Вы находитесь на странице: 1из 28

Artur J.M. Valente avalente@ci.uc.

pt
http://www.qui.uc.pt/pessoais/avalente

Departamento de Qumica Universidade Coimbra

RESDUOS SLIDOS

Universidade de Coimbra 2006

Referncias Bibliogrficas:
1. Cheremisinoff, N.P., Handbook of Solid Waste Management and Waste Minimization Technologies, Elsevier, 2003. 2. Tchobanoglous, G., Theisen, H. and Vigil, S., "Integrated Solid Waste Management. Engineering Principles and Management Issues", International Editions, McGraw Hill Book Co., 1993. 3. Rocha, I. e D.F. Vieira, (2002), Resduos. Legislao, Contencioso, Contra-ordenacional, Jurisprudncia, 3edio, Coleco Ambiente, N2, Porto Editora.

Confinamento de resduos slidos Tcnicas de tratamento de resduos slidos


Tratamento qumico Tratamento biolgico Tratamento trmico

Resduos Slidos Industriais

Confinamento de Resduos Slidos


A segurana e credibilidade do confinamento a longo prazo dos resduos dos efluentes slidos uma componente importante da gesto integrada de resduos.

Resduos de efluentes slidos: - parte do efluente no reciclvel/reciclado - que permanecem aps o processamento de recuperao de materiais - que permanecem aps recuperao dos produtos de converso e/ou energia.

Do ponto de vista histrico a disposio de resduos slidos era efectuado nas terras (superfcie) ou mesmo no mar Em 1933 ocorre a proibio, nos USA, de descargas no mar Actualmente, resduos colocados em aterros podem ser novamente usados como fertlizantes de forma a aumentar a produtividade dos oceanos e da terra, ou mesmo no mar de forma a colmatar falhas tectnicas De qualquer das formas a utilizao de aterros continua a ser a forma mais importante de confinamento de resduos slidos

Passado

Presente

Presente

O ATERRO: uma instalao fsica usada para colocar os resduos slidos na superfcie dos solos da crosta terrestre ATERRO SANITRIO: constitui um aterro usado para a disposio de resduos municipais, desenhado de forma forma a minimizar os impactos para o meio ambiente e para a sade pblica CLULA: corresponde ao volume de material colocado no aterro durante um perodo de operao, normalmente 1 dia. PROTECO DIRIA: consiste numa cobertura com 1530 cm de solo ou outro material, de forma a evitar o contacto dos resduos com o ar e, consequentemente, evitando assim o aparecimento de ratos e moscas e, consequentemente, a propagaao de doenas.

Vista duma seco dum aterro sanitrio

Os detalhes de operao num aterro variam com o tipo de material a colocar no aterro bem como da configurao do aterro. As principais etapas da construo dum aterro, podem ser sintetizadas da seguintes forma: O 1 passo envolve a preparao do terreno onde o aterro vai ser construdo. Quaisquer linhas de gua devem ser desviadas; este cuidado deve ser redobrado quando os aterros so construdos em colinas, ou ravinas, onde os fluxos das guas da chuva tm um efeito importante.

outros aspectos importantes so a construo de acessos adequados, zonas de pesagem, e instalao de delimitao (e.g. cercas). As escavaes e a preparao do solo so o passo seguinte; actualmente os aterros devem ser construdos em seces, por etapas; desta forma s uma pequena parte da superfcie do aterro se encontra exposta a ataques exteriores, tais como a precipitao.

O fundo do aterro deve apresentar uma forma tal, que permita a colocao de um forro de baixa permeabilidade, e a drenagem dos lixiviados. A drenagem dos lixiviados, bem como os equipamentos de extraco destes, devem ser colocados ou no interior ou imediatamente sobre o forro. O forro deve ser estendido pelas paredes laterais do aterro.

Devem ser construdas e instaladas valas horizontais no fundo dos aterros para permitir a sada controlada e recuperao de gases. Este aspecto de importncia redobrada quando h previses da formao de compostos orgnicos volteis (COV ou VOC). A minimizao da libertao de VOCs, pode ser conseguida atravs da aplicao de vcuo (e consequente retirada de ar) em todas as clulas do aterro. O gs contendo VOCs deve ser queimado sob condies controladas para destruir os VOCs.

A colocao de resduos nos aterros (1)


Os resduos devem ser colocados em clulas. Os resduos slidos depositados aps a recolha e o transporte atravs de veculos apropriados devem ser espalhados em camadas e compactados. A altura dum clula tpica ronda entre os 2,5 e os 3,5 m. O comprimento da frente de trabalho depende das condies do local, e das dimenses da operao (e.g. quantidade de resduos, rea de descarga). A largura duma clula pode variar entre os 3 e os 9 metros dependendo, mais uma vez, do projecto e da capacidade do aterro.

A colocao de resduos nos aterros (2)


Todas as reas expostas das clulas, aps o fim de cada perodo de operao, deve ser coberta por uma fina camada de solo (15 a 30 cm), ou outro material apropriado. Valas horizontais para recolha de gases devem ser abertas superfcie de cada um dos pisos do aterro. As valas so perfuradas com tubos plsticos e acamadas com cascalho. Dependendo do n de camadas de clulas pode-se proceder montagem de linhas de drenagem entre pisos sucessivos.

A colocao de resduos nos aterros (3)


A cobertura final deve ser tal que minimize a infiltrao devido precipitao, e que permita um eficaz escoamento para longe das seces activas do aterro. A cobertura deve ser ajardinada para controlar/evitar a eroso.

A colocao de resduos nos aterros (4)


A extraco de gs pode ser aproveitada para valorizao energtica.

