Вы находитесь на странице: 1из 16

CONSIDERAES SOBRE A PERSPECTIVA DO SISTEMA-MUNDO

Eduardo Barros Mariutti

RESUMO O artigo sistematiza as reflexes da perspectiva de anlise do "sistema-mundo", estreitamente ligada ao pensamento do cientista social norte-americano Immanuel Wallerstein acerca do carter transnacional do capitalismo desde a publicao do primeiro volume de The modern world-system, em 1974. Examinam-se os argumentos e as categorias mobilizados por esse autor para explicar a singularidade da ascenso do capitalismo no Ocidente e apreender a dinmica do sistema-mundo moderno, bem como as principais caractersticas epistemolgicas dessa linha de pensamento. Palavras-chave: sistema-mundo; Immanuel Wallerstein; capitalismo; relaes internacionais. SUMMARY This article systematizes the analyses of world-sistem's perspective, which is closely related to the North-American social scientist Immanuel Wallerstein's thought about capitalism's transnational character, since the publication of the first volume of The Modern World-System, in 1974. It examines the arguments and categories mobilized by the author to explain the uniqueness of capitalism ascension in the West and to understand the dynamics of modern world-system, as well as the main epistemological features of this trend of thought. Keywords: world-system; Immanuel Wallerstein; capitalism; international relations.

A chamada "perspectiva do sistema-mundo" comea a se consolidar como corrente de pensamento autnoma na segunda metade dos anos 1970, desde ento tornando-se indissoluvelmente ligada ao nome do cientista social Immanuel Wallerstein, vinculao que reconhecida tanto pelos seus adeptos quanto por seus adversrios. Embora a preocupao com o carter transnacional do capitalismo remonte pelo menos segunda metade do sculo XIX, h quase um consenso de que a publicao do primeiro volume de The modern world-system (1974) demarca o surgimento de uma nova modalidade de reflexo, com uma problemtica razoavelmente definida e um campo conceitual prprio. Discutiremos aqui as principais caractersticas dessa perspectiva de anlise, e para tal nos apoiaremos fundamentalmente na obra de Wallerstein, j que todas as variantes da perspectiva do sistema-mundo esto relacionadas a essa obra, por aproximao ou por distanciamento relativo. Antes, porm, retrataremos o contexto em que ela ganhou corpo.

JULHO DE 2004

89

CONSIDERAES SOBRE A PERSPECTIVA DO SISTEMA-MUNDO

Ecoando um clebre princpio materialista, Wallerstein reconhece que a anlise do sistema-mundo 1 somente tomou forma nos anos 1970 porque as condies para a sua emergncia j estavam amadurecidas. Os primeiros impulsos nesse sentido ocorrem nos 25 anos posteriores a 1945, quando os cientistas sociais da Europa e dos Estados Unidos "descobrem" o Terceiro Mundo como uma realidade que no se encaixa perfeitamente na estrutura das cincias sociais herdada do sculo XIX. Como uma primeira resposta a essa inadequao emergem com fora os "estudos de rea", trazendo inquietantes preocupaes epistemolgicas: seus adeptos afirmavam que as "teorias" das cincias sociais no dizem respeito apenas Europa e Amrica do Norte, podendo ser utilizadas tambm para o estudo das demais regies do globo, embora no de forma imediata, pois essas reas apresentam peculiaridades que no podem ser desprezadas. No difcil notar a tenso que se situa na raiz desse tipo de anlise, como aponta Wallerstein:

Argumentar simultaneamente que as condies so as mesmas e que so diferentes no a coisa mais fcil de se fazer. Mas os adeptos dos estudos de rea encontraram uma soluo engenhosa, e mais plausvel, para o aparente dilema. Eles basearam seu trabalho numa perspectiva que j se encontrava difundida entre as cincias sociais: [a de que] existem estgios que [toda] sociedade atravessa e que representam um progresso evolucionrio2.

(1) Wallerstein resiste ao termo "teoria" do sistema-mundo porque sua abordagem se fundamenta principalmente na crtica dos pressupostos das cincias sociais existentes (cf. Wallerstein, Immanuel. The modern world-system I: capitalist agriculture and the origins of the European world-economy in the sixteenth century. Nova York: Academic Press, 1974, pp. 9-11; Unthinking social science: the limits of nineteenth century paradigms. Cambridge, MA: Polity Press, 1991, pp. 1-4, 237-56) e tambm porque considera que ainda seria cedo demais para uma teorizao: "Tenho considerado o trabalho dos ltimos vinte anos e de mais alguns que viro como o de limpar a vegetao rasteira para que possamos construir um aparato mais adequado para as cincias sociais" (Idem. "The rise and future demise of world-systems analysis". Review, vol. XXI, n 1, 1998, p. 103). Em seu entender, portanto, no h ainda uma teoria do sistema-mundo em geral nem do sistema-mundo capitalista.

(2) Idem, "The rise and future demise...", loc. cit., p. 104.

Dessa forma, a resposta mais imediata ao impasse criado pela constatao das peculiaridades do Terceiro Mundo foi a formulao do que se convencionou denominar "teoria da modernizao". De acordo com essa perspectiva, todos os Estados apresentam simultaneamente um contedo geral e singular: o carter geral reside na seqncia de estgios a serem atravessados, enquanto o particular definido pelo estgio em que cada Estado se encontra no momento, por suas diferenas em relao aos Estados desenvolvidos (que representam a unidade de referncia) e pelo tempo que se leva para passar de um estgio a outro. Segundo Wallerstein, um dos grandes impulsos anlise do sistema-mundo proveio exatamente da crtica dos pressupostos subjacentes a essa interpretao: em primeiro lugar, a crtica da idia de que os Estados representam a unidade operacional da sociedade, atuam de forma autnoma e no so afetados por fatores externos s suas fronteiras; em segundo lugar, a crtica da noo de uma lei geral de desenvolvimento social (isto , os estgios e sua seqncia) que inevitavelmente conduziria as sociedades atrasadas ao estgio em que se encontram as naes desenvolvidas. Pode-se afirmar portanto que a anlise do sistema-mundo tomou forma inicialmente por oposio teoria da modernizao, a qual, segundo Wallerstein, ficou muito desgastada aps a "revoluo mundial de 1968"3, cujo efeito principal foi uma desiluso generalizada ante os resultados dos 90 NOVOS ESTUDOS N. 69

(3) No mundo marcado pela Guerra Fria eram claras as implicaes poltico-estratgicas da teoria da modernizao, pois havia apenas dois modelos a serem seguidos pelos "pases atrasados": o dos Estados Unidos e o da Unio Sovitica. No entanto, "essas implicaes polticas foram objeto de uma rejeio furiosa por parte dos revolucionrios de 1968. Foi um salto relativamente curto para eles [...] negar as premissas epistemolgicas [da teoria da modernizao]. Isso criou uma atmosfera mais receptiva ao tipo de protesto que a anlise do sistema-mundo representava. importante relembrar essa inteno original da anlise do sistema-mundo, o protesto contra a teoria da modernizao, se quisermos entender as direes que ela tem tomado desde ento" (ibidem, p. 106). Ver tambm: Idem, Unthinking social science.... loc. cit., pp. 266-72; Arrighi, Giovanni. "Capitalism and the modern world-system: rethinking the non-debates of the 1970's". Review, vol. XXI, n 1, 1998, pp. 114-16.

