Вы находитесь на странице: 1из 11

Resumo dos captulos 4 e 5 do livro: Anlise de Pontos de Funo Medio, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software. Editora rica.

FUNES DO TIPO DADO


O termo Arquivo no significa um arquivo do sistema operacional, como comum na rea de processamento de dados. Ele se refere a um grupo de dados logicamente relacionados e reconhecidos pelo usurio. Eventualmente um arquivo no sentido da APF pode estar mapeado em um ou mais arquivos fsicos do sistema operacional ou em tabelas do banco de dados. A forma como a aplicao implementa essas funcionalidades no relevante para a determinao das funes do tipo dado. Definio de Arquivo Lgico Interno (ALI) Um Arquivo Lgico Interno (ALI) : 1. 2. 3. 4. Um grupo de dados ou informaes de controle; Identificvel pelo usurio; Logicamente relacionado; Mantido na fronteira da aplicao.

A principal inteno de um ALI armazenar dados mantidos (adicionados, modificados ou excludos) por meio de um ou mais processos elementares da aplicao sendo contada. Exemplos ALI So exemplos de Arquivos Lgicos Internos: Tabelas que armazenam dados mantidos pela aplicao; Arquivos de configurao mantidos pela aplicao; Arquivos de segurana de acesso aplicao (senhas), mantidos por ela; Arquivos de help, desde que mantidos pela aplicao; Arquivos mantidos no s pela aplicao, mas tambm por outra aplicao.

No-exemplos de ALI No so exemplos de Arquivos Lgicos Internos: Arquivos temporrios, de trabalho ou de classificao; Arquivos gerados para processamento em outra aplicao (exemplo: arquivos de remessa e de retorno). No entanto os processos de carga e de gerao destes arquivos podem ser funes do tipo transao. O arquivo de movimento simplesmente um relatrio gerado em formato de arquivo texto;

Arquivos de backup; Arquivos introduzidos exclusivamente em funo da tecnologia utilizada; Arquivos de ndices; Operaes de juno e projeo, vises.

Regras de Identificao de ALI Para que determinada funo seja contada como Arquivo Lgico Interno, todas as regras seguintes devem ser vlidas: O grupo de dados ou informaes de controle logicamente relacionado e identificvel pelo usurio. O grupo de dados mantido na fronteira da aplicao sendo contada.

Definio de Arquivo de Interface Externa (AIE) Um Arquivo de Interface Externa (AIE) : 1. 2. 3. 4. Um grupo de dados ou informaes de controle; Identificvel pelo usurio; Logicamente relacionado; Referenciado (lido) pela aplicao.

A principal inteno de um AIE armazenar dados referenciados por meio de um ou mais processos elementares dentro da fronteira da aplicao sendo contada. Isto , um AIE deve obrigatoriamente ser um ALI de outra aplicao. Diferena entre ALI e AIE A diferena bsica entre um Arquivo Lgico Interno e um Arquivo de Interface Externa que um Arquivo de Interface Externa no mantido pela aplicao sendo contada. O Arquivo de Interface Externa est conceitualmente fora da fronteira da aplicao, enquanto o Arquivo Lgico Interno est dentro da mesma. Exemplo de AIE So exemplos de Arquivos de Interface Externa: Dados de referncia esternos utilizados pela aplicao; Arquivos de help desde que mantidos por outra aplicao.

No-exemplos de AIE No so exemplos de Arquivos de Interface Externa: Arquivos de movimento recebidos de outra aplicao para manter um ALI (exemplos: arquivos de remessa e de retorno). No entanto, os processos de

cargas e de gerao destes arquivos podem ser funes do tipo transao. O arquivo de movimento simplesmente um relatrio gerado em formato de arquivo de texto; Dados mantidos pela aplicao e utilizados por outra aplicao; Dados formatados e processados para uso de outras aplicaes.

Regras de Identificao de AIE Para que determinada funo seja contada como um Arquivo de Interface Externa, todas as regras seguintes devem ser vlidas: O grupo de dados ou informaes de controle logicamente relacionado e identificvel pelo usurio. O grupo de dados referenciado pela aplicao sendo contada, porm externo a ela. O grupo de dados no mantido pela aplicao sendo contada. O grupo de dados mantido por outra aplicao, isto , deve ser um ALI para outra aplicao.

