Вы находитесь на странице: 1из 4

Max Weber - A influncia da conduta religiosa no comportamento dos indivduos foi um objeto de destaque na anlise weberiana.

- Para Weber, as congregaes crists que sofreram influncia da nobreza militar romana (cujo comportamento rejeitava qualquer procedimento irracional, desde o xtase originrio at a dana e a msica) desenvolveram tcnicas de salvao conducentes racionalizao. - Existe uma diferena fundamental entre as religiosidades predominantes no Ocidente e as que predominam no Oriente. Enquanto os orientais tendem a uma religiosidade contemplativa e fora do mundo, os ocidentais tenderam a uma religiosidade dentro do mundo, participativa em relao a ele. - A figura do asceta definida por Weber como uma pessoa que controla seus impulsos para atuar na vida secular, pois nesse controle que consiste a salvao do asceta. - Igreja segundo Weber: associao de dominao que, baseada numa ideia de salvao, cria mecanismos de coao e pretende ter o monoplio sobre eles. - Sacerdotes: sistematizam e tornam legvel a doutrina da salvao para os laicos. - O objetivo fazer com que as pessoas modifiquem a sua vida de acordo com o ideal sagrado. - A Igreja se desenvolve para uma instituio com "uma estrutura corporativa a servio de fins objetivos", que se d por um processo de rotinizao do carisma do profeta ou do salvador. - Incorporar as massas de no virtuosos, de "no qualificados religiosamente" requer ajustes. Esses ajustes tm um grande significado para a vida cotidiana, principalmente no sentido de criar uma tica do trabalho, racional. Nesse caso uniu-se prtica econmica, vida mundana e religio. - O asceta tenta mudar a vida desse mundo de acordo com a vontade de Deus. - "Ao produzirem o desencantamento do mundo e bloquearem a possibilidade de salvao por meio de uma fuga contemplativa, as seitas protestantes ocidentais - que trilharam a vida do ascetismo secular e romperam a dupla tica que distinguia monges e laicos - fomentavam uma racionalizao metdica da conduta (...) que teve intensos reflexos na esfera econmica." Tendncia racionalizao e burocracia - Sociedades ocidentais: possuem uma tendncia racionalizao. - Weber procura nos estudos das religies descobrir "at que ponto concluses racionais, que podem ser estabelecidas teoricamente, foram realmente formuladas". - Um dos meios pelo qual a tendncia racionalizao se expressa atravs da burocracia em vrias esferas da vida social (religio, economia, poltica, mfia, escola, clubes etc.) - O Estado moderno expressa a racionalizao da dominao poltica atravs de sua complexa burocracia.

- A vida econmica tambm bastante racionalizada, com a maquinizao das fbricas, a calculabilidade dos custos, a organizao do trabalho etc. Racionalizao e capitalismo - Weber entendia que a racionalizao ("a empresa permanente e racional, da contabilidade racional, da tcnica racional e do Direito Racional") foi o elemento ocidental fundamental para o surgimento do capitalismo. - Nesse sentido, houve para Weber uma afinidade muito grande entre a tica religiosa de algumas seitas protestantes estabelecidas em pases industrializados e o capitalismo e suas condies de sobrevivncia. - De acordo com a ideologia puritana, qualquer comportamento que afasta o homem do trabalho, o sono excessivo, a ociosidade, o jogo, a bebida etc. visto como um comportamento ruim, imoral. Os puritanos postularam o trabalho como um valor em si mesmo. - O trabalho na viso puritana ganha status de dever, de atitude honrosa. Atravs do trabalho buscava-se a luta contra as dvidas religiosas e as tentaes da carne. - tica protestante: ao metdica no mundo e valorizao do sucesso econmico. Os protestantes praticam o ascetismo mundano em oposio ao ascetismo catlico, que se d fora do mundo. - "(...) a perda de tempo(...) o primeiro e o principal de todos os pecados. (...) A perda de tempo, atravs da vida social, conversas ociosas, do luxo e mesmo do sono alm do necessrio para a sade - sei, no mximo oito horas por dia - absolutamente dispensvel do ponto de vista moral." - Para os puritanos o esporte deveria servir ao "restabelecimento necessrio eficincia do corpo", e atividades como a msica, a literatura, as artes plsticas, o teatro e a moda eram rejeitadas como atividades desnecessrias e inteis. -"Lembra-te que tempo dinheiro", Benjamin Franklin. O acmulo e, principalmente, o trabalho passam a ser valores em si mesmos. - O trabalho passa, tambm, a ser sinal de salvao divina. "Contra religiosas e a inescrupulosa tortura moral, e contra todas as tentaes da carne, ao lado de uma dieta vegetariana e banhos, trabalha energicamente em tua vocao". - A Idade Mdia via com maus olhos o acmulo de bens materiais. O ascetismo mundano mudou essa ideia. A religio foi um impulso inicial existncia do capitalismo. Esse sistema hoje no precisa mais dele. Hoje a busca pelo lucro tem interesses puramente mundanos. Carisma e desencantamento do mundo - O mundo, outrora sagrado, mgico, agora habitado pela tcnica e pelo clculo.

