Вы находитесь на странице: 1из 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA POLITCNICA DEPTO RECURSOS HDRICOS E MEIO AMBIENTE

Ecologia

DISCIPLINA:

ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE


PRIMEIRO SEMESTRE 2002

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos NDICE

Pgina: 1. Introduo 2. Ecossistema 3. Produo e Decomposio na Natureza 4. Fluxo de Energia 5. Ciclos Biogeoqumicos 6. Fatores Limitantes 7. Regulao Ecolgica 8. Bibliografia 3 3 5 7 12 15 17 17

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos ECOLOGIA 1 Introduo
A palavra Ecologia foi criada em 1869 pelo Bilogo alemo Ernst Haeckel, a partir de oikos (casa) e logos (cincia), sendo, portanto, etmologicamente a cincia do ambiente" ou mais precisamente, a "cincia das relaes entre os organismos e o ambiente em que vivem". Os eclogos modernos preferem, entretanto, defini-la como a "cincia que estuda os ecossistemas", ou como o estudo da estrutura e funo da Natureza". Outra maneira de delimitar o campo da Ecologia considerar o conceito de nveis de organizao ou nveis sucessivos: protoplasma - clulas - tecidos - rgos - sistemas de rgos - organismos - populaes - comunidades - ecossistemas - biosfera. A ecologia trata principalmente dos quatro ltimos nveis: populao: o conjunto de indivduos da mesma espcie que vive na mesma rea e no mesmo tempo. comunidade: o conjunto de populaes de uma dada rea, que vive no mesmo tempo. ecossistema (ou sistema ecolgico): o conjunto da comunidade e o meio ambiente inerte. biosfera: a poro da Terra ocupada pelos seres vivos, isto , o solo, o ar e a gua biologicamente habitados. Obs.: A biosfera est dividida em: a) litosfera (camada superficial slida da Terra); b) hidrosfera (ambiente lquido: rios, lagos e oceanos,que representam 7/10 da superfcie total do planeta); c) atmosfera (camada gasosa que circunda a superfcie da Terra). A espessura da biosfera no chega aos 7km acima do nvel do mar, e s excepcionalmente ultrapassa 6km abaixo deste. No total, em seus pontos mais espessos, a biosfera no vai alm de 15km de espessura, para um planeta de quase 14.000km de dimetro.

2. Ecossistema
Ecossistema o conjunto formado por um ambiente inanimado (solo, ar, gua) meio abitico e os seres vivos que o habitam meio bitico. 2.1 Partes Componentes de um Ecossistema Todos os ecossistemas da Terra, por maiores que sejam as diferenas entre eles (lago, floresta, deserto, etc.), possuem estrutura e funcionamento basicamente semelhantes. Em todo ecossistema existem dois componentes biticos (com vida); um componente autotrfico (alimenta-se por si s), capaz de fixar energia luminosa e fabricar alimentos a partir de substncias inorgnicas simples, e um segundo componente heterotrfico (alimenta-se dos outros), que utiliza, rearranja e decompe os materiais complexos sintetizados pelos auttrofos. O princpio funcional fundamental de um ecossistema o de uma mquina de interceptar a energia solar, transform-la em energia qumica pela fotossntese e repartir essa energia qumica de modo a assegurar a permanncia de sua estrutura funcional. Os vegetais clorofilados so o instrumento da fotossntese, os herbvoros e os predadores contribuem na repartio da energia e da matria, e os agentes de decomposio permitem a decomposio dos materiais orgnicos, tornando disponveis de novo para os vegetais os elementos minerais que eles encerravam. Os mecanismos de regulao (mecanismos homeostticos) freqentemente em estreita relao com a diversidade das espcies, permitem aos ecossistemas perpetuar (ou restabelecer, quando submetidos a perturbaes), sua estrutura funcional.
3