Determinao da Complexidade Cada Arquivo Lgico Interno e Arquivo de Interface Externa deve ser classificado com relao sua complexidade funcional (baixa, mdia ou alta) com base em: Nmero de Tipos de Dados (TD) Nmero de Tipos de Registros (TR)

Determinadas as quantidades de tipos de dados e de tipos de registros, a classificao com relao complexidade fornecida pela seguinte tabela:

Tipos de Registros

Tipos de Dados < 20 1 25 >5 Baixa Baixa Mdia 20 - 50 Baixa Mdia Alta > 50 Mdia Alta Alta

Tabela de complexidade funcional dos ALI e AIE. Assim um ALI contendo 45 tipos de dados e um tipo de registro de complexidade baixa e outro AIE contendo 55 tipos de dados e um tipo de registro de complexidade mdia. Definio de Tipo de Dado (TD)

Um tipo de dado um campo nico, reconhecido pelo usurio, no repetido. Regras de Contagem de Tipos de Dados Todas as regras de contagem apresentadas em seguida devem ser vlidas para que um determinado campo seja contado como um tipo de dado. 1. Conte um tipo de dado para cada campo nico reconhecido pelo usurio e no repetido, mantido ou recuperado de um ALI ou AIE por meio da execuo de um processo elementar. Exemplos: No agendamento de um recebimento, a data de vencimento poderia estar armazenada em mltiplos campos (dia, ms e ano), mas continuaria a ser contada como um nico tipo de dado. Um imagem anterior e posterior a uma atualizao de um grupo de dez campos mantidos para propsitos de auditoria contada como um nico tipo de dado da imagem anterior (dados der dez campos) e um tipo de dado para a imagem posterior (todos os dez campos), totalizando assim dois tipos de dados. Campos calculados e armazenados em um ALI tambm devem ser contados como tipos de dados. Campos do tipo timestamps, se reconhecidos pelo usurio, devem ser contados como tipos de dados. Arquivo com vrias ocorrncias do mesmo campo: valor janeiro, valor fevereiro, ..., e valor dezembro; devem contar dois tipos de dados: um para o ms em questo e outro para o valor. 2. Quando duas aplicaes mantm ou referenciam o mesmo ALI/AIE, conte apenas os campos utilizados pela aplicao em anlise. Exemplos: Uma aplicao mantm ou referencia os seguintes campos de um arquivo: CPF e nome. Outra aplicao mantm ou referencia os seguintes campos do mesmo arquivo: nome, logradouro, cidade, estado e CEP. Para a primeira aplicao devem ser contados dois tidos de dados referentes ao arquivo e para a segunda aplicao devem ser contados cinco tipos de dados para o mesmo arquivo. Para uma aplicao necessrio identificar cada parte do endereo do cliente, como logradouro, cidade, estado e CEP. Para outra aplicao, o mesmo endereo relevante apenas no conjunto. A primeira aplicao deve contar quatro tipos de dados para o endereo e a segunda aplicao apenas um. 3.Conte um tipo de dado para cada campo solicitado pelo usurio para estabelecer um relacionamento com outro arquivo lgico (ALI ou AIE). Exemplos: Na aplicao de Controle de Ponto as informaes de entrada e sada so mantidas no ALI Apontamento. A identificao da pessoa parte das informaes do Apontamento; ela serve para estabelecer um relacionamento entre o ALI Apontamento com AIE Pessoa. Assim, so contados quatro tipos de dados no ALI Apontamento: identificao da pessoa (chave estrangeira), data, horrio de entrada e horrio de sada.

Caso a chave estrangeira seja composta depor vrios campos, todos eles devem ser contados como tipos de dados. Quando um nico arquivo lgico composto por mais de uma tabela no banco de dados, a chave estrangeira usada para estabelecer o relacionamento entre estas tabelas no deve ser contada mais de uma vez como tipo de dado. Por exemplo, o ALI Ordem de Servio representado pelas tabelas OS e Item OS. Neste caso h uma repetio da chave primria da tabela OS na tabela Item OS, como chave estrangeira, para estabelecer o relacionamento entre elas. Porm as duas tabelas constituem um nico ALI e, portanto a chave OS deve ser contada como um tipo de dado uma nica vez.

