Вы находитесь на странице: 1из 41

Tcnico em Contabilidade

Contabilidade Introdutria
Cleuza Maria Gonalves Farias

Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graa

Pelotas - RS 2010

Presidncia da Repblica Federativa do Brasil Ministrio da Educao Secretaria de Educao a Distncia

Campus Pelotas - Visconde da Graa Este Caderno foi elaborado em parceria entre o Campus Pelotas - Agrotcnico Visconde da Graa (CAVG) e o Sistema Escola Tcnica Aberta do Brasil e-Tec Brasil.
Equipe de Elaborao Conjunto Agrotcnico Visconde da Graa CAVG Coordenao Institucional Cinara Ourique do Nascimento/CAVG Professor-autor Cleuza Maria Gonalves Farias/CAVG Projeto Grfico Eduardo Meneses Fbio Brumana Equipe Tcnica Gil Velleda/CAVG Ivana Patrcia Iahnke Steim/CAVG Maria Isabel Giusti Moreira/CAVG Pablo Brauner Viegas/CAVG Paula Garcia Lima/CAVG Rodrigo da Cruz Casalinho/CAVG Diagramao Maria Isabel Giusti Moreira/CAVG Pablo Brauner Viegas/CAVG Reviso Cristiane Silveira dos Santos /CAVG Marchiori Quevedo/CAVG Angelita Hentges/CAVG

Ficha catalogrfica

Apresentao e-Tec Brasil


Amigo(a) estudante! O Ministrio da Educao vem desenvolvendo Polticas e Programas para expanso da Educao Bsica e do Ensino Superior no Pas. Um dos caminhos encontrados para que essa expanso se efetive com maior rapidez e eficincia a modalidade a distncia. No mundo inteiro so milhes os estudantes que frequentam cursos a distncia. Aqui no Brasil, so mais de 300 mil os matriculados em cursos regulares de Ensino Mdio e Superior a distncia, oferecidos por instituies pblicas e privadas de ensino. Em 2005, o MEC implantou o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), hoje, consolidado como o maior programa nacional de formao de professores, em nvel superior. Para expanso e melhoria da educao profissional e fortalecimento do Ensino Mdio, o MEC est implementando o Programa Escola Tcnica Aberta do Brasil (e-TecBrasil). Espera, assim, oferecer aos jovens das periferias dos grandes centros urbano se dos municpios do interior do Pas oportunidades para maior escolaridade, melhores condies de insero no mundo do trabalho e, dessa forma, com elevado potencial para o desenvolvimento produtivo regional. O e-Tec resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educao Profissionale Tecnolgica (SETEC), a Secretaria de Educao a Distncia (SED) do Ministrio daEducao, as universidades e escolas tcnicas estaduais e federais. O Programa apia a oferta de cursos tcnicos de nvel mdio por parte das escolas pblicas de educao profissional federais, estaduais, municipais e, por outro lado, a adequao da infra-estrutura de escolas pblicas estaduais e municipais. Do primeiro Edital do e-Tec Brasil participaram 430 proponentes de adequaode escolas e 74 instituies de ensino tcnico, as quais propuseram 147 cursos tcnicos de nvel mdio, abrangendo 14 reas profissionais.

O resultado desse Edital contemplou 193 escolas em 20 unidades federativas. A perspectiva do Programa que sejam ofertadas 10.000 vagas, em 250 polos, at 2010. Assim, a modalidade de Educao a Distncia oferece nova interface para amais expressiva expanso da rede federal de educao tecnolgica dos ltimos anos: a construo dos novos centros federais (CEFETs), a organizao dos Institutos Federaisde Educao Tecnolgica (IFETs) e de seus campi. O Programa e-Tec Brasil vai sendo desenhado na construo coletiva e participao ativa nas aes de democratizao e expanso da educao profissional no Pas, valendo-se dos pilares da educao a distncia, sustentados pela formao continuadade professores e pela utilizao dos recursos tecnolgicos disponveis. A equipe que coordena o Programa e-Tec Brasil lhe deseja sucesso na sua formao profissional e na sua caminhada no curso a distncia em que est matriculado(a). Braslia, Ministrio da Educao setembro de 2008.

Sumrio
Apresentao e-Tec Brasil Sumrio Indicao de cones Palavra do professor-autor Outros - instituio validadora Apresentao da Disciplina Projeto instrucional 1 Conhecendo a Contabilidade e seu Patrimnio 1.1 Conceito, Finalidade, Objeto e Objetivo da Contabilidade 1.2 Campo de Aplicao 1.3 Usurios 1.4 Patrimnio 1.5 Bens 1.6 Direitos 1.7 Obrigaes 1.8 Aspectos do Patrimnio 1.9 Representao Grfica do Patrimnio 1.10 Situaes Lquidas Patrimoniais 1.11 Origem e Aplicaes dos Recursos 1.12 Contas Atividades de aprendizagem Referncias Currculo 3 5 7 9 11 13 15 17 17 18 18 20 20 21 22 22 25 27 30 31 37 40 41

Indicao de cones
Os cones funcionam como elementos grficos utilizados para facilitar a organizao e a leitura do texto. Veja a funo de cada um deles: Ateno: Mostra pontos relevantes encontrados no texto.