EDUARDO BARROS MARIUTTI

(4) Wallerstein, Immanuel. "Typology of crises in the world-system". Review, vol. XI, n 4, 1988, pp. 587-92. (5) Cf. Idem. Social science and contemporary society: the vanishing guarantees of rationality. Nova York: Fernand Braudel Center, 1995 (srie Papers); Globalization or the age of transition? A long-term view of the trajectory of the world-system. Nova York: Fernand Braudel Center, 1999 (srie Papers). (6) O ncleo institucional da perspectiva do sistema-mundo composto principalmente pelo Fernand Braudel Center (fundado em 1976, ligado State University of New York em Binghamton e dirigido por Wallerstein), pelo peridico Review (criado em 1977) e pela seo Political Economy of the World-Systems da American Sociological Association.

movimentos anti-sistmicos (movimentos de libertao nacional, o movimento comunista e a social-democracia4) e sua perspectiva de criao de uma sociedade mais igualitria e mais democrtica. Tal desiluso acabou por abalar fortemente a crena na inevitabilidade do progresso, pilar fundamental da ideologia liberal5. Esse quadro de descontentamento, em conjunto com a criao de uma base institucional6, favoreceu a consolidao e o desenvolvimento da perspectiva do sistema-mundo.

O sistema-mundo moderno

H uma forte correlao entre a formao do sistema mundial capitalista e o estabelecimento da cincia "moderna". A fim de nos aproximarmos mais rapidamente do nosso problema, restringiremos um pouco mais essa afirmao: h uma conexo entre a consolidao de uma economia-mundo baseada no modo de produo capitalista no "Ocidente" em expanso (c.1640-1815) e a constituio das cincias sociais (c.1850-1914 ou 1945), isto , a formao de um domnio especfico do conhecimento, dividido em disciplinas supostamente autnomas (antropologia, cincia poltica, economia, geografia, histria e sociologia), e de um aparato institucional capaz de preservar e fomentar a especializao do conhecimento. Isso ocorre a par da converso da economia-mundo europia em um empreendimento realmente global (1815-1917), que refora a diviso do conhecimento estabelecida no ncleo do sistema e a impe praticamente em todo o planeta. Essa correlao fica ainda mais ntida se levarmos em conta a grande questo que subjaz a todas as disciplinas das cincias sociais: explicar a ascenso do "Ocidente", isto , o processo geral do qual elas prprias so uma expresso 7 . Esse fenmeno recebeu diversas denominaes, tais como "expanso da Europa", "origem da modernidade", "transio do feudalismo ao capitalismo" e, mais recentemente, "milagre europeu". Cada uma dessas denominaes reflete, em graus variados, a diviso do conhecimento em disciplinas e o conflito entre modalidades de reflexo distintas, que iluminam certos aspectos da realidade e ao mesmo tempo obscurecem os demais. Deixaremos momentaneamente de lado as questes referentes legitimidade da clivagem da realidade em segmentos autnomos, aos quais corresponderiam disciplinas especficas, para nos concentrar na prpria discusso em torno da origem do capitalismo/modernidade. difcil encontrar quem discorde de que o Ocidente foi palco de uma transformao singular na histria da humanidade. Mas s h consenso se nos situamos nesse alto grau de generalidade: qualquer refinamento da anlise traz tona controvrsias acaloradas. O que o Ocidente? Quais so as suas fronteiras espaciais e temporais? A ascenso do Ocidente se deu em razo do declnio de outros sistemas sociais ou, antes, ele floresceu endogenamente e induziu o resto da humanidade a seguir seus passos? O que determinou essa transformao, isto , que foras dinamizaram o processo? JULHO DE 2004 91

(7) Cf. Idem, Unthinking social science..., loc. cit., pp. 7-22; "The challenge of maturity: whither social science". Review, vol. XV, n 1, 1992; "The West, capitalism, and the modern world-system". Review, vol. XV, n 4, 1992, pp. 561-63; The time of space and the space of time: the future of social science. Nova York: Fernand Braudel Center, 1996 (srie Papers), pp. 3-9.

CONSIDERAES SOBRE A PERSPECTIVA DO SISTEMA-MUNDO

A luta de classes? O progresso tcnico? A radicalizao e a difuso de uma tendncia racionalizao da ao social, materializada inicialmente na ampliao da rede comercial e depois na secularizao de todas as esferas da ao social? Essa uma pequena amostra das intricadas questes que tm sido incessantemente debatidas desde, pelo menos, a formao das cincias sociais. H ainda explosivas questes derivadas. i) Sobre o sistema social que precedeu o capitalismo, designado predominantemente como "feudalismo". Quais foram as suas caractersticas fundamentais? O feudalismo apresentava alguma dinmica prpria? Caso positivo, como ela operava ou com que aparato conceitual podemos apreend-la? O feudalismo uma especificidade da Europa? O capitalismo resulta de sua crise? O que determinou essa crise? ii) Sobre os padres de desenvolvimento distintos no interior da Europa. Por que a Inglaterra, e no a Frana ou a Holanda, acabou tomando a dianteira do processo? A sua trajetria se deu a expensas dos demais Estados ou decorreu fundamentalmente das peculiaridades da sociedade inglesa? H um movimento comum da Europa ocidental que se expressa de forma ligeiramente diferenciada em algumas regies ou, antes, o Ocidente composto por um conjunto de Estados diferentes que trilham caminhos paralelos que podem convergir ou divergir ao longo do tempo, cada um deles possuindo uma lgica prpria (mltiplas "transies")? iii) Sobre as demais regies "civilizadas" do mundo. Por que a China, a ndia e o mundo islmico no conseguiram transitar ao capitalismo antes que a Europa, j que em alguns aspectos essas civilizaes eram mais desenvolvidas? Um estudo sobre a formao do capitalismo, a origem da modernidade e a ascenso do Ocidente deveria contemplar simultaneamente essa multiplicidade de questes. Isso possvel? Os adeptos da perspectiva do sistema-mundo Wallerstein em particular suspeitam que no. Pelo menos enquanto as tenses no resolvidas que se encontram no mago das cincias sociais no forem realmente enfrentadas. Desse modo, a melhor maneira de apresentarmos a posio de Wallerstein em face desse problema partir de sua reflexo sobre dois tipos de interpretao da ascenso do Ocidente: as explicaes civilizacionais e as conjunturais.