Importante: Na prtica, a avaliao dessas consideraes mais relevante quando a quantidade de tipos de dados est nos limites das faixas da tabela de complexidade. No necessrio ser rigororo na contagem dos tipos de dados e j se sabe de antemo que esse nmero est longe dos limites de mudana de complexidade. Alm disso, uma eventual classificao incorreta da complexidade da funo afetar de forma bem limitada o resultado final da medio. Um rigor maior deve ser dedicado correta identificao da quantidade de funes, pois isso produz um impacto muito mais significativo para o resultado final da medio. Definio de Tipo de Registro (TR) Um tipo de registro um subgrupo de tipos de dados, reconhecido pelo usurio, componente de um Arquivo Lgico Interno ou Arquivo de Interface Externa. Existem dois tipos de subgrupos: Opcionais: so aqueles em que o usurio tem a opo de no informar no processo elementar que cria ou adiciona dados ao arquivo. Obrigatrios: so aqueles que o usurio requer que sejam sempre utilizados pelo processo elementar que cria ou adiciona dados ao arquivo.

Regras de Contagem de Tipos de Registro As seguintes regras devem ser utilizadas para determinar o nmero de tipos de registro de um Arquivo Lgico Interno ou Arquivo de Interface Externa. Conte um tipo de registro para cada subgrupo, obrigatrio ou opcional, de um Arquivo Lgico Interno ou Arquivo de Interface Externa.

ou Se no houver nenhum subgrupo, conte o prprio Arquivo Lgico Interno ou Arquivo de Interface Externa como um tipo de registro. Determinao da Contribuio Aps a determinao da complexidade dos arquivos, deve-se calcular sua contribuio utilizando a seguinte tabela:

Tipo de Funo Arquivo Lgico Interno Arquivo de Interface Externa

Baixa 7 PF 5 PF

Mdia 10 PF 7 PF

Alta 15 PF 10 PF

Exemplos: Um ALI de complexidade alta contribui com 15 pontos de funo e um AIE tambm de complexidade alta contribui com 10 pontos de funo.

FUNES DO TIPO TRANSAO


As funes do tipo transao representam a funcionalidade fornecida ao usurio para entender as suas necessidades e processamento de dados pela aplicao. So classificadas em Entradas Externas, Sadas Externas ou Consultas Externas.

Entradas externas Tipo de funo de transao Sadas Externas Consultas externas


Definio de Entrada Externa (EE) Uma Entrada Externa (EE) : 1. Um processo elementar; 2. Que processa dados ou informaes de controle recebidos de fora da fronteira de aplicao; 3. Cuja principal inteno manter (inlcuir, alterar ou excluir dados de) um ou mais Arquivos Lgicos Internos e/ou modificar o comportamento do sistema. Exemplos de EE So exemplos de entradas externas: Transaes que recebem dados externos utilizados na manuteno de Arquivos Lgicos Internos; Janela que permite adicionar, excluir e alterar registros em arquivos. Nesse caso contribuem com trs Entradas Externas; Processamento em lotes de atualizao de bases cadastrais a partir de arquivos de movimento.

No-Exemplos de EE No so exemplos de entradas externas:

Telas de filtro de relatrios e consultas; Menus; Tela de login.