Saiba mais: Oferece novas informaes que enriquecem o assunto como curiosidades ou notcias recentes relacionadas ao tema estudado. Glossrio: Utilizado para definir um termo, palavra ou expresso utlizada no texto Midias integradas: Indica livros, filmes, msicas sites, programas de TV, ou qualquer outra fonte de informao relacionada ao contedo apresentado. Pratique: Indica exerccios e/ou Atividades Complementares que voc deve realizar. Resumo: Traz uma sntese das idias mais importantes apresenta das no texto/aula. Avaliao: Indica Atividades de Avaliao de Aprendizagem da aula.

Palavra do professor-autor
Caros (as) Alunos (as) Estou feliz em poder partilhar com vocs os conhecimentos e a aprendizagem na rea contbil. Na apostila, contemplei material para auxiliar nos primeiros passos para ingressar no mundo contbil, universo em que todas as entidades empresariais e sociais esto inseridas. importante, tambm saber, que essa disciplina vai ser base para todas as outras que viro no andamento de nosso curso e que ela tende a ficar, naturalmente, cada vez mais complexa. Desse modo, no podemos guardar em uma gavetinha os conhecimentos aprendidos, mas sim, agreg-los a outros que j possumos e vamos adquirir nessa caminhada.

Lembrem de que educao um processo contnuo! Bom trabalho!

Contabilidade Introdutria

e-Tec Brasil

Outros - instituio validadora

Contabilidade Introdutria

11

e-Tec Brasil

Apresentao da Disciplina
Prezado (a) aluno (a), A disciplina de Contabilidade tem aplicabilidade e papel fundamental no eixo de negcios. Em funo das demandas de mercado ela apresenta-se, hoje, de forma diferente, esse fato tem sido uma das exigncias at para as chamadas empresa de fundo de quintal , e isso que torna esse campo de trabalho ainda mais desafiador e complexo. Em relao estruturao, essa disciplina est dividida em trs unidades semanais, da seguinte forma: Na primeira semana, estudaremos: Conceito, Finalidade, Objetivo da Contabilidade, Campos de Aplicao, Usurios, Patrimnio, Aspectos do Patrimnio, Representao Grfica do Patrimnio, Situaes Lquidas Possveis, Equao Bsica do Patrimnio, Origem e Aplicao dos Recursos, Contas, Contas Patrimoniais e Contas de Resultado. Na segunda semana, trabalharemos: Noes de Dbito e Crdito, contas, Grupo de Contas, Classificao da contas nos Grupos, Contabilizao do Fatos por Balanos Sucessivos, Atos e Fatos Administrativos. Para terceira semana, veremos: Escriturao, Mtodos de Escriturao e Frmulas de Lanamento, Registro no Movimento de Caixa e nos Livros obrigatrios Dirio e Razo e tambm formao do Balancete. Voc encontrar neste guia, ainda, as orientaes para a realizao das atividades propostas, tais como: objetivos, metodologia, avaliao e programao semanal, as quais auxiliaro no seu processo de ensino-aprendizagem. Lembre-se: H uma equipe que trabalha para que voc supere suas dificuldades. Conte conosco!

Contabilidade Introdutria

13

e-Tec Brasil

Projeto instrucional
Instituio: Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graa

Nome do Curso: Tcnico em Contabilidade Professor-autor: Cleuza Maria Gonalves Farias Disciplina: Contabilidade Introdutria

PROJETO INSTRUCIONAL
Ementa bsica da disciplina: Conceito, objeto, finalidade, campo de aplicao e tcnicas contbeis, Componentes patrimoniais, aspectos qualitativos e quantitativos, origem e aplicao. Contas: conceito, classificao, funo e funcionamento, ,Plano de contas: critrios de classificao e regimes contbeis. Atos e fatos Administrativos, Escriturao e Balancetes.

Semana

Aula 1 Conhecendo a Contabilidade e seu Patrimnio Atividade Testar seus conhecimentos a partir das Atividades da apostila.

Objetivos e aprendizagem Conhecer a histria da Contabilidade, bem como: Conceito, Finalidade, Objetivo da Contabilidade, o Campo de Aplicao e os Usurios; Compreender o Patrimnio, seus Aspectos e Representao Grfica; Conhecer as Situaes Lquidas Possveis, a Equao Bsica do Patrimnio, a Origem e Aplicao dos Recursos; Identificar as Contas e saber Classific-las quanto a Natureza, Contas Patrimoniais ou Resultado.

Recursos

Carga Horria (Horas) 10 2

Unidade Curricular 1

1 Atividade - Realizar as Atividades avaliativas

2 Estrutura Patrimonial, classificao e movimentao. Atividade Testar seus conhecimentos a partir das Atividades da apostila Atividade Estudo de Caso Atividade Realizar as Atividades Avaliativas

Unidade Curricular 2 Identificar as contas e saber classific-las nos grupos e subgrupos; Compreender a oscilao do Patrimnio provocado pelos fatos que ocorrem nas empresas e demonstr-los atravs de Balanos sucessivos.

