Вы находитесь на странице: 1из 5

I- (OAB-MG-Dez/2008) A sociedade empresria adquire personalidade jurdica.

(2,0): a) [X] com a inscrio de seus atos constitutivos na junta comercial; b) [ ] com a assinatura do contrato social; c) [ ] com o incio de suas atividades, previsto no contrato social; d) [ ] com o acordo de vontades dos scios, ainda que verbal.. Assinale a alternativa correta: (2,0) - Clique nas afirmativas para ler os comentrios. a) [ ] com o Cdigo Civil de 2002 desapareceu a previso de scio de indstria do direito societrio brasileiro, e assim, portanto, no mais existe a sociedade de capital e indstria. Falso. Scio de indstria aquele cuja contribuio consiste em servios. Em outras palavras, trata-se de uma espcie de scio que no contribui para a formao do capital social. Na vigncia do Cdigo Comercial de 1850, havia a previso de um tipo societrio denominado sociedade de capital e indstria, com scios que participavam da formao do capital social, e scios que entravam unicamente com seu trabalho (scios de indstria). Esta sociedade, contudo, no foi recepcionada pelo Cdigo Civil de 2002. Mas a figura do scio de indstria se mantm. Tal como disposto expressamente no inciso, V do art. 997, que admite a participao de scios de indstria, cuja contribuio consista em servios, nas sociedades simples.
Cdigo Civil Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou pblico, que, alm de clusulas estipuladas pelas partes, mencionar: V - as prestaes a que se obriga o scio, cuja contribuio consista em servios;

b) [ ] A sociedade simples no pode ter como scio pessoa jurdica. Falso. No h vedao participao de scio que seja pessoa jurdica na sociedade simples. O inciso I do art. 997 do Cdigo Civil no deixa dvidas quanto a isso.
Cdigo Civil Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou pblico, que, alm de clusulas estipuladas pelas partes, mencionar: I - nome, nacionalidade, estado civil, profisso e residncia dos scios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominao, nacionalidade e sede dos scios, se jurdicas;

A vedao que sofre a pessoa jurdica na sociedade simples se refere administrao, e no participao na qualidade de scio. c) [ ] o nome da sociedade em nome coletivo h de ser firma individual.

Falso. Na medida em que a afirmativa se refere ao nome de uma sociedade, no h que se falar em firma individual. No caso de uma sociedade ter como nome uma firma (ou razo), estar-se- diante de uma firma social, e no individual. Firma individual o nome do empresrio individual. d) [ ] Em se tratando de sociedades contratuais, estas surgem e adquirem personalidade com o registro. Falso. As sociedades ditas contratuais s adquirem personalidade com o registro de seus atos constitutivos no rgo respectivo, tal como qualquer pessoa jurdica. Todavia, sua existncia decorre do contrato (ato constitutivo), de modo tal que podem existir sociedades no personificadas s quais corresponda um ato constitutivo, mas nenhum registro. e) [X] Nenhuma das alternativas acima est correta. Verdadeiro. Se todas as outras afirmativas esto erradas, esta s pode estar certa.

III - Diga o que sejam, em que se identificam e em que diferem, o capital social e o patrimnio da sociedade contratual. (8,0) O patrimnio o conjunto de relaes jurdicas suscetveis de avaliao pecuniria, e pertinentes a um sujeito. Trata-se, como preferem alguns, da prpria projeo econmica da personalidade no mundo do direito. J o capital social , inicialmente, o resultado das contribuies com que se obrigam os scios, em contrato, para a viabilizao da sociedade. No se refere necessariamente ao que tenha sido pago, mas obrigao assumida. Como no poderia deixar de ser, em decorrncia de suas naturezas distintas, capital e patrimnio diferem em suas conformaes jurdicas. A ttulo de exemplo, indico duas diferenas relevantes para o direito, e de que tratamos em sala de aula: a) Toda e qualquer pessoa tem patrimnio, tenha ele valor econmico positivo ou negativo. J o capital caracterstico das sociedades.

b) O capital social no oscila, mantendo sempre o valor previsto contratualmente. Sob este aspecto, o capital intocvel, intangvel. S pode sofrer mudana em face da alterao contratual respectiva. O patrimnio, por sua vez, est sujeito a constantes oscilaes. Na medida em que haja alterao no valor pecunirio de uma relao jurdica que componha o patrimnio, haver alterao na correspondente avaliao deste.

