Вы находитесь на странице: 1из 38

LIVROS PARADIDTICOS DE MATEMTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

USS DIDTICA DA MATEMTICA UERJ PRTICA PEDAGGICA EM MATEMTICA 1 Prof. Ilydio Pereira de S

O que so Paradidticos?

Livros paradidticos talvez sejam isso: livros que, sem apresentar

caractersticas prprias dos didticos (seriao, contedo segundo um currculo oficial ou no etc.), so adotados no processo de ensino e aprendizagem nas escolas, seja como material de consulta do professor, seja como material de pesquisa e de apoio s atividades do educando [...] Em suma, o que define os livros paradidticos o seu uso como material que complementa (ou mesmo substitui) os livros didticos. Tal complementao (ou substituio) passa a ser considerada como desejvel, na medida em que se imagina que os livros didticos por si sejam insuficientes ou at mesmo nocivos.
MUNAKATA, K. Produzindo livros didticos e paradidticos. Tese de Doutorado. So Paulo: PUC, 1997.

Reza a lenda que o termo paradidtico foi cunhado pelo saudoso professor Anderson Fernandes Dias, diretorpresidente da Editora tica, no incio da dcada de 70. Afinal, foi a tica que criou a primeira coleo de alcance nacional destinada a apoiar, aprofundar, fazer digerir a disciplina muitas vezes aridamente exposta no livro didtico. [MUNAKATA, 1997] Apresentaremos em nosso estudo um conjunto de sugestes de livros ou colees paradidticas, de diversas editoras, que poderiam ser usados nas suas aulas do Ensino Fundamental. Mais importante do que um bom livro paradidtico o seu uso adequado como material de apoio que provoque nos alunos a curiosidade e o gosto pelo estudo da matemtica.

A princpio, os livros chamados de paradidticos no conseguiam atender a todas as reas e disciplinas escolares, ficando restritos a contedos de Portugus e Histria. As primeiras colees dos paradidticos de Matemtica comearam a surgir a partir de 1986, com as colees Vivendo a Matemtica, da editora Scipione, e A Descoberta da Matemtica, da tica.

Atualmente, constatamos uma nova pausa na produo de livros paradidticos de Matemtica. O que pode ser observado a crescente produo de textos considerados de divulgao cientfica, mas que funcionam perfeitamente para um papel anlogo ao dos paradidticos. No final de nosso estudo apresentaremos alguns desses livros, acompanhados de uma resenha, a ttulo de sugesto de leitura e aplicao em salas de aula.

Vejamos, primeiramente, algumas colees de Paradidticos

EDITORA SCIPIONE SRIE INVESTIGAO MATEMTICA


Partindo de situaes cotidianas para trabalhar conceitos, o estudante se familiariza com o tema e adquire confiana para resolver os jogos e atividades propostos, em forma de quebra-cabeas, jogos, trilhas, labirintos e dobraduras.

Os contedos abordados so, entre outros: o conceito de ngulo; ngulos de tamanhos diferentes; reconhecimento da medida de um ngulo; clculo de ngulos.

Os contedos abordados so, entre outros: comparao de reas; centmetro quadrado, metro quadrado e quilmetro quadrado; rea de retngulos, paralelogramos, tringulos e figuras complexas; clculo de volumes; cubos e blocos; rea superficial e volume.

Os contedos abordados so, entre outros: os crculos na natureza; padres atraentes; curvas notveis; simetria axial e rotacional; comprimento da circunferncia; rea do crculo; quadratura do crculo; rea mxima.

Os contedos abordados so, entre outros: interpretao de mapas e desenhos em escala; coordenadas; os pontos cardeais e a bssola; escalas em mapas; projees; desenhos em escala; maquetes.

Os contedos abordados so, entre outros: levantamento de dados; tabela de freqncia; amostragens; pictogramas, grficos de barras e grficos de setores; clculo de mdia, da moda e da mediana; amplitude e grfico de retas.

Os contedos abordados so, entre outros: reconhecimento de estimativas; nmero aproximado; custo aproximado; potncia de dez; medidas de altura e comprimento; medindo em etapas.

Os contedos abordados so, entre outros: formas geomtricas; figuras abertas e fechadas; polgonos convexos; tangram, um quebra-cabea milenar chins; montagem de estrelas para enfeite.

