Вы находитесь на странице: 1из 38

Processos de Usinagem

Introduo
As peas metlicas fabricadas pelos processos metalrgicos convencionais como; fundio, forjamento , etc , geralmente apresentam superfcies mais ou menos grosseiras e que, portanto, exigem um determinado acabamento. Pr outro lado, os processos citados nem sempre permitem obter certas peculiaridades como determinados tipos de salincias ou reentrncias ,furos rosqueados , furos passantes etc. O processo de usinagem possibilita atingir estes outros objetivos os quais em conseqncia podem assim ser resumidos: - Acabamento de superfcies de pecas fundidas ou conformadas mecanicamente - Fabricao seriada de pecas, a um custo mais baixo. - Fabricao de uma ou poucas pecas praticamente de qualquer forma, a partir de um bloco e material metlico Os diversos tipos de Usinagem so executados em mquinas ferramentas tais como: - Tornos - Fresadoras - Mandriladoras - Plainas - Retificadoras planas e cilndricas - Mquinas copiadoras - Brochadeiras - Brunidoras - Mquinas de Eletroerosao

Estudo dos Movimentos


Movimento entre a peca e a aresta cortante Os movimentos no processo de usinagem so movimentos relativos entre a peca e a aresta cortante da ferramenta. Devem-se distinguir duas espcies de movimento: os que causam diretamente sada de cavaco, e aqueles que no tomam parte direta na formao de cavaco, e aqueles que no tomam parte direta na formao do cavaco. Origina diretamente o cavaco o movimento efetivo de corte, o qual a maioria das vezes o resultante do movimento de corte e o movimento de avano. Movimento de corte O movimento de corte o movimento entre a peca e a ferramenta, o qual sem o movimento de avano origina somente uma remoo de cavaco. Durante uma volta ou um curso.
1

Movimento de avano O movimento de avano o movimento entre a peca e a ferramenta, que, juntamente com o movimento de corte, origina levantamento repetitivo ou contnuo de cavaco. Durante vrias revolues ou cursos. O movimento de avano pode ser resultante de vrios movimentos componentes como: Ex. movimento de avano principal e movimento de avano lateral

Ex. Pea torneada Movimento efetivo de corte O movimento efetivo de corte a resultante dos movimentos de corte e de avano , realizados ao mesmo tempo.

Furao com Broca helicoidal

Obs: No tomam parte direta na formao do cavaco, o movimento de posicionamento, o movimento de profundidade e o movimento de ajuste. Movimento de posicionamento o movimento entre a peca e a ferramenta, com o qual a ferramenta antes da usinagem aproximada a peca. Ex. a broca levada posio em que deve ser feito o furo. Movimento de Profundidade o movimento entre a peca e a ferramenta, no qual a espessura da camada de material a ser retirada determinada de antemo . Ex. profundidade de remoo de cavaco no torno. Movimento de ajuste o movimento de correo entre a peca e a ferramenta o qual o desgaste da ferramenta deve ser compensado. Ex. movimento de ajuste para compensar o desgaste no rebolo na retificao.

Direes dos movimentos


Direo de corte a direo instantnea do movimento de corte Direo de avano a direo instante do movimento de avano Direo efetiva de corte a direo instantnea do movimento efetivo de corte

Percurso da ferramenta enfrente a pea


Percurso de corte o espao percorrido sobre a peca pelo ponto de referencia da aresta cortante segundo a direo de corte. Percurso de avano o espao percorrido pelo ponto de referencia da aresta cortante, segundo a direo de avano Percurso efetivo de corte o espao percorrido pelo ponto de referencia da aresta cortante , segundo a direo efetiva de corte.

Velocidades Velocidade de corte


a velocidade instantnea do ponto de referencia da aresta cortante segundo a direo e sentido de corte. Velocidade de avano a velocidade instantnea da ferramenta segundo direo efetiva de avano Velocidade efetiva de corte a velocidade do ponto de referencia da aresta cortante, segundo a direo efetiva de corte.

