Вы находитесь на странице: 1из 14

1 Representao Interna de Trabalhadores no Brasil. 1.

Introduo

Se fizermos um apanhado histrico, perceberemos que os trabalhadores e as organizaes por ele criadas foram responsveis pelas grandes transformaes estruturais do movimento do capital e da produo.

Entre as organizaes encontramos a figura da representao interna de trabalhadores, fruto, no Brasil de conquista dos trabalhadores, e no por imposio normativa.

Temtica de grande destaque, tem merecido a ateno de grandes doutrinadores que se debrua, sobre o tema que visa proporcionar melhores condies de trabalho aos empregados na empresa.

No pressente texto, abordaremos, sem a inteno de esgotar o assunto, as principais caractersticas da representao interna dos trabalhadores, fazendo um apanhando histrico de sua evoluo, destacando-se a situao brasileira, analisaremos os princpios e regras que tratam do tema, analisando, a pinceladas, a Conveno 135 e a Resoluo 143 da OIT, alm, claro, do artigo 11 da Constituio Federal Brasileira, com o objetivo de tecer as principais ideias e contedo normativo que disciplinam a matria.

2. Apanhado histrico

A organizao de trabalhadores na empresa remonta ao perodo inicial de formao do direito do trabalho, antes mesmo do pleno desenvolvimento da sociedade empresarial, data do sculo XIX as primeiras inciativas do que hoje se denomina representao dos trabalhadores no local de trabalho, ou representao interna de trabalhadores.

2 Amauri Mascaro do Nascimento1 cita que j em 1846, na Frana, na Fbrica de Godin, existiam os Representantes de Seo, embries da representatividade interna de trabalhadores. Na Constituio de Weimar de 1891, como nos lembra Davi Furtado Meireles2, relembrando Amauri Mascaro do Nascimento, surgiu a ideia de cogesto nas empresas, com a participao dos trabalhadores.

Cita que de 1885 data o surgimento dos Conselhos de Usina, de LonHarmel, Val-des-Bois. Em 1889, surgem os Delegados Operrios das fbricas Scneider, em Creusot, tambm na Frana. Na Itlia em 1906 e 1919, j existiam as Comisses Internas denominadas consigli di fabbrica, resultado do pacto firmado entre a Federao Italiana Operria Metalrgica e uma fbrica de automveis de Torino.

Segue relembrando o Comit de Salrio Mnimo em 1909, na Inglaterra. Posteriormente, em 1920, temos os Conselhos de Empresa, institudos pela Lei de 4 de fevereiro de 1920, na Alemanha, com base na Constituio de Weimar de 1919. Em 1922, surgem os Conselhos de Cooperao industrial da Espanha. E em 1934, temos os chamados homens de confiana, tambm na Alemanha.

J na Unio Europeia, afirma, ainda, o Professor Amauri, a matria foi regulamentada pela por meio das Diretivas de n 94/45, passando as representaes de fbricas serem reconhecidas nas empresas com mais de 1.000 (mil) trabalhadores.

A origem da organizao interna de trabalhadores no est vinculada a um sistema jurdico, no surgiu pela norma, pelo contrrio, foi posteriormente normatizada, cujo objetivo principal a de relacionar melhor os trabalhadores e os seus empregadores, no prprio local de trabalho.

1 2

Curso de Direito do Trabalho, 1142 Negociao Coletiva no Local de Trabalho- A experincia dos metalrgicos do ABC, p.123

3 Na atualidade, as regras traadas pela Organizao Internacional do Trabalho que sero abaixo melhores explicitadas, passaram a integrar o ordenamento jurdico de inmeros pases, conferindo verdadeira proteo representao interna dos trabalhadores. Davi Furtado Meireles3 nos conta que na Espanha que as bases normativas do Acordo Interconfederal de 1979, levaram ao Estatuto dos Trabalhadores de 1980, que acabou consolidando duas formas de

representao interna, a orgnica, vinculada a um sindicato e a inorgnica, desvinculada do rgo.

Relembra que o mesmo acontece na Frana, onde coexistem as figuras dos Delegados Sindicais com atribuies relacionadas a formao profissional e de formalizao de convenes coletivas, as Sees Sindicais, que busca os interesses materiais e morais dos integrantes dos sindicatos, os Delegados de Pessoal e os Comits de Empresa, com funes mais localizadas.

E prossegue informando que na Itlia, se permite a criao de representaes inorgnicas, mas a pratica demonstra a convivncia entre ambas as representaes.

