Вы находитесь на странице: 1из 4

Mais importante do que o tema a maneira como este tratado.

o. Os cubistas realizam complexos estudos sobre os objetos e suas formas. A ideia escolher um tema e v-lo de diversos ngulos, para depois retratar simultaneamente todos os seus pontos de vista. Teoricamente, isso mostraria o mximo possvel do objeto. Nesta fase, os pintores cubistas produzem um grande nmero de naturezas mortas, realizadas em espaos fechados. O meio circundante visto como uma distrao do verdadeiro foco da obra, o estudo do objeto. Tambm a cor interpretada como um elemento dispersivo, e privilegia-se os tons fechados como o preto, o cinza e o ocre.

Guernica | Anlise da Obra


22/03/2013 | Filed under: Anlises de obras, Pintura and tagged with: Picasso

Anlise da obra Guernica, de Pablo Picasso


Guernica Parte 2 | Anlise/Interpretao da obra.

Guernica, 1937

Veja Ficha tcnica, informaes e curiosidades sobre a obra Guernica

tambm:

A obra Guernica foi pintada por Pablo Picasso em 1937, e retrata o massacre da cidade de Guernica, na Espanha, pelo poderio militar de Adolf Hitler durante a Guerra Civil Espanhola.

Destaques da obra Guernica: O cavalo: para Picasso, o cavalo em Guernica representa o povo inocente. A distoro na cabea do cavalo revela pnico e a dor do animal mortalmente ferido. Suas narinas e dentes superiores parecem formar a imagem de uma caveira. O ferimento do cavalo, um talho negro em seu flanco, ocupa um lugar de destaque na pintura. Pelo corpo do cavalo, distribui-se pequenos tracejados negros, que remetem as folhas de um jornal, atravs do qual Picasso leu sobre o massacre de Guernica. O touro: o touro um smbolo da cultura espanhola, e sua imagem est associada fora. Mas o touro de Guernica no parece particularmente agressivo. Tambm ele experimenta o terror da carnificina. As luzes: Picasso pinta uma luz eltrica na cena, que lembra um olho maligno ou a lmpada da cela de um torturador. Prxima a ela, est um candelabro, de formas mais suaves. A oposio entre os dois smbolos representa a dicotomia entre o bem e o mal, a morte e a vida. As figuras humanas: impotentes e distorcidos pela dor, com seus corpos dilacerados, no demonstram a nobreza da batalha, apenas o pnico da tragdia. Da esquerda para a direita, vemos uma me com o filho morto nos braos (uma moderna piet), um soldado cado que traz na mo esquerda um estigma de Cristo (uma provvel referncia a obra Os Fuzilamentos de Trs de Maio, de Goya), uma mulher esgotada e desorientada, uma figura feminina trazendo um candelabro, completamente incrdula ante a tragdia, e uma pessoa em chamas, que ergue os braos para o vazio. A margarida: vemos uma margarida na mo direita de um soldado cado, delicadamente desenhada, um pequeno smbolo de esperana. nesta mesma mo, o brao decepado segura com firmeza uma espada quebrada, que representa a resistncia do povo espanhol. As cores: Picasso utiliza-se das cores preto, branco e cinza, tornando a obra bastante sombria. O uso destas cores na obra Guernica tambm podem remeter as matizes de um jornal.

Cubismo A Tcnica
06/03/2013 | Filed under: Cubismo, Histria da Arte, Tcnica Cubista and tagged with: cubismo

A tcnica na pintura cubista

A tcnica no movimento artstico do cubismo Veja Caractersticas, pintores e obras do cubismo Os cubistas decompem a estrutura dos objetos, apresentando informaes de vrios de seus ngulos em um mesmo plano. Essa decomposio feita de modo arbitrrio, sem obedincia ou fidelidade estrutura do objeto representado, mas conforme a imaginao do artista. tambm:

Guitar and bottle, Picasso

Busca-se formas elementares para a caracterizao dos objetos. As formas so geometrizadas e simplificadas ao mximo.

The Park at Carrires Saint Denis, Braque

Os cubistas privilegiam as formas (elemento intelectual) sobre as cores (elemento emocional). Valorizam, alm do efeito plstico da pintura, as sensaes tteis que as cores e formas despertam no observador. Assim, contrastam intencionalmente reas de cores lisas e rugosas, alm de criarem relevos e protuberncias.

Flowers, Gris

A partir de 1914, os cubistas incorporam letras e materiais estranhos s pinturas, como jornais, papeis de parede, chapas de zinco e cartes de visita. As escolhas so cada vez mais subversivas.

O cubismo , tambm, uma arte interpretativa. Ao invs de um reflexo da natureza, a pintura composta de sinais lidos pelo observador. Assim, um objeto em uma pintura possui uma combinao infinita de significados. Uma cabea pode ser uma garrafa ou um vaso de flores. A pintura cubista no narrativa ou descritiva, mas exclusivamente plstica. Nos retratos, por exemplo, os artistas desconstroem a figura humana e qualquer ideal de beleza. So influenciados pela arte africana, especialmente a egpcia.

Na primeira fase do cubismo, a fase cezannista, pinta-se principalmente paisagens, retratadas em esquemas geomtricos e sem qualquer iluso de profundidade.

Nas duas fases seguintes, a analtica e a sinttica, privilegia-se as naturezas mortas, em estudos sobre os planos e volumes dos objetos. Retratando simultaneamente seus diversos ngulos e facetas, pretende-se evocar a totalidade do objeto.

Вам также может понравиться