Вы находитесь на странице: 1из 21

RISCOS ASSOCIADOS AOS PRODUTOS PERIGOSOS

Por Edson Haddad

1. Introduo
Os incidentes envolvendo substncias qumicas perigosas requerem, sempre, cuidados e medidas especficas a serem desencadeadas para o controle das diferentes situaes que podem ocorrer, razo pela qual fundamental a interveno de pessoas devidamente capacitadas e equipadas, para o sucesso dessas operaes.

2. Classes de risco
O conhecimento dos riscos e das caractersticas especficas das substncias qumicas envolvidas outro fator de suma importncia, razo pela qual a ONU - Organizao das Naes Unidas classificou e agrupou os produtos qumicos, em nove classes de risco distintas: Classe 1 Classe 2 Classe 3 Classe 4 Classe 5 Classe 6 Classe 7 Classe 8 Classe 9 = = = = = = = = = Explosivos; Gases; Lqidos Inflamveis; Slidos Inflamveis; Substncias Sujeitas Combusto Espontnea; Substncias que, em Contato com gua, emitem Gases Inflamveis; Substncias Oxidantes e Perxidos Orgnicos; Substncias Txicas e Substncias Infectantes; Materiais Radioativos; Substncias Corrosivas; Substncias e Artigos Perigosos Diversos.

A seguir so abordados os principais aspectos a serem observados nos acidentes, de acordo com as classes de risco dos produtos qumicos, exceto para os materiais radioativos e as substncias infectantes. 2.1 Classe 1 Explosivos Os explosivos so substncias que so submetidas a uma transformao qumica extremamente rpida, produzindo, simultaneamente, grandes quantidades de gases e calor. Devido ao calor, os gases liberados, tais como nitrognio, oxignio, monxido de carbono, dixido de carbono e vapor d'gua, expandem-se a altssimas velocidades, provocando o deslocamento do ar e gerando sobrepresso, ou seja, um aumento de presso, superior presso atmosfrica normal. Muitas das substncias pertencentes a esta classe so sensveis ao calor, choque e frico, como por exemplo: azida de chumbo e fulminato de mercrio. J outros produtos desta mesma classe, necessitam de um intensificador para explodirem. De acordo com a rapidez e a sensibilidade dos explosivos, podem ocorrer dois tipos de exploses:

detonao: o tipo de exploso onde a transformao qumica ocorre muito rapidamente, sendo que a velocidade de expanso dos gases muito superior velocidade do som, naquele ambiente; deflagrao: o tipo de exploso onde a transformao qumica bem mais lenta, sendo que a velocidade de expanso dos gases , no mximo, a velocidade do som, naquele ambiente. Neste caso, pode ocorrer a combusto.

A detonao caracterizada por apresentar picos de presso elevada, em um perodo extremamente pequeno de tempo, enquanto que, a deflagrao comporta-se de maneira oposta. A sobrepresso, gerada a partir de uma exploso, pode atingir valores elevados, provocando danos destrutivos s edificaes e s pessoas. A sobrepresso , normalmente, expressa em bar. Na Tabela 1, so apresentados alguns valores de sobrepresso e os respectivos danos s estruturas. Tabela 1 - Valores de sobrepresso, caractersticos de danos s estruturas. Sobrepresso (bar) Danos s estruturas 0,30 catastrficos 0,10 graves 0,03 100% de ruptura de vidros 0,01 10% de ruptura de vidros Entende-se por danos catastrficos s estruturas, aqueles onde ocorre o seu colapso, deixando o local sem condies de uso. Os danos graves no comprometem a estrutura como um todo, ou seja, tem-se a ocorrncia de rachaduras, queda do telhado, portas danificadas ou arrancadas etc. importante notar, que o valor de 0,30 bar representa 3 metros de coluna d'gua, o qual um valor que, normalmente, no provoca danos s pessoas. Isto significa que as pessoas so mais resistentes sobrepresso que as estruturas, uma vez que o homem no uma estrutura rgida, permitindo, desta forma, que o impacto seja absorvido pelo organismo. O dano mais comum, provocado por uma exploso ao homem, a ruptura do tmpano, a qual ocorre a valores acima de 0,4 bar de sobrepresso. 2.1.1 Substncias e Artefatos com Risco de Exploso em Massa Estas substncias geram exploses, do tipo detonao. Exemplo: TNT e fulminato de mercrio. 2.1.2 Substncias e Artefatos com Risco de Projeo Estas substncias geram exploses, do tipo deflagrao. Exemplo: granadas. 2.1.3 Substncias e Artefatos com Risco Predominante de Fogo Estas substncias apresentam pequeno risco de exploso. Exemplo: artigos pirotcnicos. 2.1.4 Substncias e Artefatos que no Apresentam Riscos Significativos

Estas substncias apresentam pouqussimo risco de exploso. Exemplo: dispositivos iniciadores. 2.1.5 Substncias Pouco Sensveis Estas substncias so praticamente insensveis; mas, apresentam risco de exploso de massa. Exemplo: explosivos de demolio. Por ser a exploso um fenmeno extremamente rpido e incontrolvel, as medidas a serem desencadeadas, durante o atendimento a acidentes com produtos deste tipo, devero ser de carter preventivo. Tais medidas incluem o controle dos fatores que podem gerar calor, tais como o aumento de temperatura, a frico e o choque. Em casos de incndio, alm do risco iminente de exploso, pode-se ter a emanao de gases txicos e/ou venenosos. Nestes casos, a proteo respiratria adequada que deve ser utilizada o equipamento autnomo de respirao a ar comprimido, alm de roupas de proteo especiais. Nos incndios envolvendo substncias explosivas, esses equipamentos oferecem proteo limitada, devido natureza do produto, ou seja, so eficientes apenas para a proteo contra os gases gerados pelo incndio e no para os efeitos decorrentes de uma eventual exploso. Outro aspecto importante, diz respeito ao atendimento quando e onde a exploso j tenha ocorrido. De acordo com as caractersticas do produto envolvido, nem toda a carga envolvida no acidente pode ter sido consumida pela exploso, podendo, portanto, existirem produtos intactos nas imediaes do local da ocorrncia, razo pela qual a operao de remoo dos explosivos deve ser realizada sempre manualmente e com todo o cuidado requerido. 2.2 Classe 2 Gases Gs um dos estados da matria. No estado gasoso, a matria tem forma e volume variveis. A fora de repulso entre as molculas maior que a fora de coeso. Os gases so caracterizados por apresentarem baixa densidade e capacidade de se moverem livremente. Diferentemente dos lqidos e dos slidos, os gases expandem-se e contraem-se facilmente, alterando-se a presso e/ou a temperatura. Desta forma, esta classe abrange os gases, nas mais diversas condies. 2.2.1 Gases Permanentes So aqueles que no podem ser liqefeitos temperatura ambiente, ou seja, so produtos com temperatura de ebulio bastante baixa. Exemplo: ar, argnio e dixido de carbono. 2.2.2 Gases Comprimidos Liqefeitos So aqueles que podem se tornar lqidos, sob presso e temperatura ambiente. Exemplo: amnia, cloro e GLP - Gs Liqefeito de Petrleo.
3