E que na Alemanha, as representaes internas continuam pautadas na Constituio de Weimar, tendo surgido os Conselhos de Empregados ou Comisses de Trabalhadores com representantes ligados ao sindicato e representantes no vinculados ao rgo. Criaram, ainda, a figura do Comit Geral de Empregados, integrado por dois representantes de cada Conselho de Trabalhadores de cada estabelecimento, o que permitiu Volkswagen expandir esta forma de representao para todas as suas fbricas espalhadas pelo mundo.

Negociao Coletiva no Local de Trabalho A experincia dos Metalrgicos do ABC, pag. 128

4 Na Argentina, a questo da representao interna poder ser orgnica ou inorgnica, mas nunca concomitantemente, predominando o modelo orgnico, sendo os representantes conhecidos como delegados.

2.1.Traos brasileiros

No Brasil, a Constituio de 1967 trouxe a previso de participao do trabalhador na gesto da empresa. No entanto, dato o momento poltico conturbado que o pas atravessava, a norma acabou no sendo

regulamentada, tornando-se letra morta no texto constitucional.

Apesar disto, por fora de negociao coletiva, a figura da representao interna acabou surgindo, com o novo sindicalismo que surgiu na regio do ABC paulista no fim dos anos 70 e incio dos anos 80. Davi Furtado Meireles4, hoje desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2 Regio, eleito pelo quinto constitucional, teve forte atuao junto ao Sindicato dos Metalrgicos do ABC, onde foi coordenador do departamento jurdico por muitos anos, por esta razo, com propriedade nos relata o histrico de surgimento da representao interna de trabalhadores no Brasil.

O autor relata que foi com o movimento grevista de 1978, que se iniciou primeiramente na Scania e posteriormente na Ford, em So Bernardo do Campo, que o movimento sindical passou a ter reconhecimento nacional, e como conquista adveio o nascimento das verdadeiras comisses de fbrica.

O ano seguinte a greve retornou, mas foi em 1980 que ganhou ainda maior fora pois tinha objetivos polticos, de resistncia ao regime ditatorial da poca. A greve durou mais de quarenta dias, e acabou resultando na priso de inmeros dirigentes sindicais, entre eles o ex-presidente Luiz Incio Lula da Silva.

Negociao Coletiva no Local de Trabalho A experincia dos Metalrgicos do ABC, pag. 133 145.

E, continua o autor, foi em 1982, na fbrica da Ford que surgiu a primeira Comisso de Fbrica, com estatuto prprio, com regras de atuao, com delimitao de matrias para a negociao coletiva, com garantia de emprego, com processo eleitoral interno e, acima de tudo, com reconhecimento de representatividade pela empresa. Surgiu pela necessidade de negociao direta com os prprios trabalhadores, j que o sindicato encontrava-se sob interveno. Entre seus membros, estavam os antigos diretores de base do Sindicato, que eram empregados da Ford poca, o que acabou a vinculando ao ente sindical, por disposio estatutria, dando-lhe uma natureza hbrida.

A princpio foi constituda para ser provisria, mas aps 1987, acabou tornando-se permanente.

Tambm de 1982 data o surgimento da comisso de fbrica da Volkswagen, que surgiu sem qualquer vinculao sindical, como ente inorgnico, o que ainda perdura nos dias de hoje.

Em 1984, surge a comisso de fbrica da Scania e em 1985 a da Mercedes Bens.

Foram as comisses de fbricas as grandes responsveis pelo destaque que a negociao coletiva passou a ter no Brasil5.

Mas as inovaes no pararam por ai. Em 1996, na Scania, tambm no ABC paulista, surge o Sistema nico de Representao (SUR), que uniu o trabalho da CIPA e das Comisses de Fbrica. Surgiu sem nenhuma vinculao empresarial, no sendo paritria, o que levou alguns autores, tais como nos lembra Davi Furtado Meireles, a entender que o SUR feriria a obrigatoriedade da CIPA. No entanto, como defende o autor, haja vista a inexistncia de prejuzos aos beneficirios, nenhuma questo sobre o tema foi

MEIRELLES, Davi Furtado, Negociao Coletiva no Local de Trabalho A experincia dos Metalrgicos do ABC, pag. 136

6 levada aos tribunais, permitindo que o Sistema nico de Representao continue existindo.

O autor nos traz, ainda, a figura do Comit Sindical de Empresa, uma nova modalidade de organizao que objetiva representar sobretudo os trabalhadores sindicalizados perante a empresa, sem afastar outras formas de representao eleita dos trabalhadores no mbito da empresa6, o que tem vigorado desde 1999.

No plano legislativo, porm, embora o tema tenha ganhado status constitucional, dada a expressa dico do artigo 11 da Carta Maior7, alm da ratificao da Conveno 135 da OIT, nada mais foi feito.