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


Constituintes de um ecossistema, sob o ponto de vista estrutural: Substncias Abiticas Ecossistema Componentes Biticos Herbvoros Consumidores Heterotrficos Decompositores Substncias abiticas (sem vida) so elementos bsicos e compostos do meio: solo, ar, gua, compostos inorgnicos (C, N2, C02 etc.) e orgnicos essenciais (protenas, carboidratos etc.). Produtores fotossintetizantes so aqueles que sintetizam a matria orgnica a partir de compostos inorgnicos, na presena da luz. So os principais produtores (vegetais clorofilados). Produtores quimiossintetizantes so os que obtm a energia que necessitam a partir de compostos inorgnicos, atravs de reaes qumicas (de oxi-reduo), sem a presena de clorofila. Exemplo: bactrias que "respiram" o gs sulfdrico (ou bactrias do enxofre), ferrobactrias, etc. Consumidores so organismos heterotrficos: animais, alguns grupos vegetais como fungos (cogumelos, mofos, levedos) e muitas bactrias. Podem ser classificados em: a) Primrios: alimentam-se diretamente do produtor so os herbvoros (boi, gafanhoto etc.) b) Secundrios: so carnvoros que se alimentam dos consumidores primrios. c) Tercrios: so carnvoros que se alimentam de outros carnvoros (consumidores secundrios) d) Onvoros: alimentam-se tanto de produtores (vegetais) quanto de consumidores (animais). Exemplo: o homem. Decompositores (ou microconsumidores ou saprfitas) so organismos heterotrficos, principalmente bactrias e fungos, que decompem os componentes do protoplasma morto, absorvem alguns produtos da decomposio e liberam substncias simples utilizveis pelos produtores. 2.2 Estrutura trfica O arranjo produtor-consumidor constitui um tipo de estrutura chamada estrutura trfica (estrutura alimentar), e cada nvel "alimentar" conhecido como nvel trfico. Assim, as plantas verdes ocupam o 1o. nvel trfico, os herbvoros o 2o. nvel trfico etc. Uma dada populao, de uma dada espcie, pode ocupar um ou mais nvel trfico, de acordo com a fonte de energia assimilada (exemplo: o homem, que pode se alimentar de vegetais e de animais).
4

gua, Ar, Minerais, Rochas Fotossintetizantes Autotrficos Produtores Quimiossintetizantes

Carnvoros Onvoros

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


A quantidade de substncia viva nos diferentes nveis trfcos ou uma populao conhecida como "produto em p" (standing crop), termo que se aplica tanto s plantas quanto aos animais. O "produto em p" pode ser expresso em termos de nmero por unidade de rea ou em termos de biomassa, isto , massa orgnica. A biomassa pode ser expressa como peso fresco, peso seco, peso seco livre de minerais, peso em carbono, calorias, etc. 2.3 Estrutura Bioqumica Chamamos de Estrutura Bioqumica de um ecossistema a quantidade de distribuio, tanto das substncias inorgnicas como dos materiais orgnicos presentes na biomassa ou no ambiente. Exemplos: quantidade de clorofila por unidade de rea (de terra ou de superfcie de gua); quantidade de material orgnico dissolvido na gua etc. 2.4 Estrutura em Espcies A Estrutura em Espcies de um ecossistema inclui, no somente nmero e tipos de espcies presentes, mas tambm, a diversidade das espcies, isto , a relao entre as espcies e o nmero de indivduos e a disperso (arranjo espacial) dos indivduos de cada espcie, que esto presentes na comunidade. Quanto maior e mais diversificado for o ecossistema, tanto mais estvel ele poder ser, e tanto mais independente ser (sentido relativo) dos ecossistemas adjacentes. 2.5 Nicho Ecolgico e Habitat Nicho Ecolgico o conjunto de fatores e caractersticas ambientais (fatores fsicos, alimento tpico, inimigos naturais da espcie etc.), que definem o papel (funo) de uma determinada espcie na biosfera. Habitat o local habitado por uma determinada espcie. Exemplo: o gafanhoto (herbvoro) e o louva-Deus (predador de insetos) podem ser encontrados no mesmo habitat, mas ocupam nichos ecolgicos distintos. (Habitat: "endereo"; nicho ecolgico: "profisso").

3. Produo e Decomposio na Natureza


3.1 Produo Todos os seres vivos tm uma necessidade bsica de alimentao para: a) Material para formao de novas clulas, indispensveis ao crescimento e reproduo dos organismos (C, H,O, N, S,P, Ca etc.). b) Energia, para ser utilizada na locomoo, manuteno da temperatura interna (no caso de aves e mamferos), transporte da seiva (vegetais) etc. Necessitam, portanto, de compostos orgnicos que, alm de serem os principais constituintes da matria viva (protoplasma) so tambm dotados de grande quantidade de energia condensada. 3.1.1 Fotossntese o principal processo de produo de matria orgnca (cerca de cem bilhes de toneladas anuais). A fotossntese consiste numa srie de reaes qumicas, resumidas atravs da seguinte equao simplifcada:

6 CO2 + 6 H2O

luz (energia) clorofila

C6H12O6 + 6 O2
(glicose)

