Вы находитесь на странице: 1из 7

1 Consideraes sobre os aspectos pedaggicos da Educao Esttico do Homem de Friedrich Schiller

Intelecto: O doce doce por conveno e o amargo por conveno, o quente por conveno, o frio por conveno, a cor por conveno; na verdade, no existe nada alm dos tomos e do vazio. Sentidos: Pobre mente, de ns voc tira a evidncia pela qual voc quer nos derrubar? Nossa derrubada a sua prpria queda. (DEMCRITO)

Sobre os vrios matizes que o ensino de filosofia pode assumir enquanto possibilidades, elegemos nesta comunicao apresentar as contribuies do projeto polticopedaggico do filsofo, poeta e dramaturgo alemo Friedrich Schiller em sua obra A Educao Esttica do Homem: numa srie de cartas, 1795. Nosso objetivo fazer algumas consideraes sobre o alcance pedaggico da proposta de Schiller. Em primeiro lugar, convm salientar que Schiller no um pensador da Educao ou da Pedagogia, stricto sensu. A pedra de toque de seus textos sobre Filosofia o problema da Beleza. Entretanto, o momento da obra do autor e o contexto histricoespiritual no qual estava envolvido remontam suas preocupaes frente Revoluo Francesa e sua crtica ao Iluminismo. Schiller foi profundamente abalado pelos resultados da Revoluo Francesa. Entendia que o problema em questo era a possibilidade da verdadeira liberdade poltica. Para que a liberdade cumpra o seu dever ser seriam necessrias condies subjetivas ausentes na gerao de seu tempo. Surge a necessidade, aos olhos de Schiller, do preparo dos homens, um processo de educao (Erziehung). O ponto central para Schiller o carter dos homens. Para transformaes poltico-sociais seria necessrio o enobrecimento dos homens. Trata-se de uma educao com fim a libertao da humanidade. Segundo Schiller, o caminho para a liberdade teria de comear pela esttica. O perodo histrico em questo o fim do sculo XVIII, o esprito da poca alimentado pelo ideal de esclarecimento, de iluminao do esprito, trata-se da Aufklrung. Uma idia central se propagada entre os pensadores deste perodo: a emancipao do homem. A palavra de ordem a liberdade do esprito fruto do uso da razo. Schiller alimentado, tambm, por este ideal, entretanto, a razo no o fim, nem o meio de seu projeto, torna-se parte do processo.

2 Schiller crtico da Aufklrung, questiona os muitos edifcios tericos levantados, nenhum em favor da prtica. O autor acreditava na necessidade de uma ligao entre a cultura intelectual com a prtica. Quer resgatar a dimenso sensvel de uma posio de esquecimento, secundarizada pela hegemonia da razo. Na ptica de Schiller, a posio da dimenso esttica de mediadora entre as partes contrrias: completa o homem racional ao sensvel, uni forma e matria, o terico ao prtico. Esta posio estabelecida em sua antropologia esttica1: ao inquirir sobre a anatomia da natureza humana. A educao pela beleza apresenta a qualidade de fazer o homem de esprito (Civilizao) reconciliar-se ao primeiro homem (Estado de Natureza). Diante do belo as divises da natureza se dissolvem, a unilateralidade das dimenses polares rompida. 2 A fundamentao de seu projeto pedaggico repousa no registro esttico de sua antropologia, o ponto central sua Teoria dos Impulsos. O cerne de sua antropologia esttica o princpio do jogo: o jogo entre os impulsos ou foras fundamentais da natureza humana. Antes de seguirmos para a sua antropologia esttica, adensando para a sua Teoria dos Impulsos, convm nos perguntarmos sobre o significado, ou a noo do que Schiller registra como Educao Esttica, ou antes, o prprio termo Esttica. Decerto que o termo assume uma vasta variao na obra, entretanto, pode ser entendido como tudo que prprio do domnio da dimenso sensvel, que se apresente enquanto fenmeno, seja de carter artstico como natural. Para Schiller o esttico se liga a noo de harmonia da natureza humana. 3 Segundo Schiller (1995, p. 107) o esttico pode [...] referir-se ao todo de nossas diversas faculdades sem ser objeto determinado para nenhuma isolada dentre elas: esta sua ndole esttica. Sobre a Educao Esttica, esclarece Schiller:
1