Pela norma constitucional, criou-se a figura do Delegado Sindical, que atua como um representante, no sindical, nas empresas com mais de duzentos trabalhadores.

Haja vista a ausncia de previso legal, no gozam de qualquer garantia de emprego, o que tem desestimulado a sua formao, cabendo as normas coletivas regulamentarem sua forma de atuao.

Impende destacar que a legislao brasileira tornou obrigatria a figura da Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), nos termos da portaria 3214/78 do Ministrio do Trabalho. No entanto, por terem mbito de atuao limitado condies de sade e meio ambiente do trabalho, no so consideradas pela doutrina como formas genunas de representao interna de trabalhadores.

ALMEIDA, Renato Rua de, O moderno direito do trabalho e da empresa: Negociao coletiva, Representao dos empregados, Direito Informao, Participao nos Lucros e no Regulamento Interno, in Revista LTR, n 62-01, p. 37 41, citado por MEIRELES, Davi Furtado, em obra citada, pg., 138 nota 47 7 Art. 11. Nas empresas de mais de duzentos empregados, assegurada a eleio de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.

7 O projeto de Reforma Sindical foi fruto da criao dos Comits Sindicais de Empresa, e tem entre seus objetivos, garantir proteo ao representante interno durante e posteriormente a sua atuao, no entanto, ainda aguarda a regular tramitao para que possa vir a ser, um dia, norma cogente.

At l, para aprofundarmos o estudo sobre o tema, importante analisarmos o conceito , os princpios que fundamentam a matria, bem como a sua previso no mbito da Organizao Internacional do Trabalho.

3. CONCEITO E NATUREZA Amauri Mascaro no Nascimento8 conceitua a organizao dos trabalhadores da empresa, da seguinte forma:

Uma forma pela qual os empregados se unem, isto , o conjunto de meios destinados discusso e manifestao dos empregados no local de trabalho, tendo em vista o aperfeioamento das relaes de trabalho internamente.

A maior parte da doutrina caminha em aceitar que a natureza jurdica da representao indiretamente.9 interna de trabalhadores a de manifestao dos

trabalhadores, para a tutela de interesses individuais e coletivos, exercida

4. PRINCPIOS Davi Furtado Meireles10 destaca seis princpios da representao interna de trabalhadores, como basilares para a criao de uma entidade, de fato, representativa. So eles:

8 9

Curso de Direito do Trabalho, pag. 1142 NASCIMENTO, Amauri Mascaro, obra citada, pag. 1144 10 Negociao Coletiva no Local de Trabalho A experincia dos Metalrgicos do ABC, pag. 124

8 - princpio da proteo os representantes dos trabalhadores precisam ser protegidos pelo Estado, com ferramentas como a garantia no emprego para que possam atuar com maior liberdade; - princpio da facilidade o empregador precisa fornecer os meios adequados para atuao rpida e eficiente dos representantes, sem que isto prejudique o funcionamento normal da empresa; - princpio da liberdade de escolha os trabalhadores devem ter ampla liberdade de escolher seus representantes, independentemente de filiao dos eleitos ao sindicato da categoria; - princpio da no concorrncia sindical entre a atuao sindical e a representao interna no deve haver concorrncia; - princpio da informao aos representantes deve ser dado acesso s informaes necessrias para que os interesses dos trabalhadores possam ser defendidos com conhecimento, consolidando o dever de boa-f e lealdade entre as partes. - princpio do sigilo das informaes o representante dos trabalhadores tem o dever de manter o sigilo das informaes adquiridas no exerccio da funo.

De acordo com estes princpios a representao interna consegue uma atuao eficiente e rpida, alm de legitima.

Foram conceituados por analise da normativa vigente, pautando-se, inclusive, na normativa da Organizao Internacional do Trabalho.

5. A REPRESENTAO INTERNA E AS NORMAS PREVISTAS PELA ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO

Os principais instrumentos de proteo lanados pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT) sobre o tema, so as Convenes.

9 A primeira delas a Conveno 135, que trata especificamente sobre a representao interna, e j o artigo 111, garante a proteo dos representantes dos trabalhadores e a possibilidade de sua participao sindical. O artigo 2.112, consagra o princpio da facilidade, na medida em que determina que as empresas tomem medidas com a finalidade de facilitar o desempenho das funes dos representantes internos, vinculados ou no aos sindicatos (art. 3
13

e 514), dado o fato de que a filiao no lhes retira o

reconhecimento e a proteo, sendo, ainda, conferida a legislao interna de cada pais, at por meio de convenes coletivas, a possibilidade de indicar qual, ou quais, representao interna seria beneficiada pela proteo trazida pela Conveno 135 (art. 415) Davi Furtado Meireles16, ressalta que a Conveno 154 da OIT, que versa sobre a promoo da negociao coletiva, tambm protegeu a representao interna dos trabalhadores, tanto orgnicas (vinculadas a sindicato) como inorgnicas(desvinculadas de sindicato).