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


A glicose, se no for consumida pelo prprio vegetal na produo de energia (atravs da respirao), passa a ser transformada em inmeros outros compostos que compem a estrutura vegetal e permitem o seu crescimento (celulose, protenas), ou acumulada, na forma de amido, glicognio, leos e outras substnciais de reserva para posterior utilizao na respirao. 3.1.2 Quimossntese A quantidade de matria orgnica produzida pela quimiossntese muito pequena, relativamente produzida pela fotossntese. Exemplo: bactrias do enxofre. CO + 2 H2S 3.2 Decomposio A decomposio da matria orgnica produzida pelos seres autotrficos pode ocorrer pela respirao (animal ou vegetal) ou pela biodegradao da matria orgnica morta. 3.2.1 Respirao O consumo (decomposio) de compostos orgnicos para a produo de energia, tanto nos vegetais quanto nos animais, realizado atravs do processo de respirao. uma reao de oxidao que se processa no nvel celular (com o consumo de O2 do ar ou dissolvido na gua), que pode ser representada pela seguinte equao simplificada: C6H12O6 + 6 O2
(glicose) luz Bactrias do S

(CH2O) + H2O + 2 S

6 CO2 + 6 H2O + energia

Uma molcula-grama de glicose, ao ser "respirada", libera 686 Kcal de energia que ser utilizada sob a forma de calor ou na realizao de trabalho (exemplo: movimento). A "combusto" dos compostos orgnicos nas clulas completa, produzindo apenas CO2 e H2O (que voltam atmosfera) e sais minerais (que so eliminados pelos rgos excretores). 3.2.2 Biodegradao a) Oxidao (decomposio) aerbica. novas clulas -3 CO2 + H2O + NH3 + PO4

(Matria orgnica) + bactrias + O2


C, H, O ,P ,N ...

b)

Oxidao (decomposio) anaerbica. Novas clulas I

(matria orgnica) + bactrias lcoois e cidos

Novas clulas II

bactrias II

CH4 + H2S + CO2 + H2O + NH3 + PO4-3

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


Observaes: a) a oxidao anaerbica realizada em duas etapas distintas, com bactrias de famlias diferentes atuando em cada etapa. b) a oxidao anaerbica mais lenta que a aerbica, e a energia liberada durante a decomposio menor que a liberada pela decomposio aerbica. c) o gs metano proveniente da decomposio anaerbica do lixo do Aterro do Caju est sendo recolhido e misturado ao gs canalizado da cidade do Rio de Janeiro.

4. Fluxo de Energia
4.1 Introduo Materiais no energticos (gua, C, N etc.) circulam, porm, a energia no. Qualquer tomo de matria pode ser usado e reusado, mas a energia, uma vez usada por um determinado organismo convertida em calor, e logo perdida pelo ecossistema. Se em um determinado ecossistema esto presentes organismos adaptados, o nmero de indivduos e a intensidade de vida que o ecossistema mantm, depende, em ltima anlise, da intensidade com que a energia flui atravs da parte biolgica do sistema e da intensidade com que os materiais circulam no interior do sistema e/ou so trocados com os sistemas adjacentes. O fluxo de energia unidirecional constitui um fenmeno universal da Natureza, sendo resultado das leis da termodinmica: 1a. Lei: "A energia pode ser transformada de um tipo em outro, mas jamais criada ou destruda". 2a. Lei: "Nenhum processo de transformao de energia ocorrer se no houver uma concomitante degradao de energia de uma forma concentrada para uma forma dispersa". Como uma certa poro de energia sempre dispersada sob a forma de energia calorfica no aproveitvel, nenhuma transformao espontnea (ex: luz em alimentos) pode ser 100% eficiente. O fluxo unidirecional da energia e a circulao dos materiais constituem os dois grandes princpios ou "leis" da Ecologia Geral, j que so aplicveis a todos os ambientes e organismos, inclusive ao homem.

4.2 Cadeia Alimentar

Cadeia alimentar a seqncia biolgica responsvel pela transferncia de matria e energia em um ecossistema. Toda cadeia alimentar comea com o produtor e termina com o decompositor. Entre eles esto os consumidores, que de acordo com o que comem so classificados em primrios, secundrios etc. Exemplo de cadeia alimentar simples:

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos

4.3 Pirmide Alimentar Pirmide alimentar ou pirmide ecolgica a representao quantitativa de uma cadeia alimentar. A base da pirmide est representada pelos produtores, vindo em seguida os consumidores. As pirmides podem ser de 3 tipos: nmeros, biomassa e energia. a) Pirmides de nmeros: indica o nmero de indivduos que participam da cadeia alimentar.
1 criana

Exemplo terico: uma criana de 12 anos consome durante um ano, 4,5 bezerros, que por sua vez consomem 2 x 107 ps de alfafa durante um ano.

