Вы находитесь на странице: 1из 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA CAMPUS NATAL - CENTRAL DIRETORIA DE EDUCAO E TECNOLOGIA DA INFORMAO

Av. Sen. Salgado Filho, 1559, Natal/RN, 59015-000. Fone/FAX (084) 4005-2637 E-mail: dietinf@ifrn.edu.br - Site: http://www.ifrn.edu.br/dietinf Apostila: Programao Visual com Windows Forms (C#) Professor: Fabiano Papaiz

Windows Forms Applications - Introduo


Windows Forms Applications permitem o desenvolvimento de aplicativos com uma interface grfica para o usurio (User Interface UI). Voc poder criar os formulrios (forms ou janelas) do seu programa, criar botes, colocar imagens, e muitos outros itens, como os que existem nos programas criados para Windows. Para criar uma nova aplicao Windows Forms, acesse o menu File->New->Project, marque o tipo do projeto como Windows Forms Application e configure conforme exibido abaixo (atribuindo o nome do projeto para OlaMundo):

Aps esse passo, poderemos visualizar um formulrio criado automaticamente pelo Visual Studio para o nosso projeto, conforme figura a seguir:

Neste formulrio, podemos inserir diversos tipos de componentes grficos que ficam localizados na Toolbox (no lado esquerdo da tela do Visual Studio):

Os componentes da Toolbox podem ser arrastados e posicionados na rea desse formulrio. Existem diversos componentes, aos poucos iremos utiliz-los e descobrir para qu eles servem. Vamos comear com algo bem simples: o componente Label. Localize-o no Toolbox, clique sobre ele e arraste-o para o interior do formulrio.

Ser criado na tela um componente Label, com o nome label1. Um label um rtulo que serve para exibir informaes diretamente no formulrio.

Selecione o label no formulrio e observe a janela Properties (no canto inferior direito). Essa janela muito importante, pois atravs dela que poderemos definir as propriedades dos componentes que esto no nosso formulrio. As propriedades definem as caractersticas do componente, e variam de componente para componente. Algumas propriedades de um label que podemos observar nesta janela so: Name define o nome do componente. Atravs desse nome, podemos fazer referncia a esse componente por meio do cdigo. sempre bom colocarmos trs caracteres inicias ao nome para que possamos lembrar no cdigo que tipo de controle ele . No nosso caso, como um Label, darems um nome a ele bem intuitivo: lblMensagem. BorderStyle define a borda que o componente ter. Por padro, ele no tem borda, mas podemos definir um tipo para ele, mudando essa propriedade. ForeColor define a cor da fonte. Text define o texto que ser exibido. Altere essa propriedade para Nossa mensagem de hoje :. Visible define se o componente estar visvel no formulrio (True) ou invisvel (False). Enabled - define se o componente estar ativado (True) ou desativado (False). Um componente desativado fica com a cor mais clara e no pode se clicado ou receber o foco. Quando estivermos no cdigo, essas propriedades podem ser acessadas ou modificadas na forma: <nome_do_componente>.<nome_da_propriedade> = valor

Exemplo:

Agora vamos inserir um componente button em nosso formulrio. Localize-o na Toolbox e arraste-o para o formulrio. Em seguida, altere sua propriedade Name para btnMensagem e a propriedade Text para "Clique Aqui". Na programao visual, os componentes podem responder a eventos (como o clique de um boto, a passagem do ponteiro do mouse sobre um componente, e muitos outros). Existem eventos que so especficos para alguns componentes. Voc pode conferir os eventos disponveis clicando sobre o componente, indo at a janela Properties e clicando no boto Events, que possui a figura de um raio. Veja a figura abaixo onde so listados os eventos disponveis para um componente button:

A finalidade dos eventos pode ser geralmente deduzida pelo seu nome, por exemplo, para o evento chamado Click podemos deduzir que este ser executado quando o usurio clicar sobre o boto.

Vamos adicionar cdigo ao evento clique do nosso boto. Para tal, basta darmos um duplo-clique no nome do evento, ou ento, um duplo clique sobre o boto. Fazendo isso, seremos levados rea de edio do cdigo, onde o C# ter criado um mtodo padro que responder ao evento clique deste boto:

Dentro deste mtodo escreva o seguinte cdigo:

Execute o programa (F5), clique no boto do formulrio e veja o resultado. Assim que clicamos no boto, o seu evento Click ser invocado pelo programa, fazendo com que o texto do label seja modificado. Agora crie um outro boto em qualquer lugar do formulrio, atribua btnExibirDia para sua propriedade Name e "Exibir Dia" para Text. Dentro do seu evento Click, escreva o seguinte cdigo:

Execute o programa e clique neste boto. Neste cdigo, obtemos o dia atual, convertemos o dia para string e exibimos uma mensagem para o usurio. A funo Show da classe MessageBox a responsvel por exibir em uma janela a mensagem que desejamos mostrar para o usurio. Neste exemplo, a mensagem ser exibida numa janela como a exibida abaixo:

Exerccios:

1. Neste mesmo programa, crie um novo label e um novo boto. Ao clicar neste boto, voc
dever criar o cdigo para exibir a data atual no texto do label na seguinte forma: "Data atual = DD/MM/AAAA" (no esquea de nomear seus componentes)

2. Ainda neste programa, crie um boto que ao ser clicado exiba uma mensagem
(MessageBox) contendo o texto do label lblMensagem.

Вам также может понравиться