11

Artigo 1. Os representantes dos trabalhadores na empresa devem ser beneficiados com uma proteo eficiente contra quaisquer medidas que poderiam vir a prejudica-los, inclusive, o licenciamento, e que seriam motivadas por sua qualidade ou suas atividades como representantes dos trabalhadores, sua filiao sindical, ou participao em atividades sindicais conquanto ajam de acordo com as leis, convenes ou outros arranjos convencionais vigorando 12 Artigo 2.1. Facilidades devem ser concedidas, na empresa, aos representantes dos trabalhadores, de modo a possibilitar-lhes o cumprimento rpido e eficiente de suas funes. 131313 Artigo 3. Para o fins da presente Conveno, os termos representantes dos trabalhadores designam pessoas reconhecidas como tais pela legislao ou a prtica nacionais, quais sejam: a) representantes sindicais, a saber representantes nomeados ou eleitos por sindicatos ou pelos membros de sindicatos; b) ou representantes eleitos, a saber representantes livremente eleitos pelos trabalhadores da empresa, conforme as disposies da legislao nacional ou de convenes coletivas, e cujas funes mo de estendam a atividades que sena reconhecidas, nos pases interessados, como dependendo das prerrogativas exclusivas dos sindicatos. 14 Artigo 5. Quando uma empresa contar ao mesmo tempo com representantes sindicais e representantes eleitos, medidas adequadas devero ser tomadas, cada vez que for necessrio para garantir que a presena dos representantes eleitos no venha a ser utilizada para o enfraquecimento da situao dos sindicatos interessados ou de seus representantes e para incentivar a cooperao, relativa a todas as questes pertinentes, entre os representantes eleitos, por uma Parte, e os sindicatos interessados e seus representantes por outra Parte. 15 Artigo 4. A legislao nacional, as convenes coletivas, as sentenas arbitrais ou as decises judicirias podero determinar o tipo ou os tipos de representantes dos trabalhadores que devam ter direito proteo ou s facilidades visadas pela presente Conveno 16 Negociao Coletiva no Local de Trabalho A experincia dos Metalrgicos do ABC, pag. 125

10 A Recomendao 143, embora repita algumas das previses trazidas pela Conveno 135, tambm traz importantes formas de proteo aos representantes internos dos trabalhadores, entre elas, a proteo quanto a dispensa imotivada dos representantes internos dos trabalhadores, trazendo uma definio detalhada dos motivos que podem vir a ensejar a resciso contratual, inserindo a necessidade deum procedimento especial para tal fim, inclusive com a consulta a um organismo independente antes da consolidao da despedida; buscando sempre procurar a manuteno do trabalhador no emprego.

Prev, ainda, proteo no emprego desde a candidatura e queles que tiveram seus mandados terminados, na forma da legislao do pas, orientando a reconduo dos mesmos as suas funes, conservando ou recuperando seus direitos relacionados aos salrio, tempo de servio, natureza do emprego, oque deve ser regulamentando pela legislao ou pelas normas coletivas.

E a proteo no para por ai. A recomendao versa sobre outras facilidades a serem concedidas pela empresa, alm das previstas na Conveno 135, tais como a disponibilidade de tempo livre razovel para o exerccio da funo, sem qualquer prejuzo financeiro ou de encargos sociais; a possibilidade de os trabalhadores poderem participar de reunies, cursos de formao, congressos e conferncias sindicais sem qualquer prejuzo financeiro ou de encargos sociais, a destinao de locais de fcil acesso para que sejam fixados avisos, alm da permisso para distribuio de boletins entre outros.

A proteo fixada pelas normas internacionais foi tamanha, que Davi Furtado Mireles17, informa que Marcus Kaufmann concluiu que as condies protetivas regulamentadas pela OIT por intermdio da Conveno 135 e da Recomendao 143, deram origem proteo contra dispensa arbitrrias por inciativa do empregador, na conformidade da Conveno n 158 da OIT.

17

Negociao Coletiva no Local de Trabalho A experincia dos Metalrgicos do ABC, pag. 128.