Os contedos abordados so, entre outros: converso de unidades; grficos de movimento; grficos de pontos; escolhendo uma escala; entendendo grficos; coordenadas fracionrias e decimais; tempos de viagem.

Os contedos abordados so, entre outros: sistemas de numerao; descoberta do zero; notao posicional; uso do baco; milhar, centena, dezena e unidade; sistema binrio nos computadores; nmeros pares, mpares e primos; fraes; adio, subtrao e fraes equivalentes; nmeros decimais, dzimas peridicas e nmeros negativos.

Os contedos abordados so, entre outros: o conceito de quadriltero; investigando pontos e quadrilteros; nomes de alguns quadrilteros especiais; diagonais e quadrilteros; ngulos e quadrilteros.

Os contedos abordados so, entre outros: quantidade; diviso; grandezas discretas; grandezas contnuas; noo de semelhana.

Os contedos abordados so, entre outros: tringulos em um crculo; tringulo issceles, escaleno, eqiltero, acutngulo, obtusngulo e retngulo; construo de tringulos; teorema de Pitgoras; quebra-cabeas com quadrados e tringulos retngulos.

Todos os livros so de autoria de Marion Smoothey Informaes www.scipione.com.br

EDITORA SCIPIONE SRIE VIVENDO A MATEMTICA

Para gostar de matemtica, preciso conhec-la, experiment-la e ter a chance de sentir algum prazer nesse contato. Explorando o tema de maneira divertida, mas comprometida com o contedo, esse livro fala sobre os sistemas de numerao, em uma proposta integrada com histria.

Ensinando truques com nmeros, um tio brincalho consegue aguar a curiosidade de um garoto, levando-o compreenso do sistema de numerao decimal.

Neste livro, o famoso teorema apresentado em um contexto social e histrico, desafiando o leitor a redescobri-lo e ensinando-o a prov-lo. Mostra-se a importncia do teorema para a cincia e o avano tecnolgico, enfatizando que as descobertas nessas reas apiam-se umas nas outras e em fatos comprovados anteriormente.

Dobrando papel, o aluno ver surgir diversas figuras geomtricas, descobrindo a beleza do origami integrada com a matemtica.

Neste livro so apresentados um estudo sobre mosaicos geomtricos e um painel geral acerca das transformaes do plano, notadamente as simetrias de translao, reflexo e rotao.

Esse livro apresenta, com uma linguagem bastante acessvel, idias/conceitos simples, seu uso no dia-a-dia e sua aplicao na matemtica. Volta-se Grcia antiga, bero da filosofia, narrando a origem da Lgica, com as regras de argumentao da Lgica aristotlica, os sofismas/falcias e proposies categricas. Por tratar de anlise de argumentos, um texto que pode ser explorado em projetos mais amplos, de natureza interdisciplinar, com as reas de histria, lngua portuguesa, filosofia e artes.

Esse livro amplia os conhecimentos dos alunos sobre medidas, muitas vezes restritos a regras de transformao das unidades do sistema mtrico. Apresentam-se as relaes entre diferentes padres de medidas, enfatizando que medir comparar e apresentando um panorama histrico sobre a origem da necessidade de definir padres. Por tratar dos meridianos e paralelos, possibilita um trabalho interdisciplinar com geografia.

Esse livro resgata os noves-fora e a prova dos nove, to utilizada algumas dcadas atrs. Visitando a Terra dos Noves-fora, um garoto vai descobrindo os costumes de l e acaba se apaixonando pela matemtica

Esse livro apresenta a histria dos sistemas de numerao, mostrando suas regras e os contextos em que surgiram e comparando outros sistemas de numerao ao sistema decimal.

Esse livro mostra que possvel trabalhar poliedros a partir de noes bsicas da geometria plana, como ngulos e polgonos, criando-se um contexto baseado em situaes de sala de aula, a partir da intuio. Posteriormente, conclui que h apenas cinco poliedros regulares e discute a impossibilidade de construir outros poliedros regulares cujas faces tenham mais de cinco lados.
Esse livro apresenta construes de polgonos com base em segmentos iguais, identificando o nome de cada um deles com o nmero de lados que possui. Destaca-se o tringulo como o nico polgono rgido e prope-se a decomposio de outros polgonos em tringulos. trabalhada a noo de ngulo associada idia de mudana de direo e discutem-se a compreenso e o significado do saber fazer/falar por meio de uma intrigante parbola.

