Вы находитесь на странице: 1из 146

Captulo 1 Introduo ao Produto

O IQBoard Software V4.8 uma ferramenta profissional interativa multimdia para ensino e demonstrao, desenvolvida para lousas interativas ou lousas virtuais. tambm uma poderosa ferramenta multimdia para softwares educativos. Atravs do IQBoard Software V4.8, vrias funes interativas podem ser usadas para ensino e demonstrao, tais como escrever, apagar, identificar (identificar em caractere, linha, dimenso e ngulo), arrastar, aproximar, revelar a tela, destacar, capturar a tela e salvar, gravar a tela e apresentar de novo, reconhecimento de escrita, teclado na tela, introduo de texto, hyperlink para vdeo, som e pgina da Internet, e conferncia remota por NetMeeting. tambm muito til para preparao de softwares educativos para aulas e conferncias. Com o IQBoard Software V4.8 e a lousa interativa ou virtual, um efeito maravilhoso de comunicao interativa pode ser alcanado em vrias situaes de demonstraes e ensino, tais como exibio de produtos, conferncias de negcios, comunicaes por vdeo, transmisso de notcias, avaliao de valores, comandos militares, entretenimento, consultas mdicas, desenhos de engenharia, anlise de tticas de competio, anlise do tempo, etc. A interface do software adota uma barra de tarefas e insero de desenhos grficos com textos. A interface do software de fcil uso e operao, e com forte interao entre usurio e computador. Voc pode dominar a operao em 10 minutos sem qualquer treino especializado ou checar o manual detalhadamente. O sistema compatvel com outro software, suporta o uso de ferramenta especial anexada junto ao software, e suporta tambm escrita, edio de texto, marcao, insero de figura, desenho, e vrios efeitos especiais de demonstrao, funes assistentes em demonstrao ou modo de demonstrao de slides em Power Point, ou em modo de edio de editores de terceiros, como WORD, EXCEL, etc. Este software possui um forte sistema de expanso e abertura, voc pode personalizar seu sistema de software, como por exemplo salvar ou importar qualquer figura, elemento, pgina de fundo, foto, e mudar para base de recursos, assim ricos recursos de ensino dentro e fora da escola e na Internet podem ser inteiramente compartilhados, voc tambm pode gerenciar e ajustar a base de recurso e rearranjar o boto de funo da barra de ferramentas de acordo com sua necessidade, personalizar a adio de atalhos na barra de ferramenta, etc. Este manual para o IQBoard Software V4.8, que pode ser adaptado para vrias lousas interativas e virtuais da IQBoard. Para o uso e operao dessas lousas, veja os respectivos manuais de usurio.

IQBoard Software V4.8

1 de 146

Captulo 2 Instalao, Desinstalao, Registro e Atualizao


2.1 Requerimentos do Sistema Windows 2000/XP/2003/Vista/Win 7 Pentium III CPU ou superior 64MB RAM (recomendado 128MB) Microsoft DirectX8.0 ou superior 1G de espao livre em disco rgido (para instalao completa) Resoluo de 800600, 1024768 (16bit high color ou superior)

2.2 Instalao O IQBoard Software V4.8 e o Recurso de Biblioteca IQBoard podem ser apenas instalados em sistema Windows, com a conta do usurio Administrador, mas podem ser usados no sistema Windows com qualquer tipo de conta de usurio. Se o seu sistema operador Windows 2000 SP3/SP4 ou Windows XP SP1, o sistema lhe solicitar a atualizao do instalador do Windows. Clique em Sim para primeiro atualizar o instalador do Windows. 2.2.1. Instale o IQBoard Software V4.8 com duplo clique em IQBoard Software V4.8 no CD de instalao, e depois siga as instrues na tela para instalar o software.

2.2.2 Instalando o Recurso de Biblioteca IQBoard Clique duplo em Recurso de Biblioteca IQBoard V4.8 (Completo) no CD de instalao, e depois siga as instrues na tela para instalar o Recurso de Biblioteca.

2.3 Desinstalao

2.3.1 Desinstalar o IQBoard Software V4.8 Para remover o IQBoard Software V4.8 do seu computador: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Iniciar > Programas > IQBoard Software V4.8 V4.8>Desinstalar. Abra Painel de Controle, selecione Adicionar/Remover Programas, e na lista de Programas Atualmente Instalados, selecione IQBoard Software V4.8, e ento clique em Remover.

IQBoard Software V4.8

2 de 146

Clique em IQBoard Software V4.8 no CD de instalao de novo. 2. Siga as instrues na tela para desinstalar o software.

2.3.2 Desinstalar o Recurso de Biblioteca IQBoard Para remover o Recurso de Biblioteca IQBoard do seu computador: 1. Execute uma das seguintes operaes: Quando voc desinstalar o IQBoard Software V4.8, o sistema perguntar se o Recurso de Biblioteca IQBoard dever ser desinstalado na mesma operao. Abra Painel de Controle, selecione Adicionar/Remover Programas, e na lista Programas Atualmente Instalados, selecione Recurso para Biblioteca IQBoard V4.8 (completo), e ento clique em Remover. Clique em Recurso de Biblioteca IQBoard V4.8 (completo) no CD de instalao de novo. 2. Siga as instrues na tela para desinstalar o recurso de biblioteca.

2.4 Registro

2.4.1 Perodo de Experincia: Voc pode fazer o download do IQBoard Software V4.8 a partir do nosso website http://www.iqboard.net . Aps terminar o download, instale o software, e voc poder us-lo imediatamente. O IQBoard Software V4.8 pode ser usado 30 vezes, que so contadas quando voc inicia o software. Aps o fim do perodo de experincia, por favor registre o produto para continuar usando o software.

2.4.2 Registro: Ns fornecemos trs maneiras de registrar o IQBoard Software V4.8. Voc pode registr-lo por Cdigo de Registro, chave USB ou Verificao de Hardware. Registro pelo Nmero de Srie do Produto Quando voc inicia o IQBoard Software V4.8 sem registro, a seguinte janela de Registro aparecer na tela. Voc tambm pode abrir a Janela de Registro ao selecionar Registro no cone na barra de ferramenta.

IQBoard Software V4.8

3 de 146

Insira o nmero de srie do produto (que adquirido quando voc compra o software), Nome de Usurio, Telefone, E-mail, e Pas na Janela de Registro, ento clique em Registro para finalizar o registro.

Aps o registro, o software informar em quantos computadores voc ainda poder registrar o software. Se voc no puder registr-lo nos computadores de acordo com as quantidades estipuladas na licena do software, as razes podem ser as seguintes:

1. O nmero de srie foi usado por outras pessoas. 2. Os vendedores venderam o produto ilegalmente, por favor reclame uma organizao de proteo ao consumidor para indenizao.

Registro por Chave USB

Se voc quiser registrar o produto por chave USB, por favor coloque o acessrio USB em qualquer entrada USB livre do seu computador. Se a janela de Registro no aparecer quando voc iniciar o IQBoard Software V4.8, o registro estar completo. Caso seus 30 usos de experincia tenham terminado, o computador solicitar que voc registre o produto toda vez

IQBoard Software V4.8

4 de 146

que o software for iniciado, e aqui voc tambm poder colocar a chave USB antes de iniciar o IQBoard Software V4.8 para o registro.

Registro por Verificao de Hardware

Se voc quiser registrar por Verificao de Hardware, por favor instale o driver da lousa interativa e conecte-a ao seu computador. Se a janela de Registro aparecer quando voc iniciar o IQBoard Software V4.8, o registro est completo. Caso seus 30 usos de experincia tenham terminado, o computador solicitar que voc registre o produto toda vez que o software for iniciado, e aqui voc tambm poder iniciar a lousa junto ao seu computador antes de iniciar o IQBoard Software V4.8 para o registro.

2.5 Atualizao Aps iniciar o IQBoard Software V4.8, o sistema automaticamente checar se o pacote para atualizao est disponvel. Se estiver, o sistema solicitar a atualizao. Clique em Sim para atualizar o software, ou clique em No caso voc no queira atualiz-lo agora. Voc tambm pode clicar no cone na barra de tarefas, e selecionar Atualizar para entrar na janela de atualizao. Se esta a primeira vez que voc atualiza o software, talvez voc ter que fornecer suas informaes de usurio.

IQBoard Software V4.8

5 de 146

Lembrete: 1. Somente o IQBoard Software V4.8 registrado pode ser atualizado. 2. Se o servio de atualizao tiver expirado, voc dever pagar a taxa de atualizao para continuar com a atualizao do software. 3. Quando voc estiver atualizando o software, se a seguinte mensagem aparecer Voc no pode atualizar um software sem registro, por favor desinstale o software e o registre novamente, e ento atualize o software.

2. Clique em Atualizao na janela de atualizao para baixar o pacote de atualizao.

IQBoard Software V4.8

6 de 146

3. Assim que o download estiver finalizado, o processo de atualizao iniciar automaticamente. Caso no haja necessidade de atualizar o IQBoard Software V4.8, clique em Sair para sair desta janela.

IQBoard Software V4.8

7 de 146

IQBoard Software V4.8

8 de 146

Captulo 3 Explorando o IQBoard Software V4.8


3.1 Iniciando o IQBoard Software V4.8 Para iniciar o IQBoard Software V4.8, 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique duplo no atalho IQBoard Software V4.8 na rea de trabalho, Clique Iniciar>Programas> IQBoard Software V4.8 > IQBoard Software V4.8. A interface para o incio da sesso aparecer.

2. Digite o Nome do usurio e Senha, e clique em OK. Aps iniciar o IQBoard Software V4.8, voc poder ver a janela principal, barra de ferramentas flutuantes, e o cone da barra de tarefa do IQBoard Software V4.8.

IQBoard Software V4.8

9 de 146

3.2 Janela Principal

A janela principal do IQBoard Software V4.8 consiste em:

Barra de menu: Fornece menus para todas as funes.

Barra de Ferramentas Comuns : Fornece ferramentas para manipulao de objetos e pgina comuns.

Barra de Ferramentas Assistentes: Fornece algumas ferramentas para tela e ferramentas para apresentao.

Barra de Ferramentas para Anotao: Fornece todas as ferramentas para anotao.

IQBoard Software V4.8

10 de 146

Painel de Recurso: Permite que voc acesse e gerencie os recursos do IQBoard Software V4.8.

rea da lousa: Mostra a pgina atual e permite que voc crie, edite e manipule objetos na pgina.

IQBoard Software V4.8

11 de 146

Coluna de comentrio: Nesta coluna, voc pode usar ferramentas bsicas de anotao para adicionar comentrios ou explicaes para a pgina atual. Comentrios nesta coluna tambm podem ser manipulados como um objeto.

Lembrete: 1. Voc pode esconder o Painel de Recursos, barra de Ferramentas Comuns, barra de Ferramentas Assistentes, e barra de Ferramentas de Anotao ao desmarc-los em Ver- Barra de Ferramentas. 2. Voc pode mover a barra de ferramenta ao clicar nas linhas duplas no lado esquerdo da barra de ferramenta. 3. Voc pode clicar em no painel de recurso para mover as barras de ferramentas para a parte de baixo da tela, e clicar novamente no mesmo cone para mover as barras de ferramentas para a parte de baixo da tela.

IQBoard Software V4.8

12 de 146

3.3 Barra de Ferramentas Flutuantes

A barra de Ferramentas Flutuantes permite que voc acesse ferramentas e ecursos freqentemente usados. Diferente da barra tradicional de ferramentas, a barra de Ferramentas Flutuantes pode ser posicionada e movida em qualquer lugar da tela.

Mudar a posio da barra de Ferramentas Flutuantes: Onde quer que a barra de Ferramentas Flutuantes esteja, do lado contrrio existe uma seta de troca de posio Clique na seta para mover a barra Flutuante de Ferramentas de um lado para outro. Esta funo permitir que voc acesse a barra de Ferramentas Flutuantes de maneira conveniente em uma tela grande.

Minimizar a barra de Ferramentas Flutuantes: Clique em para minimizar a barra de Ferramentas Flutuantes. Aps a barra ser minimizada,

IQBoard Software V4.8

13 de 146

clique em Ferramentas Flutuantes no cone da barra de tarefa para mostrar a barra de ferramentas.

Mover a barra de Ferramentas Flutuantes: Clique em qualquer parte da barra de Ferramentas Flutuantes e arraste a barra de ferramenta para a nova localizao.

Mudar o estilo da barra de Ferramentas Flutuantes: Clique em para mostrar a barra de Ferramentas Flutuantes em sentido horizontal ou vertical.

Travar / Destravar a barra de Ferramentas Flutuantes: Clique em para travar a posio da barra de Ferramentas Flutuantes. Clique neste boto para destrav-la novamente.

Posicionar a barra de Ferramentas Flutuantes: Mova a barra de Ferramentas Flutuantes para qualquer borda da tela e a barra de ferramentas ir se esconder automaticamente. Para mostrar a barra de ferramentas, mova o cursor para a borda onde a barra encontra-se posicionada, ou clique no boto

Personalizar a barra de Ferramentas Flutuantes: Voc pode personalizar os botes na barra de Ferramentas Flutuantes para incluir na barra as ferramentas que so usadas com mais frequncia. Verifique Configuraes do Sistema para detalhes.

3.4 cone da barra de tarefas Aps iniciar o IQBoard Software V4.8, um pequeno cone da barra de tarefas aparecer no lado inferior direito da tela barra de tarefas, e um menu aparecer. Clique no cone da

IQBoard Software V4.8

14 de 146

Janela principal: Minimiza / mostra a interface principal do IQBoard Software V4.8. Ferramentas Flutuantes: Minimiza / mostra a barra de Ferramentas Flutuantes.

Clique - direito / Clique - esquerdo: Selecione clique esquerdo ou clique direito para mudar a funo de clique.

Clique nico para abrir item / Clique duplo para abrir item: Selecione Clique simples para abrir item ou Clique duplo para abrir item para mudar a maneira de abrir itens. Sob o comando Clique simples para abrir item, o clique simples em qualquer cone de programa, arquivo, ou pasta abrir o cone, da mesma maneira quando voc clica duas vezes nos cones em uma situao normal.

Configurao do sistema: Clique neste item para entrar na janela da Configurao do Sistema.

Atualizar: Clique neste item para atualizar o IQBoard Software V4.8.

IQBoard Software V4.8

15 de 146

Sobre: Clique neste item para ver a verso do software e nossas formas de contato.

Sair: Clique neste item para sair do IQBoard Software V4.8.

IQBoard Software V4.8

16 de 146

Captulo 4 Modos de Trabalho


O IQBoard Software V4.8 tem duas maneiras principais de trabalho Modo Windows e Modo Lousa. No Modo Windows, voc pode realizar uma operao normal de computador, anotar na tela em tinta digital, e usar ferramentas bsicas da barra de Ferramentas Flutuantes. O Modo Lousa mostra as pginas da lousa interativa na tela. E voc pode usar todas as poderosas funes do IQBoard Software V4.8 e recursos de Biblioteca IQBoard para criar aulas ou apresentaes.

4.1 Modo Windows Voc pode entrar no Modo Windows ao clicar no boto na barra de Ferramentas Flutuantes ou minimizar a janela principal do IQBoard Software V4.8.

A seguir: existem algumas funes teis no Modo Windows:

Anotar na tela Selecione qualquer ferramenta de anotao na barra de Ferramentas Flutuantes para acessar o modo anotao, e o quadro de anotao aparecer em torno da tela. Voc pode anotar na tela em tinta digital.