2.2.3 Gases Dissolvidos sob Presso So aqueles que encontram-se dissolvidos, sob presso, em um solvente. Exemplo: acetileno. 2.2.4 Gases Altamente Refrigerados So aqueles gases que encontram-se armazenados, sua temperatura de ebulio. Exemplos: oxignio, cuja temperatura de armazenamento de 183 C, e nitrognio, cuja temperatura de armazenamento de 196 C . Independente do risco apresentado pela substncia qumica, o seu estado fsico representa, por si s, uma grande preocupao, uma vez que os gases expandem-se indefinidamente at ocuparem todo o recipiente que os contm. Em caso de vazamento, os gases tendem a ocupar todo o ambiente, mesmo quando possuem densidades diferentes da densidade do ar. Alm do risco inerente ao estado fsico, os gases podem apresentar riscos adicionais, como por exemplo: inflamabilidade, toxicidade, poder de oxidao e corrosividade. Alguns gases, como, por exemplo, o cloro, apresentam odor e cor caractersticos, enquanto que outros, como o caso do monxido de carbono, no apresentam odor ou colorao, o que pode dificultar a sua identificao na atmosfera, bem como, as aes de controle, quando de um eventual vazamento. Como foi visto no incio deste texto, os gases sofrem grande influncia quando expostos a variaes de presso e/ou temperatura. Os gases, em sua maioria, podem ser liqefeitos, com o aumento da presso e/ou a diminuio da temperatura. A amnia, por exemplo, pode ser liqefeita, quando submetida a uma presso de aproximadamente 8 kgf/cm2 ou a uma temperatura de aproximadamente 33,4 C. Quando liberados, os gases que so mantidos liqefeitos por ao da presso e/ou da temperatura tendem a passar para o seu estado natural nas condies ambientais, ou seja, para o estado gasoso. Durante a mudana do estado lqido para o estado gasoso, ocorre uma alta expanso do produto, gerando volumes gasosos, muito maiores que o volume ocupado pelo lqido. A isto se denomina taxa de expanso. O cloro, por exemplo, tem uma taxa de expanso de 457 vezes, ou seja, 1 volume de cloro lqido gera 457 volumes de cloro gasoso. Com a finalidade de reduzir a taxa de evaporao do produto, poder ser aplicada uma camada de espuma sobre a poa formada, desde que este material seja compatvel com o produto vazado. Em funo do exposto acima, nos vazamentos de produtos liqefeitos, dever ser adotada a preferncia ao vazamento na fase gasosa, ao invs do vazamento na fase lqida. Uma propriedade fsico-qumica relevante, a ser considerada no atendimento a vazamentos dos gases, a densidade do produto em relao densidade do ar. Os gases mais densos que o ar tendem a se acumular ao nvel do solo e, conseqentemente, tero a sua disperso dificultada quando comparada disperso dos gases com densidade prxima ou inferior densidade do ar.

Um outro fator, que tambm dificulta a disperso dos gases, a presena de grandes obstculos como, por exemplo, as edificaes nas reas urbanas. Alguns gases so considerados biologicamente inertes, ou seja, no so metabolizados pelo organismo humano mas, sob certas condies, podem representar riscos ao homem. Todos os gases, exceto o oxignio, so asfixiantes. Grandes vazamentos, mesmo de gases inertes, reduzem o teor de oxignio nos ambientes fechados, causando danos que podem culminar na morte das pessoas expostas. Assim, em ambientes confinados, devese monitorar a concentrao de oxignio, constantemente. Nas situaes onde a concentrao de oxignio estiver abaixo de 19,5 % em volume, devero ser adotadas medidas, no sentido de restabelecer o nvel normal de oxignio, ou seja, em torno de 21 % em volume. Essas medidas consistem, basicamente, na ventilao natural ou na ventilao forada do ambiente em questo. Em funo das caractersticas apresentadas pelo ambiente envolvido no acidente, a proteo respiratria utilizada dever, obrigatoriamente, ser do tipo autnoma. Nessas situaes, de fundamental importncia, o monitoramento freqente dos nveis de oxignio e de outros gases possveis de estarem presentes na atmosfera. Especial ateno deve ser dada quando o gs envolvido for inflamvel e, principalmente, se este estiver confinado. As medies constantes dos ndices de Inflamabilidade (% do LII) no ambiente, mediante a utilizao de equipamentos intrinsecamente seguros e a eliminao das possveis fontes de ignio no local, constituem aes prioritrias a serem adotadas. De acordo com as caractersticas do produto envolvido e em funo do cenrio da ocorrncia, pode ser necessria a aplicao de neblina d'gua para se abater os gases e/ou os vapores emanados pelo produto. A operao de abatimento de gases e/ou vapores ser tanto mais eficiente, quanto maior for a solubilidade do produto em gua, como o caso da amnia e do cido clordrico. Vale lembrar, que a gua utilizada para o abatimento dos gases e/ou dos vapores dever ser contida e posteriormente recolhida, para que a mesma no cause poluio dos recursos hdricos existentes na regio da ocorrncia. J para os produtos com baixa solubilidade em gua, o abatimento dos gases e/ou dos vapores com neblina d'gua, tambm poder ser realizado, sendo que, neste caso, a neblina d'gua atuar com um bloqueio fsico ao deslocamento da nuvem de gs e/ou de vapor. Deve-se ressaltar, que a neblina d'gua somente dever ser aplicada sobre a nuvem e no sobre as eventuais poas formadas pelo gs liqefeito derramado, uma vez que, a adio de gua sobre as mesmas provocar uma intensa evaporao do produto, gerando um aumento dos vapores na atmosfera. Aps o vazamento de um gs liqefeito, a fase lqida do produto estar a uma temperatura prxima da sua temperatura de ebulio, ou seja, prxima a uma temperatura muito baixa e suficiente para que, caso ocorra o contato com a pele, provoque queimaduras. Outro aspecto relevante nos acidentes envolvendo produtos gasosos a possibilidade da ocorrncia de incndios ou exploses. Mesmo os recipientes contendo gases no
5

inflamveis podem explodir, em casos de incndio. A radiao trmica proveniente das chamas , muitas vezes, suficientemente alta para provocar um aumento da presso interna do recipiente, podendo causar sua ruptura, de forma catastrfica e, conseqentemente, o seu lanamento a longas distncias, causando danos s pessoas, estruturas e equipamentos prximos. Em muitos casos, dependendo da anlise da situao, a alternativa mais segura pode ser a no extino do fogo, mas, apenas, o seu controle, principalmente se no houver a possibilidade de eliminar a fonte do vazamento. Certas ocorrncias, envolvendo produtos gasosos de elevada toxicidade ou inflamabilidade, exigem que seja realizada a evacuao da populao prxima ao local do acidente. A necessidade, ou no, da evacuao da populao, depender de algumas variveis, tais como:

o risco apresentado pela substncia envolvida; a quantidade da substncia vazada; as caractersticas fsicas e qumicas da substncia, tais como densidade e taxa de expanso; as condies meteorolgicas na regio; a topografia do local; a proximidade de reas habitadas.