4,5 bezerros 2 X 107 ps de alfafa

b)

Pirmide de biomassa: indica a massa dos organismos que participam da cadeia alimentar, nos vrios nveis trficos.
48kg/criana

No ex. terico anterior uma criana de 12 anos consome durante um ano, 1.035kg de carne de bezerros, e estes consomem 8.211kg de alfafa durante um ano. c)

1.035kg/ bezerros

8.211kg de alfafa

Pirmide de energia: indica a transferncia de energia ao longo da cadeia alimentar. No ex. anterior, os 2 x 107 de alfafa correspondem a 1,5 x 107 cal, dos quais apenas 1,2 x 106 cal ficam disponveis nos 4,5 bezerros e, finalmente 8,3 X 103 cal na criana de 12 anos.
83x103cal/criana
1,2x106 cal bezerros

1,5x107 cal de alfafa

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


Exemplos de Pirmides Ecolgicas: 1. Pirmide de biomassa em um campo abandonado da Gergia (EUA): mostra o peso total de organismos de uma regio em um dado instante.
Carnvoros: 0,1g/m2
Herbvoros: 2 0,6g/m

Produtores: 470 g/m2

2. Pirmide de energia em Silver Springs, Flrida: mostra a quantidade de energia disponvel para outros organismos durante o perodo de um ano. Uma quantidade maior de energia foi produzida, mas parte foi consumida pelos prprios organismos nos vrios nveis da pirmide.

Carnvoros maiores: 2 6 kcal/m /ano Carnvoros: 67 kcal/m2/ano 1478kcal/m2/ano Produtores: 8.833 kcal/m2/ano

Herbvoros:

4.4. Fluxo de Energia - Produtividade Produo primria ou produtividade primria bruta PPB a quantidade de energia que assimilada e convertida em matria orgnica pela cobertura vegetal de uma determinada rea num determinado intervalo de tempo. , portanto, a quantidade total de matria orgnica produzida, incluindo aquela usada na respirao da planta, durante o perodo da medio. (Unidade: energia/rea/tempo). Produtividade primria lquida PPL a matria orgnica armazenada nos tecidos vegetais durante o perodo da medio. Representa a energia que vai ficar disposio dos consumidores, isto , a energia que foi incorporada. PPL = PPB R (cal/m2/h)

onde: R = respirao (matria orgnica "respirada", isto , energia consumida pelo prprio organismo). A PPL , em mdia, 80 a 90% da PPB. Quando as plantas esto crescendo rapidamente, sob condies de luz e temperatura favorveis a respirao pode consumir 10% da produtividade primria bruta. Em condies normais na natureza, a respirao maior, em virtude, inclusive, da competio pela luz. Quando o herbvoro come o produtor, parte da energia que corresponde PPL perdida, e parte transforma-se na produtividade secundria bruta (PSB). Parte desta energia consumida (movimentao, manuteno da temperatura interna) atravs da respirao, e parte incorporada (crescimento, reproduo). PSL = PSB R Obs.: onde PSL = prod. sec. lquida

O consumo de matria orgnica (alimentao) pelos seres heterotrficos tem a finalidade principal de obter energia: cerca de 10% consumido na produo de clulas para crescimento e reproduo e cerca de 90% na produo de energia (atravs da respirao) e detritos.
9

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


Na passagem para os carnvoros parte da energia tambm perdida para o ecossistema, diminuindo o nvel energtico. Em cada transferncia de energia (de um nvel trfco para outro) calor liberado para o ecossistema. PTL = PTB R 4.5 Diagrama Simplificado de Fluxo Energtico Cerca de metade da energia luminosa mdia que incide sobre as plantas verdes absorvida pelo mecanismo fotossintetizante, mas apenas de 1 a 5% desta energia absorvida convertida em energia alimentar (armazenada na forma de compostos orgnicos). etc.

10

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


Exemplo: Ecossistema em zona temperada (em kcal/m2/dia): L = 3000 LA 1500 PPL = 15 PSL = 1,5 PTL = 1,15

Neste exemplo supe-se a existncia de organismos presentes adaptados para utilizar plenamente estas fontes. No diagrama anterior: L = luz total R = perda de energia pela respirao NA = energia no assimilada A reduo devida a cada transformao , geralmente, cerca de 2 graus de magnitude no primeiro nvel trfico (produtores), e cerca de 1 grau de magnitude a partir da. De acordo com a 2a. lei da termodinmica em cada transferncia de energia de um organismo para outro (ou de um nvel trfico para outro), uma grande parte da energia degradada em calor. Desta forma, os herbvoros tm uma quantidade de energia, sua disposio, maior dos que os carnvoros, e assim por diante. Logo, quanto mais prximo estiver um organismo do incio da cadeia alimentar, maior ser a energia disponvel para ele. Obs: a) Poderamos alimentar um nmero maior de homens com os produtos de uma rea qualquer (10ha, por exemplo), se eles funcionarem como consumidores primrios (herbvoros) em vez de secundrios. b) Geralmente, a biomassa vegetal corresponde a 4 kcal/g de peso seco de matria orgnica desmineralizada, e a animal, 5 kcal/g. Entretanto, nas sementes ou nos corpos de animais migradores ou hibernadores, a energia armazenada at valores prximos de 7 ou 8 kcal/g. 4.6 Padro Mundial da Distribuio da Produo Primria LA = luz absorvida NU = energia no usada