- Os valores ltimos e mais sublimes foram retirados da vida pblica, agora dominada pela subordinao e pelo conhecimento cientfico. - Um "selvagem" tem um domnio muito maior sobre os elementos que compem a sua sociedade do que o homem "civilizado". - Em momentos de crise na ordem social, devido a presses, tenses ou sofrimentos, h a possibilidade do surgimento de uma figura carismtica, uma pessoa com uma qualidade extraordinria, graas qual ela considerada possuidora de foras "no acessveis a qualquer pessoa". - Weber identifica no lder carismtico uma pessoa capaz de produzir mudanas significativas numa ordem social. - Porm, passado o momento de crise, o carisma engolido pela lgica das instituies, "rotinizado ou adaptado ao cotidiano".

ANOTAES GERAIS DA AULA DO PROF. Dr MARCELO MACIEL (IUPERJ), PPGCS-RURAL. - Weber define como fenmenos sociais os fenmenos econmicos, tanto os economicamente relevantes quanto os economicamente condicionados. Por isso ele se define como economista poltico. - Sociologia weberiana: sociologia compreensiva, isto , que elabora uma compreenso cientfica da ao humana. - O teor do trabalho cientfico no deve ter tendncia polticas, apesar de no haver uma cincia isenta de valores. O que a cincia deve se propor a fazer esclarecer os valores em luta, assim como as consequncias de determinadas polticas sociais. - O esclarecimento em cincias sociais o esclarecimentos dos meios e dos fins, sendo estes as consequncias no premeditadas. - At que ponto a cincia pode esclarecer a realidade? - Para Kant, filsofo que influenciou muito Weber, a centralidade do conhecimento est no sujeito, no no objeto. A essncia do mundo no diretamente acessvel ao homem. - O objeto das cincias sociais possui significado cultural. S cultura o que significativo para o homem. - O conhecimento cientfico deve ser vlido para qualquer pessoa de qualquer sociedade. - A cincia o resultado de uma cosmoviso que s surgiu no Ocidente. - A origem mais remota da cincia a Grcia Antiga. Ela pretendeu ser universal. - Cincia para Weber: um ponto de vista sobre o real que se constri a partir do ponto de vista do cientista.

- O que define um fenmeno para Weber: que ele tenha caractersticas recorrentes. - A sociologia no precisa tomar para si o que problema para a sociedade. Ela tambm cria problemas. Cincias como vocao: o bom desempenho da cincia depende da paixo, do trabalho e da inspirao do cientista. Este, por ser humano e, portanto, finito, jamais poder conhecer a totalidade do universo. O homem moderno entender a histria como progresso. Para ele a morte no faz sentido. - A modernidade um politesmo de valores. O Estado moderno no eliminou a religio. A secularizao em Weber no significa o desaparecimento da religio, mas sim a perda do monoplio da dominao e da cosmoviso religiosa. A modernidade fragmentada em vrias vises. - O que h entre capitalismo e protestantismo uma afinidade seletiva. O capitalismo no nasceu do protestantismo. Este deu um impulso para o capitalismo, mas no foi a sua origem. - Weber trata o capitalismo como uma engrenagem sem esprito. - O poltico para Weber um homem de ao, um possvel profeta secular. O homem autntico um heri, um crtico da sociedade. - O desejo do poder baseado num ideal, podendo ser um interesse material tambm, mas movido por uma motivao moral. O poltico por vocao quer interferir na histria. - O cientista movido somente pelas causas da cincia. - Poltica como vocao: paixo, senso de responsabilidade (noo das consequncias de suas aes) e senso de proporo (noo da proporo de suas aes). - A religio leva a tica do tudo ou nada. No esse o caso da poltica.

Вам также может понравиться