11 6. MODELOS Amauri Mascaro do Nascimento18 nos informa a existncia de inmeros modelos de organizao dos trabalhadores na empresa, e nos prope a seguinte classificao dos modelos:

a) Cogestionrio, conflitual ou integrativo. Cogestionrio: Forma de organizao interna dos trabalhadores em que se permite a cogesto da empresa centre empegados e empregadores, a exemplo do que ocorre na Alemanha. Conflitual: Forma de organizao interna de trabalhadores em que se faz contraposio ao empregador, podendo, inclusive, declarar greves. Integrativo: Forma de organizao interna de trabalhadores quando o grupo de trabalhadores tem objetivos diferentes daqueles perseguidos pelo sindicato da categoria

b) Por

empresa,

local

de

trabalho,

unidade

produtiva

ou

estabelecimento, grupo de empresas ou comunitrio

Por empresa: Forma de organizao interna de trabalhadores em que h um rgo para todos os trabalhadores daquela empresa. Por unidade produtiva ou estabelecimento: conceito de menor espao que empresa. Quando se instala um rgo representativo por unidade. Grupo de empresas: Forma de organizao interna de trabalhadores que envolve todos as empresas do grupo. Comunitrio: Forma de organizao interna de trabalhadores na Unio Europeia, de modo a permitir contratos coletivos internacionais em nvel de empresa.

c) Unitrio ou de pluralidade

18

Curso de Direito do Trabalho, pag. 1147

12 Unitrio: Existe um s rgo de representao para todos os trabalhadores. De Pluralidade: decorre da necessidade de conciliar divergncias entre correntes sindicais ou representativas divergentes.

d) Sindical e no sindical Sindical: Vinculado ao sindicato No Sindical: os trabalhadores se organizam de modo independente e no vinculado ao sindicato. e) Colegiado ou individual

Colegiado: Mais de um representante Individual: Um nico delegado

7. CARACTERSTICAS GERAIS

As representaes internas de trabalhadores acabam tendo grande parte de seu funcionamento definidos por normas coletivas, haja vista a ausncia de legislao aprofundada sobre o tema. No entanto, Amauri Mascaro do Nascimento19, ressalta algumas caractersticas bsicas de seu funcionamento, vejamos:

Da Forma eletiva Existem comisses que preveem o direito de todos os empregados votarem (composio ampla), outras estabelecem condies a serem preenchidas para que o trabalhador tenha direito a voto(colgio eleitoral).

Das Reunies Os locais das reunies podem ser cedidos pelo empregador ou serem custeados pela representao, mas devem preferencialmente ser na empresa ou em suas proximidades.

19

Curso de Direito do Trabalho, pag. 1148

13

Das Assembleias Podem ter votao secreta, ou por aclamao, Devem ter pauta do dia pr-elaborada, que pode ser apresentada ou no previamente ao empregador, respeitando-se o princpio da facilidade.

Legitimidade Subjetiva Processual Questo a ser definida pela legislao interna de cada pas, ou pela jurisprudncia interna. No parecendo ao autor que seja constitucional e legtimo, no permitir a atuao no mbito judicial das representaes internas.

Proporcionalidade A organizao para bem representar interesses deve sempre ser constituda de modo proporcional ao nmero de trabalhadores.

Proteo contra atos anti-sindicais O empregador, no obstante tenha um poder econmico e contratual maior e por dispor de mios que podem vir a prejudicar as atividades da Comisso, vedada a prtica de atos anti-sindicais, sendo a comisso orgnica ou no.

8. CONCLUSO Conforme afirma Davi Furtado Meireles20, a negociao coletiva no local de trabalho tem demonstrado ser a experincia mais eficaz na soluo de conflitos oriundos do trabalho, alm de representar uma forma democrtica de participao dos trabalhadores nos processos decisrios da empresa.

Infelizmente no pas, os representantes gozam de pouca ou nenhuma proteo o que tem desestimulado sua existncia desvinculada do rgo sindical, mas, historicamente, demonstraram sua importncia, merecendo

20

Negociao Coletiva no Local de Trabalho A experincia dos Metalrgicos do ABC, pag. 143

14 importante destaque sua grande atuao na mudana scio-economica, atuando como verdadeiro agente de transformao social.

Exatamente por esta razo, espera-se a aprovao da reforma sindical, que afirmando maior proteo a seus membros, permitir a ampliao de sua atuao.

Bibliografia MEIRELLES, D. F. (2008). Negociao Coletiva no Local de Trabalho - A experiencia dos metalrgicos do ABC. So Paulo: LTR Editora. NASCIMENTO, A. M. (2007). Curso de Direito do Trabalho. 22 edio: Saraiva.

Вам также может понравиться