A Educao Esttica do Homem: numa srie de cartas no apresenta uma diviso lgica, ou uma forma sistmica. Entretanto, possvel estabelecer alguns ncleos, como por exemplo intervalo entre as Cartas XI at a XVII, entre as quais est apresentada a sua antropologia esttica fundamentada na Teoria dos Impulsos. 2 [...] em Schiller, o fim que a histria persegue a realizao plena da destinao humana e, da mesma forma, esta tem como sua decisiva etapa a realizao moral e at como sua efectiva concretizao a instituio de uma determinada forma de comunidade poltica. Mas o que se altera ou, pelo menos, o que se coloca agora em toda a evidncia o decisivo papel mediador da dimenso esttica em todo esse processo histrico-poltico de educao da humanidade. Essa dimenso esttica ser mesmo reconhecida como o que propriamente constitui a humanidade e o que verdadeiramente pode tornar possvel o completo e harmonioso desenvolvimento de todas as capacidades humanas (SANTOS, 1996, p. 207-208). 3 O esttico , por conseguinte, o prprio sentimento da harmonia do esprito consegue mesmo quando as suas faculdades se relacionam entre si num livre jogo, jogo este que, no estando s ujeito a leis determinadas de carter lgico ou moral, no todavia totalmente anrquico e sem lei (Ibid., p. 213).

Existe, assim, uma educao para a sade, uma educao do pensamento, uma educao para a moralidade, uma educao para o gosto e a beleza. Esta tem por fim desenvolver em mxima harmonia o todo de nossas faculdades sensveis e espirituais. Para contrariar a corriqueira seduo de um falso gosto, fortalecido tambm por falsos raciocnios segundo os quais o conceito do esttico comporta o do arbtrio, observo ainda uma vez (embora estas cartas sobre a educao esttica de nada mais se ocupe alm da refutao deste erro) que a mente no estado esttico, embora livre, e livre no mais alto grau, de qualquer coero de modo algum age livre de leis (SCHILLER, 1995, p. 107).

O smbolo do esttico para Schiller o jogo, o movimento de reciprocidade dos impulsos naturais. A Educao Esttica explora as potencialidades contrrias na natureza humana atravs do jogo, se evita a unilateralidade no processo formativo. O princpio do belo signo da Esttica schilleriana, em suma, o jogo. Schiller se lana no esforo de fazer uma definio da natureza humana em termos antropo-filosficos. Segundo Schiller (1995, p, 65): [...] as duas leis fundamentais da natureza sensvel-racional so os conceitos de pessoa (Person) e estado (Zustande). A definio da natureza inicia-se a partir da demonstrao destes conceitos. Trata-se do que permanente e o mutvel no homem ( o si mesmo e suas determinaes). A pessoa o que permanece, o duradouro (o si mesmo); o estado, ou ento, os estados so o mutvel, o que se alterna no homem (suas determinaes). Assim, enquanto se alternam os estados, a pessoa permanece. O esforo de Schiller ser em descrever o movimento e estrutura do que denomina natureza sensvel-racional. O homem a unidade de si mesmo e suas determinaes, a pessoa e seus estados; ele idntico e no idntico a si, simultaneamente.

Na medida somente em que se modifica, ele existe; na medida somente em que permanece imutvel, ele existe. O homem, pois, representado em sua perfeio, seria a unidade duradoura que permanece eternamente a mesma nas mars da modificao (SCHILLER, 1995, p. 64-65).

A natureza humana apresenta um aspecto peculiar, isto , o fato de ser mista, constituda pelos plos racional e sensvel. A natureza mista possui o carter pulsional, isto , guiada segundo foras que impulsionam o homem. Estes impulsos ou foras so distinguidos como: impulso sensvel, impulso formal e impulso ldico. O impulso uma fora interna que opera fundamentalmente atravs de dois caracteres: racional-formal e