14 1 2 3

Contabilidade Introdutria

15

e-Tec Brasil

3. A Contabilidade, seus Princpios e escriturao 3 Atividade Testar seus conhecimentos a partir das Atividades da apostila Estudo de caso Atividades Avaliativas

Conhecer os Princpios e Normas Contbeis; Conhecer tambm os mtodos e os mecanismos de escriturao; Compreender as frmulas e regras de lanamentos dos fatos nos livros; Identificar saldo das contas atravs relatrios contbeis.

Unidade Curricular 3

14 1 2 3

1 Conhecendo a Contabilidade e seu Patrimnio


Objetivos da aula
Conhecer a histria da Contabilidade, bem como: Conceito, Finalidade, Objetivo da Contabilidade, o Campo de Aplicao e os Usurios; Compreender o Patrimnio, seus Aspectos e Representao Grfica; Conhecer as Situaes Lquidas Possveis, a Equao Bsica do Patrimnio, a Origem e Aplicao dos Recursos; Identificar as Contas e saber Classific-las quanto a Natureza, Contas Patrimoniais ou Resultado.

1.1 Conceito, Finalidade, Objeto e Objetivo da Contabilidade


A contabilidade surge a partir necessidade de controlar economicamente as operaes de compra, venda e investimentos realizadas pelo homem. consolidada como cincia no final do sculo XV pelo mtodo das partidas dobradas (que organizou e unificou a forma de controlar o patrimnio) publicada na primeira obra do Pe. Luca Pacioli. A contabilidade o instrumento que fornece um grande nmero de informaes usadas dentro e fora da empresa. Ela uma das mais antigas e indispensveis formas usadas para auxiliar as pessoas na tomada de deciso. Com a evoluo da contabilidade, o governo comeou a utilizar-se dessa ferramenta como parmetro para arrecadao de impostos. Embora o governo tenha tornado obrigatria para todas as empresas a contabilizao da movimentao econmico financeira das entidades empresariais, a sua finalidade, sem dvida, registrar controlar, resumir, interpretar e fornecer informaes a respeito do patrimnio que auxiliem os empresrios na tomada de deciso.

Contabilidade Introdutria

17

e-Tec Brasil

A contabilidade, por estar diretamente ligada aos acontecimentos do cotidiano, considerada como uma cincia social que tem, por objeto, o patrimnio das entidades econmico-administrativas. Como o objetivo da contabilidade demonstrar a situao da empresa no passado, no presente e com possibilidades de projees futuras , ela funciona como uma fotografia ou uma filmagem que faz registros resumidos em forma de relatrios e permitindo assim, o estudo, o controle e a apurao de resultados decorrentes da gesto do patrimnio das entidades.

1.2 Campo de Aplicao


Compreende todas as entidades, econmico administrativas, as pessoas fsicas e as pessoas jurdicas de direito pblico, como a Unio, os Estados os Municpios e as autarquias etc.

1.3 Usurios
So pessoas interessadas que avaliam a situao econmico financeira das entidades , analisam os fatos, os resultados obtidos atravs de relatrios contbeis e tomam decises em relao ao futuro tais como: empresrios, gerentes ou administradores; para saberem a situao de suas empresas ou das empresas que administram. scios ou acionistas; para saberem a situao da empresa que eles aplicam dinheiro; instituies bancrias ou financeiras; para identificar a situao real da empresa e definir se estas esto ou no aptas para utilizar as diferentes formas e linhas de crdito oferecidos pelos bancos; fornecedores; para que identifiquem a capacidade de pagamento dos compromisso nas compras a prazo; funcionrios; para que identifiquem a real situao da empresa em que trabalham.

e-Tec Brasil

18

Tcnico em Contabilidade

governo; para controlar, atravs dos relatrios, a arrecadao de impostos gerado, para os cofres pblicos; empresas concorrentes; para conhecerem a capacidade empreendedora da concorrncia.

Scios e Empresrios
Fonte: maratimba.com acessado em 13/08/10

Instituies Financeiras

Funcionrios

Scios

U S U R I O S

Fornecedores

Governo

Instituies Financeiras
Fonte: sinpefmg.org.br acessado em 13/08/10

Fornecedores

Figura 1.1: Usurios da Contabilidade

Contabilidade Introdutria

19

Fonte : saia dolug em 1 3/08 ar.co /10 m.br

acess ado

Fonte : Blo gdos acess empre ado e ende m 13 dores /08/1 .com 0

Fo n do te: b em ib 13 liote /08 c /10 a.ibg e

.go

v.b r

ace

ssa -

c eal. por tem em /09/10 te: 4 Fon em 0 o sad om .br ace s/pt/ .org cait 0 w.e /1 ww 13/08 p:// htt o em te: sad Fon s aces o ceir con ten ido /pa rme ask cen 0 te: 1 Fon 3/08/ 1 em irrit .c am om ace d ssa o

e-Tec Brasil

1.4 Patrimnio
O Patrimnio significa, o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa: por outro lado preciso incluir, tambm, as obrigaes a serem pagas. normal pensarmos como patrimnio todos os nossos bens e direitos, porm, o correto juntarmos as obrigaes porque elas diminuem nossos patrimnio. Imaginem avaliarmos um patrimnio que conste de veculos, de imveis e de outros bens, porm, uma boa parte desses bens foram comprados a prazo. Imaginem, tambm, que esses bens podem estar hipotecados ou empenhados. Esses so dados importantes a serem avaliados.