A construo/gesto de aterros deve assegurar uma eficaz manuteno dos aspectos de construo do aterro, tais como garantir a consistncia das coberturas quanto eficcia da drenagem, bem como dos sistemas de controlo dos lixiviados.

AJM Valente

MSc Eng Ambiente, UC, 2005

GESTO DO ATERRO POST-CLAUSURA


A monitorizao e a manuteno dos aterros deve continuar at cerca de 30 ou 50 anos o seu encerramento. Em particular, importante manter a superfcie do aterro em bom estado. Os sistemas de controlo de lixiviados e de gases deve tambm ser mantido, durante esse perodo, para evitar possveis impactos ambientais.

REACES QUE OCORREM NOS ATERROS Os resduos slidos (RS) colocados em aterros sanitrios sofrem um nmero de alteraes biolgicas, qumicas e fsicas. Reaces Biolgicas As principais reaces biolgicas so aquelas que envolvem a matria orgnica (M.O.) dos RSU, com a formao de gases e, eventualmente, lquidos. A decomposio biolgica processa-se em condies aerbicas por um curto perodo de tempo (desde a colocao dos RSU at ao consumo total de O2). Neste processo o principal gs que se forma o CO2. Aps este perodo, quando a decomposio da M.O. se torna anaerbica, os principais produtos que se formam so o CO2, CH4, H2S e NH3. Estes so apenas os produtos mais importantes que se formam, uma vez que um conjunto enorme de reaces qumicas podem ter lugar.

REACES QUE OCORREM NOS ATERROS (2) Reaces Qumicas As reaces qumicas que ocorrem no interior do aterro incluem: - dissoluo e suspenso dos materiais do resduo, e converso biolgica de produtos nos compostos existentes no lquido percolado atravs do resduo; - evaporao e vaporizao de compostos qumicos e gua, que sero dissolvidos nos gases do aterro; - soro de produtos orgnicos volteis pelos materiais slidos; - deshalogenao e decomposio de compostos orgnicos; - reaces de oxidao-reduo envolvendo metais e a consequente solubilizao desses metais.

REACES QUE OCORREM NOS ATERROS (3) A solubilizao de compostos resultantes da converso biolgica no lixiviado de extema importncia, pois este transportado para o exterior. Estes compostos podem, subsequentemente, ser libertados na atmosfera, no solo, ou em linhas de gua (aps o tratamento dos lixiviados). Outras reaces qumicas importantes so as que envolvem os compostos orgnicos e os revestimentos que envolvem argila, uma vez que podem afectar as propriedades de transporte destes.

REACES QUE OCORREM NOS ATERROS (4) Reaces Fsicas As alteraes fsicas mais importantes a considerar so: - difuso lateral de gases; - emisso de gases para o meio ambiente; - movimentos do lixiviado no interior do aterro; - assentamento causado pela consolidao e decomposio do material do aterro. O movimento e a emisso de gases so importantes devido s variaes de presso que podem ocorrer e que podem conduzir, em ltima anlise, fissurao e abertura de falhas das coberturas e forros.

REACES QUE OCORREM NOS ATERROS (5) A possvel entrada de gua conduzir a um aumento da produo de gs e, consequentemente, a um aumento da fissurao. O possvel escape de gases pode transportar compostos carcinognios e teratognicos. Uma vez que os gases dos aterros tm considerveis quantidades de CH4, estes podem dar origem a combustes e/ou exploses. A migrao descedente do lixiviado pode tambm ser um problema, pois ao atingir novos locais podem suscitar a ocorrncia de novas reaces.

CLASSIFICAO DE ATERROS Normalmente os aterros so classificados de acordo com os resduos que a vo ser depositados. Embora no haja uma classificao padro, a que parece reunir maior consenso a que se segue:

Classificao
I II III

Tipo de resduo
Perigosos Especfico /seleccionado RSU

LOCALIZAO DE ATERROS Uma das tarefas mais difceis de tomar pelas comunidades e pelos polticos a localizao dum aterro. Os factores que devem ser considerados na avaliao dum local potencial para um aterro so: 1. Distncia de transporte
Esta uma das variveis importantes para a seleco dum aterro. A distncia necessria para o transporte dos resduos vai afectar o projecto e a prpria gesto do aterro. No entanto, como actualmente, a localizao dos aterros feita tendo em considerao aspectos ambientais e decises polticas, a construo de aterros longe das fontes dos resduos tornou-se rotina.

2. Limitaes de localizao Zonas junto a aeroportos (nunca menos de 1,5 a 3 km), zonas pantanosas, zonas de impacto ssmico ou instveis, e zonas de cheias (num perodo inferior a 100 anos) so zonas probidas para a localizao de aterros.

LOCALIZAO DE ATERROS (2) 3. rea disponvel Assegurar uma rea de terra disponvel suficiente para o fim a que se destina muito importante, e nem sempre fcil. A rea escolhida deve permitir o seu uso por, pelo menos, 5 anos. Quanto menor for o tempo de vida dum aterro maiores sero os seus custos. Tambm, neste item, necessrio fazer uma projeco do desenvolvimento duma determinada regio (demogrfico, industrial, etc.)