Obs: Podem ainda ter as velocidades de posicionamento, de profundidade e de ajustes.

Grandezas de corte
As grandezas de corte so as grandezas devem ser ajustadas na maquina, direta ou indiretamente, para a retirada do cavaco. Avano O avano ,a; - o percurso de avano em cada volta Avano pr dente ,ad , o percurso de avano de cada dente, medido na direo de avano da ferramenta. Tem-se assim : a = ad x Z Onde : Z= nmero de dentes ou arestas cortantes

Profundidade ou largura de corte a profundidade ,p; ou largura de penetrao da aresta principal de corte medida numa direo perpendicular ao plano de trabalho A grandeza ,p, sempre aquela que multiplicada pelo avano de corte, origina a rea da seccao de corte. Espessura de penetrao A espessura de penetrao, e; de importncia predominante no fresamento e na retificao, a espessura de corte em cada curso ou revoluo

Ex. fresamento

Ex. torneamento

Ex. retificao frontal

Tempo de corte
Tempo de corte ,tc; o tempo de corte propriamente dito dado pr: Tc= la axn => min. => mm/rot. => rpm => mm

onde: tc = tempo de corte a = avano pr volta n = rotao la = percurso de avano

Determinao de rotao
Para a determinao da rotao utilizaremos a seguinte equao:
Vc= PI x d x n => n = Vc x 1000

1000

Pi x d

Onde: Vc = velocidade de corte => m/min d = dimetro no ponto de referencia =>mm

Exerccios Propostos

Geometria de corte
Ser feita a distino entre os ngulos da ferramenta entre os ngulos efetivos ou de trabalho. Os primeiros so obtidos pela medida direta na ferramenta atravs de um instrumento de medio, so invariveis com a mudana da posio da ferramenta e independem das condies de usinagem. Os ngulos efetivos ou de trabalho se referem ferramenta em operao. Enquanto os ngulos da ferramenta interessam na execuo e manuteno da ferramenta, os ngulos efetivos so de grande importncia na operao de corte.

Superfcies, arestas e pontas da cunha cortante


Denomina-se cunha cortante parte da ferramenta na qual o cavaco se origina , atravs do movimento relativo entre a pea e a ferramenta. As arestas que limitam as superfcies da cunha cortante so as arestas de corte.

Superfcies
Superfcie de folga - So as superfcies da cunha cortante que defrontam com as superfcies de corte. So tambm chamadas superfcies de incidncia. Estas superfcies podem ter um chanfro junto aresta de corte. Superfcie de sada A superfcie de sada a superfcie da cunha cortante, sobre a qual o cavaco se forma Como no caso anterior esta superfcie pode ter um chanfro.

Arestas
Aresta principal de corte: - a aresta de corte cuja cunha de corte correspondente indica a direo de avano no plano de trabalho. Aresta lateral de corte: a aresta de corte, cuja cunha de corte correspondente no indica a direo de avano no plano de trabalho.

Pontas
Ponta de corte: - a ponta na qual o se encontra a aresta principal e lateral de corte de uma mesma superfcie de sada Arredondamento na ponta: - O arredondamento na ponta feito com um raio

Sistema de referncia utilizados na determinao dos ngulos na cunha de corte


Para a determinao dos ngulos na cunha cortante emprega-se um sistema de referncia, Este sistema constitudo por trs planos ortogonais, passando pelo ponto de referncia da aresta cortante: So eles: - Plano de referncia - Plano de corte - Plano de medida

Plano de referncia
O plano de referncia um plano perpendicular direo efetiva de corte passando pelo ponto de referncia.

Plano de corte
O plano efetivo ou plano de corte da ferramenta perpendicular ao plano efetivo de referncia. Este plano tangente aresta de corte passando pelo ponto de referncia.