1.5 Bens
Entende-se por bens todas as coisas capazes de satisfazer s necessidades das pessoas ou das empresas. So classificadas como bens tangveis e bens intangveis.

1.5.1 Bens Tangveis


Podem ser considerados como tangveis aqueles que possuem corpo, forma, aqueles que so palpveis, temos como exemplo as mesas as cadeiras, veculos, estoques e etc.

1.5.2 Bens Intangveis


Ao contrrio dos bens tangveis, aqueles considerados intangveis so os que no possuem corpo, nem forma, no palpveis. Como exemplo as marcas e as patentes de inveno.

1. 5.2.1 Marcas

Como exemplo desses bens temos as marcas de produtos do nos-

e-Tec Brasil

20

Tcnico em Contabilidade

so cotidiano (Perdigo, Cosulati, Nescaf, Pi, Brastemp) so considerados como bens, possuem valor comercial.

1.5.2.2 Patentes
So inventos, uma pessoa inventa um produto e atravs de um registro, o governo garante a elas a exclusividade para a explorao daquele bem. Alm de serem classificados como bens Tangveis e Intangveis os bens so tambm classificados como mveis e imveis.

1.5.3 Bens mveis


So aqueles que podem ser removidos do lugar como: os estoques, os mveis os animais, etc.

1.5.4 Bens Imveis


Ao contrrio dos bens mveis, aqueles considerados imveis, no podem ser removidos do lugar sem que sejam danificados ou destrudos por estarem vinculados ao solo: as construes (edifcios, casas), as rvores e etc.

1.6 Direitos

Em contabilidade classificamos como direitos os valores que as pessoas ou as empresas tm para receber tais como os ttulos a receber, contas a receber, emprstimos ou outros direitos. Imaginem o depsito de dinheiro em conta no banco. Esse depsito, em conta no nome da pessoa fsica ou jurdica do depositante e pode se sacado ou usado para pagamento de conta a qualquer momento. Outro exemplo de direito atribumos a venda a prazo de mercadorias ou produtos, O recebimento dessas no acontece no ato, mas a empresa ou pessoa adquire um direito de receber, depois, o valor referente a essa venda denominado Duplicatas a Receber.

Contabilidade Introdutria

21

e-Tec Brasil

Outros direitos so tambm os aluguis a receber, as promissrias a receber e os clientes que no apaream acompanhados da palavra a receber, possuem tambm esse direito.

1.7 Obrigaes
So compromissos assumidos com outras pessoas, detentoras de bens ou servios, necessrios ao desempenho de uma atividade tais como os salrios a pagar, as duplicatas a pagar os emprstimos a pagar, os impostos a pagar ou a recolher. Imaginem que uma empresa, ao comprar mercadorias a prazo para revenda, assume uma obrigao de pagar depois. Esses compromissos sero pagos ao Fornecedor que, embora no esteja acompanhado da palavra a pagar, indicam uma obrigao ou exigibilidade. O Patrimnio formado por bens direitos e obrigaes. O patrimnio o objeto de estudo da contabilidade e precisam ser avaliados de acordo com seus aspectos.

1.8 Aspectos do Patrimnio


Para avaliar adequadamente o tamanho do patrimnio de uma empresa alm de classific-los qualitativamente preciso revelar o valor desses bens ou direitos.

1.8.1 Qualitativo
Classificar os bens qualitativamente atribuir nomes a eles de acordo com a sua espcie: etc. Mercadorias, duplicatas a receber, fornecedores, veculos, imveis e

e-Tec Brasil

22

Tcnico em Contabilidade

R$ 600.000,00

veculos, construes

Fonte: pallets.xpg.com.br acesso em 20/08/2010

Dar valor aos bens

escrivaninhas, estantes

R$ 1.300,00

R$ 520,00

arquivos

ASPECTOS

Fonte: dominadogeral.blogspot.com acesso em 20/08/2010

Dar nomes aos bens

QUANTITATIVO

QUALITATIVO

ASPECTOS

Fonte: Equilbriomoveisescritrio.com.br acesso em 20/08/2010

Figura 1.2: Aspectos do Patrimonnio

RS 700,00 o lote

Fonte: aturmadoespelho.blogspot. com/2007/11/cadeiras acesso em 20/08/2010

Contabilidade Introdutria

Cadeiras

23

e-Tec Brasil

Elaborado pela prof. Cleuza Maria Farias

1.8.2 QUANTITATIVO
Classificar os bens quantitativamente atribuir valores a esses bens.

importante pensar que seria impossvel avaliar um patrimnio descrevendo os da seguinte forma:

Bens

Dinheiro Mercadorias

Mveis Veculos

Direitos

Duplicatas a Receber Aluguis a Receber Impostos a Recuperar

Obrigaes

Duplicatas a Pagar Aluguis a Pagar Impostos a Recolher

Para que haja um perfeito entendimento os aspectos qualitativos (nome dos bens) precisam estar acompanhados dos aspectos quantitativos (valor do bens).

e-Tec Brasil

24

Tcnico em Contabilidade

Dinheiro .....................................12.000,00 Mercadorias ................................23.000,00 Bens Mveis .........................................20.000,00 Veculos ......................................30.000,00

Duplicatas a Receber ..................6.000,00 Direitos Aluguis a Receber ......................1.000,00 Impostos a Recuperar ................ 3.910,00

Duplicatas a Pagar ......................6.000,00 Obrigaes Aluguis a Pagar............................1.000,00 Impostos a Recolher................... 3.910,00

1.9 Representao Grfica do Patrimnio


Para melhor entender a formao do patrimnio a representao feita atravs de um grfico em forma de T .