Definio de Sada Externa (SE) Uma Sada Externa (SE) : 1. Um processo elementar; 2. Que envia dados ou informaes de controle para fora da fronteira da aplicao; 3. Cuja principal inteno apresentar informaes ao usurio por meio de lgica de processamento que no seja apenas a recuperao de dados ou informaes de controle. A lgica de processamento deve obrigatoriamente conter ao menos uma frmula matemtica ou clculo, ou criar dados derivados (no necessrio que esses dados ou clculos sejam apresentados ao usurio). Pode tambm manter (incluir, alterar ou excluir dados de) um ou mais Arquivos Lgicos Internos e/ou alterar o comportamento do sistema. Exemplos de SE So exemplos de sadas externas: Relatrios com totalizao de dados; Relatrios que tambm atualizam arquivos; Consultas com clculos ou apresentao de dados derivados; Arquivo de movimento (exemplo: arquivo de remessa ou retorno) gerado para outra aplicao; Informaes em formato grfico; Telas de login (com criptografia)

No-Exemplos de SE No so exemplos de sadas externas: Telas de help; Drop-downs; Consultas e relatrios sem nenhum totalizador, que no atualizam arquivos, no tm dados derivados ou modificam o comportamento do sistema.

Definio de Consulta Externa (CE) Uma Consulta Externa : 1. Um processo elementar; 2. Que envia dados ou informaes de controle para fora da fronteira da aplicao; 3. Cuja principal inteno apresentar informao ao usurio por meio de uma simples recuperao de dados ou informaes de controle de ALIs e/ou AIEs. A lgica de processamento no deve conter frmula matemtica ou clculo, nem

tampouco crias dados derivados. Nenhum ALI mantido durante seu processamento, nem o comportamento do sistema alterado. Exemplos de CE So exemplos de consultas externas: Telas de help; Informaes em formato grfico; Drop-downs, desde que recuperem dados de um arquivo lgico (ALI ou AIE). Os drop-downs estticos, com os valores codificados diretamente no programa-fonte, no so contados; Telas de login (sem criptografia); Menus gerados dinamicamente com base em configurao da aplicao.

No-Exemplos de CE No so exemplos de consultas externas: Menus estticos; Relatrios e consultas que contenham clculos ou gerem dados derivados.

Determinao da Complexidade Cada Entrada Externa, Sada Externa e Consulta Externa deve ser classificada com relao sua complexidade funcional (baixa, mdia ou alta) baseado em: Nmero de Arquivos Referenciados (AR) Nmero de Tipos de Dados (TD)

Uma vez determinadas as quantidades de arquivos referenciados e de tipos de dado, a classificao com relao complexidade fornecida pelas seguintes tabelas: Arquivos referenciados Tipos de dados <2 2 <5 Baixa Baixa 5 15 Baixa Mdia > 15 Mdia Alta

>2 Mdia Alta Alta Tabela de complexidade funcional para Entradas Externas. Arquivos

Tipos de dados <2 <6 Baixa 6 19 Baixa > 19 Mdia

referenciados

2-3 >3

Baixa Mdia

Mdia Alta

Alta Alta

Tabela de complexidade funcional para Sadas Externas e Consultas Externas. Assim, uma EE com 16 tipos de dado de dois arquivos referenciados de complexidade alta. Uma SE com dezesseis tipos de dados e dois arquivos referenciados de complexidade mdia. E uma CE com dezenove tipos de dados e um arquivo referenciado de complexidade baixa. Definio de Arquivo Referenciado (AR) Um arquivo referenciado : Um Arquivo Lgico Interno lido ou mantido pela funo do tipo transao: ou Um Arquivo de Interface Externa lido pela funo do tipo transao. Regras de contagem para Arquivo Referenciado As seguintes regras so vlidas para a contagem de um arquivo referenciado. As duas primeiras, que tratam de atualizao de arquivos, no so aplicveis para consulta externas. Como um arquivo referenciado para cada ALI mantido. Conte apenas um arquivo referenciado para cada ALI que seja tanto mantido quanto lido. Conte um arquivo referenciado para cada ALI ou AIE lido durante o processamento. Definio de Tipo de Dado (TD) Um tipo de dado um capo nico, reconhecido pelo usurio, no repetido. Regras de contagem de Tipos de Dados As seguintes regras devem ser vlidas para a contagem de tipos de dados: Conte um tipo de dado para cada campo, no repetido e reconhecido pelo usurio, que entra ou sai pela fronteira da aplicao e necessrio concluso do processo. Exemplos: Ao adicionar um cliente, o usurio fornece o nome do cliente e sua razo social. Um grfico do tipo pizza pode ter uma legenda e um nmero equivalente apresentao grfica, Conte dois tipos de dados, um referente designao da legenda e outro referente ao valor numrico. Se um campo tanto entra quando sai pela fronteira da aplicao, deve ser contado uma nica vez. Exemplo: Na tela de filtro de um relatrio de pedidos o usurio pode informar por qual cliente deseja filtrar. O relatrio exibe todos os dados de pedidos, inclusive o cdigo do cliente informado na tela de filtro. Ao contar os