2.2.5 Lquidos Criognicos Para serem liqefeitos, alguns gases devem ser refrigerados a temperaturas inferiores a 150 C e so conhecidos por criognicos. Alguns exemplos de lquidos criognicos so mostrados na Tabela 2: Tabela 2 Alguns lquidos criognicos e suas respectivas temperaturas de ebulio. Substncia hidrognio oxignio metano Temperatura de Ebulio (C) - 253,0 - 183,0 - 161,5

Devido sua natureza fria, os lquidos criognicos apresentam quatro riscos principais: 2.2.5.1 Riscos Sade Os lquidos criognicos, devido sua baixa temperatura, podero provocar severas queimaduras ao tecido, conhecidas por enregelamento, quando do contato com o lqido ou mesmo com o vapor. A formao de uma nuvem, a partir de um lquido criognico, sempre representar uma situao de risco, visto que a densidade do vapor ser maior que a densidade do ar, uma vez que a temperatura muito baixa, o que provocar o deslocamento do ar atmosfrico e, conseqentemente, a reduo da concentrao de oxignio, no ambiente. 2.2.5.2 Efeitos sobre Outros Materiais
6

A baixa temperatura destes gases acarretar situaes de risco, uma vez que o simples contato do produto com outros materiais poder danific-los. Por exemplo, se houver o contato de um lquido criognico com tanques de armazenamento de substncias qumicas, estes se tornaro quebradios, acarretando o vazamento do produto ali armazenado. Outro efeito significativo a capacidade que os lquidos criognicos tm para solidificar e/ou condensar outros gases. No devemos nos esquecer de que a temperatura de solidificao da gua de 0 C, presso atmosfrica. Isso quer dizer, que a gua presente na umidade atmosfrica poder congelar. Por exemplo, se isso ocorrer prximo a uma vlvula, que pode ser a do prprio tanque que apresente o vazamento -, esta, certamente, apresentar dificuldade para a realizao de manobras. Assim sendo, no se deve, jamais, jogar gua diretamente sobre um sistema de alvio ou sobre as vlvulas de um tanque que esteja armazenando um lquido criognico. Tambm, no se deve jogar gua no interior de um tanque que esteja armazenando um lquido criognico, pois, neste caso, a gua atuar como um elemento superaquecido, uma vez que a sua temperatura poder estar entre 15 C e 20 C; portanto, acima da temperatura interna do tanque, acarretando a formao de vapores e, por conseqncia, o aumento da presso interna do tanque. 2.2.5.3 Intensificao dos Riscos do Estado Gasoso Alm dos riscos inerentes ao prprio estado gasoso, j abordados anteriormente, o vazamento de um lquido criognico poder intensificar tais riscos. Por exemplo, o vazamento de oxignio liqefeito provocar o aumento da concentrao deste produto no ambiente, o que poder causar a ignio espontnea de certos materiais orgnicos. Por tal razo, no devem ser utilizadas roupas de material sinttico, tais como roupas de nilon, e sim, roupas de algodo. O aumento de 3% na concentrao de oxignio provocar o aumento de 100% na taxa de combusto de uma determinada substncia. O hidrognio, por sua vez, pode impregnarse em vrios materiais porosos, tornando-os mais inflamveis que nas condies normais. 2.2.5.4 Alta Taxa de Expanso na Evaporao Os lquidos criognicos, quando expostos temperatura ambiente, tendem a se expandir, gerando volumes gasosos muito superiores ao volume de lqido inicial. No que se refere ao nitrognio, 1 litro desta substncia, na fase lqida gera 697 litros de gs, enquanto que, para o oxignio, essa proporo de 863 vezes. Desta forma, fica claro que os recipientes contendo lquidos criognicos jamais podero ser aquecidos ou terem os seus sistemas de refrigerao alterados ou mesmo danificados, sob pena de ocorrer a superpressurizao do tanque, uma vez que os sistemas de alvio podero no suportar a demanda de vapores, acarretando a ruptura do tanque.

A nuvem gerada pelo vazamento de um lquido criognico ser fria e invisvel a parte visvel da nuvem no indica a sua extenso total , dificultar a visibilidade e tender a se acumular sobre o solo, pois a densidade do produto ser maior que a densidade do ar, devido baixa temperatura. Desta forma, quando do atendimento a um acidente envolvendo um lquido criognico, algumas regras bsicas devero ser seguidas rigorosamente, das quais destacam-se: aproximar-se com cuidado e trabalhar em reas livres do derramamento; evitar entrar na nuvem do gs; se o fizer, utilizar roupas hermticas no porosas, mscara autnoma de respirao, luvas de amianto ou de couro e botas de borracha; utilizar neblina d'gua, para conter a nuvem, e fortes jatos d'gua, para resfriar os tanques que estejam expostos ao fogo e ao calor; no direcionar a gua aos sistemas de alvio de presso nem s poas de produto; evacuar grandes reas, em at 600 metros, ao redor de um tanque contendo um lquido criognico em chamas; no apagar o fogo, a menos que o fluxo do gs possa ser estancado; em caso de queimaduras, lavar o corpo com gua morna, afrouxar as roupas e encaminhar a vtima ao hospital; atentar para que o vazamento seja estancado; porm, se houver qualquer dvida, controlar a situao, at que um tcnico da empresa fabricante do produto, com conhecimento mais especializado, comparea ao local.

