Вы находитесь на странице: 1из 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

6 Srie Sistemas Hidrulicos e Pneumticos

Engenharia em Processos de Produo

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Danizete Carlos de Lima Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte

Engenharia de Processos de Produo 6 Srie Sistemas Hidrulicos e Pneumticos

Pg. 2 de 6

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Compreende tecnologias associadas aos processos mecnicos, eletroeletrnicos e fsicoqumicos. Abrande aes de instalao, operao, manuteno, controle e otimizao em processos, contnuos ou discretos, localizados predominantemente no segmento industrial. Proposio, implantao, interveno direta ou indireta em processos, alm do controle e avaliao das mltiplas variveis encontradas no segmento produtivo. Planeja, gerencia, supervisiona e mantm mquinas e dispositivos eletromecnicos em linhas de produo.

DESAFIO
No cenrio atual, as empresas esto em busca de profissionais capazes de enfrentar desafios e que encontrem solues para venc-los. Este desafio prope que um grupo de alunos dever projetar um circuito hidrulico seqencial utilizando todos os componentes necessrios para a transmisso de foras e movimentos sincronizados em cada operao. Circuito hidrulico seqencial: Considera-se que em uma determinada empresa existe uma situao em que uma caixa que pesa 50 kg deve subir a uma altura de 500 mm e em seguida ser empurrada at um transportador. Neste mesmo contexto, os alunos devero projetar dois circuitos pneumticos um de posio e um intuitivo utilizando todos os componentes necessrios para a transmisso dos movimentos sincronizados de forma automao. Circuito pneumtico: Considera-se que em uma determinada empresa existe uma situao em que vrios pacotes devem passar de uma plataforma para outra. Essa situao exigir dois atuadores de movimentos lineares, sendo que o primeiro retira o pacote de uma das plataforma atravs de uma mesa, e o segundo retira o pacote da mesa para a outra plataforma. Ao final do desafio o grupo de alunos dever entregar um circuito hidrulico seqencial e dois circuitos pneumticos e um relatrio contendo todas as etapas e passos desenvolvidos ao longo da atividade.

Produo Acadmica

Circuito Hidrulico Circuitos Pneumticos Relatrio de todas as etapas e passos realizados.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.
Danizete Carlos de Lima

Engenharia de Processos de Produo 6 Srie Sistemas Hidrulicos e Pneumticos

Pg. 3 de 6

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Aula-tema: Hidrodinmica - Cinemtica dos Fluidos. Escoamento em Condutos. Esta atividade importante para que voc identifique os componentes hidrulicos e suas aplicaes, para solucionar vrias situaes na transmisso de foras e movimentos em diversas reas. O aluno vai aprender o conceito, origem, aplicao, fluidos hidrulicos, reservatrios, bombas, comandos, elementos de trabalhos, acessrios, conceito e clculos de vazo, presso, potncia, foras, velocidades, tubulaes e perda de carga. Simbologia leitura interpretao e montagem de circuitos. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Monte uma pasta para coletar todo o material a ser pesquisado e registrado. Este material servir de base para a execuo do projeto final. Passo 2 (Equipe) Pesquise e colete dados sobre os conceitos bsicos da hidrulica, especificando a origem, comparaes e aplicaes. Pesquise, colete dados e descreva:

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Danizete Carlos de Lima

Engenharia de Processos de Produo 6 Srie Sistemas Hidrulicos e Pneumticos


Pg. 4 de 6

as leis de Blaise Pascal e Bernouli. as unidades de bombeio (reservatrios bombas e acessrios).

Bibliografia complementar PALMIERI, A. C. Manual de Hidrulica Bsica. Porto Alegre: Ed. Albarus, 1994. Passo 3 (Equipe) Pesquise e descreva: os fluidos hidrulicos. os comandos do grupo direcionais. os comandos do grupo de controladoras de vazo. os comandos do grupo controladores de presso. os acessrios aplicados em hidrulica. Bibliografia Complementar STEWART,H. L. Pneumtica e Hidrulica. So Paulo: Ed. Hemus, 1995. Passo 4 (Equipe) Utilize os componentes pesquisados nos passos para elaborao e montagem do circuito seqencial. Entregue todos os passos resolvidos ao seu professor.

ETAPA 2
Aula-tema: Hidrodinmica - Cinemtica dos Fluidos. Escoamento em Condutos. Pneumtica. Esta atividade importante para que voc aprenda a Origem; conceito; caractersticas do ar; produo, tratamento, distribuio e conservao do ar comprimido; vlvulas de bloqueio; diagramas de funcionamento; simbologia; leitura, interpretao e montagem de circuitos. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Complete a pasta de dados da Etapa 1, com os dados desta etapa. Passo 2 (Equipe) Pesquise e sintetize as origens, os conceitos e aplicaes da pneumtica.

Danizete Carlos de Lima

Engenharia de Processos de Produo 6 Srie Sistemas Hidrulicos e Pneumticos

Pg. 5 de 6

Bibliografia Complementar FIALHO, Arivelto B. Automao Pneumtica: Projetos, Dimensionamento e Anlise de Circuitos. 2 ed. So Paulo: rica, 2004. BONACORSO, Nelso Gauze. Automao Eletropneumtica. 4 Edio. So Paulo: rica, 2004.

ETAPA 3
Aula-tema: Pneumtica. Esta atividade importante para que voc aprenda a Origem; conceito; caractersticas do ar; produo, tratamento, distribuio e conservao do ar comprimido; vlvulas de bloqueio; diagramas de funcionamento; simbologia; leitura, interpretao e montagem de circuitos. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquise sobre: condies atmosfricas. a produo e o tratamento do ar comprimido. a distribuio e conservao do ar comprimido. as vantagens e desvantagens da pneumtica. sobre vlvulas de bloqueio. Bibliografia Complementar FIALHO, Arivelto B. Automao Pneumtica: Projetos, Dimensionamento e Anlise de Circuitos. 2 ed. So Paulo: rica, 2004. BONACORSO, Nelso Gauze. Automao Eletropneumtica. 4 Edio. So Paulo: rica, 2004. Passo 2 (Equipe) Pesquise e elabore grficos de funcionamento.

ETAPA 4
Aula-tema: Pneumtica. Esta atividade importante para que voc aprenda a Origem; conceito; caractersticas do ar; produo, tratamento, distribuio e conservao do ar comprimido; vlvulas de bloqueio; diagramas de funcionamento; simbologia; leitura, interpretao e montagem de circuitos. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

Danizete Carlos de Lima

Engenharia de Processos de Produo 6 Srie Sistemas Hidrulicos e Pneumticos

Pg. 6 de 6

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Inicie o projeto do circuito utilizando os componentes pesquisados nos passos das etapas anteriores. Passo 2 (Equipe) Finalize o projeto utilizando os componentes pesquisados. Passo 3 (Equipe) Entregue todos os passos resolvidos ao seu professor.

Danizete Carlos de Lima

Вам также может понравиться