Вы находитесь на странице: 1из 7

UNIVERSIDADE DE SO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ CEN0409- ANLISE DE SOLO E PLANTA

ORIGEM DAS CARGAS DO SOLO

EVANDRO PAULO DA SILVA

PIRACICABA, 2013

Trocar in no solo refere-se reaes de diferena de potencial entre a fase slida, mineral ou orgnica de cargas negativas ou positivas.

Podemos dispor a acidez como sendo uma das referncias de fertilidade no solo,ou seja, sua idoneidade de nutrir as plantas com os nutrientes que as mesmas necessitam para seu completo desenvolvimento (BRADY, 1989).

A frao argila do solo especialmente, devido a existncia de cargas positivas e negativas envolta do coloide, h a possibilidade de adsorver ctions ou nions nas mesmas. Sabendo que que estes ctions ou nions so trocados por outros ctions ou nions da soluo do solo, denomina-se este processo de troca inica.

As cargas negativas retm os ons com cargas positivas(ctions) que so trocveis e so originadas nas partculas do solo de duas maneiras: cargas permanentes ou cargas dependentes de pH.

Cargas negativas permanentes esto na estruturas dos minerais e se originam de substituies isomrficas nos tetraedros e octaedros dos minerais de argila do solo, assim na formao desses compostos foram completados com ctions e nios de raio parecido mas com de menor carga eltrica, dando como resultado excesso de cargas negativas nos oxignios, chamadas assim de cargas permanentes, estruturadas e no influenciadas pelo pH do solo

Se o pH aumenta, aumenta a quantidade de nions que dependem do Ph da soluo do solo. As cargas negativas dependentes de pH se formam pela dissociao de H+ das superfcies laterais dos argilominerais 1:1, dos xihidrxidos (OH), e de compostos orgnicos, quando o pH do solo tende a se elevar. Reduzir o pH far o processo inverso. Ou seja, as cargas eltricas que variam com o pH, podem ser positivas ou negativas, e assim devem ter caractersticas de barganha de ctions e nios no solo, originadas pela adsoro ou dissociao de H+ da matria orgnica e de xidos de ferro e alumnio muito presentes nas nossas condies climticas

Os principais grupos de troca de ctions de superfcie so na MOS o carboxil , e o grupo de superfcie inorgnica o grupo hidroxil, mostrados nas superfcies de fora dos minerais de argila e nos xidos, hidrxidos e oxihidroxidos de ferro e alumnio. Com a elevao do pH do solo ocorre a dissociao dos ons H+ da superfcie e, assim, a liberao de cargas negativas para a troca de ctions. Por outro lado, com a acidificao do meio ou abaixamento do pH, a superfcie do xido adsorve ons de H+ e passa a apresentar carga positiva, e, portanto, troca de nions. As cargas dependentes de pH, tanto positivas como negativas, e ambas podem ocorrer ao mesmo tempo nos solos. A energia de ligao dos ons (H+) com os grupos funcionais dos argilominerais e dos xidos muito maior que a energia de ligao dos mesmos ons com os grupos funcionais da matria orgnica. Assim, a matria orgnica dissocia seus ons (H+) mais facilmente, criando cargas negativas em pH relativamente baixo (pH ~ 3,5). Essa propriedade, aliada a maior rea de superficial especfica, faz

com que a matria orgnica seja a principal fonte de cargas eltricas negativas nos solos da regio tropical e subtropical, onde predominam minerais de argila do tipo 1:1, como a caulinita e dos xidos de ferro e alumnio.

PONTO DE CAGA ZERO (PCZ) O valor delta () pH permite uma estimativa da predominncia de cargas negativas (CTC) ou positivas (CTA) no solo. O Ponto de Carga Zero (PCZ) corresponde ao pH do solo no qual a quantidade de cargas negativas (CTC) e positivas (CTA) equivalente. pH = (pH em KCl) - (pH em gua) Se pH <> 0 indica que predominam cargas positivas no solo (mas tambm h cargas negativas).

Conforme a composio mineralgica, este pode apresentar, simultaneamente, cargas eltricas positivas e negativas. Existe um determinado valor de pH do solo em que a quantidade de cargas eltricas positivas igual quantidade de cargas negativas. Esse valor, denominado de Ponto de Carga Zero (PCZ). Quando o pH do solo estiver abaixo do PCZ, h predomnio de cargas eltricas positivas e, quando o pH do solo estiver acima do PCZ, predominam cargas negativas nas superfcies das partculas do solo. Os minerais apresentam valores de PCZ bastante variados. Os xidos apresentam altos valores de PCZ, enquanto que mineral de slica e a matria orgnica do solo apresentam valores baixos. Assim, a carga eltrica liquida do solo depende de sua composio, isto , das propores em que ocorrem seus diversos constituintes.