Os assuntos abordados neste captulo levaram em considerao apenas os riscos inerentes ao estado fsico das substncias, ou seja, os riscos intrnsecos das mesmas no foram considerados de maneira detalhada, como por exemplo: a inflamabilidade, a toxicidade e a corrosividade. As aes especficas, a serem desencadeadas de acordo com o risco apresentados pelas substncias qumicas, sero descritas nos respectivos captulos, a seguir. 2.3 Classe 3 Lqidos Inflamveis Os lqidos inflamveis so lqidos, mistura de lqidos, ou lqidos contendo slidos em soluo ou em suspenso, que produzem vapores inflamveis a temperaturas de at 60,5oC, em testes de vaso fechado. Via de regra, as substncias pertencentes a esta classe so de origem orgnica, como por exemplo: alcois, aldedos, cetonas e hidrocarbonetos, entre outros. Para uma resposta mais segura s ocorrncias envolvendo lqidos inflamveis, faz-se necessrio o pleno conhecimento de algumas propriedades fsicas e qumicas dessas substncias, antes da adoo de quaisquer aes. Essas propriedades fsicas e qumicas e as suas respectivas aplicaes, so descritas a seguir. 2.3.1 Ponto de Fulgor (Flash Point)

O ponto de fulgor a menor temperatura, na qual, uma substncia libera vapores, em quantidades suficientes para que a mistura de vapor e ar propague uma chama logo acima de sua superfcie, a partir do contato com uma fonte de ignio. Por exemplo, considerando-se que, em um determinado local, a temperatura ambiente seja de 25 C e que esteja ocorrendo o vazamento de uma substncia cujo ponto de fulgor seja de 15 C, isto significa que, nessas condies, essa substncia estar liberando vapores inflamveis, bastando, apenas, uma fonte de ignio para que haja a ocorrncia de um incndio ou de uma exploso. Por outro lado, se o ponto de fulgor de uma outra substncia que tambm esteja vazando for de 30C, isto significa que essa substncia no estar liberando vapores inflamveis. Ento, conforme descrito, o conceito de ponto de fulgor est diretamente associado temperatura do ambiente. 2.3.2 Limites de Inflamabilidade Para que um gs ou um vapor inflamvel queime, necessrio que, alm da fonte de ignio, exista uma mistura, chamada ideal, formada pelo oxignio do ar atmosfrico e pelo gs combustvel. A quantidade de oxignio no ar praticamente constante, em torno de 21% em volume. J, a quantidade de gs combustvel, necessria para a queima, varia para cada produto e est dimensionada atravs das seguintes constantes:

LII - Limite Inferior de Inflamabilidade: este limite a mnima concentrao de gs que, misturada ao ar atmosfrico, capaz de provocar a combusto do produto, a partir do contato com uma fonte de ignio. Concentraes de gs, abaixo do LII, no so combustveis pois, nesta condio, tem-se excesso de oxignio e pequena quantidade do produto para a queima. Esta condio denominada mistura pobre; LSI Limite Superior de Inflamabilidade: este limite a mxima concentrao de gs que, misturada ao ar atmosfrico, capaz de provocar a combusto do produto, a partir de uma fonte de ignio. Concentraes de gs, acima do LSI, no so combustveis, pois, nesta condio, tem-se excesso de produto e pequena quantidade de oxignio para que a combusto ocorra. Esta condio denominada mistura rica.

Os valores do LII e do LSI, geralmente, so expressos em porcentagens em volume, tomadas a aproximadamente 20 C e a 1 atmosfera de presso. Para qualquer gs, 1% em volume representa 10.000 ppm (partes por milho). Pode-se ento concluir, que os gases e os vapores combustveis somente queimam quando a sua porcentagem em volume estiver entre o LII - Limite Inferior de Inflamabilidade e o LSI - Limite Superior de Inflamabilidade. Esta condio denominada mistura ideal, para que a combusto ocorra. Esquematizando esta condio, na Tabela 3, temos:

Tabela 3 Limites de inflamabilidade de gases e/ou vapores combustveis. 0% LII LSI . 100% CONCENTRAO (% EM VOLUME) MISTURA POBRE MISTURA IDEAL MISTURA RICA no ocorre combusto pode ocorrer combusto no ocorre combusto

Conforme j mencionado, os valores de LII e LSI variam de produto para produto. Alguns exemplos podem ser observados na Tabela 4: Tabela 4 Limite inferior e limite superior de inflamabilidade de alguns produtos. PRODUTO acetileno benzeno etanol LII (% em volume) 2,5 % 1,3 % 3,3 % LSI (% em volume) 80 % 79 % 19 %

Atualmente, existem equipamentos capazes de medir a porcentagem em volume de um gs ou de um vapor combustvel no ar. Estes equipamentos so conhecidos como explosmetros. Estes equipamentos so blindados e, portanto, prova de exploses; isto vale dizer que, tanto a combusto que ocorre em seu interior, como um eventual curto-circuito que ocorra em suas partes eletrnicas, no provocam exploses, mesmo que o LII do gs tenha sido ultrapassado. Nas operaes de emergncia envolvendo gases e/ou vapores combustveis, que exijam a utilizao de um explosmetro, importante que o operador do equipamento tome algumas precaues bsicas quanto ao seu uso adequado, tais como:

aferir o aparelho, sempre, em uma rea que no esteja contaminada pelo gs vazado; realizar medies freqentes, em diversos pontos da regio atingida, levando-se em conta as propriedades do gs e fatores tais como a localizao e a direo do vento, entre outros; em locais onde existam grandes quantidades de gs combustvel, sempre conveniente que o equipamento seja aferido aps cada medio, evitando-se, assim, a sua saturao, o que nem sempre percebido pelo operador do equipamento.

Alm do ponto de fulgor e do limite de inflamabilidade, um outro fator relevante a ser considerado, a presena de possveis fontes de ignio. Nas situaes emergenciais, na maioria das vezes, esto presentes diversos tipos de fontes que podem ocasionar a ignio de substncias inflamveis. Dentre elas, merecem destaque:

chamas-vivas; superfcies quentes; automveis, os caminhes e outros veculos automotores;


10

cigarros acesos; interruptores de fora e luz; lmpadas reatores; motores eltricos; fascas, produzidas por atrito; eletricidade esttica.