IV - Assinale com V as afirmativas corretas, e com F as incorretas, justificando estas: (8,0) - Clique nas afirmativas para ler os comentrios. a) [V] Em nosso direito, regra geral (que comporta excees) que o excesso de mandato por parte dos administradores no pode ser oposto a terceiros pela sociedade. Verdadeiro. No direito brasileiro, no que tange responsabilidade da sociedade por atos praticados por seus administradores com excesso de mandato, aplica-se, em regra, a Teoria

da Aparncia, segundo a qual a sociedade no pode opor a terceiros os atos praticados com excesso, mas cobertos por aparncia de regularidade. Apenas por exceo, e se verificada alguma das hipteses previstas nos incisos do pargrafo nico do art. 1015 do Cdigo Civil, que a sociedade se exime, e pode opor a terceiros o excesso de mandato por parte dos administradores.
Cdigo Civil Art. 1.015. ... Pargrafo nico. O excesso por parte dos administradores somente pode ser oposto a terceiros se ocorrer pelo menos uma das seguintes hipteses: I - se a limitao de poderes estiver inscrita ou averbada no registro prprio da sociedade; II - provando-se que era conhecida do terceiro; III - tratando-se de operao evidentemente estranha aos negcios da sociedade.

b) [F] No havendo previso contratual, a administrao da sociedade simples compete a cada scio, na proporo da respectiva participao no capital social. Na falta de previso contratual, a administrao da sociedade compete, separadamente, a cada um dos scios. Ou seja, cada scio tem todos os poderes referentes administrao da sociedade, e pode exerc-los isoladamente, sem necessidade de que para o ato concorram os demais administradores. Estes poderes independem da parcela de participao para a formao do capital social, pois so poderes de administrao, e no de deliberao. bem verdade que os scios tm voto, nas deliberaes, com peso condizente com a participao no capital. Mas o administrador, que pode ou no ser scio, administra de acordo com os poderes estabelecidos em contrato e em lei, sem relao com eventual contribuio para a formao do capital. c) [F] O contrato da sociedade simples deve trazer, necessariamente, nos termos do inciso VI do art. 997 da Lei 10.406/02, o nome das pessoas naturais incumbidas da administrao da sociedade.
Cdigo Civil Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou pblico, que, alm de clusulas estipuladas pelas partes, mencionar: VI - as pessoas naturais incumbidas da administrao da sociedade, e seus poderes e atribuies;

Falso. A despeito do disposto no inciso VI do art. 997 do Cdigo Civil, segundo o qual o contrato deve trazer o nome das pessoas incumbidas da administrao, estas podem ser especificadas em instrumento em separado, que tambm registrado, mas no se confunde com o contrato.
Cdigo Civil

Art. 1.012. O administrador, nomeado por instrumento em separado, deve averb-lo margem da inscrio da sociedade, e, pelos atos que praticar, antes de requerer a averbao, responde pessoal e solidariamente com a sociedade.

d) [V] Em regra, a responsabilidade de um scio por dvidas da sociedade subsidiria em relao responsabilidade da mesma. Verdadeiro. Na hiptese em que o scio deva responder com o seu patrimnio particular por dvidas sociais, incide a regra geral do art. 1024 do Cdigo Civil, segundo a qual a responsabilidade dos scios por dvida da sociedade subsidiria. Em outras palavras, o patrimnio do scio s pode ser atacado na medida em que o da sociedade seja insuficiente para a satisfao do dbito.
Cdigo Civil Art. 1.024. Os bens particulares dos scios no podem ser executados por dvidas da sociedade, seno depois de executados os bens sociais.

A regra do art. 1024, contudo, pode sofrer algumas excees previstas na legislao esparsa. V Das sociedades abaixo, assinale as que possam ser tanto empresarias quanto simples. (6,0) a) [ ] sociedade simples; b) [X] sociedade em nome coletivo; c) [X] sociedade em comandita simples; d) [ ] sociedade cooperativa; e) [ ] sociedade annima; f) [X] sociedade limitada. A resposta a esta questo pode ser encontrada na anlise do disposto no pargrafo nico do art. 982, c/c artigo 983 do Cdigo Civil
Art. 982. Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais. Pargrafo nico. Independentemente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade por aes; e, simples, a cooperativa. Art. 983. A sociedade empresria deve constituir-se segundo um dos tipos regulados nos arts. 1.039 a 1.092; a sociedade simples pode constituir-se de conformidade com um desses tipos, e, no o fazendo, subordina-se s normas que lhe so prprias.

Pargrafo nico. Ressalvam-se as disposies concernentes sociedade em conta de participao e cooperativa, bem como as constantes de leis especiais que, para o exerccio de certas atividades, imponham a constituio da sociedade segundo determinado tipo.

VI O que significa dizer, de um scio, que o mesmo seja remisso?(4,0)

Remisso o scio que incide em mora em razo do no cumprimento de suas obrigaes previstas no contrato social. Especificamente, a obrigao de contribuir para a formao do capital social, da qual apenas est excludo o scio de indstria (servio).
Contudo, de se observar que, de acordo com a regra do artigo 1.004 do Cdigo Civil, s haver mora na medida em que o scio for notificado, e nos trinta dias seguintes, mantiver o descumprimento da obrigao. s ento que este scio incide em mora. No se aplica, aqui, a regra do dies interpellat pro homine (o dia interpela pelo homem), segundo o qual a mora independeria de interpelao, e resultaria, por si s, do vencimento da obrigao. Em mora quanto contribuio para o capital social, o scio remisso pode ser excludo pelos demais ou ter sua quota reduzida ao montante j realizado.

Вам также может понравиться