Вы находитесь на странице: 1из 6

Gnese e desenvolvimento dos mecanismos punitivos Em sua 33 edio, Vigiar e Punir esmia, analisa, investiga e pormenoriza cada elemento

da evoluo historiogrfica sofrida nas esferas do sistema penal e das chamadas instituies disciplinares. Pode-se auferir das palavras do autor Michel Foucault, j conhecido por obras como Histria da Loucura na Idade Mdia, publicada em 1961 que Vigiar e Punir evidencia uma metamorfose, atravs de um estudo cientfico, na maneira de se pensar o sistema carcerrio. No lugar de se questionar simplesmente sobre quem o criminoso, perguntas como o que realmente significa essa violncia ou essa infrao? tomam forma. O castigo no se limita a apenas reprimir delinqentes e delitos. A pena corporal assume carter de tcnica disciplinar e se reveste de significaes que demonstram as relaes de poder vigentes at ento ocultadas. Pune-se o corpo para atingir a alma. O corpo marcado, governado, sujeitado e obrigado a trabalhos conforme as leis de um cdigo jurdico da dor, que formulado com a finalidade de se maximizarem os resultados desejados, ou seja, a normalizao da sociedade como um todo a partir de um movimento que antes se limitava apenas ao ato de punir fisicamente. Na primeira parte da obra, que se divide em quatro, Foucault descreve minuciosamente, entre outras coisas, os suplcios grandes punies corporais, impostas por sentena que, no sc. XVIII, funcionavam como um ritual que produz a verdade, ou seja, coloca em prova a culpa do acusado, na mesma medida em que pune (p. 38). O suplcio ento pode ser encarado tambm como uma forma poltica, uma expresso menor do poder soberano. Dessa forma, o ato de punir no implica necessariamente na execuo de uma justia legtima, mas no fortalecimento do poder daquele que j o possui. Sendo assim, o crime, alm de sua vtima imediata, ataca o soberano, ataca-o pessoalmente, pois a lei vale como a vontade do soberano (p. 41). A partir da segunda metade do sc. XVIII, os suplcios so substitudos gradualmente por castigos mais moderados e simetricamente elaborados conforme a gravidade dos crimes. A configurao de uma sociedade, onde a indstria se desenvolvia e as riquezas eram rapidamente acumuladas, caminha em conformidade com a transformao ocorrida tambm na suavizao dos crimes, que agora transitam para uma criminalidade marginal, onde principalmente fraude e desvio de bens figuram.

A parcial dissoluo de castigos corporais e dolorosos, ao menos publicamente, no sinaliza o que pode parecer uma possvel humanizao dos rgos responsveis pela execuo das penas, mas um refinamento naquilo que poderamos chamar de economia do poder, ou, simplesmente, a arte de punir eficientemente. Trata-se de uma estratgia para o remanejamento do poder de punir, de acordo com modalidades que o tornam mais regular, mais eficaz, mais constante e mais bem detalhado em seus efeitos. Os efeitos assumem aqui papel de centralidade e a vingana daquele que possui ou exerce a autoridade suprema transposta pela preservao da sociedade. Para isso so necessrios carrascos inflexveis e normas jurdicas exaustivas e claras, que fixem penas definindo rigorosamente os crimes. As penalidades so calculadas em uma equao onde pensada a possvel repetio de uma desordem futura; o criminoso no pode ter a pretenso de cometer novamente o crime nem a possibilidade de gerar imitadores.
As idias de crime e de castigo tm que estar fortemente ligadas e se suceder sem intervalo... Quando tiverdes conseguido formar assim a cadeia das idias na cabea de nossos cidados, podereis ento vos gabar de conduzi-los e de ser seu senhor. Um dspota imbecil pode coagir escravos com correntes de ferro; mas um verdadeiro poltico os amarra bem mais fortemente com a corrente de suas prprias idias (p.87).

Um cdigo penal adequado aparece como a resposta para um olhar que agora v o criminoso como indivduo singular. A formulao de leis que remetam exatamente ao prprio indivduo transgressor e sua natureza, modo de vida e de pensar, so reflexo do movimento individualizante exercido pelo sistema penal. Com a criao da priso podemos verificar a institucionalizao do ato de punir. O teatro dos castigos extinto e a forma operacional anterior, onde cada crime tinha seu castigo especificamente proporcional, com o objetivo de tornar a idia de cometer atos condenveis menos atrativa, aparentemente anulada. Dentre o que possvel tomar conhecimento, antes de 1810, delito e punio estabeleciam uma relao de exatido, onde os sinais formavam o discurso que cada um faz a todo mundo e com o qual todos se probem ao crime. Aps esse perodo, a priso entra em conflito com a idia de proporcionalidade de crime-penalidade e teatro dos castigos. As punies milimetricamente estipuladas, que antes exprimiam sinais, do lugar a um sistema onde a pena de morte imposta apenas em ltimo caso e a deteno atribuda a qualquer tipo de violao de menor gravidade.