Plano de Medida
O plano efetivo de medida ou plano de medida da ferramenta um plano perpendicular ao plano de corte e perpendicular ao plano efetivo de referncia ou plano de referncia da ferramenta.

Plano de trabalho
Plano de trabalho o plano que contm a direo de corte e avano. Nele realizam os movimentos que geram a sada de cavaco

ngulos na cunha cortante


Os ngulos na cunha cortante servem p/ a determinao da posio e da forma da cunha cortante.

ngulo de posio principal o ngulo entre o plano de corte e o plano de trabalho medido no plano de referncia. O ngulo de posio situa-se sempre fora da cunha de corte de forma que seu vrtice indica a ponta de corte. Direciona a sada do cavaco e influencia na fora de corte. Sua funo controlar o choque de entrada na ferramenta. ngulo de posio secundrio s o ngulo formado entre a projeo da aresta lateral de corte sobre o plano de referncia e a direo de avano medido no plano de referncia. Sua funo principal controlar o acabamento, no entanto, o acabamento superficial depende tambm do raio da ferramenta. ngulo de ponta o ngulo entre os planos de corte correspondentes, planos principal e lateral de corte, medido no plano de referncia.

10

ngulo de inclinao o ngulo de inclinao entre a aresta de corte e o plano de referncia medido no plano de corte. O ngulo de inclinao situa-se sempre de forma que o seu vrtice indica a ponta de corte. Tem por finalidade controlar a direo do escoamento do cavaco e o consumo de potncia, alm de proteger a ponta da ferramenta e aumentar o seu tempo de vida til. O ngulo negativo utilizado nos trabalhos de desbaste em cortes interrompidos de peas quadradas, com rasgos ou ressalto, em materiais duros O ngulo positivo usado na usinagem de materiais macios, de baixa dureza ngulo de folga o ngulo entre a superfcie de folga e o plano de corte, medido no plano de medida da cunha cortante. Influencia na diminuio do atrito entre a pea e a superfcie principal de folga. Para tornear materiais duros o ngulo deve ser pequeno, para materiais moles o ngulo deve ser maior. Geralmente nas ferramentas de ao rpido est entre 6 e 12 e nas ferramentas de metal duro entre 2 e 8 ngulo de cunha o ngulo entre a superfcie de folga e a superfcie de sada, medido no plano de cunha cortante. Para tornear materiais moles entre 40 e 50 . Materiais tenazes como o ao 55 a 75. Materiais duros como ferro fundido e bronze 75 a 85 ngulo de sada o ngulo entre a superfcie de sada e o plano de referncia medido no plano de medida da cunha cortante. determinado em funo do material, uma vez que tem influncia sobre a formao do cavaco e a fora de corte. Para tornear materiais moles entre 15 e 40 ; materiais tenazes14; materiais duros 0 a 8 . Nas ferramentas de ao rpido geralmente est entre 8 e 18 , nas ferramentas de metal duro entre 2 e 8.

11

Materiais para ferramentas de corte


Seleo dos materiais para ferramentas
A seleo de um material para ferramenta de corte depende de uma srie de fatores entre os quais podem ser mencionados os seguintes: - Material a ser usinado - Natureza da operao da usinagem - Condio da mquina operatriz - Formas e dimenses da prpria ferramenta - Custo do material da ferramenta - Emprego de refrigerao, lubrificao etc. Outro fator a experincia prvia que prepondera sobre os outros, embora dependa deles. Qualquer que seja o material para ferramenta em considerao, necessrio que ele apresente uma srie de requisitos: Dureza a temperatura ambiente Resistncia ao desgaste Dureza a quente Dureza em servio- relacionado ao limite elstico Tenacidade Profundidade de endurecimento Tamanho do gro

Classificao
Em vista da ordem cronolgica e dos caractersticos fsicos os materiais para ferramentas podem ser agrupadas nos seguintes grupos: 12345Aos ao carbono, sem elementos de liga ou com baixos teores de liga Aos rpidos Ligas fundidas Metal duro ou carbonetos duros sinterizados Materiais Cermicos