AJM Valente

MSc Eng Ambiente, UC, 2005

LOCALIZAO DE ATERROS (3) Estimar a rea necessria para um aterro, para uma comunidade com uma populao de 30 000 habitantes, assumindo que a produo de resduo slido igual a 3 kg/(capita.dia), a densidade de resduo compactado no aterro igual a 475 kg/m3, e a altura mdia dos resduos compactados igual a 6 m.
Taxa de produo de R.S.= 3 * 30 000 =90 000 kg/dia Volume necessrio por dia = 90 000/475 = 189,5 m3/dia rea necessria por ano = 189,5 * 365 / 6 = 11 528 m2 = 1,15 hectare/ano

AJM Valente

MSc Eng Ambiente, UC, 2005

LOCALIZAO DE ATERROS (4) Algumas correces devem ser efectuadas aos clculos atrs mencionados: - O valor real da rea dum aterro deve ser superior calculada em 20 a 40 %, de forma a considerar zonas tampo, zonas de edifcios de escritrio e servios, estradas de acesso, etc. - Os clculos a efectuar devem tambm considerar alguns factores de correco, tais como, a quantidade de R.S. por matria crua, que em termos de RSU de aproximadamente 908 kg/tonelada.

AJM Valente

MSc Eng Ambiente, UC, 2005

LOCALIZAO DE ATERROS (5) 4. Acessos 5. Topografia e tipo de solo - Importante para garantir materiais de cobertura. 6. Condies climatricas Algumas das razes por que este factor importante so: em locais com Invernos rigorosos acessos ao locais podero ser afectados; zonas caracterizadas por tempo chuvoso podero conduzir necessidade de construo de reas de aterro separadas; em zonas onde neve frequentemente essencial garantir um armazenamento adequado de material para cobertura.

AJM Valente

MSc Eng Ambiente, UC, 2005

LOCALIZAO DE ATERROS (5) 7. Hidrologia da superfcie 8. Condies geolgicas e hidrogeolgicas Estas condies so talvez as mais importantes na escolha do local do aterro. Os dados geolgicos e hidrogeolgicos permitiro avaliar o potencial e poluio e estabelecer o que deve ser feito, em termos de preveno, para assegurar que os fluxos de lixiviado ou dos gases no interfiram na qualidade das linhas e lenis de gua. 9. Condies ambientais locais Embora seja possvel construir aterros nas proximidades de populaes; os aterros devem ser construdos tendo em ateno aspectos tais como: trfico, rudo, cheiros, impacto visual e resduos perigosos.

LOCALIZAO DE ATERROS (6) 10. Potencial uso do local aps clausura

A escolha final depender, em qualquer dos casos, essencialmente: - Estudo do local - Projecto de engenharia Anlise de custos (investimento e gesto/manuteno) - Estudo do impacto ambiental

10

LOCALIZAO DE ATERROS (7)

Gases dos aterros


Um aterro de R.S. pode ser conceptualizado como um reactor bioqumico em que o input so R.S. e gua, e o output so gases e lixiviados. O material armazenado nos aterros incluem M.O. parcialmente biodegradvel e outros materiais inorgnicos. Sistemas de controlo de gases: - monitorizar a libertao indesejada de gases para a amosfera; - monitorizar movimentos laterais e verticais de gases no interior do aterro.

Gases dos aterros (2)


Os gases expelidos pelos aterros podem ser usados para: - produzir energia

11

Chorume
O chorume um lquido escuro contendo alta carga poluidora, o que pode ocasionar diversos efeitos sobre o meio ambiente. O potencial de impacto deste efluente est relacionado com a alta concentrao de matria orgnica, reduzida biodegradabilidade, presena de metais pesados e de substncias recalcitrantes.
Parmetro .pH Slidos totais Matria orgnica (mg/L) Carbono orgnico total Carncia biolgica de oxignio (CBO5) Carncia qumica de oxignio (CQO) CBO5/CQO Azoto orgnico Elementos traos inorgnicos (g/L) Arsnio Cdmio Cromo Cobalto Cobre Chumbo Mercrio Gama 4,5 9 2000 60 000

Macrocomponentes inorgnicos (mg/L) Fsforo total 0,1 23 150 - 4500 8-7750 610-7320 70-7700 50-3700 50-2200 10-7200 30-15 000 3-5500 0,03-1400 4-70 Cloretos Sulfatos HCO3Sdio Potssio Azoto amoniacal Clcio Magnsio Ferro Mangansio Slica

30 29 000 20 57 000 140 152 000 0,02 - 0,80 14 2500 0,01-1 0,0001-0,4 0,02-1,5 0,005-1,5 0,005-10 0,001-5 0,00005-0,16

Os gases expelidos pelos aterros podem ser usados para: - combusto controlada para eliminao de constituintes perigosos na atmosfera durante a descarga.

Os gases produzidos em aterros podem ser classificados como: - Principais (gases libertados em grandes quantidades e produzidos pela fraco orgnica dos RSU) - Residuais (alguns destes gases so txicos e podem apresentar risco para a sade pblica)

Gases dos aterros (3)


Constituio tpica de gases dum aterro de RSU
Componente Metano Dixido de carbono Azoto Oxignio Sulfuretos, dissulfuretos, mercaptanos Amnia Hidrognio Monxido de carbono Constituintes vestigiais Caractersticas Temperatura (C) Gravidade especfica Humidade Poder calorfico (kJ/m3) Percentagem* 45-60 40-60 2-5 0,1-1,0 0-1,0 0,1-1,0 0-0,2 0-0,2 0,01-0,6 Valor 37-50 1,02-1,06 Saturada 14900-20500

* Por volume de resduo seco

12

Gases dos aterros (4)


Da anlise da Tabela anterior pode-se verificar que o CO2 e CH4 so os principais gases produzidos pela decomposio anaerbia dos componentes orgnicos biodegradveis do resduo nos RSU. Quando o CH4 est presente no ar em concentraes entre 5 e 15 %, explosivo. Uma vez que apenas uma limitada quantidade de O2 est presente num aterro quando o metano atinge concentraes crticas, o risco de exploso muito baixo. A concentrao destes gases no lixiviado depende da sua concentrao na fase gasosa em equilbrio com o lixiviado, e pode ser estimado atravs da Lei de Henry (P = k c). Uma vez que o CO2 afecta o pH, a concentrao de CO32- pode ser usada para estimar o pH do lixiviado e vice-versa.