Explicaes

civilizacionais

Nessa categoria podemos incluir todas as interpretaes que em alguma medida se baseiam no princpio de que a singularidade do desenvolvimento ocidental iniciado a partir do sculo XVI decorre de algum elemento estrutural ou alguma caracterstica civilizatria que remonta a um fenmeno muito mais antigo. Esse legado representaria o fator que possibilitou ao Ocidente trilhar um caminho vedado s demais civilizaes desde aquele sculo. Entre as interpretaes civilizacionais, uma das mais conhecidas aquela elaborada por Max Weber. Logo no primeiro pargrafo de 92 NOVOS ESTUDOS N. 69

EDUARDO BARROS MARIUTTI A tica protestante e o esprito do capitalismo ele lana a grande indagao que, em maior ou menor medida, perpassa toda a sua obra: a qual conjunto de fatores pode ser atribudo o fato de que somente na civilizao ocidental tenham florescido fenmenos culturais dotados de significado e valor universais8? Retomemos brevemente o raciocnio desenvolvido pelo autor para responder a essa questo. Sabendo de antemo que o capitalismo surgiu no Ocidente, Weber isolou algumas das suas caractersticas mais importantes. Em seguida, estudou civilizaes que no vivenciaram o florescimento cio capitalismo e nelas identificou alguns elementos comuns ao capitalismo moderno. Logo, conclui Weber, tais caractersticas compartilhadas no constituem a varivel decisiva para explicar a originalidade do desenvolvimento ocidental. Nos moldes em que feita essa constatao, o desdobramento do raciocnio quase automtico: a especificidade do Ocidente repousa em grande medida na sua herana judaico-crist, a qual assumiu uma forma peculiar a partir da Reforma e da emergncia da tica protestante no sculo XVI. Esse ethos peculiar9 forneceu um apoio normativo aos empreendedores capitalistas que foi decisivo na formao do capitalismo moderno: por fundamentar-se em uma conduta racional asctica derivada da idia de vocao, o capitalismo configura uma individualidade histrica10, que no se confunde com a eterna e onipresente auri sacra fames. No cabendo aos nossos propsitos aprofundar essa sntese da interpretao de Weber, retenhamos ento o seu contedo civilizacional: o suposto valor universal dos fenmenos culturais da civilizao ocidental est profundamente ligado sua remota origem crist. Mas as explicaes civilizacionais, lembra-nos Wallerstein, tambm so exploradas por autores marxistas. O exemplo mais saliente a interpretao de Perry Anderson sobre o declnio do absolutismo e a transio ao modo de produo capitalista. Para evidenciar o carter civilizacional do argumento de Anderson deve-se levar em conta a sua insistncia em afirmar que o capitalismo s pode ter emergido do modo de produo feudal (ou, pelo menos, que o feudalismo favorece esse tipo de desenvolvimento), o qual preponderou somente na Europa e no Japo 11 . Essa constatao feita com um propsito muito preciso: investir contra a tendncia de parte da historiografia marxista a universalizar o feudalismo, isto , a transpor um conceito derivado do passado da Europa para explicar a histria das demais formaes sociais. Curiosamente, essa investida representa uma das caractersticas mais positivas da interpretao de Anderson e ao mesmo tempo um dos seus pontos mais vulnerveis. Vamos nos deter um pouco mais nesse aspecto. Antes de mais nada, retomemos a definio de feudalismo apresentada por Anderson em Linhagens do Estado absolutista. Esse modo de produo definido "originalmente" pela unidade orgnica entre a economia e a dominao poltica na esfera da aldeia, uma unidade que se distribua em uma cadeia de soberanias parcelares12. Esse amlgama entre a esfera econmica e a poltica que garantiu o dinamismo mpar da Europa JULHO DE 2004 93

(8) Weber, Max A tica protestante e o esprito do capitalismo. 9a ed. So Paulo: Pioneira, 1991, p. 1.

(9) Sobre o significado particular de ethos na explicao de Weber, cf. ibidem, pp. 31ss.

(10) "Se puder ser encontrado algum objeto ao qual esse termo ["esprito do capitalismo"] possa ser aplicado com algum significado compreensvel, ele apenas poder ser uma individualidade histrica, isto , um complexo de elementos associados na realidade histrica que unimos em um todo conceitual do ponto de vista de um significado cultural "(ibidem, p. 28).

(11) Anderson, Perry. Lineages of the Absolutist State. Londres: Verso, 1979, pp. 401-03.

(12) Ibidem, p. 19.

CONSIDERAES SOBRE A PERSPECTIVA DO SISTEMA-MUNDO

e que, ao mesmo tempo, invalida teoricamente a tendncia a fazer do feudalismo um "oceano onde virtualmente todas as sociedades podem receber o seu batismo"13. Mas, e o Japo: no compartilhava essa caracterstica decisiva? O prprio Anderson se faz essa pergunta, e em sua resposta o elemento civilizacional finalmente entra em cena: apesar do "ciclo comum do feudalismo", a Europa tinha algo que faltava ao Japo o legado da Antiguidade clssica. A despeito do alto grau de urbanizao, da circulao monetria e do desenvolvimento do direito, o Imprio Romano no foi capaz de transitar por si s ao capitalismo e entrou em colapso. O seu declnio engendrou o modo de produo feudal, que, embora caracterizado pelo predomnio do mundo rural e pela parcelarizao da "propriedade" e da soberania, preservou alguns elementos do perodo romano. Mas preservou como? Anderson apresenta uma formulao um tanto retrica e enigmtica acerca dessa questo:

(13) Ibidem, p. 3.

O prprio avano do universo clssico condenou [o Imprio Romano] a uma regresso catastrfica [...]. O mundo social muito mais primitivo dos primrdios do feudalismo foi o resultado desse colapso [...]. Ento, aps uma longa gestao, a Europa medieval liberou os elementos de uma lenta transio ulterior ao modo de produo capitalista, no incio da era moderna. Mas o que tornou possvel a singular passagem da Europa para o capitalismo foi a concatenao da Antiguidade com o feudalismo. [...] A "vantagem" da Europa sobre o Japo assenta em seu antecedente clssico, que mesmo aps a Idade das Trevas no desapareceu "atrs" de si, mas sobreviveu, em certos aspectos bsicos, sua frente14.

(14) Ibidem, pp. 420-21.

Em Passagens da Antiguidade ao feudalismo Perry Anderson tende a identificar o legado romano basicamente preservao da Igreja Catlica, uma instituio que, conseguindo sobreviver ao colapso do Imprio, ajustou-se s grandes transformaes que a ruralizao da sociedade e a disperso do poder poltico implicavam. Ele sugere que o sucesso da Igreja esteve diretamente ligado sua capacidade de administrar, por um perodo relativamente longo, uma contradio fundamental: o contedo igualitrio do cristianismo e a estrutura extremamente hierarquizada da sociedade feudal15. Em Linhagens do Estado absolutista, porm, Anderson no deu continuidade a essa frutfera linha de argumentao, pois passou a privilegiar o papel desempenhado pelo princpio romano de propriedade quiritria, que ressurge na Europa ocidental durante a crise do feudalismo. Wallerstein menciona ainda outras explicaes civilizacionais16, mas seria excessivo reconstituir aqui todas elas, pois para os nossos propsitos importa apenas esboar as suas caractersticas gerais. Assim, se levarmos s ltimas conseqncias esse tipo de interpretao, poderemos constatar um 94 NOVOS ESTUDOS N. 69

(15) Idem. Passages from Antiquity to Feudalism. Londres: New Left Books, 1974. Assim como muitos outros crticos tais como Teshale Tibebu ("On the question of Feudalism, Absolutism, and the Bourgeois Revolution". Review, vol. XIII, n 1, 1990) , Wallerstein no faz justia a essa dimenso do argumento de Anderson. (16) Wallerstein, "The West...", loc. cit., pp. 592-99.

EDUARDO BARROS MARIUTTI

pressuposto que geralmente no apresentado com a devida clareza, como salienta Wallerstein:

(17) Ibidem, p. 590.