4 sensvel-material: distintas e antagnicas: a dinmica de contraposio entre si do origem a um terceiro impulso. Os impulsos formal e sensvel so as duas foras opostas que possuem a tarefa de [...] dar realidade ao necessrio em ns diz Schiller (1995, p. 67) e submeter a realidade fora de ns a lei da necessidade. Estes impulsos apresentam tendncias opostas, embora, antagnicas no possuem o mesmo objeto, no se anulam. O impulso sensvel (sinnliche Trieb), parte [...] da existncia fsica do homem diz Schiller (Ibid., p. 67) ou de sua natureza sensvel O impulso sensvel condiciona o homem limitao, trata-se da dimenso sensvel da natureza humana, corresponde ao plo sensvel-material da natureza mista. O objeto do impulso sensvel, expresso num conceito geral, chama vida em seu significado mais amplo; um conceito que significa todo ser material e toda presena imediata dos sentidos ( Ibid., p. 81). Este se liga ao conceito de estado (Zustant), impulsiona s determinaes e ao movimento do sujeito dentro do espao e do tempo. Observa uma fora que impele o homem a projetar-se para fora de si (ausser sich sein), para alm de seu eu; quanto se sente se est fora de si, no domnio do estado, isto , para alm do domnio da conscincia estar em si (in sich gehen) ou da pessoa. Este impulso impele realidade e a manuteno da vida. Numa palavra, este o impulso que abre a porta do mundo para os homens, o que lhe pe em contato com a experincia, com o sentido imediato da vida. O impulso formal (formtrieb) parte [...] da existncia absoluta do homem ou de sua natureza racional (Ibid., p. 68). o impulso para a liberdade impelido pela razo; corresponde ao plo racional-formal da natureza mista. Este impulso opera afirmando a pessoa (imutvel) a despeito da mutabilidade do estado no espao e no tempo; o [...] impulso que reclama a afirmao da personalidade ( Ibid., p. 68); garante necessidade e universalidade pessoa. Representa a fora que projeta o homem para estar em si. Esta impele necessidade e a preservao da dignidade.

Objeto do impulso formal expresso num conceito geral, a forma, tanto em significado prprio com figurado; um conceito que compreende todas as disposies formais dos objetos e todas as suas relaes com as faculdades do pensamento (Ibid., p. 68).

Para Schiller: [...] vigiar e assegurar os limites de cada um dos impulsos tarefa da cultura (Ibidem, p. 71-72). Um impulso no pode ultrapassar os limites do outro. Este

5 respeito fundamental, pois, do contrrio haver uma transgreo da natureza. A filosofia elementar de Schiller prope que evite-se pedagogicamente este transgresso. O impulso ldico4 o problema central da Carta XIV da Educao Esttica do Homem. O princpio do jogo desenvolvido por Schiller foi influenciado pelo conceito de ao recproca de Kant em sua Crtica da Faculdade do Juzo, 1790. Schiller no se desprende totalmente de seu kantismo. Dir Kant do jogo entre as faculdades do esprito, porm, para Schiller a dinmica de jogo entre os impulsos da natureza mista. Na terceira Crtica, Kant diz que o sujeito no ato de contemplao esttica, e, sobretudo, ao apregoar o juzo sobre a beleza, experienciando o sentimento de prazer ou desprazer, suas faculdades do esprito: imaginao e entendimento so postas em jogo, diante do belo dispe-se de modo emparelhado, agem reciprocamente, sem que uma legisle sobre a outra. O jogo entre as faculdades empreendem, segundo Kant, a vivificao do estado de nimo, um estado de equilbrio, um ponto zero. Est idia ser fundamental para Schiller, ir desenvolv-la sobre o registro de uma antropolgica esttica.5 Na ptica de Kant, no caso do juzo esttico (reflexivo), a faculdade do entendimento no gera conceitos, no referi-se a juzos determinantes, ao passo que a imaginao atua livremente, independente de conceitos. Dir Kant na Crtica da Faculdade do Juzo (1995, p, 62):

As faculdades de conhecimento, que atravs desta representao so postas em jogo, esto com isto em um livre jogo, porque nenhum conceito determinado limita-as a uma regra de conhecimento particular. Portanto, o estado de nimo nesta representao tem que ser o de um sentimento de jogo livre das faculdades de representao em uma representao dada para um conhecimento em geral [28].

Para Schiller deve haver uma comunidade, uma dinmica entre os impulsos, trata-se de uma exigncia da prpria razo por motivos transcendentais, observa-se uma exigncia do prprio conceito de humanidade formulado por Schiller (1995, p, 82): [...] deve haver
4

Este nome plenamente justificado pela linguagem corrente, que costuma chamar de jogo tudo aquilo que, no sendo subjetiva nem objetivamente contingente, ainda assim no constrange nem interior nem exteriormente. Se o esprito encontra, ao interior o belo, um feliz meio-termo entre a lei e a necessidade, justamente porque divide entre dois, furtando-se coero de um e de outro (SCHILLER, 1995, p. 83). 5 O jogo, j Kant o mostrara, a prpria lgica da arte e da vivncia esttica. Mas Schiller desenvolve essa idia ao ponto de sobre ela construir toda a sua antropologia esttica (SANTOS. 1996, p. 209).

