Вы находитесь на странице: 1из 3

EVOLUO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANAS NASCIDAS PREMATURAS AT A IDADE PR-ESCOLAR URZDA, Renan Neves 1; FORMIGA, Cibelle Kayenne Martins

Roberto 2
1 2

Acadmico do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Gois (UEG); Fisioterapeuta, Professora do Curso de Fisioterapia da UEG. Grupo PET-

Fisioterapia, UEG, Unidade ESEFFEGO. E-mail: cibellekayenne@gmail.com

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Neuropsicomotor, prematuridade, follow-up

INTRODUO A ocorrncia de prematuridade est presente em todos os lugares e classes sociais, sendo decorrente de situaes diversas e imprevisveis, gerando custos sociais e financeiros para as famlias e para sociedade. Pode afetar a estrutura familiar alterando seus anseios e expectativas em relao ao futuro e comportamento da criana prematura (RAMOS; CUMAN, 2009). Existem evidncias de que quanto mais precoce for o diagnstico de atraso no desenvolvimento e a interveno, maiores sero as chances da criana no desenvolver sequelas futuras. (FORMIGA, 2009).

OBJETIVO O presente estudo acompanhou longitudinalmente o desenvolvimento neuropsicomotor de crianas nascidas prematuras e de baixo peso at a idade prescolar com o objetivo de identificar e acompanhar possveis distrbios para o desenvolvimento neuropsicomotor nas diferentes idades de avaliao destas crianas.

MATERIAL E MTODO Participaram do estudo 10 crianas que nasceram pr-termo (idade gestacional <37 semanas) e com baixo peso (<2.500g), no Hospital Materno Infantil de Goinia (HMI-GO).

A coleta de dados foi realizada em duas idades: aos 6 meses de idade corrigida e aos 6 anos de idade. As crianas foram avaliadas por meio do Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II que contempla quatro reas do desenvolvimento (motor amplo e fino, linguagem e pessoal-social) e o classifica em risco ou normal (FRANKENBURG et al., 1992). Na primeira avaliao as crianas foram avaliadas no ambulatrio do HMI-GO e na segunda avaliao elas foram avaliadas na prpria residncia. Os dados foram analisados descritivamente.

RESULTADOS E DISCUSSO Os dados biolgicos das crianas esto apresentados na Tabela 1. A amostra foi constituda por 6 meninas e 4 meninos. A mdia do peso ao nascer a mdia da idade gestacional classifica a amostra como de alto risco para o desenvolvimento neuropsicomotor. TABELA 1 Dados biolgicos das crianas avaliadas. (n=10)
Caracterstica
Peso ao nascer (em gramas) Peso aos 6 anos (em gramas) Idade Gestacional (em semanas) Idade Materna (anos) Apgar 1 Apgar 5 N de complicaes clnicas N de complicaes da gestao Altura aos 6 anos (cm)

Mdia
1580 1750 32 26 6 8 4 2 112

DP
470 170 2,5 5 2 1 2 1 4

Mximo
2405 2100 36 32 9 10 6 4 121

Mnimo
1020 1400 28 17 1 3 0 1 108

A Figura 1 ilustra o desempenho das crianas na avaliao do desenvolvimento neuropsicomotor. A frequncia de risco para problemas no desenvolvimento foi maior aos 6 anos de idade. De acordo com Rugolo (2005), muitos prematuros conseguem atingir a idade pr-escolar com desenvolvimento neuropsicomotor normal, porm com a possibilidade de surgir problemas neuropsicolgicos, comportamentais e de aprendizagem medida que novos desafios intelectuais aumentam na escola.

O acompanhamento de crianas que nasceram prematuras e de baixo peso em seus primeiros anos de vida importante, pois aumenta a possibilidade de identificao precoce de problemas para o desenvolvimento e o encaminhamento para servios de sade a fim de aproveitar as capacidades plsticas do sistema nervoso e desenvolver capacidades em todas as reas do comportamento da criana (FORMIGA, 2009). FIGURA 1 Prevalncia total do risco para o desenvolvimento neuropsicomotor
Desenvolvimento Neuropsicomotor
10 10 6

Frequncia

0 0 Risco Normal Risco Normal 6 anos 6 meses de ICC

CONCLUSO Os resultados do estudo revelaram que as crianas tiveram aumento do risco para problemas do desenvolvimento quando avaliadas no primeiro e sexto ano de idade. O estudo refora a necessidade do acompanhamento preventivo do desenvolvimento de crianas nascidas prematuras e de baixo peso.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
FORMIGA, C.K.M.R. Deteco de Risco para Problemas no Desenvolvimento de Bebs Pr-termo no Primeiro Ano. 2009. 330p. Tese de Doutorado, Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2009.

FRANKENBURG, W. K. et al. The Denver II: A Major Revision and Restandartization of the Denver Development Screening Test. Pediatrics, Illinois, v. 89, n. 1, p. 91-97, 1992.

RAMOS, H. A. C.; CUMAN, R. K. N. Fatores de risco para prematuridade: Pesquisa documental. Escola de enfermagem Anna Nery, v. 13, n. 2, p. 297-304, 2009. RUGOLO, L. M. S. S. Crescimento e desenvolvimento a longo prazo do prematuro extremo. Jornal de Pediatria, v.81, n.1, p.101-110, 2005.

Вам также может понравиться