Em geral, os horizontes superficiais dos solos apresentam um PCZ baixo, devido a presena da Matria Orgnica, o que indica um predomnio de cargas negativas numa faixa ampla de pH, favorecendo a adsoro de ctions.

Ponto de Carga Zero alguns minerais:

Minerais PCZ Quartzo 2,5 3,7 Montmorilonita 2,5 Caulinita 4,6 Magnetita 6,5 Hematita 9,5 Geothita 7,8 - 8,9 Gibsita 7,8 9,5 Matria Orgnica ~3,5 FENOMENO DE TROCA INICA

A capacidade de troca de ctions (CTC) corresponde capacidade que o solo possui em reter os ctions trocveis. Quanto maior for quantidade de cargas negativas existentes na superfcie das partculas slidas do solo, maior ser a CTC. A unidade da CTC o cmolc/kg (centimol de carga por

quilograma). Nesta unidade o c=centi=0,01, o k=quilo=100, o g=grama (unidade de massa), e molc=mol de carga (corresponde antiga unidade equivalente).

Ateno na seguinte converso: 1meq/100g = 1 cmolc/kg = 10 mmolc/kg

A soma de bases (SB) corresponde soma dos moles de carga dos ctions trocveis predominantes em solos bsicos (Ca+2, Mg+2, K+, Na+).

Valor S = SB = Soma das Bases (cmolc/kg) = Ca + Mg + Na

onde Ca, Mg, Na e K esto em cmolc/kg.

ATENO: Os teores trocveis no so teores totais do ction no solo. Os teores trocveis so apenas a concentrao destes ctions ligados s cargas negativas do solo.

A CTC Efetiva corresponde CTC ao pH atual do solo.

CTC Efetiva (cmolc/kg) = SB + Al

onde S e Al esto em cmolc/kg

A CTC Potencial corresponde CTC que o solo pode alcanar em pH 7,0. A CTC potencial tambm chamada de valor T.

Valor T = CTC Potencial (cmolc/kg) = SB + H + Al

onde S, Al e H esto em cmolc/kg

A saturao de bases (V) corresponde porcentagem da CTC potencial que ocupada pelos ctions bsicos (Ca+2, Mg+2, K+, Na+). Valo V (%) SB x 100 / CTC Potencial

onde S e CTC Potencial esto em cmolc/kg

S e V for maior ou igual a 50%, o solo apresenta saturao de bases alta (eutrfico). Se V for menor que 50%, o solo apresenta saturao de bases baixa (distrfico)

A atividade da argila fornece uma idia da CTC da frao argila, o que ajuda a inferir sobre a possvel mineralogia do solo, pois sabe-se que os argilominerais 2:1 expansivos apresentam maior CTC, e os argilominerais 1:1 e oxihidroxidos apresentam menor CTC.

ATENO: no confunda atividade da argila (CTC argila) com contedo de argila (% argila) do solo so duas definies bem diferentes.

CTC (argila) = Atividade da argila (cmolc/kg) = CTC potencial x 100 / argila

onde CTC por est em cmolc/kg de solo; argila est em dag/kg (ou %);e CTC (argila) <>c/kg de argila.

Se CTC (argila) maior ou igual a 27 cmolc/kg de argila, do solo ter argila de alta atividade (Ta), indicando que predominam minerais com alta CTC (argilominerais 2:1). Se CTC (argila) <>c/kg de argila, o solo ter argila de baixa atividade (Tb), indicando que predominam minerais com baixa CTC (caulinita, xidos).

A saturao do alumnio (m) corresponde porcentagem da CTC efetiva que ocupada pelo ction Al+3. ATENO: Saturao do Al e Al trocvel no so sinnimos.

Saturao do Al (%) = m = Al x 100 / CTC Efetiva

onde Al e CTC Efetiva esto em cmolc/kg

Se Al for maior ou igual a 4 cmolc/kg, e saturao do Al maior ou igual a 50% e/ ou V <>c/kg, e a saturao do Al for maior ou igual a 50%, o solo ter carter lico. A saturao do sdio corresponde porcentagem CTC potencial que ocupada pelo ction Na+.