Outros materiais a serem considerados so: Cermet, Nitreto Cbico de Boro (CBN) e diamante

12

1 Aos ao carbono para ferramentas Embora os aos ligas, sobretudo os de alto teor de liga , como os aos rpidos sejam mais eficientes como ferramentas. Existem razes para explicar porque os aos ao carbono desempenham papel importante ainda na indstria de ferramentas: - Custo mais baixo - Disponibilidade mais fcil - Fceis de temperar - Soldabilidade maior - Facilidade de serem endurecidos apenas parcialmente O carbono o elemento de liga mais importante, porm outros elementos ainda podero estar presentes para melhoria das caractersticas das ferramentas , tais como o silcio, mangans fsforo, vandio, cromo, etc. 2 Aos rpidos Os aos rpidos renem uma srie de requisitos como altas durezas a frio e a elevadas temperaturas, tenacidade , etc. Alm de poderem ser forjados, laminados, etc. o que o torna preferido em inmeras aplicaes de usinagem. So adicionados aos aos ao carbono elementos de liga que produzem um ou vrios dos seguintes efeitos nas ferramentas: - Maior resistncia mecnica - Menor empenamento na tmpera - Maior resistncia abraso - Maior tenacidade - Maior dureza e resistncia mecnica a temperaturas mais elevadas Efeitos dos elementos de liga nos aos rpidos Tungstnio considerado o principal elemento de liga, Sua principal ao conferir dureza a quente Molibdnio utilizado como substituto parcial do tungstnio Vandio Aumenta a eficincia no corte dos aos rpidos Cromo - responsvel pela temperabilidade Cobalto Aumenta a dureza a quente, aumentando a eficincia do corte, quando as condies de servio causam elevaes acentuadas de temperatura.

13

3- Ligas fundidas
So ligas a base de cobalto.cromo,tungstnio e molibdnio. So produzidas por fuso, numa grande variedade de tipos, com diferentes durezas. Sua mais importante propriedade a dureza a quente, donde sua aplicao em ferramentas de usinagem. Sua dureza elevada confere-lhes baixa usinabilidade, de modo que as peas so fundidas com dimenses muito prximo das finais, podem ser acabadas somente por retificao. So empregadas na usinagem de ao, ferro fundido cinzento, ao fundido, ao inoxidvel, lato, bronze, alumnio e outros materiais. So produtos intermedirios entre os aos rpidos e o metal duro, de modo que podem usinar a velocidades maiores que as permitidas pelos aos rpidos e inferiores ao metal duro. Entretanto resistem ao choque, presso e vibraes mais que o metal duro.

4- Metal duro ou carbonetos duros sinterizados


o mais importante material empregado em ferramentas de usinagem. O metal duro um produto da metalurgia do p, fabricado a partir de ps metlicos, os quais so misturados e compactados em matrizes adequadas, e submetidos operao de sinterizao. Basicamente o metal duro formado de dois constituintes: Carbonetos extremamente duros e de alta resistncia ao desgaste O Carboneto bsico o tungstnio s ou associados a outros carbonetos, so responsveis pela alta dureza e resistncia ao desgaste O elemento aglomerante e ligador o cobalto, cuja funo aglomerar durante a sinterizao, responsvel pela tenacidade dos materiais

A sinterizao dos compactados ou briquetes ou pastilhas comprimidas feito sobre a ao protetora do hidrognio ou sob vcuo, as temperaturas variam entre 1400 e 1600 C. dependendo do tipo de mistura. As temperaturas mais baixas so para misturas constitudas apenas de WC (carboneto de tungstnio), as mais altas so destinadas s misturas contendo outros carbonetos Caractersticas gerais do Metal duro.