Operar Windows

IQBoard Software V4.8

17 de 146

Quando voc no estiver em modo de anotao, voc pode realizar as operaes do computador como usualmente faz com o mouse. Em modo de anotao, voc tambm pode realizar operaes normais do computador ao clicar no boto na barra de Ferramentas Flutuantes.

Limpar Anotao Clique no boto no lado direito inferior da tela, e todas as anotaes criadas pelo IQBoard Software V4.8 sero limpas.

Capturar Tela no lado direito inferior da tela, e voc pode capturar a Clique no boto tela atual da pgina da lousa interativa em Modo Lousa. Todas as anotaes criadas pelo IQBoard Software V4.8 podem ser editadas novamente.

Salvar anotao em um documento do Office Caso voc tenha aberto um documento do Word, Excel ou Power Point e feito sua anotao diretamente em um destes documentos, voc pode clicar no boto no lado direito inferior da tela para salvar sua anotao neste documento em sua forma original.

IQBoard Software V4.8

18 de 146

Ir para a pgina anterior ou prxima pgina em arquivo do Power Point: No modo de apresentao de slide do Power Point,voc pode clicar ou no boto na barra de Ferramentas Flutuantes para ir no boto para a pgina anterior ou para a prxima pgina.

Mensagem: Por definio padro os botes e no so mostrados na barra de Ferramentas Flutuantes, voc pode adicion-los manualmente atravs da Configurao do Sistema Barra de Ferramentas.

Sair da anotao Clique no boto anotao. no lado inferior direito da tela para fechar o quadro de

4.2 Modo Lousa Clique no boto na barra de Ferramentas Flutuantes para entrar no Modo Lousa. No Modo Lousa,voc pode ver a janela principal do IQBoard Software V4.8.

IQBoard Software V4.8

19 de 146

Mostrar a rea da lousa interativa em tela cheia Clique em na barra de Ferramentas Comuns ou Painel de Recurso, ou selecione Visualizar Tela Cheia para mostrar a rea da lousa interativa em tela cheia.

Neste modo, todas as barras de ferramenta e Painel de Recurso podem ser ocultas. Mas voc pode usar as ferramentas na barra de Ferramentas Flutuantes. Para sair da tela cheia, clique em Apresentao de Pgina Se o seu software educativo fornece efeitos de animao ou questes interativas, voc dever apresentar o software educativo em Mostrar Pgina.
Mensagem: Para animao de objetos ou pginas, ou inserir questes interativas voc deve usar o IQBoard Maker V4.8. Veja o Manual do Usurio do IQBoard Maker V4.8 para detalhes.

no lado inferior esquerdo.

IQBoard Software V4.8

20 de 146

Para iniciar Mostrar Pgina clique em Mostrar Pgina > Ver Mostrar na Barra de Menu.

Para mostrar somente a pgina atual, clique em Mostrar Pgina > Mostrar Pgina Atual na Barra de Menu.

Para personalizar apresentao, clique em Exibio de pgina > Configurar Apresentao na Barra de Menu.

Para configurar uma apresentao a ser apresentada em loop contnuo, selecione a caixa de seleo de Loop continuo at 'Esc'.

4.3 Modo de Dois Usurios No modo de Dois Usurios, duas canetas podem escrever sobre o IQBoard ET-D simultaneamente. A IQBoard Infravermelha Touchscreen no possui esta funo.

Mensagem: Somente IQBoard ET-D possui suporte para modo de Dois Usurios.

1). Para permitir o modo de dois usurios, execute uma das seguintes operaes: Clique em Ferramentas > Dois usurios na Barra de Menu para permitir o modo de dois usurios.

2). No modo de dois usurios, duas canetas podem escrever no quadro simultaneamente; porm somente a caneta do professor pode controlar a

IQBoard Software V4.8

21 de 146

barra flutuante; enquanto isso, a caneta do estudante pode manipular sua prpria barra de menu. Veja abaixo alguns detalhes:

A escrita ser reconhecida automaticamente enquanto a caneta do estudante usar o Reconhecimento de escrita.

A borracha pode limpar a tinta digital do outro usurio quando tal processo de escrita estiver em pausa.

No modo de dois usurios, o mouse pode apenas controlar a barra flutuante do professor.

A caneta do estudante pode controlar a janela flutuante ou outras ferramentas, timer ou ferramentas da tela.

3). Para sair do modo de dois usurios

IQBoard Software V4.8

22 de 146

Voc tem que usar a caneta do professor para clicar no boto localizado no canto esquerdo do quadro. A caneta do estudante foi manipulada no modo de dois usurios, e, se o professor quiser sair do modo de dois usurios, uma janela aparecer como abaixo:

Agrupar e Salvar: Salvar a escrita das duas canetas em uma pgina atual.

Salvar Como Arquivo por Pgina: Salve independentemente a escrita de cada caneta em duas pginas respectivas.

Sair sem salvar: Para no salvar a escrita das canetas, o software voltar ao modo de um usurio com uma pgina em branco.

IQBoard Software V4.8

23 de 146

Captulo 5 Trabalhando com Arquivos do IQBoard Software V4.8


5.1 Criando um Novo Arquivo Quando voc inicia o IQBoard Software V4.8, um novo arquivo abrir automaticamente. Porm, voc pode criar um novo arquivo a qualquer momento.

Para criar um novo arquivo: Execute uma das seguintes operaes: Clique Arquivo > Novo na Barra de Menu.

Clique em

na barra de Ferramentas Comuns.

Clique em

na barra de Ferramentas Flutuantes.

Clique em

> Novo na barra de Ferramentas Flutuantes.

5.2 Abrindo um Arquivo

Com o IQBoard Software V4.8, voc pode abrir documentos em extenses .cdf, .doc, .ppt, e .xls. Para abrir um arquivo: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique em Arquivo > Abrir na Barra do Menu.

Clique em

na barra de Ferramentas Comuns.

Clique em

na barra de Ferramentas Flutuantes.

IQBoard Software V4.8

24 de 146

Clique em

> Abrir na barra de Ferramentas Flutuantes.

Uma

caixa

de

dilogo

para

Abrir

aparece.

2. Procure e selecione o arquivo que voc deseja abrir. 3. Clique em Abrir.

5.3 Salvando um Arquivo O IQBoard Software V4.8 pode salvar seu arquivo em formato .cdf. Voc pode salvar seu arquivo em outros formatos, incluindo: formatos de documento (.doc, .ppt, .xls), formato de pgina da Internet (.html), e formato de figura (.bmp, .emf, .wmf, .jpg, .gif, .png, .tif,). Objetos e pginas em arquivo .cdf podem ser reeditadas pelo o IQBoard Software V4.8.

Para salvar um novo arquivo: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Arquivo > Salvar/Salvar como na Barra do Menu.

IQBoard Software V4.8

25 de 146

Clique em

na barra de Ferramentas Comuns.

Clique em

na barra de Ferramentas Flutuantes.

Clique em

> Salvar/Salvar como na barra de Ferramentas Flutuantes.

A caixa de dilogo para Salvar Como aparece.

2. Selecione a pasta de destino e tipo de arquivo, nomeie o arquivo, e clique em Salvar. O arquivo ser nomeado de acordo com o horrio atual por definio padro.

Para salvar um arquivo existente:

IQBoard Software V4.8

26 de 146

Execute uma das seguintes operaes: Clique Arquivo > Salvar na Barra do Menu. Clique em na barra de Ferramentas Comuns.

Clique em

na barra de Ferramentas Flutuantes.

Clique em

> Salvar na barra de Ferramentas Flutuantes.

Para salvar um arquivo com um nome novo ou em novo local:

1. Execute uma das seguintes operaes: Clique em Arquivo > Salvar como na Barra do Menu.

Clique em

na barra de Ferramentas Comuns.

Clique em

na barra de Ferramentas Flutuantes.

Clique em

> Salvar na barra de Ferramentas Flutuantes.

A caixa de digolo para Salvar Como aparece.

IQBoard Software V4.8

27 de 146

2.Selecione a pasta de destino e tipo de arquivo, nomeie o arquivo, e clique em Salvar. O arquivo ser nomeado de acordo com o horrio atual por definio padro.

5.4 Salvando um Arquivo como Modelo Se o layout do arquivo atual for usado freqentemente no futuro, voc pode tambm salv-lo como um modelo, que pode ser encontrado na guia Modelos.

Para salvar seu arquivo como modelo:

1. Execute uma das seguintes operaes: Clique em Arquivo > Salvar como modelo na Barra do Menu.

IQBoard Software V4.8

28 de 146

Clique em Flutuantes.

> Salvar como modelo na barra de Ferramentas

A caixa de digolo para Salvar Como aparece.

2. Clicar em Salvar para salvar o arquivo atual como modelo. Por padro, o modelo ser salvo na pasta Modelo definido por usurio e ser nomeado de acordo com o horrio atual.

5.5 Criptografando um arquivo Voc pode criptografar um arquivo.cdf para proteg-lo de duplicaes e usos indesejados. O arquivo criptografado no pode ser aberto sem a senha correta.

Para criptografar um arquivo atual: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique em Arquivo > Criptografar na Barra do Menu. Clique em > Criptografar na barra de Ferramentas Flutuantes.

IQBoard Software V4.8

29 de 146

A seguinte janela aparecer:

2. Digite a senha e confirme, ento clique em OK. 3. Salve a arquivo atual em format .cdf. Para modificar a senha, abra o arquivo .cdf criptografado e repita os passos acima.

5.6 Ativando Funo Salvar automtico A funo salvar automtico pode minimizar sua perda de dados nos casos de problemas inesperados. Para ativar a funo salvar automtico, 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique em Arquivo > Salvar automtico na Barra do Menu. Clique em > Salvar automtico na barra de Ferramentas Flutuantes.

A seguinte janela aparecer:

IQBoard Software V4.8

30 de 146

2. Nesta janela, voc pode ativar / desativar a funo salvar automtico; voc pode tambm estabelecer o tempo de intervalo e pasta de destino.

5.7 Imprimindo um Arquivo Como a maioria dos editores, ns fornecemos a funo imprimir. Para imprimir um arquivo atual clique em Arquivo > Imprimir na Barra do Menu. Para verificar as pginas antes de imprimir, clique em Arquivo > Visualizao de Impresso na Barra do Menu. Para selecionar a impressora, clique em Arquivo > Configurar impresso

5.8 Enviando um arquivo

Envie arquivos atuais como anexos de e-mail em formato .cdf, .pdf, .ppt . Para enviar um arquivo atual como anexo de e-mail: Execute uma das seguintes operaes: Clique em Arquivo > Enviar e-mail na Barra do Menu.

Clique em

> Enviar e-mail na barra de Ferramentas Flutuantes.

IQBoard Software V4.8

31 de 146

Captulo 6 Trabalhando com Pginas


6.1 Inserindo uma Pgina Para inserir uma pgina em branco: Execute uma das seguintes operaes: Clique em Inserir > Pgina em branco na barra do Menu. Clique em Clique em na barra de Ferramentas Comuns. na barra de Ferramentas Flutuantes.

Uma pgina em branco aparecer aps a pgina atual.

6.2 Apagando uma Pgina Para apagar uma pgina: 1. Selecione a miniatura da pgina que voc quer apagar na guia Pgina. 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique em Editar > Apagar pgina na barra do Menu. Clique em Clique em na barra de Ferramentas Comuns. na barra de Ferramentas Flutuantes.

Clique na seta do menu na miniatura da pgina, e ento selecione Apagar pgina. Clique direito na miniatura da pgina, e ento selecione Apagar pgina.

IQBoard Software V4.8

32 de 146

6.3 Copiando ou Cortando uma Pgina

Para copiar uma pgina: 1. Selecione a miniatura da pgina que voc deseja copiar na guia Pgina. 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique na seta do menu na miniatura da pgina, e ento selecione Copiar Pgina. Clique direito na miniatura da pgina, e ento selecione Copiar pgina.

Para cortar uma pgina: 1. Selecione a miniatura da pgina que voc deseja cortar na guia Pgina. 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique na seta do menu na miniatura da pgina, e ento selecione Cortar pgina. Clique direito na miniatura da pgina, e ento selecione Cortar pgina.

IQBoard Software V4.8

33 de 146

Para colar a pgina copiada ou cortada:

Execute uma das seguintes operaes: Clique na seta do menu na miniatura da pgina, e ento selecione Colar pgina.

Clique direito na miniatura da pgina, e ento selecione Colar pgina.

A pgina copiada ou cortada aparece antes da pgina atual.

6.4 Duplicando uma Pgina Esta funo permite que voc insira a duplicao de uma pgina existente. Para clonar uma pgina: 1. Selecione a miniatura da pgina que voc deseja clonar na guia Pgina. 2. Execute uma das seguintes operaes:

IQBoard Software V4.8

34 de 146

Clique na seta do menu na miniatura da pgina, e selecione Clonar Pgina. Clique direito na miniatura da pgina, e ento selecione Clonar Pgina.

A pgina clonada aparece imediatamente aps a pgina atual.

6.5 Limpando uma Pgina Para limpar todo o contedo de uma pgina: Execute uma das seguintes operaes: Clique Editar > Limpar pgina na barra do Menu. Clique na seta do menu na miniatura da pgina, e selecione Limpar pgina.

Clique direito na miniatura da pgina, e ento selecione Limpar Pgina.

IQBoard Software V4.8

35 de 146

6.6 Inserindo Nmero de Pgina Para inserir nmero de pgina: 1. Clique Inserir > Nmero de pgina na Barra do Menu, e a seguinte tela aparecer

2. Nesta pgina, voc pode configurar a posio da numerao na pgina e comear a numerao das pginas.

6.7 Mostrando uma Pgina Voc pode mostrar qualquer pgina na rea da lousa interativa. Para mostrar uma pgina: Clique na miniatura da pgina que voc deseja mostrar na guia Pgina.

Para mostrar a primeira pgina: Execute uma das seguintes operaes: Clique Visualizar > A primeira pgina na Barra de Menu. Clique em pgina. no lado inferior esquerdo da pgina, e selecione A primeira

Para mostrar a ltima pgina: Execute uma das seguintes operaes: Clique em Visualizar > A ltima pgina na barra do Menu. Clique em pgina. no lado inferior esquerdo da pgina, e selecione A ltima

Para mostrar a pgina anterior: Execute uma das seguintes operaes: Clique em Visualizar > Pgina anterior na Barra de Menu.

IQBoard Software V4.8

36 de 146

Clique em anterior.

no lado inferior esquerdo da pgina, e selecione Pgina

Clique em Clique em

no lado inferior esquerdo da pgina. na barra de Ferramentas Flutuantes.

Para mostrar a prxima pgina: Execute uma das seguintes operaes: Clique em Visualizar > prxima pgina na barra do Menu. Clique em pgina. Clique em Clique em no lado inferior esquerdo da pgina, e selecione Prxima no lado inferior esquerdo da pgina. na barra de Ferramentas Flutuantes.

6.8 Movendo uma Pgina

Uma pgina da lousa interativa pode ser estendida infinitamente. Voc pode mover uma pgina para ter mais espao ou mostrar qualquer parte da pgina na tela.

Para mover uma pgina: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique em Clique em Visualizar > Mover pgina na barra de Menu. na barra de Ferramentas Comuns.

Clique em na barra de Ferramentas Flutuantes. 2. Depois que o ponteiro do mouse se transformar em uma mo, voc pode clicar na pgina para mov-la.