Gases dos aterros (5)

Constituintes vestigiais dos gases dos aterros


Muitos dos compostos existentes nesta classe so classificados como compostos orgnicos volteis (VOCs) A presena destes gases no lixiviado depende, em primeiro lugar, da concentrao no gs em contacto com o lquido A ocorrncia de concentraes significativas de VOCs no gs dos aterros est normalmente associado com o tempo de vida desse aterro (em aterros novos a concentrao dos VCOs extremamente baixa)

Gases dos aterros (6)


Concentrao Tpica de compostos vestigiais encontrados em gases de aterros, tendo como base de estudo 66 aterros de RSU na Califrnia.
Concentrao / ppb(V) Composto Acetona Benzeno Clorobenzeno Clorofrmio 1,1-Dicloroetano Diclorometano 1,1-Dicloroeteno Cloreto de dietileno trans-1,2-dicloroetano 2,3-dicloropropano 1,2-dicloropropano Brometo de etileno Dicloreto de etileno xido de etileno mdia 6 838 2 057 82 245 2 801 25 694 130 2 835 36 0 0 0 59 0 mximo 240 000 39 000 1 640 12 000 36 000 620 000 4 000 20 000 850 0 0 0 2 100 0 Concentrao / ppb(V)

Composto Etil benzeno Etil-metil-cetona 1,1,2-tricloroetano 1,1,1-tricloroetano Tricloroetileno Tolueno 1,1,2,2-tetracloroetano Tetracloroetileno Cloreto de vinilo Estirenos Acetato de vinilo Xilenos

mdia 7 334 3 092 0 615 2 079 34 907 246 5 244 3 508 1 517 5 663 2 651

mximo 87 500 130 000 0 14 500 32 000 280 000 16 000 180 000 32 000 87 000 240 000 38 000

13

Gases dos aterros (6)


Fichas de Segurana / Diclorometano
Stability Stable. Incompatible with alkali metals, aluminium, strong oxidising agents, strong caustics, some forms of plastic, titanium. Toxicology Harmful if swallowed or inhaled. May be harmful by skin contact. Eye and skin irritant. Readily absorbed through the skin. Asphyxiant. Causes CNS depression. Possibly carcinogenic in humans. Possible mutagen. Experimental reproductive effects. Toxicity data inhalation-human lowest published toxic concentration 500 ppm/8h subcutaneous-dog lowest published lethal dose 2700 mg kg-1 inhalation-guinea pig lowest published lethal concentration 5000 ppm/2h oral-rat lethal dose 50 percent kill 1600 mg kg-1 oral-human lowest published lethal dose 357 mg kg-1 intraperitoneal-mouse lethal dose 50 percent kill 437 mg kg-1 inhalation-mouse lethal concentration 50 percent kill 14400 mppm/7h.
http://ptcl.chem.ox.ac.uk/MSDS/#MSDS

Produo de Gases em Aterros

Produo de Gases em Aterros (2)


CQO: Carncia qumica de oxignio, usado para medir o contedo de matria orgnica existente em resduos. CBO5: Carncia bioqumica de oxignio em 5 dias, envolve a medida do oxignio dissolvido usado por microorganismos na oxidao bioqumica da matria orgnica. CQO / CBO = 1, matria orgnica perfeitamente biodegradvel CQO / CBO < 2, matria orgnica biodegradvel CQO / CBO > 2, matria orgnica no biodegradvel

14

Produo de Gases em Aterros (3) FASE I


Nesta fase os componentes biodegradveis dos RSU sofrem decomposio microbial. A decomposio biolgica ocorre em condies aerbicas, devido quantidade de ar retido durante o aterro. A principal fonte de microorganismos responsveis pela decomposio aerbica e anaerbica dos resduos o solo usado como cobertura das clulas. Outras fontes de microorganismos so lamas provenientes de ETARs, e lixiviados reciclados.

Produo de Gases em Aterros (4)


FASE II
Concentrao de O2 diminui Condies anaerbicas tornam-se favorveis Com as condies anaerbicas, os nitratos e sulfatos, que servem como aceitadores de electres em reaces biolgicas, so reduzidos a N2 e a H2S 2CH3CHOHCOOH + SO42- CH3COOH + S2- + 2H2O + 2CO2 lactato H2 + SO42- S2- + 4H2O S2- + 2H+ H 2S

O incio das condies anaerbicas pode ser monitorizado atravs do potencial redox Reduo do sulfato e nitrato: -100 mV< E < -50 mV Produo de metano: -300 mV< E < -150 mV Com a diminuio do E a produo de CH4 e CO2 aumenta e a fase III inicia-se, com a decomposio de matria orgnica em cidos orgnicos. Na Fase II, o pH do lixiviado comea a diminuir devido presena de cidos orgnicos, bem como devido elevada presena de CO2.

Produo de Gases em Aterros (5) FASE III


Nesta fase ocorre um aumento da produo de cidos e uma diminuio da produo de H2, como consequncia da actividade de microrganismos iniciada em II. Um mecanismo de 3 passos distintos caracteriza esta fase:
Hidrlise de compostos de elevada MM (protenas, polisacardeos, etc.) atravs de enzimas e com produo de compostos usados por microorganismos como fonte de energia e clulas de carbono. Acidognesis: envolve a converso microbial dos compostos resultantes do 1 passo em intermedirios de inferior MM, tais como cido flvico e CH3COOH. O principal gs produzido o CO2; H2 produzido em pequenas concentraes. Os microorganismos envolvidos so bactrias designadas por acidogenes ou produtoras de cido.