PATRIMNIO ELEMENTOS + Bens Direitos ELEMENTOS Obrigaes

Contabilidade Introdutria

25

e-Tec Brasil

Se observarmos o grfico acima poderemos observar o que est em cada um dos lados do grfico: Lado esquerdo: elementos positivos, formado pelos bens e pelos direitos a receber oriundos da venda de bens ou servios, que tem a funo de aumentar o patrimnio Lado direito: elementos negativos, formado pelas obrigaes assumidas pela entidade que precisam ser cumpridas (pagas) e que, por esse motivo, reduzem o patrimnio. Observamos, tambm, que esse lados so classificados por elementos Ativos e Elementos Passivos

PATRIMNIO ATIVO + Lado Esquerdo Bens Direitos PASSIVO Lado Direito Obrigaes

Ativo um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados, do qual se espera que benefcios econmicos futuros fluam para a entidade. Passivo uma obrigao atual da entidade, como resultado de eventos j ocorridos, cuja liquidao se espera resulte na sada de recursos econmicos. Patrimnio lquido o valor residual dos ativos da entidade, aps a deduo de todos os seus passivos.

e-Tec Brasil

26

Tcnico em Contabilidade

1.10 Situaes Lquidas Patrimoniais


Partimos da constatao de que o patrimnio composto de bens, direitos e obrigaes. Apurar o patrimnio lquido nada mais do que somar os bens e direitos e deduzir as obrigaes. Dessa apurao podem resultar trs situaes: positivas, negativas ou nulas. A Situao lquida um elemento que deve ser representada, sempre, do lado direito do grfico patrimonial, seja ela negativa ou positiva.

PATRIMNIO ATIVO + Lado Esquerdo Bens Direitos PASSIVO Lado Direito Obrigaes Situao Lquida + ou -

BENS + DIREITOS - OBRIGAO = SITUAO LQUIDA

1.10.1 Situaes Lquidas Patrimoniais Possveis


1.10.1.1 Ativo > Passivo Situao Lquida Positiva
Quando a soma dos bens e direitos que so representadas no Ativo, for suficiente para cumprir as obrigaes assumidas com terceiros (fornecedores, empregados, obrigaes trabalhistas fiscais etc.) e ainda resultar em sobras para serem distribudos ou rateados, teremos uma Situao Lquida Positiva, tambm chamada de Situao Lquida Ativa, Favorvel ou Superavitria.
Fonte: www.htttp.raulmarinhog.wordpress. com Acesso em 13/08/10

Contabilidade Introdutria

27

e-Tec Brasil

1.10.1.2 Ativo < Passivo Situao Lquida Negativa


Fonte: www.htttp.raulmarinhog.wordpress. com Acesso em 13/08/10 Fonte: www.htttp.raulmarinhog.wordpress. com Acesso em 13/08/10

Quando a soma das obrigaes assumidas com terceiros (fornecedores, empregados, obrigaes trabalhistas fiscais etc.) representadas no passivo for maior do que os bens e direitos teremos uma situao Lquida Passiva, Desfavorvel, Deficitria ou passivo a descoberto. 1.10.1.3 Ativo = Passivo Situao Lquida Nula

Quando a soma dos valores dos bens e direitos representados no Ativo for igual soma das obrigaes representadas no Passivo estaremos diante de uma Situao Lquida Nula. Essa situao representa que os valores referentes a bens e direitos so suficientes apenas para pagar as obrigaes assumidas para com terceiros ou, que todo o capital investido pelos scios foi absorvido em sua totalidade.

1.10.2 Equao Bsica do Patrimnio


A Equao Bsica do Patrimnio, tambm conhecida por Equao Fundamental do Patrimnio ou Equao do Balano, apurada a partir das seguintes forma:

ATIVO = PASSIVO + SITUAO LQUIDA

e-Tec Brasil

28

Tcnico em Contabilidade

1.10.4 Patrimnio Lquido


Para que uma empresa seja formada necessrio um investimento inicial dos proprietrios, geralmente em dinheiro para cobrir as primeiras compras ou despesas (maquinrio. mveis, luz, aluguel, mercadorias, entre outras). A esse valor demos o nome de Capital. Capital so as aplicaes dos proprietrios normalmente compostas de capital e lucros retidos, ou seja, a parte do lucro no distribuda aos proprietrio (reservas) e reinvestida na empresa. A soma do lado esquerdo (ATIVO) dever ser igual a soma do lado direito (PASSIVO), mas sabemos, tambm, que a tendncia que haja uma diferena entre os elementos positivos e os elementos negativos, para que ocorra esse equilbrio temos os seguintes elementos: O Prejuzo Acumulado o resultado negativo da oscilao do patrimnio, realidade possvel nas empresas constitudas. Reservas so o resultado positivo, apurado pelas empresas que so retidos em contas de reservas (Reserva de Investimentos, Reserva de Contingncia, Reserva Legal) usados para investimentos, a fim de cobrir sinistros e para aumento de capital.