De maneira que se eu tra meu pas, sou preso; se matei meu pai, sou preso; todos os delitos imaginveis so punidos da maneira mais uniforme. Tenho a impresso de ver um mdico que, para todas as doenas, tem o mesmo remdio (p. 96).

A priso traz, tambm, um aperfeioamento no mecanismo disciplinar que manipula, modela e treina os corpos, visando no unicamente o aumento de suas habilidades, nem tampouco aprofundar sua sujeio, mas beneficiar-se da condio do corpo condenado, tornando-o obediente na medida em que o torna til. De acordo com Foucault (2007, p. 119), a disciplina aumenta as foras do corpo (em termos econmicos de utilidade) e diminui essas mesmas foras (em termos polticos de obedincia). Ademais, o mecanismo disciplinar opera fundamentalmente na exata distribuio dos corpos no espao. A priso, neste e em outros mltiplos aspectos, assemelha-se a diversas instituies sociais, como escolas, fbricas, hospitais, quartis etc. O autor utiliza tal similaridade como parmetro para comparaes por toda obra. Mostra-nos como se torna interessante estabelecer as presenas e as ausncias, saber onde e como encontrar os indivduos, instaurar as comunicaes teis, interromper as outras, poder a cada instante vigiar o comportamento de cada um, apreci-lo, sancion-lo, medir as qualidades ou os mritos. Como efeito ltimo, a disciplina faz dos espaos disposies funcionais e hierrquicas, onde ao mesmo tempo so determinados lugares individuais, controlados os corpos de maneira simultnea, economizando tempo, vigiando, classificando, recompensando e, obviamente, punindo. No exerccio disciplinar, a economia eficaz do tempo vista como algo que remete exatido e regularidade. Tal economia do tempo torna possvel a maximizao do emprego dos corpos, onde nada permanece intil ou ocioso, para cada movimento determinada uma direo, uma amplitude, uma durao. Sendo assim, faz-se possvel um controle detalhado, que diferencia, corrige, castiga e elimina, de cada partcula do tempo. Alm disso, atravs dos mecanismos disciplinares h uma composio de foras, em que o tempo de uns deve-se ajustar ao tempo de outros de maneira que se possa extrair a mxima quantidade de foras de cada um e combin-la num resultado timo. Segundo Foucault, a tcnica disciplinar fabrica, a partir dos corpos que controla, quatro modelos de individualidade, ou previamente, uma individualidade constituda de quatro caractersticas: celular (pela distribuio espacial dos corpos), orgnica (pela

codificao das atividades), gentica (pelo bom emprego do tempo) e combinatria (pela composio das foras). Enquanto cita as tcnicas disciplinares, o autor tambm trabalha com o conceito do bom adestramento, que visa retirar e se apropriar ainda mais e melhor dos corpos atravs do exerccio disciplinar dos mesmos. A partir desse ponto, tambm, substitudo o carter apenas negativo de punio que acompanhado por palavras como abstrair, censurar, excluir, mascarar, ocultar, reprimir. A instituio disciplinar, ou seja, aquela que pune, passa a agir com o objetivo de normalizar, atravs da comparao, diferenciao, hierarquizao, homogeneizao e no da simples excluso. No sc. XIX, enquanto a lepra remete a mecanismos de excluso, as chamadas quarentenas sociais, a peste, pelo contrrio, traz tona uma tecnologia disciplinar para assegurar a ordenao das multiplicidades humanas. Ou seja, so conceitos distintos do exerccio disciplinar. De um lado, a disciplina-bloco, a instituio impenetrvel, que totalmente orientada para funes negativas, tais quais: anular as comunicaes, cessar o mal, interromper o tempo. Na outra direo, h a disciplina-mecanismo, que , basicamente, um aparelho prtico que deve aperfeioar e tornar mais eficaz, mais leve, mais rpido e sutil todo o dispositivo disciplinar. O controle regulamentar, aquele que vigia no mesmo instante em que classifica, pune e qualifica opera com aquilo que Foucault chama de micropenalidade do tempo (atrasos, ausncias, interrupes das tarefas), da atividade (desateno, negligncia, falta de zelo), da maneira de ser (grosseria, desobedincia), dos discursos (tagarelice, insolncia), do corpo (atitudes incorretas, gestos no conformes, sujeira), da sexualidade (modstia, indecncia). Para que os corpos sejam diferenciados e sancionados, instituda sobre eles uma visibilidade incessante, sobre a qual repousa a convico de que o indivduo se mantenha disciplinado, obediente, ordenado, enfim, regulado.
[...] espao fechado, recortado, vigiado em todos os seus pontos, onde os indivduos esto inseridos num lugar fixo, onde os menores movimentos so controlados, onde todos os acontecimentos so registrados, onde um trabalho ininterrupto de escrita liga o centro e a periferia, onde o poder exercido sem diviso, segundo uma figura hierrquica contnua, onde cada indivduo constantemente localizado, examinado e distribudo entre os vivos, os doentes e os mortos isso tudo constitui um modelo compacto do dispositivo disciplinar (p. 163).