Para retornar a pgina para sua posio: - Execute uma das seguintes operaes: Clique em Visualizar > Retornar pgina na barra de Menu. Clique em Clique em na barra de Ferramentas Comuns. na barra de Ferramentas Flutuantes.

IQBoard Software V4.8

37 de 146

6.9 Aumentando uma Pgina Por definio padro, as pginas da lousa interativa so mostradas em suas dimenses reais. Mas voc pode usar as ferramentas de zoom para aumentar ou reduzir o tamanho da pgina da lousa interativa.

Para aumentar ou diminuir o zoom da pgina: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique em Visualizar > Aumentar zoom / Diminuir zoom na Barra de Menu. Clique em Clique em ou ou na barra de Ferramentas Comuns. na barra de Ferramentas Flutuantes.

2.Aps o ponteiro do mouse se tornar uma lupa, clique na pgina para aument-la ou reduzi-la.

Para dar zoom em uma pgina com uma porcentagem pr-ajustada: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique em Visualizar > Zoom para na Barra de Menus. Clique em na barra de Ferramentas Comuns.

Um menu aparecer:

2. Execute uma das seguintes operaes: Especifique a porcentagem de zoom entre 50% e 200% Selecione Ajustar a Pgina para fazer a pgina inteira caber na sua exibio.

6.10 Configurando a Pgina de Fundo Especifique uma cor, gradiente de duas cores, textura, ou uma imagem como pgina de fundo. Para especificar o plano de fundo da pgina: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique em Inserir > Pgina de fundo na barra de Menu.

IQBoard Software V4.8

38 de 146

Clique em

na barra de Ferramentas Comuns.

A seguinte barra de ferramentas de ajuda aparecer:

3. Selecione a cor, gradiente, textura ou imagem nesta barra de ferramentas de ajuda.

Para cancelar a pgina de fundo: Execute uma das seguintes operaes: Clique em na barra de ferramentas acima, e clique na pgina.

Clique em Inserir > Cancelar pgina de fundo na barra de Menu. Clique na seta do menu na miniatura da pgina, e ento selecione Cancelar pgina de fundo. Clique com o boto direito na miniatura da pgina, e ento selecione Cancelar pgina de fundo.

6.11 Salvando uma Pgina O IQBoard Software V4.8 pode salvar todas as pginas em formato .cdf da lousa interativa. Voc pode tambm salvar pginas da lousa interativa em outros formatos, incluindo: formatos de documento (.doc, .ppt, .xls), formatos de pgina da Internet (.html), e formatos de figura (.bmp, .emf, .wmf, .jpg, .gif, .png, .tif,). Objetos em arquivo .cdf podem ser reeditados pelo IQBoard Software V4.8. Para salvar uma pgina: 1. Selecione a miniatura da pgina que voc deseja salvar na guia Pgina. 2. Clique na seta do menu da miniatura, e ento clique em Salvar.

IQBoard Software V4.8

39 de 146

A caixa de dilogo para Salvar aparecer.

3. Selecione a pasta de destino e tipo de arquivo, nomeie o arquivo, e clique em Salvar. O arquivo ser nomeado de acordo com o horrio atual por definio padro

6.12 Salvando uma Pgina como Modelo Se o layout da atual pgina da lousa interativa for usado freqentemente no futuro, voc pode tambm salv-lo como um modelo, que pode ser encontrado na guia Modelos.

IQBoard Software V4.8

40 de 146

Para salvar uma pgina como modelo: 1. Selecione a miniatura da pgina que voc deseja salvar na guia Pgina. 2. Clique na seta do menu da miniatura, e ento selecione Salvar como modelo.

A caixa de dilogo para Salvar Como aparecer.

IQBoard Software V4.8

41 de 146

3. Clique em Salvar para salvar a pgina atual como modelo. Por definio padro, o modelo ser salvo na pasta Modelo definido pelo usurio e ser nomeado de acordo com o horrio atual.

6.13 Imprimindo uma Pgina Para imprimir uma pgina: 1. Selecione a miniatura da pgina que voc deseja imprimir na guia Pgina 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique em Arquivo > Imprimir pgina atual na Barra de Menu. Clique na seta do menu da miniatura da pgina, e ento selecione Imprimir Pgina.

Clique direito na miniatura da pgina, e ento selecione Imprimir Pgina.

IQBoard Software V4.8

42 de 146

IQBoard Software V4.8

43 de 146

Captulo 7 Criando Objetos


O IQBoard Software V4.8 fornece vrias ferramentas para criar vrios objetos. Caso voc esteja no modo Windows, voc pode usar a Barra de Ferramentas Flutuantes. Caso voc esteja na janela principal do IQBoard Software V4.8, voc pode usar a Barra do Menu, a Barra de Ferramentas de Desenho e a Barra de Ferramentas Flutuantes Caso voc esteja em Modo Tela Cheia, voc pode usar as ferramentas de desenho da Barra de Ferramentas Flutuantes.

Lembrete: Ao criar objetos, se a cor do trao a mesmo que a cor de fundo, o trao ser exibido em cor inversa.

7.1 Ferramentas de Desenho Mo Livre As ferramentas de desenho mo livre so as mais utilizadas, utilize-as para anotar, escrever e desenhar na tela interativa. O IQBoard Software V4.8 fornece diversas ferramentas de desenho mo livre. Cada ferramenta tem seu carter nico. Para usar estas ferramentas de desenho mo livre:

1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Ferramentas de Desenho Mo Livre no Menu, ento selecione uma ferramenta de desenho mo livre. Selecione uma ferramenta de desenho mo livre na barra de Ferramentas Comuns. Selecione uma ferramenta de desenho mo livre na barra de Ferramentas Flutuantes.

2.Ajuste as propriedades se necessrio. Consulte Ferramentas de Desenho Mo Livre para detalhes.

Personalizando

as

3. Crie objetos mo livre escrevendo ou desenhando na tela interativa. As Ferramentas de Desenho Mo livre incluem: Lpis

IQBoard Software V4.8

44 de 146

O lpis tem a caracterstica de escrita macia e elegante; adequado para a caligrafia de letra, figuras e carter comum. Voc pode ajustar cor, espessura, transparncia e efeito de seta para a ferramenta lpis. Consulte Personalizando Ferramentas de Desenho Mo Livre para detalhes. Caneta de Pena Caneta de Pena um efeito de escrita baseado nas caractersticas da caligrafia tradicional de alguns pases da sia como China, Coria e Japo. Ele mostra a arte da escrita em pincel de maneira brilhante. Voc pode ajustar cor e espessura para a ferramenta Caneta de Pena. Consulte Personalizando Ferramentas de Desenho Mo Livre para detalhes. Caneta A caneta tem a caracterstica de mostrar a arte de escrever a caneta brilhantemente. ideal para inscries, assinaturas e outros casos que necessitam de efeito de escrita a caneta. Voc pode ajustar cor, espessura e transparncia para a ferramenta Caneta. Consulte Personalizando Ferramentas de Desenho Mo Livre para detalhes. Pincel Pincel para um efeito de escrita baseado nas caractersticas da escrita rabe. Voc pode ajustar cor, espessura e transparncia para a ferramenta Pincel. Consulte Personalizando Ferramentas de Desenho Mo Livre para detalhes. Pincel Mltiplo Pincel Mltiplo para um efeito de vrias escovas em cores diferentes escrevendo juntas, especialmente utilizado caso deseje destacar algo, como um ttulo, moldura, etc. Voc pode ajustar cor, espessura e transparncia para a ferramenta Pincel Mltiplo. Consulte Personalizando Ferramentas de Desenho Mo Livre para detalhes.

Personalizando Ferramentas de Desenho Mo Livre Voc pode personalizar ferramentas de desenho Mo Livre, incluindo:

Cor O IQBoard Software V4.8 fornece 6 botes de cor na barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a cor da Ferramenta de Desenho Mo Livre.

IQBoard Software V4.8

45 de 146

Para aplicar outras cores: 1. Clique duplo em qualquer boto de cor ou clique na seta do menu da seo de cor. 2. Selecione a cor que deseja da lista de cores. A nova cor ir substituir a cor do boto atual.

Lembrete: A definio de cor do Pincel Mltiplo diferente de outras ferramentas de desenho livre. H 6 cones de cores no total. Ao selecionar uma cor para cada cone cor, voc vai ter um efeito combinado de escrita de 6 cores. Caso voc no queira usar 6 cores e queira somente 3, por exemplo, ento defina os ltimos 3 cones de cor como o branco

Espessura O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de espessura na barra de ferramentas propriedades. Selecione um deles para mudar a espessura da Ferramenta de Desenho Mo Livre.

Para aplicar outras espessuras: 1. Clique duplo em qualquer boto de cor ou clique na seta do menu da seo de espessura. 2. Selecione a espessura que deseja da lista de espessuras. A nova espessura ir substituir a espessura do boto atual.

IQBoard Software V4.8

46 de 146

Transparncia O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de transparncia na barra de ferramentas propriedades. Selecione um deles para mudar a transparncia da Ferramenta de Desenho Mo Livre. Para aplicar outras transparncias: 1. Clique duplo em qualquer boto de transparncia ou clique na seta do menu da seo de transparncia. 2. Selecione a transparncia que deseja da lista de transparncias. A nova transparncia ir substituir a transparncia do boto atual.

Lembrete: No possvel configurar a transparncia da ferramenta Caneta de Pena

Efeito de seta

IQBoard Software V4.8

47 de 146

O IQBoard Software V4.8 oferece vrios efeitos de seta para a ferramenta Lpis. Para aplicar o efeito de seta: 1. Clique no menu seta da seo de seta. 2. Selecione o efeito de seta que deseja da lista de efeitos de seta.

Preencher Voc pode preencher um objeto fechado desenhado mo livre com cor, gradiente, estampa ou imagem. Consulte Preencher para detalhes.

Reconhecimento de Forma A ferramenta Lpis tambm tem funo de Reconhecimento de Forma. Se voc ativar essa funo, o curso desenhado a lpis ser automaticamente revertido para Linhas contnuas, Arco, Crculo, Retngulo, Tringulo, Polgono, e linhas contnuas adjacentes sero automaticamente combinadas para polgonos.

Para ativar essa funo, clique em

na Barra de Ferramenta Propriedades.

Voc pode clicar e arrastar qualquer um dos pontos dos cantos para alterar o formato.

7.2 Linha O IQBoard Software V4.8 fornece diferentes tipos de linhas retas. Para desenhar uma linha reta na tela: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Linha no Menu. Clique na barra de Ferramentas Comum.

IQBoard Software V4.8

48 de 146

Clique

na barra de Ferramentas Flutuantes.

2. Escolha uma das linhas disponveis e ajuste suas propriedades se necessrio. Consulte Personalizando Linhas para mais detalhes. 3. Crie uma linha reta pressionando onde deseja que a linha comece e arraste at onde deseja que ela termine.

Personalizando linhas Voc pode personalizar as propriedades da ferramenta linha, incluindo:

Cor O IQBoard Software V4.8 fornece 6 botes de cor na Barra de Propriedades. Selecione um deles para mudar a cor da linha. Para aplicar outras cores:

1. Clique duplo em qualquer boto de cor ou clique na seta de menu da seo de cor. 2. Selecione a cor que deseja da lista de cores. A nova cor ir substituir a cor do boto de cor atual.

Espessura O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de espessura na barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a espessura da Linha. Para aplicar outras espessuras: 1. Clique duplo em qualquer boto colorido de espessura ou clique na seta do menu da seo de espessura. 2. Selecione a espessura que deseja da lista de espessuras. A nova espessura ir substituir a espessura do boto atual.

IQBoard Software V4.8

49 de 146

Transparncia O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de transparncia na barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a transparncia da Linha.

Para aplicar outras transparncias: 1. Clique duplo em qualquer boto de transparncia ou clique na seta do menu da seo de transparncia. 2. Selecione a transparncia que deseja da lista de transparncias. A nova transparncia ir substituir a transparncia do boto atual.

Estilo O IQBoard Software V4.8 fornece vrios estilos de linha para a ferramenta linha. Para aplicar um estilo de linha: 1. No menu flutuante, em linha, clique na seo de estilo de linha.

IQBoard Software V4.8

50 de 146

2. Selecione na lista o estilo de linha que deseja.

Para personalizar seus prprios estilos de linha: 1. Clique no boto da lista de estilos de linha,

2. Crie seu prprio estilo de linha selecionando seta inicial, seta final e padro de linha.

Mostrar comprimento

Quando voc adiciona uma linha na sua pgina da lousa, voc pode exibir o comprimento da linha

IQBoard Software V4.8

51 de 146

Para exibir o comprimento da linha: 1. Clique em na barra de Ferramentas Propriedades.

2. Selecione Mostrar Comprimento.

Voc tambm pode definir a Unidade e Dgitos Decimais de Comprimento

Para modificar as propriedades de comprimento: 1. Clique na Barra de Ferramentas Propriedades.

2. Selecione Configuraes de Comprimento. 3. Definir a Unidade e Dgitos Decimais do comprimento

Lembrete: Voc pode selecionar Ver comprimento nas Propriedades de maneira a no mudar o comprimento

7.3 Formas O IQBoard Software V4.8 fornece diferentes tipos de formas em 2D e 3D. Para adicionar uma forma na tela: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Formas 2D ou Desenhar > Formas 3D na barra do menu.

Clique Clique

na barra de Ferramentas Comum. na barra de Ferramentas Flutuantes.

2. Selecione uma forma 2D ou 3D, e ajuste suas propriedades se necessrio. Consulte Personalizando Formas para detalhes. 3. Crie uma forma pressionando onde voc deseja colocar a forma na tela e arraste at que a forma atinja o tamanho que deseja.

Lembrete: Voc pode criar crculos, quadrados, tringulos e outras formas apertando e segurando SHIFT enquanto desenha a forma.

IQBoard Software V4.8

52 de 146

Personalizando Formas Voc pode personalizar as propriedades da ferramenta Formas, incluindo:

Cor O IQBoard Software V4.8 fornece 6 botes de cor na barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a cor das faces. Para aplicar outras cores: 1. Clique duplo em qualquer boto de cor ou clique na seta do menu da seo de cor. 2. Selecione a cor que deseja da lista de cores. A nova cor ir substituir a cor do boto atual.

Espessura O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de espessura na barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a espessura das faces. Para aplicar outras espessuras: 1. Clique duplo em qualquer boto de espessura ou clique na seta do menu da seo de espessura. 2. Selecione a espessura que deseja da lista de espessuras. A nova espessura ir substituir a do boto atual.

IQBoard Software V4.8

53 de 146

Transparncia O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de cor na barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a transparncia das faces. Para aplicar outras transparncias: 1. Clique duplo em qualquer boto de transparncia ou clique na seta do menu da seo de transparncia. 2. Selecione a transparncia que deseja da lista de transparncias. A nova transparncia ir substituir a do boto atual.

Estilo O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de formas na barra de ferramentas Propriedades.

Para aplicar outras formas:

IQBoard Software V4.8

54 de 146

1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Formas na Barra do Menu Clique duplo em qualquer boto de forma ou clique na seta do menu da seo de formas. 2. Selecione a forma que deseja da lista de formas. A nova forma ir substituir a do boto atual.

Efeitos Slidos/Delineados O IQBoard Software V4.8 permite que voc ajuste efeitos slidos/delineados para formas. Para desenhar uma forma slida:

1. Clique em

na Barra de ferramentas Propriedades

2. Selecione Efeito Slido. Caso contrrio, a forma ser desenhada delineada.

Forma Regular
Quando este item for selecionado a forma criada ser regular.