14

As propriedades fundamentais so dureza, tanto a temperatura ambiente como a temperaturas elevadas, e resistncia ruptura transversal, caracterstico que pode avaliar sua tenacidade. Classes do Metal Duro A ISO ( International Organization for Standardization) recomenda o agrupamento dos diversos tipos de metal duro em trs grupos: O grupo P Recomendado na usinagem de metais e ligas ferrosas que apresentam cavacos longos O grupo M Recomendado na usinagem de metais e ligas ferrosas que apresentam cavacos tanto longos como curtos, materiais de difcil usinagem, aos inoxidveis. O grupo K Recomendado na usinagem de materiais ferrosos que apresentam cavacos curtos, metais e ligas no ferrosas . e materiais no metlicos. Tratamento superficial do metal duro Para aumentar a vida das ferramentas de metal duro, os fabricantes desenvolveram, processos de tratamento superficial, mediante ao revestimento de nitreto de titnio, ou simultaneamente de carboneto e nitreto de titnio Aplicaes do metal duro So empregados para a usinagem em metais e materiais no metlicos

5- Materiais Cermicos
Estes materiais so constitudos de xidos metlicos , sendo o xido bsico o AL O
2 3

So extremamente duros, inclusive a altas temperaturas, mas frgeis de modo que , ao possibilitar velocidades excepcionalmente elevadas, seu emprego recomendado em mquinas operatrizes, que ofeream condies de rigidez e potencia que permitam tais velocidades praticamente sem vibraes. So obtidos por sinterizao, as peas so produzidas em forma de briquetes ou pastilhas e fixadas mecanicamente no cabo, pois a soldagem , como ocorre no metal duro muito difcil ou impraticvel.

15

Outros materiais para ferramentas Cermets


Trata-se de compostos metal- material cermico a base de carboneto de titnio TiC, com a adio de carboneto de molibdnio, e de nquel metlico como elemento aglomerante Os cermets so mais frgeis que o metal duro, de modo que sua aplicao na usinagem de acabamento deve ser feito com altas velocidades de corte, avanos e profundidades de corte mdios e baixos. Contudo o desgaste menor o seu emprego obtm melhor acabamento superficial.

Nitreto Cbico de Boro (CBN)


O CBN obtido por sinterizao a uma grande presso e alta temperatura. Por ser material relativamente caro , geralmente fabricado sobre a base do metal duro O CBN o segundo material mais duro, perdendo somente para o diamante. Alm de sua dureza, o nitreto cbico de boro possui outras propriedades que oferecem vantagens como material cortante - No oferece reao qumica com metais abaixo de 1000 C - Por possuir muita dureza , tem as arestas de cortes mais afiadas durante a usinagem com materiais de difcil usinabilidade Aplicao: Tem como aplicao em matrias com elevadas durezas acima de 45 Hrc

Diamante
O diamante empregado em operaes especiais de usinagem com operao contnua, devendo evitar a menor vibrao. utilizado na usinagem de materiais plsticos, certas ligas de alumnio e magnsio Seu uso faz-se na forma de pontas montadas em cabos Vantagens do uso dos diamantes: - Super resistente ao desgaste, por possuir elevada dureza, ocasionando maior rendimento na produo - Baixo atrito na usinagem. Possuindo arestas sempre cortantes, evita o atrito com o material ocasionando excelente acabamento e corte mais macio evitando assim a aresta postia - Gera poucos graus de temperatura na pea Desvantagens no uso dos diamantes

16

Manuseio por se tratar de material altamente duro requer cuidados especiais no manuseio Temperatura de transformao. No resiste a altas temperaturas se transforma instantaneamente a 650 C.

