa de pedir ou omesmo pedido. A identidade pode ser parcial. // Ex. Ao de consignao de pagamento do locatrio em face do locador e ao de despejo do locador em face do locatrio --- as aes tm identidades de causas de pedir. // Ex. Mulher promove ao de separao em face do marido (traio) e o marido promove ao de separao em face da mulher (abandono do lar) --- identidade de pedidos.

B) Continncia - Dar-se-

entre

causas

quando

elas

apresentam

as mesmas partes, as mesmas causas de pedir e quando o pedido de uma for mais abrangente que o pedido da outra. A doutrina majoritria diz que a continncia uma espcie de conexo. // Ex. A promove ao em face de B para anular a clusula 3 de um contrato. Mas B promove ao em face de A

para a anulao do contrato --- H mesmas partes e causa de pedir, mas o pedido de B mais abrangente que o de A.

C) Conseqncias da conexo (que se aplica tambm continncia):

1.

distribuio por dependncia art. 253 do CPC.

Art. 253. Distribuir-se-o por dependncia (ou seja, se uma ao j foi proposta, a outra ser distribuda para a mesma vara) as causas de qualquer natureza: I - quando se relacionarem, por conexo ou continncia, com outra j ajuizada; no h obrigatoriedade dessa distribuio. II - quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsrcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os rus da demanda; se ocorrer qualquer situao do art. 267 do CPC e a parte quiser repropor a ao, dever fazer isso na mesma vara. III - quando houver ajuizamento de aes idnticas, ao juzo prevento. fala emlitispendncia identidade de partes, de causas de pedir e de pedido. Esta regra no voltada para a parte; ela voltada ao Judicirio (detectando a litispendncia, dever remeter ao juzo prevento). H a obrigatoriedade da distribuio por dependncia. Pargrafo nico. Havendo reconveno ou interveno de terceiro, o juiz, de ofcio, mandar proceder respectiva anotao pelo distribuidor.

*Ao acessria: Art. 108. A ao acessria ser proposta perante o juiz competente para a ao principal. Art. 109. O juiz da causa principal tambm competente para a reconveno, a ao declaratria incidente, as aes de garantia e outras que respeitam ao terceiro interveniente.

2.

Reunio de processos reunio num juzo s, que ficar com todas as causas conexas. o chamado juzo prevento.

OBS: Se as causas estiverem no mesmo foro, o juzo prevento ser o do primeiro despacho da petio inicial (art. 106). Art. 106. Correndo em separado aes conexas perante juzes que tm a mesma competncia territorial,considera-se prevento aquele que despachou em primeiro lugar. OBS: Se as causas estiverem em foros diferentes, o juzo prevento ser o da primeira citao vlida (art. 219). Art. 219. A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) OBS: Prevalece o entendimento de que a reunio entre os processos no obrigatria. Vale dizer, no haver nulidade da sentena se os processos no

forem reunidos. Os critrios utilizados sero: a) a intensidade da conexo e b) a utilidade da reunio.

Smula 235 do STJ A conexo no determina a reunio dos processos, se um deles j foi julgado. Logo, se no forem reunidos os processos, no haver nulidade. Se j houve sentena, no haver reunio de processos por conexo ou continncia.

Smula 383 STJ A competncia para processar e julgar as aes conexas de interesse de menor , em princpio, do foro do domiclio do detentor de sua guarda.

OBS.: A conexo pode ser alegada pela parte ou pelo o MP e pode ser declarada de ofcio pelo o juiz ou

seja, conexo matria de ordem pblica (at a sentena).

5.5) CONFLITOS DE COMPETNCIA - Existem, basicamente, dois conflitos de competncia: onegativo e o positivo.

5.5.1) Conflito negativo de competncia - Dar-se- quando dois ou mais juzes se julgam incompetentes para a mesma causa. O TIPO MAIS COMUM. // Ex. Proposta uma ao na Justia Estadual, o juiz entende ser de competncia da Justia do Trabalho; l chegando o processo, o juiz trabalhista

entende ser de competncia cvel est instaurado o conflito negativo (h um processo s). Pode tambm acontecer quando, por ex, o juiz da 1 vara est com o processo A; o juiz da 2 vara est com o processo B. O da 1 vara entende que haja uma conexo entre as causas A e B e o juzo prevento seria o da 2 vara. Este, por sua vez, no entende existir conexo.

5.5.2) Conflito positivo de competncia - Quando dois ou mais juzes se julgam competentes par uma mesma causa. Normalmente ocorre com 2 ou mais processos.