Esse livro apresenta diversos problemas, cuja soluo depende sempre de uma boa idia, criatividade e raciocnio lgico.

Nesse livro, o tema semelhana introduzido com base em situaes presentes no cotidiano do aluno e so recuperados conceitos, minimamente j construdos, de manuteno da forma, proporcionalidade e escalas, aprofundando-os com grande habilidade e clareza.

Autores: Luiz Mrcio Imenes, Nilson Jos Machado, Marcelo Lelis, Renate Watanabe.

COLEO PRA QUE SERVE A MATEMTICA EDITORA ATUAL

A coleo Pra que serve Matemtica? surgiu para facilitar o trabalho do professor, auxiliando-o no ensino de determinados assuntos. E tambm para mostrar ao aluno a utilidade prtica da Matemtica, relacionando-a com fatos e dvidas de seu dia-a-dia. Com um visual de revista de histrias em quadrinhos, a coleo apresenta textos curtos, agrupados por temas, em volumes de 48 pginas amplamente ilustradas. Mas no fica s nisso: nos livros, o aluno encontrar tambm curiosidades, jogos, quebra-cabeas e histrias. Tudo numa linguagem leve e descontrada, com imagens bem-humoradas. Matemtica divertida, sem grilos, sem terror. Imenes/Jakubo/Lellis

LGEBRA

Neste volume, as aplicaes prticas da lgebra so mostradas ao aluno por meio de situaes curiosas e divertidas: como determinar o nmero do sapato a partir do tamanho do p, como reconhecer as chances de um piloto no campeonato de Frmula 1, como saber o peso ideal de uma criana em relao sua idade, como calcular a taxa de reproduo de uma populao de bactrias, como definir a rbita de um satlite de telecomunicao, como estabelecer a dosagem de um medicamento, como descobrir frmulas para o clculo da rea de figuras geomtricas.
O livro traz tambm muitas brincadeiras: pirmides numricas, adivinhaes "matemticas", truques de clculo e programas de desenho no microcomputador. Entre as curiosidades do livro, destacam-se: Einstein, a teoria da relatividade e a bomba atmica, o vocabulrio particular (jargo) utilizado pela lgebra e os macetes para se comprovar um fato matemtico (teoremas).

NGULOS

Neste volume, a noo de ngulo ensinada por meio de exemplos prticos: as manobras com skate, a inclinao dos aeroflios nos carros de Frmula 1, a posio dos refletores para a iluminao de um palco, a inclinao ideal de um canho para atingir o alvo, a melhor colocao de um jogador para acertar o gol, o uso do esquadro. O livro traz tambm muitas brincadeiras: caa ao tesouro dentro da sala de aula, criao de mosaicos multicoloridos, batalha-naval com tela de radar, desenhos do microcomputador com uma tartaruguinha muito esperta. E mais: as peripcias do detetive Said Essa para desvendar um misterioso crime e as maluquices do Rob Cop V, um rob que (s vezes) obedece s ordens. Entre as curiosidades, destacam-se: a importncia do ngulo nas viagens de avio e o erro fatal na queda do Boeing em Marab, em 1989.

EQUAO DO SEGUNDO GRAU

O livro mostra os vrios mtodos de resoluo da equao do 2o grau utilizados ao longo da histria, bem como o seu emprego na cincia: babilnios, chineses, gregos, rabes, Chu-Shih-Chieh, Al-Khowarizmi, Bhaskara, Arquimedes, Cardano e Abel, o teorema de Pitgoras, a lei da queda livre de Galileu e a lei da gravitao universal de Newton. Entre as brincadeiras e curiosidades apresentadas, destacam-se: como descobrir coincidncias numricas e mandar mensagens de amor por meio da equao do 2o grau; como resolver equaes do 2o grau sem clculos, somente com o traado de uma reta; como construir um retngulo de ouro.