Avarias e Desgastes da Ferramenta


Avarias:
Considera-se como avaria das ferramentas , quebras , trincas, sulcos distribudos em forma de pente e as deformaes plsticas que ocorrem no gume cortante durante a usinagem. Dentre elas as principais so:

Quebras
A ruptura da ponta ou da aresta cortante da ferramenta originada pela ao de grandes foras de usinagem nos seguintes casos: - ngulo da ponta ou ngulo de cunha pequeno - Material de corte quebradio - Parada instantnea do movimento de corte sem a retirada prvia da ferramenta da pea - Ferramenta muito dura (em geral, quanto mais resistente ao desgaste a ferramenta, a mesma menos tenaz e menos resistente ao choque) - Carga excessiva sobre a ferramenta - Entupimentos dos canais de expulso ou dos bolses de armazenamento do cavaco

Trincas Trmicas
Surgem simultaneamente na superfcie de sada e superfcie de folga decorente da variao de temperatura .A variao de temperatura pode surgir de diferentes formas , por exemplo variao de profundidade de corte , cortes interrompidos, alimentao irregular de fluidos de corte, etc.

Causa-> Choques trmicos

17

Providencias-> Utilizar refrigerao abundante, ou no aplicar, reduzir a velocidade de corte, reduzir avano, Selecionar uma classe mais tenaz

Lascamentos
um tipo de avaria de ferramenta. Ao contrrio dos desgastes frontais e de cratera que retiram continuamente partculas muito pequenas da ferramenta, no lascamento, partculas maiores so retiradas de uma s vez.

Ocorrem principalmente em ferramentas com material frgil e/ou quando a aresta de corte pouco reforada. Prejudicam o acabamento superficial da pea e, se continuam crescendo, provocam quebra da ferramenta.

Deformaes Plsticas da Aresta de Corte


um tipo de avaria de ferramenta. Muitas vezes a presso aplicada ponta da ferramenta, somada alta temperatura, gera deformao plstica da aresta de corte, que toma uma forma bem tpica.

18

Tais deformaes provocam deficincias do controle de cavacos e deteriorao do acabamento superficial da pea. O crescimento desta deformao pode gerar a quebra da aresta de corte. evitado pelo emprego de uma ferramenta com maior dureza a quente e maior resistncia deformao plstica, ou pela mudana das condies de usinagem e/ou geometria da ferramenta, visando diminuio dos esforos e da temperatura de corte.

Aresta postia de corte


um tipo de fenmeno que acontece em situaes de carga e temperatura moderada. muito comum na usinagem em aos inoxidveis e aos com baixo teor de carbono. Este fenmeno tpico nas operaes com baixas velocidades de corte, e baixas taxas de avano. A aresta postia de corte normalmente traz como conseqncia lascamento ou quebras

Causas-> Velocidades de corte muito baixas, avano muito pequeno, ngulo de sada muito pequeno Providencias-> Aumentar a velocidade de corte, aumentar o avano, selecionar um formador de cavacos mais positivos, no utilizar refrigerao.

Desgastes da Ferramenta :
Durante a usinagem realiza-se um desgaste nas superfcies de sada e de folga da ferramenta. Para facilitar o estudo da usinagem, costuma-se padronizar os desgastes da ferramenta. Sendo que os principais tipos de desgastes so:

Desgaste Frontal ou de flanco


um desgaste abrasivo decorrente do contato da ferramenta com a pea .Este tipo de desgaste aparece na regio lateral da aresta de corte e do raio de ponta. O desgaste frontal normalmente tende a aumentar os esforos e a temperatura de corte, podendo gerar vibraes deformaes e mau acabamento superficial.