Obviamente, qualquer ocorrncia histrica possui razes imediatas cuja derivao pode ser traada retrospectivamente ad infinitum. Assim, se acreditarmos que a transformao crucial ocorreu h 5002.500 anos, estaremos apresentando uma explicao gentico-cultural que diz, efetivamente, que o desenvolvimento do capitalismo/modernidade" no Ocidente, e no Ocidente em primeiro lugar, foi algo "inevitvel" em razo do seu sistema civilizacional anterior. Se acreditarmos porm que no h nenhuma razo para supor que o que iria ocorrer duzentos anos depois de cerca de 1300 estava inscrito em trajetrias histricas de longo prazo, mas, ao contrrio, era "conjuntural", estaremos livres para avaliar a sensatez das escolhas histricas que foram realizadas e liberados do carter auto-realizvel e autocongratulatrio das explicaes civilizacionais17.

Nota-se que na primeira parte dessa citao a especificidade no limite identificada a inexorabilidade: o florescimento do capitalismo moderno no foi somente uma via de desenvolvimento exclusiva do Ocidente, mas tambm, em certa medida, algo inevitvel. Dessa forma, temos a impresso de que as transformaes em pauta constituem um lento processo de maturao que, com razes profundas em um sistema social anterior, culmina invariavelmente no estabelecimento do capitalismo. Em suma: as tendncias capitalistas j estavam desenhadas na Baixa Idade Mdia (ou at muito antes), de modo que a explicao sobre a formao do capitalismo na verdade uma explicao sobre como essas tendncias conseguiram florescer no sculo XVI (ou nos trs sculos seguintes), rompendo as barreiras que constrangiam o seu desenvolvimento. J a segunda parte da citao nos oferece um outro modo de encarar o problema, o que nos leva a examinar um outro tipo de explicao.

Explicaes conjunturais

Uma diviso radical entre as interpretaes civilizacionais e conjunturais seria totalmente despropositada, pois desviaria nossa ateno do rico espectro que permeia os dois extremos. Alm disso, o modo como Wallerstein caracteriza as interpretaes conjunturais s faz sentido em sua relao com as civilizacionais. Tomemos a idia do embrio capitalista que supostamente estava contido na poro ocidental da Europa medieval. Muitos autores insistem em que os traos capitalistas presentes nessa regio, embora tambm pudessem ser encontrados em praticamente todos JULHO DE 2004 95

CONSIDERAES SOBRE A PERSPECTIVA DO SISTEMA-MUNDO

os sistemas sociais conhecidos, s germinaram no Ocidente, que representa portanto o ponto de referncia para a explicao. Em virtude de circunstncias especiais, somente a Europa ocidental teria sido capaz de superar os inmeros constrangimentos maturao do capitalismo. Cada explicao enfatiza um ou alguns constrangimentos principais, selecionando um ou alguns fatores contingentes para a liberao dos impulsos capitalistas, mas o princpio bsico sempre o mesmo: um excepcional conjunto de circunstncias atuou sobre as tendncias de longo prazo que modelavam o sistema social anterior ao capitalista, destruindo-as ou transformando-as em um novo conjunto de tendncias, as quais foram mais favorveis plena manifestao do capitalismo18. A questo muda de figura, mas no completamente. Os fatores apontados pelas explicaes civilizacionais como responsveis pela ascenso do Ocidente por volta de 1500, que remontam a um perodo anterior, so realmente importantes e necessrios, mas no suficientes. As condies suficientes surgem de forma involuntria e contingente entre 1250 e 1450, perodo que muitos autores qualificam como de "crise do feudalismo", embora tal caracterizao no seja consensual. Assim, o resultado do declnio do feudalismo ter sido uma dentre inmeras possibilidades, e no calor dos acontecimentos era intrinsecamente impossvel antecipar tal desdobramento peculiar. Essa exatamente a posio de Wallerstein a respeito da transio do feudalismo ao capitalismo, isto , da formao do sistema-mundo moderno19. No toa que o primeiro captulo de The modern world-system I intitulado "Preldio feudal". Podemos ento compreender o ambicioso mote de Wallerstein: articular a perspectiva sincrnica (dominante entre os marxistas) com a diacrnica, tentando elucidar a complexa interao entre acaso e determinao.

(18) Ibidem, pp. 599-600.

A dinmica do sistema-mundo moderno

No h espao aqui para reproduzirmos a dimenso historiogrfica da interpretao de Wallerstein sobre a formao do sistema-mundo moderno. Contudo, as linhas bsicas que a delimitam foram esboadas nas sees anteriores, e o mesmo faremos neste passo quanto dinmica do sistemamundo j constitudo, apontando suas contradies e as categorias que foram forjadas para apreend-la. Preliminarmente, porm, teremos de considerar a categoria sistema-mundo em seu mximo grau de generalidade. Wallerstein define sistema-mundo como um sistema social que possui limites (potencialmente variveis), estruturas, regras de legitimao e um certo grau de coerncia. dinmico, pois os grupos que existem em seu interior esto constantemente envolvidos em uma luta para modelar o sistema em seu proveito. Em termos sintticos, o que caracteriza um sistema-mundo o fato de a sua dinmica ser, em grande medida, interna 96 NOVOS ESTUDOS N. 69

(19) " interessante notar quais questes no foram formuladas, ou o foram raramente, no sculo XIX ou desde ento. No foi perguntado por que esse fenmeno (como quer que o chamemos) no ocorreu muito antes na histria humana, digamos, h mil anos. No foi perguntado se houve alguma alternativa histrica plausvel a essa "transio" ou desenvolvimento particular. [...] Toda a discusso est de fato centrada na premissa de que o que quer que tenha ocorrido havia de ter ocorrido [...]. Se utilizarmos a analogia de uma exploso causada por uma massa crtica ou uma conjuno particular de variveis, saber se essa 'exploso' foi intrinsecamente necessria ou historicamente 'acidental' torna-se uma questo intelectual real, que deve ser resolvida antes de se construir todo um edifcio terico para as cincias sociais histricas baseado em uma 'transio inevitvel1" (ibidem, pp. 561-62).

EDUARDO BARROS MARIUTTI

(20) Wallerstein reconhece que a precariedade dessa definio de certo modo inevitvel: "O leitor pode pensar que a utilizao da expresso 'em grande medida' um tipo de subterfgio acadmico. Admito que no posso quantificar. Provavelmente nunca ningum poderia faz-lo, dado que a definio est baseada em uma hiptese contrafactual: se o sistema, por qualquer motivo, ficasse isolado de todas as foras externas (o que nunca acontece na prtica), a definio implicaria que o sistema continuaria a funcionar substancialmente da mesma maneira" (Idem, The modern world-system I, loc. cit., p. 347).