tipos de dados desse processo elementar, o cdigo do cliente deve ser contado uma nica vez. Os campos que durante o processo elementar no recuperados ou derivado pelo sistema e armazenados em um ALI, mas no atravessam a fronteira da aplicao, no devem ser contados como tipos de dados. Exemplos: Quando o usurio agenda um novo recebimento, o sistema calcula um identificador nico para esse registro. Esse campo no apresentado ao usurio, apesar de ser atualizado no respectivo ALI. O cdigo do recebimento no contado como um tipo de dado para essa entrada externa, uma vez que no atravessa a fronteira da aplicao. Ao emitir uma nota fiscal, o sistema automaticamente atualiza no estoque a nova quantidade de itens do produto. Esse tipo de dado no deve ser contado. Quando um cheque impresso, um campo de situao no arquivo de compromissos atualizado. Esse campo no deve ser cotado, uma vez que no atravessou a fronteira da aplicao. Conte um nico tipo de dado para a capacidade de envio para fora da fronteira da aplicao de uma mensagem de resposta do sistema, indicando um erro verificado durante o processamento, a confirmao da sua concluso ou a verificao do seu prosseguimento. Exemplo: Ao registrar um compromisso em que o prazo entre a data de emisso e a data de vencimento seja inferior ao negociado com o fornecedor, ou ao tentar registrar um compromisso com valor zero, o sistema emite uma mensagem de erro. Deve-se contar um nico tipo de dado para essas mensagens. Conte um nico tipo de dado para a capacidade de especificar uma ao a ser tomada. Mesmo que haja mltiplos meios de ativar o mesmo processo, deve ser contado apenas um tipo de dado. Exemplo: A seleo de uma parcela para recebimento pode ser feita pela barra de espao ou utilizando um check box. Exemplo: Para salvar os dados da tela, o usurio pode clicar no boto Salvar, usar a tecla de atalho CTRL+S ou usar a opo Arquivo>Salvar do menu. Deve-se contar um nico tipo de dados para esses comandos. No conte literais como tipo de dados. Exemplo: Ttulos de relatrios, identificao de telas, cabealhos de colunas, comes de campos so exemplos de literais e no deve ser contados. No conte variveis de paginao, ou campos automticos gerados pelo sistema. Exemplos: Nmero de pginas, informaes de posicionamento (linha 25 de 102), comando de paginao com anterior, prximo ou setas de rolagem em aplicaes com interface grfica, campos de data e hora do sistema. Importante: Na prtica, a avaliao dessas consideraes mais relevante quando a quantidade de tipos de dados est nos limites das faixas da tabela de complexidade. No necessrio ser rigoroso na contagem dos tipos de dados se j se sabe de antemo que esse nmero esta longe dos limites de mudana de complexidade. Alm disso, uma eventual classificao incorreta da complexidade da funo afetar de forma bem limitada o resultado final da medio. Um rigor maior de deve se dedicado correta

identificao da quantidade de funes, pois isso produz um impacto muito mais significativo para o resultado final da medio. Determinao da Contribuio Aps a determinao da complexidade das funes do tipo transao, deve-se calcular sua contribuio utilizando a seguinte tabela: Tipo de funo Entrada Externa Sada Externa Consulta Externa Baixa 3 PF 4 PF 3 PF Mdia 4 PF 5 PF 4 PF Alta 6 PF 7 PF 6 PF

Exemplos: Uma EE de complexidade alta contribui com 6 pontos de funo noajustados, uma SE tambm de complexidade alta contribui com 7 pontos de funo noajustados e uma CE tambm de complexidade alta contribui com 6 pontos de funo no ajustados.

Вам также может понравиться