Especial ateno deve ser dada eletricidade esttica, uma vez que a mesma uma fonte de ignio de difcil percepo, tratando-se, na realidade, do acmulo de cargas eletrostticas que, por exemplo, um caminho-tanque adquire durante o seu deslocamento. Se, por algum motivo, a substncia inflamvel que esteja sendo transportada seja ela um lquido ou um gs , tiver que ser transferida para outro veculo ou recipiente, ser necessrio que os dois veculos sejam aterrados e conectados entre si, de modo a evitar que ocorra uma diferena de potencial que poder gerar uma fasca eltrica, ou seja, uma situao de alto potencial de risco. importante lembrar que, assim como os equipamentos de medio, todos os demais instrumentos, tais como lanternas e bombas eltricas, tambm devero ser intrinsecamente seguros. Por questes de segurana, muitas vezes no recomendvel realizar a conteno de um produto inflamvel prximo ao local do vazamento, de modo a evitar a formao de altas concentraes de vapores, principalmente em locais com grande movimentao de pessoas e/ou equipamentos. 2.4 Classe 4 Slidos Inflamveis ; Substncias Sujeitas Combusto Espontnea; Substncias que, em Contato com gua, emitem Gases Inflamveis Esta classe abrange todas as substncias slidas, que podem se inflamar na presena de uma fonte de ignio ou em contato com o ar e/ou com a gua, e que no so classificadas como explosivos. De acordo com o estado fsico das substncias desta classe, a rea atingida em decorrncia de um acidente , normalmente, bastante restrita, uma vez que sua a mobilidade no meio ambiente muito pequena, quando comparada mobilidade dos gases e dos lqidos, facilitando, assim, as operaes a serem desencadeadas para o controle da emergncia. Em funo da variedade das caractersticas das substncias desta classe, as mesmas esto agrupadas em trs subclasses distintas, a saber: slidos inflamveis; substncias sujeitas combusto espontnea; substncias que, em contato com gua, emitem gases inflamveis.

2.4.1 Subclasse 4.1 Slidos Inflamveis

11

Os produtos perigosos desta subclasse podem se inflamar, quando expostos ao calor, ao choque ou ao atrito, alm, claro, de chamas-vivas. A facilidade de combusto das mesmas ser tanto maior quanto mais finamente dividida estiver a substncia. Os conceitos de ponto de fulgor e de limites de inflamabilidade, que foram apresentados no captulo anterior, tambm so aplicveis para os produtos desta classe de risco. Como exemplos destas substncias, podemos citar o enxofre e o nitrato de uria. 2.4.2 Subclasse 4.2 Substncias Sujeitas Combusto Espontnea Nesta subclasse, esto agrupadas as substncias que podem se inflamar em contato com o ar, mesmo sem a presena de uma fonte de ignio. Devido a esta caracterstica, essas substncias so transportadas, em sua maioria, em recipientes com atmosferas inertes ou totalmente submersos em querosene ou em gua. Quando da ocorrncia de um acidente envolvendo essas substncias, a perda da fase lqida poder propiciar o contato das mesmas com o ar, motivo pelo qual a estanqueidade do vazamento dever ser adotada, imediatamente. Outra ao a ser desencadeada em caso de acidente o lanamento de gua sobre a substncia, de forma a mant-la constantemente mida, desde que a mesma seja compatvel com gua, evitando, assim, a sua ignio espontnea. O fsforo branco, o fsforo amarelo e o sulfeto de sdio so exemplos de substncias qumicas que se ignizam espontaneamente, quando em contato com o ar. 2.4.3 Subclasse 4.3 Substncias que, em Contato com gua, emitem Gases Inflamveis As substncias pertencentes a esta classe, por sua interao com a gua, podem tornarse inflamveis espontaneamente ou produzir e emitir gases inflamveis, em quantidades perigosas. Por exemplo, quando em contato como a gua, o sdio metlico reage de maneira vigorosa, liberando hidrognio, o qual um gs altamente inflamvel. Outro exemplo o carbeto de clcio, o qual, por sua interao com a gua, gera e libera acetileno. De uma maneira geral, as substncias desta subclasse, principalmente as das Subclasses 4.1 e 4.2, liberam gases txicos e/ou irritantes, quando entram em combusto. Pelo exposto, e associado natureza dos eventos, as aes preventivas so de suma importncia, pois, quando se iniciam, as reaes decorrentes destas substncias ocorrem de maneira rpida e praticamente incontrolvel. 2.5 Classe 5 Substncias Oxidantes e Perxidos Orgnicos Esta classe est dividida em duas subclasses distintas, a saber: substncias oxidantes; perxidos orgnicos.

2.5.1 Subclasse 5.1 Substncias Oxidantes

12

Os oxidantes so substncias qumicas que liberam oxignio, rapidamente, sustentando a combusto dos materiais orgnicos. Outra definio semelhante afirma que os oxidantes so substncias qumicas que geram oxignio, temperatura ambiente, ou quando levemente aquecidas. Assim, pode-se verificar que ambas as definies afirmam que o oxignio sempre liberado por uma substncia oxidante. Devido facilidade de liberao do oxignio, as substncias oxidantes so relativamente instveis e reagem, quimicamente, com uma grande variedade de produtos. Apesar da grande maioria das substncias oxidantes no serem inflamveis, o simples contato das mesmas com outras substncias e/ou materiais combustveis pode gerar um incndio, mesmo sem a presena de fontes de ignio no ambiente. Outro aspecto importante a considerar a grande reatividade dos oxidantes com compostos orgnicos. Geralmente, essas reaes so vigorosas, ocorrendo grandes liberaes de calor, podendo acarretar fogo ou exploso. Mesmo pequenos traos de um oxidante podem causar a ignio de alguns materiais, tais como enxofre, carvo vegetal e terebentina, entre outros. Com o aumento da concentrao de oxignio, alm do aumento da taxa de combusto de uma substncia, a quantidade necessria para a queima da mesma ser menor, ou seja, o LII - Limite Inferior de Inflamabilidade reduzido, podendo ocorrer a ignio espontnea da substncia. Quando aquecidas, algumas substncias dessa subclasse, como, por exemplo, os nitratos e os percloratos, entre outros, liberam gases txicos, os quais se dissolvem na mucosa do trato respiratrio dos indivduos, produzindo lqidos corrosivos. Como exemplo de substncia oxidante, podemos citar o perxido de hidrognio, comercialmente denominado gua oxigenada. Esta substncia um poderoso agente oxidante que, em altas concentraes, reage com a maioria dos metais, tais como chumbo, cobre, cobalto, ferro e magnsio, entre outros, o que, rapidamente, acarretar a sua decomposio, com risco de incndio e/ou exploso. Mesmo sem a presena de uma fonte de ignio, as solues de perxido de hidrognio com concentraes acima de 50% em peso, equivalente a 200 volumes, entrando em contato com substncias ou materiais combustveis, podem causar a ignio dos mesmos. 2.5.2 Subclasse 5.2 Perxidos Orgnicos Os perxidos orgnicos so agentes qumicos de alto poder oxidante, sendo que, destes, a maioria irritante aos olhos, pele, s mucosas e garganta. As substncias dessa subclasse apresentam a estrutura O O e podem ser consideradas derivadas do perxido de hidrognio (H2 O2), onde, um ou os dois tomos de hidrognio (H2) foram substitudos por radicais orgnicos. Assim como os oxidantes, os perxidos orgnicos so termicamente instveis e podem sofrer decomposio exotrmica auto-acelervel, criando o risco de exploso. Esses produtos tambm so sensveis ao choque e ao atrito.
13