(autocontida) 20 . Desse modo, o prprio sistema representa a unidade em torno da qual qualquer anlise deve se estruturar. Isto posto, podemos prosseguir. Uma economia-mundo um sistema-mundo que no englobado por nenhuma entidade poltica unitria. Ao longo da histria, as economiasmundo tenderam a vivenciar dois desfechos distintos: desintegrao ou transformao em um imprio-mundo, isto , em uma economia-mundo envolvida por uma nica estrutura poltica. Essa transformao geralmente ocorre de duas maneiras: a economia-mundo pode desenvolver uma estrutura poltica unitria capaz de envolv-la completamente ou ento ser anexada a um imprio-mundo em expanso. Mas a economia-mundo capitalista isto , o sistema-mundo moderno no trilhou nenhum desses caminhos: no se desintegrou, no formou uma entidade poltica unitria e no foi conquistada por nenhum imprio-mundo. Como veremos, Wallerstein sugere que essa exatamente a sua especificidade e o segredo de sua fora. O sistema-mundo moderno configura um todo espao-temporal cujo escopo espacial coincide com o eixo da diviso social do trabalho que integra as suas partes constituintes. Esse eixo se materializa numa complexa cadeia de mercadorias em que para cada processo de produo existem alguns vnculos adiante e para trs, responsveis pela interdependncia da rede planetria de valorizao do capital. Por meio dessa rede, diversas formas de controle e de remunerao do trabalho so subsumidas ao capital, tais como o trabalho compulsrio (e o infantil), as cooperativas de produtores independentes e as economias familiares semiproletarizadas (em que o salrio a menor parcela das diversas fontes de renda da famlia). O fato que a multiplicidade de regimes de trabalho que convivem com o salariato no deve ser encarada como um mero anacronismo ou um resqucio pr-capitalista. O seu papel na valorizao do capital anlogo ao exercido pelas disparidades geogrficas entre zonas de salrios altos e baixos, criadas artificialmente pelo controle internacional sobre a mobilidade da mo-de-obra: o recurso ao trabalho compulsrio e ao emprego da fora de trabalho parcialmente convertida em mercadoria ajuda a estabelecer limites s reivindicaes dos trabalhadores assalariados com maior poder de barganha. Nota-se portanto que a diviso do trabalho que articula a economiamunclo no somente ocupacional, mas sobretudo regional: ela reflete uma hierarquia de tarefas que demandam nveis distintos de qualificao e de capitalizao, determinando assim a transferncia extensiva da maisvalia da periferia para o centro. Mas o quadro um pouco mais complexo, pois entre o centro e a periferia da economia-mundo h uma zona intermediria razoavelmente favorecida pela diviso mundial do trabalho: a semiperiferia. Esta geralmente envolve reas que antes faziam parte do centro do sistema, embora a converso de regies perifricas em semiperifricas no seja incomum. Wallerstein confere muita importncia a essa categoria:

JULHO DE 2004

97

CONSIDERAES SOBRE A PERSPECTIVA DO SISTEMA-MUNDO A semiperiferia [...] no um artifcio de pontos de corte estatsticos nem uma categoria residual. A semiperiferia um elemento estrutural necessrio numa economia-mundo. Essas reas tm um papel paralelo ao representado, mutatis mutandi, pelos grupos comerciais intermedirios em um imprio. Elas desviam parcialmente as presses polticas que os grupos localizados [...] nas reas perifricas poderiam, de outro modo, dirigir contra os Estados do centro, contra os grupos que operam em seu interior e por meio de seu aparelho de Estado21.

Ao combinar caractersticas dos dois extremos que polarizam a economia-mundo capitalista, os Estados semiperifricos atuam como zonas perifricas em relao aos Estados do centro e simultaneamente como centro em relao periferia. Essa posio intermediria reduz a tenso entre os extremos, contribuindo assim para preservar o sistema-mundo moderno. Mas ela tambm exerce uma funo dinamizadora: nos perodos de contrao econmica, quando se intensifica a luta para aambarcar um quinho do excedente mundial em declnio, alguns Estados semiperifricos podem tirar proveito de sua constituio hbrida e ameaar o centro do sistema22. Examinaremos agora o escopo temporal do sistema-mundo moderno. A durao de qualquer sistema-mundo compreende trs "perodos": a sua gnese, o perodo de "funcionamento normal" (relativamente longo) e o seu declnio. A gnese e a derrocada de um sistema-mundo se caracterizam pelo fato de seus desdobramentos serem intrinsecamente imprevisveis, ao passo que o perodo de desenvolvimento regular presidido por contradies internas que modelam a sua evoluo, de modo que o argumento que se segue diz respeito somente a esse perodo. A evoluo do sistema-mundo moderno apresenta duas dimenses inter-relacionadas. A primeira se refere s tendncias seculares, que derivam das contradies fundamentais do sistema e esto diretamente relacionadas sua durao. Representam uma das chaves para a apreenso da estrutura do sistema-mundo moderno, embora sejam tendncias primeira vista mais sujeitas a indeterminao do que os ritmos cclicos, que comentaremos em seguida. Na literatura recente, a tendncia secular ou logstica fortemente associada ao movimento dos preos em intervalos de 150-300 anos, que compe o famoso e ainda inexplicado padro secular de inflao e deflao. A despeito do grande esforo dos adeptos da perspectiva do sistema-mundo, os estudos sobre esse tema ainda no renderam resultados satisfatrios23. Wallerstein identifica trs (sub)tendncias que, combinadas, explicariam grande parte da dinmica das tendncias seculares: a presso dos nveis reais de remunerao do trabalho sobre os custos de produo (a resultante do conflito entre capital e trabalho); o custo progressivo dos insumos materiais (no s o preo de compra das matrias-primas, mas sobretudo os custos de sua transformao, do tratamento dos resduos e da proteo ambiental); e a elevao da presso tributria, que deriva da 98 NOVOS ESTUDOS N. 69

(21) Ibidem, pp. 349-50. grifo meu. Fernand Braudel, ao mesmo tempo que critica Wallerstein por estar "hipnotizado" pelo sculo XVI, reconhece a importncia da semiperiferia: "... por meio de todos os avatares polticos da Europa, por causa deles ou a despeito deles, constituiu-se precocemente uma ordem econmica europia, ou melhor, ocidental, que ultrapassou os limites do continente, utilizando as suas diferenas de voltagem e as suas tenses. Bem cedo o 'corao' da Europa se viu cercado por uma semiperiferia prxima e um periferia longnqua. Ora, essa semiperiferia que oprime o corao, que o obriga a bater ma is depressa o Norte da Itlia em redor de Veneza nos sculos XIV e XV, os Pases Baixos em torno de Anturpia , talvez a caracterstica essencial da estrutura europia. Ao que parece, no h semiperiferia em torno de Pequim, Delhi, Ispahan, Istambul e at de Moscou" (Braudel, Fernand. Civilizao material, economia e capitalismo sculos XVXV11I. So Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. III, p. 45). (22) Cf. Wallerstein, lmmanuel. The capilalist world-economy. Cambridge: Cambridge University Press, 1979, pp. 96101.

(23) Cf. Research Working Group on Cyclical Rhythms and Secular Trends. "Cyclical rhythms and secular trends of the capitalist world-economy: some premises, hypoteses and questions". Review, vol. II, n 4, 1979.

EDUARDO BARROS MARIUTTI

(24) Cf. Wallerstein, Globalization..., loc. cit., pp. 6-12.