PATRIMNIO ATIVO + Lado Esquerdo Bens Direitos PASSIVO Lado Direito Obrigaes Patrimnio Lquido Capital Reserva Prejuzo Acumulado

Contabilidade Introdutria

29

e-Tec Brasil

1.11 Origem e Aplicaes dos Recursos


1.11.1 Origem dos Recursos
Para comearmos uma empresa, necessrio que se tenha um capital, que classificado no passivo e demonstra de que forma os proprietrios conseguiram ou onde foram buscar tais recursos. Diremos, ento, que a origem dos recursos encontra-se no passivo e esses recursos podem se originar de fontes externas e fontes internas. Fontes Internas: So os recursos prprios, como o capital inicial ou originrios da evoluo do patrimnio gerido pelos proprietrios como as reservas ou o Prejuzo acumulado.Classificados no passivo ( Patrimnio Lquido) Fontes Externas: So os recursos que a empresa vai buscar junto aos bancos, com os fornecedores, com os empregados, ou seja, a partir das obrigaes assumidas com terceiros. Classificados tambm no Passivo. Observe que esses recursos classificados no passivo tm uma finalidade especfica, que serem aplicados em bens e direitos para que a empresa possa dar andamento em suas atividades.

1.11.2 Aplicao dos Recursos


Os recurso originados de fontes internas e de fontes externas, so aplicados no ativo lado esquerdo do grfico na aquisio de bens e direitos necessrios para o desempenho da atividade. no Ativo que so classificados os elementos positivos da empresa.

e-Tec Brasil

30

Tcnico em Contabilidade

PATRIMNIO
A P L I C A E S

ATIVO + Lado Esquerdo

PASSIVO Lado Direito

Bens
Caixa Veculos

Obrigaes
Fornecedores Salrios a Pagar

Fontes Externas Terceiros

Direitos
Clientes Duplicatas a Receber

Patrimnio Lquido
Capital Reservas Prejuzos Acumulado
Fontes Internas Prprios

O R I G E M

A contabilidade das empresas precisa ser clara e minuciosa para que sirva aos interesses dos empresrios, dos empregados ou quaisquer dos interessados estudados no primeiro captulo. Para isso, necessrio especificar quais os elementos e respectivos valores que formam esses bens, direitos, obrigaes, Patrimnio Lquido, receitas ou despesas. Esses registros so feitos em contas especficas. Cada conta recebe seus registros. Exemplo : a conta caixa recebe toda a movimentao de sada e entrada de dinheiro da empresa.

1.12 Contas
Conta o nome dado ao componente usado para registrar todas as movimentaes que provocam, ou no oscilaes no patrimnio utilizado para registrar e controlar as movimentaes do patrimnio. Podemos consider-la como a expresso total ou parcial de um fato ou de uma srie de fatos patrimoniais, acontecidos, ou por acontecer. Em sua forma, a Conta composta de:

a) Ttulo (que a identifica); b) Dbito (localizado do lado esquerdo); c) Crdito(localizado do lado direito); d) Saldo (diferena entre o total do dbito e o total do crdito ).

Contabilidade Introdutria

31

e-Tec Brasil

A conta agrupa, portanto, o fato, ora no dbito, ora no crdito, pode, tambm, s registrar dbitos ou s crditos, e a diferena entre o total do dbito e o total do crdito, ou vice-versa, Denomina-se Saldo da Conta. No Mtodo das Partidas Dobradas, a Conta sempre contraposta a outra conta ou outras contas, ou seja, ela ter sempre uma Contrapartida. Essas contas so classificadas em dois grupos: Contas Patrimoniais e Contas de Resultado O Balano Patrimonial formado do lado esquerdo, no Ativo, por contas que representam bens e direitos e, entre elas encontramos a conta caixa que forma um outro grfico especfico em que ser registrada toda a movimentao de dinheiro que ocorrer dentro da empresa (recebimentos e pagamentos). No lado direito do grfico patrimonial, esto as contas que indicam obrigao e as contas do Patrimnio Lquido. No exemplo abaixo, elencamos a conta Fornecedores em que sero registradas toda a negociao feita com os fornecedores de mercadorias ou bens comprados a prazo (o compromisso e a extino do compromisso).