Nos Estados Unidos, antes de um perxido orgnico ser aceito para carregamento, seja em caminho ou em trem, o DOT - Departamento de Transporte daquele pas exige a realizao de uma srie de testes de sensibilidade, tais como as determinaes do ponto de fulgor, da taxa de queima e da decomposio trmica e, ainda, a realizao de testes de impacto, entre outros. Assim, somente aps a realizao desses testes e a diluio do produto, que o DOT - Departamento de Transporte permite o seu carregamento e transporte. Algumas substncias qumicas podem formar perxidos orgnicos, durante a sua estocagem, caso as mesmas estiverem expostas ao Hidrognio ou a substncias oxidantes, sendo que essa formao ocorrer com maior facilidade, caso essas substncias estejam no estado lqido. Devido ao risco de formao de perxidos orgnicos, sugerido um perodo mximo de estocagem de trs meses, para alguns compostos, como por exemplo amideto de sdio, cloreto de vinilideno, divinil acetileno, ter isoproplico e potssio metlico, entre outros. J, para outras substncias, sugerido um perodo mximo de estocagem de doze meses, como por exemplo acetal, ciclohexeno, cumeno, diciclopentadieno, dioxano, ter etlico, ter dimetlico de etilenoglicol, eteres vinlicos, metilacetileno, metildiclopentano, metilisobutilcetona, tetrahidrofurano e tetrahidronaftaleno. Outras substncias qumicas tambm apresentam risco de formao de perxidos orgnicos, caso haja polimerizao. Para estas substncias, o perodo de estocagem mximo sugerido de doze meses, como por exemplo: acetato de vinila, butadieno, cloreto de vinila, clorobutadieno, estireno, tetrafluoretileno, vinil acetileno, vinilpiridina, entre outros. Porm, quando estocados no estado lqido, o potencial para formao de perxidos aumenta para alguns produtos, principalmente butadieno, clorobutadieno e tetrafluoretileno, podendo, assim, para esses casos, ser considerado o perodo mximo de estocagem, de trs meses. Caso haja a suspeita da formao de perxido no interior dos recipientes, alguns procedimentos bsicos devem ser adotados, tais como:

isolar a rea em todas as direes e inspecionar os recipientes, visualmente; no tentar movimentar os recipientes; verificar se h corroso, ferrugem ou ondulaes nos recipientes, inclusive nas suas tampas; se houver corroso, ferrugem ou ondulaes nos recipientes e nas tampas, considerar e assumir a existncia de perxidos no interior das embalagens; verificar se h formao de cristais brancos ou de p; verificar se os selos e os lacres das tampas esto rompidos; se os selos e os lacres estiverem rompidos, considerar e assumir que o material potencialmente explosivo; se houver suspeita de estar ocorrendo formao de perxidos, no abrir os recipientes e acionar o fabricante do produto; se houver necessidade de abrir os recipientes, girar as tampas no sentido anti-horrio, vagarosamente, e atentar para que no haja atrito; se as tampas apresentarem resistncia para girar e abrir, interromper imediatamente a operao e considerar e assumir que o produto explosivo.

14

As exploses de perxidos causam danos significativos s edificaes e danos letais ao homem, inclusive a grandes distncias. As distncias e os respectivos danos provocados por exploses de perxidos, conforme os volumes envolvidos so mostrados na Tabela 5. Tabela 5 Danos provocados por exploses de perxidos.

DISTNCIA PARA DANOS ( metros) VOLUME DE Algumas PERXIDO janelas (litros) quebradas 0,5 75 1 96 3,6 150 18 250 200 1.800 9.900 Fonte: Blasters Manual 2.5.3 Conteno e Absoro Quando houver a necessidade de conter ou de absorver substncias oxidantes e perxidos orgnicos, dever ser considerado que a maioria deles poder reagir com matria orgnica. Portanto, nas aes de conteno e nas aes de absoro, no poder ser utilizada terra, serragem ou qualquer outro material incompatvel com essas substncias. Nesses casos, recomenda-se a utilizao de materiais inertes e umedecidos, como por exemplo: areia. Muitas substncias aqui classificadas necessitam de equipamentos cativos para as operaes de transbordo. Isto se deve alta instabilidade qumica de certas substncias desta classe. 2.5.4 Reduo dos Riscos Um dos mtodos mais utilizados e eficientes para a reduo dos riscos oferecidos pelas substncias oxidantes e pelos perxidos orgnicos, a sua diluio em gua, desde que a substncia seja compatvel com a mesma. A diluio de substncias oxidantes e de perxidos orgnicos tem por objetivo reduzir o poder oxidante e a sua instabilidade; porm, devido solubilidade de algumas dessas substncias, as guas de diluio devero ser armazenadas, adequadamente, de modo a se evitar poluio ambiental. 2.5.5 Casos de Fogo Nos casos de fogo, envolvendo oxidantes e perxidos orgnicos, a gua o agente de extino mais eficiente, uma vez que a mesma retira o calor do material em questo. J, a espuma e o dixido de carbono (CO2) sero ineficazes, pois atuam com base no princpio da excluso do oxignio atmosfrico, o que no necessrio em um incndio envolvendo substncias oxidantes. 2.6 Classe 6 Substncias Txicas e Substncias Infectantes Esta classe est dividida em duas subclasses distintas, a saber:
15

Maioria das janelas quebradas 11 14 21 37 82 175 300

Estruturas seriamente danificadas 5 6 9 15 33 71 120

Danos letais ao homem 3 4 6 10 21 45 76

substncias txicas; substncias infectantes, que no sero abordadas.

2.6.1 Subclasse 6.1 Substncias Txicas As substncias txicas so aquelas capazes de provocar a morte ou danos sade humana, se ingeridas, inaladas ou por contato com a pele, mesmo em pequenas quantidades. As formas, pelas quais as substncias qumicas podem entrar em contato com o nosso organismo, so trs:

inalao; absoro cutnea; ingesto.

2.6.1.1 Inalao A inalao a forma mais rpida e comum de entrada de substncias para o interior do nosso corpo. A superfcie dos alvolos pulmonares que, em um homem adulto, representam de 80 m2 a 90 m2, facilita a absoro de gases e de vapores, os quais podem passar corrente sangnea e serem distribudos a outras regies do organismo. 2.6.1.2 Absoro Cutnea Com relao absoro cutnea, podemos dizer que existem duas formas das substncias txicas agirem:

como txico localizado: a substncia txica, em contato com a pele, age na superfcie da mesma, provocando uma irritao primria e localizada; como txico generalizado: a substncia txica reage com as protenas da pele, ou mesmo, penetra no organismo atravs dela, atinge o sangue e distribudo para o nosso organismo, podendo atingir vrios rgos.