Para criar uma forma regular:

IQBoard Software V4.8

55 de 146

1. Clique em

na Barra de ferramentas Propriedades

2. Selecione Forma Regular.


Mostrar Comprimento

Quando voc adiciona uma forma na sua pgina da lousa, voc pode exibir o comprimento de cada face.

Para exibir o comprimento de cada face 1. Clique

na barra de Ferramentas Propriedades.

2. Selecione mostrar comprimento.

Voc tambm pode definir a Unidade e Dgitos Decimais de comprimento

Para modificar as propriedades de comprimento: 1. Clique em

na barra de Ferramentas Propriedades.

2. Selecione Configuraes de Comprimento. 3. Definir a Unidade e Dgitos Decimais do comprimento

Lembrete: Voc pode selecionar Ver comprimento nas Propriedades de maneira a no mudar o comprimento

Mostrar fora do crculo ou interior do crculo

Voc pode mostrar fora do crculo ou interior do crculo de qualquer tringulo retngulo, tringulo issceles, ou forma regular. Para mostrar fora do crculo ou interior do crculo:
1. Clique

na barra de ferramentas Propriedades.

2. Selecione Mostrar Fora do Crculo ou Mostrar Interior do Crculo.

Preencher Voc pode preencher uma forma com cor, gradiente, estampa ou imagem. Consulte Preencher para detalhes.

7.4 Polgono Esta ferramenta permite que voc crie um polgono ou uma polilinha. Para criar um polgono: 1. Execute uma das seguintes operaes:

IQBoard Software V4.8

56 de 146

Clique Desenhar > Polgono na Barra do Menu. Clique Clique na barra de Ferramentas Comum. na barra de Ferramentas Flutuantes.

2. Ajuste suas propriedades se necessrio. Consulte Personalizando a ferramenta ponto a ponto para detalhes. 3. Selecione um ponto na tela como ponto de incio para a primeira linha, depois selecione outro ponto para o final da primeira linha (o qual ser tambm o ponto de incio para a segunda linha), ento selecione o ponto de final para a segunda linha e assim por diante, at que voc obtenha a forma desejada. 4. Sobreponha o ltimo ponto ao primeiro ponto. 5. Voc pode clicar e arrastar qualquer um dos pontos dos cantos para alterar o polgono.

Para criar uma polilinha:

1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Polgono na barra do Menu. Clique Clique na barra de Ferramentas Comum. na barra de Ferramentas Flutuantes.

2. Ajuste suas propriedades se necessrio. Consulte Personalizando a Ferramenta ponto a ponto para detalhes.

IQBoard Software V4.8

57 de 146

3. Selecione um ponto na tela como ponto de incio para a primeira linha, depois selecione outro ponto para o final da primeira linha (o qual ser tambm o ponto de incio para a segunda linha), ento selecione o ponto de final para a segunda linha e assim por diante, at que voc obtenha a forma desejada. 4. Clique duplo no ltimo ponto. 5. Voc pode clicar e arrastar qualquer um dos pontos do canto para alterar sua polilinha.

Personalizando a Ferramenta Polgono

Voc pode personalizar as propriedades da Ferramenta Polgono, incluindo:

Cor O IQBoard Software V4.8 fornece 6 botes de cor na barra de propriedades. Selecione um deles para mudar a cor da face. Para aplicar outras cores: 1. Clique duplo em qualquer boto de cor ou clique na seta do menu da seo de cor. 2. Selecione a cor que deseja da lista de cores. A nova cor ir substituir a cor do boto atual.

IQBoard Software V4.8

58 de 146

Espessura O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de espessura na barra de ferramentas propriedades. Selecione um deles para mudar a cor da face. Para aplicar outras espessuras: 1. Clique duplo em qualquer boto colorido de espessura ou clique na seta do menu da seo de espessura. 2. Selecione a espessura que deseja da lista de espessuras. A nova espessura ir substituir a espessura do boto atual.

Transparncia O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de transparncia na barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a transparncia da face. Para aplicar outras transparncias: 1. Clique duplo em qualquer boto de transparncia ou clique na seta do menu da seo de transparncia. 2. Selecione a transparncia que deseja da lista de transparncias. A nova transparncia ir substituir a transparncia do boto atual.

IQBoard Software V4.8

59 de 146

Segmento de Linha reta/Segmento de Curva

Voc pode usar um Segmento de Linha Reta ou Segmento Curvo para criar um polgono ou uma polilinha.
Para usar o Segmento de Linha Reta:

1. Clique

na Barra de ferramentas Propriedades

2. Selecione Segmento de Linha Reta.


Para usar o Segmento Curvo:

1. Clique

na Barra de ferramentas Propriedades

2. Selecione Segmento Curvo.

Efeitos Slidos/Delineados O IQBoard Software V4.8 permite que voc ajuste efeitos slidos/delineados para um polgono. Para desenhar um polgono slido: 1. Clique na Barra de ferramentas Propriedades

2. Selecione Efeito Slido. Caso contrrio, o polgono ser desenhado delineado.

Mostrar Comprimento

Quando voc adiciona um polgono ou uma polilinha na sua pgina da lousa, voc pode exibir o comprimento de cada face.
Para exibir o comprimento de cada face 1. Clique na Barra de ferramentas Propriedades.

2. Selecione Mostrar Comprimento.

IQBoard Software V4.8

60 de 146

Voc tambm pode definir a Unidade e Dgitos Decimais de comprimento.


Para modificar as propriedades de comprimento: 1. Clique na Barra de ferramentas Propriedades.

2. Selecione Configuraes de Comprimento. 3. Definir a Unidade e Dgitos Decimais do comprimento

Lembrete: Voc pode selecionar Ver comprimento nas Propriedades de maneira a no mudar o comprimento

Preencher Voc pode preencher um polgono com cor, gradiente, estampa ou imagem. Consulte preencher para detalhes.

7.5 Funo O IQBoard Software V4.8 fornece diferentes tipos de funes. Para criar uma funo na tela: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Funo na Barra do Menu. Clique Clique na barra de Ferramentas Comum. na barra de Ferramentas Flutuantes.

2.Escolha uma das funes disponveis e ajuste suas propriedades se necessrio. Consulte Personalizando Funes para detalhes.

Crie uma funo clicando onde voc deseja coloc-la na tela.

IQBoard Software V4.8

61 de 146

Na pgina da lousa, voc pode clicar na rea de curva de funo (uma rea retangular em volta da curva de funo) para selecionar somente a curva de funo; voc tambm pode clicar na rea de sistema coordenado (fora da rea de curva de funo) para selecionar toda a funo.

Personalizando a ferramenta de Funo

Voc pode incluindo:

personalizar as

propriedades

da ferramenta de

Funo,

Cor O IQBoard Software V4.8 fornece 6 botes de cor na Barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a cor da curva de funo. Para aplicar outras cores: 1. Clique duplo em qualquer boto de cor ou clique na seta do menu da seo de cor. 2. Selecione a cor que deseja da lista de cores. A nova cor ir substituir a cor do boto atual.

IQBoard Software V4.8

62 de 146

Espessura O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de espessura na barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a espessura da curva de funo.

Para aplicar outras espessuras:

1. Clique duplo em qualquer boto colorido de espessura ou clique na seta do menu da seo de espessura. 2. Selecione a espessura que deseja da lista de espessuras. A nova espessura ir substituir a espessura do boto atual.

Transparncia O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de transparncia na barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a transparncia da curva da funo. Para aplicar outras transparncias: 1. Clique duplo em qualquer boto de transparncia ou clique na seta do menu da seo de transparncia. 2. Selecione a transparncia que deseja da lista de transparncias. A nova transparncia ir substituir a transparncia do boto atual.

IQBoard Software V4.8

63 de 146

Expresso de Funo O IQBoard Software V4.8 fornece varias expresses de funo. Para selecionar a expresso de funo: 1. Clique no boto de configurao da seo de funo 2. Selecione a funo que deseja da lista de funes.

IQBoard Software V4.8

64 de 146

Para personalizar sua prpria expresso de funo: 1. Clique em Definidos pelo Usurio" na parte inferior da lista de funes 2. Defina a funo e domnio.

7.6 Grfico de Pizza Voc pode usar o Grfico de Pizza para ilustrar a importncia relativa ou freqncias ou porcentagens.

Para criar um Grfico de Pizza na tela: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Grfico de Pizza na Barra do Menu. Clique Clique na barra de Ferramentas Comum. na barra de Ferramentas Flutuantes.

2.Clique onde deseja colocar o Grfico de Pizza na tela. A janela de configurao do Grfico de Pizza aparecer.

IQBoard Software V4.8

65 de 146

3. Na janela de configurao voc pode configurar o nome, valor e transparncia de cada seo. Voc tambm pode configurar o ttulo, efeitos 3D, cor de fundo, Transparncia e Estilo para o Grfico de Pizza. 4. Clique no boto Ok na janela de configurao e o Grfico de Pizza aparecer na pgina da lousa.

Lembrete: Voc pode modificar a magnitude de cada setor e separar um ou mais setores do Grfico de Pizza. Voc tambm pode usar a ferramenta Preencher para mudar a cor de cada setor

7.7 Grfico de Barras

IQBoard Software V4.8

66 de 146

Voc pode usar o Grfico de Barras para comparar dois ou mais valores. Para criar um Grfico de Barras na tela: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Grfico de Barras na Barra do Menu. Clique Clique na barra de Ferramentas Comum. na barra de Ferramentas Flutuantes.

2.Clique onde deseja colocar o Grfico de Barras na tela. A janela de configurao do Grfico de Barras aparecer.

3. Na janela de configurao, voc pode configurar o nome, valor e transparncia de cada barra. Voc tambm pode configurar Ttulo, Categoria Eixo (X), Valor Eixo (Y), Cor de Fundo, Efeitos 3D, Transparncia e Tipo Barra. 4. Clique no boto Ok na janela de configurao e o Grfico de Barras aparecer na pgina da lousa.

IQBoard Software V4.8

67 de 146

Lembrete: Voc pode modificar a magnitude de cada barra diretamente no Grfico de Barras. Voc tambm pode usar a ferramenta Preencher para mudar a cor de cada barra

7.8 Tabela Voc pode adicionar Tabelas na sua pgina. Aps criar a Tabela, voc pode inserir um texto e um objeto nas clulas da Tabela e personaliz-la.

Criando uma Tabela Para adicionar uma Tabela: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Tabela na Barra do Menu. Clique Clique na barra de Ferramentas Comum. na barra de Ferramentas Flutuantes.

2. Defina o nmero de linhas e o nmero de colunas. Voc tambm pode definir a cor da borda, espessura e transparncia se quiser. Consulte Personalizando Tabela para detalhes. 3. Crie uma Tabela pressionando onde deseja coloc-la na tela e arraste at que a Tabela atinja o tamanho desejado.

IQBoard Software V4.8

68 de 146

Redimensionando Colunas e Linhas Para redimensionar uma coluna:

1. Coloque o ponteiro do mouse sobre limite da coluna que deseja mover at que ele se torne um ponteiro de redimensionamento. 2. Arraste este limite para redimensionar a coluna.

Para redimensionar uma Linha: 1. Coloque o ponteiro do mouse sobre limite da linha que deseja mover at que ele se torne um ponteiro de redimensionamento. 2. Arraste este limite para redimensionar a Linha.

Adicionando Objetos nas Tabelas Para adicionar um objeto na Tabela 1. Selecione o objeto. 2. Arraste o objeto para a clula da Tabela.

Para mover o objeto de uma clula para outra 1. Selecione o objeto. 2. Arraste o objeto de uma clula para a outra.

Para remover um objeto da Tabela 1. Clique 2. Selecione 3. Clique na clula que possui o objeto.

Selecionando uma Tabela ou Clula Para selecionar uma tabela 1. Clique 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique dentro da tabela Clique fora da tabela, e arraste um retngulo em torno da tabela.

Para selecionar uma clula

IQBoard Software V4.8

69 de 146

1. Clique 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique dentro da tabela, ento clique dentro da clula. Clique dentro, mas prximo ao canto da clula e arraste at o canto oposto.

Para selecionar mltiplas clulas 1. Clique 2. Pressione dentro da clula superior esquerda e arraste o boto at a clula inferior direita.

Lembrete: Se voc selecionar mltiplas clulas e arrast-las para uma diferente posio na pgina, voc criar uma nova tabela que consistir nas clulas selecionadas e seus contedos.

Movendo a Tabela Para mover uma Tabela: 1. Selecione a Tabela 2. Clique no quadrado do canto superior esquerdo da Tabela e depois arraste a Tabela para outra posio na pgina.

Adicionando Colunas e Linhas Para adicionar uma coluna:

1. Selecione uma clula. 2. Clique-direito na clula, ento selecione Inserir Coluna. Uma nova coluna aparecer direita da coluna atual. Para adicionar uma linha: 1. Selecione uma clula. 2. Clique-direito na clula, ento selecione Inserir Linha.

Uma nova linha aparecer abaixo da linha atual. Para remover uma coluna: 1. Selecione uma clula. 2. Clique-direito na clula, ento selecione Deletar Coluna.

IQBoard Software V4.8

70 de 146

Para remover uma linha: 1. Selecione uma clula. 2. Clique-direito na clula, ento selecione Deletar Linha.

Mesclando e Dividindo uma Clula Para dividir uma clula: 1. Selecione a clula. 2. Clique-direito na clula, ento selecione Dividir.

Para mesclar clulas: 1. Selecione as clulas. 2. Clique-direito nas clulas, ento selecione Mesclar Clulas.

Introduzindo Texto na Clula Para introduzir texto numa clula: 1. Selecione a clula, 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique duplo na clula. Clique-direito na clula, ento selecione Introduzir Texto.

Personalizando a Tabela Voc pode personalizar as propriedades da ferramenta Tabela, incluindo:

Cor O IQBoard Software V4.8 fornece 6 botes de cor na Barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a cor das bordas. Para aplicar outras cores: 1. Clique duplo em qualquer boto de cor ou clique na seta do menu da seo de cor. 2. Selecione a cor que deseja da lista de cores. A nova cor ir substituir a cor do boto atual.

IQBoard Software V4.8

71 de 146

Espessura O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de espessura na barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a espessura da borda. Para aplicar outras espessuras: 1. Clique duplo em qualquer boto colorido de espessura ou clique na seta do menu da seo de espessura. 2. Selecione a espessura que deseja da lista de espessuras. A nova espessura ir substituir a espessura do boto atual.

Transparncia O IQBoard Software V4.8 fornece 3 botes de transparncia na barra de ferramentas Propriedades. Selecione um deles para mudar a transparncia da borda. Para aplicar outras transparncias: 1. Clique duplo em qualquer boto de transparncia ou clique na seta do menu da seo de transparncia. 2. Selecione a transparncia que deseja da lista de transparncias. A nova transparncia ir substituir a transparncia do boto atual

IQBoard Software V4.8

72 de 146

Nmero de Colunas e Linhas Voc pode configurar o nmero de colunas e linhas diretamente na barra de ferramentas Propriedades.

Preencher Voc pode preencher cada clula com cor, gradiente, estampa ou imagem. Consulte Preencher para mais detalhes.

7.9 Texto Vou pode inserir texto em uma pgina e personalizar estilo, tamanho e cor da fonte.

Inserindo um texto na pgina: Para inserir um texto na pgina:

1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Texto na Barra do Menu. Clique Clique na barra de Ferramentas Comuns. na barra de Ferramentas Flutuantes.