(25) As interpretaes recentes sobre os ciclos de Kondratieff podem ser divididas quanto nfase na exausto da tecnologia, na expanso exagerada do capital ou na produo primria excedente, mas praticamente todas compartilham uma caracterstica comum: a base do mecanismo o peridico desequilbrio entre a oferta e a procura (cf. Idem. "Long waves as capitalist process". Review, vol. VII, n 4, 1984, pp. 567-69). (26) Wallerstein sugere que existem outros ritmos cclicos em ao; "A economia-mundo capitalista tem-se mantido por um longo tempo, como todo sistema, mediante mecanismos que restauram o seu equilbrio toda vez que seus processos se afastam muito dele. O equilbrio nunca restaurado imediatamente, mas apenas depois de desviar-se suficientemente da norma, e, claro, nunca restaurado perfeitamente. Uma vez que necessita que os desvios atinjam um certo grau antes de disparar os contramovimentos, a economia-mundo capitalista, como qualquer outro sistema, possui ritmos cclicos de vrios tipos. Discutimos um dos principais ciclos que ela desenvolve, chamados de Kondratieff. Estes no so os nicos" (Idem, Globalization..., loc. cit., p. 10). Com efeito, ele faz constantes aluses a uma srie de ciclos breves e mdios ("Kitchin". "Juglar", "Kuznets" etc.), mas s comenta os ciclos de Kondratieff.

intensificao da rivalidade interestatal e do custo da preservao da estabilidade social no interior dos Estados (resposta s demandas sociais, represso e cooptao de movimentos contestatrios etc.). Essas trs tendncias interagem a todo momento, impondo obstculos acumulao. A superao desses obstculos intensifica a luta de classes, a tenso entre as classes e os aparelhos de Estado e a rivalidade interestatal. Produzem assim as complexas linhas de fora que moldam a trajetria do sistema24. A segunda dimenso a dos ciclos conjunturais ou ritmos cclicos, que simultaneamente influenciam as tendncias seculares e so por elas influenciados. Na economia-mundo capitalista os ciclos conjunturais mais importantes comportam-se de forma anloga aos ciclos de Kondratieff. Duram cerca de cinqenta anos e so constitudos por duas fases: expanso e contrao. No entanto, Wallerstein concebe esse tipo de ciclo de forma bastante particular. A lgica que rege o seu funcionamento no se esgota na discrepncia entre a oferta e a procura25. Pelo contrrio, a sua dinmica est intimamente relacionada s tenses que modelam o sistema-mundo e aos conflitos que eclodem na arena sociopoltica. A oferta no cria a sua prpria demanda. Se assim fosse, o capitalismo no seria um modo de produo to turbulento. A demanda uma funo da distribuio do excedente, a qual, ao contrrio da variao da oferta, no deriva fundamentalmente de decises individuais de investimentos visando a acumulao. A distribuio do excedente resulta do conflito local e global entre os diversos grupos, classes e estratos que fazem parte do sistema-mundo moderno. Desse modo, a contradio entre os interesses imediatos e de longo prazo desses grupos exerce uma influncia decisiva na dinmica dos ciclos de Kondratieff: os conflitos de interesse so permanentes, mas as lutas agudas so mais descontnuas, pois geralmente resultam em compromissos relativamente duradouros. Assim, a variao contnua da oferta, combinada variao descontnua da procura, que rege os ciclos de Kondratieff26. Como j sugerimos, o sistema-mundo moderno uma economiamundo capitalista. Com esse termo estamos descrevendo tanto a sua estrutura formal quando o seu modo de produo, visto que estes so inseparveis. Essa economia-mundo regida por uma "lei do valor", que determina a distribuio da maior parcela do excedente para aqueles que do prioridade diretriz fundamental do sistema: a incessante acumulao de capitais. Assim, acumular por acumular isto , o capital como valor que valoriza a si prprio representa o princpio nuclear que orienta todo o sistema e lhe confere sentido. Isso no quer dizer que todos os seus membros operam implacavelmente com base nessa "lei do valor". Em consonncia com os fundamentos do sistema, porm, todas as instituies da economia-mundo capitalista prestam-se a recompensar materialmente os que aderem ao seu princpio bsico e a punir indiretamente os que no o fazem27. A economia-mundo capitalista possui uma superestrutura poltica bastante peculiar, composta por uma rede heterognea de Estados "soberaJULHO DE 2004 99

(27) Cf. Idem, "Typology of crises...", loc. cit., pp. 584-85; "The West...", loc. cit., pp. 566-80; "The modern-world system and evolution". The Journal of World-System Research, vol. 1, n 19, 1995, pp. 3-5.

CONSIDERAES SOBRE A PERSPECTIVA DO SISTEMA-MUNDO

nos", que Wallerstein denomina como "sistema interestatal". Embora envolva toda a economia-mundo, esse sistema no pode ser considerado uma estrutura poltica unitria, pois nenhum grupo ou Estado tem poder suficiente para controlar efetivamente todo o sistema. Um Estado pode ser hegemnico, isto , capaz de influenciar o sistema interestatal mais do que qualquer outro Estado, conjunto de Estados ou organizaes supranacionais e colher os benefcios que derivam dessa influncia, mas no podemos dizer que ele controla o sistema interestatal e muito menos a economiamundo: a Gr-Bretanha no controlava o sistema-mundo moderno tal como ele existia no sculo XIX, assim como os Estados Unidos no controlam o sistema-mundo contemporneo 28 . Trata-se, portanto, da recriao da soberania parcelar. Para Wallerstein, essa estrutura poltica singular contribui de maneira decisiva para o fortalecimento da economia-mundo capitalista. Como a arena econmica transcende a esfera de atuao das unidades polticas tomadas individualmente, o grande capital ganha uma margem de manobra extremamente ampla: uma organizao capitalista pode, por exemplo, instalar as suas bases produtivas nas zonas de salrios mais baixos e ao mesmo tempo realizar a sua produo nas regies de poder aquisitivo mais elevado, aumentando consideravelmente a taxa de retorno. A prpria fluidez do sistema interestatal refora a tendncia incessante acumulao de capitais, na medida em que estabelece uma competio ininterrupta entre os Estados nacionais que o integram: os Estados do centro lutam para preservar a sua posio privilegiada, enquanto os demais se esforam para escapar das zonas perifricas. Comportam-se portanto como capitalistas individuais, lutando para expandir a sua base tributria, racionalizar os seus quadros burocrticos e sobretudo incrementar seu poder de atuao no cenrio internacional29. H ainda uma categoria importante a ser discutida: a arena externa. Com esse termo Wallerstein denomina as variadas formas de impriosmundo, economias-mundo e minissistemas que no so parte constitutiva do sistema-mundo moderno, embora possam com ele estabelecer relaes (comerciais, blicas etc.). Visto que a reproduo da economia-mundo moderna exige a expanso intensiva e extensiva de sua produo e de suas fronteiras espaciais, a arena externa v-se sistematicamente incorporada ao sistema-mundo moderno 30 . O tipo de insero, na periferia ou na semiperiferia do sistema-mundo, depende do poder relativo das estruturas polticas presentes nas regies recm-incorporadas. Trata-se portanto de uma categoria definida pela negatividade, com uma importante implicao: um elemento da arena externa s entra para a histria do sistema-mundo moderno no momento em que por ele incorporado, isto , exatamente quando deixa de fazer parte da arena externa para converter-se em uma zona perifrica ou semiperifrica da economia-mundo capitalista. Assim, mutatis mutandis, no difcil notar que na perspectiva do sistema-mundo a arena externa opera de forma anloga noo marxista de "formaes sociais pr-capitalistas"31. 100 NOVOS ESTUDOS N. 69

