Вы находитесь на странице: 1из 2

2 - O direito pblico que regula as relaes do ente pblico tem ainda suas ramificaes, a saber: O direito constitucional o ramo

o do direito pblico interno dedicado anlise e interpretao das normas constitucionais. Tais normas so compreendidas como o pice da pirmide normativa de uma ordem jurdica, consideradas Leis Supremas de um Estado soberano, e tem por funo regulamentar e delimitar o poder estatal, alm de garantir os direitos considerados fundamentais. O Direito constitucional destacado por ser fundamentado na organizao e no funcionamento do Estado e tem por objeto de estudo a constituio poltica desse Estado. Direito este codificado na constituio federal.

O direito administrativo um ramo autnomo do direito pblico interno que se concentra no estudo da Administrao Pblica e da atividade de seus integrantes. Tal disciplina tem por objeto os rgos, entidades, agentes e atividades pblicos, e a sua meta a sistematizao dos fins desejados pelo Estado, ou seja, o interesse pblico, regrado pelo princpio da legalidade. Tudo que se refere Administrao Pblica e relao entre ela e os administrados e seus servidores regrado e estudado pelo Direito Administrativo. O Direito Administrativo integra o ramo do Direito Pblico, cuja principal caracterstica encontramos no fato de haver uma desigualdade jurdica entre cada uma das partes envolvidas. De um lado, a Administrao Pblica defende os interesses coletivos; de outro, o particular. Havendo conflito entre tais interesses, haver de prevalecer o da coletividade, representado pela Administrao Pblica. No Direito Pblico, a Administrao Pblica se encontrar sempre em um patamar superior ao do particular, diferentemente do que visto no Direito Privado, onde as partes esto em igualdade de condies. Regulado pela Constituio Federal em seu artigo 37 e incisos e por leis especificas.
O direito do trabalho o ramo da cincia do direito que tem por objeto as normas, as
instituies jurdicas e os princpios que disciplinam as relaes de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos e as organizaes destinadas proteo desse trabalho em sua estrutura e atividade. Nesse direito existem normas tanto de direito pblico como de direito privado, dessa maneira a natureza jurdica das normas do Direito do Trabalho pertencem ao direito privado (as referentes ao contrato de trabalho) e ao direito pblico (as referentes ao processo trabalhista). Codificada pela consolidao das leis trabalhistas. J no direito privado existem dois ramos que regulam as relaes de particulares, o direito comercial

um ramo do direito privado que pode ser entendido como o conjunto de

normas disciplinadoras da atividade negocial do empresrio, e de qualquer pessoa fsica

ou jurdica, destinada a fins de natureza econmica, desde que habitual e dirigida produo de bens ou servios conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos, e que a exera com a racionalidade prpria de "empresa", sendo um ramo especial de direito privado. Assim entendido, o direito empresarial abrange um conjunto variado de matrias, incluindo as obrigaes dos empresrios, as sociedades empresrias, os contratos especiais de comrcio, os ttulos de crdito, a propriedade intelectual, entre outras. Codificado pelo cdigo civil. E ainda o direito civil o principal ramo do direito privado. Trata-se do conjunto de normas (regras e princpios) que regulam as relaes entre os particulares, que comumente encontram-se em uma situao de equilbrio de condies. O direito civil o direito do dia a dia das pessoas, em suas relaes privadas cotidianas. Suas normas esto previstas no cdigo civil brasileiro. 4 o direito pblico esta presente nas engenharia mecnica, quando exporta, constri necessitando portanto que seja regulada a sua relao com o governo. Por outro lado relaciona-se com o direito privado, quando contrata novos engenheiros, quando administra uma empresa entre outras relaes de engenheiros e particulares.

Вам также может понравиться