2. Clique onde deseja que o texto comece na pgina. A caixa de Texto e a barra de Ferramenta Fonte aparecer.

IQBoard Software V4.8

73 de 146

3. Mude o formato do texto utilizando a barra de Ferramenta Fonte se necessrio. 4. Digite seu texto. 5. Quando terminar de inseri-lo clique fora da Caixa de Texto.

Inserir texto utilizando o teclado da tela Clique na barra de Ferramenta Fonte ou na barra de Ferramentas Assistente. Um teclado virtual aparecer na tela. Voc pode inserir o texto utilizando-o.

Inserir texto atravs de escrita manual O IQBoard Software V4.8 oferece uma funo de reconhecimento de escrita manual que pode suportar diferentes idiomas. Para inserir texto em uma pgina atravs da escrita mo: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique na barra de Ferramenta Fonte ou barra de Ferramentas Assistente. Clique Ferramentas > Reconhecimento de Escrita Manual na Barra do Menu. Uma Barra de ferramentas Reconhecimento de Escrita Manual aparecer.

2. O IQBoard Software V4.8 pode reconhecer sua escrita como Letra, Nmero ou Smbolo. Voc pode clicar na Barra de ferramentas Reconhecimento de Escrita Manual, e selecionar o tipo de reconhecimento. 3. Escreva na pgina da lousa. Um menu aparece e mostra a lista de palavras correspondentes.

IQBoard Software V4.8

74 de 146

4.Selecione uma palavra da lista de palavras correspondentes. Se voc tiver aberto uma Caixa de Texto, selecione a palavra que aparece nela. Caso contrrio a palavra selecionada aparecer na pgina.

Lembrete: (Backspace), (Enter), e (Espao) na Barra de Voc pode usar os botes Ferramentas Reconhecimento de Escrita Manual para editar o texto.

Aps terminar de inserir o texto, clique Reconhecimento de Escrita Manual.

na barra de Ferramentas

Importar um texto de um arquivo .txt O IQBoard Software V4.8 permite que voc importe textos do arquivo .txt para a Caixa de Texto.

Para importar um texto de um arquivo .txt: 1. Depois que a Caixa de Texto e a barra de Ferramenta Fonte aparecerem, clique na Barra de ferramentas Fontes.

Uma caixa de dilogo Abrir aparecer:

IQBoard Software V4.8

75 de 146

2. Navegue at ela e selecione o arquivo .txt que desejar. 3. Clique Abrir e o texto no arquivo.txt ser importado para a Caixa de Texto. 4. Mude o formato do texto utilizando a barra de Ferramentas Fonte se necessrio. 5. Clique fora da caixa de Texto para encerrar.

Lembrete: Clique-direito na Caixa de texto e ver um menu fornecendo funes bsicas para edio de texto.

Editar um texto O IQBoard Software V4.8 tambm permite que voc edite o texto em um objeto de texto. Para editar texto em objeto de texto: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique duplo no objeto de texto, Clique-direito nos objetos de texto, depois selecione Propriedades. Selecione o objeto de texto, clique na seta do menu do objeto de texto e selecione Propriedades.

IQBoard Software V4.8

76 de 146

A caixa de texto e a barra de Ferramenta Fonte aparecero. 2. Modifique o texto na caixa de Texto e modifique seu formato utilizando a barra de Ferramentas Fonte.

7.10 Ferramentas de Geometria Dimenses: Voc pode usar Dimenses para medir a distncia entre dois pontos. Para adicionar a Dimenses entre dois pontos:

1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Ferramentas de Geometria > Dimenses na Barra do Menu, Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, depois selecione na barra de Ferramentas Flutuantes, ento selecione . .

2. Mova o cursor para a pgina da lousa, e determine o ponto de incio da dimenso e clique uma vez. 3. Mova o cursor para outra rea da lousa e clique uma vez. Estes dois pontos estaro automaticamente ligados e a distncia entre eles ser mostrada, conforme abaixo:

Lembrete: Voc pode configurar as propriedades padro para Dimenses em Configuraes do Sistema. Voc tambm pode alterar as propriedades para cada objeto de Dimenses separadamente.

ngulo: Voc pode usar a ferramenta ngulo para medir um ngulo e modificar a magnitude do ngulo novamente. Para adicionar um ngulo na Pgina 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas >Ferramentas de Geometria > ngulo na Barra do Menu, Clique na barra de Ferramentas Assistentes, depois selecione .

IQBoard Software V4.8

77 de 146

Clique

na barra de Ferramentas Flutuantes, ento selecione

2.Mova o cursor para a pgina da lousa, clique na pgina uma vez para determinar o vrtice, clique novamente para determinar um lado do ngulo e ento mova o cursor, o ngulo ser ento mostrado na pgina, conforme segue:

Lembrete: 1. O grau exibido em ngulo o grau criado pela rotao sentido anti-horrio do segundo lado a partir do primeiro lado.

2. Voc pode configurar as propriedades padro para ngulo em Configuraes


do Sistema. Voc tambm pode mudar as propriedades ngulo separadamente.

Compasso: Voc pode usar a ferramenta Compasso" para desenhar um arco ou um setor, e modificar o seu raio, ngulo central e outras propriedades Para desenhar um arco ou um setor na pgina:

1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Ferramentas de Geometria> Compasso na Barra do Menu, Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, depois selecione na barra de Ferramentas Flutuantes, ento selecione . .

2. Selecione um ponto na pgina para determinar o centro do crculo. 3. Selecione outro ponto na pgina para determinar seu raio. 4. Mova o cursor para desenhar o arco ou setor. Aps terminar de desenhar, clique na pgina novamente e o arco ou setor ser mostrado na pgina, como segue:

IQBoard Software V4.8

78 de 146

Lembrete: Voc pode configurar as Propriedades padro para Divisores na Configurao do Sistema. A forma padro Setor.

Rgua: Voc pode usar uma rgua para medir objetos e desenhar linhas de tamanho especfico. Para adicionar uma rgua na pgina: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramenta > Ferramentas de Geometria > Rgua na Barra do Menu, Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, depois selecione na barra de Ferramentas Flutuantes, ento selecione . .

2.Mova o cursor na pgina da lousa. Determine a posio da rgua e clique uma vez, ento a rgua ser mostrada na pgina, conforme abaixo:

A Rgua pode ser manipulada como um objeto; consulte Manipulando Objetos para detalhes. Quando girar a rgua, o ngulo de rotao em uso ser mostrado no centro da Rgua. Voc tambm pode usar Ferramentas de Desenho Mo Livre ou a ferramenta Linha para desenhar uma linha de um comprimento especfico tambm.

Para desenhar uma linha reta: 1. Selecione uma ferramenta de desenho mo livre ou ferramenta Linha.

IQBoard Software V4.8

79 de 146

2. Mova o cursor perto da borda superior da rgua. O cursor mostrar uma linha horizontal. Isto indica que voc pode desenhar uma linha reta ao longo da rgua 3. Clique e arraste o cursor ao longo da rgua para desenhar a linha. Solte o clique quando alinha estiver no tamanho desejado.

Transferidor: Voc pode adicionar um Transferidor na pgina de sua lousa. Voc tambm pode usar um Transferidor para medir ngulos e desenhar arcos de ngulos especficos. Para adicionar um Transferidor na pgina: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas >Ferramentas de Geometria > Transferidor na Barra do Menu, Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, ento selecione na barra de Ferramentas Flutuantes e ento selecione . .

2.Mova o cursor para a pgina da lousa e determine a posio do Transferidor, clique uma vez e ento o Transferidor ser mostrado na pgina, conforme abaixo:

IQBoard Software V4.8

80 de 146

O Transferidor pode ser manipulado como um objeto. Consulte Manipulando Objetos para detalhes. Voc tambm pode usar Ferramentas de Desenho Mo Livre ou a ferramenta Linha para desenhar um arco de um ngulo especfico com o Transferidor. Para desenhar um arco: 1. Selecione uma ferramenta de desenho mo livre ou ferramenta Linha. 2. Mova o cursor perto da borda externa do Transferidor. O cursor mostrar um arco. Isto indica que voc pode desenhar um arco. 3. Clique e arraste o cursor ao longo da borda do Transferidor para desenhar um arco. Solte o clique quando o arco estiver com o ngulo desejado.

Esquadro O IQBoard Software V4.8 oferece dois tipos de esquadros para sua convenincia, incluindo Esquadro de ngulo reto e 45 e Esquadro de ngulo reto 30. O Esquadro pode ser usado para medir ngulos e para desenhar linhas de tamanhos especficos. Para adicionar um Esquadro 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramenta > Ferramentas de Geometria> Esquadro na Barra do Menu, ento selecione Esquadro de ngulo reto e 45 ou Esquadro de ngulo reto e 30. Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, depois selecione na barra de Ferramentas Flutuantes e ento selecione ou ou . .

1. Mova o cursor para a pgina da lousa, determine a posio do Esquadro e clique uma vez, o Esquadro aparecer na lousa, como segue:

IQBoard Software V4.8

81 de 146

O Esquadro pode ser manipulado como um objeto. Consulte Personalizando Objetos para detalhes. Quando girar o Esquadro, o ngulo da rotao ser mostrado no centro do Esquadro. Voc tambm pode usar a Ferramenta de Desenho Mo Livre ou a ferramenta Linha para desenhar uma linha de tamanho especfico com o Esquadro. Para desenhar uma Linha reta: 1. Selecione a Ferramenta Desenho Mo ou ferramenta Linha. 2. Mova o cursor prximo perna do Esquadro. O cursor mostrar uma linha horizontal. Isto indica que voc pode desenhar uma linha reta ao longo do Esquadro. 3. Clique e arraste o cursor ao longo da lateral do Esquadro para desenhar a linha. Solte o clique quando alinha estiver do comprimento desejado.

Lembrete: Voc pode definir as propriedades padro para Configuraes do Sistema. A forma padro Setor. o esquadro de 45 em

7.11 Preencher Voc pode preencher qualquer geomtrico fechado com cor, gradiente, estampa ou imagem. Para o efeito Preencher: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Preencher na Barra do Menu. Clique Clique na barra de Ferramentas Comum. na barra de Ferramentas Flutuantes.

A Barra de Ferramentas Preencher aparecer.

2. Selecione uma das cores, gradiente, estampas ou imagens disponveis. 3. Clique no geomtrico.

IQBoard Software V4.8

82 de 146

Para aplicar outras cores como Preenchimento de Cor: 1. Duplo clique em qualquer boto ou clique no boto configurao ao lado, 2. Selecione a cor que deseja da lista de cores. 3. A nova cor substituir a do boto atual.

Para aplicar outro gradiente como Preenchimento Gradiente: 1. Duplo clique em qualquer boto de Gradiente ou clique no boto ao lado, 2. Configure o Gradiente no Editor de Gradiente. 3. O novo Gradiente preenchimento. substituir o Gradiente atual no boto de

Para personalizar as cores preenchimento com estampa:

de

fundo

primeiro

plano

para

um

1. Duplo clique em qualquer boto de preenchimento com estampa ou clique no boto de configurao ao lado, 2. Configure a cor de fundo e de primeiro plano.

Para selecionar uma imagem como Preenchimento: 1. Duplo clique no boto de preenchimento de imagem ou clique o boto de configurao ao lado, Uma caixa de dilogo Abrir aparecer

IQBoard Software V4.8

83 de 146

2. Navegue at ela e selecione um arquivo de imagem. 3. Clique Abrir.

Para limpar o efeito de preenchimento: 1. Clique boto.

2. Clique no geomtrico.

Editor de Gradiente O Editor de Gradiente permite que voc defina um novo Gradiente.

A. Barra de Gradiente, B. Interrupo da Cor. 1. Para definir a cor de incio do Gradiente, clique na interrupo de cor esquerda e abaixo da barra de Gradiente. 2. Clique na amostra de cores na seo de Interrupo da cor da caixa de dilogo. Escolha uma cor e clique OK. 3. Para definir a cor final clique na interrupo de cor direita abaixo da barra de gradientes. Em seguida escolha uma cor.

IQBoard Software V4.8

84 de 146

4. Para adicionar cores intermedirias em um Gradiente, clique na barra de gradiente para definir outra interrupo de cor. Especifique a cor que gostaria como comeo e uma cor para o final; ento arraste o final para ajustar sua posio. 5. Para apagar uma cor intermediria, clique direito na cor.

Editor de Frmula O Editor de Frmula permite que voc coloque frmulas de matemtica complicadas e equaes de qumica na pgina da lousa.

Para inserir a frmula na pgina: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Editor de Frmula na Barra do Menu. Clique Clique na barra de Ferramentas de Desenho. na barra de Ferramentas Flutuantes.

2.Clique onde voc deseja posicionar a frmula na pgina. A janela do Editor de Frmula aparecer.

3. Clique no boto Relao no canto superior esquerdo e selecione um smbolo de relao. Um modelo de frmula aparecer na janela do Editor de Frmula. 4 Clique no modelo de frmula, em seguida clique em outros botes de smbolo para introduzir outros smbolos, digitar letras ou nmeros atravs do teclado ou do teclado virtual. 5. Clique OK. A frmula aparecer na pgina da lousa.

7.12 Inserir Figura

Voc pode inserir uma figura em uma pgina. O IQBoard Software V4.8 aceita formatos .bmp, .wmf, .emf, .jpg, e .jpeg.

IQBoard Software V4.8

85 de 146

Para inserir uma figura: 1. Clique Inserir > Arquivo de Imagem na Barra do Menu. A caixa de dilogo aparecer.

2. Navegue at l e selecione a figura que deseja inserir e ento pressione Abrir. 3. Clique na pgina e a figura aparecer no canto superior esquerdo.

7.13 Inserir Flash Voc pode inserir um arquivo Flash em uma pgina. Para Inserir um arquivo Flash: 1. Clique Inserir > Arquivo Flash na Barra do Menu. A Caixa de dilogo aparecer.

IQBoard Software V4.8

86 de 146

2. Navegue at l e selecione o arquivo Flash .swf que deseja inserir; ento pressione Abrir. 3. Clique na pgina. O objeto Flash aparecer no canto superior esquerdo da pgina. Para reproduzir o objeto Flash, clique objeto. na parte inferior esquerda do

7.14 Inserir Vdeo Voc pode inserir um arquivo de vdeo em uma pgina e reproduzi-lo na pgina. Para inserir um arquivo Flash: 1. Clique Inserir > Arquivo de Vdeo na Barra do Menu. A caixa de Dilogo aparecer.

IQBoard Software V4.8

87 de 146

2. Navegue at l e selecione o arquivo de vdeo que deseja inserir, ento pressione Abrir. 3. Clique na pgina. O objeto Flash aparecer no canto superior esquerdo da pgina. Para reproduzir o vdeo, clique no canto inferior esquerdo do vdeo.

7.15 Apagador Ns oferecemos cinco mtodos diferentes para apagar que incluem: Apagador Normal, Apagador Circular, Apagador de rea, Apagador de Objetos e Apagar tudo. Para selecione um apagador, execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar Apagador na Barra do Menu; ento selecione um apagador. Clique Clique na barra de Ferramentas Comuns; e selecione um apagador. na barra de Ferramentas Flutuantes, e selecione um apagador.

Apagadores Normais Apagadores Normais so utilizados para limpar tinta digital criada pelas ferramentas de desenho mo livre. Existem seis apagadores normais em diferentes tamanhos e formas. Selecione um e pressione-o na tela interativa para apagar a tinta.