Contas Patrimoniais ATIVO + PASSIVO Saldo Devedor Saldo Credor Caixa Fornecedores
Devedor
Lado Esquerdo

Credor
Lado Direito

Devedor
Lado Esquerdo

Credor
Lado Direito

O Grfico abaixo que abriga as Contas de Resultado formado do lado esquerdo pelas despesas que chamamos de elementos negativos Entre estas contas est registrada a conta salrios, que para a empresa significa despesa. O lado direito formado pelas receitas que chamamos de elementos positivos e, entre outras, abriga a conta aluguis ativos que para a empresa representa um ganho.

e-Tec Brasil

32

Tcnico em Contabilidade

Contas de Resultados DESPESA RECEITA + Lado Esquerdo Lado Direito Salrios Alugueis Ativos
Devedor
Lado Esquerdo

Credor
Lado Direito

Devedor
Lado Esquerdo

Credor
Lado Direito

1.12.1 Contas Patrimoniais


O significado das contas patrimoniais j foi estudado. Elas abrigam as contas de bens, direitos,obrigaes, e do patrimnio liquido. Como contas que indicam bens, elencamos alguns exemplos:

Caixa conta responsvel pelo registro de entrada e sada de dinheiro na empresa. Banco conta movimento conta responsvel por registrar a entrada e sada de dinheiro da empresa que hora esse depositado no banco, hora resgatado banco. Mveis e utenslios conta em que esto registrados todos os mveis e utenslios necessrios, adquirido para uso no desempenho da atividade da empresa. Veculos conta usada para registrar os veculos de uso da empresa. Estoques contas usadas para registrar os bens usados para uso ou revenda que comprados em maior quantidade, no so enviados direto para o setor de vendas e so estocados no almoxarifado.

1.12.1.1 Como contas que indicam direitos os principais exemplos so:


Duplicatas a receber, Clientes ou Promissrias a receber contas usadas para registrar as vendas a prazo que ao pratic-las adquirimos o direito de receber, posteriormente, na data do vencimento estipulado na

Contabilidade Introdutria

33

e-Tec Brasil

fatura, no carn na promissrias etc. ICMS a recuperar - contas responsveis pelo registro dos direitos recuperveis, oriundos de compra de mercadorias ou produtos para revenda.

1.12.1.2 Como contas que indicam obrigaes temos como principais exemplos:
Fornecedores ou duplicatas a pagar - contas usadas para registrar as compras a prazo de bens e servios Salrios a Pagar Conta usada para registrar a obrigao com pagamento dos funcionrios. FGTS a recolher, INSS a recolher, PIS a recolher, Imposto Sindical a recolher e IRRF a recolher so encargos descontados ou no referentes a folha de pagamento, que a empresa tem obrigao de recolher ou pagar aos cofres pblicos.

1.12.1.3 E as contas que formam o Patrimnio Lquido temos:


Capital, Reservas e os Prejuzos Acumulados. as quais j conhecemos o significado anteriormente

1.12.2 CONTAS DE RESULTADO


Contas de Resultado so aquelas compostas por elementos que chamamos de despesas e receitas.So contas que aparecem durante o exerccio social, no podem ser usadas na formao do Balano Patrimonial e desaparecem no encerramento do exerccio. Despesas so dedues econmicas decorrente do consumo de bens ou utilizao de servios durante o perodo, que resultam em decrscimos no patrimnio Receitas so acrscimos econmicos decorrentes da venda de bens ou da prestao de servio durante o perodo, que resultam em aumento do patrimnio lquido.

e-Tec Brasil

34

Tcnico em Contabilidade

Imaginem uma balana, dois pratos, de um lado as despesas de outro as receitas. O que tiver maior peso indicar se a atividade da empresa resultou em lucro ou prejuzo.

Foto: fulano de tal

Despesa

Receita

As Contas de Resultado tambm so formadas por contas de despesa e de receitas e da mesma forma que as contas patrimoniais, recebem seus respectivos nomes como: salrios, alugueis ativos etc.
Despesas gua E Esgoto Fretes e Carretos Alugueis Passivos Juros Passivos Contribuio de Previdncia Material de Expediente Descontos concedidos Material de limpeza Despesas Bancarias Prmios de Seguros Energia Eltrica Salrios Fretes e Carretos Receitas Alugueis Ativos Receitas de Servio Descontos Obtidos Venda de Mercadorias Juros Ativos Rendimento de Aplicaes Rendimento de Poupana

Contas de Despesa gua, luz, telefone, material de expediente (caneta, papel, cartucho de tintas para impressora, impressos e outros), material de limpeza (sabo,

Contabilidade Introdutria

35

e-Tec Brasil

desinfetante, vassoura, detergente), salrios, FGTS, previdncia social, PIS e vale transporte, Agregam despesas com os funcionrios, contas referentes a materiais consumidos e utilizao de servios. Nas contas de resultado, existem contas que tem o complemento da palavra ativas e passivas (juros ativos, juros passivos, alugueis ativos e alugueis passivos) porm essas contas no tem nada a ver com o ativo e passivo do Balano Patrimonial. Podemos pensar que a palavra passivos nas contas de resultado como no portugus o agente que sofre a ao de pagar a despesa, e a palavra ativas aquela pessoa que recebe o benefcio de receber a receita. Descontos concedidos a palavra j estabelece que a empresa deu, permitiu, ou concedeu um desconto para algum. Esse fato funciona como despesa porque um valor que a empresa deixa de receber sem dvida. Desconto obtido, significa que a empresa conseguiu, obteve um desconto o que para a empresa funciona como uma receita pois um valor que ela deixa de pagar. Para melhor entender a contabilidade importante voc saber o seu lugar ou posicionamento. Voc empresa, tem que pensar como empresrio nunca como empregado. Ento, para voc que empresa, Salrio, Previdncia Social parte patronal (INSS), Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), representam despesa Portanto, so classificadas como Contas de Resultado. Estas mesmas contas acompanhadas da palavra a pagar ou a recolher, indicam obrigao Salrios a pagar, INSS a recolher, FGTS a recolher e outras indicam obrigao portanto devem ser entendidas como Contas Patrimoniais