NMEROS NEGATIVOS

Este volume apresenta a noo de nmero negativo por meio de diversas aplicaes prticas: os termmetros e a medio da temperatura, o clculo da inflao, dos balancetes e dos saldos bancrios, as oficinas mecnicas e a cambagem das rodas, os relgios e os fusos horrios, as balanas eletrnicas e as pesagens com desconto, as calculadoras mais avanadas, a tecla + / - e a notao cientfica. Traz tambm muitas brincadeiras: jogo de dados do sobe-e-escorrega; computao grfica e desenhos no microcomputador; quebra-cabeas numricos. E mais: um espetacular encarte para o jogo do positivo x negativo. Entre as curiosidades do livro, destacam-se: os vrios empregos e significados da palavra "negativo", as histrias da Matemtica, o surgimento dos sinais + e e a origem do conceito de nmero negativo.

GEOMETRIA

Uma srie de exemplos inusitados e de situaes curiosas expe ao aluno o uso prtico da Geometria: por que as mariposas voam em espiral ao redor de uma lmpada? Como construir objetos aparentemente impossveis por intermdio de dobraduras em papel? Como desenhar quadrilteros usando apenas dois canudinhos de refresco e um percevejo?

PROPORES

Neste volume, os autores apresentam o conceito de proporo por meio de diversas situaes do cotidiano: compras a prazo e vista, diviso de lucros e despesas, pesquisas eleitorais, rendimentos de mquinas, densidade demogrfica, clculo da durao de viagens, tamanhos de tela de TV, redues e ampliaes fotogrficas, frmulas qumicas, etc.

FRAES E NMEROS DECIMAIS

Fraes e nmeros decimais so usados constantemente em nosso dia-a-dia e nem nos damos conta disso. Neste livro os autores demonstram as aplicaes prticas das fraes e dos decimais por meio de exemplos variados: nas partituras, na cronometragem de campeonatos esportivos, nas cilindradas de veculos, nos grficos, nas medidas das lapiseiras. O livro traz tambm um jogo, prope problemas, conta como a vrgula comeou a ser usada nos decimais, como surgiu a expresso "quintos do inferno" e explica o funcionamento do Congresso Nacional na hora de aprovar uma emenda ou o impeachment de um presidente. Tudo isso de maneira bem-humorada e com muitas ilustraes.

SEMELHANA

A noo de semelhana desenvolvida por meio de recursos visuais: ampliao e reduo de fotos, miniaturas de carros e naves espaciais, zoom em monitor de computador, adaptao de filmes de cinema para telas de televiso, projeo de slides, efeitos especiais com cmeras de vdeo, formatos de folhas de papel.

ESTATSTICA

O termo pode ser novo em sala de aula, mas os alunos certamente tero na memria os exemplos prticos utilizados neste volume. Notcias de jornal, charges, cartuns e quadrinhos deixam clara a importncia da estatstica na tomada de decises e na soluo de problemas. O livro apresenta dados sobre: a evaso escolar o trabalho infantil a eficcia dos remdios os acidentes de trnsito a taxa de inflao Os desafios e exerccios propostos, alm de firmarem o conceito matemtico, permitem a abordagem de temas transversais, como meio ambiente, tica, sade, e trabalho e consumo.

Editora tica Coleo: A Descoberta da Matemtica

Os livros desta coleo procuram, por meio de histrias envolventes e protagonizadas por adolescentes, trazer os conceitos da Matemtica para o cotidiano do aluno. A maneira pela qual os contedos matemticos so abordados torna-os mais fceis e atraentes, fazendo, assim, com que o livro seja um apoio extra ao professor e ao aluno. Cada volume vem acompanhado de um encarte que traz exerccios interessantes, sugestes de como utilizar o livro em sala de aula e como conect-lo a outras disciplinas, e um minialmanaque com jogos, curiosidades e desafios referentes ao tema do livro

LIVRO
O Segredo dos Nmeros Uma Raz Diferente O Que Fazer Primeiro? Fraes sem Mistrios Aventura Decimal Medir Comparar Histrias dos Sinais

CONTEDO
Sistemas de Contagem, Bases, Potenciao Raiz Quadrada Expresses Numricas Conceitos Fundamentais sobre Fraes Nmeros Decimais Sistemas de Medidas Conjunto dos Nmeros Inteiros

SRIE
5 / 6 5 / 6 5 5 5 5 6

LIVRO
Encontros do 1 Grau Como Encontrar a Medida Certa? Uma Proporo Ecolgica Geometria na Amaznia Sada Pelo Tringulo Em Busca das Coordenadas As Mil e Uma Equaes