19

Causas -> velocidade de corte muito alta, Metal duro com pouca resistncia ao desgaste, deformaes plsticas da aresta cortante Providencias -> reduzir a velocidade de corte, Escolher uma classe de metal duro com maior resistncia ao desgaste

Desgaste de Cratera (craterizao)


um tipo de falha decorrente de interaes fsicas e qumicas entre o material da pea e o material da ferramenta. Este tipo de falha aparece na superfcie de sada da ferramenta, em regio prxima aresta de corte e prxima ao raio de ponta . Craterizaes muito grande influenciam o formato do cavaco e podem levar a quebra da ferramenta

Causas-> Velocidade de corte muito alta, avano muito pequeno, metal duro com muito pequena resistncia ao desgaste Providncias -> reduzir a velocidade de corte, aumentar avano, escolher uma classe de metal duro com maior resistncia ao desgaste

20

Mecanismo da Formao do Cavaco


Formao do Cavaco
A formao do cavaco nas condies normais de usinagem com ferramentas de ao rpido ou de metal duro se processa da seguinte forma: a) durante a usinagem, devido penetrao da ferramenta, uma pequena poro de material recalcada contra a superfcie de sada da ferramenta b) O material recalcado sofre uma deformao plstica que aumenta progressivamente at que as tenses de cisalhamento se tornem suficientemente grandes, de modo a se iniciar um deslizamento entre a poro de material recalcado e a pea

c) Continuando a penetrao da ferramenta em relao pea haver uma ruptura parcial ou completa na regio de cisalhamento, dependendo da ductibilidade do material e das condies de usinagem. Para os materiais altamente deformveis a ruptura se realiza somente nas imediaes da aresta cortante. O cavaco originado denominado cavaco contnuo. Para materiais frgeis se origina o cavaco de cisalhamento ou ruptura d) Prosseguindo, devido ao movimento relativo entre a ferramenta e a pea inicia-se o escorregamento da poro de material deformada e cisalhada sobre a superfcie de sada da ferramenta, enquanto tal ocorre uma nova poro de material esta se formando e cisalhando. Esta nova poro de material ir tambm escorregar sobre a superfcie de sada da ferramenta , repetindo novamente o fenmeno.

21

Cavaco de cisalhamento

Cavaco contnuo

Do exposto conclui-se que o fenmeno de formao de cavaco, nas condies normais de trabalho com a ferramenta de metal duro ou de ao rpido, um fenmeno peridico, inclusive na formao de cavaco contnuo tem-se alternadamente uma fase de recalque e uma fase de escorregamento para cada poro de material removido. Esta afirmao da periodicidade do fenmeno foi comprovada experimentalmente por meio de filmagem(Bickel, empregando-se uma filmadora de alta velocidade) e por meio da medida da freqncia e amplitude da variao da usinagem(Landberg, atravs da adaptao a uma ferramenta de barra um captor, o qual permitia com auxilio de um amplificador , verificar num osciloscpio a vibrao da ferramenta devida formao de cavaco).

Caractersticas dos cavacos


Tipos de Cavacos: Cavaco contnuo:- Apresenta-se constitudos de lamelas justapostas numa disposio contnua e agrupadas em grupos lamelares Forma-se na usinagem de materiais dcteis e homogneos, com pequeno e mdio avano, no havendo interferncia devido a vibraes externas ou a variao das condies de atrito na superfcie de sada da ferramenta Cavaco de cisalhamento:- Constitudos de grupos lamelares distintos e justapostos . Estes elementos de cavacos foram cisalhados na regio de cisalhamento e parcialmente soldados em seguida. Forma-se quando se empregado grandes avanos e ngulo de sada pequeno Cavaco de ruptura:- Constitudos de fragmentos arrancados da pea usinada .H uma ruptura completa do material em grupos lamelares, os quais permanecem separados .