(28) Wallerstein desenvolve a tese polmica de que o sistema interestatal est sujeito a um ciclo de hegemonias que atua conjuntamente com a tendncia secular, embora de forma complexa, pois a dinmica dos ciclos hegemnicos no pode ser reduzida da tendncia secular (e vice-versa). As hegemonias so autodestrutivas, pois implicam um aumento progressivo dos custos, que por sua vez deriva da rivalidade interestatal (ao mesmo tempo que a alimenta). Quando uma potncia hegemnica entra em declnio as demais potncias lutam para ocupar o seu lugar, o que geralmente resulta em longos conflitos geopolticos e por fim num recentramento do sistema. Assim, o estabelecimento de uma nova hegemonia redefine o eixo mundial de diviso do trabalho e, concomitantemente, toda a configurao da economia-mundo. Historicamente, o sistemamundo moderno vivenciou at o momento trs ciclos hegemnicos, de durao e intensidade variadas: o holands, o britnico e o norte-americano (cf. Idem. "The three instances of hegemony in the history of the capitalist world-economy". International Journal of Comparative Sociology, vol. XXIV, n 1/2,1983). Essa sucesso e o modelo bsico que a sustenta so quase unnimes entre os adeptos da perspectiva do sistema-mundo, embora Giovanni Arrighi acredite que tem algo muito diferente a dizer sobre isso (cf. "The three hegemonies of historical capitalism". Review, vol. XIII, n 3, 1990). (29) Nesse sentido, o Estado ao mesmo tempo baluarte e uma ameaa constante para os grandes acumuladores de capital: "O Estado pode ser o predador primrio; nenhum predador foi to eficaz historicamente quanto um imperador situado no topo de uma estrutura redistributiva. Algo que fosse capaz de reproduzir uma estrutura poltica como esta, baseando-se na eficincia tcnica do mundo moderno, seria a nmesis da acumulao incessante de capitais" (Wallerstein, "The modern-world system and evolution", loc. cit., p. 10). Portanto, o aniquilamento do sistema interestatal e a converso da economia-mundo capitalista em um poderosssimo imprio-mundo so um desdobramento possvel, embora pouco provvel. (30) Cf. Idem, The modern world-system I, loc. cit. cap. 6. (31) Essa dimenso do problema foi percebida por Teshale Tibebu (op. cit., pp. 132-33): "O grande 'perigo' para a teoria parece derivar da no-problematizao da 'arena externa'. Aque-

EDUARDO BARROS MARIUTTI


les que so 'incorporados' so povos, embora sejam enterrados sob uma longa cadeia de mercadorias. A sua histria precisa ser completamente estudada. Esse estudo deve comear pela rejeio da 'arena externa' tomada como a verso das 'formaes pr-capitalistas' da teoria do sistema-mundo, O residualismo uma pesada manta que sufoca o livre fluxo do ar da histria". Note-se alis que Tibebu fala de uma teoria do sistema-mundo em constituio. (32) "Globalidade no globalizao. Como tem sido usado por muitas pessoas nos ltimos dez anos, o termo 'globalizao' refere-se a um processo tido como novo, cronologicamente recente, em que os Estados supostamente no mais consistem nas unidades decisrias, mas esto agora, e apenas agora, inseridos numa estrutura denominada por alguns como 'mercado mundial', uma entidade um tanto mtica e seguramente reificada que dita as regras" (Wallerstein, Globalization..., loc. cit., p. 107). (33) O debate sobre a longevidade do sistema-mundo moderno crucial para a perspectiva do sistema-mundo. No entanto, algumas das posies em conflito so, no mnimo, exticas. A mais extravagante certamente a derivada de Andre Gunder Frank e de Barry Gills: o presente sistema mundial teria quase cinco mil anos, pois teria surgido por volta de 2500 a.C. (talvez mais cedo!), com as conexes "sistmicas" estabelecidas entre a sia Oriental, a Europa Ocidental e o Sul da frica, que formaram uma unidade que j recebeu vrias designaes, tais como "ecmeno", "ilha da terra" e "civilizao central" (cf. Frank, Andre G. "A theoretical introduction to 5.000 years of world system history". Review, vol. XIII, n 2, 1990; Frank, Andre G. e Gills, Harry K. "The five thousand year world system: an interdisciplinary introduction". Humboldt Journal of Social Relations, vol. 18, n 2, 1992). Para a crtica dessa posio, cf. Amin, Samir. "The ancient world-systems versus the modern capitalist world-system". Review, vol. XIV, n 3, 1991; Arrighi, Giovanni. "The world according to Andre Gunder Frank" e Wallerstein, Immanuel. "Frank proves the European miracle". Review, vol. XXII, n 3, 1999(34) Wallerstein, "The rise and future demise...", loc. cit., p. 107.

Caractersticas epistemolgicas da perspectiva do sistema-mundo

i) Globalidade. Como j observamos, a teoria da modernizao internacional por definio, j que fundamentada basicamente na comparao sistemtica entre Estados "soberanos", mas nunca foi global pelo menos no no sentido proposto por Wallerstein. Para ele, por sistemamundo devemos entender uma unidade cujas partes integrantes no podem ser analisadas separadamente. Sendo assim, os processos do sistemamundo so sempre totais32. ii) Historicidade. Esse aspecto decorre do anterior. Se h realmente um sistema-mundo, isto , uma totalidade espao-temporal efetiva, apenas a sua histria como um todo, e no a histria de suas subunidades tomadas separadamente pode as explicar as suas sucessivas conformaes, assim como a sua feio contempornea. Mas para tanto necessrio delimitar as fronteiras (espao)temporais do sistema-mundo moderno, procedimento que tem suscitado acirradas polmicas33. Wallerstein enftico: a historicidade no pode ser confundida com a "histria da cincia social" praticada nos ltimos 25 anos, em que os dados disponveis sobre o passado so utilizados fundamentalmente para testar as generalizaes tericas derivadas das anlises do cenrio contemporneo 34 . iii) Unidisciplinaridade. Se as duas constataes anteriores forem verdadeiras, a usual diviso entre as arenas poltica, econmica e sociocultural como esferas regidas por lgicas particulares no pode ser sustentada. Assim, unidisciplinaridade no significa multidisciplinaridade, j que a abordagem multidisciplinar, mesmo combinando elementos e descobertas de diversas reas, respeita as fronteiras entre as cincias sociais. Em outros termos, a anlise do sistema-mundo demanda a constituio de uma cincia unitria. iv) "Holismo" ou totalismo. Essa noo fundamenta as anteriores e ao mesmo tempo fundamentada por elas. Quando se estuda um sistemamundo, as fronteiras entre as cincias sociais deixam de fazer sentido. Essas fronteiras, socialmente construdas entre 1850 e 1945, refletem a ideologia liberal, que de to arraigada se tornou quase invisvel. O conceito de sistema-mundo sobretudo uma negao da perspectiva liberal: a totalidade do sistema a unidade que confere sentido s partes. Desse modo, como j assinalamos, toda anlise, mesmo que setorial, define-se e deve ser presidida pela totalidade. Mas necessrio dar mais um passo. Mesmo entre os defensores da unicidade da cincia social h uma forte tendncia a dissoci-la da histria, nos seguintes termos: a cincia social abstrata e generalizante (nomottica), enquanto a histria concreta e particularizante (ideogrfica). Dessa distino derivam pelo menos duas posies diferentes: o dilogo entre a cincia social e a histria teoricamente impossvel; esse dilogo possvel e desejvel, mas isso no implica a possibilidade de fuso entre as duas "disciplinas", ou seja, a cincia social no pode ser reduzida histria e vice-versa. Wallerstein e boa parte dos adeptos da