CONTEDO
Equaes do 1 Grau Permetros, reas e Volumes Razes e Propores Construes Geomtricas Semelhana de Tringulos Grficos Equaes do 2 Grau

SRIE
6 5 / 6 6 7 / 8 8 6, 7 e 8 8

Outros livros paradidticos


1) A JANELA DE EUCLIDES LEONARD MLODINOW ED. GERAO

De uma maneira simples e muito engraada, o autor conta a histria da geometria de um jeito que as crianas vo adorar - e os adultos tambm! Este livro narra a histria da geometria das linhas paralelas e das linhas curvas do Universo numa histria divertidssima. O autor, Leonard Mlodinow, fsico especializado em educao para crianas e adolescentes e roteirista da srie "Jornada das Estrelas".

2) O DIABO DOS NMEROS HANS ENZENSBERGER CIA DAS LETRAS

Matemtica? Aquela montanha de nmeros sem sentido? Aqueles clculos que no servem para calcular nada? No, nem pensar. O autor deste livro sobre matemtica um dos maiores poetas contemporneos de lngua alem - e esse dado j seria suficiente para indicar at que ponto O diabo dos nmeros original. O livro nega desde o incio aquele lugar-comum segundo o qual quem gosta de matemtica no gosta de literatura ou, numa outra verso, quem sabe fazer conta no sabe escrever. Robert, o menino do pijama azul, fazia parte dessa maioria que acha os nmeros no s monstruosos, mas tambm absurdos e inteis. Um dia, entretanto, ele comea a sonhar com um certo Teplotaxl, um diabo que pinta e borda com a matemtica. No total, so doze sonhos, e a cada sonho o tal Teplotaxl faz malabarismos to interessantes que os nmeros simplesmente deixam de ser malditos. Ficam claros para Robert. Claros e diabolicamente divertidos.

3) MATEMTICA DIVERTIDA E CURIOSA MALBA TAHAN ED. RECORD

Recreaes e curiosidades da Matemtica, que transformam a aridez dos nmeros e a exigncia de raciocnio numa brincadeira, ao mesmo tempo til e recreativa. Eis, em sntese, o que Matemtica Divertida e Curiosa: o professor Jlio Csar de Mello e Souza, com o pseudnimo de Malba Tahan, consegue um verdadeiro milagre: a unio da cincia com o ldico, transformando sua leitura num agradvel passatempo.

4) EUCLIDES A CONQUISTA DO ESPAO CARLOS TOMEI ED. ODYSSEUS

difcil enxergar a influncia da obra de Euclides nos ltimos dois mil anos de histria. Sabe-se muito mais sobre a obra de Euclides do que sobre sua vida. Alguns afirmam que ele no existiu, mas que foi inventado para representar um grupo de autores. O mais provvel que Euclides tenha vivido em Alexandria e que tenha, juntamente com outros, compilado os treze volumes que compem os Elementos. Os gregos desenvolveram as regras lgicas que servem de arcabouo para uma grande parte do conhecimento matemtico de hoje. Neste volume, o leitor ser conduzido por Carlos Tomei, um guia excelente, no fascinante mundo da matemtica de Euclides e algumas de suas ramificaes atuais.

5) O JEITO MATEMTICO DE PENSAR RENATO VALLADARES ED. CINCIA MODERNA

Este um livro que mostra o quanto a cincia faz parte da vida das pessoas, interferindo no dia- a- dia de todos ns. Por vezes, ela aparece em situaes esperadas. Mas h vezes em que surpreende, ajudando-nos a entender situaes aparentemente no- matemticas. Enfim, voc ver que a Matemtica surge por todos os lados. Ir identific-la e us-la a seu favor e aprender a raciocinar melhor, entender melhor, gastar menos e ganhar mais.

6) MATEMTICA MORTFERA KJARTAN POSKITT ED. MELHORAMENTOS

Neste livro perigosamente diferente, voc vai conhecer Jimmy Dedo, Charlie Serra de Cadeia e seus amigos gngsters horripilantes, que so uma prova viva de que a matemtica pode ser realmente mortfera. Descubra como a cincia dos nmeros pode ajudar voc a resgatar algum que esteja correndo um perigo mortal, como no se matar com um tiro de canho, e conhea alguns matemticos famosos que foram realmente dures. A matemtica nunca foi to horrvel!