15

Produo de Gases em Aterros (6) FASE III


O pH do lixiviado, entretanto formado, cai para valores inferiores a 5 devido presena de CO2 e outros c. orgnicos. Durante esta fase a CQO, CBO e a condutividade aumentam significativamente. Muitos nutrientes essenciais so removidos durante esta etapa. Um facto importante que, caso no ocorra formao de lixiviados, os produtos das reaces que ocorrem nesta fase sero sorvidos pelo aterro e a permanecero.

Produo de Gases em Aterros (7)


FASE IV
Nesta fase um segundo grupo de microorganismos transformam o gs hidrognio e o cido actico em dixido de carbono e metano. Em alguns casos estes microorganismos desenvolvem-se antes do fim da Fase III. Estes microorganismos so estritamente anaerbios e so denominados de metanognicos. Nesta fase formao de cido e metano ocorre simultaneamente, embora a velocidade de formao de cido seja bastante inferior. Nesta fase, o pH dentro do aterro volta a aumentar para valores entre 6.8 e 8, enquanto a condutividade, CQO e CBO do lixiviado reduzir-seo. Para elevados valores de pH, apenas alguns poucos constituintes inorgnicos podem permanecer em soluo; como resultado, a concentrao de metais pesados poder tambm reduzir-se

Produo de Gases em Aterros (8) FASE V


A fase de maturao ocorre aps todo o material orgnico biodegradvel ter sido convertido em CH4 e CO2 na Fase IV. Uma vez que o vapor hmido continua a migrar no aterro, durante esta fase, ainda possvel obter alguma formao daqueles gases, atravs da disponibilizao de material orgnico existente em zonas menos acessveis. A taxa de produo de gases diminui drasticamente. O lixiviado contm muitas vezes, nesta fase, cidos flvico e hmico, o que torna-o de difcil converso biolgica.

16

Durao das diferentes fases

A durao das diferente fases varia com a distribuio dos compostos orgnicos pelo aterro, da disponibilidade de nutrientes, do contedo de humidade e do grau de compactao inicial.

Aumentando a densidade do material colocado no aterro diminuir a possibilidade da humidade alcanar todas as partes do resduo e, consequentemente, a velocidade de bioconverso e de produo de gs diminuir.

Durao das diferentes fases (2)


Distribuio, em %, de gases dum aterro estudado durante 4 anos aps a clausura duma clula.

tempo aps clausura (meses)

0-3 36 6 12 12 18 18 24 24 30 30 36 36 42 42 - 48
* Valores mdios, em % (V)

N2 5.2* 3.8 0.4 1.1 0.4 0.2 1.3 0.9 0.4

CO2 88 76 65 52 53 52 46 50 51

CH4 5 21 29 40 47 48 51 47 48

Volume de gs produzido A reaco geral para a decomposio anaerbica de resduo slido pode ser escrita como:
bactrias

M.O. + H2O

M.O. biodegradada + CH4 + CO2 + outros gases

A reaco anterior requer a presena de gua. Quando ela no existe o aterro permanece mumificado durante dcadas. Assim, embora a produo de gs dependa da relao estequimtrica as condies hidrolgicas afectam de forma significativa a velocidade e o perodo de tempo no qual a produo de gs tem lugar.

17

Volume de gs produzido (2)


O volume dos gases libertados durante a decomposio anaerbia pode ser estimado de diferemtes formas; uma delas considerar que os constituintes orgnicos individuais (com excepo dos plsticos), existentes nos RSU, podem ser representados pela formula: CaHbOcNd. Assim, o volume total de gs pode ser estimado atravs da equao CaHbOcNd + ((4a-b-2c+3d)/4) H2O
((4a+b-2c-3d)/8) CH4 + ((4a-b+2c+3d)/8) CO2 + d NH3

assumindo a converso completa do resduo orgnico biodegradvel em metano e dixido de carbono.

Volume de gs produzido (3)


Os materiais orgnicos presentes nos RS podem ser divididos em duas diferentes classificaes:
Os que se decompem rapidamente (de 3 semanas a 5 anos) Os que se decompem lentamente (at 50 anos ou mais)

componente

Rapidamente Lentamente biodegradvel biodegradvel

Resduos de comida jornais Papel carto Plsticos Txteis Borracha Peles L

Produo de gs em funo do tempo


Em condies normais, a taxa de decomposio, medida atravs da produo de gs, alcana um mximo nos primeiros 2 anos, diminuindo em seguida, embora possa continuar por perodos at 25 anos ou mais. Pelas figuras a seguir apresentadas, podemos observar que a velocidade de decomposio pode ser obtida com base num modelo de tringulos, no qual os picos ocorrem 1 e 5 anos aps a produo de gs.

Representao grfica da produo de gs por decomposio de matria orgnica colocada num aterro

18

Produo de gs em funo do tempo (2)


Da figura anterior podemos concluir:
A produo de gs inicia-se aps o 1 ano; A rea do tringulo a altura x (1/2)base A produo de gs = (1/2 base [anos] x altura da velocidade de produo de gs [m3/(kg.ano)] A produo total de gs obtida somando a produo de gs anual por processo lento e processo rpido; ou seja, corresponde rea total inferior curva de produo de gs. O contedo de matria hmida de elevada importncia para uma decomposio eficaz da M.O. A quantidade de matria hmida ptima para uma converso da M.O. biodegradvel nos RSU de cerca de 50 60 %. Devemos tambm ter em conta que esta no se encontra uniformente distribuida pelo aterro. Quando o contedo da M.H. limitado a curva de produo de gs torna-se bem mais achatada, prolongando-se no tempo.