e-Tec Brasil

36

Tcnico em Contabilidade

Atividades de aprendizagem
Complete as lacunas corretamente. 1. O campo de aplicao do patrimnio o das _____________________ ________________seja de fim lucrativo ou no. 2. O conjunto de elementos que formam o Patrimnio so _________,___ ________e__________. 3. ________________,_____________ e _______________so elementos que formam o Patrimnio Lquido e ficam do lado _____________________ do Grfico Patrimonial. 4. O objetivo da contabilidade fazer _______________________________ ________________ permitindo assim, o estudo ____________________ _____________________________patrimnio das entidades. 5. O grfico das Contas de Resultado formado de ___________________e _________________. 6. O mtodo das partidas dobradas de ____________________________ ______________. 7. Para o perfeito entendimento do registro dos fatos necessrio destacar dois aspectos que so : _____________________________e __________ _______________________________. 8. Quando estudas a Contabilidade tens como objeto principal o ___________________. 9. Quando os empresrios usam recursos prprios dizemos que as fontes so _______________e 10. Quando buscam recursos, externos dizemos que os recursos so________________________.

Contabilidade Introdutria

37

e-Tec Brasil

11. Na Contabilidade as contas so classificadas em dois grupos: ____________________e ___________________________. Marque V ( verdadeiras) nas afirmativas corretas e F ( falsa) para as afirmativas que acreditas ser incorretas. 1. ( ) O Patrimnio composto de bens, direitos e obrigaes, 2. ( ) Passivo representa todos os direitos que a empresa tem para receber, 3. ( ) No Patrimnio Lquido est o capital, as reservas e prejuzo acumulado. 4. ( ) As fontes dos recursos encontram-se no Passivo que aplicado no ativo. 5. ( ) O recursos so originados apenas de Fontes Internas. 6. ( ) O Capital prprio formado de duplicatas a pagar, salrios e impostos a receber. 7. ( ) Capital, Reservas e Prejuzo Acumulado so formas que os Patrimnio lquido se apresenta. 8. ( ) Capital o valor que os proprietrios iniciam suas atividades. 9. ( ) O caixa o Capital Social so fontes de recursos. 10. ( ) No Passivo esto representados os elementos positivos e no Ativo os elementos negativos. 11. ( ) Quando o Passivo maior do que o Ativo chamamos de Situao Superavitria 12. ( ) Ativo, Passivo e Patrimnio Lquido so formas as quais Patrimnio Lquido se apresenta. 13. ( ) O Ativo composto de bens direitos e obrigaes. 14. ( ) Passivo representa todas aquelas obrigaes e direitos que a empre-

e-Tec Brasil

38

Tcnico em Contabilidade

sa tem com terceiros. Escolha entre as duas alternativas a classificao que entendes ser a correta.
Conta 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Caixa Contas a pagar Fornecedores Alugueis a receber Clientes Banco conta Emprstimo INSS a recolher Mveis e Utenslios Imveis Impostos a pagar Bens/ Direitos Obrigaes

Escolha entre as duas alternativas a classificao que entendes ser a correta.


Conta 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Imveis Capital social Duplicatas a pagar Fornecedores Emprstimos a pagar Caixa Alugueis a pagar Mveis e Utenslios Imveis Impostos a pagar Origem dos Recursos Aplicao dos recursos

Contabilidade Introdutria

39

e-Tec Brasil

Referncias
IUDICIBUS, Srgio de . Teoria da Contabilidade l. 6 ed. So Paulo: Atlas 2000 RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Bsica . 2. Ed. . So Paulo. Editora Saraiva, 2008 MARION, Jos Carlos . Contabilidade Bsica 9.ed. So Paulo. Editora Atlas, 2008 MACHADO, Itamar Miranda. Contabilidade. Curitiba. IESDE Brasil S.A., 2009 http://www.crcrs.org.br acessado em 01 de setembro de 2010. http://www.youtube.com/watch?v=qw5wbbPwXTg&feature=related acessado em 01 de setembro de 2010. http://www.youtube.com/watch?v=kxcHALkiPkU&feature=related acessado em 01 de setembro de 2010.

e-Tec Brasil

40

Tcnico em Contabilidade

Currculo
Cleuza Maria Farias possui graduao em Ciencias Contbeis (1995),
Formao Pedaggica de Docentes para a Educao Profissional em Nvel Tcnico (2001) e Especializao em Percia Contbil (2005) pela Universidade Catlica de Pelotas. Atualmente professora do curso de Tecnologia Superiores da Instituto Federal sul-rio-grandense / Campus CAVG e professora do ensino tcnico da Escola Tcnica Estadual Joo XXIII.

Contabilidade Introdutria

41

e-Tec Brasil

Вам также может понравиться