< 0,5g de matria orgnica seca/m /dia


2

desertos oceanos profundos

0,5 a 3,0g mat. orgnica seca/m2/dia

campos, lagos profundos, florestas de montanhas, certos tipos de agricultura, guas da plataforma continental

3,0 a 10g de mat. orgnica seca/m2/dia

florestas midas, lagos rasos, campos midos, agricultura em lugares midos

10 a 25g mat. orgnica seca/m2/dia

alguns esturios, recifes de coral, comunidades terrestres sobre plancies aluvio, agricultura intensiva
11

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


5. Ciclos Biogeoqumicos 5.1 Introduo Geoqumica e uma cincia fsica interessada na composio qumica da Terra e a troca de elementos entre as diferentes partes da crosta terrestre com seus rios, oceanos, etc. A biogeoqumica estuda as trocas de materiais entre os componentes vivos e os componentes inanimados da biosfera. A biosfera caracterizasse por um fluxo contnuo e cclico de elementos que, retirados do solo, do ar e da gua pelos seres auttrofos, entram na composio dos compostos orgnicos, circulando pelas cadeias alimentares e so, posteriormente, devolvidos ao meio fsico atravs dos processos de decomposio. Os ciclos dos elementos so realizados graas presena de energia solar, atravs principalmente, do processo da fotossntese. A existncia dos ciclos biogeoqumicos confere biosfera um poder considervel de autoregulao ou homeostase, a qual assegura a perenidade dos ecossistemas e se traduz numa notvel constncia da proporo dos diversos elementos em cada meio. 5.2 Nutrientes So os elementos e os sais dissolvidos essenciais para a vida. Podem ser divi didos em dois grupos: a) macronutrientes: que incluem elementos e seus compostos, que exercem papis fundamentais no protoplasma e que so necessrios em quantidades relativa mente grandes: C, H, 0, N, K, Ca, Mg, S, P. b) micronutrientes: incluem aqueles elementos e seus compostos que so necessrios, tambm, para o funcionamento dos seres vivos, porm solicitados em quantidades muito pequenas: Fe, Mn, Cu, Zn, Bo, Na, Mo, Cl, Va e Co. Obs:

1. A presena de um certo nutriente no ambiente, em quantidade inferior necessria para o


desenvolvimento de um organismo, limita a produtividade do ecossistema. (Exemplo do Mar dos Sargaos).

2. A presena de micronutrientes, em quantidades excessivas, pode ser txica para os


organismos. Ex: Cu, Zn, etc. 5.3 Tipos de Ciclos Biogeoqumicos Em cada um dos ciclos biogeoqumicos existe um compartimento que contm uma grande reserva da substncia mineral, denominado reservatrio do nutriente, e que garante um fluxo lento e regularizado desta substncia. Os reservatrios, via de regra, no so de natureza biolgica, e impedem a interrupo do ciclo, caso haja um consumo temporrio exagerado ou uma interrupo temporria no processo de restituio da substncia ao meio. Os ciclos biogeoqumicos podem ser de dois tipos: a) ciclos gasosos, nos quais o reservatrio constitudo pela atmosfera ou pela hidrosfera. ciclo do nitrognio, cujo reservatrio a atmosfera ciclo do carbono, cujo reservatrio est na hidrosfera, constitudo pelos carbonatos existentes no oceano (carbonatos existem tambm na litosfera), embora a atmosfera contenha uma grande quantidade de carbono sob a forma de CO2 (0,033% de CO2, 78,1% de N2, 20,95% de 02, em volume).
12

Exemplos:

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


b) ciclos sedimentares, nos quais o reservatrio est situado na litosfera.

Exemplos: ciclo do fsforo, cujo reservatrio so as rochas, formadas em remotas eras geolgicas, que liberam gradativamente fosfatos atravs da decomposio por fenmenos de eroso. ciclo do enxofre, cujo reservatrio a crosta terrestre ciclo da gua, cujo maior reservatrio est na litosfera (guas subterrneas), que armazena cerca de 20 vezes mais guas que o prprio oceano. 5.3.1 Ciclo do Carbono

Obs.:

1. O tempo mdio que o carbono gasta para perfazer um ciclo completo estimado em 300
anos, enquanto os tempos mdios do oxignio e da gua so estimados em 2 mil e 2 milhes de anos, respectivamente.