Saturao Na = Saturao de Sdio (%) = Na x 100 / CTC Potencial.

onde Na e CTC esto em cmolc/kg.

Se saturao de Na maior ou igual a 15%, o solo sdico. Se a saturao Na for ou igual a 6% e menor que 15% o solo soldico.

A adsoro aninica no especfica funciona de modo semelhante adsoro de ctions (CTC). A capacidade de troca de nions (CTA) ser tanto maior quanto mais cargas positivas existirem na superfcie das partculas slidas do solo (principalmente da frao argila). Na adsoro aninica no especfica os anions so adsorvidos s superfcies das partculas slidas principalmente atravs de foras eletrostticas. As cargas positivas so formadas em baixo pH pela incorporao de um prton (H+) estrutura dos oxihidroxidos e compostos orgnicos (R-COOH). Nestas cargas negativas podem ficar adsorvidos nions como o Cl-, NO3-, SO4=.

Na adsoro aninica especfica os elementos qumicos passam a ter ligaes predominantemente covalentes com a superfcie slida, no sendo trocveis. A adsoro aninica especifica muito comum com os anions PO4-3, MoO4=, SiO4-4.

REAO DO SOLO A reao do solo corresponde s reaes que originam ons H+ e OH-, bem como suas propores na soluo do solo. A escala do pH mede a atividade dos ons H+ na soluo do solo. pH = Potencial de Hidrognio = - log [H+] = log 1 / [H+]. onde [H+] a atividade do on hidrognio na soluo. Como a escala do pH negativa, quanto maior o pH, menor a atividade do H+ na soluo do solo. Como a escala do pH logartmica, no pH 4,0 a atividade do hidrognio 10 vezes maior do que no pH 5,0 e 100 vezes maior do que no pH 6,0. a escala do pH vai at 14. O pH abaixo de 7,0 considerado cido (predomina o H+ na soluo do solo) o pH acima de 7,0 considerado bsico (predomina o OH- na soluo do solo), e o pH 7,0 considerado neutro.

A maioria do solos brasileiros, em condies tropicais e subtropicais midas, so cidos (pH <>+2, Mg+2, K+, Na+), e a concentrao dos ctions cidos (H+ e Al+3).

As conseqncias da acidez so: aumento do Al e Mn disponveis; reduo da disponibilidade do P; reduo da saturao de bases (V); e reduo da decomposio da matria orgnica e da atividade microbiana do solo. Existem dois tipos de acidez: a) Acidez Ativa: corresponde ao H+ presente na soluo do solo (determinado pela leitura do pH do solo). a menor frao da acidez do solo. b) Acidez Potencial: corresponde ao H+ no trocvel (que pode ser liberado soluo do solo se o pH tender a aumentar), e o Al+++ trocvel (que pode se hidrolisar na soluo do solo acidificando o solo). As fontes de acidez no solo so: cido carbnico, fertilizantes acidificantes (especialmente aqueles com nitrognio na forma amoniacal), mineralizao dos compostos orgnicos (pela liberao pelo amnio e formao de cidos orgnicos), adsoro de ctions pelas razes das plantas, formao de cargas pH dependentes, e hidrlise do Al+3.

Em conceito muito utilizado o poder tampo, que corresponde propriedade de um solo em resistir mudanas de pH, representado principalmente pela acidez potencial do solo.

REFERNCIAL BIBLIOGRAFICO

J.B. Tom Jr. Manual para interpretao de NALIZE DE SOLOS, Guaba: Agropecuria, 1997.

EMBRAPA. Centro nacional de pesquisas de solos, MANUAL DE MTODOS DE NALIZE DE SOLO, Centro nacional de pesquisas de solos. 2.ed.rev.atual. Rio de Janeiro, 1997.

BRADY, Nyle C. NATUREZA E PROPRIEDADE DOS SOLOS, 7.ed.bastos.Rio de Janeiro, 1989.

EMBRAPA. Manual de mtodos de anlise dos solos. Rio de Janeiro, CNPS, 1979.

KHIEL, E. J. Manual de Edafologia. So Paulo, Agronmica Ceres, 264p.

LOPES, A. S & GUIDOLIN, J. A. Interpretao de analise de solos: conceitos e aplicaes. 2 ed. So Paulo. ANDA,1989,64p.

PRADO, H. Manejo de solos: descrio pedolgicas e suas implicaes. So Paulo. Nobel, 1991. 116p.

Вам также может понравиться