6 um impulso ldico, pois que apenas a unidade de realidade e forma, de contingncia e necessidade, de passividade e liberdade, completa o conceito de humanidade. O jogo da natureza da origem beleza. Ora, o que completa o conceito de humanidade a unio (harmnica) dos dois impulsos fundamentais da natureza humana. Portanto, o impulso ldico se mostra como elemento indispensvel, se se quer o homem pleno e uma humanidade plena. O impulso ldico, ao operar a mediao entre as foras formal e sensvel recebe a um s tempo a pulso dos dois, isto , os impulsos descarregam suas foras neste terceiro. Assim, permite que um no anule o outro, pois, se sensvel e formal legislasse um sobre o outro haveria uma anulao de partes, e, ou, resultaria numa hierarquizao das foras. O que est em causa a conservao da particularidade de cada fora. O impulso ldico apresenta em seu fundamento o princpio dialtico capaz de jogar com as condies da natureza mista e gerar um ponto zero, um elemento gerador de equilbrio. Ao reunir o objeto dos dois impulsos, dir Schiller: [...] pode ser chamado de forma viva, um conceito que serve para designar todas as qualidades estticas dos fenmenos, tudo o que em resumo entendemos no sentido mais amplo por beleza. O impulso ldico est ligado diretamente representao do belo, uma vez que seu ponto de insurgncia este ponto zero. A Educao Esttica apresenta uma funo libertadora da humanidade. Eis um projeto pedaggico com sentido poltico. O que est em causa no formao do homem pleno, vai contra uma formao especfica, ou para uma profisso, para Schiller o homem deve se formar (auto-formao) como cidado do mundo. Eis o ideal de formao de Schiller. Desde belo ideal, o que poderamos atualizar de Schiller enquanto subsdios para a prtica da Educao em nossos dias? Saindo do campo ermo dos conceitos da esttica schilleriana, voltando-nos para o campo de observao do ambiente escolar, em especial as salas de aula de escolas pblicas6, constatamos que a dimenso esttica ainda se conserva numa posio secundarizada, ainda esquecida pelos professores. A urgncia do tempo, as diretrizes polticas esto inclinadas a oferecer uma educao que se desgarrou de seu sentido originrio. Escolas se configuram como mecanismos de controle social. O espao fsico no

Estamos nos referindo s observaes feitas em salas de aula de escolas pblicas estaduais na cidade de Marlia-SP como partes das atividades do Projeto de Iniciao Docncia PIBID CAPES.

7 suporta as atividades fora de sala, as bibliotecas no so visitadas e abastecidas. Os alunos so desatenciosos, uma vez que no so estimulados, seja pelo contedo, ou o mtodo didtico empregado. A hiptese talvez seja sensibilizar os educandos, despert-los pela dimenso esttica, estimul-los: no pela regra ou a ordem, mas pela vontade. Os conceitos de educao esttica podem ser desenvolvidos no ambiente escolar; transformar, reformar a estrutura e o esprito das salas de aulas. O subsdio schilleriano jogo em sala de aula. Deve haver um mediador entre educando e educador, diminuir a distncia: ento que no seja uma regra, ou um imperativo, mas um sentimento. Afinal de contas, ambos, dentro do sistema pblico de educao so vtimas da poltica educacional dominante.

Um jovem que aprende os segredos da modelagem ou descobre as sedues da talha ou do buril um homem diferente do que era antes dessas experincias. [...] Cria-se assim em cada um de ns um melhor aparelho de apreenso e recepo, antenas sensoriais mais aguadas, e transmissores, nossa disposio, mais precisos e controlados. Samos todos enriquecidos dessas ocupaes gratuitas, e que nos fazem entrar num contato mais detalhado e sutil com as coisas, os outros do mundo (P EDROSA, 1996, p.62).

Referncia Bibliogrfica

KANT, Immanuel. Crtica do Juzo. [Traduo de Valrio Rohden e Antnio Marques] Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. PEDROSA, Mrio. Forma e percepo esttica: textos ecolhidos II. Otlia Arantes (Org.). So Paulo: Ed. USP, 1996. SANTOS, Leonel Ribeiro dos. Educao esttica, a dimenso esquecida. In: Educao esttica e utopia poltica. Lisboa: Edies Colibri, 1996, p. 203-220. SCHILLER, Frieddrich. A educao esttica da humanidade: numa srie de cartas. So Paulo: Iluminuras, 1995. SILVA, Jorge Anthonio e. Fragmento e a sntese: a educao esttica do homem. So Paulo: Perspectiva, 2003.

Вам также может понравиться