2. O metabolismo dos seres vivos divide-se em anabolismo, que o metabolismo assimilativo,


e catabolismo, que o metabolismo desassimilativo.

13

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos

5.3.2 Ciclo do Nitrognio

O nitrognio e um elemento de importncia fundamental para os seres vivos, pela formao dos aminocidos e das protenas. O corpo humano tem aproximadamente 16% de protenas e 14% de gorduras. As reservas de nitrognio mineral no solo, em forma utilizvel pelas plantas (nitratos), so geralmente baixas. O nitrognio constitui, assim, ao lado de outros elementos como fsforo e potssio, um dos mais importantes fatores para determinar a fertilidade da terra. Alguns organismos so capazes de fixar diretamente o nitrognio atmosfrico: a) bactrias: Azotobacter (aerbica), Clostridium (anaerbica), Rhizobium (vivem em ndulos nas razes de plantas leguminosas), Rhodospirillum (fotossinttica), variedades de Pseudomona (do solo) etc. b) certas algas azuis (cianofceas): Anabaena, Nostoc, e outras. As plantas leguminosas (feijo, soja, ervilhas, rvores como a Araucria e a Casuarina), graas simbiose com as bactrias Rhizobium, contribuem para a fertilizao dos solos (exemplo da rotao de culturas). Uma grande diferena do ciclo do nitrognio em relao ao ciclo do carbono que algumas partes do ciclo do nitrognio so executadas por organismos especficos. Alm da fixao do nitrognio do ar pelos organismos citados anteriormente, a converso de amnia em nitritos, e a de nitritos em nitratos e executada, respectivamente, pelas bactrias Nitrosomonas e Nitrobacter.

14

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


5.3.3 Ciclo do Fsforo Como j foi dito anteriormente, o reservatrio do fsforo constitudo pelas rochas da crosta terrestre, que, pela desagregao sob o efeito da eroso, libera o fsforo para entrar na composio do solo e das guas, de onde ele retirado pelos produtores (vegetais), passando a integrar as cadeias alimentares.

Grande parte dos fosfatos levados dos continentes para os oceanos perdem-se sedimentandose grandes profundidades no atingidas pela luz, e onde, portanto, no h fotossntese. Outra parte entra nas cadeias alimentares marinhas e uma parte dela devolvida aos continentes na forma de guano produzido pelas aves aquticas, e pelo consumo de produtos do mar pelo homem. 5.3.4 Ciclo da gua A gua , quantitativamente, o constituinte inorgnico mais abundante da matria viva. O homem possui 63% do seu peso formado de gua, e alguns animais aquticos chegam a possuir 98% de gua em seu corpo. A biomassa terrestre , inclusive, sensivelmente proporcional ao volume das precipitaes pluviomtricas. 6. Fatores Limitantes 6.1 Introduo Fator limitante qualquer fator que tenda a baixar o crescimento potencial em um ecossistema. Quando este fator importante na sobrevivncia, usa-se chamar de fator regulador. O fluxo de energia e a circulao de materiais limitam e regulam a comunidade biolgica, assim como fatores ambientas (ex.: temperatura) e as interaes de organismos com organismos (ex.: predao).