Fontes de gases residuais


Os constituintes vestigiais dos gases dos aterros provm, principalmente, de duas origens:
Os que j entram no aterro com os resduos; Os que so produzidos por reaces no aterro (biticas e abitocas).
Muitos dos gases chegam ao aterro dissolvidos nos lquidos existentes nos R.S., mas tendema volatilizar. Esta tendncia proporcional presso de vapor do lquido, e inversamente proporcional rea da superfcie duma esfera do lquido voltil dentro do aterro. Desde que os compostos perigosos sejam banidos dos aterros, as concentraes dos compostos orgnicos volteis reduzem-se drasticamente

Fluxo de gases nos aterros


Duma forma geral, os gases produzidos nos aterros so libertados na atmosfera por difuso molecular. Uma vez que a presso interna superior Patm o fluxo de gs depende tambm duma parcela devido ao transporte por conveco. Outros factores a considerar so a soro de gases por lquidos e slidos, bem como a formao e o consumo, de gases, por reaces qumicas.
Referncia: V. cte D eixo ZZ

(1 + )

C C 2C = + D 2 +G t z z

: porosidade (cm3/cm3) : factor de abrandamento (devido a soro, mudana de fase, etc.) C: conc. do componente (g/cm3) D: coef. difuso (cm2/s) v: velocidade de conveco (cm/s) G: factor de correco (g cm-3 s-1)

19

Fluxo de gases nos aterros (2)


A velocidade de conveco pode ser calculada atravs da eq. da Lei de Darcy:

k dP dz

k: coef. permeao intrnseca (m/s) : viscosidade da mistura de gases (N s /m2)

Valores tpicos para a velocidade de conveco de gases nos aterros so de 1 a 15 cm/dia. Simplificando a equao de transporte de massa, em condies de estadoestacionrio, obtemos: 2

0 =

C C +D 2 z z

Se, por outro lado, a produo de gs deixar de ser significativa, ento apenas a componente difusiva permanece, e ao ser integrada, obtemos:

J = D
onde J o fluxo de gs em g / (cm2 s)

C z

Fluxo de gases nos aterros (3)


O coeficiente de difuso efectivo uma funo da difuso molecular e da porosidade do solo; isto :

D = Deff = D'

/3 10 gas 2

gas: porosidade com gs


: porosidade total

Outra aproximao para a determinao do coeficiente de difuso efectivo :

Deff = D '
onde o factor de tortuosidade (geralmente assumido como igual a 0,67).

Movimento dos principais gases dos aterros


1. MOVIMENTO ASCENDENTE CO2 e CH4 podem ser libertados na atmosfera por passagem atravs da cobertura. Assumindo condies de solo seco (no h reteno efectiva de gs): gas=

D = Deff = D'

/3 10 gas 2

J = D
Catm Caterro lcobertura

C z

J = D' 4 / 3

Valores de coeficientes de difuso tpicos para o metano e para o dixido de carbono so, respectivamente, 0,20 e 0,13 cm2/s.

20

Movimento dos principais gases dos aterros


2. MOVIMENTO DESCENDENTE Devido sua densidade o CO2 pode-se acumular no fundo do aterro. Se o solo for o forro do aterro, o CO2 pode inicialmente permear atravs do solo (por difuso), at alcanar as guas subterrneas. (Note-se que o uso de geomembranas limita o movimento do CO2.) Quando tal acontece o CO2 dissolve-se facilmente em gua diminuindo o pH desta, e contribuindo para o contedo de minerais, em como para o aumento da dureza dessa gua, uma vez que da diminuio de pH resulta a solubilizao de, por exemplo, carbonatos de clcio e magnsio em hidrocarbonetos.

Movimento dos principais gases dos aterros


3. MOVIMENTO DOS GASES RESIDUAIS Considerando as condies fronteira apresentadas no esquema indicado o fluxo de gs pode ser obtido pela seguinte equao:

J i = D' 4 / 3

Ci , atm Ci , sWi L

Wi = factor de correco devido fraco de composto i existente no resduo Ci,s = conc. de vapor em condies de saturao

J i = D' 4 / 3C i , sWi / L

Ci,s Wi = concentrao do composto i imediatamente por baixo da cobertura.

Movimento dos principais gases dos aterros


3. MOVIMENTO DOS GASES RESIDUAIS (2) Estimar a emisso de tolueno (a), 1,1,1-tricloroetano (b) e cloreto de vinilo (c) para a atmosfera, desde o interior duma aterro devido a difuso, sabendo que: T=30C, porosidade do material de cobertura=0,30; espessura da cobertura=0,6 m; Wi=0,001. A partir de valores tabelados: Ci,s (a)=180,4 g m-3; D(a)=0,068 cm2/s Ci,s (b)=1081 g m-3 ; D(b)=0,071 cm2/s Ci,s (c)=11,090 g m-3; D(c)=0,098 cm2/s

J a = 2,39 x10 11 gcm 2 s 1 J b = 1,5 x10 10 gcm 2 s 1 J c = 2,12 x10 9 gcm 2 s 1

21

Composio, formao e controlo dos lixiviados numa aterro


Quando a gua percola atravs do RS e dissolve alguns dos componentes desse resduo ou extrai materiais suspensos, obtm-se um lixiviado. Alguns dados representativos da constituio dum lixiviado num aterro a seguir apresentado (valores em mg/L).
CBO5 COT (carbono orgnico total) CQO SST Azoto orgnico Azoto amnia Nitratos Fsforo total Fsforo (orto) Alcalinidade (CaCO3) pH Dureza total (CaCO3) Clcio Magnsio Potssio Sdio Cloreto Sulfato Ferro total Aterro com idade <2 anos Gama Valor tpico 2 000 30 000 10 000 1 500 20 000 6 000 3 000 60 000 18 000 200 2 000 500 10 800 200 10 800 200 5 40 25 5 100 30 4 80 20 1 000 10 000 3 000 4,5 - 7,5 6 300 - 10 000 3 500 200 3 000 1 000 50 1 500 250 200 1 000 300 200 2 500 500 200 3 000 500 50 1 000 300 50 1 200 60 Aterro >10 anos 100 200 80 160 100 500 100 400 80 120 20 40 5 10 5 10 48 200 1 000 6,6 7,5 200 500 100 400 50 200 50 400 100 200 100 400 20 50 20 200