JULHO DE 2004

101

CONSIDERAES SOBRE A PERSPECTIVA DO SISTEMA-MUNDO

perspectiva do sistema-mundo tm se esforado para superar essa clssica e no resolvida antinomia ideogrfico-nomottica. O resultado dessa superao seria a constituio efetiva do que Wallerstein denomina "cincia social histrica". O pressuposto bsico dessa nova cincia relativamente simples: conceitos e teoremas (abstraes generalizadoras) possuem razes histricas e, assim, somente so vlidos dentro de certos parmetros do espaotempo 35 . Assim, nenhuma generalizao a-histrica (universal). Por outro lado, impossvel tratar qualquer conjunto particular de circunstncias no passado sem usar (de forma consciente ou no) conceitos, que implicam teoremas e generalizaes36.

(35) Sobre a indissociabilidade entre tempo e espao e a tipologia dos diversos espaos-tempos, cf. Idem, Unthinking social science, loc. cit., pp. 135-48; The time of space..., loc. cit.; "Time and duration: the unexcluded middle". Nova York: Fernand Braudel Center, 1996 (srie Papers). (36) Essa dimenso do pensamento de Wallerstein decisiva para o desenvolvimento da perspectiva do sistema-mundo, ou melhor, para a sua converso numa "teoria'", mas no possvel desenvolver aqui um tema to vasto. Cf. Wallerstein, Unthinking social science, loc. cit.; "History in search of science". Review, vol. XIX, n 1, 1996; The time of space..., loc. cit.; "The challenge of maturity...", loc. cit.; "The tasks of historical social science: an editorial" Review, vol, I, n 1, 1977; Social science and Contemporary society. .., loc cit. (37) De acordo com os preceitos da perspectiva do sistemamundo, toda estrutura histrica: para conhecer uma estrutura necessrio no s conhecer a sua gnese, mas tambm assumir que sua forma e sua substncia esto em contnua transformao. (38) Chase-Dunn, Christopher. "The comparative study of world-systems". Review, vol. XV, n 3, 1992, pp. 319-27. (39) Cf. Lee, Richard. "Reading's in the 'New Science': a selective annotated bibliography". Review, vol. XV, n l, 1992; Cultural Studies as Geisteswissenschaften? Time, objectivity, and the future of social science. Nova York: Fernand Braudel Center, 1997 (srie Papers); Wallerstein, "History in search of science", loc. cit.

Consideraes finais

A tentativa de superao da anttese nomottico-ideogrfica, a nfase na totalidade, na unicidade de cincia e a introduo da histria como uma varivel decisiva na compreenso dos sistemas sociais37 so (ou foram?) os parmetros fundamentais da perspectiva do sistema-mundo. No entanto, a preocupao quase obsessiva com os ritmos cclicos e a "lgica sistmica"38 dos sistemas-mundo tendencialmente funcionalista pode se tornar uma camisa-de-fora, esterilizando as potencialidades dessa modalidade de reflexo. A atual convergncia entre alguns dos praticantes da perspectiva do sistema-mundo e a "teoria da complexidade", derivada do que se convencionou denominar "New Science"39, indcio de um provvel descaminho. Simplificando um pouco as coisas, podemos dizer que a teoria da complexidade tende a oscilar entre dois plos. i) Os fenmenos do mundo real so freqentemente caticos, instveis, de modo que a sua anlise deve se fundamentar predominantemente em estimativas probabilsticas. ii) No seio da aparente onipresena do caos h sistemas complexos, dotados de ordem interna, baseados em leis determinsticas e que geram padres discernveis. Sob o impulso de suas prprias leis, no entanto, todo e qualquer sistema tende a se desagregar, isto , a entrar na "fase de bifurcao": as oscilaes tornam-se cada vez mais abruptas e aleatrias. Quando se atinge esse ponto, as leis que ordenavam o sistema no so mais capazes de faz-lo. A partir da, um ou vrios novos sistemas podem surgir. Mas enquanto um novo conjunto de leis internas no for consolidado a trajetria do sistema intrinsecamente imprevisvel40. Pode parecer surpreendente, mas essa discusso, que se situa no mbito da fsica, despertou o interesse de alguns adeptos da perspectiva do sistema-mundo. Essa estranha influncia tem sido reforada por proposies catastrofistas sobre o inevitvel declnio do sistema-mundo capitalista, previsto para ocorrer por volta de 2025-50, com a inverso do Kondratieff atual. A peculiaridade que isso dever ocorrer durante uma tendncia secular declinante, isto , uma deflao secular, contrariamente inflao 102 NOVOS ESTUDOS N. 69

(40) Cf. Birken, Lawrence. "Chaos theory and 'Western civilization"'. Review, vol. XXII, n 1,1999; Ekeland, Ivar. "What is chaos theory?". Review, vol. XXI, N 2, 1998; Prigogine, Ilya. "The laws of chaos". Review, vol. XIX, n l, 1996.

EDUARDO BARROS MARIUTTI

secular que caracterizou o sculo XX, combinada com a radicalizao das contradies fundamentais da economia-mundo moderna. Quem tomou a dianteira nesse tipo de previses foi o prprio Wallerstein:

(41) Wallerstein, Globalization..., loc. cit., p. 9.

Recebido para publicao em 20 de maio de 2004. Eduardo Barros Mariutti socilogo, mestre em Histria Econmica e doutorem Economia pelo IE-Unicamp.

... podemos dizer que a economia-mundo capitalista entrou agora em sua crise terminal, uma crise que dever durar cerca de cinqenta anos. A questo real que se coloca nossa frente o que ir ocorrer durante essa crise, durante essa transio do presente sistema-mundo a outro tipo de sistema ou sistemas histricos. Analiticamente, a questo-chave a relao entre os ciclos de Kondratieff [...] e a crise sistmica [...]. Politicamente, h a questo sobre que tipo de ao social possvel e desejvel durante uma transio sistmica41.

Novos Estudos CEBRAP N. 69, julho 2004 pp. 89-103

A incorporao de elementos da teoria da complexidade, em conjunto com a nfase no carter determinante dos ciclos mdios (uma capitulao frente "teoria da regulao"?), est levando a perspectiva do sistemamundo a um ponto de inflexo, em que as suas caractersticas mais frutferas esto sendo eliminadas. Em uma anlise inspirada na desintegrao sistmica inevitvel, tal como esboamos acima, qual o lugar efetivo da histria? Onde est a superao da antinomia nomottico-ideogrfica?

JULHO DE 2004

103

Sem ttulo "Objetos grficos" 1968 Bienal de Veneza leo, escrita datilogrfica e letraset sobre papel-arroz montado em placas de acrlico transparente Foto Giacomelli

Вам также может понравиться