15

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


6.2 Lei de Liebig Ampliada O qumico alemo Justus von Liebig (1840), um dos pioneiros no estudo dos fertilizantes qumicos inorgnicos na agricultura, verificou que os organismos podiam ser controlados pelo elo mais fraco na cadeia das necessidades ecolgicas. Lei do Mnimo de Liebig: "A taxa de crescimento dependente do nutriente ou outras condies presentes em quantidade mnima, em termos de necessidade e disponibilidade". Mais recentemente, esta idia foi ampliada, incluindo os efeitos limitantes do mximo (um excesso tambm pode ser limitante) e a interao entre os fatores. Lei de Liebig Ampliada: "O sucesso de uma populao ou comunidade depende de um complexo de condies; qualquer condio que se aproxime ou exceda o limite de tolerncia para o organismo ou grupo em questo, pode ser considerada um fator limitante". 6.3 Indicadores Ecolgicos Alguns organismos podem servir, s vezes, de teis indicadores das condies ambientais. Assim, certas condies geolgicas, geogrficas e ecolgicas podem ser indicadas pela presena, ausncia, abundncia ou escassez de algumas plantas, animais ou microrganismos. Exemplos: o pH de uma gua pode ser identificado atravs de certos organismos, como os vegetais Isoetes e Sparganium que brotam em guas de pH menor que 7,5, ou pela Typha augustifolia, que abundante em guas de pH entre 8,5 e 9. Usamos os prefixos "euri" e "esteno" para indicar respectivamente, grandes limites de tolerncia e pequenos limites de tolerncia. Exemplos: a) As trutas so estenotrmicas (no so capazes de tolerar uma grande variao de temperatura) e eurifgicas (grande variedade de alimentos). b) Uma planta pode ser euritrmica mas estenodrica. As espcies do tipo "esteno" (que so espcies mais raras) produzem, geralmente, indicadores mais eficazes do que as espcies do tipo "euri". 6.4 Condies Ambientais como Fatores Reguladores Nos ecossistemas terrestres, luz, temperatura e gua (pluviosidade) so fatores ambientas de grande importncia. Nos mares, os mais importantes so luz, temperatura e salinidade, mas em guas doces, outros fatores, como o oxignio dissolvido na gua, podem ser de grande importncia. Estas condies de existncia podem ser, no somente fatores limitantes (propriamente ditos), como tambm, fatores reguladores no sentido benfico, em que organismos adaptados respondem a estes fatores de tal maneira que a comunidade adquire o mximo de homeostase possvel nestas condies. Por exemplo, a luz, que pode ser um fator limitante (pela carncia ou pelo excesso, que pode ser mortal), mas um regulador extremamente importante da atividade diria e estacional de um grande nmero de organismos vegetais e animais. O fotoperodo (durao do dia) um dos elementos mais seguros pelos quais organismos regulam suas atividades nas zonas temperadas, pois ele sempre o mesmo em uma dada poca do ano, o que j no ocorre com a temperatura.

16

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


7. Regulao Ecolgica 7.1 Introduo Trata da interao de organismos com organismos, na manuteno da estrutura e funo da comunidade. As comunidades no so dirigidas pelo ambiente fsico somente, mas modificam, alteram e regulam seu ambiente fsico, dentro de certos limites (como a construo de recifes por equipes de corais e algas). 7.2 Sucesso Ecolgica Quando uma pastagem abandonada, inicia-se um processo de sucesso ecolgica, com o aparecimento de pequenos arbustos, arbustos maiores, rvores etc. A tendncia, desde que as condies sejam favorveis, se ter no final de certo tempo, uma floresta do mesmo tipo da que existia naquele lugar antes do desmatamento. A sucesso ecolgica pode ser definida de acordo com os seguintes parmetros: a) um processo ordenado de mudanas de comunidade; estas mudanas so direcionais e, portanto, previsveis. b) um resultado da modificao do ambiente fsico pela comunidade. c) culmina no estabelecimento de um ecossistema to estvel quanto seja possvel biologicamente naquela lugar (comunidade clmax). Obs.: Os estgios do desenvolvimento so chamados estados serais (seres), e o estado constante final, clmax (comunidade clmax). As sucesses ecolgicas podem ser classificadas em: 1) Sucesso primria: a que comea em uma rea estril onde as condies de existncia no so favorveis no incio (ex.: local onde houve um derrame de lava, ou uma duna de areia recentemente exposta). Nestes casos, at 1.000 anos podem ser necessrios para atingir o clmax. Sucesso secundria: o desenvolvimento de comunidades se faz em reas previamente ocupadas por comunidades bem estabelecidas, ou em locais onde nutrientes e condies de existncia so favorveis (ex.: pastagem abandona da, um lago recente). Como a velocidade de mudanas maior que o tipo anterior, o tempo necessrio para completar a srie (atingir a comunidade clmax) de aproximadamente 200 anos em clima mido e temperado. a) os tipos de plantas e animais mudam continuamente com a sucesso; b) a biomassa e o produto em p da matria orgnica aumentam com a sucesso; c) a diversidade das espcies tende a aumentar com a sucesso (significa maior estabilidade, isto , maior resistncia a distrbios); d) diminuio na produo lquida da comunidade e o correspondente aumento na respirao da comunidade; e) populaes mais simples precedem as mais complexas, preparando o ambiente para elas.