Art. 115. H conflito de competncia: I - quando dois ou mais juzes se declaram competentes; POSITIVO. II - quando dois ou mais juzes se consideram incompetentes; NEGATIVO. III - quando entre dois ou mais juzes surge controvrsia acerca da reunio ou separao de processos. POSITIVO OU NEGATIVO, A DEPENDER DO CASO.

OBS: Smula: 59 do STJ: NO HA CONFLITO DE COMPETENCIA SE JA EXISTE SENTENA COM TRANSITO EM JULGADO, PROFERIDA POR UM DOS JUZOS CONFLITANTES.

A) A quem compete julgar o conflito de competncia?

Tal soluo est na prpria CF: STF art. 102, I, o - os conflitos de competncia entre o Superior Tribunal de Justia e quaisquer Tribunais, entre Tribunais Superiores, ou entre estes e qualquer outro Tribunal; STJ art. 105, I, d - os conflitos de competncia entre quaisquer tribunais, ressalvado o disposto no artigo 102, I, o, bem como entre Tribunal e juzes a ele no vinculados e entre juzes vinculados a Tribunais diversos; TRF art. 108, I, e - os conflitos de competncia entre juzes federais vinculados ao Tribunal (DA MESMA REGIO).

B) Smulas sobre o assunto:

Smula 3 do STJ: COMPETE AO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DIRIMIR CONFLITO DE COMPETENCIA VERIFICADO, NA RESPECTIVA REGIO, ENTRE JUIZ FEDERAL E JUIZ ESTADUAL INVESTIDO DE JURISDIO FEDERAL.

Smula 180 do STJ: NA LIDE TRABALHISTA, COMPETE AO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DIRIMIR CONFLITO DE COMPETENCIA VERIFICADO, NA RESPECTIVA REGIO, ENTRE JUIZ ESTADUAL E JUNTA DE CONCILIAO E JULGAMENTO. casos em que na localidade no h justia do Trabalho e o juiz de direito que julga a causa.

Smula 236 do STJ: No compete ao Superior Tribunal de Justia dirimir conflitos de competncia entre juzes trabalhistas vinculados a Tribunais Regionais do Trabalho diversos. // COMPETNCIA DO TST.

Smula 348 do STJ: Compete ao Superior Tribunal de Justia decidir os conflitos de competncia entre juizado especial federal e juzo federal, ainda que da mesma seo judiciria. CANCELADA!!! SEGUNDO O STF, A COMPETNCIA DO TRF DA RESPECTIVA REGIO.

Smula 376 do STJ: Compete turma recursal processar e julgar o mandado de segurana contra ato de juizado especial (dando um status de tribunal turma recursal).

OBS.: O conflito de competncia ser suscitado pelo presidente do Tribunal, pela parte, pelo o MP e pelo juiz.

5.6) PERPETUATIO JURISDICTIONIS (OU ESTABILIZAO DA COMPETNCIA) - Est no art. 87 do CPC --- A competncia ser fixada (estabilizada) no momento da propositura da ao, com o despacho da inicial (VARA NICA) ou com a distribuio (onde houver mais de uma vara). Se modificarem as circunstncias de fato ou de direito que determinaram

a competncia (por ex.: mudana do domiclio do ru), esta no ser alterada, POIS SERO IRRELEVANTES QUAISQUER ALTERAES NAS

CIRCUNSTNCIAS DE FATO OU DE DIREITO QUE DETERMINARAM A COMPETNCIA.// O PROCESSO (A COMPETNCIA), POR EXEMPLO, NO SEGUE PARA O DOMICLIO DO RU (CIRCUNSTNCIA DE FATO) OU POR CAUSA DA MUDANA DE LEI (MUDANA DE DIREITO).

Art. 87 do CPC. Determina-se a competncia no momento em que a ao proposta. So irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem o rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia.

OBS: 2 EXCEES: Ela no se dar em 2 casos: a) quando houver supresso de rgo jurisdicional extino de uma comarca, por ex.; b) se a competncia for absoluta (MATRIA E HIERARQUIA).

OBS: Smula 10 do STJ: INSTALADA A JUNTA DE CONCILIAO E JULGAMENTO VARA DO TRABALHO, CESSA A COMPETNCIA DO JUIZ DE DIREITO EM MATRIA TRABALHISTA, INCLUSIVE PARA A EXECUO DAS SENTENAS POR ELE PROFERIDAS. // PORQUE A COMPETNCIA ABSOLUTA - MATRIA!!!

OBS: STJ se j sentenciou, permanece onde est! Smula 367 do STJ: A competncia estabelecida pela EC n. 45/2004 no alcana os processos j sentenciados.

Вам также может понравиться