Apagador Circular

IQBoard Software V4.8

88 de 146

O apagador Circular pode apagar todo objeto no crculo selecionado. Selecione Apagador Circular e desenhe um crculo em volta do objeto que deseja apagar.

Apagador de rea O Apagador de rea pode limpar qualquer objeto da rea selecionada. Selecione o Apagador de rea e desenhe um retngulo em volta dos objetos que deseja apagar.

Apagador de Objetos O Apagador de Objetos pode apagar todos os objetos da tela. Selecione Apagador de Objetos e clique nos objetos para exclu-los.

Apagar tudo Selecione Apagar Tudo e clique em uma pgina para remover todos os seus objetos.

IQBoard Software V4.8

89 de 146

Captulo 8 Manipulando Objetos


Para cada objeto criado em uma pgina da lousa, o IQBoard Software V4.8 fornece uma srie de maneiras para manipul-los e edit-los.

Selecionando objetos Para manipular ou editar um objeto, voc deve selecion-lo antes. Voc pode selecionar um nico objeto, mltiplos objetos ou todos os objetos de uma pgina. Para selecionar um nico objeto: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Selecionar na Barra do Menu. Clique na barra de Ferramentas de Desenho.

IQBoard Software V4.8

90 de 146

Clique

na barra de Ferramentas Flutuantes.

2. Clique no objeto que deseja selecionar.

Para selecionar mltiplos objetos: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Selecionar na Barra do Menu. Clique Clique na barra de Ferramentas de Desenho. na barra de Ferramentas Flutuantes.

2. Execute uma das seguintes operaes: Clique na tela interativa e arraste at que um retngulo envolva os objetos que deseja selecionar. Pressione e segure CTRL, e clique nos objetos que deseja selecionar. Para selecionar todos os objetos de uma pgina, execute uma das seguintes operaes: Clique Editar > Selecionar tudo na Barra do Menu. Clique direito na tela interativa e ento clique Selecionar tudo. Pressione "CTRL+A. Quando os objetos so selecionados, um retngulo indicando a seleo aparece em torno dos mesmos.

Copiando, cortando, colando e deletando objetos Voc pode copiar ou cortar qualquer objeto em uma pgina e col-lo na mesma ou em outras pginas. Para copiar um objeto: 1. Selecione o objeto que gostaria de copiar. 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique Editar > Copiar na Barra Menu. Clique na barra de Ferramentas Comuns

Clique com a seta do menu no objeto e selecione Copiar. Pressione Ctrl+C.

Para cortar um objeto 1. Selecione o objeto que voc gostaria de cortar.

IQBoard Software V4.8

91 de 146

2. Execute uma das seguintes operaes: Selecione Editar > Cortar na Barra do Menu. Clique na barra de Ferramentas Comuns

Clique com a seta do menu no objeto e selecione Cortar. Pressione Ctrl+X.

Para colar o copiado ou cortar um objeto: 1. Selecione um ou mais objeto que voc gostaria de copiar. 2. Se voc deseja colar um objeto em uma pgina diferente, exiba a pgina selecionando sua miniatura na Pgina. 3. Execute uma das seguintes operaes: Selecione Editar > Colar na Barra do Menu. Clique na barra de Ferramentas Comuns

Clique direito onde deseja colar o objeto na pgina e selecione Colar Pressione Ctrl+V.

Clonando Objetos Voc pode usar esta funo para duplicar um objeto. Para clonar um objeto 1. Selecione o objeto que deseja clonar. 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique Editar > Clonar na Barra do Menu. Clique com a seta do menu no objeto e selecione Clonar. Um objeto duplicado aparecer na pgina.

Para clonar um objeto utilizando o Clonador Infinito 1. Selecione o objeto que deseja clonar. 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique Editar > Infinite Cloner na Barra do Menu. Clique com a seta do menu no objeto e selecione Infinite Cloner. 3. Arraste o objeto para outra posio na pagina. 4. Repita o passo 3 quantas vezes quiser. 5. Quanto terminar de clonar o objeto, repita o passo 2 para encerrar o Infinite Cloner.

IQBoard Software V4.8

92 de 146

Girando objetos: Voc pode girar os objetos em uma pgina. Para girar um objeto: 1. Selecione o objeto Quando um objeto estiver selecionado um retngulo aparecer em torno do mesmo. Acima do retngulo voc vai encontrar uma Ala de Rotao. 2. Clique na ala de rotao e arraste-a para a direo que deseja girar o objeto.

3. Por padro, o objeto gira em torno de seu ponto central. Voc pode definir outro ponto de base arrastando o ponto central.

Lembrete: Se voc selecionou vrios objetos, arraste a ala de rotao de um objeto e todos os outros objetos selecionados giram automaticamente.

Redimensionando o objeto: Voc pode redimensionar objetos em uma pgina.

Para redimensionar um objeto: 1. Selecione o objeto Quando um objeto estiver selecionado um retngulo aparecer em torno do mesmo. No canto superior direito voc vai encontrar uma Ala de Redimensionamento. 2. Clique na Ala de Redimensionamento e arraste-a para aumentar ou diminuir o tamanho do objeto. Caso voc selecione vrios objetos, poder arrastar a ala da moldura de cada um.

IQBoard Software V4.8

93 de 146

Lembrete: Se voc selecionou vrios objetos, arraste a Ala de Redimensionamento de um objeto e todos os outros objetos selecionados sero redimensionados automaticamente.

Movendo objetos Voc pode mover objetos para outra posio na mesma pgina. Voc tambm pode mover objetos para outra pgina. Para mover objetos para outra posio na mesma pgina: Selecione um ou mais objetos. Arraste o objeto ou os objetos para uma nova posio na pgina.

Para mover objetos para outra pgina Selecione um ou mais objetos. Arraste o objeto ou os objetos para a miniatura da outra pgina.

IQBoard Software V4.8

94 de 146

Agrupando objetos Para trabalhar mais rapidamente, voc pode agrupar vrios objetos e manipular ou edit-los como se fossem um nico objeto. Para agrupar objetos: 1. Selecione os objetos. 2. Execute uma das seguintes operaes: Selecione Formatar > Agrupar na Barra do Menu. Clique direito em todos os objetos selecionados, ento selecione Agrupar. Clique coma seta do menu em todos os objetos selecionados e ento selecione Agrupar.

Lembrete: 1. Voc no pode agrupar Ferramentas de Geometria, Grfico de Pizza e Grfico de Barras. 2. Quando voc desenha ou escreve na tela interativa com as ferramentas de Desenho Mo Livre, O IQBoard Software V4.8 pode automaticamente agrupar os objetos que voc criar muito prximos uns dos outros, permitindo que voc interaja com estes objetos como se fossem um nico objeto. Consulte Configuraes de Auto Agrupamento para detalhes.

IQBoard Software V4.8

95 de 146

Para desagrupar objetos 1. Selecione o grupo. 2. Execute uma das seguintes operaes: Selecione Formatar > Agrupar > Desagrupar na Barra do Menu. Clique direito no grupo e ento selecione Desagrupar. Clique a seta do menu no grupo e selecione Desagrupar. Organizando Objetos sobrepostos Se os objetos se sobrepem em uma pgina, voc pode mudar a ordem da sobreposio.

Para mudar a ordem de objetos sobrepostos: 1. Selecione o objeto. 2. Execute uma das seguintes operaes: Selecione Formatar > Organizar na Barra do Menu, e selecione Trazer para frente, Enviar para trs, Avanar, ou Recuar do submenu. Clique direito nos objetos, ento selecione Trazer para frente, Enviar para trs, Avanar, ou Recuar. Clique a seta do menu do objeto e selecione Trazer para frente, Enviar para trs, Avanar, ou Recuar .

Alinhando Objetos Voc pode alinhar vrios objetos numa pgina: 1. Selecione os objetos. 2. Execute uma das seguintes operaes: Selecione Formatar > Alinhar na Barra do Menu, e selecione um padro de alinhamento. Clique direito nos objetos selecionados, selecione Alinhar, e selecione um padro de alinhamento. Clique a seta do menu do objeto e selecione Alinhar, ento selecione um padro de alinhamento.

Inserindo Anotaes O IQBoard Software V4.8 permite que voc acrescente suas prprias notas e anotaes para um objeto, ajudando a tornar mais fcil seu compartilhamento e reutilizao. Para inserir anotaes em um objeto:

IQBoard Software V4.8

96 de 146

1. Selecione um objeto 2. Execute uma das seguintes operaes: Selecione Formatar > Inserir Anotao na Barra do Menu. Clique direito nos objetos selecionados, ento selecione Inserir Anotao. Uma caixa de anotaes aparecer no canto direito da pgina. 3. Coloque a anotao dentro da caixa. 4. Voc pode arrastar a caixa de anotaes para mudar sua localizao. 5. Para modificar as anotaes da caixa d um duplo clique na caixa e ento edite o texto. 6. Para remover as anotaes, execute uma das seguintes operaes: Selecione Formatar > Apagar Anotao na Barra do Menu. Clique direito nos objetos selecionados, ento selecione Apagar Anotao.

Invertendo Objetos Voc pode inverter um objeto em uma pgina. Para inverter o objeto 1. Selecione um ou mais objetos 2. Execute uma das seguintes operaes:

Selecione Formatar > Inverter > Inverter Horizontalmente ou Formatar > Inverter > Inverter Verticalmente na Barra do Menu Clique direito qualquer um dos objetos, Horizontalmente ou Inverter Verticalmente. ento selecione selecione Inverter Inverter

Clique a seta do menu no objeto, ento Horizontalmente ou Inverter Verticalmente.

Inserindo objetos como plano de fundo Voc pode inserir um ou mais objetos no plano de fundo. Para inserir um objeto no plano de fundo: 1. Selecione um ou mais objetos, 2. Selecione Formatar > Inserir figura de fundo na Barra do Menu. Uma vez inserido no plano de fundo, o objeto no pode ser manipulado ou editado.

Salvando objetos como arquivo de imagem Voc pode salvar um ou mais objetos como arquivos de imagem nos formatos bmp, png, gif, jpg, emf, wmf, ou tif. Para salvar um objeto como arquivo de imagem:

IQBoard Software V4.8

97 de 146

1. Selecione o objeto que gostaria de salvar. 2. Clique a seta do menu no objeto e selecione Salvar como A caixa de Dilogo Salvar aparecer.

2. Selecione a pasta de destino e o tipo de arquivo, insira o nome do arquivo e clique Salvar.

Fixando um objeto Voc pode fixar um objeto para impedir a sua modificao, movimentao ou rotao. Voc pode remover essa fixao a qualquer momento Para fixar um objeto no local 1. Selecione um ou mais objetos. 2. Execute uma das seguintes operaes: Selecione Formatar > Fixas > Fixar na Barra do Menu. Clique direito no objeto, ento selecione Fixar. Clique a seta do menu no objeto, ento selecione Fixar.

Para cancelar o fixar do objeto 1. Selecione um ou mais objetos bloqueados.

IQBoard Software V4.8

98 de 146

2. Execute uma das seguintes operaes: Selecione Formatar > Fixar > Cancelar Fixar na Barra do Menu. Clique direito os objetos selecionados, ento selecione Cancelar Fixar. Clique a seta do menu nos objetos e selecione Cancelar Fixar.

Inserindo hyperlink a um objeto Voc pode inserir um hyperlink em qualquer objeto para uma pgina da Web, ou para um arquivo no seu computador. Para inserir um hiperlink no objeto: 1. Selecione o objeto. 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique direito no objeto, e ento selecione Hyperlink. Clique a seta do cardpio no objeto e selecione Hyperlink. A janela de configurao do Hyperlink aparecer.

3.Execute uma das seguintes operaes:

IQBoard Software V4.8

99 de 146

Para inserir o hyperlink no objeto para uma pgina da Web ou arquivo de seu computador, selecione "pgina da Web ou arquivo", e ento digite o endereo da pgina ou do arquivo. Voc tambm pode navegar at o arquivo e selecion-lo diretamente. Para inserir o hyperlink no objeto para uma pgina atual selecione "Pgina Neste Arquivo", e ento especifique a pgina. 4. Se voc quiser inserir efeitos sonoros ao abrir o hyperlink, navegue e selecione um arquivo de udio para a seo de Efeitos Sonoros. Voc tambm pode digitar o caminho do arquivo de udio diretamente na caixa de endereo. 5. Execute uma das seguintes operaes: Se voc deseja abrir o link clicando no cone do canto, selecione "cone do canto". Se voc deseja abrir o link clicando em qualquer local do objeto, selecione "Objeto". 6. Clique "Ok". Se voc selecionar cone do canto, um cone esquerdo do objeto. aparece no canto inferior

Quando o objeto est com um hyperlink para um arquivo de imagem, arquivo de udio ou vdeo, usamos a tcnica nica para mostrar ou executar o arquivo diretamente na pgina da lousa. Enquanto isso, voc pode usar ferramentas de desenho para fazer anotaes nos arquivos com links.

Para interromper a exibio ou reproduo do arquivo de imagem vinculado, arquivo de udio ou arquivo de vdeo: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Desenhar > Selecionar na Barra do Menu. Clique Clique na barra de Ferramentas de Desenho. na barra de Ferramentas Flutuantes.

2. Clique fora da janela de exibio ou de reproduo.

Lembrete: 1. Se voc deseja inserir um hyperlink em um objeto para um arquivo de vdeo ou udio, primeiro instale o Windows Media Player V9.0 ou superior. 2. Os formatos de vdeo e udio aceitos incluem mp3, midi, wav, wma, avi, wmv, mpg, mpeg, dat, asf, .rm, rmvb, vob e flv. 3. Os formatos de arquivo de udio aceitos para Efeito Sonoro incluem mp3 e wav.

IQBoard Software V4.8

100 de 146

Para remover o Hyperlink de um objeto 1. Selecione o objeto. 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique direito no objeto, e ento selecione Remover Hyperlink. Clique a seta do menu no objeto e ento selecione Remover Hyperlink.

Revisando a Operao Quando voc est criando ou manipulando objetos, o IQBoard Software V4.8 salva automaticamente sua operao e permite que voc revise-a a qualquer momento. Para revisar a operao de um objeto: 1. Selecione o objeto. 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique direito no objeto, e ento selecione Revisar Operao. Clique a seta do menu no objeto, ento selecione Revisar Operao.

Revisando desenhos mo livre O IQBoard Software V4.8 permite que voc revise a ordem dos traos de um objeto criado por ferramentas de desenho mo livre. Para revisar a ordem dos traos: 1. Selecione o objeto. 2. Execute uma das seguintes operaes: Clique direito no objeto, e ento selecione Revisar Desenho Mo Livre. Clique a seta do menu no objeto, ento selecione Revisar Desenho Mo Livre.

Mudando as Propriedades do objeto Voc pode selecionar um objeto de uma pgina e mudar suas propriedades. As propriedades que voc pode mudar dependem do objeto que selecionar. Para mudar as propriedades de um objeto 1. Selecione o objeto. 2. Execute uma das seguintes operaes: Duplo clique no objeto, Clique direito no objeto, e ento selecione Propriedades. Clique a seta do menu no objeto, ento selecione Propriedades.

IQBoard Software V4.8

101 de 146

IQBoard Software V4.8

102 de 146

Captulo 9 Revisando a Operao


Quando voc est criando ou manipulando objetos, o IQBoard Software V4.8 salva automaticamente sua operao e permite que voc a revise a qualquer momento. Por padro, voc pode encontrar a Barra de ferramentas Revendo a Operao no canto inferior esquerdo da rea da lousa.