Constituio dos lixiviados

Da tabela anterior conclui-se que a variao dos diferentes componentes pode atingir valores quase discrepantes; portanto, todo o cuidado pouco quando da indicao de valores tpicos dos diferentes constituintes. Os parmetros qumico, fsicos e biolgicos de controlo dum lixiviado so resumidos na Tabela seguinte

Constituio dos lixiviados (2)

22

Variaes na composio dos lixiviados A composio qumica dos lixiviados muito dependente da idade do aterro bem como do tempo que precede a amostragem
Uma amsotra recolhida durante a fase cida, o pH ser baixo e a concentrao de nutrientes, metais pesados, CQO, CBO e COT ser alta Se a amostra recolhida durante a fase de fermentao do metano, o pH ser 6.5-7.5, e os parmetros anteriormente descritos tero valores baixos. A biodegradabilidade do lixiviado depende, tambm, do tempo:
A monitorizao da biodegradabilidade pode ser feita atravs da razo CQO/CBO Em aterros velhos valores de CQO/CBO entre 5 e 20 so normais.

Variaes na composio dos lixiviados (2) Como resultado da variao das caractersticas do lixiviado, os sistemas de tratamento destes efluentes lquidos torna-se complicado. As estaes de tratamento de lixiviados provenientes de aterros com, e.g., 20 anos devem ser substancialmente diferentes das estaes que tratam lixiviados de aterros com 2 anos.

Balano de gua

gua no material de cobertura

Consumida em reaces

gua nos R.S.

Vapor de gua

gua nas lamas

23

Balano de gua
A gua que entra no aterro provm principalmente da precipitao, e consequente percolao e permeao atravs da cobertura. Num balano de massa este valor de difcil clculo pois a quantificao da chuva nem sempre fcil

gua no material de cobertura

Este valor depende do tipo de material, e definido atravs da capacidade do material. Valores tpicos para diferentes materiais so: - areia, 6-12 %; - argila, 23-31 %

gua nos R.S.

gua abosrvida pelos slidos sob a forma de vapor ou lquido. Em climas secos este valor pode ser muito baixo ou mesmo desprezvel. O valor de gua em RSU de cerca de 20 %; no entanto, varia com as estaes do ano.

Balano de gua
A gua que sai pela parte inferior da 1 clula do aterro o lixiviado; em aterros o lixiviado pode ser recolhido em zonas intermdias A gua consumida durante a decomposio anarobia dos constituintes orgnicos nos RSU. Considerando a frmula para os materiais que sofrem decomposio rpida, ento C68H111O50N + 16 H2O 35 CH4 + 33 CO2 + NH3
1741
gua consumida em reaces

288

560

1452

17

gua consumida=288/1741=0,165 kg H2O/kg de matria destruda Considerando uma produo de gs de 0,89 m3/kg resduo Consumo gua= 0,165 / 0,89 = 0,186 kg / m3

Vapor de gua

Os gases do aterro esto normalmente saturados em vapor de gua: Pv V = n R T


onde Pv a presso de vapor

Capacidade do campo do aterro (FC)


A gua que entra num aterro e que ou no consumida ou no est na forma de vapor, pode permanecer no interior do aterro ou fazer parte do lixiviado. Quer o material de cobertura quer o prprio resduo consegue exercer resistncia ao fluxo da gua por gravidade. A quantidade de gua existente no aterro nas condies atrs descritas corresponde capacidade do campo (Field Capacity). Por outras palavras FC a fraco de gua no resduo tendo como referncia o resduo seco. FC = 0,6 0,5 [W / (W + 10 000)] onde W a sobrecarga de peso, calculado a meia altura duma clula, do resduo.

24

Destino dos constituintes do lixiviado na migrao subterrnea


O principal problema relacionado com os lixiviados que permeiam o solo ou os forros est relacionado com estes poderem atingir os lenis de gua subterrneos. Por esta razo tcnicas como a filtrao, precipitao e co-precipitao, soro/troca inica, so usadas para atenuar este possvel problema. O destino de metais pesados e compostos orgnicos, os compostos de maior preocupao ambiental, ser a seguir considerado. METAIS PESADOS Em, geral os metais pesados podem ser removidos por troca inica, enquanto os compostos orgnicos podem ser removidos inicialmente por adsoro. A capacidade do solo reter ies metlicos depende da sua capacidade de troca catinica (CEC cation exchange capacity). A CEC dum solo definido como o n de meq de caties adsorvidos por 100 g de solo.

Destino dos constituintes do lixiviado na migrao subterrnea


METAIS PESADOS (2) Valores tpicos de CEC (pH 7): - colides orgnicos, 100 200 meq/100 g - argilas 2:1 (montmorilonite), 40 80 meq/100 g - argilas 1:1 (kaolinite), 5 20 meq/100 g Quando o pH diminui para valores ca. 4 (com a presena de CO2), o CEC cai para valores 10 % inferiores. COMPOSTOS ORGNICOS VESTIGIAIS O mtodo normal para a remoo de compostos orgnicos consiste em faz-los passar (o lixiviado) atravs dum material poroso, onde esses compostos sero adsorvidos.