7) MATEMTICA E MISTRIO EM BAKER STREET LZARO COUTINHO ED. CINCIA MODERNA

Desta vez, a Matemtica o pano de fundo da mais nova aventura do maior detetive de todos os tempos. Matemtica e Mistrio em Baker Street conduz o leitor ao fantstico mundo de Sherlock Holmes e de seu parceiro, o Dr. Watson. Nesta segunda edio revisada e agora acrescida de um ndice remissivo, concorrem para o enriquecimento do texto fatos, lendas e curiosidades da Matemtica, que complementam esta incurso de suspense e aventuras. Escrito em linguagem simples, o livro agradar tanto ao leitor comum quanto aos fs do notvel investigador de Baker Street e, pelo seu aspecto histrico, tambm aos interessados na Histria da Matemtica.

8) DIVERTIMENTOS MATEMTICOS MARTIN GARDNER ED. IBRASA

Todos o divertimentos matemticos aqui apresentados pelo autor tem isto de comum: so igualmente absorventes e fascinantes para o leitor comum e para o matemtico. A matria muito variada estende-se desde divertimentos com papel dobrado at as ltimas variaes de Moebius. Existem vrios jogos novos imaginados por alguns dos mais renomados matemticos atuais, por simples brincadeira ou no decurso de suas srias pesquisas. E h tambm novas variaes de divertimentos clssicos como o jogo japons de Gomoku. Mas este livro oferece muito mais do que mero passatempo. Cada jogo, cada paradoxo ou enigma nele contido foi escolhido por seu evidente interesse matemtico e acompanhado por lcido comentrio em que o autor desvenda ao leigo algum aspecto fascinante e sugestivo do moderno pensamento matemtico.

9) TIO PETROS E A CONJECTURA DE GOLDBACH APOSTOLOS DOXIADIS EDITORA 34

Em 1742, na correspondncia entre Christian Goldbach e o famoso matemtico suo Leonhard Euler, foi formulada a questo: Todo nmero inteiro par maior que 2 pode ser representado como a soma de dois nmeros primos. Hoje, mais 250 anos depois, a Conjectura de Goldbach tornou-se um dos problemas mais intrigantes da Matemtica. Mesmo j tendo sido testada empiricamente at nmeros com dezenas de casas decimais, ningum jamais conseguiu provar que a afirmao vlida para todos os nmeros inteiros maiores que 2 - e, recentemente, at um prmio de 1 milho de dlares foi oferecido a quem for capaz de demonstr-la. Este romance a histria de Petros Papachristos, um homem que dedicou sua vida a desafiar o enigma.

10) A MAGIA DA MATEMTICA: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, CURIOSIDADES E HISTRIAS DA MATEMTICA ILYDIO P. DE S ED. CINCIA MODERNA

O livro pretende mostrar atravs de atividades ldicas, histrias sobre a Matemtica e os matemticos, desafios diversos e estudo de importantes contedos matemticos que a Matemtica no uma cincia difcil, rida, pesada, pronta, sem utilidade ou destinada apenas a um seleto grupo de "iniciados". A Matemtica para todos e pode ser estudada (e entendida!) de forma agradvel e contextualizada. O autor, com mais de 30 anos de experincia em classes da Educao Bsica e do Ensino Superior, mestre em Educao Matemtica e tem se dedicado, entre outras atividades, formao de profissionais na rea.

ATIVIDADE PROPOSTA PARA SER REALIZADA EM DUPLAS


TTULO: LIVROS PARADIDTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

ROTEIRO: A dupla dever escolher algum livro paradidtico para o Ensino Fundamental e, aps uma rpida introduo sobre a importncia do uso desses livros como apoio para as aulas de matemtica, dever apresentar para a turma alguma atividade retirada desse livro. A atividade escolhida poder ser um jogo, um desafio, uma curiosidade, uma histria, uma aula, etc. Na parte escrita do trabalho, a dupla dever colocar a introduo, o plano da aula, os contedos matemticos relacionados e as referncias bibliogrficas. Os dois alunos da equipe devero participar durante a apresentao do trabalho para a turma.

Вам также может понравиться