Вы находитесь на странице: 1из 4

DIREITO: NATURAL E POSITIVO

Nicole Ribeiro Nascimento RESUMO

O direito natural e o direito positivo so espcies ou tipos de direito. Ambos fazem parte da sociedade, onde o direito natural estabelecido pela razo natural (vida e liberdade) e comum a todo ser humano, considerado como universal. O direito positivo vem das leis e costumes de cada povo, se impe e regula a vida social das pessoas pelas suas normas. So as leis escritas (constituio federal, cdigos) e no escritas.

Palavras-chaves: Direito natural. Direito positivo.

1 INTRODUO

O conflito entre direito positivo e direito natural sempre existiu. Qual o melhor? A resposta est no que hoje temos como sociedade. O jusnaturalismo, como tambm chamado o direito natural, vem desde os primrdios da humanidade e est presente na essncia de cada um, antes mesmo do ser humano viver em sociedade. Foi assim, com o surgimento dela que o direito natural criou-se. Com a transferncia do poder de cada ser humano para um ente maior, o Estado, que surgiram as normas para garantir o melhor para o bem comum. Apresento para comear as definies de direito, seguidos do que vem a ser o direito natural e o positivo tratados neste artigo.

2 BREVE CONCEITO DE DIREITO

A palavra direito apresenta significados distintos podendo ser referente s normas estabelecidas pelas leis escritas ou no escritas e tambm o de faculdade, que se destina a regulamentar o comportamento humano na sociedade, onde esta abre mo de sua individualidade e passa para um ente maior, o Estado, que se torna encarregado de visar o bem comum, interferindo na sociedade para que as normas sejam seguidas. Segundo Miguel Reale, o direito a ordenao tica coercvel, heternoma e bilateral atributiva das relaes sociais, na medida do bem comum. Enfim, o Direito produto da convivncia do homem.

3 DIREITO NATURAL

O direito natural sempre influenciou as civilizaes. uma justia superior as leis que o homem estabelece, derivada da essncia do ser humano e sua fonte pode vir da razo do homem, da natureza ou de Deus. Nos tempos mais remotos onde no havia ainda a necessidade de leis escritas, era o direito natural que regulava o convvio do homem. Sua base so o direito a vida, liberdade e igualdade que todos devem possuir. Possui algumas caractersticas, como a universalidade, a imutabilidade e no tem suas normas estabelecidas pelo homem, pois j nasce com ele. Para Venosa, a idia de direito natural Aquela que pode ser denominada idealista, rotulao convencional que congrega as doutrinas jusnaturalistas, as quais entendem que existe um direito superior e antecedente a toda lei positiva humana. Nas teorias, se enfatiza que no importam quais so as leis e sua importncia na nao, porque sempre poder existir uma lei superior que no foi criada pelo homem, e que rege toda a humanidade, de igual para igual. Atualmente, o termo sinnimo ao direito natural o jusnaturalismo que apresenta uma concepo mais moderna tambm sobre o direito natural e ambos ainda so sistemas jurdicos paralelos. Sobre este tema, Javier Hervada comenta que Para o jusnaturalismo moderno, precursor da Revoluo Francesa e imbudo das idias racionalistas, o sistema jurdico herdado ento vigente de razes medievais constituiria a ordem jurdica obscurantista e retrograda do Antigo Regime, que deveria ser substituda pelo sistema jurdico de normas naturais ou direito natural, entendendo com isso o sistema jurdico deduzido das luzes da razo, como essa expresso era entendida naquela poca. Nasceu assim a idia dos dois sistemas ou ordens jurdicas paralelas e coexistentes: o direito natural ou sistema jurdico deduzido da razo e o direito positivo ou legislao vigente. Dois sistemas jurdicos, um destinado a ser exemplar do outro (que deveria ser reformado), cada um com sua obrigatoriedade prpria e suas peculiares formas de aplicao. Com isso, o direito natural ficava separado da vida do foro e do sistema de garantias, que seriam prprias apenas do direito positivo o oposto do tpico da doutrina clssica -, e reduzido a um conjunto de normas mais morais que jurdicas. De fato, o jusnaturalismo moderno, de modo implcito ou explicito, transformou com freqncia h excees o direito natural em moral e a cincia do direito natural em filosofia moral.