Para explicar a mudana ocorrida na esfera dos mecanismos disciplinares devemos observar com ateno os acontecimentos ocorridos em outros mbitos da sociedade:

por um lado a grande exploso demogrfica do sc. XVIII: aumento da populao flutuante (fixar e um dos primeiros objetivos da disciplina; um processo de antinomadismo); mudana da escala quantitativa dos grupos que importa controlar ou manipular (do comeo do sculo XVII s vsperas da Revoluo Francesa, a populao escolar se multiplicou, como sem dvida a populao hospitalizada; o exrcito em tempo de paz contava no fim do sculo XVIII mais de 200.000 homens). O outro aspecto da conjuntura o crescimento do aparelho de produo, cada vez mais extenso e complexo, cada vez mais custoso tambm e cuja rentabilidade urge fazer crescer. O desenvolvimento dos modos disciplinares de proceder responde a esses dois processos, ou antes, sem dvida necessidade de ajustar sua correlao (p. 180).

A existncia efetiva de um modelo prisional, em uma escala mais avanada e recente, denuncia o isolamento do detento no apenas em relao sociedade, mas tambm aos outros detentos e a tudo aquilo que o conduziu ao crime. Dessa forma, a priso pode ser facilmente compreendida como privao da liberdade. O crcere torna-se palco de um movimento que anula toda e qualquer conexo que no seja controlada pelas garras do poder ou distribuda conforme uma hierarquia. A tcnica punitiva definida ento atravs do isolamento e, tambm, do trabalho para modificar os indivduos, como um agente de transformao, um aparelho de reforma. Porm, segundo dados utilizados pelo autor, o sistema penitencirio fracassa naquilo que supostamente seria sua razo de existir, ou seja, no reduz o nmero de crimes que afligem a sociedade, mas, pelo contrrio, a quantidade de crimes e de criminosos permanece constante ou, at mesmo, se multiplica: a priso, conseqentemente, em vez de devolver liberdade indivduos corrigidos, espalha na populao delinqentes perigosos (p. 221). Contudo, no seria o aparente fracasso do aparelho penal em diminuir as taxas de criminalidade uma evidncia de que no esse o seu real objetivo? Primeiro, devemos considerar que atravs da definio das infraes e mesmo exercida represso sobre as mesmas, no possvel verificar a reduo de crimes. Logo, a hiptese de que a punio no seria nada mais do que um modo de administrar ilegalidades e de fixar limites de tolerncia torna-se bastante plausvel. O aparelho penal, baseando-se nesses pressupostos, aparece como um eficiente produtor de uma, quem sabe nova, delinqncia, tipo especificado, forma poltica ou economicamente menos perigosa talvez at utilizvel de regularidade.
No h ento natureza criminosa, mas jogos de fora, que, segundo a classe a que pertencem os indivduos, os conduziro ao poder ou priso: pobres, os magistrados de hoje sem dvida povoariam os campos de trabalhos forados; e os forados, se fossem bem nascidos, tomariam assento nos tribunais e a distribuiriam justia (p. 240).

Por fim, Foucault, com maestria, nos leva a perceber que o sistema penitencirio no se direciona mais correo de faltas, tampouco defesa do interesse comum. Na sociedade moderna, seu alvo principal o desvio e a anomalia e atravs da priso, com seus mecanismos de classificao, fixao, observao e vigilncia, que se faz exercer o poder normalizador. Palavras-chave: Mecanismos punitivos; Michel Foucault; Sistema penitencirio. Isabela Venturoza de Oliveira Graduanda em Cincias Sociais isabela.venturoza@yahoo.com.br Referncias bibliogrficas: FOUCAULT, Michel. 1975. Vigiar e Punir. Petrpolis: Vozes. 1986.

Вам также может понравиться