22

Forma-se na usinagem de matrias frgeis ou de estrutura heterognea , tais como ferro fundido ou lato. Formas de Cavaco: Segundo Vieregge tem-se quatro formas de cavaco: Cavaco de fita,Cavaco Helicoidal ; Cavaco espiral; Cavaco em lascas ou pedaos O cavaco em fita pode provocar acidentes, ocupa muito espao e difcil de ser transportado. Geralmente a forma mais conveniente de cavaco a helicoidal. O cavaco em lascas preferido quando houver pouco espao disponvel, ou quando o cavaco deve ser removido por refrigerao, como no caso de furao profunda. Pode-se provocar a mudana no cavaco sob diferentes maneiras a) alterando-se as condies de usinagem b) Dando-se forma especial a superfcie de sada c) Colocando-se elementos adicionais na superfcie de sada O aumento da capacidade de quebra de cavaco, para materiais no demasiadamente tenazes, pode ser obtido atravs do aumento da deformao do cavaco no plano de cisalhamento, isto atravs da s seguintes alteraes a) Diminuio do ngulo de sada e de inclinao da ferramenta, ou emprego de ambos com os valores negativos b) Aumento da espessura de corte e diminuio da velocidade de corte Este processo de mudana nas condies de usinagem com o fim especial de obter uma forma adequada de cavaco dever ser o quanto possvel evitado. A velocidade de corte e o avano devem ser fixados pelas condies econmicas de usinagem. Os ngulos negativos de sada e de inclinao, quando exagerados aumentam a fora de corte, podendo causar vibraes na ferramenta . A execuo dos chamados quebra cavacos na superfcie de sada da ferramenta permite obter cavacos helicoidal ou em pedaos

23

Temperatura de Corte
Temperatura de corte Verifica-se experimentalmente que os trabalhos provenientes da deformao da raiz do cavaco durante a usinagem, do atrito entre a pea e a ferramenta, so transformadas em calor.Conseqentemente a temperatura da ferramenta de corte se elevar de acordo com o calor especfico e a condutibilidade dos corpos em contato. Alm das dimenses onde se escoa o calor. Os efeitos de formao e transmisso de calor so muito complexos, pois com o aumento da temperatura mudam as caractersticas fsicas e mecnicas do metal em trabalho. A temperatura influindo no desgaste da ferramenta limita regimes de corte mais altos , fixando portanto as condies mximas de produtividade e durao das ferramentas. Balano Energtico As principais fontes de calor no processo de formao de cavaco so: a) Deformao plstica do cavaco na regio de cisalhamento b) O atrito do cavaco com a superfcie de sada c) Atrito da pea com a superfcie de incidncia (folga) da ferramenta A quantidade de calor produzida por estas fontes energticas dissipada atravs do cavaco, da pea , da ferramenta e do meio ambiente Os valores numricos e suas propores variam com o tipo de usinagem (torneamento, fresamento, brochamento, etc), o material da pea e da ferramenta , das condies de usinagem e a forma da ferramenta Como as deformaes e as foras de atrito se distribuem irregularmente na ferramenta o calor tambm se distribui de uma forma irregular

24

Grande parte do calor recebido pelo cavaco, menor parte pela pea e ainda menor parte pela ferramenta A quantidade de calor devido ao atrito devido ao atrito do cavaco com a superfcie de sada e que vai a ferramenta , relativamente pequena . Porm como esta superfcie de contato reduzida , desenvolve-se ali temperaturas significantes. Verifica-se que a quantidade de calor gerada durante a durante a usinagem aumenta com a velocidade de corte.Conseqentemente a temperatura cresce com o aumento da velocidade de corte, do avano e da profundidade. Este aumento de temperatura acelerado com o desgaste da ferramenta, o qual aumenta o valor do coeficiente de atrito e conseqentemente a fora de corte. Com o aumento da temperatura, alm do ponto de transformao da estrutura do material , as ferramentas perdem a sua dureza , desgastam-se rapidamente e tornam-se improdutivas Por outro lado, para aumentar a produtividade da ferramenta deve-se aumentar a velocidade , o avano e a profundidade de corte. Todos estes trs fatores aumentam a temperatura. Portanto o tecnlogo deve investigar todos os meios para diminuir a temperatura . Alm de empregar materiais de corte resistente s altas temperaturas e desgaste ,o meio mais barato o emprego de refrigerante ou lubrificante de corte.

25

Principais Processos de Usinagem

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

Вам также может понравиться