Apesar da pele e da gordura atuarem como uma barreira protetora do corpo, algumas substncias qumicas, tais como cido ciandrico, mercrio e alguns defensivos agrcolas, tm a capacidade de penetrar no organismo atravs da pele. 2.6.1.3 Ingesto Quanto ingesto, esta considerada uma via de ingresso secundrio, uma vez que tal fato somente ocorrer de forma acidental. Os efeitos gerados pelo contato com substncias txicas relacionam-se com o seu grau de toxicidade, com as doses e com o tempo de exposio. 2.6.2 Utilizao de Equipamentos de Proteo Respiratria Em funo do alto risco apresentado pelas substncias desta classe de risco, durante as operaes de atendimento a emergncias necessria a utilizao de equipamentos de
16

proteo respiratria. Dentre esses equipamentos, pode-se citar as mscaras com filtros qumicos e os conjuntos autnomos de respirao a ar comprimido. Deve-se sempre ter em mente, que os filtros qumicos apenas retm os poluentes atmosfricos, no fornecendo oxignio, e que, dependendo das concentraes das substncias, os mesmos podem saturar rapidamente. Quanto escolha do filtro mais adequado para o trabalho, indispensvel que a substncia qumica presente na atmosfera seja previamente identificada. J os conjuntos autnomos de respirao com ar comprimido devero ser utilizados em ambientes confinados, nas situaes onde o produto envolvido no esteja identificado e em atmosferas com altas concentraes de poluentes. Comumente, associa-se a existncia de uma substncia qumica em um ambiente, com a ocorrncia de um odor. No entanto, como j mencionado, nem sempre isso ocorre. Algumas substncias so inodoras, enquanto que outras tm a capacidade de inibir o sentido olfativo, podendo conduzir o indivduo a situaes de risco. Por exemplo, o gs sulfdrico apresenta um odor caracterstico, em baixas concentraes; porm, em altas concentraes, o mesmo pode inibir a capacidade olfativa. 2.6.3 Monitoramentos Assim sendo, fundamental que, nas operaes de emergncia, nas quais substncias desta natureza estejam presentes, sejam realizados monitoramentos da concentrao das substncias na atmosfera, constantemente. Os resultados obtidos nestes monitoramentos podero ser comparados com valores de referncia conhecidos, tais como:

LT - Limite de Tolerncia: a concentrao da substncia, qual, uma pessoa pode ficar exposta, durante oito horas dirias, ou quarenta e oito horas semanais, sem sofrer efeitos adversos sua sade; IDLH: a concentrao da substncia, imediatamente perigosa vida ou sade, qual, uma pessoa pode ficar exposta, durante trinta minutos, sem sofrer danos irreversveis sua sade.

2.6.4 Conteno de Vazamentos Dado o alto grau de toxicidade das substncias da Classe 6, faz-se necessrio lembrar que a operao de conteno dessas substncias de fundamental importncia, j que, normalmente, as mesma so, tambm, muito txicas para a vida aqutica, representando, portanto, um alto potencial de risco para a contaminao dos corpos d'gua, devendo ser dada ateno especial quelas utilizadas como recreao, irrigao, dessedentao de animais e abastecimento pblico. 2.7 Classe 8 Substncias Corrosivas As substncias corrosivas so aquelas que apresentam alta taxa de corroso aos materiais, inclusive o ao, e, evidentemente, que tambm so capazes de provocar danos aos tecidos humanos. Basicamente, existem dois grupos principais de substncias qumicas que apresentam essas propriedades, ou seja, as substncias cidas, tambm denominadas cidos e as substncias alcalinas, tambm denominadas bases:
17

cidos: so substncias qumicas que, em contato com a gua, liberam ons H+, provocando alteraes de pH, na faixa de 0 (zero) a 7 (sete); bases: so substncias qumicas que, em contato com a gua, liberam ons OH-, provocando alteraes de pH, na faixa de 7 (sete) a 14 (catorze).

Como exemplo de substncias desta classe de risco, pode-se citar o cido clordrico, o cido ntrico, o cido sulfrico, o hidrxido de sdio e o hidrxido de potssio, entre outros. Muitas das substncias pertencentes a esta classe de risco reagem com a maioria dos metais, gerando hidrognio, o qual um gs inflamvel, acarretando, assim, um risco adicional. Certas substncias tambm apresentam, como risco subsidirio, um alto poder oxidante, enquanto que outras podem reagir vigorosamente com a gua ou com outros materiais, como por exemplo, os compostos orgnicos. O contato dessas substncias com a pele e com os olhos pode causar severas queimaduras, motivo pelo qual, sempre devero ser utilizados equipamentos de proteo individual compatveis com o produto envolvido. Durante as operaes envolvendo substncias corrosivas, o monitoramento ambiental pode ser realizado, de acordo com as substncias envolvidas, por meio de diversos parmetros, dentre os quais vale destacar, as medies de pH e da condutividade. Nas ocorrncias, envolvendo substncias cidas ou alcalinas que atinjam corpos d'gua, uma maior ou menor variao do pH natural da gua poder ocorrer, dependendo de diversos fatores, como por exemplo: a concentrao e a quantidade da substncia vazada e as caractersticas do corpo d'gua atingido, entre outras. Um dos mtodos, que pode ser aplicado em campo para a reduo dos riscos, a neutralizao da substncia qumica derramada. Esta tcnica consiste na adio de uma outra substncia qumica, de modo a levar o pH da gua prximo ao natural. No caso dos cidos, as substncias comumente utilizadas para a neutralizao so barrilha e cal hidratada, ambas com caractersticas alcalinas. A utilizao da cal virgem no recomendada, apesar da mesma ser alcalina, uma vez que a sua reao com cidos extremamente vigorosa. Antes que a neutralizao seja efetuada, dever ser recolhida a maior quantidade possvel do produto qumico derramado, de modo a se evitar o excessivo consumo da substncia neutralizante e, conseqentemente, a gerao de grande quantidade de resduos. Os resduos provenientes da operao de neutralizao devero ser totalmente recolhidos, removidos e dispostos, de forma e em locais adequados. No final deste captulo, apresentada a Tabela 6, na qual esto relacionados fatores matemticos, que permitem calcular as quantidades de algumas substncias neutralizantes, necessrias para a neutralizao das substncias mais comuns desta classe. Como dito anteriormente, a neutralizao apenas uma das tcnicas que podem ser utilizadas para a reduo dos riscos nas ocorrncias envolvendo substncias corrosivas. Outras tcnicas, tais como absoro, remoo e diluio, devero, tambm, ser consideradas, de acordo com o cenrio apresentado. Desta forma, a seleo do mtodo mais adequado a ser utilizado na operao deve sempre levar em considerao os
18