4 DIREITO POSITIVO

O direito positivo o conjunto de normas jurdicas escritas e no escritas,feitas pelo homem e impostas pelo Estado. Fazem parte tambm os costumes e os contratos pois ambos so formas de criao histrica do direito, a partir do exerccio do poder normativo social. Em teorias, dito que no existe nenhuma lei acima deste Direito. Venosa em seu livro afirma que O direito positivo representa exclusivamente a manifestao da sociedade ou do Estado, os quais impem regras que devem ser coercitivamente seguidas. Tem como caractersticas o poder de mudar de acorco com a poca e o lugar, e suas leis so elaboradas pelo homem com um mtodo de anlise composto de trs etapas: observao, formulao de hiptese e experimentao. Augusto Comte considerado o pai do positivismo. Ele definiu o positivismo como um meio da filosofia se fundir com as cincias, excluindo de forma absoluta todo tipo de metafsica. Ele determina que a lei tida como todas as consequncias e antecedncias que so desencadeadas por meio de experincias e observao dos fatos, e o que no conhecemos por meio destas observaes, ficaram por assim desconhecidas. O direito positivo a soma de dois elementos: o Direito Objetivo e o Direito Subjetivo, onde este significa Prerrogativa colocada pelo Direito Objetivo, disposio do sujeito do direito. o exerccio de um direito objetivo; apenas a potencialidade em exerc-lo e tambm o uso da ameaa do exerccio (este ltimo deve ser efetivado de maneira no abusiva), e aquele O Conjunto em si das normas jurdicas escritas e no escritas, enquanto comandos que pretendem determinados comportamentos. Acaba sendo confundido com o prprio Direito Positivo, mas frisea-se que este a soma do Direito Objetivo com o Direito e Dever Subjetivos.

5 DIFERENAS ENTRE O DIREITO NATURAL E O DIREITO POSITIVO O direito positivo posto pelo Estado; o natural, pressuposto, superior ao Estado; o direito positivo vlido por determinado tempo (tem vigncia temporal) e base territorial. O natural possui validade universal e imutvel ( vlido em todos os tempos); O direito positivo tem como fundamento a estabilidade e a ordem da sociedade. O natural se liga a princpios fundamentais, de ordem abstrata; corresponde idia de Justia.

6 CONCLUSO

A escolha do tema deste artigo veio pela leitura do livro O Caso dos Exploradores de Caverna, que me chamou bastante ateno a opinio fundamentada de cada juiz que exps suas idias sobre o direito natural e o direito positivo. As teorias de ambos os direitos so complexas e bastante opostas, mas observa-se que nenhuma delas funcionaria sozinha, ou seja, uma depende da outra para que se possa chegar a uma teoria mais prxima da verdadeira justia, sempre visando o bem comum. O direito positivo a teoria mais aceita atualmente, mas o direito natural o est enraizado dentro de cada indivduo. Sendo assim, necessrio o equilbrio das duas para melhor aplicao das leis pelo Estado garantindo assim a efetividade e a justia para todos.

REFERNCIAS

DIREITO, Estudantes de. Direito Positivo. Disponvel em: http://estudanteesdedireito.blogspot.com.br/2011/03/direito-positivo.html

DIREITO, Respirando. Direito natural x Direito positivo. Disponvel em: http://respirandodireito.blogspot.com.br/2008/03/direito-natural-x-direito-positivo.html

MBITO, Jurdico. Direito Natural. Disponvel em: http://www.mte.gov.br/trab_domestico/ Acesso em: 22 de jun. 2013.

ARCOS. Direito Positivo. Disponvel em: http://www.arcos.org.br/monografias/introducao-critica-ao-direito/a-natureza-do-direito/7direito-positivoembora-o-direito-natural-seja-o-de-mais-alta-hierarquia-ele-e-composto-pornormas-de-natureza-muito-generica-que-precisam-ser-concretizadas-em-cada-momentohistorico-os-conceitos-de-justica-e-igualdade-por-exemplo-mudam-com-o-processo-hi/

Вам также может понравиться