1. Clique para comear a revisar sua operao na pgina da lousa. Quando o IQBoard Software V4.8 estiver reproduzindo suas aes, voc pode usar sua ferramenta de desenho para fazer anotaes na pgina. Quando a reproduo terminar, o IQBoard Software V4.8 pedir para salvar suas anotaes. 2. Mova o boto para comear a reproduzir o arquivo em um ponto especfico.

3. Clique

para pausar a reproduo.

4. Clique para parar a reproduo. Se voc adicionou alguma anotao durante a reproduo, o IQBoard Software V4.8 pedir para salvar suas anotaes. 5.Clique para abrir o menu de configuraes.

IQBoard Software V4.8

103 de 146

A primeira pgina, Pgina anterior, Prxima pgina, A ltima pgina: Clique nesses botes para pular para a pgina relevante. Caso voc clique em um desses botes enquanto o IQBoard Software V4.8 estiver reproduzindo o arquivo, o IQBoard Software V4.8 pular para a pgina em questo.

Reproduzir: Reproduz suas aes na pgina da lousa.

Parar: Para de reproduzir suas aes.

Velocidade: Define a velocidade de reproduo no menu Velocidade. Quanto maior a multiplicao, maior a velocidade.

Reproduzir a partir da pgina atual: Reproduz suas aes a partir da pgina atual para a ltima pgina.

Reproduzir somente pagina atual: Reproduz somente as aes da pgina atual.

Loop: Repete a reproduo quando selecionado.

Posio da Barra de ferramentas: Ajusta a posio da barra de Ferramentas Revisando a Operao.

IQBoard Software V4.8

104 de 146

6. Voc tambm pode pular para a pgina anterior ou prxima pgina clicando em ou

IQBoard Software V4.8

105 de 146

Captulo 10 Usando o Painel de Recursos


Do lado esquerdo da janela principal do IQBoard Software V4.8 est o Painel de Recursos que permite a voc navegar, acessar e gerenciar os recursos do IQBoard Software V4.8 . Para mover o Painel de Recursos Clique no canto inferior esquerdo para mover o Painel de Recursos para o outro lado da Janela Principal. Clique novamente para retornar o Painel de Recursos para o local. no canto

Para ocultar a visualizao do Painel de Recursos, clique inferior esquerdo.

O Painel de Recursos constitudo por 6 guias, incluindo Pgina, Figura,Figura de Ferramentas, Modelo, Biblioteca e Recurso Local. Para ocultar / mostrar todo o Painel de Recursos desmarque-o / selecione-o em "Exibir - Barra de ferramentas".

Pgina A guia Pgina fornece uma viso geral do arquivo atual. O Ordenador de pginas exibe todas as pginas como miniaturas e atualiza automaticamente essas miniaturas quando voc altera o contedo das pginas

A guia Pgina mostra todas as pginas do arquivo atual como miniaturas. A guia Pgina fornece dois modos de visualizao: Modo Listar e Modo

IQBoard Software V4.8

106 de 146

Cobertura. No Modo Listar, clique na miniatura da pgina para entrar na pgina em questo. No Modo Cobertura, d um duplo clique na miniatura da pgina para entrar na pgina em questo. Para renomear a pgina, d um duplo clique no ttulo abaixo da miniatura da pgina.

Figura e Figuras de Ferramentas A guia Figura fornece Formas bsicas, Seta, Estrela, Linha decorativa, Retngulo decorativo, Smbolo (letra em Ingls, nmero comum, fontica chinesa, lgebra, Eletrnica, Qumica, Msica), Grficos comuns (Suprimentos de escritrio, comodidade, tempo), etc. Estas figuras tm muitas funes especiais, atravs dos quais os usurios podem conseguir vrias efeitos de demonstrao e ensino.

Para adicionar uma figura na pgina da lousa: 1. Selecione a miniatura da figura que deseja adicionar na rea de visualizao 2. Mova o cursor para a pgina, selecione a posio na pgina que deseja inseri-lo, clique na pgina e a figura em questo ser inserida na pgina.

IQBoard Software V4.8

107 de 146

3.Voc pode usar a ferramenta Preencher para colocar cor na figura ou sua moldura. Voc tambm pode aplicar zoom ou girar a figura.

Lembrete: Voc pode configurar a cor padro de uma figura e sua moldura em Configuraes de Figuras em Configuraes do Sistema

Modelo A guia Modelo oferece vrios modelos. Voc tambm pode salvar uma pgina ou arquivo da lousa como modelo.

Para abrir um modelo

IQBoard Software V4.8

108 de 146

1. Selecione a miniatura do modelo que deseja inserir na rea de visualizao da lousa. 2. Clique na pgina (voc tambm pode arrastar o modelo na pgina), o modelo em questo ser inserido na prxima pgina.

Para gerenciar os recursos de modelo: 1. Selecione uma pasta de modelo 2. Execute uma das seguintes operaes: D um clique direito na pasta selecionada. Clique a seta do menu na pasta. Um menu ser exibido

3. Neste menu voc pode criar novas subpastas, excluir pastas, importar arquivos de modelos, importar e exportar pastas de modelo.

Recursos Na guia Recursos, uma enorme quantidade de figuras e recursos multimdia esto prontos para serem utilizados nas apresentaes.

IQBoard Software V4.8

109 de 146

Para adicionar uma figura ou recurso de multimdia na pgina da lousa, execute uma das seguintes operaes: 1. Selecione uma miniatura do recurso e clique na pgina, ento o recurso ser inserido na pgina. 2. Selecione uma miniatura do recurso e arraste um retngulo na pgina da lousa. O recurso ser mostrado de acordo com o tamanho do retngulo. Ao arrastar o objeto, voc pode pressionar a tecla Shift para manter a sua relao de aspecto. 3. Selecione uma miniatura de recurso e arraste-a para a pgina, o recurso ser inserido na pgina.

IQBoard Software V4.8

110 de 146

Cada recurso da pgina pode ser manipulado como um objeto. Para recurso multimdia voc pode clicar reproduzi-lo. no canto inferior esquerdo do objeto para

Lembrete: Quando voc quer usar recursos de imagem no formato "edf" da pasta Favoritos, apenas o primeiro e o terceiro mtodo so disponveis.

O IQBoard Software V4.8 tambm fornece a pasta Favoritos para figuras e recursos multimdia. Voc pode adicionar uma figura ou objetos multimdia nas pginas destas pastas. Para adicionar uma figura ou objeto multimdia na pgina para pasta Favoritos ou Biblioteca de Recursos: 1. Selecione a Biblioteca de Recursos ou pasta Favoritos na guia Recursos 2. Selecione o objeto na pgina 3. Arraste o objeto para a rea de visualizao.

Para excluir um objeto da pgina da Biblioteca de Recursos ou pasta Favoritos: 1. Selecione a Biblioteca de Recursos ou pasta Favoritos na guia Recursos 2. D um clique direito na miniatura da rea de visualizao e selecione Excluir.

Para gerenciar a Biblioteca de Recursos ou pasta Favoritos: 1. Selecione a Biblioteca de Recursos ou pasta Favoritos na guia Recursos 2. Execute uma das seguintes operaes: D um clique direito na pasta. Clique a seta do menu na pasta. Um menu ser exibido

IQBoard Software V4.8

111 de 146

3.Neste menu voc pode criar novas subpastas, excluir, renomear, renovar pastas e importar arquivos de recursos e pastas de seu computador.

Lembrete: 1. A pasta Recentemente Utilizada ir salvar automaticamente as ltimas figuras utilizadas para a convenincia de sua utilizao futura. 2. Voc s poder excluir e renomear as pastas autoadicionadas. 3. Voc s poder importar figuras nos formatos bmp, wmf, emf, jpg, jpeg e gif;e importar recursos multimdia nos formatos avi, wmv, asf, dat, mpg, mpeg, rm, rmvb, mov, vob e flv.

Ferramentas de Disciplina Na guia Ferramentas de Disciplina voc encontra diversas ferramentas interativas muito teis dividas por disciplina. Para adicionar uma ferramenta de disciplina na pgina da lousa: 1. Selecione a miniatura da ferramenta de disciplina 2. Clique na pgina, a ferramenta de disciplina ser exibida na pgina.

Lembrete: A guia Ferramentas de Disciplina estar disponvel somente depois que seu IQBoard PS, IQBoard ET ou IQBoard UI estiver conectado em seu computador.

Local A guia Local permite adicionar arquivos EDF, BMP, EMF, WMF, TIF, JPG, GIF, PNG, CDF, SWF do seu computador na pgina da lousa interativa.

IQBoard Software V4.8

112 de 146

Para adicionar um arquivo local na pgina: 1. Selecione o arquivo em questo na rea de visualizao. 2. Clique na pgina ou arraste o arquivo para a pgina, ento o arquivo ser inserido na pgina como um objeto. O arquivo inserido poder ser manipulado como um objeto e poder ser salvo na pasta Favoritos.

Aviso: 1. A rea de visualizao pode exibir arquivos em qualquer formato, mas apenas arquivos EDF, BMP, EMF, WMF, TIF, JPG, GIF, PNG, CDF e SWF podem ser adicionados pgina da lousa. Para arquivos em outro formato, voc pode dar um duplo clique na miniatura para abri-lo. 2. Para Figura em formato BMP, JPG, JPEG e TIF, voc pode ajustar a sua transparncia, alterando suas propriedades.

IQBoard Software V4.8

113 de 146

Captulo 11 Ferramentas Assistentes


O IQBoard Software V4.8 equipado com algumas ferramentas assistentes para tornar sua aula ou apresentao mais conveniente e eficaz. As ferramentas assistentes incluem Ferramentas de Tela, Ferramentas de Matemtica, Captura de Tela, Gravao de Tela, Ferramentas Especiais e Acesso Rpido aos Aplicativos.

11.1 Ferramentas de tela Holofote O Holofote pode chamar a ateno para uma rea da tela. Voc pode operar o sistema Windows na rea de destaque Para usar o Holofote: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Holofote na Barra do Menu, Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, na barra de Ferramentas Flutuantes

2. Voc pode arrastar a borda para dar zoom e mover o Holofote 3. Voc pode clicar no canto inferior direito da tela para ajustar as Propriedades do Holofote.

IQBoard Software V4.8

114 de 146

Lembrete: Se voc no encerrar o IQBoard Software V4.8, ele salvar as configuraes atuais do Holofote para o prximo uso.

Para fechar o Holofote, execute uma das seguintes operaes: Clique Clique no canto inferior direito da tela e ento selecione Sair no canto inferior direito da tela.

Cortina de Tela (de cima para baixo, da esquerda para direita, todas as direes): A funo Cortina de Tela pode cobrir ou revelar informaes da sua tela. Voc pode operar o sistema Windows na rea revelada. Para usar a funo Cortina de Tela: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Cortina da Tela na Barra do Menu, e ento selecione um estilo de revelao no submenu. Clique qualquer boto Cortina da Tela na barra de Ferramentas Assistentes, Clique qualquer boto Cortina da Tela na barra de Ferramentas Flutuantes. 2. Voc pode arrastar as setas para revelar a tela horizontalmente e longitudinalmente e do centro para todas as direes no canto inferior direito da tela para ajustar as 3. Voc pode clicar Propriedades da funo Cortina da Tela.

IQBoard Software V4.8

115 de 146

Lembrete: Se voc no encerrar o IQBoard Software V4.8, ele salvar a cor de fundo, transparncia e figura de plano de fundo atuais para o prximo uso.

Para sair da funo Cortina da Tela, execute uma das seguintes operaes: Clique Clique no canto inferior direito da tela e ento selecione Sair no canto inferior direito da tela.

Seta de Tela Voc pode colocar uma grande seta na tela interativa para chamar ateno para um elemento ou rea. Para usar a Seta de Tela: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Seta de Tela na Barra do Menu, Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, na barra de Ferramentas Flutuantes.

2. Para mover a ponteira, arraste-a para outra localidade na tela. Quando voc arrasta a cabea da seta, ela aponta na direo para a qual est arrastando-a. 3. Voc pode dar um clique direito na seta de tela para ajustar suas propriedades

IQBoard Software V4.8

116 de 146

Para fechar a seta de tela, d um clique direito na seta e ento selecione Sair.

Pgina Preta Voc pode exibir uma pgina preta para chamar ateno ou chamar para o prximo passo do ensino. Para usar a Pgina Preta 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Pgina Preta na Barra do Menu, Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, na barra de Ferramentas Flutuantes

2. Voc pode clicar no boto no canto inferior direito da tela para ajustar as Propriedades da Pgina Preta. Para fechar a Pgina Preta execute uma das seguintes operaes: Clique Clique no canto inferior direito da tela e ento selecione Sair no canto inferior direito da tela.

Pressione Ctrl+Alt+E.

Holofote Personalizado Voc pode destacar uma ou mais reas na tela para chamar a ateno. Para usar o destaque: 1. Execute uma das seguintes operaes:

IQBoard Software V4.8

117 de 146

Clique Ferramentas > Holofote Personalizado na Barra do Menu, Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, na barra de Ferramentas Flutuantes.

Lembrete: Por padro, o boto pode adicion-lo. no est na barra de ferramentas flutuantes, mas voc

2. Mova o cursor para criar uma rea destacada. no canto inferior direito da tela para ajustar as 3. Voc pode clicar Propriedades do Holofote Personalizado.

11.2 Capturar tela O IQBoard Software V4.8 oferece 4 formas de capturar a tela, incluindo Capturar Tela Inteira, Capturar rea, Capturar Janela e Capturar Mo Livre. A imagem da captura de tela ser mostrada na nova pgina ou pgina atual.

Para capturar a tela: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Capturar Tela na Barra do Menu Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes na barra de Ferramentas Flutuantes

A Barra de ferramentas Capturar Tela ser exibida.

2. Antes de capturar a tela, voc pode clicar insero para a captura de tela. 3. Execute uma das seguintes operaes:

para alterar o modo de

Para capturar toda a tela, selecione Capturar tela inteira (

Para capturar uma janela ou tela, clique Capturar janela ( ) na barra de ferramentas e selecione a janela que deseja capturar, ento clique na janela.

IQBoard Software V4.8

118 de 146

Para capturar uma rea da tela, clique Capturar rea ( ), e ento pressione e arraste o cursor para definir a rea que deseja capturar.
Para capturar uma rea mo livre, clique Capturar mo livre ( ), ento pressione e arraste o cursor para definir a rea que deseja capturar.

4. Depois de capturar a tela, o sistema vai inserir a imagem capturada na pgina em questo de acordo com o modo de insero que voc selecionou.

11.3 Gravao de tela O IQBoard Software V4.8 fornece 3 maneiras de gravar as aes que realizar na tela interativa, incluindo Gravar Tela Inteira, Gravar rea e Gravar Janela. Voc tambm pode gravar som simultaneamente. Os arquivos gravados podem ser salvos no formato AVI e podem ser convertidos para os formatos WMV, SWF (arquivo FLASH), ou EXE. Voc pode reproduzir as gravaes utilizando o Returnstar Player ou outros reprodutores de mdia, como o Windows Media Player. Para usar a funo Gravar tela, execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Gravar tela na Barra do Menu Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes na barra de Ferramentas Flutuantes

A barra de ferramentas Gravar tela ser exibida

Gravar a tela Para Gravar a tela 1. Antes de iniciar a gravao, clique gravao de tela. para configurar as opes de

2. Clique na barra de ferramentas Gravar tela, uma janela de aviso ser exibida. Clique OK, e ento a janela para salvar o arquivo ser exibida.

IQBoard Software V4.8

119 de 146

3.Determine o nome do arquivo e caminho e ento clique Salvar para iniciar a gravao.