aspectos de segurana e de proteo ambiental. No caso de se optar pela neutralizao da substncia, deve-se considerar que a operao consiste, basicamente, no lanamento de outra substncia qumica no ambiente j contaminado, e que, portanto, tambm podero ocorrer outras reaes qumicas, paralelas quela necessria para a neutralizao. Outro aspecto a ser ponderado, a caracterstica do corpo d'gua, o que, s vezes, direciona os trabalhos de campo para o monitoramento do mesmo, de forma a se aguardar uma diluio natural do produto. Esses casos, normalmente, ocorrem em guas correntes, onde o controle da situao mais difcil, devido mobilidade da substncia no meio. Se, durante a neutralizao, ocorrer um descontrole, poder-se- ter uma inverso brusca na escala do pH, o que ocasionar efeitos muito mais danosos aos ecossistemas que resistiram primeira variao do pH. De modo geral, nos corpos d'gua onde exista a presena de vida, no aconselhvel o lanamento de substncias qumicas sem o acompanhamento de especialistas. Durante as reaes de neutralizao, quanto mais concentrada estiver a substncia derramada, maior ser a liberao de energia, em forma de calor, alm da possibilidade de ocorrncia de respingos, motivo pelo qual, cabe reforar, a necessidade de os tcnicos envolvidos nas aes utilizarem roupas de proteo qumica adequadas, durante a realizao destas atividades. A tcnica da diluio somente dever ser utilizada, se no for possvel a conteno da substncia derramada e se o seu volume for bastante reduzido. Isto se deve ao fato de que, para se obter concentraes seguras, utilizando-se este mtodo, o volume de gua necessrio sempre ser muito grande, ou seja, na ordem de 1.000 a 10.000 vezes o volume da substncia vazada. Vale ressaltar, que se o volume de gua, adicionado substncia, no for suficiente para dilu-la a nveis seguros, ocorrer o agravamento da situao, devido ao aumento do volume da mistura. Como se pde observar nos comentrios anteriores, a absoro e o recolhimento so as tcnicas mais recomendadas, quando comparadas com a neutralizao e com a diluio. Esta classe de substncias representa, provavelmente, o segundo maior volume no transporte rodovirio, perdendo apenas, em quantidades manipuladas, para os lqidos inflamveis. Este dado muito importante pois, devido s caractersticas desses produtos, o potencial de risco apresentado ao ambiente, e conseqentemente ao homem, obrigam que aes de controle sejam adotadas imediatamente, quando da ocorrncia de acidentes. Na Tabela 6, so mostrados dados e fatores que auxiliam o clculo para se determinar o volume da substncia neutralizante, que tenha sido escolhida para ser utilizada na neutralizao do volume conhecido de algumas substncias corrosivas.

19

Tabela 6 Neutralizao de substncias qumicas Substncia Neutralizante (Fator K) HCl HCl HCl H2SO4H2SO4 Cal Carbonato NaOH NaOH Sulfito 30% 33% 36% 70 % 98 % hidratada de sodio 50 % 98% de sodio 100% 100% Ca(OH)2 (soda Na2 SO3 ASH)

Substncia a ser neutralizada cido clordrico N N N N N 30% cido clordrico N N N N N 33% cido clordrico N N N N N 36% cido ntrico 98% N N N N N cido sulfrico N N N N N 70% cido sulfrico N N N N N 98% cloro 100% N N N N N hipoclorito de N N N N N sdio 12% soda custica 50% 1,51 1,39 1,27 0,89 0,63 soda custica 98% 3,03 2,77 2,50 1,75 1,25 Fonte: CARBOCLORO S/A Indstrias Qumicas

0,31 0,36 0,40 0,60 0,42 0,80 1,10 N N N

0,44 0,50 0,55 0,80 0,76 1,10 1,50 N N N

0,66 0,33 0,73 0,36 0,80 0,40 1,25 0,65 1,44 0,57 1,60 0,80 1,80 0,90 N N N N N N

N N N N N N N 0,28 N N

O clculo para se determinar o volume da substncia neutralizante, que tenha sido escolhida para ser utilizada na neutralizao do volume conhecido de uma substncia, realizado mediante a seguinte frmula: V1 = V2 x K onde:

(V1) = (V2) = (K) =

volume, em quilos, da substncia neutralizante escolhida; volume, em quilos, da substncia a ser neutralizada; fator de correo mostrado na confluncia das colunas da tabela.

Dois exemplos desses clculos so mostrados na pgina seguinte. Exemplos de clculos, utilizando-se a tabela de neutralizao de substncias qumicas:

Exemplo 1: Determinao do volume (V1) de soluo de hidrxido de sdio a 50%, necessrio para a neutralizao de 1.000 quilos (V2) de cido sulfrico 98%. V1 = V2 x K V1 = 1.000 x 1,60 V1 = 1.600 quilos
20

Portanto, para a neutralizao de 1.000 quilos de cido sulfrico 98%, so necessrios 1.600 quilos de soluo de hidrxido de sdio a 50%.

Exemplo 2: Determinao do volume (V1) de cal hidratada 100%, necessrio para a neutralizao de 3.000 quilos (V2) de cloro lqido 100%. V1 = V2 x K V1 = 3.000 x 1,10 V1 = 3..300 quilos

Portanto, para a neutralizao de de 3.000 quilos de cloro liqido 100%, so necessrios 3.300 quilos de cal hidratada 100%. 2.8 Classe 9 Substncias e Artigos Perigosos Diversos Esta classe engloba as substncias que apresentam riscos, mas que no so abrangidos pelas demais classes apresentadas. Para as substncias dessa classe, so aplicados todos os procedimentos bsicos que foram descritos neste trabalho, alm de outros procedimentos, especficos para cada caso, de acordo com o tipo da substncia envolvida e com o local da ocorrncia.

3. Bibliografia
Schieler, L & Pauze, D.: Hazardous Materials. Van Nostrand Reinhold Company, Nueva York, 1976. Meyer, E.: Chemistry of Hazardous Materials. Prentice - Hall Inc., New Jersey, 1977. National Fire Academy: The Chemistry Hazardous Materials. National Emergency Training Center. Student Manual, Estados Unidos, 1983. U. S. Environmental Protection Agency: Hazardous Materials Incident Response Operations. Emergency Response Division: Student Manual, 1990. Stutz, D. R.; Ricks, R. C.; Olsen, M. F.: Hazardous Materials Injuries: a Handbook for Pre-Hospital Care. Bradford Communications Corporation, Maryland, 1982.

21

Вам также может понравиться