Вы находитесь на странице: 1из 6

MONIKA PICANO

REDESCOBRINDO O SER TICO:


SOCIEDADE SEM VALOR SER HUMANO SEM AMOR

2009

CAPTULO 1 TICA E MORAL: PRXIMAS, MAS DISTINTAS 1.1 CONCEITO DE TICA Por que estudar tica? A priori, pensa-se saber o que ou no tico. A expresso isto falta de tica! corriqueira. H uma banalizao do vocbulo tica, assim como de outras palavras que encerram significao de valor moral ou filosfico. Seu conceito est arraigado e por isso, pensa-se entendido, em nossa sociedade. No entanto, vivemos, cada vez mais, oprimidos pela falta de referencial de valores bsicos de orientao de comportamento. A perda de valores morais nos conduziu violncia, ao egosmo e indiferena. Estudar tica serve hoje, para a retomada ao eixo central da humanidade, visando a um futuro melhor. O conceito de tica est intimamente ligado ao de moral. Segundo Nalini (2004, p. 26) , a crise da humanidade uma crise moral. A crise moral a prpria falta de referncia de valores bsicos de orientao de comportamentos. A tica seu remdio. Embora em sua origem, tica e moral se assemelhem ethos, em grego, e mos, em latim, significam costumes -, tica a cincia dos costumes, a moral o prprio objeto dessa cincia (grifo nosso). Se a crise humana se espalha na falta de valores, que leva a comportamentos violentos, egostas ou indiferentes, estamos nos referindo a costumes, j que a Moral um dos aspectos do comportamento humano (NALINI, ibid.). Portanto, tica a cincia do comportamento moral dos homens em sociedade (VAZQUEZ apud NALINI, ibid.). Enquanto cincia tem objeto e leis prprias, racionalidade, mtodo e carter emprico, pois observa e extrai dos fatos morais os seus princpios. 12

A tica leva o Homem sua finalidade principal: fazer o bem. A humanidade, em sua crise, desvia-se de sua finalidade e a tica sua bssola. Esta diferencia o que se pode fazer daquilo que deve ser feito, pois nem tudo que possvel tico, tem valor ou para o bem. Segundo Rafael Gomez Peres, tica a parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos, enquanto livres e ordenados a seu fim ltimo 2. A tica impe normas de conduta, com valor e noo de dever, pois se diferencia de um simples preceito para obteno de facilidades. Essas normas distinguem-se de leis naturais. A lei natural no deixa ao indivduo a possibilidade de transgredi-la, de desviar-se dela, enquanto a tica estabelece normas de dever, dirigindo-se a seres com liberdade para cumpri-las ou no. A lei fsica ou natural explica a finalidade de um fenmeno, enquanto a norma tica quer provocar um comportamento. A norma , existe, enquanto a lei natural estabelece-se por fatos (incidentes), a norma ato (escolha) e existe, independentemente da ocorrncia ou no da conduta que ela estabelea. No depende da atitude de seu alvo. No se extingue ou permanece vlida, se o agente transgredi-la ou acatla. Conforme preceitua Eduardo Garcia Mynez: a norma que violada segue sendo norma 3. Porm, o fato de a norma poder ser violada, no tira sua eficcia, pois h sempre aquele disposto a cumpri-la. E do individual que se parte para o ambiente social. Para Aristteles, o homem um ser social e o bem o objeto de todas as aspiraes do homem 4.
Rafael Gmez PREZ, Problemas morais da existncia humana, Lisboa: CAS, 1983, p.25 apud META Concursos (ed.), tica Aspectos Gerais in tica, So Paulo: 2003, p.1. 3 tica-tica emprica. tica de bens. tica formal. tica valorativa, 18 ed., Mxico: Editora Porrua, 1970, p.2 apud Jos Renato NALINI, ibid.., p.29 4 META Concursos, op. cit., loc. cit.,p.1
2

13

Comportar-se bem agir de acordo com o logos (retido da conscincia). O uso correto da inteligncia conduz ao Bem. E o Bem conduz ao Belo e ao Justo. Todo este mundo ideal, algo para o que tudo deve se dirigir, mesmo que no alcance. O autntico sbio aquele que busca o ideal e se erra, retifica 5. (PLATO apud META, tica, 2003, p.1)

Isto, por si s, justifica o estudo e a pregao tica. 1.2. MORAL RELATIVA OU ABSOLUTA? A tica provm da observncia da moral. A norma tica estabelece condutas moralidade. Para a efetiva credibilidade da norma tica, faz-se mister o entendimento: a moral absoluta (objetiva) ou relativa (subjetiva)? Como nas cincias filosficas, humanas e sociais, tudo relativo, h, pelo menos, duas correntes de pensamento. Para a posio absoluta e apriorista, os valores no se criam nem se transformam; se descobrem ou se ignoram 6. A tica d ento, condies ao Homem para se afinar com esses valores, descobrindo-os; ele no os cria. Seria moral aquilo que d ao Homem a sensao de sentir-se bem aps determinada ao. Como se ele tivesse uma bssola natural que o guiasse ao discernimento entre o certo e o errado. J a teoria relativista e empirista remete tese subjetivista, postulando que a criao de valores acontece por vontade dos Homens. As normas so convencionais (estipuladas) e mutveis, existindo vrias normas, ao longo do tempo.
META, loc. cit. Eduardo Garcia MYNEZ, op. cit. apud Jos Renato NALINI, op. cit., p.31
6 5

14

Esquematicamente:
Absolutista/ apriorista validez atemporal e absoluta Conhecimento da norma a priori Bssola predisposio natural (certo/errado)

Relativista/ empirista mutvel

norma com vigncia convencional e Carter emprico (observao) Vrias morais Subjetivismo

1.3. CLASSIFICAO DA TICA Adotando-se a classificao de Eduardo Garcia Mynez, 7 a tica divide-se em: tica emprica, tica de bens, tica formal e tica valorativa. Essa classificao de carter didtico. Haja vista as diversas classificaes existentes e a interpretao entre os vrios tipos. Na Enciclopdia Histrico-Teolgica da Igreja Crist (ELWELL, 1992), encontramos quatro tipos de tica: tica Bblica, tica Sexual, tica Situacional e tica Social. Na Enciclopdia de Bblia, Teologia e Filosofia, do Ph.D. R. N. Champlin (2004), encontramos tpicos, como A tica Pr-Socrtica, A tica de Plato, A tica de Aristteles, tica Utilitarista, tica de Emanuel Kant, A tica Testa incluindo Novo Testamento -, A tica de Jesus e Idias ticas na Histria da Filosofia. Ainda h tpicos sobre tica Babilnica, tica Catlica, tica Crist, tica da Ao, tica da
Eduardo Garcia MYNEZ, op. cit. apud Jos Renato NALINI, op. cit., p.32
7

15

Situao, tica Dialtica, tica Dispensacional, tica e Cincia, tica Existencialista, tica Mdica, tica Patrstica, Pessoal, Profissional, Puritana e Teolgica. V-se que tica um campo vasto de estudo para as Cincias Humanas. Este trabalho no se prope a esgotar assunto inesgotvel, mas apenas lanar a semente para um pensar e um reagir tico, perante o caos antitico que envolve nossa sociedade.

16

Вам также может понравиться