Controlo de lixiviados nos aterros


Os forros so actualmente a forma eficaz de precaver o fluxo do lixiviado (e dos gases) para zonas subterrneas do aterro, evitando assim a contaminao de solos e aquferos. A utilizao de argila conduz adsoro e reteno de constituintes qumicos e apresenta uma boa resistncia ao fluxo do lixiviado. No entanto, a utilizao em conjunto de argila e geomembranas passou a ser a soluo mais comum, porque mais eficaz, especialmente devido resistncia das geomembranas ao fluxo de gases e lixiviados, em simultneo. As geomembranas so tambm conhecidas como membranas sintticas flexveis.

25

Controlo de lixiviados nos aterros


So vrios os possveis sistemas de forros para aterros. Uma possibilidade esquematicamente representada na figura seguinte:

resduo solo de proteco geotxtil areia ou gravilha geomemembrana argila compactada

- A camada de argila e a geomembrana servem como uma barreira composta ao movimento dos gases e lquidos; a conjugao destas barreiras tambm permite uma maior eficcia quanto resistncia presso hidrulica; -A camada de areia ou gravilha tem como funo a reteno e a drenagem de qualquer lixiviado que se forme no aterro; - A membrana geotxtil usada para minimizar as misturas do solo e areia.

Controlo de lixiviados nos aterros


Diferentes esquemas de forros duplos

1- resduo; 2- areia; 3-geomembrana; 4- argila; 5- solo; 6- argila geosinttica; 7geotxtil

Gesto de lixiviados nos aterros


RECICLAGEM - Uma possibilidade fazer circular o lixiviado atravs do aterro. Durante os primeiros estadios, o lixiv. Contm elevadas quantidades de STD, CBO5 e CQO, nutrientes e metais pesados. Com a recirculao, os constituintes so atenuados pela actividade biolgica e outras reaces qumicas e fsicas. Por ex., os cidos orgnicos so convertidos em CH4 e CO2, ocorrer um aumento de pH e os metais pesados ficaro pp no aterro; um outro benefcio diz respeito posterior captao de CH4. EVAPORAO - Uma outra possibilidade diz respeito utilizao de sistemas de evaporao TRATAMENTO - Vrios tipos de tratamentos (ou pr-tratamentos) biolgicos, qumico e fsicos so possveis. No entanto uma escolha adequada depende de imensos factores, e a seleco do tratamento adequado quase sempre uma tarefa difcil.

AJM Valente

MSc Eng Ambiente, UC, 2005

26

Gesto de lixiviados nos aterros (2)


TRATAMENTO

AJM Valente

MSc Eng Ambiente, UC, 2005

Gesto de lixiviados nos aterros (3)


TRATAMENTO A seleco do tratamento, o que implica a existncia de instalaes diversas e diversificadas, depende em primeiro lugar das caractersticas do lixiviado e, em segundo lugar, da localizao fsica e geogrfica do aterro. As caractersticas a considerar so: STD, CQO, sulfatos, metais pesados, e constituintes txicos no especficos. Lix. com STD > 50 g/L podem ser de difcil tratamento biolgico Lix. Com elevados valores de CQO favorecem o tratamento anaerbio, pois o aerbio torna-se bastante dispendioso Concentraes elevadas de sulfatos podem limitar a utilizao de tratamento anaerbio devido reduo biolgica de SO42- S2-, com a formao de odores desagradveis. Um outro problema est relacionado com quanto grande deve ser a estao de tratamento?

Gesto das guas superficiais


To importante como controlar o lixiviado o controlo das gua superficiais, tais como as guas das chuvas, furos artesianos, etc. Portanto a camada protectora do aterro deve ter uma inclinao de 3 5 %, e devem existir em todo o aterro, bem como nas reas circundantes drenagem adequadas de guas, para um controlo efectivo deste problema. No podemos esquecer que a gua o principal contribuinte para o volume total de lixiviado; portanto no se deve permitir o escorrer de gua de, e.g., colinas at ao aterro e as guas, e.g., das chuvas no devero entrar no aterro.

27

Coberturas intermdias
Anteriormente j nos referimos aos forros; ou seja a compostos ou misturas de compostos que servem de barreira entre os resduos e a superfcie terrestre. Contudo, em alguns casos necessrio usar revestimentos intermdios entre clulas activas de forma a prevenir a propagao de doenas, apresentar uma aparncia esttica mais agradvel do aterro e diminuir possveis infiltraes. Alguns materiais usados como revestimentos intermdios esto resumidos na tabela seguinte. Note-se que a anlise destes revestimentos tm como referncia aterros sanitrios.
Estrume/ palha Aparncia agradvel e controla libertao de papel Previne a formao de tocas e tneis por roedores Espcies voadores no conseguem imergir Minimiza a entrada de gua superficial Retm gua da chuva Minimiza a permeao de gases P-poor; F-fair; G-good; E-excelent. G-E P F P P P Palha composta G-E P F-G G-E G-E P RSU compostos G P F F-G F-G P Argila geosinttica E G-E E E G F-G Solo nativo E P G F-G F-G P Argila E P E E G P-F

Coberturas finais
As coberturas finais tm como objectivo (1) Minimizar a infiltrao da gua das chuvas aps o aterro ter sido fechado; (2) Limitar a libertao no controlada de gases; (3) Suprimir a proliferao de focos de doenas; (4) Limitar os perigos de incndio; (5) Apresentar uma superfcie apropriada para a revegetao; (6) Servir de elemento principal a recuperao/regenerao do local.
Exemplo tpico dos possveis componentes da cobertura final dum aterro

28

Вам также может понравиться