Caso tenha selecionado Gravar tela inteira, o IQBoard Software V4.8 gravar toda a tela.

IQBoard Software V4.8

120 de 146

Caso tenha selecionado Gravar janela, selecione a janela que deseja capturar e clique na janela. Caso tenha selecionado Gravar rea, pressione e arraste o cursor para definir a rea que deseja gravar. 4. Durante a gravao, clique . gravao, clique para pausar sua gravao. Para parar a

Reproduzir a Gravao Aps o trmino da gravao, um reprodutor de mdia ser exibido automaticamente. Voc tambm pode clicar na barra de ferramentas Gravar tela para iniciar manualmente a reproduo de mdia.

IQBoard Software V4.8

121 de 146

Para iniciar a gravao, clique

no reprodutor de mdia.

Lembrete: Voc pode utilizar outros reprodutores de mdia, como o Windows Media Player para reproduzir a gravao.

Converter o formato do vdeo Voc pode converter os arquivos AVI gravados para arquivos SWF, WMV, EXE. Para converter o arquivo AVI para formato SWF 1. Clique na barra de ferramentas Gravar tela e ento selecione Converter AVI para SWF, a janela de converso ser exibida, como segue:

IQBoard Software V4.8

122 de 146

2. Abra o arquivo AVI que deseja converter e clique no boto na janela do conversor ou selecione Converter para SWF no menu suspenso do Arquivo, digite o nome e o caminho do arquivo SWF e a converso ter incio.

3. Quando a converso estiver concluda, o software informar que a converso ocorreu com sucesso. Clique Ok para finalizar a converso.

Para converter o arquivo AVI para formato WMV na barra de ferramentas Gravar tela e ento selecione 1. Clique Converter AVI para WMV, a janela de converso ser exibida, como segue:

IQBoard Software V4.8

123 de 146

2. Abra o arquivo AVI que deseja converter, coloque o nome e caminho do arquivo WMV e clique Iniciar Converso 3. Quando a converso estiver concluda, o software informar que a converso ocorreu com sucesso. Clique Ok para finalizar a converso.

Lembrete: 1. No sistema Windows 2000, favor atualizar Direct X para V8.0 ou superior 2. Esta ferramenta na verso atual no suporta Windows Vista 64.

Para converter o arquivo SWF para formato EXE

1. Clique na barra de ferramentas Gravar tela e ento selecione Converter SWF para EXE, a janela de converso ser exibida, como segue:

IQBoard Software V4.8

124 de 146

2. Clique no boto Abrir arquivo Flash para abrir o arquivo SWF que deseja converter, ento clique Converter para EXE para iniciar a converso. 3. Quando a converso estiver concluda, o software informar que a converso ocorreu com sucesso. Clique Ok para finalizar a converso

11.4 Ferramentas Especiais O IQBoard Software V4.8 tambm oferece algumas ferramentas teis, incluindo Gerador de Nmero Aleatrio, Calculadora, Lupa, Conferncia, Relgio e Teclado Virtual.

Gerador de Nmero Aleatrio Voc pode usar os dados para gerar nmeros aleatrios ou um grupo de nmeros aleatrios.

IQBoard Software V4.8

125 de 146

Para usar o Dado 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Ferramentas Especiais > Gerador de Nmero Aleatrio do submenu. Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, e ento selecione na barra de Ferramentas Flutuantes e ento selecione . .

2. Clique Configurao de Parmetros para configurar o valor mximo e o montante selecionado. 3. Clique em Iniciar Seleo para gerar nmeros aleatrios.

Calculadora O IQBoard Software V4.8 fornece uma Calculadora para a realizao de clculos matemticos.

Para usar a Calculadora, execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Ferramentas Especiais > Calculadora do submenu. Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, e ento selecione na barra de Ferramentas Flutuantes e ento selecione . .

IQBoard Software V4.8

126 de 146

Lupa A lupa pode facilmente ampliar reas da tela. Para usar a lupa: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Ferramentas Especiais > Lupa do submenu. Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, e ento selecione na barra de Ferramentas Flutuantes e ento selecione . .

ou d um clique direito na janela de ampliao para alterar as 2. Clique Propriedades de Ampliao.

Relgio A ferramenta Relgio permite que voc exiba um relgio ou um cronmetro na tela. Para usar o Relgio: 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Ferramentas Especiais > Relgio do submenu. Clique Clique 2. Clique segue: na barra de Ferramentas Assistentes, e ento selecione na barra de Ferramentas Flutuantes e ento selecione . .

no canto inferior direito para personalizar o Relgio, como

Estilo de Relgio Relgio Analgico: Mostra um relgio tradicional com formato circular e ponteiros. Relgio Digital 1: Mostra um relgio digital com hora e data. Relgio Digital 2: Mostra um relgio digital com somente a hora. Contagem para baixo: Mostra um cronometro digital. O cronmetro vai iniciar a contagem a partir do horrio colocado na janela de configurao do Cronmetro.

IQBoard Software V4.8

127 de 146

Contagem para cima: Mostra um cronmetro digital. O cronmetro vai iniciar a contagem a partir do horrio colocado na janela de configurao do Cronmetro.

Configurao do relgio Clique em Configuraes no menu suspenso para abrir a Janela de Configurao do Relgio que inclui uma guia de configurao do Plano de Fundo e uma Guia de Configurao do Cronmetro.

Configurao do Plano de fundo Nesta guia voc pode modificar a cor e a imagem do plano de fundo e tambm a transparncia.

Configurao do Cronmetro Nesta guia voc pode configurar o tempo do cronmetro e tambm as aes e o som que deseja executar quando o contador chegar no tempo limite.

Contagem Quando voc seleciona um dos cronmetros e define o tempo da contagem o cronmetro iniciar a contagem automaticamente quando aparecer na tela. Clique no boto contagem. Clique no boto para parar temporariamente e reiniciar a para finalizar e reiniciar a contagem.

Fita perfurada Voc pode criar a fita perfurada na tela para mensagens de aviso. Para usar a fita perfurada, 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Ferramentas Especiais > Fita Perfurada na Barra do Menu, ento selecione a ferramenta do submenu. Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, e ento selecione na barra de Ferramentas Flutuantes e ento selecione . .

A janela de configurao da fita perfurada ser exibida na tela.

IQBoard Software V4.8

128 de 146

2. Mude as Propriedades se necessrio, 3. Clique OK, a fita perfurada ser exibida na parte de baixo da pgina da lousa. 4. Clique na fita perfurada na tela e uma barra de ferramentas ser exibida.

As funes de cada cone esto listadas abaixo:

Mover a fita perfurada.

Entrar na janela de configurao e alterar as Propriedades da fita perfurada

Fixar a posio da fita perfurada

Fechar a fita perfurada

Teclado Virtual

IQBoard Software V4.8

129 de 146

O Teclado na tela um teclado virtual que permite que voc digite e interaja com seu computador diretamente na lousa interativa.

Para usar o teclado virtual execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Ferramentas Especiais > Teclado virtual na Barra do Menu, e ento selecione uma ferramenta do submenu. Clique Clique na Barra de ferramentas assistentes, e ento selecione na Barra de Ferramentas flutuantes e ento selecione .

11.5 Acesso rpido aos aplicativos O IQBoard Software V4.8 fornece uma barra de ferramentas, incluindo cones de atalho para os aplicativos mais utilizados. Para executar um aplicativo atravs desta barra de ferramentas 1. Execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Aplicativos na Barra do Menu, Clique Clique na barra de Ferramentas Assistentes, na barra de Ferramentas Flutuantes

A barra de ferramentas Aplicativos ser exibida.

2. Clique num cone de atalho da barra de ferramentas

Lembrete: Voc pode personalizar a barra de ferramentas em Configuraes do Sistema.

11.6 Fechando e Minimizando a Janela Atual

Clique Clique atual.

na barra de Ferramentas Flutuantes para fechar a janela atual. na barra de Ferramentas Flutuantes para minimizar a janela

IQBoard Software V4.8

130 de 146

Lembrete: Por padro esses dois cones no esto na barra de Ferramentas Flutuantes. Voc pode personalizar a barra de ferramentas flutuantes em Configuraes do Sistema.

IQBoard Software V4.8

131 de 146

Captulo 12 Videoconferncia
A Videoconferncia pode colocar pessoas de diferentes localidades juntas para uma reunio como se estivessem na mesma sala de reunies.

Criando uma conferncia Para criar uma conferncia 1. Selecione Videoconferncia > Criar Conferncia na Barra do Menu. A janela Criar Conferncia aparece exibindo nome de usurio e IP do servidor.

2. Mude o Nome do Usurio se necessrio. 3. Clique OK. Sua videoconferncia est criada.

IQBoard Software V4.8

132 de 146

Participando de uma conferncia Para participar de uma conferncia 1. Selecione Videoconferncia > Participar da Conferncia na Barra do Menu. A janela Participar da Conferncia ser exibida. 2. Coloque o Usurio e o IP do Servidor 3. Clique OK.

Ocultando ou mostrando a janela da webcam Depois de ingressar na conferncia, sua webcam e a webcam dos outros participantes so exibidas no desktop. Voc pode esconder ou mostrar a janela da webcam de qualquer participante. Para ocultar ou mostrar a janela da webcam 1. Selecione a guia Usurio na janela de Videoconferncia 2. Clique ao lado do nome do participante para ocultar ou mostrar a janela da webcam.

Compartilhando o Desktop O apresentador da conferncia pode compartilhar seu desktop com outro participante Para compartilhar o desktop 1. Selecione a guia Usurio na janela de Vdeo Conferencia

IQBoard Software V4.8

133 de 146

2. Clique

Conversando de uma conferncia Por padro, cada participante pode conversar com os outros em uma conferncia. Voc pode marcar ou desmarcar a caixa de seleo ao lado ativar ou desativar o microfone e o alto-falante. Voc tambm pode e utilizar os controles deslizantes para ajustar o volume do microfone e dos alto-falantes.

Fechando o microfone de outro participante Os apresentadores das conferncias podem fechar o microfone de um participante clicando prximo ao nome do participante na Guia Usurio.

Aviso: Sistemas como o Vista, Win7 ou SP3 por enquanto no suportam a Funo Discurso

Enviando Mensagens Todos os participante podem enviar mensagens entre si. Para enviar uma mensagem a outro participante: 1. Selecione a guia Chat ou o boto .

2. Selecione um ou mais participantes para receber sua mensagem. 3. Coloque sua mensagem na caixa de texto abaixo. 4. Clique

Saindo de uma conferncia Qualquer participante pode clicar no canto superior direito da janela de Videoconferncia para encerrar a conferncia.

Forando um participante a deixar a conferncia Os apresentadores das conferncias podem forar um participante a deixar a conferncia clicando ao lado do nome do participante na Guia Usurio.

IQBoard Software V4.8

134 de 146

IQBoard Software V4.8

135 de 146

IQBoard Software V4.8

136 de 146

Captulo 13 Conta de Usurio


Se mais de uma pessoa utiliza O IQBoard Software V4.8 no mesmo computador, voc pode configurar diferentes contas de usurio para que todos possam manter suas informaes em separado e em particular. Para adicionar uma conta de usurio 1. Clique Iniciar > Programas > IQBoard Software V4.8 > Conta de Usurio. A janela login de administrador ser exibida.

2. Coloque o Nome do Usurio e Senha para o Administrador e clique Ok. A janela Conta de Usurio ser exibida.

Lembrete: O Nome de Usurio padro Administrador 12345678. administrador. A senha padro para o

IQBoard Software V4.8

137 de 146

3. Clique Adicionar para adicionar uma conta de usurio.

Para editar uma conta de usurio: 1. Selecione um usurio na janela Conta de Usurio 2. Clique Editar para editar a conta do usurio

IQBoard Software V4.8

138 de 146

Para excluir uma conta de usurio: 1. Selecione um usurio na janela Conta de Usurio. 2. Clique Excluir para excluir a conta do usurio.

IQBoard Software V4.8

139 de 146

Captulo 14 Configuraes do Sistema


O painel de Configuraes do Sistema permite que voc personalize o comportamento do IQBoard Software V4.8 e seu produto IQBoard . Para abrir o painel Configuraes do Sistema execute uma das seguintes operaes: Clique Ferramentas > Configuraes do Sistema na Barra do Menu. D um clique direito no cone da barra de tarefas do IQBoard Software V4.8 e ento selecione Configurao do Sistema. Para restaurar as configuraes padro, clique Voltar ao padro. Para importar configuraes de um arquivo de configuraes, clique Importar configurao. Para exportar configuraes para um arquivo de configuraes, clique Exportar configurao.

13.1 Propriedades das Ferramentas de Desenho Voc pode alterar as Propriedades padro das Ferramentas de Desenho. Voc tambm pode selecionar quando personalizar ou padronizar as Propriedades das Ferramentas de Desenho.

IQBoard Software V4.8

140 de 146

Sempre utilizar Propriedades personalizadas para as Ferramentas de desenho. Toda vez que voc reiniciar o IQBoard Software V4.8, ele aplicar as propriedades personalizadas na ltima vez para as Ferramentas de Desenho.

Sempre utilizar Propriedades padro para as Ferramentas de Desenho Toda vez que voc reiniciar o IQBoard Software V4.8, ele aplicar as propriedades padro para as Ferramentas de Desenho.

13.2 Barra de Ferramentas Voc pode personalizar os cones da barra de Ferramentas de Desenho, barra de Ferramentas Comuns, barra de Ferramentas Assistentes e barra de Ferramentas Flutuantes.

IQBoard Software V4.8

141 de 146

13.3 Acesso rpido Voc pode personalizar os cones de atalho para os aplicativos de uso freqente e as ferramentas do IQBoard Software V4.8 Ferramentas

IQBoard Software V4.8

142 de 146

13.4 Outras configuraes Altere as propriedades padro do plano de fundo da pgina e smbolo, bem como algumas configuraes do IQBoard Software V4.8.

IQBoard Software V4.8

143 de 146

Configurao automtica de grupo Se voc habilitar esta funo, quando desenhar ou escrever na tela interativa utilizando as Ferramentas de Desenho Mo Livre, o IQBoard Software V4.8 ir agrupar automaticamente os objetos que voc criar com muita proximidade, permitindo que voc interaja com estes objetos como se fosse um objeto nico. Por exemplo, se voc escrever as letras de uma palavra, o IQBoard Software V4.8 vai agrupar as letras como um nico objeto, permitindo que voc interaja com a palavra como um todo. Voc pode personalizar o Intervalo de tempo e distncia para determinar quando dois objetos sero agrupados. Intervalo de Tempo: o tempo de durao entre a criao de dois objetos diferentes. Distncia: o espao intermedirio entre dois objetos diferentes.

IQBoard Software V4.8

144 de 146

IQBoard Software V4.8

145 de 146

Captulo 14 Verso de demonstrao


O IQBoard Software V4.8 um conjunto de softwares que sero atualizados constantemente. Alm da atualizao da Biblioteca de Smbolos e da Biblioteca de Recursos, estaremos continuamente em expanso e melhorias. Assim, recomendamos aos clientes que atualizem o software regularmente. O IQBoard Software V4.8 V4.8 no inclui o Mdulo de Design de Animao. Se voc necessita do mdulo de Design de Animao, recomendamos adquirir o Mdulo Extra, ou a verso que inclui o Mdulo de Design de Animao. Consulte o representante local ou nossa empresa para detalhes.

IQBoard Software V4.8

146 de 146

Вам также может понравиться