2)

Os aspectos mais significativos de uma sucesso ecolgica so:

17

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


7.3 Competio Ao nvel ecolgico, a competio torna-se importante quando dois organismos lutam por algo que no existe em quantidade adequada para ambos. Ocorre quando organismos que ocupam o mesmo nicho ecolgico esto presentes no mesmo ambiente. Ex.: plantas, pela luz e pelos nutrientes numa floresta: animais, por alimento e abrigo (quando so relativamente escassos). A competio pode ser: a) intra-especfica: ocorre entre indivduos da mesma espcie; b) nter-especfica: entre indivduos de espcies diferentes. Um interessante exemplo de competio intra-especfica por espao, que exerce um controle realmente efetivo sobre o tamanho da populao a territorialidade (reserva de uma determinada rea pelo macho para a criao da famlia), exercida, por exemplo, por certos pssaros (pelo canto), micos (feromnios, secretados por glndulas peitorais, que "marcam" os galhos das rvores), etc. 7.4 Interao entre Organismos Simbiose qualquer tipo de associao entre os seres vivos. As simbioses podem ser: a) harmnicas, quando no existe nenhum prejudicado; b) desarmnicas, quando um tira proveito, prejudicando o outro. Colnias Sociedade Mutualismo comensalismo Canibalismo Predao + + + + + + + + + 0 -

Intra-especfica Harmnicas Inter-especfica Intra-especfica Desarmnicas Inter-especfica

Parasitismo + Convenes: (+): tira proveito. (-): prejudicial; (0): no afetado Exemplos: a) mutualismo: plantas leguminosas e bactrias Rhizobium b) comensalismo: leo e hiena c) predao: leo e zebra d) parasitismo: boi e carrapato; homem e vermes intestinais Obs.:O predador age rpida e violentamente, destruindo total ou parcial mente a presa. O parasita, normalmente, age lentamente, procurando no destruir o hospedeiro.

18

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


7.5 Populao o conjunto de indivduos da mesma espcie que habitam a mesma rea, num mesmo instante. Caractersticas populacionais importantes, como atributos de grupo: a) b) densidade: D= taxa de natalidade: TN = no. de indivduos nascidos vivos durante 1 ano total de indivduos da populao X 100 no. de indivduos espao ocupado

c)

taxa de mortalidade: TM =

no .de mortes em 1 ano total da populao

X 100

d) e)

distribuio de idades: a proporo de indivduos de diferentes idades no grupo disperso: o modo como os indivduos daquela populao se distribuem no espao. Pode ser: disperso propriamente dita migrao imigrao emigrao

Populao A f)

Populao B

Populao C

taxa de crescimento da populao: o resultado final da natalidade, mortalidade e disperso do grupo. Pt = Pto + (N - M) + (I - E)

Onde (N M) = crescimento vegetativo (I - E) = saldo migratrio

}
Po

no perodo (t - to)

TC =

Pt - Po

x 100

A taxa de crescimento de uma populao qualquer dentro de um ecossistema depende de uma srie de fatores, como por exemplo, o estgio da sucesso ecolgica e a competio intra e inter-especfica.

19

Engenharia do Meio Ambiente - Ecologia Prof. Haroldo Mattos de Lemos


No caso particular do crescimento da populao humana, o crescimento vegetativo e o saldo migratrio dependem tambm de fatores econmicos, sociais e polticos. Vrios mtodos foram desenvolvidos para a previso da populao futura, mas fatores inicialmente intangveis podem esporadicamente modificar completamente a tendncia do crescimento populacional de uma determinada regio ou cidade. Por exemplo, a deciso do governo brasileiro de construir a Rodovia Transamaznica produziu na cidade de Altamira, no Par, um crescimento populacional inimaginvel alguns anos antes. Mas qualquer previso populacional feita nos primeiros anos aps esta deciso teria tambm chegado a uma populao bem maior do que a real de hoje, pois a rodovia nem de longe atingiu os objetivos inicialmente traados. Da a importncia de, sempre que possvel, construir as grandes obras de engenharia ou sistemas de servios urbanos em vrias etapas. Um sistema de abastecimento de gua , geralmente, projetado para ser construdo em duas ou mais etapas, que podem ser antecipadas, retardadas ou mesmo totalmente modificadas de acordo com o crescimento real que a cidade estiver apresentando. Admitindo-se a no interferncia de fatores de perturbao, o crescimento populacional de uma cidade apresenta, na prtica, trs estgios diferentes: o primeiro, de crescimento rpido, quando a populao pequena em comparao com os recursos econmicos em potencial ( o estgio em que se encontram a maioria das cidades brasileiras); o segundo, no qual a taxa de crescimento praticamente constante, quando h um certo equilbrio entre o nmero de habitantes e as reais possibilidades de colocao de mo-de-obra; o terceiro, no qual a taxa de crescimento se torna decrescente, aproximando-se o ncleo urbano, pouco a pouco, do seu limite de saturao.

8. Bibliografia 1. Branco, Samuel Murgel, "Ecologia para o 20 Grau", CETESB, So Paulo, 1978. 2. Odum, "Ecologia", Editora Guanabara, Rio de Janeiro, 1988. 3. Dajoz, Roger, "Ecologia Geral", Editora Vozes, Rio de Janeiro, 1978.

20

Вам также может понравиться